Elson Romeu Farias
Possui graduação em Medicina (UFSM/1993). Realizou a residência em Medicina de Família e Comunidade do Centro de Saúde Escola Murialdo da Escola de Saúde Pública da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul (1997), o mestrado em Saúde Coletiva (ULBRA/2003), o doutorado em Saúde Coletiva (Unisinos/2022), a titulação em Medicina de Família e Comunidade (AMB-SBMFC/2004) e as especializações em Medicina do Trabalho (UFRGS/1997), em Preceptoria de Residência Médica no SUS (IEP-SL/2017) e em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências. - ESPIE (IEP-SL/2021). Registrado como médico especialista em Medicina de Família e Comunidade (CREMERS/RQE 27112). Atua na Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul como coordenador do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade do Murialdo/Escola de Saúde Pública. É docente da Residência Integrada em Saúde da ESP-SESRS, do curso de Medicina da ULBRA/Canoas-RS e do MBA Gestão em Saúde da Escola de Saúde Santa Casa /Unilasalle; Tem experiência em Medicina de Família e Comunidade, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção primária à saúde, serviços de saúde, formação em serviço e Medicina de Família e Comunidade, docência e gestão em saúde, saúde ocupacional e perícia médica. Foi presidente da Associação Gaúcha de Medicina de Família e Comunidade.
Informações coletadas do Lattes em 07/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Saúde Coletiva
2018 - 2022
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: A PRESENÇA DE ANTICORPOS ANTI-SARS-CoV-2 E OS FATORES ASSOCIADOS EM UM MUNICÍPIO DO SUL DO BRASIL
Nêmora Tregnago Barcellos. Coorientador: Maria Letícia Rodrigues Ikeda. Palavras-chave: COVID-19.
Doutorado interrompido em 2009 em Epidemiologia
2006 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Orientador: Airton Stein
Ano de interrupção: 2009
Mestrado em Mestrado Em Saúde Coletiva
1999 - 2003
Universidade Luterana do Brasil
Título: Onde Estão e o que Fazem o]Os Egressos da Residência de Medicina Família e Comunidade do Centro de Saúde Escola Murialdo, Ano de Obtenção: 2003
Orientador: Airton Tietelbon Stein
Palavras-chave: ATENCAO PRIMARIA A SAUDE; FORMACAO EM SERVICO; RESIDENCIA MEDICA.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Medicina de Familia e Comunidade. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Residencia Medica. Setores de atividade: Educação Superior; Cuidado À Saúde das Pessoas; Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde.
Especialização em Especialização em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências.
2019 - 2021
Hospital Sirio-Libanes
Título: A Judicialização da Saúde no Rio Grande do Sul com ênfase nos casos da Oxigenoterapia Hiperbárica
Orientador: Sueli Fatima Sampaio
Especialização em Especialização em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências.
2019 - 2020
Hospital Sirio-Libanes
Título: Narrativa Informada por Experiências
Orientador: Sueli Fatima Sampaio
Especialização em Especialização em Preceptoria de Residência Médica no SUS
2017 - 2017
Hospital Sirio-Libanes
Título: Preceptoria Médica na SES-RS
Orientador: Marta Orofino
Especialização em Especialização Em Medicina do Trabalho
1997 - 1997
Especialização em Residencia Medica Em Medicina Geral Comunitaria
1995 - 1997
SECRETARIA ESTADUAL DA SAUDE - CENTRO DE SAUDE ESCOLA MURIALDO
Bolsista do(a): SECRETARIA DA SAUDE DO RIO GRANDE DO SUL, CSEM/SES-RS, Brasil.
Aperfeiçoamento em Residencia Medica Em Medicina Geral Comunitaria
1997 - 1998
SECRETARIA ESTADUAL DA SAUDE - CENTRO DE SAUDE ESCOLA MURIALDO
Título: sem momografia. Ano de finalização: 1998
Orientador: sem monografia na época
Curso técnico/profissionalizante em METEOROLOGIA
1984 - 1985
Formação complementar
2023 - 2023
curso de deenvolvimento docente. (Carga horária: 100h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2011 - 2011
Formação de Tutores de Campo / Curso Espec. SF. (Carga horária: 30h). , Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.
2010 - 2010
seminario ítalo brasileiro su II Diritto Sanitário. (Carga horária: 24h). , Università degli Studi Roma Tre, UNIROMA, Itália.
2008 - 2008
Formação de Tutores Online. (Carga horária: 40h). , Escola da Previdência Social, ESCOLA PSOCIAL, Brasil.
2005 - 2006
Aperfeiçoamento em Gestão de APS. (Carga horária: 160h). , University of Toronto, UTORONTO, Canadá.
2005 - 2005
Trein.Publicação de Revista Científica SEER. (Carga horária: 20h). , Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, IBICT, Brasil.
2001 - 2001
Análise Espacial de Dados Geográficos. (Carga horária: 40h). , Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.
2001 - 2001
Introdução Ao Spring. (Carga horária: 40h). , Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.
2001 - 2001
Fundamentos de Geoprocessamento. (Carga horária: 40h). , Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Medicina de Familia e Comunidade.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Residencia Medica.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Educacao Medica.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde da Família.
Organização de eventos
FARIAS, E. R. ; CARDOSO, C. . II Seminário Regional sobre Educação, Tecnologia e Inovação em Saúde: Desafio do Ensino e Pesquisa. 2022. (Outro).
FARIAS, E. R. ; MARTINS, P. M. D. ; OPPERMANN, M. L. R. . Coordenador da mesa de O recém-lançado Código de Ética do Estudante de Medicina no Brasil: o que falta para o colocarmos em prática?. 2018. (Congresso).
POSSUELO, L. G. ; SOUZA, I. B. R. ; PANICHI, R. M. D. ; SILVA, P. E. A. ; ROSSETTI, M. L. R. ; FRANKE, S. I. R. ; RENNER, J. D. ; VALIM, A. R. M. ; FARIAS, Elson R. . II Mostra Estadual da atenção à Saúde Prisonal - II Workshop da rede sul de micobactérias - IV Encontro Regional de Tuberculose. 2018. (Outro).
PANICHI, R. M. D. ; DIAS, M.T.G. ; SCHULTZ, A. ; FARIAS, E. R. . Saúde prisional: mostra estadual de experiências na atenção básica. 2017. (Outro).
FARIAS, E. R. . Jornada sobre a CIF e as pessoas com deficiência. 2013. (Outro).
FARIAS, E. R. . Banca dos Trabalhos de Conclusão da RIS/2008. 2009. (Outro).
FARIAS, E. R. . 10º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. 2009. (Congresso).
FARIAS, E. R. ; ROSSONI, Eloá . II Seminário Interinstitucional SMS/ESP - conhecendo e avaliando saberes e as práticas da RIS. 2008. (Outro).
FARIAS, E. R. . 45º CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA (COBEM). 2007. (Congresso).
FARIAS, E. R. . II Congresso Gaúcho de Família e Comunidade. 2007. (Congresso).
FARIAS, E. R. ; SOUZA, Djalmo . Oficina de Monitoramento e Avaliação da Atenção Básica de Saúde. 2006. (Outro).
FARIAS, E. R. . Capacitação PSF 2005. 2005. (Outro).
FARIAS, E. R. . Congresso Sul-brasileiro de Medicina de Família e Comunidade - Congresso Gaúcho de Medicina de Família e Comunidade. 2005. (Congresso).
FARIAS, E. R. . II Conferência Estadual de Saúde Bucal do RS. 2004. (Outro).
FARIAS, E. R. . Fórum Gaúcho de Saúde Coletiva. 2003. (Outro).
FARIAS, E. R. . Escola de Saúde Pública - 40 anos. 2002. (Congresso).
FARIAS, E. R. . 2 Semana Cientíca e Cultural do Centro de Saúde Escola Murialdo. 2001. (Outro).
FARIAS, E. R. ; ROSSONI, Eloá ; SILVA, Clécio Homrich da . I Semana Cientifico Cultural do Centro de Saúde Escola Murialdo. 2000. (Outro).
FARIAS, E. R. ; ROSSONI, Eloá . Processo Seletivo à Residencia Integrada em Saúde - Atenção Básica. 1999. (Concurso).
FARIAS, E. R. . Sensibilizacao ao Programa de Saude da Familia. 1998. (Outro).
FARIAS, E. R. . Cidadania e Saude na Vila Ipe 1. 1998. (Outro).
FARIAS, E. R. . Feira de Saude e Cidadania. 1998. (Outro).
FARIAS, E. R. ; LUIZ, E. ; LERNEN, J. I. . Seminario de gestores municipais de saude: tema a saude da familia. 1997. (Outro).
Participação em eventos
II Seminário Regional sobre Educação, Tecnologia e Inovação em Saúde: Desafio do Ensino e Pesquisa.TECNOLOGIAS CRIADAS/PRODUZIDAS PELA SES/RS NA ERA DA PANDEMIA COVID 19. 2022. (Seminário).
VII Congresso Sul-Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. ESTÁGIOS RURAIS E RESIDÊNCIAS DESCENTRALIZADAS MFC. 2022. (Congresso).
4º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde. Política de Saúde Informada por Evidência: A Experiência da SES/RS no Enfrentamento à Judicialização em Saúde na Oxigenioterapia Hiperbárica. 2021. (Congresso).
Congresso Internacional de Saúde. Mesa Redonda: O papel da Atenção Primária à Saúde nos Sistemas de Saúde: a questão da Saúde Rural. 2021. (Congresso).
Congresso Internacional de Saúde. Intoxicação Exógena E Suicídio Em Tempos De Covid, No Brasil, 2019-2020. 2021. (Congresso).
II Simposio internacional de medicina familiar y atención primaria en Europa y américa.DESAFÍOS Y EVIDENCIAS DE LA ATENCIÓN PRIMARIA DE SALUD CONTRA EL COVID 19 - SARS-COV-2: GESTIÓN, PREVENCIÓN Y LIDERAZGO. 2021. (Simpósio).
Jornada Acadêmica da Medicina UFCSPA 2021.O Sistema Único de Saúde. 2021. (Outra).
1° International Innovation and Telemedicine Summit. 2020. (Simpósio).
40ª Semana Científica do HCPA.DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA ONLINE DE AUTOGERENCIAMENTO DA SAÚDE MENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2020. (Outra).
58º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Acompanhamento em visitas domiciliares por estudantes de Medicina de um bebê com fatores de risco: relato de experiência.. 2020. (Congresso).
II Fórum Internacional de Gestão de Políticas Informadas por Evidências: resultados do Projeto ESPIE. 2020. (Outra).
I Seminário Estadual de Prevenção da Gravidez na Adolescência. 2020. (Seminário).
IV Mostra de Experiências Exitosas da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde de.A Importância da Produção de Evidências no Nível Local. 2020. (Outra).
JORNADA CIENTÍFICA DO GHC. 2020. (Outra).
Semana de Inovação 2020 ENAP (Re)Imaginar e Construir Futuros. 2020. (Simpósio).
I Fórum Gaúcho de Residência em MFC do RS e do IV Salão de Pesquisa em MFC,. 2019. (Outra).
XX CGEM - Congresso Gaúcho de Educação Médica. O Uso da Medicina Narrativa na Formação Médica: a Experiência na Atenção Primária à Saúde. 2018. (Congresso).
14 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. Qualificação da Atenção Primária: a experiência da planificação da atenção no RS. 2017. (Congresso).
Acolhimento de Novos Gestores 2017 Saúde Rio Grande do Sul.Os princípios basilares da organização legal do SUS e o contexto atual. 2017. (Outra).
1º Encontro de Transição do Cuidado na Rede de Atenção à Saúde. 2016. (Encontro).
Congresso das Secretarias Municipais da Saúde do Rio Grande do Sul. Oficina 4 ? Programas essenciais para a Atenção Básica: PMAQ e Mais Médicos. 2016. (Congresso).
Simpósio Gaúcho da Síndrome da Zika Congênita.Experiência Internacional e Nacional da Zika Congênita. 2016. (Simpósio).
7 Conferencia Estadual de Saúde.Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde. 2015. (Outra).
8 Conferencia Municipal de Saúde. 2015. (Outra).
I Semiário Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiencia Auditiva e Intelectual.Rede de Cuidado - de que estamos falando?. 2015. (Seminário).
V Forum Nacional de Gestão da Atenção Básica.Atenção Básica no RS. 2015. (Outra).
12ª Conferência Mundial de Saúde Rural da WONCA - VI Congresso Sul-Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. orkshop Saúde ocupacional na prática do MFC. 2014. (Congresso).
Simpósio Crack: o que sabemos?. 2013. (Simpósio).
11º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e 4º Encontro Luso Brasileiro de de Medicina Geral Familiar e Comunitária. 2011. (Congresso).
11º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e 4º Encontro Luso Brasileiro de de Medicina Geral Familiar e Comunitária. Saúde do Trabalhador> preenchimento da CAT, nexo causal e atestado admissional. 2011. (Congresso).
9º Congresso da Rede Unida. 2010. (Congresso).
Seminário Italobrasiliano su II Diritto Sanitario. 2010. (Seminário).
Um Olhar para a Educação: avanços e desafios da ESP.Trajetória da Escola de Saúde Pública - RIS. 2010. (Encontro).
VI Jornada de Serviço Social do HCPA.Residência em Serviço Social nas diversas instituições. 2010. (Simpósio).
10º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. Minicurso 7 - Problemas comuns em ortopedia na APS - manobras, procedimentos ambulatoriais e quando encaminhar. 2009. (Congresso).
10º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. 2009. (Congresso).
10º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. Minicurso 5 - A Utilização da Estratégia de problematização como eixo central do processo de ensino aprendizagem em cursos de pós graduação em saúde da família. 2009. (Congresso).
Atividade Geral de Tutoria NAP/UFCSPA.O Trabalho multiprofissional em saúde. 2009. (Encontro).
Implicações éticas na complexidade da atenção primaria. 2009. (Outra).
IV Congresso Mineiro de Medicina de Família e Comunidade. Saúde do Homem. 2009. (Congresso).
V Semana da Enfermagem do Centro Universitário Metodosta IPA.As Responsabilidades e experiências dos enfermeiros com a formação profissional para o sistema de saúde em nível de especialização. 2009. (Encontro).
11º Congresso Gaúcho de Educação Médica. 2008. (Congresso).
9º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade - 2º Congresso Cearense de MFC e 1º Simpósio Internacional de Ensino-aprendizagem em MFC e APS. O Desenvolvimento da personalidade e a Medicina de Família e Comunidade - Experiências na graduação médica. 2008. (Congresso).
Forum de Comunicação e Saúde. 2008. (Outra).
II Seminário Interinstitucional SMS/ESP - conhecendo e avaliando os saberes e as práticas da RIS.Avaliação e Planejamento: plano de trabalho, tempo de estágio, processo de trabalho, instrumentos e áreas profissionais/ênfase. 2008. (Seminário).
IV semana do assistente social.Residência Integrada em Saúde. 2008. (Encontro).
IV Seminário Internacional de APS/SF e III Mostra N Prod SF.Análise dos indicadores de acompanhamento de diabéticos e hipertensos na ESF 2000-2006, RS. 2008. (Seminário).
Oficina de trabalho: a educação permanente e as escolas de governo em saúde - mobilizando atores estratégicos. 2008. (Oficina).
Seminario y reunión de trabajo para la construcción de Bases de un Curso Binacional de Especialización en Salud Pública.Bases de un Curso Binacional de Especialización en Salud Pública. 2008. (Seminário).
XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia. 2008. (Congresso).
13th Wonca Europe Conference. STUDY OF THE AMBULATORY DEMAND IN THE FORMATION CENTER OF FAMILY MEDICINE, BRAZIL. 2007. (Congresso).
Aula Magna - Curso de Medicina da Ulbra.Estratégias Clínicas em Atenção Primária à Saúde. 2007. (Encontro).
Ética nas Relações de Trabalho Médico na Estratégia Saúde da Família.Ética nas Relações de Trabalho Médico na Estratégia Saúde da Família. 2007. (Encontro).
II Simpósio de Medicina de Família e Comunidade.A Situação atual da Medicina de Família e Comunidade como especialidade médica. 2007. (Simpósio).
I Seminário Estadual de Avaliação na Atenção Básica.Relato de experiências das CRS's. 2007. (Seminário).
VIII Semana Científica e Cultural do CSEMurialdo.Perspectivas da Integração da Formação em Serviço na APS. 2007. (Encontro).
11 Congresso Mundial de Saúde Pública / 8 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Internação por condições sensíveis a atenção primária à saúde, 2004, RS.. 2006. (Congresso).
26ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre - 5ª Reunião da Rede Nacional de Pesquisa Clínica em Hospitais de Ensino - 13º Congresso de Pesquisa de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do Mercosul.Avaliador de pôsteres. 2006. (Encontro).
2 congresso luso brasileiro de medicina gerla, familiar ecomunitária e 8 congresso brasileiro de medicina de família e comunidade. Pesquisa voltada para a Estratégia Saúde da Família e Atenção Primária à Saúde: limitações e perspectivas. 2006. (Congresso).
2 Encontro Luso-brasileiro de Medicina Geral, Familiar e Comunitária e 8 Congresso Brasileiro Medicina de Família e Comunidade. Manejo do hipo e hipertireoidismo. 2006. (Congresso).
2 Encontro Luso Brasileiro de Medicina Geral Familiar e Comunitária e 8 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. A cobertura vacinal em menores de uma ano nos municípios com e sem a estaratégia Saúde da Família, 2003, RS.. 2006. (Congresso).
2 Encontro Luso Brasileiro de Medicina Geral Familiar e Comunitária e 8 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. Estudo das referências de uma unidade de saúde da família em cidade do Rio Grande do Sul. 2006. (Congresso).
2 Encontro Luso Brasileiro de Medicina Geral Familiar e Comunitária e 8 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. A Territorialização de duas áreas de vulnerabilidade social em Porto Alegre. 2006. (Congresso).
2º Encontro Luso-brasileiro de Medicina Geral, Familiar e Comunitária e 8º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. Pesquisa voltada para a Atenção Primária à Saúde: limitações e perspectivas. 2006. (Congresso).
2º Simpósio de Apresentação deTrabalhos de Saúde da Família e PACS da 16ª CRS.Experiência de PSF com grupos de hipertensos e diabéticos. 2006. (Simpósio).
44º Congresso Brasileiro de Educação Médica. II Mostra Nacional de Medicina de Família e Comunidade na Graduação: Conhecimentos, habilidades e competências da Medicina de Família e Comunidade: Por quê?. 2006. (Congresso).
44º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Estágios e vivências no SUS: prós e contras (versus). 2006. (Congresso).
I Encontro de Residência Integrada em Saúde da ESP - formação em saúde 30 anos da Residência em MFC do CSEMurialdo.Os 30 anos de Residência em Medicina de Família e Comunidade: perspectivas futuras. 2006. (Encontro).
II Semana Interdisciplinar de saúde.Práticas de Atenção Primária à Saúde. 2006. (Encontro).
VII Semana Científica e Cultural do CSEMurialdo.A Influência do Centro de Saúde Escola Murialdo na Formação de Profissionais para o SUS. 2006. (Encontro).
22º Congresso AMRIGS. avaliador de trabalhos coentíficos sob forma de pôster. 2005. (Congresso).
8 congresso gaucho de educação medica. A Formação em Medicina de Família e Comunidade e a Estratégia Saúde da Família. 2005. (Congresso).
A Medicina de Família e Comunidade como especialidade médica.Iº Simpósio de Saúde da Família. 2005. (Simpósio).
Atenção Primária à Saúde: Interfaces entre Assistência, Ensino e Pesquisa. 2005. (Encontro).
Congresso Sulbrasileiro de Medicina de Família e Comunidade - Congresso Gaúcho de Medicina de Família e Comunidade. Diagnóstico e manejo da obesidade infantil e do adulto em APS. 2005. (Congresso).
II Encontro de Delegacias e II Encontro de Câmaras Técnicas do Cremers - gestão 2003-2008. 2005. (Encontro).
I Simpósio de Saúde da Família.A Medicina de Família e Comunidade como Especialidade Médica. 2005. (Simpósio).
Mostra Regional de Saúde da Família de Osório.Mostra Regional de Saúde da Família - Osório. 2005. (Outra).
Segundas-feiras de Família e Comunidade. 2005. (Encontro).
VII Conferência Municipal de Saúde de Pelotas.Atenção Primária à Saúde. 2005. (Encontro).
VII Congresso Brasileiro de Medicina de Familia e Comunidade. VII Congresso Brasileiro de Medicina de Familia e Comunidade. 2005. (Congresso).
VII jornada de Inverno da SBGG-RS.As contribuições dos Profissionais das diferentes áreas. 2005. (Simpósio).
.Programa de capacitação docente. 2004. (Outra).
4ª Semana Científica e Cultural do CSEMurialdo.avaliador dos resumos dos trabalhos. 2004. (Encontro).
A Atenção Básica e a Estratégia Saúde da Família.Encontro de Atenção Básica. 2004. (Encontro).
II Conferência Estadual de Saúde Bucal.relatoria da II Conferência Estadual de Saúde Bucal. 2004. (Outra).
Mostra Regional do Saúde para Todos.Mostra Regional de Saúde da Família - Erechim. 2004. (Outra).
Os Egressos da residência de Medicina de Famíilia e Comunidade do Murialdo. VI Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. 2004. (Congresso).
Seminário Nacional sobre Múltiplas Territorialidades.As territorialidades e as diferentes formas de organização de duas áreas de vulnerabilidade social na periferia de Porto Alegre. 2004. (Seminário).
.III Conferência Municipal de Saúde de Canoas. 2003. (Outra).
Fórum Estadual de Atenção Básica em Saúde.Atenção Básica em Saúde: A estratégia do Programa de Saúde da Família. 2003. (Outra).
IV Semana Científica e Cultural do CSEMurialdo.avaliador dos trabalhos da IV Semana Científica e Cultural do CSEMurialdo. 2003. (Encontro).
VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. A mortalidade por neoplasias na população acima de 65 anos em Canoas RS 1996-200. 2003. (Congresso).
Escola de Saúde Pública - 40 anos.Programa de Residência Integrada em Saúde do CSEMurialdo. 2002. (Seminário).
V Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Mortalidade Materna em Porto Alegre, RS, 1996-2000. 2002. (Congresso).
VII Semana interna de prevenção de acidentes SIPAT Hospital Luterano Ulbra.Trabalho em equipe - o desafio da interdisciplinaridade. 2002. (Encontro).
1ª Conferência Muinicipal de Vigilância da Saúde. 2001. (Outra).
5 Congresso Brasileiro de Medicina de Familia e Comunidade. Ptaticas de Atenção: reflexões de acadêmicos de medicina. 2001. (Congresso).
Seminário Internacional sobre Saúde da Família - Formação, Certificação e Educação Continuada do Médico de Família.Seminário Internacional sobre Saúde da Família - Formação, Certificação e Educação Continuada do Médico de Família. 2001. (Seminário).
Seminário Nacional sobre Residência Médica: A Especialidade do Campo da Saúde Coletiva.A experiência do CSMurialdo. 1999. (Seminário).
VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. VI Congreso Brasileiro de Saúde Coletiva. 1999. (Congresso).
Participação em bancas
BARCELLOS, N. T.; ACOSTA, L. M. W.;FARIAS, Elson R.. Estudo de base populacional sobre a prevalência de anticorpos anti-sars-cov-2 e sintomatologia associado, em inquérito domiciliar, de maio a dezembro de 2020. em município do sul do Brasil. 2022. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
HEIDRICH, D.; BIOLCHI, V.; SOUTO, K. E. P.;FARIAS, E. R.. ALTERAÇÕES NA MICROBIOTA INTESTINAL EM PACIENTES SUBMETIDOS A GASTROPLASTIA VERTICAL. 2022. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS MÉDICAS) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.
IKEDA, M. L.; ACOSTA, L. M. W.;FARIAS, E. R.. Prevalência de COVID-19 e fatores associados em estudantes da Rede de Educação Infantil Privada de Canoas-RS. 2022. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
IKEDA, M. L.; DIPP, T.;Farias, ER. Mortalidade por AIDS no Rio Grande do Sul no período de 2011 a 2021: tendência e fatores associados. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
FARIAS, E. R.. Aplicação da escala de Edimburgo em puérperas da UBS3. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Medicina de Família e Comunidade) - SECRETARIA ESTADUAL DA SAUDE - CENTRO DE SAUDE ESCOLA MURIALDO.
FARIAS, E. R.. Verdura, fruta, iogurte e, às vezes, calça jeans: os olhares de beneficiários sobre o programa bolsa família e sua relação com a saúde. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde/Atenção Básica) - Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul.
FARIAS, E. R.. Benefícios e dificuldades percebidas por cuidadores no acesso a rede social de apoio à família com idoso restrito ao leito. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde/Atenção Básica) - Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul.
FARIAS, E. R.. Alternativa ao escore de Framinghan em idosos atendidis por programa de residência médica em Medicina de Família e Comunidade, em Canoas - RS. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Medicina de Família e Comunidade) - SECRETARIA ESTADUAL DA SAUDE - CENTRO DE SAUDE ESCOLA MURIALDO.
FARIAS, E. R.. A implementação do SISprénatal no Rio GRande do Sul e seu impacto na mortalidade infantil: um estudo ecológico. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saude Publica) - Fundação Oswaldo Cruz.
FARIAS, E. R.; SILVA, Clécio Homrich da. Avaliação dos indicadores da assistência pré-natal numa região periférica Porto Alegre. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde/Atenção Básica) - Escola de Saúde Pública/RS.
FARIAS, E. R.; SILVA, Clécio Homrich da. de Barros. Perfil de mulheres portadoras de lesões precursoras para câncer de colo uterino. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde/Atenção Básica) - Escola de Saúde Pública (RS).
FARIAS, E. R.; SILVA, Clécio Homrich da. Utilização de antimicrobianos em usuários atendidos na ubs vila vargas - equipe 2 do CSEM. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde/Atenção Básica) - Escola de Saúde Pública (RS).
FARIAS, E. R.; DIAS, M.T.G.. . Vigilância em saúde mental como possibilidade de cuidado na Atenção Básica. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde/Atenção Básica) - Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul.
FARIAS, E. R.. Programa de Saúde da Família:a implantação do município de São Leopoldo, RS. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especializção em Saúde Pública) - Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul.
SOUZA, E. H.;FARIAS, E. R.. Impacto da cirurgia plástica reparadora na qualidade de vida de pacientes pós-bariátrica: uma revisão de literatura. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
FARIAS, E. R.. Atualização em Leishmaniose: clínia e métodos diagnósticos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
FARIAS, E. R.. O Comportamento do tipo de partos na cidade de Porto Alegre, 1996-2005. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
FARIAS, E. R.; SZOBOT, C.; SILVEIRA, E. F.. Estudio da Qualidade de vida em residentes de instiruição de saúde privada, RS, 2005. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
FARIAS, E. R.; OLIVEIRA, P. R. P.; MARCHIORI, J.. Lasik para miopia e astigmatismo com excimer lase Lasersight 2000. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
FARIAS, E. R.. Manifestação Cutânea Pacientes Adolescentes Adultos com Diabete Melito no Bairro Mathias Velho. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
FARIAS, E. R.; LOCH, Luiz Feranado; PAGLIOLI, Patricia. Cefaléia em Crianças e Adolescentes. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
FARIAS, E. R.; HECKMANN, Paulo. Avaliação Cognitiva em uma Amostra de Idosos da Uniodade Básica de Saúde da Vila União com Auxílio do Teste do Relógio. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
FARIAS, E. R.; HECKMANN, Paulo. Mortalidade por neoplasias em idosos na cidade de Canoas, 1996-2000.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
FARIAS, E. R.. Hipertensão no ambulatório Unidade de Saúde União. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
FARIAS, E. R.; NUDELMANN, Carmem. Avaliação do conhecimento sobre prevenção de gestação e doenças sexualmente transmissíveis em uma amostra de adolescentes de uma escola de Porto alegre. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
FARIAS, Elson R.PEREIRA, M. R. G.; KUPLICH, N. M.; ANSCHAU, F.; AMADOR, T. A.. CONCURSOS PÚBLICOS E PROCESSO SELETIVO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE XANGRI-LÁ. 2016. Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos.
FARIAS, Elson R.PEREIRA, M. R. G.. Concursos Públicos Nº 01 e 02/2014 - Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos governo estadual do RS. 2014. Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos.
DALLA, M.; BOURGET, M.;FARIAS, E. R.. Avaliador do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade de Fortaleza/CE. 2006. Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza.
FARIAS, ELSON ROMEU. 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. 2024. Associação Brasileira de Saúde Coletiva.
FARIAS, E. R.; BALDISSEROTTO, B.; GORINI, A.; BELLINI, M. I.; SILVA, P. A.; OLIVEIRA, S.; ELOY, J.. Banca no Seminário Final, da CHAMADA FAPERGS/MS/CNPq/SESRS 03/2017 PROGRAMA PESQUISA PARA O SUS: GESTÃO COMPARTILHADA EM SAÚDE PPSUS ? 2017. 2021. FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.
FARIAS, E. R.. 15º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. 2019. Sociedade Brasileira de Medicina de Familia e Comunidade.
WESTON, A. C.;FARIAS, E. R.. Banca do exame da AMRIGS. 2018. Associação Médica do rio Grande do Sul.
FARIAS, E. R.. III Congresso Brasileiro de Política, planejamento e gestão em saúde. 2017. Associação Brasileira de Saúde Coletiva.
FARIAS, Elson R.; GUSSO, G.; TRINDADE, T.. Avaliador de trabalhos do 21 Congresso WONCA. 2016. World Organization of Family Doctors.
FARIAS, E. R.. avaliação dos trabalhos do 45° Congresso Brasileiro de Educação Médica. 2007. Associação Brasileira de Educação Médica.
FARIAS, E. R.; Spritzer, P.M.; BUSATO, A.L.S.; BARTH, A.; LUNARDI, L.V.. Comitê de Avaliação e Acompanhamento para o Programa de Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde 2004. 2007. FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.
FARIAS, E. R.; SOUZA, Djalmo. Seleção de Consultores para Projeto UNESCO/SES-RS. 2006. Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
SALGUEIRO, J. B.;FARIAS, E. R.. 26 Semana Científica do HCPA. 2006. Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
FARIAS, E. R.. avaliação dos trabalhos para o 44º. Congresso Brasileiro de Educação Médica. 2006. Associação Brasileira de Educação Médica.
FARIAS, E. R.. Comitê Avaliação Projetos SUS/CNPq. 2005. FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.
FARIAS, E. R.. Avaliador deTrabalho do Congresso Amrigs. 2005. Associação Médica do rio Grande do Sul.
FARIAS, E. R.. Avaliador de trabalhos do Congresso Sulbrasileiro de Medicina de Família e Comunidade. 2005. Associação Gaúcha de Medicina de Família e Comunidade.
FARIAS, E. R.. avaliador de trabalhos para Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. 2004. Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade.
FARIAS, E. R.; SOUZA, Djalmo; SILVA, Patrícia. Seleção de Consultores para projeto UNESCO/SES-RS. 2004. Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
FARIAS, E. R.. Processo Seletivo à Residência Integrada em Saúde, área Medicina de Família e Comunidade. 2003. SECRETARIA ESTADUAL DA SAUDE - CENTRO DE SAUDE ESCOLA MURIALDO.
FARIAS, E. R.. AVALIADOR DE TRABALHOS DA IV Semana Científica do CSEM. 2003. SECRETARIA ESTADUAL DA SAUDE - CENTRO DE SAUDE ESCOLA MURIALDO.
FARIAS, E. R.. Seleção para o Prograna de Residência Integrada em Saúde da ESP SESRS. 2002. Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul.
FARIAS, E. R.. Seleção para o Programa de Residênica Integrada em Saúde da ESp SESRS. 2001. Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul.
Orientou
Condições Periodontais em Paciente diabéticos; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde/Atenção Básica) - Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul; (Orientador);
?O processo referência e contrarreferência entre uma estratégia de saúde da família e os Centros de Atenção Psicossocial do município de Venâncio Aires: teflon ou velcro?; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde/Atenção Básica) - Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul; (Orientador);
Absenteísmo na consulta médica na Atenção Primária à Saúde; Início: 2022; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência de Medicina de Família e Comunidade) - Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul; (Orientador);
USO DE BENZODIAZEPÍNICOS NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: uma análise integrativa da literatura; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência de Medicina de Família e Comunidade) - Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul; Orientador: Elson Romeu Farias;
REPERCUSSÕES DOS USUÁRIOS COM DOENÇAS CRÔNICAS NÃO-TRANSMISSÍVEIS (HIPERTENSÃO E DIABETES MELLITUS) DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência de Medicina de Família e Comunidade) - Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, SECRETARIA DA SAUDE DO RIO GRANDE DO SUL; Orientador: Elson Romeu Farias;
Análise da Situação Econômica dos Hospitais Filantrópicos; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA gestão em saúde) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Elson Romeu Farias;
Estudo descritivo do controle do vetor da dengue nos municípios de Uruguaiana - Rio Grande do Sul- Brasil e Paso de Los Libres - Corrientes - Argentina, no período de 2010 e 2011; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em Saúde Pública) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Elson Romeu Farias;
Leishmaniose Visceral em São Borja; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em Saúde Pública) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Elson Romeu Farias;
A criação de um Protocolo de Atendimento Odontológico a Gestantes e Crianças fundamentado na literatura: Programas, Políticas e Estudos; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em Saúde Pública) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Elson Romeu Farias;
A LEI ESTADUAL-RS 13193/09 E SUA REPERCUSSÃO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E O CERCEAMENTO DO DIREITO À SAÚDE; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em Direito Sanitário) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Elson Romeu Farias;
Configuração do atendimento odontológico na estratégia de saúde da família em Canela - RS; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em Saúde Pública) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Elson Romeu Farias;
A Tendência da Mortalidade por Doença Cardiovascular em idosos no RS, 1986 a 2006; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especializção em Saúde Pública) - Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul; Orientador: Elson Romeu Farias;
A Implementação do SISPRENATAL no Rio Grande do Sul e seu impacto na Mortalidade Infantil: um estudo ecológico; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Pública) - Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul; Orientador: Elson Romeu Farias;
Alternativa ao escore fe Framinghan em idoos atendidos por programa de residência médica em medicina de família e comunidade, em Canoas - RS; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Médica de Medicina de Família e Comunidade) - Escola de Saúde Pública/RS; Orientador: Elson Romeu Farias;
PÓLIPOS ADENOMATOSOS DO INTESTINO em atenção primária à saúde - linhas essenciais para cuidados; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Medicina de Família e Comunidade) - Faculdade Internacional de Curitiba; Orientador: Elson Romeu Farias;
MANEJO FARMACOLÓGICO DA CRISE AGUDA DE ASMA BRÔNQUICA NA POPULAÇÃO PEDIÁTRICA: TRATAMENTO INALATÓRIO VERSUS SISTÊMICO; 2005; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Medicina de Família e Comunidade) - Faculdade Internacional de Curitiba; Orientador: Elson Romeu Farias;
Diagnóstico de Demanda na Unidade Básica de Saúde 4 do Centro de Saúde Escola Murialdo; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Medicina de Família e Comunidade) - SECRETARIA ESTADUAL DA SAUDE - CENTRO DE SAUDE ESCOLA MURIALDO, SECRETARIA DA SAUDE DO RIO GRANDE DO SUL; Orientador: Elson Romeu Farias;
Auditoria na Assistência Farmacêutica no Centro de Saúde Escola Murialdo; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Medicina de Família e Comunidade) - SECRETARIA ESTADUAL DA SAUDE - CENTRO DE SAUDE ESCOLA MURIALDO, SECRETARIA DA SAUDE DO RIO GRANDE DO SUL; Orientador: Elson Romeu Farias;
O acompanhamento de diabéticos e hipertensos na Estratégia de Saúde da Família do RS, 2000-2006; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Elson Romeu Farias;
A Assistência às Mulheres climatéricas no Contexto da Atenção Primária à Saúde:uma Revisão Sistemática; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Elson Romeu Farias;
A Situação da Imunização em municípios com e sem a Estratégia Saúde da Família; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Elson Romeu Farias;
Egressos do Murialdo: Perfil de Acordo com a renda; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Elson Romeu Farias;
Prevalência de prejuízo cognitivo em freqüentadores do ambulatório de geriatria e usuários da unidade básica de saúde da vila união no município de canoas/rs com o auxílio do teste do relógio; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Elson Romeu Farias;
Características do óbitos Infantis em Canoas-RS, 1996-2000; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Elson Romeu Farias;
Homicídios por arma de fogo em Porto Alegre no ano de 2001 : dados por idade e sexo; 2002; 12 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Elson Romeu Farias;
Produções bibliográficas
-
MONTENEGRO, JOÃO LUIS ZENI ; DA COSTA, CRISTIANO ANDRÉ ; DA ROSA RIGHI, RODRIGO ; FARIAS, ELSON ROMEU ; MATTÉ, LARA BALEN . Development and Validation of Conversational Agent to Pregnancy Safe-education. Journal of Medical Systems , v. 47, p. 1-11, 2023.
-
MARQUES, MARIANA ; BARBIANI, ROSANGELA ; NORA, CARLISE RIGON DALLA ; CREMONESE, LUIZA ; MIGUEL, TAIANA BELTRAME DE ; CICONET, ROSANE MORTARI ; FARIAS, ELSON ROMEU . Linha de cuidado para a atenção à morbimortalidade por causas externas em adolescentes e jovens. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM , v. 75, p. 1-9, 2022.
-
SHIMOCOMAQUI, GUILHERME B ; MEYER, CRAIG S ; IKEDA, MARIA L ; ROMEU FARIAS, ELSON ; GONÇALVES, TONANTZIN R ; RUTHERFORD, GEORGE W ; TREGNAGO BARCELLOS, NÊMORA . Factors associated with HIV care and treatment cascade in Rio Grande do Sul, Brazil, 2014-2017: A cross-sectional study. INTERNATIONAL JOURNAL OF STD & AIDS , v. 1, p. 095646242097594, 2021.
-
CANTO, R. B. B. ; FARIAS, E. R. ; PAZ, F. A. Z. ; QUEVEDO, A. L. A. ; MACHADO, R. Z. ; TYLLMANN, G. ; VETTORATO, P. . Planificação da atenção à saúde e planejamento: experiência do Rio Grande do Sul. REVISTA DE APS (ONLINE) , v. 24, p. 403-409, 2021.
-
SPOHR, A. G. ; GUIMARAES, A. A. T. ; FARIAS, C. O. ; SILVEIRA, L. O. ; FARIAS, Elson R. . Caracterização epidemiológica de violência sexual e física em crianças de 0-14 anos, no Brasil, de 2010 a 2018. REVISTA DE PEDIATRIA SOPERJ , v. 21, p. 29-33, 2021.
-
BARBIANI, R. ; SCHAEFER, R. ; DALLA-NORA, C. R. ; LUI, L. ; PAULA, C. C. ; CREMONESE, L. ; BARRETO, C. N. ; OLIVEIRA, M. C. ; LEAL, S. M. C. ; VIEGAS, K. ; FARIAS, E. R. . Atención de salud de los adolescentes en Brasil: scoping review. REVISTA LATINOAMERICANA DE CIENCIAS SOCIALES, NIÑEZ Y JUVENTUD , v. 18, p. 1-26, 2020.
-
FARIAS, E. R. ; MARRONE, L. C. ; FONTANA, B. . Assistência Farmacêutica para o portador de Diabete mélito em Canoas em2004. Arquivos Médicos da Universidade Luterana do Brasil , v. 8, p. 21-30, 2005.
-
SOUZA, Djalmo ; FARIAS, E. R. ; VENDRÚSCULO, Juçara ; SILVA, Patricia Ligocki ; DAVILA, Consuelo Lobo ; DALLAGNOL, Isaurina Dias ; GOMES, Angela das Chagas ; KERBER, Ariadne ; CARRABA, M. C. C. ; FONTANIVE, P. ; DAMIAO, K. ; MOSCARDINI, A. S. . A Cobertura e as Características das Famílias Cadastradas na Estratégia Saúde da Família no Rio Grande do Sul, 2005. Boletim da Saúde , v. 19, p. 7-12, 2005.
-
Terra, O. G. ; FARIAS, E. R. ; Sperotto S. D. M. ; SOUZA, Djalmo ; VENDRÚSCULO, Juçara ; SILVA, Patrícia ; MACHADO, Rebel . O incentivo finaceiro estadual para a estratégia do Saúde da Família no Rio Grande do Sul, 2003. Boletim da Saúde , v. 18, p. 9-21, 2004.
-
FARIAS, E. R. ; CONSONI, Paulo ; MACEDO, Rui Bocchino ; HECKMANN, Paulo . Mortalidade por neoplasias em pessoas acima de 65 anos no município de Canoas-RS no anos de 1996 a 2000. Boletim da Saúde , São Paulo, v. 1, n.4, p. 97-102, 2003.
-
FARIAS, E. R. ; SOUZA, Djalmo ; GOMES, Angela das Chagas ; KERBER, Ariadne ; DAVILA, Consuelo Lobo ; DALLAGNOL, Isaurina Dias ; VENDRÚSCULO, Juçara ; VICENTINI, Maria Regina ; SILVA, Patricia Ligocki ; MACHADO, Rebel . O Desenvolvimemento da Estratégia de Saúde da Família no Rio Grande do Sul 2003. Boletim da Saúde , Porto Alegre/RS, v. 17, n.2, p. 9-12, 2003.
-
FORTES, C. B. B. ; FARIAS, E. R. ; FRIEDRICH, J. ; LAFIN JUNIOR, S. H. ; FENSTERSEIFER, L. M. ; TRINDADE, D. . Avaliação da exposição ocupacional ao mercúrio num grupo de cirurgiões-dentistas da unidade sede do sesc de Porto Alegre. REVISTA DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PORTO ALEGRE , Porto alegre, v. 40, n.1, p. 17-19, 1999.
-
FARIAS, E. R. ; MORAIS, E. N. ; FARIAS, A. P. T. ; DREBES, J. A. ; LIMA, M. G. ; CHAVES, A. L. ; FRIELEBEM, E. J. . Relacao entre as principais indicacoes da cardiotocografia anteparto e o momento oportuno do exame. Analise de 2024 exames. Boletim da Saúde , Santa Maria, v. 18, n.3-4, p. 79-85, 1992.
-
FARIAS, E. R. ; FARIAS, A. P. T. ; CHAVES, A. L. ; MORAIS, E. N. ; FRIELEBEM, E. J. ; DREBES, J. A. ; LIMA, M. G. . Ocorrencia dos parametros de nivel e variabilidade da linha de base da frequancia cardiaca fetal durante a gestacao. Boletim da Saúde , Santa Maria, v. 18, n.3-4, p. 93-98, 1992.
-
FARIAS, A. P. T. (Org.) ; FARIAS, Elson R. (Org.) ; DALLAZEN, E. (Org.) ; PONTALTI, I. R. (Org.) ; GRACA, P. D. S. Q. (Org.) ; MOURA, R. B. (Org.) . A curricularização da extensão na graduação em saúde: estratégias de ensino e aprendizagem em doenças crônicas. 1. ed. Lajeado: Univates, 2023. v. 1. 215p .
-
FARIAS, A. P. T. (Org.) ; FARIAS, E. R. (Org.) ; DOLINSKI, C. (Org.) ; SILVA, I. B. (Org.) ; LENA, P. T. (Org.) ; GRANDI, P. A. (Org.) . Metodologias ativas de ensino e aprendizagem: desafios e práticas em diabetes e comorbidades. 1. ed. Lajeado: UNIVATES, 2019. v. 1. 90p .
-
FARIAS, E. R. ; COSTA, A. H. C. ; SORTICA, A. C. ; BATISTA, C. S. T. ; LEON, J. S. ; FITZ, M. R. M. S. ; SILVESTRE, M. G. P. ; COHEN, R. ; Nienov, A.T. ; MACHADO, Rebel ; SOARES, J. O. ; LENTZ, D. S. ; SILVA, M. C. A. . Boletim Epidemiológico HIV AIDS 2. 2. ed. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Saúde do RS - Escola de Saúde Pública, 2017. v. 1. 96p .
-
PANICHI, R. M. D. (Org.) ; DIAS, M.T.G. (Org.) ; FARIAS, E. R. (Org.) . Saúde Prisional: Mostra Estadual de Experiências na Atenção Básica. 1. ed. Porto Alegre: Escola de saúde Pública da SESRS, 2017. v. 1. 94p .
-
Fischmann, A. (Org.) ; FARIAS, E. R. (Org.) . A Saúde da população do estado do Rio Grande do Sul, 2005.. 1. ed. Porto Alegre: CEVS, 2006. v. 1. 184p .
-
FARIAS, E. R. . Anais do I Congresso Sul-brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. , 2005. v. 1. 35p .
-
FARIAS, E. R. ; SANTANA, A. (Org.) ; AERTS, Denise (Org.) ; FAJARDO, Sirlei (Org.) ; FLORES, R. (Org.) . Prá-Saber: informações de interesse à saúde. 5ª. ed. Porto Alegre: Prefeitura Municipal de Porto Alegre, 2002. v. 1. 197p .
-
Adriane de Castro Estrella, Fernanda ; Alice Vargas Ferreira, Taciele ; Becker, Katiéli ; Bonho Dal Toé, Nataly ; Couto Ataydes, Juliana ; Fátima Marcon, Adriana ; Garcia Onofrio, Bernardo ; Luiza Raupp de Andrade, Ana ; Porto Schirmer, Bianca ; Riegel Brechner, Lais ; ROMEU FARIAS, ELSON ; Rubbo Hendler, Julia ; da Rosa, Jonathan ; de Moura Antunes, Mariana . COBERTURA VACINAL DA COVID-19 NO RIO GRANDE DO SUL. In: Guilherme Barroso L. de Freitas. (Org.). Pesquisa Multidisciplinar em Saúde - Edição XIV. XIVed.Irati/PR: Editora Pasteur Ltda, 2025, v. , p. 18-24.
-
ATAYDES, J. C. ; BARP, L. P. ; ONOFRIO, B. G. ; MEROTTO, B. L. ; ANDRADE, A. L. R. ; PIRES, D. L. ; FERREIRA, T. A. V. ; ANTUNES, M. M. ; FARIAS, Elson R. . EFEITOS DOS ESTEROIDES ANABOLIZANTES EM USO NÃO TERAPÊUTICO: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Endocrinologia e Medicina Estética. 1ed.Irati: Pasteur, 2024, v. 1, p. 134-144.
-
Alice Vargas Ferreira, Taciele ; de Moura Antunes, Mariana ; Riegel Brechner, Lais ; Luiza Raupp de Andrade, Ana ; ADRIANE DE CASTRO ESTRELLA, FERNAND ; Couto Ataydes, Juliana ; EDUARDO DA SILVA BARBOSA, CARLOS ; DE OLIVEIRA MAINARDI, ROBERTA ; LORENZONI PIRES, DÉBORA ; MARQUES DAS CHAGAS, JOSIANE ; NEDSON RODRIGUES DE MACÊDO, DANIELLE ; RIBEIRO DE SOUSA, JÚNIOR ; ROMEU FARIAS, ELSON . PERFIL DOS PARTOS DE ADOLESCENTES GRÁVIDAS NO RIO GRANDE DO SUL NO ANO DE 2023. In: JÚNIOR RIBEIRO DE SOUSA;JOSIANE MARQUES DAS CHAGAS;CARLOS EDUARDO DA SILVA BARBOSA;DANIELLE NEDSON RODRIGUES DE MACÊDO. (Org.). ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES SOBRE SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. 5ed.Campo Alegre de Lourdes / BA: Editora Academic, 2024, v. , p. 360-.
-
FARIAS, A. P. T. ; DALLAZEN, E. ; PONTALTI, I. R. ; ZANDONAI, M. L. ; MOURA, R. B. ; GRACA, P. D. S. Q. ; MASCARELLO, F. M. ; TREBIEN, E. C. ; GERHARDT, L. H. ; FARIAS, Elson R. . Características e Percepções sobre Retinopatia Diabética de Pessoas com Diabetes Atendidas em Ambulatório Especializado do SUS Regional. In: Cássia Regina Gotler Medeiros; V. (Org.). Pesquisa e saúde: a importância da iniciação científica. 1ed.Lajeado: Univates, 2023, v. 1, p. 42-50.
-
FARIAS, A. P. T. ; FARIAS, Elson R. ; LOPES, M. I. . OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DAS DOENÇAS CRÔNICAS. In: Ângela Paveglio Teixeira Farias; Elson Romeu Farias; Eduardo Dallazen; Isadora Rosy Pontalt; Pietra Dal Sasso Quintans Graça; Raíssa Bica de Moura. (Org.). A curricularização da extensão na graduação em saúde: estratégias de ensino e aprendizagem em doenças crônicas. 1ed.Lajeado: Univates, 2023, v. 1, p. 25-30.
-
FARIAS, A. P. T. ; GRACA, P. D. S. Q. ; KORNER, J. ; NADALON, B. O. ; CONTE, B. P. ; FOCHEZATTO, D. O. ; SOUZA, V. S. ; XAVIER, V. D. ; FARIAS, Elson R. . LETRAMENTO EM SAÚDE - O AUTOCUIDADO APOIADO EM PESSOAS DIABÉTICAS. In: Ângela Paveglio Teixeira Farias; Elson Romeu Farias; Eduardo Dallazen; Isadora Rosy Pontalt; Pietra Dal Sasso Quintans Graça; Raíssa Bica de Moura. (Org.). A curricularização da extensão na graduação em saúde: estratégias de ensino e aprendizagem em doenças crônicas. 1ed.Lajeado: Univates, 2023, v. 1, p. 70-80.
-
FARIAS, A. P. T. ; CAUMO, A. S. ; GRACA, P. D. S. Q. ; BERTOLIN, E. C. ; HINING, A. R. M. ; SILVA, M. N. P. ; FARIAS, Elson R. . NEFROPATIA DIABÉTICA ? INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE LETRAMENTO EM SAÚDE. In: Ângela Paveglio Teixeira Farias; Elson Romeu Farias; Eduardo Dallazen; Isadora Rosy Pontalt; Pietra Dal Sasso Quintans Graça; Raíssa Bica de Moura. (Org.). A curricularização da extensão na graduação em saúde: estratégias de ensino e aprendizagem em doenças crônicas. 1ed.Lajeado: Univates, 2023, v. 1, p. 87-97.
-
FARIAS, A. P. T. ; GRACA, P. D. S. Q. ; BERTOLIN, E. C. ; FARIAS, Elson R. . LETRAMENTO FUNCIONAL EM SAÚDE E DOENÇAS CRÔNICAS. In: Ângela Paveglio Teixeira Farias; Elson Romeu Farias; Eduardo Dallazen; Isadora Rosy Pontalt; Pietra Dal Sasso Quintans Graça; Raíssa Bica de Moura. (Org.). A curricularização da extensão na graduação em saúde: estratégias de ensino e aprendizagem em doenças crônicas. 1ed.Lajeado: Univates, 2023, v. 1, p. 15-24.
-
ELY, K. ; ALGAYER, M. F. ; LEÃO, J. ; VALIM, A. R. M. ; HERMES, V. B. ; BECKER, D. ; PANICHI, R. M. D. ; SIMONI, A. C. R. ; PERUHYPE, R. C. ; FARIAS, E. R. ; RODRIGUES, M. V. ; JARCZEWSKI, C. A. ; KUHLEIS, D. C. . TB-free prisons in southern Brazil. In: WHO Regional Office for Europe. (Org.). GOOD PRACTICES IN THE PREVENTION AND CARE OF TUBERCULOSIS AND DRUG RESISTANT TUBERCULOSIS IN CORRECTIONAL FACILITIES - World Health Organization - WHO. 1EDed.Copenhagen: WHO Regional Office for Europe, 2018, v. , p. 83-85.
-
FARIAS, E. R. . Faculdade de Medicina. Revista Istoé, Brasil, 14 maio 2003.
-
FARIAS, E. R. . TABAGISMO E SAUDE. O QUERO-QUERO, SANTA MARIA, p. 3 - 3, 10 out. 1994.
-
ZENI MONTENEGRO, JOAO LUIS ; ANDRE DA COSTA, CRISTIANO ; DA ROSA RIGHI, RODRIGO ; ROEHRS, ALEX ; FARIAS, ELSON ROMEU . A Proposal for Postpartum Support Based on Natural Language Generation Model. In: 2018 International Conference on Computational Science and Computational Intelligence (CSCI), 2018, Las Vegas. 2018 International Conference on Computational Science and Computational Intelligence (CSCI). Las vegas: IEEE, 2018. p. 756.
-
ATAYDES, JULIANA COUTO ; ANTUNES, MARIANA DE MOURA ; ONÓFRIO, BERNARDO GARCIA ; SACCOL, ANNIE POZECZEK KOLTERMANN ; BARP, LAISE ; MEROTTO, BRUNA LEMOS ; FARIAS, ELSON ROMEU . INCIDÊNCIA E MORTALIDADE POR CÂNCER DE PRÓSTATA E DE MAMA DE ACORDO COM AS MACRORREGIÕES BRASILEIRAS. In: I CONGRESSO LUSOBRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA (ONLINE), 2023, online. ANAIS DO I CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA (ON-LINE) - RESUMOS EXPANDIDOS, 2024.
-
FARIAS, E. R. ; ROSSONI, Eloá ; HATZENBERGER, D. H. C. ; HECK, M.A. ; PEREIRA, W. A. P. . A Residência Integrada em Saúde/Atenção Básica: 30 Anos de Experiência do Centro de Saúde Escola Murialdo na Formação em Serviço de Enfermagem. In: 2 Seminário Nacional de Diretrizes para Enfermagem na Atenção Básica em Saúde, 2009, Recife. 2 Seminário Nacional de Diretrizes para Enfermagem na Atenção Básica em Saúde - Anais, 2009.
-
LESSA, T. C. ; PEREIRA, I. A. ; DOBLE, J. ; ABED, L. A. ; RAFO, V. T. ; FARIAS, ELSON ROMEU . AMACIPACK ? O PROJETO DE DESCARTE DE RESÍDUOS PERFUROCORTANTES PARA INSULINODEPENDENTES. In: ULBRA XPERIENCE XVI SALÃO DE EXTENSÃO, 2024, CANOAS. Publicações - ULBRA XPERIENCE 2024. CANOAS: ULBRA, 2024.
-
BARP, L. P. ; GUARNIERI, E. F. ; ATAYDES, J. C. ; STEIN, N. ; MEROTTO, B. L. ; ANTUNES, M. M. ; FERREIRA, T. A. V. ; AREND, A. C. ; GONCALVES, M. A. ; MOREIRA, G. W. ; FARIAS, E. R. . A DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA E CUSTOS DAS INTERNAÇÕES POR PNEUMONIA NO SUS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO BRASIL ENTRE 2019 E 2023. In: 41° Congresso Brasileiro de Pediatria, 2024, Florianópolis. Anais41° Congresso Brasileiro de Pediatria. Rio Janeiro: Sociedade Brasileira de Pediatria, 2024.
-
FARIAS, Elson R. ; CARVALHO, L. H. . A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA GRADUAÇÃO DA MEDICINA - A experiência com design thinking em adultos com doenças crônicas. In: IV Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior e o IX Seminário Inovações Curriculares, 2023, Campinas. Pôsteres do Evento. Campinas: Unicamp, 2023.
-
SCHUSTER, A. L. ; BASSANI, B. F. B. ; FARIAS, E. R. . CARACTERISTICAS DAS INTERNAÇOES BRASILEIRAS POR NEOPLASIA MALIGNA DE PROSTATA ENTRE 2012-2021. In: XIII Congresso Internacional de Uro Oncologia, 2022, São Paulo. Anais do XIII Congresso Internacional de Uro Oncologia, 2022.
-
SCHUSTER, A. L. ; BASSANI, B. F. B. ; CHAVES, J. S. I. ; FARIAS, Elson R. . PANORAMA DAS INTERNAÇÕES BRASILEIRAS POR INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO EM IDOSOS. In: II Congresso Multidisciplinar de Cardiologia - CardiON, 2022, on line. Anais II Congresso Multidisciplinar de Cardiologia - CardiON, 2022.
-
SCHUSTER, A. L. ; BASSANI, B. F. B. ; FARIAS, E. R. . Insuficiência Cardíaca Entre Idosos, o que Temos de dados no Brasil, entre 2015 e 2019?. In: XXII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2021, Evento online. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 2021. v. 1. p. 66.
-
SCHUSTER, A. L. ; BASSANI, B. F. B. ; FARIAS, E. R. . Panorama da Neoplasia Maligna de Cólon entre Idosos na Última Década no Brasil. In: XXII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2021, Evento online. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 2021. v. 1. p. 67.
-
SCHUSTER, A. L. ; BASSANI, B. F. B. ; FARIAS, E. R. . Perfil Epidemiológico da Catarata entre Idosos na Última Década no Rio Grande do Sul. In: XXII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2021, Evento online. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 2021. v. 1. p. 68.
-
FARIAS, E. R. ; COPETTI, A. S. ; JOVIGELEVICIUS, E. ; SARKIS, J. S. ; DUARTE, M. N. ; SOARES, T. S. . AS CARACTERÍSTICAS DAS QUESTÕES DE EXAME DE SELEÇÃO DE ACESSO DIRETO A PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA NO RS, 2018- 2020. In: 22º Congresso Gaúcho de Educação Médica (CGEM), 2021, virtual. Anais do 22º Congresso Gaúcho de Educação Médica (CGEM). Brasília: ABEM ? Associação Brasileira de Educação Médica, 2021. p. 15.
-
SPOHR, A. G. ; GUIMARAES, A. A. T. ; FARIAS, C. O. ; SILVEIRA, L. O. ; FARIAS, E. R. . Intoxicação Exógena E Suicídio Em Tempos De Covid, No Brasil, 2019-2020. In: Congresso Internacional de Saúde, 2021, virtual. Anais do 8º Congresso Internacional em Saúde - Unijui e Universidade do Minho - Portugal. Ujuí: UNIJUI, 2021. v. 8.
-
SPOHR, A. G. ; GUIMARAES, A. A. T. ; FARIAS, C. O. ; SILVEIRA, L. O. ; Farias, ER . Gestão De Gastos Por Internação Pelo Sars-Cov-2, No Brasil, Nos Dois Semestres De 2020. In: 8º Congresso Internacional de Saúde, 2021, Virtual. Anais do Anais do 8º Congresso Internacional em Saúde - Unijui e Universidade do Minho - Portugal.,. Ijuí: UNIJUI, 2021. v. 8.
-
VIEIRA, V. L. M. ; GRISON, M. P. ; ANGONESE, I. C. ; FARIAS, E. R. . A Importância Do Acompanhamento De Uma Criança Com Transtorno De Autismo Em Visitas Domiciliares: Relato De Experiência. In: 8º Congresso Internacional de Saúde, 2021, Virtual. Anais do 8º Congresso Internacional em Saúde - Unijui e Universidade do Minho - Portugal., 2. iJUI: UNIJUI, 2021. v. 8.
-
COPPETTI, L. E. ; DALLAGO, L. C. P. ; MOURA, L. M. A. ; FARIAS, E. R. . A Influência Parental n Alimentação Infantil: Relato de Experiência. In: 8º Congresso Internacional de Saúde, 2021, Ijui. Anais do 8º Congresso Internacional em Saúde - Unijui e Universidade do Minho - Portugal. Ijui: UNIJUI, 2021. v. 8.
-
MARQUES, R. S. ; ELY, C. S. ; RUBIN, L. C. ; FARIAS, E. R. . Acompanhamento Em Visitas Domiciliares De Uma Criança Cuja Mãe Possui Transtornos Psicológicos. In: 8º Congresso Internacional de Saúde, 2021, Ijui. Anais do 8º Congresso Internacional em Saúde - Unijui e Universidade do Minho - Portugal. Ijui: UNIJUI, 2021. v. 8.
-
FONTANA, V. C. ; LOEFFLER, C. R. ; JOSENDE, J. F. ; Farias, E.R. . Acompanhamento Em Visitas Domiciliares Por Estudantes De Medicina De Uma Criança Com Doença Congênita: Relato De Experiência. In: 8º Congresso Internacional de Saúde, 2021, Virtual. Anais do 8º Congresso Internacional em Saúde - Unijui e Universidade do Minho - Portugal. Ijuí: UNIJUI, 2021. v. 8.
-
COPETTI, A. S. ; DUARTE, M. N. ; GUERRA, V. R. ; FARIAS, E. R. . Visita Domiciliar Na Formação Médica: Um Relato De Experiência Sobre Alimentação Saudável. In: Congresso Internacional de Saúde, 2021, virtual. Anais do 8º Congresso Internacional em Saúde - Unijui e Universidade do Minho - Portugal. Ijui: UNIJUI, 2021. v. 8.
-
SARKIS, J. S. ; NUNES, B. P. ; SANTOS, C. S. ; CUCHINSKI, K. K. ; FARIAS, E. R. . A Importância Do Acompanhamento Pré-Natal: Relato De Experiência. In: 8º Congresso Internacional de Saúde, 2021, VIRTUAL. https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/conintsau/issue/view/227. Ijui: UNIJUI, 2021. v. 8.
-
VENTURA, J. R. ; SOCCOL, A. C. ; BERLEZI, P. D. ; FARIAS, E. R. . A Importância Do Acompanhamento Do Desenvolvimento De Uma Criança Em Visitas Domiciliares: Relato De Experiência. In: 8º Congresso Internacional de Saúde, 2021, virtual. Anais do 8º Congresso Internacional em Saúde - Unijui e Universidade do Minho - Portugal.. Ijui: UNIJUI, 2021. v. 8.
-
COPETTI, A. S. ; SARKIS, J. S. ; JOVIGELEVICIUS, E. ; DUARTE, M. N. ; SOARES, T. S. ; FARIAS, E. R. . Exame de Seleção para Residência Médica: Características de Questões de Crianças e Adolescentes, RS, 2018-2020. In: XIII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, 2021, on line. Boletim Científico de Pediatria. Porto Alegre: Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, 2021. v. 9. p. 73.
-
SIGNORI, G. M. ; FARIAS, Elson R. . Óbitos Decorrentes De Sífilis Congênita Em Menores De Um Ano No Brasil De 2014 A 2018. In: XIII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, 2021, on line. Boletim Científico de Pediatria. Porto Alegre: Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, 2021. v. 9. p. 55.
-
GUERRA, V. R. ; ROEHRS, F. ; FARIAS, Elson R. . Partos Durante A Pandemia: De Precauções À Incertezas. In: XIII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, 2021, on line. Boletim Científico de Pediatria. Porto Alegre: Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, 2021. v. 9. p. 74.
-
SILVA, B. B. ; GUGLIELMI, V. S. ; REDMANN, L. H. S. ; OLIVEIRA, R. O. C. ; BUSIN, I. M. ; PAGLIOLI, V. B. A. ; TOFFOLI, L. ; ROEHRIG, J. B. ; BERNICH, N. R. ; FARIAS, Elson R. . Internações No Sus Por Pneumonia Em Crianças E Adolescentes, Brasil, 2010 A 2020. In: XIII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, 2021, on line. Boletim Científico de Pediatria. Porto Alegre: Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, 2021. v. 9. p. 75.
-
FARIAS, Elson R. ; SCHEIN, A. ; GALVAO, B. A. P. ; MORGAN, B. ; CIECHOWICZ JUNIOR, E. ; ISAIAS, F. ; SILVA, G. M. ; KUSSLER, K. ; MULINARI, M. C. ; SCHENKEL, M. . POLÍTICA DE SAÚDE INFORMADA POR EVIDÊNCIA: A EXPERIÊNCIA DA SES/RS NO ENFRENTAMENTO À JUDICIALIZAÇÃO EM SAÚDE NA OXIGENIOTERAPIA HIPERBÁRICA, 2021, on line. v. 4.
-
STEFANI, L. D. C. ; GOMEZ, S. C. ; LOPES, A. L. M. ; BISOTTO, J. R. ; PAVIANI, L. B. ; FARIAS, Elson R. . INCIDÊNCIA DE NEOPLASIAS DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL NO MUNICÍPIO DE CANOAS E NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE DE DADOS NO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (DATASUS). In: 41a SEMANA CIENTÍFICA DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE, 2021, Porto Alegre. Clinical and Biomedical Research - Anais da 41ª Semana Científica do HCPA. Porto Alegre: Hospital de Clínicas de Porto Alegre e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul., 2021. v. 41. p. 342-343.
-
HINING, A. R. M. ; BERTOLIN, E. C. ; GRACA, P. D. S. Q. ; FARIAS, A. P. T. ; FARIAS, Elson R. . A INFECÇÃO PELO SARS-COV-2 E O DIABETES MELLITUS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. In: 1º Simpósio Interdisciplinar em Saúde e Ambiente, 10º Seminário de Educação Permanente em Saúde e 17ª Semana Interdisciplinar em Saúde, 2021, Lajeado RS. Anais do 11º Simpósio Interdisciplinar em Saúde e Ambiente, 10º Seminário de Educação Permanente em Saúde e 17ª Semana Interdisciplinar em Saúde. LAJEADO RS: UNIVATES, 2021. v. 1. p. 147-147.
-
SPOHR, A. G. ; GUIMARAES, A. A. T. ; MARC, B. M. L. ; SILVEIRA, C. ; CRESTANI, C. ; FARIAS, Elson R. . DESCRIÇÃO DA APLICAÇÃO DE VACINAS EM INDIVÍDUOS DE ATÉ 12 MESES, NO BRASIL, EM 2020. In: 11º Simpósio Interdisciplinar em Saúde e Ambiente, 10º Seminário de Educação Permanente em Saúde e 17ª Semana Interdisciplinar em Saúde, 2021, Lajeado RS. Anais do 11º Simpósio Interdisciplinar em Saúde e Ambiente, 10º Seminário de Educação Permanente em Saúde e 17ª Semana Interdisciplinar em Saúde. Lajeado RS: UNIVATES, 2021. v. 1. p. 92-92.
-
NUNES NETO, P. A. ; KRUG, B. R. ; BARROS, B. K. ; BRUM, R. P. ; FARIAS, Elson R. . CARACTERÍSTICAS DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE NO RIO GRANDE DO SUL, EGRESSOS DE 2009-2021. In: 11º Simpósio Interdisciplinar em Saúde e Ambiente, 10º Seminário de Educação Permanente em Saúde e 17ª Semana Interdisciplinar em Saúde, 2021, Lsjeado RS. Anais do 11º Simpósio Interdisciplinar em Saúde e Ambiente, 10º Seminário de Educação Permanente em Saúde e 17ª Semana Interdisciplinar em Saúde. Lajeado RS: UNIVATES, 2021. v. 1. p. 104-104.
-
DUARTE, L. C. A. ; GUIMARAES, A. A. T. ; SPOHR, A. G. ; SANTOS, L. C. ; MELO, S. V. ; MARQUES, H. M. ; BRUM, M. E. P. ; MARC, B. M. L. ; SILVEIRA, C. ; CRESTANI, C. ; SILVA, F. B. E. ; HOFFMANN, L. M. R. ; FARIAS, Elson R. . AVALIAÇÃO DA PREVALÊNCIA DAS FORMAS DE TUBERCULOSE EXTRAPULMONAR E SUA DISTRIBUIÇÃO REGIONAL NOS ÚLTIMOS 10 ANOS. In: 11º Simpósio Interdisciplinar em Saúde e Ambiente, 10º Seminário de Educação Permanente em Saúde e 17ª Semana Interdisciplinar em Saúde, 2021, Lajeado RS. Anais do 11º Simpósio Interdisciplinar em Saúde e Ambiente, 10º Seminário de Educação Permanente em Saúde e 17ª Semana Interdisciplinar em Saúde. Lajeado: UNIVATES, 2021. v. 1. p. 112-112.
-
SIGNORI, G. M. ; FARIAS, Elson R. . PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE ÓBITOS DECORRENTES DE TUBERCULOSE PULMONAR NA POPULAÇÃO INDÍGENA DE 2015 A 2019. In: Simpósio Interdisciplinar em Saúde e Ambiente, 10º Seminário de Educação Permanente em Saúde e 17ª Semana Interdisciplinar em Saúde, 2021, Lajeado RS. Anais do 11º Simpósio Interdisciplinar em Saúde e Ambiente, 10º Seminário de Educação Permanente em Saúde e 17ª Semana Interdisciplinar em Saúde. Lajeado RS: UNIVATES, 2021. v. 1. p. 113.
-
SIGNORI, G. M. ; FARIAS, E. R. . Óbitos decorrentes de leishmaniose no Brasil de 2015 a 2019. In: 7º Congresso Iberoamericano de Medicina Familiar / 16º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, 2021, Vitória. Anais Científicos. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. v. 1. p. 839-839.
-
IFARRAGUIRRE, L. M. ; FARIAS, E. R. ; PINTO, D. M. ; ZANIN, M. L. . Acompanhamento em visitas domiciliares por estudantes de Medicina de um bebê com fatores de risco: relato de experiência.. In: 58º Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2020. Anaias do 58º Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2020. p. 177.
-
PINTO, D. M. ; FARIAS, E. R. ; IFARRAGUIRRE, L. M. ; ZANIN, M. L. . Acompanhamento em visitas domiciliares por estudantes de Medicina de uma portadora de retardo mental e sua evolução: relato de experiência.. In: 58º Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2020. Anaias do 58º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Brasília: ABEM, 2020. p. 235.
-
ZANELLA, A. ; FARIAS, E. R. ; ZANATTA, T. G. ; SCHEIBE, V. M. . ASMA COMO COMORBIDADE DE RISCO PARA COVID-19 E A INFLUÊNCIA DOS MATERIAIS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: 58º Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2020. Anaias do 58º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Brasília: ABEM, 2020. p. 308.
-
PAIM, B. G. ; GUASSELLI, J. C. ; FARIAS, E. R. . A visita domiciliar e sua relação com aspectos antropológicos na formação médica.. In: 58º Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2020. Anaias do 58º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Brasília: ABEM, 2020. p. 653.
-
PAIM, B. G. ; FARIAS, E. R. ; TELOKEN, I. B. ; BITTENCOURT, L. B. . Acompanhamento de cuidadora octogenária por estudantes de medicina: relato de experiência.. In: 58º Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2020. Anaias do 58º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Brasília: ABEM, 2020. p. 1461.
-
KRUG, B. R. ; FARIAS, E. R. ; MARCHESE, I. S. ; NAGATA, M. L. C. . Formação Médica, Visita Domiciliar e Idoso Nonagenário com Envelhecimento Ativo: Experiência Discente. In: 58º Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2020. Anaias do 58º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Brasília: ABEM, 2020. p. 1542.
-
FASSINA, V. ; ROSSI, A. P. ; FERRARI, G. K. ; NAGATA, M. L. C. ; FARIAS, E. R. . Articulando Ensino E Extensão No Curso De Medicina: Relato De Uma Experiência Durante A Pandemia Do Novo Coronavírus. In: 58º Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2020. Anaias do 58º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Brasília: ABEM, 2020. p. 1677.
-
KERCHER, L. C. ; FARIAS, E. R. ; DEIN, E. P. ; SANTOS, A. O. . O Bebê Imaginário E A Formação Médica: Relato De Experiência. In: 58º Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2020. Anaias do 58º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Brasília: ABEM, 2020. p. 1868.
-
FASSINA, V. ; FRANCO, F. ; DACROCE, V. T. ; NAGATA, M. L. C. ; FARIAS, E. R. . Desenvolvimento De Uma Ferramenta Online De Promoção De Saúde Mental Durante A Pandemia Pelo Novo Coronavírus: Um Relato De Experiência. In: 58º Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2020. Anaias do 58º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Brasília: ABEM, 2020. p. 1958.
-
FASSINA, V. ; FRANCO, F. ; ROSSI, A. P. ; FERRARI, G. K. ; NAGATA, M. L. C. ; FARIAS, E. R. . DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA ONLINE DE AUTOGERENCIAMENTO DA SAÚDE MENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: 40ª Semana Científica do HCPA, 2020. Anais da 40ª Semana Científica do HCPA, 2020.
-
SCHUSTER, A. L. ; BASSANI, B. F. B. ; LIMA, J. H. C. ; CHAVES, J. S. I. ; BURKLE, G. D. ; VALIATI, R. B. ; FARIAS, E. R. . PANORAMA DAS LEUCEMIAS NO RIO GRANDE DO SUL DE 2010 A 2019. In: II Congresso do Departamento Universitário da Associação Médica do Rio Grande do Sul (II CDUAMRIGS), 2020, Evento online. Revista da AMRIGS / Suplemento Resumos II CDUAMRIGS. Porto Alegre: Associação Médica do Rio Grande do Sul, 2020. v. 64. p. 16.
-
SCHUSTER, A. L. ; BASSANI, B. F. B. ; CHAVES, J. S. I. ; BURKLE, G. D. ; CARVALHO, M. ; VALIATI, R. B. ; FARIAS, E. R. . PRINCIPAIS MANIFESTAÇÕES CARDIOVASCULARES DO LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO. In: II Congresso do Departamento Universitário da Associação Médica do Rio Grande do Sul (II CDUAMRIGS), 2020, Porto Alegre. Revista da AMRIGS / Suplemento Resumos II CDUAMRIGS. Porto Alegre: Associação Médica do Rio Grande do Sul, 2020. v. 64. p. 17.
-
CHAVES, J. S. I. ; VALIATI, R. B. ; CARVALHO, M. ; BURKLE, G. D. ; SCHUSTER, A. L. ; BASSANI, B. F. B. ; FARIAS, E. R. . A COVID-19 E SUAS ALTERAÇÕES HEMATOLÓGICAS. In: II Congresso do Departamento Universitário da Associação Médica do Rio Grande do Sul (II CDUAMRIGS), 2020, Porto Alegre. Revista da AMRIGS / Suplemento Resumos II CDUAMRIGS. Porto Alegre: Associação Médica do Rio Grande do Sul, 2020. v. 64. p. 18.
-
IKEDA, M. L. ; BARCELLOS, N. T. ; STADLOBER, C. S. ; FARIAS, E. R. . Planning the introduction of Entrusted Professional Activities (EPAS) in undergraduate medical education.. In: Association for Medical Education Congress (AMEE), 2019, Vienna. AMEE 2019 Abstract Book. Vienna: AMEE, 2019. v. 1. p. 1290-1290.
-
MATTE, L. B. ; FARIAS, E. R. ; IKEDA, M. L. ; BARCELLOS, N. T. . O Uso da Medicina Narrativa na Formação Médica: a Experiência na Atenção Primária à Saúde. In: XX CGEM - Congresso Gaúcho de Educação Médica, 2018, Lajeado. Anais do XX CGEM - Congresso Gaúcho de Educação Médica. Lajeado: Univates, 2018. v. 1. p. 86-86.
-
FARIAS, E. R. ; IKEDA, M. L. ; BARCELLOS, N. T. . Aspectos da resiliência e da empatia na formação médica: experiência em equipe de saúde da Família. In: XX CGEM - Congresso Gaúcho de Educação Médica, 2018, Lajeado. Anais do XX CGEM - Congresso Gaúcho de Educação Médica. Lajeado: Univates, 2018. v. 1. p. 85-85.
-
MULLER, R. T. ; FARIAS, E. R. ; IKEDA, M. L. . O impacto da visita domiciliar na formação médica: humanização e protagonismo. In: X CGEM - Congresso Gaúcho de Educação Médica, 2018, Lajeado. Anais do X CGEM - Congresso Gaúcho de Educação Médica. Lajeado: Univates, 2018. v. 1. p. 70-70.
-
AZEVEDO, M. ; LEMOS, N. A. ; SORTICA, A. C. ; MACHADO, Rebel ; FARIAS, E. R. ; RODRIGUES, C. C. ; QUADROS, J. D. . Do território à gestão estadual: relato da criação de grupo de trabalho sobre toxoplasmose. In: IV Simpósio Brasileiro de Toxoplasmose, 2018, Brasília. Livro de resumos do IV Simpósio Brasileiro de Toxoplasmose, 2018. v. 1. p. 57-57.
-
FARIAS, A. P. T. ; FARIAS, E. R. ; LENA, P. T. ; GALERANI, I. H. P. ; LOPES, E. ; FENALTE, T. C. . O julgamento do glicídio: metodologias ativas no ensino e aprendizado das complicações crônicas do diabetes mellitus. In: 33º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, 2018, Belo Horizonte. Archives of Endocrinology and Metabolism suplemento4. São Paulo: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, 2018. v. 62. p. S81-S81.
-
FARIAS, A. P. T. ; FARIAS, Elson R. ; GRANDI, P. A. ; DOLINSKI, C. ; BONOTTO, S. L. ; SILVA, A. C. P. E. ; SILVA, I. B. . uso de metodologias ativas de ensino e aprendizagem das complicações crônicas do diabetes: construção de laboratórios sensoriais. In: 33º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, 2018, Belo Horizonte. Archives of Endocrinology and Metabolism - suplemento4, 2018. v. 62. p. S98-S98.
-
CANTO, R. B. B. ; RODRIGUES, C. C. ; QUEVEDO, A. L. A. ; FARIAS, E. R. ; TYLLMANN, G. ; MACHADO, Rebel ; PAZ, F. A. Z. ; VETTORATO, P. . Planificação da Atenção à Saúde no RS. In: 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2018, Rio de Janeiro. Anais do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Abrasco, 2018. v. 1.
-
CZERMAINSKI, S. ; SOTERO, B. P. ; FARIAS, E. R. . Relato da implementação da Política de Pesquisa da Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul (PPSES/RS). In: 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2018, Rio de Janeiro. Anais do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Abrasco, 2018. v. 1.
-
MOLINA-BASTOS, C. G. ; FARIAS, E. R. ; UMPIERRE, R. N. ; PFEIL, J. N. ; GONCALVES, M. R. . A suspeita de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica e a espirometria: novos desafios. In: 5º Congreso Iberoamericano de Medicina Familiar y Comunitaria, 2017, Lima. Libro-Abstracts 5º Congreso Iberoamericano de Medicina Familiar y Comunitaria, 2017. p. 28-28.
-
OLIVEIRA, T. H. ; BATISTA, C. S. T. ; FITZ, M. R. M. S. ; SILVESTRE, M. G. P. ; SORTICA, A. C. ; FARIAS, E. R. . Sífilis em gestante no estado do Rio Grande do Sul - um estudo epidemiológico e proposição de ações para o enfrentamento. In: Congresso Brasileiro da sociedade brasileira de doenças sexualmente transmissíveis, 2017, Rio de Janeiro. Resumo de trabalhos apresentados, 2017. v. 29. p. 4-4.
-
PERUHYPE, R. C. ; PANICHI, R. M. D. ; LOPES, E. C. ; ELY, K. ; LEAO, J. ; HOFFMANN, J. F. ; SHIMOCOMAQUI, G. B. ; MACHADO, Rebel ; FARIAS, E. R. ; POSSUELO, L. G. . Tuberculose e coinfecção TB-HIV: um estudo piloto em presídios do Rio Grande do Sul. In: X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2017, Florianópolis. Anais do X Congresso Brasileiro de Epidemiologia Eixo: Epidemiologia em subgrupos populacionais específicos - 4. Saúde da população privada de liberdade. Campinas: Galoá, 2017. v. 1.
-
OLIVEIRA, T. H. ; FITZ, M. R. M. S. ; SORTICA, A. C. ; BATISTA, C. S. T. ; SILVESTRE, M. G. P. ; FARIAS, E. R. ; MACHADO, Rebel . Gestação e HIV: a situação do diagnóstico no pré-natal. In: X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2017, Florianópolis. Anais do X Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Campinas: Galoá, 2017. v. 1.
-
LENTZ, D. S. ; SOARES, J. O. ; BARCELLOS, N. T. ; Nienov, A.T. ; MACHADO, Rebel ; FARIAS, E. R. . A cascata do cuidado contínuo às PVHA do RS: longitudinalidade e qualificação do cuidado. In: X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2017, Florianópolis. Anais do X Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Campinas: Galoá, 2017. v. 1.
-
PERUHYPE, R. C. ; SHIMOCOMAQUI, G. B. ; PANICHI, R. M. D. ; POSSUELO, L. G. ; LEAO, J. ; SILVESTRE, M. G. P. ; MACHADO, Rebel ; FARIAS, Elson R. . Doenças infectocontagiosas no sistema prisional do Rio Grande do Sul: um panorama da tuberculose, HIV/AIDS, sífilis e hepatites. In: 3º Congresso de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, 2017, Natal. Anais do 3º Congresso de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. Rio de Janeiro: Abrasco, 2017. p. 501-501.
-
WALCHER, E. G. ; CARVALHO, A. L. ; ECCO, C. T. Z. ; MAGALHAES, C. M. B. ; FARIAS, Elson R. ; FAUSTINI, E. J. ; ROSPIDE, K. R. ; SANTOS, M. A. C. B. ; CHAMIS, N. M. A. . Regionalização da atenção ao parto e nascimento no Rio Grande do Sul. In: 3º Congresso de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, 2017, Natal. Anais do 3º Congresso de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. Rio de Janeiro: Abrasco, 2017. v. 1. p. 600-6001.
-
FARIAS, E. R. ; ELWANGER, M. ; SCHRODER, S. S. W. . Qualificação da Atenção Primária: a experiência da planificação da atenção no RS. In: 14 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, 2017, Curitiba. Anais do https://proceedings.science/cbmfc/trabalhos/qualificacao-da-atencao-primaria-a-experiencia-da-planificacao-da-atencao-no-rs#. Campinas: Galoá, 2017.
-
MACHADO, Rebel ; BELLINI, M. I. ; FARIAS, E. R. . A Parceria Estratégica da Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul e o Telessaúde/RS: dispositivo tecnológico para qualificar a Atenção à Saúde da população. In: CALASS 2015, 2015, Ancona. XXVI Congresso dell ALASS CALASS 2015, 2015.
-
ROSSONI, Eloa ; FARIAS, Elson R. ; HATZENBERGER, D. H. C. ; FREITAS, C. N. . A expansão do Programa de Residência Integrada em Saúde: Atenção Básica em Saúde Coletiva e sua inserção na Estratégia de Saúde da Família em Porto Alegre. In: 9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010, 2010, Porto Alegre. Anais 9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010, 2010.
-
FARIAS, E. R. ; ROSSONI, Eloá ; HATZENBERGER, D. H. C. . Formação em APS na Perspectiva na Integralidade: Experiência do Murialdo 2009. In: XLVII Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2009, Curitiba. Revista Brasileira de Educação Médica. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Educação Médica, 2009. v. 33. p. 398-398.
-
ROSSONI, Eloá ; AZZI, L. ; Pinto-Sobrinho, L.C. ; OLIVEIRA, D. ; FARIAS, E. R. ; DIAS, M.T.G. . Integração Ensino Serviço para qualificação da reidência integrada em saúde: desafios para a gestão. In: 8º Congresso Nacional da Rede Unida, 2009, Salvador. Anais do 8º Congresso Nacional da Rede Unida, 2009.
-
FARIAS, E. R. ; NUDELMANN, Carmem ; Pires MC ; Pedrini, M ; Halpern, R . O Desenvolvimento da Personalidade e a Medicina de Família e Comunidade - experiências na graduação médica. In: 9º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade - 2º Congresso Cearense de MFC e 1º Simpósio Internacional de Ensino-aprendizagem em MFC e APS, 2008, Fortaleza - CE. Anais do 9º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade - 2º Congresso Cearense de MFC e 1º Simpósio Internacional de Ensino-aprendizagem em MFC e APS, 2008.
-
FARIAS, E. R. . A Experiência da Liga de Medicina de Família e Comunidade - ULBRA/Canoas-RS. In: 9º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade - 2º Congresso Cearense de MFC e 1º Simpósio Internacional de Ensino-aprendizagem em MFC e APS, 2008, Fortaleza - CE. Anais do 9º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade - 2º Congresso Cearense de MFC e 1º Simpósio Internacional de Ensino-aprendizagem em MFC e APS, 2008.
-
FARIAS, E. R. . Supervisão e Interconsulta em Programa de Residência Inetgrada em Saúde. In: 9º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, 2008, Fortaleza. Anais do 9º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, 2008.
-
ROSSONI, Eloá ; FARIAS, E. R. ; DIAS, M.T.G. . Os Programas de Terceiro-ano da Residência Integrada em Saúde na Perspectiva da Gestão e Diversidade. In: III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família / IV Seminário Internacional de Atenção Primária/Saúde da Família, 2008, Brasília. Anais da III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família, 2008.
-
ROSSONI, Eloá ; MACIEL, A. ; RUAS, A. ; AMORIM, C. ; FARIAS, E. R. . O Terceiro-ano da Residência Integrada em saúde em Atenção Básica com Ênfase em Saúde Indígena. In: III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família / IV Seminário Internacional de Atenção Primária/Saúde da Família, 2008, Brasília. Anais do III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família, 2008.
-
NASCIMENTO, I. M. ; VENDRÚSCULO, Juçara ; FARIAS, E. R. . O Trabalho de Dispersão como Ferramenta de Avaliação das Equipes de Saúde da Família. In: III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família e IV Seminário Internacional de Atenção Primária à Saúde, 2008, Brasília. Anais do III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família, 2008.
-
MINOIA, N.P. ; HERNANDEZ, A.R. ; VENDRÚSCULO, Juçara ; NASCIMENTO, I. M. ; SILVA, Patricia Ligocki ; DAVILA, Consuelo Lobo ; FARIAS, E. R. . O Terceiro-ano da Residência Integrada em Saúde com Ênfase na Gestão da Estratégia Saúde da Família. In: III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família - IV Seminário Internacional de Atenção Primária à Saúde, 2008, Brasilia. Anais do III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família, 2008.
-
FARIAS, E. R. ; GRACIOLLI, C. . Análise dos Indicadores de acompanhamento de Diabéticos e Hipertensos na ESF, 2000-2006, RS. In: III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família - IV Seminário Internacional de Atenção Primária/ Saúde da Família, 2008, Brasília. Anais do III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família, 2008.
-
FARIAS, E. R. ; CANTISANI,, C. E. ; JOVCHELEVICH, M. ; MANFREDINI, D . STUDY OF THE AMBULATORY DEMAND IN THE FORMATION CENTER OF FAMILY MEDICINE, BRAZIL. In: 13th Wonca Europe Conference, 2007, paris. ABSTRACTS WONCA EUROPE 2007 conference. paris: wonca cnge overcome, 2007.
-
TIETZMANN, M. R. ; KRAUSE, A. B. ; KAMMSETZER, C. S. ; NASCIMENTO, I. M. ; FARIAS, E. R. . A Territorialização de duas áreas de vulnerabilidade social em Porto Alegre. In: A Territorialização de duas áreas de vulnerabilidade social em Porto Alegre, 2006. Anais do 2 Encontro Luso Brasileiro de Medicina Geral Familiar e Comunitária e 8 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, 2006. p. 116-116.
-
FARIAS, E. R. ; VELOSO, J. C. ; GRACIOLLI, C. . Estudo das referências de uma unidade de saúde da família em cidade do Rio Grande do Sul. In: Estudo das referências de uma unidade de saúde da família em cidade do Rio Grande do Sul, 2006, São Paulo. Anais do 2 Encontro Luso Brasileiro de Medicina Geral Familiar e Comunitária e 8 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, 2006. p. 215-216.
-
FARIAS, E. R. ; RIGHI, D. . A cobertura vacinal em menores de uma ano nos municípios com e sem a estratégia Saúde da Família, 2003, RS. In: A cobertura vacinal em menores de uma ano nos municípios com e sem a estaratégia Saúde da Família, 2003, RS., 2006, São Paulo. Anais do 2 Encontro Luso Brasileiro de Medicina Geral Familiar e Comunitária e 8 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, 2006. p. 285-286.
-
FARIAS, A. P. T. ; FARIAS, E. R. . Atenção ao Diabético na Estratégia Saúde da Família: perspectivas de atuação da atenção primária à saúde no RS, 2005.. In: 27 Congresso Brasileiro de Endocrionologia e Metabologia, 2006, Recife. Anais do 27 Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, 2006. v. 50. p. s515-s516.
-
FARIAS, E. R. ; STEIN, Airton ; HOFFMANN, E. J. . Formation of Family Doctor in Brazil: experience of Murialdo Health Center 1976-1998. In: 12 Regional Conference of the European Society of General Practice / Famíly Medicine, 2006, Florence. Occhio Clinico Abstract Book 2 Regional Conference of the European Society of General Practice / Famíly Medicine, 2006. v. 6. p. 177-177.
-
BRIDI, A. T. ; FONTANA, B. ; MARRONE, L. C. ; FARIAS, E. R. ; GIL, R. S. ; BANDEIRA, A. G. . Estratificação do Índice de Massa Corporal Quanto ao Gênero em Praticantes de Atividade Física. In: 13° Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Pesquisa do Mercosul, 2006, Porto Alegre. Revista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Fundação Médica do Rio Grande do Sul, 2006. v. 26 sup. p. 92-92.
-
BRIDI, A. T. ; FONTANA, B. ; MARRONE, L. C. ; FARIAS, E. R. . Prevalência de Tabagismo em Moradores da Vila União, Canoas-RS. In: 13° Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Pesquisa do Mercosul, 2006, Porto Alegre. Revista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Fundação Médica do Rio Grande do Sul, 2006. v. 26 sup. p. 95-95.
-
FONTANA, B. ; MARRONE, L. C. ; BRIDI, A. T. ; FARIAS, E. R. . Relação do Tabagismo com a prática de atividade física em residentes de um bairro em Canoas-RS. In: 13° Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Pesquisa do Mercosul, 2006, Porto Alegre. Revista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Fundação Médica do Rio Grande do Sul, 2006. v. 26 sup. p. 138-138.
-
MARRONE, L. C. ; FONTANA, B. ; BRIDI, A. T. ; FARIAS, E. R. . Avaliação da Dependência de Nicotina entre Tabagistas. In: 13° Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Pesquisa do Mercosul, 2006, Porto Alegre. Revista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Fundação Médica do Rio Grande do Sul, 2006. v. 26 sup. p. 97-97.
-
FARIAS, E. R. ; SOUZA, Djalmo . Internações por Condições Sensíveis a Atenção Primária à Saúde, 2004, RS. In: 11 Congresso Mundial de Saúde Pública / 8 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2006, Rio de Janeiro. Anais do 11 Congresso Mundial de Saúde Pública / 8 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2006.
-
FARIAS, E. R. ; STEIN, Airton ; HOFFMANN, E. J. . O Egresso da Residência de Medicina de Família e Comunidade e sua atuação em Saúde Coletiva. In: 11 Congresso Mundial de Saúde Pública / 8 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2006, Rio de Janeiro. Anais do 11 Congresso Mundial de Saúde Pública / 8 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2006.
-
FARIAS, E. R. . A Produção Gaúcha no VI Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade em 2004. In: I Congresso Sul Brasileiro e Gaúcho de Medicina de Família e Comunidade, 2005, Porto Alegre. Anais do I Congresso Sul Brasileiro e Gaúcho de Medicina de Família e Comunidade, 2005.
-
FARIAS, E. R. ; Taugen F ; IMOTO, M. ; BOLDO, R. . Identificação das dificuldades no aleitamento materno: estratégias de prevenção. In: II Congresso Catarinense de Obstetrícia e Ginecologia, 2005, Florianópolis. Anais do II Congresso Catarinense de Obstetrícia e Ginecologia, 2005. v. 34. p. 36-36.
-
FARIAS, E. R. ; Taugen F ; IMOTO, M. ; BOLDO, R. . O papel do médico ginecologista na orientação do aleitamento materno. In: II Congresso Catarinense de Obstetrícia e Ginecologia, 2005, Florianópolis. Anais do II Congresso Catarinense de Obstetrícia e Ginecologia, 2005. v. 34. p. 40-40.
-
FARIAS, E. R. ; Taugen F ; IMOTO, M. ; BOLDO, R. . Motivos de consulta em pacientes atendidas no ambulatório de ginecologia do posto de saúde da vila união - Canoas/RS. In: II Congresso Catarinense de Obstetrícia e Ginecologia, 2005, Florianópolis. Anais do II Congresso Catarinense de Obstetrícia e Ginecologia, 2005. v. 34.
-
FARIAS, E. R. ; NONNENMACHER, B. ; CANCIAN, F. ; Taugen F ; IMOTO, M. ; BOLDO, R. . Sexualidade na adolescência: uma abordagem ginecológica. In: II Congresso Catarinense de Obstetrícia e Ginecologia, 2005, Florianópolis. Anais do II Congresso Catarinense de Obstetrícia e Ginecologia, 2005. v. 34. p. 86-86.
-
FARIAS, E. R. ; FARIAS, A. P. T. . A situação do acompanhamento dos diabéticos nas equipes de saúde da família no Rio Grande do Sul. In: XV Congresso da Sociedade Brasileirade Diabetes, 2005, Salvador. Anais do XV Congresso da Sociedade Brasileirade Diabetes. São Paulo: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, 2005. v. 49. p. s962-s962.
-
FARIAS, E. R. ; AERTS, A. P. K. ; SAMPAIO, H. S. ; MORTARI, P. ; ALVES, R. . Perfil dos Pacientes com Hanseníase no RS: perfil epidemíológico. In: XVII Salão de Inciação Científica da UFRGS, 2005, Porto Alegre. Anais do Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2005.
-
FARIAS, E. R. ; SCHUH, A. ; SOUZA, W. C. ; ZANCANELLA, S. ; MENEZES, H. S. . Distribuição epidemiológica da hanseníase em pacientes do estado do Rio Grande do Sul. In: 12º Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do Mercosul, 2005, Porto Alegre. Anais do 12º Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do Mercosul. Porto Alegre: Fundação Médica do Rio Grande do Sul, 2005. v. 25. p. 39-39.
-
FARIAS, E. R. ; BRIDI, A. T. ; BANDEIRA, A. G. ; FONTANA, B. ; MARRONE, L. C. ; GIL, R. S. . Perfil dos praticantes de atividade física em academia de ginástica. In: 12º Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do Mercosul, 2005, Porto Alegre. Revista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e da Faculdade de Medicina da Universidade do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Fundação Médica do Rio Grande do Sul, 2005. v. 25. p. 139-139.
-
FARIAS, E. R. ; KRAUSE, A. B. ; CANTISANI,, C. E. ; CEOLIN, M. Z. ; COLLE, M. B. ; FORMIGA, L. T. ; SANDRI, A. ; KAMMSETZER, C. S. ; NASCIMENTO, I. M. . A territorialização e as diferentes formas de organização de duas áreas de vulnerabilidade social na periferia de Porto Alegre/RS. In: III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2005, Florianópolis. Anais do III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2005.
-
FARIAS, E. R. . Descrição da mortalidade por faixa-etária de neoplasia de mama na cidade de Caxias do Sul, 1979-2001. In: 22º Congresso AMRIGS, 2005, Porto Alegre. Anais do 22º Congresso AMRIGS, 2005.
-
FARIAS, E. R. . Descrição do conhecimento pela população local dos serviços de saúde oferecidos nas unidades básicas de saúde (ubs) em uma cidade da grande Porto Alegre. In: 22º Congresso AMRIGS, 2005, Porto Alegre. Anais do 22º Congresso AMRIGS, 2005.
-
FARIAS, E. R. . Perfil epidemiológico dos pacientes e patologias mais prevalentes atendidas no ambulatório de otorrinolaringologia do Hospital independência. In: 22º Congresso AMRIGS, 2005, Porto Alegre. Anais do 22º Congresso AMRIGS, 2005.
-
FARIAS, E. R. . Gestação na adolescência e prematuridade, RS 1994-2002. In: Congresso do Mercosul de Saúde Coletiva, 2005, Porto Alegre. Anais do Congresso do Mercosul de Saúde Coletiva, 2005.
-
FARIAS, E. R. . Um estudo sobre a incidência de parto cesáreo em Porto Alegre, 1992-2004. In: Congresso do Mercosul de Saúde Coletiva, 2005, Porto Alegre. Anais do Congresso do Mercosul de Saúde Coletiva, 2005.
-
FARIAS, E. R. . Estudo do pré-natal no Rio Grande do Sul 2002: Práticas em sala de aula de Saúde Pública. In: Congresso do Mercosul de Saúde Coletiva, 2005, Porto Alegre. Anais do Congresso do Mercosul de Saúde Coletiva, 2005.
-
FARIAS, E. R. . Perfil dos pacientes com hepatite "C" do ambulatório de hepatologia de um hospital universitário. In: 8º Congresso Brasileiro de Clínica Médica, 2005, Gramado. Anais do 8º Congresso Brasileiro de Clínica Médica, 2005.
-
FARIAS, E. R. ; CIMA, Gustavo ; CONSONI, Paulo ; HECKMANN, Paulo . Aplicação do teste do relógio em idosos usuários de Unidade de Saúde. In: XXI Congresso Mundial de Gerontologia, 2005, Rio de Janeiro. XXI Congresso Mundial de Gerontologia, 2005.
-
FARIAS, E. R. ; HOFFMANN, E. J. . Egressos do Murialdo: perfil de acordo com a renda. In: VI Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, 2005, Belo Horizonte. Anais do VI Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, 2005.
-
FARIAS, E. R. ; STEIN, Airton . A formação em Medicina de Família e Comunidade e a Estratégia Saúde da Família. In: 8 congresso gaucho de educação medica, 2005, santa maria. anais do 8 congresso gaucho de educação medica, 2005.
-
FARIAS, E. R. ; STEIN, Airton . A Atuação em Medicina de Família e Comunidade e a Formação Médica. In: 8 congresso gaucho de educação medica, 2005, Santa Maria. anais do 8 congresso gaucho de educação médica, 2005.
-
ROSA, J. L. ; ZANCANELLA, S. ; SILVA, D. N. ; FRAINER, R. H. ; FARIAS, E. R. ; PRESSER, C. . Perfil dos pacientes com Hepatite C do ambulatório de hepatologia de um hospital universitário. In: XXII Congresso AMRIGS Qualidade de Vida, 2005, Porto Alegre. ANAIS XXII Congresso AMRIGS Qualidade de Vida. Porto Alegre: Associação Médica do Rio Grande do Sul, 2005. v. 49. p. 42s.
-
FARIAS, E. R. ; STEIN, Airton . Egressos de um programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade do Sul do Brasil. In: 6º Congresso de Medicina Familiar -reg Conesul CIMF/WONCA/ 6º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, 2004, Rio de Janeiro. Anais do 6º Congresso de Medicina Familiar -reg Conesul CIMF/WONCA/ 6º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, 2004. p. 153-153.
-
FARIAS, E. R. ; FONTANA, B. ; MARRONE, L. C. . Assistência Famacêutica para o portador de diabetes melito em Canoas, 2004. In: 21º Congresso AMRIGS, 2004, Porto Alegre. Anais do 21º Congresso AMRIGS, 2004. p. 14s-14s.
-
FARIAS, E. R. ; SWAROWSKY, C. ; NUDELMANN, L. M. ; CELLI, M. ; BUSIN, T. . A Mortalidade Infantil na cidade de Canoas, 1979-2000. In: 21º Congresso Amrigs, 2004, Porto Alegre. Anais do 21º Congresso Amrigs, 2004. p. 58s-58s.
-
FARIAS, E. R. ; SIEGLE, A. L. ; CANCIAN, L. . O Cancer de colo uterino na cidade de porto alegre. In: XVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2004, Porto Alegre. Anais do XVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2004.
-
FARIAS, E. R. ; DRAGO, C. ; PETRACO, Rafaella ; ATHAYDE, R. . Fatores relacionado ao baixo peso ao nascer na cidade de São Leopoldo, 1996-2000. In: XVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2004, Porto Alegre. Anais do XVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2004.
-
FARIAS, E. R. ; STEIN, Airton ; HOFFMANN, E. J. . Os egressos da resiência de Medicina de Família e Comunidade do Murialdo. In: VI Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, 2004, Belo Horizonte. anais do VI Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, 2004.
-
FARIAS, E. R. ; STEIN, Airton . Graduated of family doctors the Murialdo medical residency programe: where are they and what are they doing. In: Wonca World Conference Orlando 2004, 2004, Orlando. Wonca 2004 Abstract Book, 2004.
-
TIETZMANN, M. R. ; SANDRI, A. ; KRAUSE, A. B. ; KAMMSETZER, C. S. ; NASCIMENTO, I. M. ; FORMIGA, L. T. ; CEOLIN, M. Z. ; COLLE, M. B. ; FARIAS, E. R. . As territorialidades e as diferentes formas de organização de duas áreas de vulnerabilidade social na periferia de Porto Alegre. 2004. In: Seminário Nacional sobre Múltiplas Territorialidades, 2004, Canoas. anais do Seminário Nacional sobre Múltiplas Territorialidades, 2004.
-
Nienov, A.T. ; TATIM, K. M. S ; FARIAS, E. R. . O processo de territorialização na formação do profissional de saúde. In: Seminário Nacional sobre Múltiplas Territorialidades, 2004, Canoas. Anais do Seminário Nacional sobre Múltiplas Territorialidades, 2004.
-
FARIAS, E. R. ; FERNANDES, Heloisa ; VIEIRA, Fernanda ; SILVA, Marcelo . A Participação em Saúde em Porto Alegre: a organização de um Conselho Local e Municipal de Saúde. In: 20º Congresso AMRIGS, 2003, Porto Alegre. Revista da AMRIGS suplemento 20º Congresso AMRIGS, 2003. v. out. p. 39-39.
-
FARIAS, E. R. ; IMOTO, M ; TAUGEN, F ; BOLDO, R ; GOI, e ; BONFANTE, F . Característica do Aleitamento Materno em Grupo de Mulheres que participaram de uma feira de saúde em um escola de Canoas-RS. In: 20º Congresso AMRIGS, 2003, Porto Alegre. Anais do 20º Congresso AMRIGS, 2003. p. 39-39.
-
FARIAS, E. R. ; AERTS, Denise ; FAJARDO, Sirlei ; BRUM, L. ; PICCOLI, L. ; RIBEIRO, T. ; SOUZA, A. C. ; SANTANA, A. ; SILVA, S. . Avaliação da qualidade do sistema de informação sobre mortalidade ? SIM.. In: 7º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasília. Anais do 7º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003. v. 8. p. 176-176.
-
FARIAS, E. R. ; SANTANA, A. ; AERTS, Denise ; FAJARDO, Sirlei ; MARTINS, M. ; BOABAID, F. ; MICHEL, M. ; FLOR, S. ; HOMRICH, C. . Efetividade das visitas domiciliares na qualificação da causa básica de óbitos com causas mal definidas. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasília. Anais do VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003. v. 8. p. 168-168.
-
FARIAS, E. R. ; FAJARDO, Sirlei ; AERTS, Denise ; SCHMIDT, Soraia . Mortalidade Materna em Porto Alegre, RS, 1996-2000. In: V Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2002, Curitiba. Revista Brasileira de Epidemiologia, 2002. v. supl. p. 57-57.
-
SANTANNA, I. ; KERKHOF, C. ; ROSSONI, Eloá ; MACHADO, A. ; SALGUEIRO, M. ; MACHADO, P. ; FARIAS, E. R. . Perfil das Gestantes do grupo de Gestantes em Uma Unidade Básica de Saúde. In: V Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2002, Curitiba. Revista Brasileira de Epidemiologia, 2002. v. supl. p. 355-355.
-
FARIAS, E. R. ; CARIRI, Rodrigo ; FRANCISCHELLI, Leila . Cenários de Ensino-Aprendizagem em Atenção Básica do Centro de Saúde Escola Murialdo. In: V Congresso Gaúcho de Educação Médica, 2002, Porto Alegre, 2002.
-
FARIAS, E. R. ; NADER, Silvana . Cenários na Comunidade: o mês na Medicina de Família e Comunidade. In: V Congresso Gaúcho de Educação Médica, 2002, Porto Alegre, 2002.
-
FARIAS, E. R. ; AERTS, Denise ; FAJARDO, Sirlei ; SCHMIDT, Soraia . Caminhos para elucidação da mortalidade materna em Porto Alegre, RS, 1996-2000. In: XI Congresso Sulbrasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, 2002, Porto Alegre. Anais do XI Congresso Sulbrasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, 2002. p. 39-39.
-
FARIAS, E. R. ; HARTER, Marcos ; DAVI, Carla ; DEBONI, Marcelo ; BARROS, Theudas . A participação em saúde: impressões de acadêmicos de Medicina. In: SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROPESQ/UFRGS, 2002, Porto Alegre. Livro de Resumos do SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2002. p. 636-637.
-
FARIAS, E. R. . Perfil das participantes do grupo de gestantes de uma unidade básica de saúde. In: Terceira Semana Científica e Cultural do CSEM, 2002, Porto Alegre, 2002.
-
FARIAS, E. R. ; SOUZA, Fabio . Mortalidade Infantil na Cidade de Canoas: uma investigação através dos sistemas de informação. In: Terceira Semana Científica e Cultural do CSEM, 2002, Porto Alegre, 2002.
-
AGUIAR, Cristina ; FARIAS, E. R. ; TIETZMANN, Daniela . Grupos de Vigilância Nutricional a Caminho da Economia Solidária. In: III Conferência Regional Latino-Americana de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde,, 2002, São Paulo. anais da III Conferência Regional Latino-Americana de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde,, 2002.
-
FARIAS, E. R. ; ROSSONI, Eloá . O centro de saúde Escola Murialdo e a territorialização cuidar, manter e vigiar em saúde: capacitando profissionais. In: II SEMINÁRIO SOBRE EDUCAÇÃO E SAÚDE NO CONTEXTO DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: seus sujeitos, espaços e abordagens, 2002, Brasília, 2002.
-
FARIAS, E. R. . O mecanismo de Referência de Pacientes Cirúrgicos e a Central de Marcação de Consultas de Porto Alegre. In: V Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e III Encontro Paranaense de Saúde da Família, 2001, Curitiba. Anais do V Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e III Encontro Paranaense de Saúde da Família, 2001. p. 13-13.
-
FARIAS, E. R. . Práticas de Atenção à Saúde: Reflexões de acadêmicos de Medicina. In: V Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e III Encontro Paranaense de Saúde da Família, 2001, Curitiba. Anais do V Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e III Encontro Paranaense de Saúde da Família, 2001. p. 13-13.
-
FARIAS, E. R. . Mortalidade em crianças de 05 a 09 anos,Porto Alegre1988-2000. In: V Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e III Encontro Paranaense de Saúde da Família, 2001, Curitiba. Anais doV Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e III Encontro Paranaense de Saúde da Família, 2001.
-
FARIAS, E. R. . Anticoncepção da Unidade Básica de Saúde União, Canoas, 2001. In: V Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e III Encontro Paranaense de Saúde da Família, 2001, Curitiba. Anais do V Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e III Encontro Paranaense de Saúde da Família, 2001. p. 12-12.
-
FARIAS, E. R. . O Estado Nutricional de Crianças de Seis a Onze anos acompanhadas no Posto União, Canoas-RS. In: V Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e III Encontro Paranaense de Saúde da Família, 2001, Curitiba. Anasis do V Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e III Encontro Paranaense de Saúde da Família, 2001. p. 11-12.
-
FARIAS, E. R. . Gestantes em Acompanhamento por Acadêmicos de Medicina em Unidade Básica de Saúde. In: V Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e III Encontro Paranaense de Saúde da Família, 2001, Curitiba. Anais do V Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e III Encontro Paranaense de Saúde da Família, 2001. p. 12-12.
-
FARIAS, E. R. . Acadêmicos de Medicina e Atenção Primária. In: V Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e III Encontro Paranaense de Saúde da Família, 2001, Curitiba. Anais do V Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e III Encontro Paranaense de Saúde da Família, 2001. p. 12-12.
-
FARIAS, E. R. . Observação da UBS-5 do Centro de Saúde Escola Murialdo. In: V Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e III Encontro Paranaense de Saúde da Família, 2001, Curitiba. Anasis do V Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e III Encontro Paranaense de Saúde da Família, 2001. p. 13-13.
-
FARIAS, E. R. ; WAINBERG, Victor ; MIRANDA, Luiz ; SOUZA, Luiz . Avaliação de um Serviço de saúde por Estudantes de Medicina. In: 8º Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no Mercosul / 21ª Semana Científica do HCPA, 2001, Porto Alegre, 2001.
-
FARIAS, E. R. ; ROSSONI, Eloá . O Processo Ensino-aprendizagem da Residência Integrada em Saúde: Atenção Básica em Saúde. In: Seminário sobre Educação e Saúde no Contexto da Promoção da Saúde: seus sujeitos, espaços e abordagens, 2001, Brasília. Anais do Seminário sobre Educação e Saúde no Contexto da Promoção da Saúde: seus sujeitos, espaços e abordagens, 2001.
-
LISBOA, B. ; Alves M ; FARIAS, E. R. . Práticas de Atenção a Saúde: reflexões de acadêmicos de Medicina. In: Congresso Brasileiro de Medicina de Familia e Comunidade, 2001, Curitiba. Anais do 5º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, 2001. p. 13-13.
-
Rocha F. ; FARIAS, E. R. . Mortalidade em crianças de 5 a 9 anos, Porto Alegre, 1988-2000. In: Congresso Brasileiro de Medicina de Familia e Comunidade, 2001, Curitiba. Anais do 5º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, 2001. p. 11-11.
-
DAVI, Carla ; HARTER, Marcos ; DEBONI, Marcelo ; BARROS, Theudas ; BITENCOURT, F. ; FARIAS, E. R. . A participação em Saúde: impressões de acadêmicos de Medicina. In: CENTRO DE CONEÇÕS, 2001, Curitiba. 5º Congresso Brasileiro de MFC, 2001.
-
ROSSONI, Eloá ; FARIAS, E. R. ; SILVA, Clécio Homrich da . A Residencia Integrada em Saude Coletiva Centro de Saude Escola Murialdo. In: 13 Congresso Odontologico rio-grandense , Forum de saude bucal coletiva, 1 jornada de protese laboratorial II encontro de universitarios do cone sul, 2000, Porto Alegre, 2000.
-
FARIAS, E. R. ; KARNOPP, T. ; MENEGHEL, S. ; SMANIOTTO, A. ; NEETZOW, A. ; ALVES, C. ; FREITAS, A. ; REIMANN, D. ; MORETTO, C. ; BARONI, G. ; KREBS NETO, F. ; ZEREU, M. ; BROUWERS, K. ; GENEHR, M. ; SILVA, M. ; PINTO, M. E. ; MANENTE, M. ; DAHLEN, N. ; MOTTA, P. ; LIMA, R. ; et.al . Perfil da Mortalidade nas Areas de Abrangencia das Unidades Basicas de Saude do Centro de Saude Murialdo, Porto Alegre, 1994.. In: 17 Congresso da Associacao Medica do Rio Grande do Sul, 2000, Santa Maria, 2000.
-
FARIAS, E. R. ; LIVI, K. L. ; AERTS, Denise . Gestacao na adolescencia - o perfil das maes extremamente jovens em Porto Alegre. In: VI Congresso Internacional sobre Adolescência, 2000, Canoas. anais do VI Congresso Internacional de Adolescência, 2000.
-
FARIAS, E. R. ; STEIN, Airton . Estagio Curricular em Medicina Familiar e Comunitaria. In: 1 Mostra Nacional de Producao em Saude da Familia, 1999, Brasilia. Anais da 1 Mostra Nacional de Producao em Saude da Familia, 1999.
-
FARIAS, E. R. ; ROSSONI, Eloá ; HAGEMANN, K. F. ; LUIZ, E. ; PIVATTO, F. ; PINTO, M. E. ; SOUZA, C. P. A. . Interiorizacãoo do terceiro-ano da Residência médica em medicina Geral Comunitária. In: 1 Mostra Nacional de Produãoo em Saúde da Família, 1999, Brasilia. Anais da 1 Mostra Nacional de Producao em Saude da Familia, 1999.
-
FARIAS, E. R. ; ROSSONI, Eloá . Residência Integrada em Saúde Coletiva. In: 1 Mostra Nacional de Producao em Saude da Familia, 1999, Brasilia. Anais da 1 Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família, 1999.
-
FARIAS, E. R. ; HEINE, M. ; NADER, P. . A Introdução na Saúde Pública e Coletiva - uma expêriencia e tanto. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Educacao Medica e IX Forum nacional de Avaliacao do Ensino Medico, 1999, Brasilia, 1999.
-
FARIAS, E. R. . A Experiencia do Polo de capacitacao do Rio Grande do Sul. In: 2 Simposio Internacional de Clinica Medica, 1998, Porto Alegre. Anais do 2 Simposio Internacional de Clinica Medica, 1998.
-
FARIAS, E. R. ; KESTING, D. ; RATHKE, C. ; CRISTINI, D. ; BLANCO, L. F. ; MACHADO, F. G. . Medicina Comunitaria; Atividade preventivas e qualidade de vida. In: 2 Simposio Internacional de Clinica Medica, 1998, Porto Alegre. Anais do 2 Simposio Internacional de Clinica Medica, 1998.
-
FARIAS, E. R. ; CECHELLA, M. S. ; ZAMBON, J. ; MORENO, M. . Citologia Aspirativa no Seguimento de Mulheres com Câncer de Mama Tratado. Análise de 110 casos. In: Citologia Duodecimo Congresso Argentino, 1996, Buenos Aires. Sociedade Argentina de Citologia, 1996. v. 1. p. 22-22.
-
FARIAS, E. R. ; CECHELLA, M. S. . Puncao aspirativa com agulha fina no diagnostico dos nodulos tireoideanos. In: II Jornada de Pesquisa da UFSM, 1992, Santa Maria. Anais da II Jornada de Pesquisa da UFSM, 1991.
-
FARIAS, E. R. ; FARIAS, A. P. T. ; HERTZ, E. ; NUNES, J. C. . Esclerodermia na Infancia: relato de um caso. In: II JOrnada de Pesquisa da UFSM, 1992, Santa Maria. Anais da II Jornada de Pesquisa da UFSM, 1992.
-
FARIAS, E. R. ; FARIAS, A. P. T. ; DREBES, J. A. ; BELTRAME, P. A. . Histerectomia: um estudo epidemiologico. In: II Jornada de Pesquisa da UFSM, 1992, Santa Maria. Anais da II Jornada de Pesquisa da UFSM, 1992.
-
FARIAS, E. R. ; FARIAS, A. P. T. ; DREBES, J. A. ; BELTRAME, P. A. . Histerectomia: analise de indicacoes. In: II Jornada de Pesquisa da UFSM, 1992, Santa Maria. Anais da II Jornada de Pesquisa da UFSM, 1992.
-
FARIAS, E. R. ; FARIAS, A. P. T. ; DREBES, J. A. ; BELTRAME, P. A. . Estudo sobre a realizacao de curetagem previa a histerectomia. In: II Jornada de Pesquisa da UFSM, 1992, Santa Maria, 1992.
-
FARIAS, E. R. ; FARIAS, A. P. T. ; DREBES, J. A. ; MORAES, E. N. . Ocorrencia de desaceleracoes tardias e variaveis da frequencia cardiaca fetal durante a gestacao: analise de 1763 registros. In: II Jornada de Pesquisa da UFSM, 1992, Santa Maria, 1992.
-
FARIAS, E. R. ; CECHELLA, M. S. . Puncao aspirativa com agulha fina no cancer mamario: o papel do puncionador. In: I Jornada de Pesquisa da UFSM, 1991, Santa Maria. Anais da I Jornada de Pesquisa da UFSM, 1991.
-
FARIAS, E. R. ; CECHELLA, M. S. . Diagnostico de tireoidite linfocitaria cronica por puncao aspirativa com agulha fina: estudo de 34 casos. In: I Jornada de Pesquisa da UFSM, 1991, Santa Maria. Anais da I Jornada de Pesquisa da UFSM, 1991.
-
FARIAS, E. R. ; CECHELLA, M. S. . Puncao aspirativa de tireoide com agulha fina: analide de 403 casos. In: I Jornada de Pesquisa da UFSM, 1991, Santa Maria. Anais da I Jornada de Pesquisa da UFSM, 1991.
-
FARIAS, E. R. ; CECHELLA, M. S. ; ALVAREZ, G. . Frequencia de tireoidectomia antes e apos o uso da puncao aspirativa com agulha fina em nodulos tireoideanos. In: I Encontro Internacional de Saude, 1991, Santa Maria. Anais do I Encontro Internacional de Saude, 1992.
-
FARIAS, E. R. . more family physicians in Brazil. The Annals of Family Medicine , Estados Unidos, 2005.
-
FARIAS, E. R. ; TAUGEN, F ; IMOTO, M. ; BOLDO, R. . Identificação das dificuldades no aleitamento materno: estratégias de prevenção.. Arquivos Catarinenses de Medicina , Florianópolis, v. 34, p. 36-36, 2005.
-
FARIAS, E. R. ; TAUGEN, F ; IMOTO, M. ; BOLDO, R. . O papel do médico ginecologista na orientação do aleitamento materno.. Arquivos Catarinenses de Medicina , Florianópolis, v. 34, p. 40-40, 2005.
-
FARIAS, E. R. ; Taugen F ; IMOTO, M. ; BOLDO, R. . Motivos de consulta em pacientes atendidas no ambulatório de ginecologia do posto de saúde da vila união - Canoas/RS. Arquivos Catarinenses de Medicina , Florianópolis, v. 34, p. 75-75, 2005.
-
FARIAS, E. R. ; NONNENMACHER, B. ; Taugen F ; CANCIAN, F. ; IMOTO, M. ; BOLDO, R. . Sexualidade na adolescência: uma abordagem ginecológica. Arquivos Catarinenses de Medicina , Florianópolis, v. 34, p. 86-86, 2005.
-
FARIAS, E. R. ; FARIAS, A. P. T. . A situação do acompanhamento dos diabéticos nas equipes de saúde da família no Rio Grande do Sul. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia , São Paulo, v. 49, p. s962-s962, 2005.
-
FARIAS, E. R. . Nurses and Doctors in Brazil. BMJ , Inglaterra, 2004.
-
FARIAS, E. R. ; SANTANA, A. ; SOUZA, A. C. ; FAJARDO, Sirlei ; RANGEL, O. ; SILVA, S. ; PICCOLI, L. ; BRUM, L. ; RIBEIRO, T. ; AERTS, Denise . Avaliação da qualidade do sistema de informações sobre mortalidade-SIM. Ciência & Saúde Coletiva , Rio de Janeiro, v. 8, n.2, p. 855-855, 2003.
-
FARIAS, E. R. ; AERTS, Denise ; SANTANA, A. ; FAJARDO, Sirlei ; MARTINS, M. ; BOABAID, F. ; MICHEL, M. ; FLOR, S. ; HOMRICH, C. . Efetividade das visitas domiciliares na qualificação da causa básica de óbitos com causas mal definidas. Ciência & Saúde Coletiva , Rio de Janeiro, v. 8, n.1, p. 168-168, 2003.
-
FARIAS, E. R. ; STEIN, Airton . Medicina de família e comunidade:"O querer ser e o atuar em".. Ciência & Saúde Coletiva , Rio de Janeiro, v. 8, n.1, p. 372, 2003.
-
FARIAS, E. R. ; AERTS, Denise ; SCHMIDT, Soraia ; FAJARDO, Sirlei . Mortalidade materna em Porto Alegre, RS, 1996-2000. Revista brasileira de epidemiologia , São Paulo, p. 57-57, 2002.
-
FARIAS, E. R. ; ROSSONI, Eloá . O Processo Ensino-aprendizagem da Residência Integrada em Saúde: Atenção Básica em Saúde Coletiva. Boletim da saúde , Porto Alegre, v. 16, n.1, p. 175-175, 2002.
-
FARIAS, E. R. ; SILVA, Patrícia ; SOUZA, Djalmo ; VENDRÚSCULO, Juçara ; GOMES, Angela das Chagas ; DAVILA, Consuelo Lobo ; KERBER, Ariadne . A cobertura e alguns indicadores selecionados da estratégia saúde da família no RS, 2005. Boletim da Saúde , 2006.
-
FARIAS, Elson R. . Dia Mundial da Saúde: Saúde para Todos nos 75 anos da OMS. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIAS, Elson R. ; FALCETTA, J. E. . Monitoria em Medicina de Família e Comunidade durante e após pandemia: Um Relato de Caso. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FARIAS, Elson R. ; SIGNORI, G. M. . Monitoria em Medicina de Família e Comunidade: relato de experiência da utilização de portfólio autorreflexivo. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FARIAS, Elson R. ; UMPIERRE, R. N. . TECNOLOGIAS CRIADAS/PRODUZIDAS PELA SES/RS NA ERA DA PANDEMIA COVID 19. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIAS, E. R. ; SCHEIN, A. ; GALVAO, B. A. P. ; MORGAN, B. ; CIECHOWICZ JUNIOR, E. ; ISAIAS, F. ; SILVA, G. M. ; KUSSLER, K. ; MULINARI, M. C. ; SCHENKEL, M. . Política de Saúde Informada por Evidência: A Experiência da SES/RS no Enfrentamento à Judicialização em Saúde na Oxigenioterapia Hiperbárica. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BASSANI, B. F. B. ; SCHUSTER, A. L. ; FARIAS, E. R. . CASOS IDENTIFICADOS DE TUBERCULOSE NO RIO GRANDE DO SUL EM UMA DÉCADA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SCHUSTER, A. L. ; BASSANI, B. F. B. ; FARIAS, E. R. . EPIDEMIOLOGIA DAS INTERNAÇÕES POR NEOPLASIAS MALIGNAS DE VIAS AÉREAS INFERIORES NA ÚLTIMA DÉCADA NO BRASIL. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SPOHR, A. G. ; GUIMARAES, A. A. T. ; FARIAS, C. O. ; SILVEIRA, L. O. ; FARIAS, E. R. . INTOXICAÇÃO EXÓGENA E SUICÍDIO EM TEMPOS DE COVID, NO BRASIL, 2019-2020. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SPOHR, A. G. ; GUIMARAES, A. A. T. ; FARIAS, C. O. ; SILVEIRA, L. O. ; FARIAS, E. R. . GESTÃO DE GASTOS POR INTERNAÇÃO PELO SARS-COV-2, NO BRASIL, NOS DOIS SEMESTRES DE 2020. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VIEIRA, V. L. M. ; GRISON, M. P. ; ANGONESE, I. C. ; FARIAS, E. R. . A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO DE UMA CRIANÇA COM TRANSTORNO DE AUTISMO EM VISITAS DOMICILIARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COPPETTI, L. E. ; DALLAGO, L. C. P. ; MOURA, L. M. A. ; FARIAS, E. R. . A INFLUÊNCIA PARENTAL NA ALIMENTAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARQUES, R. S. ; ELY, C. S. ; RUBIN, L. C. ; FARIAS, E. R. . ACOMPANHAMENTO EM VISITAS DOMICILIARES DE UMA CRIANÇA CUJA MÃE POSSUI TRANSTORNOS PSICOLÓGICOS. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FONTANA, V. C. ; LOEFFLER, C. R. ; JOSENDE, J. F. ; FARIAS, E. R. . ACOMPANHAMENTO EM VISITAS DOMICILIARES POR ESTUDANTES DE MEDICINA DE UMA CRIANÇA COM DOENÇA CONGÊNITA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COPETTI, A. S. ; DUARTE, M. N. ; GUERRA, V. R. ; FARIAS, E. R. . VISITA DOMICILIAR NA FORMAÇÃO MÉDICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SARKIS, J. S. ; NUNES, B. P. ; SANTOS, C. S. ; CUCHINSKI, K. K. ; FARIAS, E. R. . A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO PRÉ-NATAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VENTURA, J. R. ; SOCCOL, A. C. ; BERLEZI, P. D. ; FARIAS, E. R. . A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DE UMA CRIANÇA EM VISITAS DOMICILIARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SIGNORI, G. M. ; FARIAS, E. R. . PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE ÓBITOS DECORRENTES DE TUBERCULOSE PULMONAR NA POPULAÇÃO INDÍGENA DE 2015 A 2019. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
NUNES NETO, P. A. ; FARIAS, E. R. . CARACTERÍSTICAS DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE NO RIO GRANDE DO SUL, EGRESSOS DE 2009-2021. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
DALLAGO, L. C. P. ; SILVA, B. B. ; COSNER, L. C. ; SIMINOVICH, P. L. ; FARIAS, E. R. . DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS E FORMAÇÃO NOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA EM PSIQUIATRIA NO RIO GRANDE DO SUL, 2010-2021. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GRACA, P. D. S. Q. ; BERTOLIN, E. C. ; HINING, A. R. M. ; FARIAS, E. R. ; FARIAS, A. P. T. . A INFECÇÃO PELO SARS-CoV-2 E O DIABETES MELLITUS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GUIMARAES, A. A. T. ; SPOHR, A. G. ; SILVEIRA, L. O. ; FARIAS, E. R. . ANÁLISE DESCRITIVA DA PREVALÊNCIA DE TUBERCULOSE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 2015 A 2019 NO BRASIL. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SPOHR, A. G. ; GUIMARAES, A. A. T. ; SILVEIRA, L. O. ; FARIAS, C. O. ; FARIAS, E. R. . CARACTERIZAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DE VIOLÊNCIA SEXUAL E FÍSICA EM CRIANÇAS DE 0-14 ANOS, NO BRASIL, NO PERÍODO DE 2010 A 2018. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHAVES, J. S. I. ; LOPES, A. L. M. ; SCHELLE, A. P. R. ; KIELING, L. M. ; RITTERBUSCH, I. S. ; FARIAS, E. R. . Probióticos como Tratamento Adjuvante no Linfoma MALT Gástrico. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SCHUSTER, A. L. ; BASSANI, B. F. B. ; STRAUSS, B. ; GRIPA, V. C. ; LAGO, N. A. W. ; FARIAS, E. R. . Doença Celíaca e suas Manifestaçoes Hematológicas: uma revisão narrativa. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SCHUSTER, A. L. ; BASSANI, B. F. B. ; GRIPA, V. C. ; LAGO, N. A. W. ; STRAUSS, B. ; FARIAS, E. R. . Análise das Internações Brasileiras por Linfomas não-Hodgkin 2010-2019. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BASSANI, B. F. B. ; SCHUSTER, A. L. ; LAGO, N. A. W. ; STRAUSS, B. ; GRIPA, V. C. ; FARIAS, E. R. . Custo Médio de Internações por Linfoma de Hodgkin no Brasil na Última Década. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FARIAS, E. R. ; SOARES, T. S. ; JOVIGELEVICIUS, E. ; COPETTI, A. S. ; DUARTE, M. N. ; SARKIS, J. S. . AS CARACTERÍSTICAS DAS QUESTÕES DE EXAME DE SELEÇÃO DE ACESSO DIRETO A PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA NO RS, 2018-2020. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARIAS, E. R. ; GIORDANI, J. S. . Como fazer extensão: o preparo das universidades e dos estudantes. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GUERRA, V. R. ; ROEHRS, F. ; FARIAS, E. R. . PARTOS DURANTE A PANDEMIA: DEPRECAUÇÕES À INCERTEZAS.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COPETTI, A. S. ; SARKIS, J. S. ; JOVIGELEVICIUS, E. ; DUARTE, M. N. ; SOARES, T. S. ; FARIAS, E. R. . EXAME DE SELEÇÃO PARA RESIDÊNCIA MÉDICA: CARACTERÍSTICAS DE QUESTÕES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, RS, 2018-2020 . 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, B. B. ; GUGLIELMI, V. S. ; REDMANN, L. H. S. ; OLIVEIRA, R. O. C. ; BUSIN, I. M. ; PAGLIOLI, V. B. A. ; TOFFOLI, L. ; ROEHRIG, J. B. ; BERNICH, N. R. ; FARIAS, E. R. . INTERNAÇÕES NO SUS POR PNEUMONIA EMCRIANÇAS E ADOLESCENTES, BRASIL, 2010A 2020 . 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SIGNORI, G. M. ; FARIAS, E. R. . ÓBITOS DECORRENTES DE SÍFILIS CONGÊNITA EMMENORES DE UM ANO NO BRASIL DE 2014 A 2018. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARIAS, E. R. ; FORERO, S. M. E. ; DIAZ-PERERA, .. G. ; HERRANZ, C. . DESAFÍOS Y EVIDENCIAS DE LA ATENCIÓN PRIMARIA DE SALUD CONTRA EL COVID 19 - SARS-COV-2: GESTIÓN, PREVENCIÓN Y LIDERAZGO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FARIAS, E. R. ; STEIN, Airton ; SANTOS, C. L. . O Sistema Único de Saúde. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BASSANI, B. F. B. ; SCHUSTER, A. L. ; Farias, E.R. . INTERNAÇÕES POR CÂNCER DE PRÓSTATA NO RIO GRANDE DO SUL 2010 ? 2019. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SCHUSTER, A. L. ; BASSANI, B. F. B. ; LIMA, J. H. C. ; CHAVES, J. S. I. ; BURKLE, G. D. ; VALIATI, R. B. ; Farias, E.R. . PANORAMA DAS LEUCEMIAS NO RIO GRANDE DO SUL DE 2010 A 2019. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SCHUSTER, A. L. ; BASSANI, B. F. B. ; CHAVES, J. S. I. ; BURKLE, G. D. ; CARVALHO, M. ; VALIATI, R. B. ; Farias, E.R. . PRINCIPAIS MANIFESTAÇÕES CARDIOVASCULARES DO LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHAVES, J. S. I. ; Farias, E.R. . A COVID-19 E SUAS ALTERAÇÕES HEMATOLÓGICAS. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARIAS, E. R. . O Desafio da Medicina de Família e Comunidade nos próximos 10 anos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIAS, E. R. . Saúde, Farroupilha no século XXI. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIAS, E. R. ; FROTA, A. S. ; TARGA, L. V. . O financiamento do SUS e APS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIAS, Elson R. . O Sistema Único de Saúde. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIAS, E. R. . Estratégia de Saúde da Família e Articulação Ensino-Serviço. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIAS, E. R. . Health education in the global health. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIAS, E. R. . A atuação multiprofissional na formação em saúde. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIAS, E. R. . Como construir uma agenda de produção tecnológica para atender necessidades do SUS?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FARIAS, E. R. ; IKEDA, M. L. ; NUNES, D. S. L. ; GIBK, C. K. S. ; SCHERER, J. N. ; DIOGO, L. P. . Gerando Responsabilidade Social e Integrando o Currículo pela Problematização. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATTE, L. B. ; FARIAS, E. R. ; IKEDA, M. L. ; GIBK, C. K. S. ; BARCELLOS, N. T. . Involvement in Medical Training. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARIAS, E. R. . Um breve histórico da educação médica mundial. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FARIAS, Elson R. . O papel da Atenção Primária à Saúde na contrução dos planos municipais de saúde do SUS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIAS, Elson R. ; GONCALVES, M. ; POLANCZYK, C. A. ; ISOLAN, G. R. ; MULINARI, R. ; HARZHEIM, E. . Telessaúde e outros mecanismos tecnológicos de modernização e qualificação do acesso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIAS, Elson R. . Sífilis - o retorno. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIAS, Elson R. . A organização dos serviços de saúde na perspectiva dos planos municipais de saúde. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIAS, Elson R. ; COLLODA, R. G. P. . O SUS e a construção dos planos dos planos municipais de saúde - o papel da atenção primária à saúde. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIAS, Elson R. . Desafios para o Fortalecimento da Atenção Básica, da Saúde da Mulher e da Vigilância em Saúde. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIAS, E. R. . SUS de Qualidade na Garantia da Integralidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIAS, Elson R. ; TRENTIN, C. ; CECHINE, C. . Tuberculose e a Atenção Primária à saúde em idosos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIAS, Elson R. ; HOEPFNER, H. ; MORO, C. . Gerenciamento do Cuidado. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, T. H. ; BATISTA, C. S. T. ; FITZ, M. R. M. S. ; SILVESTRE, M. G. P. ; SORTICA, A. C. ; FARIAS, E. R. . A sífilis em gestante no estado do Rio Grande do Sul: um estudo epidemiológico e proposições de ações para o seu enfrentamento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARIAS, E. R. . O trabalho em saúde, na perspectiva da saúde pública. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FARIAS, E. R. . O papel da Atenção Básica no SUS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIAS, E. R. ; BRANCHER, L. ; PENIDO, E. ; PASSOS, L. . Práticas Integrativas e Justiça Restaurativa - Onde a Paz e a Saúde se Encontram. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FARIAS, E. R. ; FERNANDES, M. ; ROHDEN, C. ; AMORETTI, R. . Desenvolvimento e Sustentabilidade: Tradução do conhecimento, a partir das pesquisas sobre Saude Planetária, nos Serviços de Saúde. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FARIAS, Elson R. . Oficina 4 ? Programas essenciais para a Atenção Básica: PMAQ e Mais Médicos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARIAS, Elson R. ; COSTA, J. C. . O exercício da Medicina na Saúde Pública. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIAS, Elson R. . O trabalho interprofissional em saúde: a perspectiva transdisciplinar no cuidado em saúde. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FARIAS, Elson R. . sao pedro sesrs. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIAS, E. R. ; BARBIANI, R. ; HOLZ, L. M. . O SUS na perspectiva das Redes de Atenção à Saúde: a experiência do Estado do Rio Grande do Sul. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIAS, E. R. . Os Grandes desafios da Atenção Básica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIAS, E. R. ; CASTRO, I. R. R. ; MANCUSO, A. M. C. ; SANTOS, L. A. S. . COMO CORRESPONSABILIZAR OS DIVERSOS ATORES NA CONSTRUÇÃO DE UMA AGENDA COMUM NA FORMAÇÃO PARA A SAÚDE?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIAS, Elson R. . As políticas de promoção da saúde como base do sistema público de saúde. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIAS, Elson R. . As políticas de promoção da saúde como base do sistema público de saúde. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIAS, Elson R. ; MAGALHAES, J. A. ; ZARANTE, I. ; PEREIRA JUNIOR, J. P. . Experiencia nacional e Internacional da zika congênita. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FARIAS, Elson R. ; SOUZA, M. L. S. . A Atenção Básica em Saúde e a atuação do Ministério Público do RS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIAS, Elson R. ; SOUZA, M. L. S. . Atenção Básica à Saúde na 1, 2 e 18 CRS no RS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIAS, E. R. . Perícia Médica Psiquiátrica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIAS, Elson R. . Workshop Saúde ocupacional na prática do MFC. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARIAS, E. R. . Nexo Técnico Epidemiológico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIAS, E. R. . NR 36: avaços e estratégias para a sua implementação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARIAS, Elson R. . Atestado Eletrônico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FARIAS, Elson R. . Situação atual dos Benefícios do INSS no RS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FARIAS, Elson R. . Recurso e Contestação Eletrônica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FARIAS, E. R. . Saúde do Trabalhador: preenchimento da CAT (comunicação de acidente do trabalho), nexo causal, atestado admissional. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIAS, E. R. . Residência Integrada em Saúde. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIAS, E. R. . Mesa redonda - Residência em serviço social nas diversas instituições. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ROSSONI, Eloá ; Pinto-Sobrinho, L.C. ; OLIVEIRA, D. ; FARIAS, E. R. ; DIAS, M.T.G. ; AZZI, L. . Integração Ensino-Serviço para Qualificação da Residência Integrada em Saúde: desafios para gestão. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARIAS, E. R. . A PNH como ferramenta na formação dos profissionais da saúde e na educação permanente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIAS, Elson R. . Cordenador de Mini curso - A utilização da estratégia de problematização como eixo central do processo de ensino-aprendizagem em cursos de pós graduação em saúde da família. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIAS, E. R. . Coordenador de Mini curso: problemas comuns em ortopedia em APS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARIAS, E. R. ; CANTISANI,, C. E. ; JOVCHELEVICH, M. ; MANFREDINI, D . Supervisão e Internconsulta em Programa de Residência Integrada em Saúde. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROSSONI, Eloá ; MACIEL, A. ; RUAS, A. ; AMORIM, C. ; FARIAS, E. R. . O Terceiro-ano da Residência Integrada em Saúde em Atenção Básica com ênfase em Saúde Indígena. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ROSSONI, Eloá ; FARIAS, E. R. ; DIAS, M.T.G. . Os Programas de Terceiro-ano da Residência Integrada Saúde na Perspectiva da Gestão e Diversidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIAS, E. R. ; NUDELMANN, Carmem ; Halpern, R ; Pires MC ; Pedrini, M ; SPANGNOLI, R. . O desenvolvimento da personalidade e a Medicina de Família e Comunidade - experiências na graduação médica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ROSSONI, Eloá ; RUAS, A. ; AMORIM, C. ; FARIAS, E. R. ; CANABARRO, L. B. ; MARCONDES, J. ; RAMINSON, M. D. ; DIAS, M.T.G. ; FAMER, S. ; FERREIRA, A. M. ; FUCHS, C. ; VAZ, C. ; SILVA, Z. . O terceiro-ano da RIS: atenção básica com ênfase em saúde indígena. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FARIAS, A. P. T. ; FARIAS, E. R. ; FONTANIVE, P. ; MEDINA, C. . A situação do acompanhamento dos diabéticos pelas equipes da Estratégia Saúde da. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FARIAS, A. P. T. ; FARIAS, E. R. . Atenção ao Diabético na Estratégia Saúde da Família: perspectivas de atuação da atenção primária à saúde no RS, 2005.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARIAS, E. R. ; SOUZA, Djalmo . Internações por Condições Sensíveis a Atenção Primária à Saúde, 2004, RS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FARIAS, E. R. ; STEIN, Airton ; HOFFMANN, E. J. . O Egresso da Residência de Medicina de Família e Comunidade e sua atuação em Saúde Coletiva. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARIAS, E. R. ; GRACIOLLI, C. ; VELOSO, J. C. . Estudo das referências de uma unidade de saúde da família em cidade do Rio Grande do Sul. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FARIAS, E. R. ; RIGHI, D. . A cobertura vacinal em menores de uma nos municípios com e sem a estratégia SF, RS, 2003. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FARIAS, E. R. . As contribuições das diferentes áreas na gerontologia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIAS, E. R. . A Medicina de Família e Comunidade como especialidade Médica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FARIAS, E. R. ; STEIN, Airton . Os egressos de um programa de residência de MFC do sul do Brasil.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARIAS, E. R. . Qual a vantagem da estratégia Saúde da Família?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Nienov, A.T. ; TATIM, K. M. S ; FARIAS, E. R. . O processo de territorialização na formação do profissional de saúde. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
TIETZMANN, M. R. ; SANDRI, A. ; KRAUSE, A. B. ; KAMMSETZER, C. S. ; NASCIMENTO, I. M. ; FORMIGA, L. T. ; CEOLIN, M. Z. ; COLLE, M. B. ; CANTISANI,, C. E. ; FARIAS, E. R. . As territorialidades e as diferentes formas de organização de duas áreas de vulnerabilidade social na periferia de Porto Alegre. 2004. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIAS, E. R. . A Atenção Primária à Saúde no SUS. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIAS, E. R. . O Médico de Família e Comunidade´/ Relações Familiares e cuidadores de idosos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MACEDO, Rui Bocchino ; FARIAS, E. R. ; CONSONI, Paulo . A Mortalidade por neoplasias na população acima de 65 anos em Canoas-RS, 1996-2000. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARIAS, E. R. . Ética, saúde e religão. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Munaretti C.L. ; Caspary C. ; Sotelo R. C. C. ; FARIAS, E. R. . Acadêmicos de Medicina e a Atenção Primária. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LISBOA, B. ; Alves M ; FARIAS, E. R. . Praticas de Atenção a Saúde : reflexoes de acadêmicos de Medcina. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Chitolina C.S. ; FARIAS, E. R. . Observação da UBS-5 do Centro de Saúde Escola Murialdo. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LISBOA, B. ; Alves M ; FARIAS, E. R. . Práticas de atenção à saúde: reflexoes de acadêmicos de Medicina. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARIAS, E. R. . A territorialização por estudantes de medicina em unidade básica de saúde. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ROSSONI, Eloá ; FARIAS, E. R. ; SILVA, Clécio Homrich da . Residencia Integrada em Saude Coletiva - Centro de Saude Murialdo. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FARIAS, E. R. ; NEETZOW, A. ; SOUZA, C. P. A. ; SMANIOTTO, A. ; MORETTO, C. ; REIMANN, D. ; BITENCOURT, F. ; KREBS NETO, F. ; BARONI, G. ; BROUWERS, K. ; ZEREU, M. ; SILVA, M. ; GENEHR, M. ; PINTO, M. E. ; MANENTE, M. ; DAHLEN, N. ; MOTTA, P. ; LIMA, R. ; MENEGHEL, S. ; ANTONIAZZI, V. ; et.al . O Perfil de Mortalidade na Area de Abrangencia do Centro de Saude Murialdo, Porto Alegre, 1994.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FARIAS, E. R. ; AERTS, Denise ; LIVI, K. L. . Gestacao na adolescencia - o perfil das maes extremamente jovens em Porto Alegre. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARIAS, E. R. . Exames subsidiarios: Exame Qualitativo de Urina. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIAS, E. R. ; ROSSONI, Eloá ; HAGEMANN, K. F. . A Residência Integrada em Saúde Coletiva. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FARIAS, E. R. ; SOUZA, C. P. A. ; ROSSONI, Eloá ; SILVA, Clécio Homrich da ; PIVATTO, F. ; HAGEMANN, K. F. . A interiorização do terceiro-ano da residencia em medicina geral comunitária. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FARIAS, E. R. ; STEIN, Airton . Estagio Curricular em Medicina Familiar e Comunitária. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FARIAS, E. R. ; HEINE, M. . Introducao a Saude Publica e Coletiva - Uma experiencia e tanto. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FARIAS, E. R. . a experiência do CSMurialdo. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIAS, E. R. . Vivenciando o Programa de Saúde da Familia- PSF. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIAS, E. R. . Adolescencia em discussao. 1998. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FARIAS, E. R. ; RATHKE, C. ; KESTING, D. ; CRISTINI, D. ; MACHADO, F. G. . Medicina Comunitaria: atividades preventivas e qualidade de vida. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FARIAS, E. R. . A Experiencia do Polo de Capacitacao do Rio Grande do Sul. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOARES, J. O. ; Nienov, A.T. ; MACHADO, Rebel ; BELLINI, M. I. ; FARIAS, E. R. . Cooperação Interfederativa HIV/AIDS RS. Compartilhando êxitos. Porto Alegre, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
FARIAS, E. R. . Contexto sócio-sanitário aplicado ao planejamento do território de saúde 2009 (Material didático para curso de Desenvolvimento Gerencial da SMS-Porto Alegre).
-
SOUZA, Djalmo ; Sperotto S. D. M. ; FARIAS, E. R. . O Emprego do Sistema deInformações da Atenção Básica na SES-RS 2006 (Monografia Conclusão de Curso de Aperfeiçoamento).
-
FARIAS, E. R. ; FORTES, C. B. B. ; FRIEDRICH, J. ; LAFIN JUNIOR, S. H. . Avaliação da exposição ocupacional ao mercúrio num grupo de cirurgõoes-dentistas da unidade sede do SESC 1997 (Monografia Conclusão de Curso de especialização).
Outras produções
FARIAS, E. R. . Elaboração da prova para Obtenção de Título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade. 2005.
FARIAS, E. R. ; CABERLON, I. ; FIGUEIREDO, M. R. B. . A Distritalização na Cidade de Canoas. 1999.
SORTICA, A. C. ; CARDOZO, G. H. ; SILVA, G. L. ; AZEVEDO, M. ; LEMOS, N. A. ; FARIAS, ELSON ROMEU . Guia de Pré Natal do RS. 2018.
FARIAS, E. R. ; VENDRÚSCULO, Juçara ; SOUZA, Djalmo . Curso Introdutório ao Saúde da Família no RS. 2005.
FARIAS, E. R. . Curso de Especialização em Saúde da Família da SES/RS. 2004.
HECK, M.A. ; QUEVEDO, A. L. A. ; FARIAS, ELSON ROMEU . Manual da Residência Integrada em Saúde 2022. 2022.
FARIAS, Elson R. ; MACHADO, Rebel ; BERGMANN, C. K. ; PEDROSO, M. B. ; SILVA, C. A. ; LUNARDELLI, P. S. ; AZEVEDO, M. ; CANTO, R. B. B. ; VETTORATTO, P. ; RAYMUNDO, N. P. ; RODRIGUES, C. D. S. ; DORNELLES, J. ; RODRIGUES, C. ; SOARES, P. H. M. ; NICOLA, T. ; GOES, C. ; TYLLMANN, G. ; MOTTA, I. G. ; MULLER, G. S. ; LEMOS, N. A. ; et.al . OFICINA 2 ? TERRITÓRIO E VIGILÂNCIA EM SAÚDE - 17ª CRS. 2018.
FARIAS, Elson R. . Plano Estadual de Saúde do RS 2016-2019. 2016.
VIAL, S. R. M. ; DIAS, M.T.G. ; SILVA, L. S. E. ; CONTE, M. ; BATTESINI, M. ; SILVA, M. N. ; MENEGHEL, S. ; FARIAS, E. R. . Construção das Bases de um Curso Binacional de Especialização em Saúde Pública. 2008.
AERTS, Denise ; Laurenti, R. ; FARIAS, E. R. . Estudo da Mortalidade de Mulheres de 10 a 49 anos, com Ênfase na Mortalidade Materna. 2006.
FARIAS, E. R. . Edição especial da revista científica Boletim da Saúde. 2005.
FARIAS, E. R. . Plano Municipal de Saúde de Canoas. 2005.
FARIAS, E. R. ; CABERLON, I. ; FIGUEIREDO, M. R. B. ; GROENWALD, R. M. F. ; BAUERMANN, N. ; TESSARO, D. M. . Plano Municipal de Saúde de Canoas. 2003.
FARIAS, E. R. . Projeto Murialdo 1999-2002. 1999.
FARIAS, E. R. . Projeto de Implantacao do Programa de Residencia Integrada em Saude Coletiva na Secretaria Estadual da Saude do RS. 1999.
FARIAS, E. R. ; SENDICK, M. ; LERNEN, J. I. ; PICON, T. ; LUIZ, E. ; ACCIOLY, M. G. ; GEHNER, L. ; SELISTE SOBRINHO, R. ; CAVALHEIRO, N. N. ; NADER, E. . Projeto de Implantação do Pólo de Capacitação em Saúde da Família. 1998.
FARIAS, Elson R. . A importância do combate à dengue. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIAS, Elson R. . Cuidados com as mudanças climáticas. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIAS, E. R. . Prevenção das doenças do inverno e alergias. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIAS, ELSON ROMEU . Como doar sangue em tempos de pandemia. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIAS, E. R. . Hipertensão. 2020.
FARIAS, E. R. ; BENVEGNU, L. A. ; RIGHI, L. . Os 30 anos de SUS: história e legado do Sistema. 2020.
FARIAS, Elson R. . Exame de seleção de residência médica. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIAS, Elson R. . Situação atual da pandemia e consuta nos caos ambulatoriais para médicos. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIAS, Elson R. . Os avanços na pesquisa de uma vacina para o coronavírus. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Farias, E.R. . O programa Mais Médicos no RS. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Farias, E.R. . Programa Mais Médicos. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIAS, Elson R. . Mais Médicos no RS. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIAS, E. R. . A situação da previdência social em Porto Alegre. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIAS, ELSON ROMEU . Homenagem à Medicina de Família e Comunidade. 2007. (Programa de rádio ou TV/Outra).
FARIAS, E. R. . A questão da Adolescência. 2000. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
FARIAS, E. R. . A Saude do Trabalhador - questoes atuais. 2000. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIAS, E. R. . A situacao atual da Medicina de Familia no Rio Grande do Sul. 1999. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
FRANCO, F. ; FASSINA, V. ; ROSSI, A. P. ; NAGATA, M. L. C. ; FERRARI, G. K. ; FARIAS, ELSON ROMEU . sete dicas para manter a saúde mental durante a pandemia. 2020; Tema: saúde mental. (Site).
FARIAS, Elson R. . https://www.facebook.com/elson.farias.5. 2011; Tema: atenção primária à saúde e medicina de família e comunidade. (Rede social).
FARIAS, E. R. . Elson Farias. 2009. (Blog).
FARIAS, E. R. . MBA Gestão em saúde in company - Políticas publicas de saúde. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
FARIAS, E. R. ; MACHADO, Rebel ; BERGMANN, C. K. ; MULLER, G. S. ; SILVA, C. A. ; GOES, C. ; TYLLMANN, G. ; SHIMOCOMAQUI, G. B. ; MOTTA, I. G. ; ALVES, J. C. ; ROSA, J. C. S. ; CAMPO, L. F. ; PEDROSO, M. B. ; LANTMANN, M. A. V. ; MENDONCA, M. V. A. ; LEMOS, N. A. ; LUNARDELLI, P. S. ; CANTO, R. B. B. . Planificação da Atenção à Saúde na 18CRS. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
PANICHI, R. M. D. ; DIAS, M.T.G. ; SCHULTZ, A. ; FARIAS, E. R. . Mostra de Atenção Básica à Saúde no Sistema Prisional: Desafios para a Universalidade, Integralidade e Equidade no âmbito do SUS. 2017. (editoração de anais).
AZZI, L. ; FARIAS, E. R. . Curso de Desenvolvimento Gerencial. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
TALBOT, Y. ; TAKEDA, S. ; FARIAS, E. R. ; SOUZA, Djalmo . Curso de Gestão de Serviços de Atenção Primária à Saúde. 2006. .
FARIAS, E. R. . Territorialização 2004. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
FARIAS, E. R. ; VENDRÚSCULO, Juçara ; SILVA, Patrícia . Marco referencial ao Módulo Introdutório do Programa Saúde da Família. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
FARIAS, E. R. . II Conferência Estadual de Saúde Bucal. 2004. (Relatoria).
FARIAS, E. R. . Os desafios dos programas de residência em Medicina de Família e Comunidade:para além do Programa Saúde da Família. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FARIAS, E. R. . A Territorializacao e a Vigilancia em Saude. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
FARIAS, E. R. ; ROSSONI, Eloá . Aperfeicoamento especializado em saúde coletiva. 2000. .
FARIAS, E. R. . Territorialização. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - roteiro).
FARIAS, E. R. . ENTREVISTA sobre Saúde da Família. 2003.
FARIAS, E. R. . 1 salao de pesquisa do servico de saude comunitaria do grupo hospitalar conceicao. 1998 (Comentador) .
FARIAS, E. R. ; CECHELLA, M. S. . Puncao aspirativa com agulha fina no diagnostico de nodulos tireoideanos. 1993 (bolsa de pesquisa) .
FARIAS, E. R. ; CECHELLA, M. S. . Acuracia da puncao aspirativa com agulha fina no diagnostico do cancer mamario ho HUSM: ANALISE CRITICA DO PERIODO DE 1987 A 1990. 1991 (bolsa de pesquisa) .
FARIAS, E. R. ; CECHELLA, M. S. . Puncao aspirativa por agulha fina no diagnostico de lesoes tireoideanas. 1990 (bolsa de pesquisa) .
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens: proposta de implantação da Linha de Cuidado no município de Porto Alegre, Descrição: Este projeto apresenta proposta interinstitucional de pesquisa aplicada/estratégica com o objetivo de formulação da Linha de cuidado integral à saúde de adolescentes e jovens no município de Porto Alegre/RS, considerando a convergência de propósitos entre as instâncias gestoras (Secretaria Estadual da Saúde - SES e Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre ? SMS/POA) e acadêmicas (Universidade de Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS e Universidade Federal de Santa Maria -UFSM). Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, orientada pelos princípios metodológicos do planejamento estratégico situacional, com ênfase no eixo gestão em saúde e na modalidade de análise situacional. A primeira fase da pesquisa sistematizará dados secundários, isto é, conhecimentos e indicadores oriundos de pesquisas vinculadas ao PPG Enfermagem/Unisinos e a ações em curso desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde com outras instâncias, especialmente com o Ministério da Saúde (MS). Para tal análise serão utilizados parâmetros programáticos nacionais, estaduais e científicos (revisão de literatura e pesquisas em desenvolvimento). A análise de dados secundários será complementada pela segunda fase da pesquisa, cuja coleta de dados primários prevê a realização de discussão focal com representantes de cada região distrital da rede de atenção básica de saúde (coordenação, profissionais, agentes comunitários de saúde), das escolas de ensino fundamental e médio, adolescentes, jovens e lideranças locais de saúde e com as equipes das redes de urgência e emergência e atendimento hospitalar. A coleta em campo totalizará nove grupos focais com dez participantes para cada discussão focal. A metodologia de análise de conteúdo do tipo temática será utilizada para a interpretação final dos dados cujos resultados embasarão a proposição inicial da Linha de Cuidado (LC) e de um kit educativo para sua divulgação e implantação. A devolução dos resultados e validação da proposição da Linha de Cuidado e o Kit Educativo serão realizados por meio de um seminário, com representantes dos grupos focais e gestores municipais. Os produtos gerados pela pesquisa (matriz análise situacional, proposição da Linha de Cuidado e elaboração de Kit Educativo) pretendem contribuir, a curto e médio prazo, à ampliação do acesso e qualificação da atenção à saúde de adolescentes e jovens. Para tanto, seus resultados serão divulgados amplamente junto à rede do município, às instâncias de controle social correspondentes e à comunidade acadêmica. As estratégias de disseminação do conhecimento visam a fomentar a replicação da experiência em outros municípios e regiões.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Elson Romeu Farias - Integrante / Rosangela Barbiani - Coordenador / Maristela Oliveira - Integrante / Rafaela Schaefer - Integrante / Carlise Rigon Dalla Nora - Integrante / Karin Viegas - Integrante / Sandra Maria Cezar Leal - Integrante / Rosane Ciconet - Integrante / Vania Dezoti Micheletti - Integrante / Fulvia Schuster - Integrante / Betina Berlitz - Integrante / Mariane de Oliveira - Integrante / Luiza Cremonese - Integrante / Cristiane Cardoso de Paula - Integrante / Aline Cammarano Ribeiro - Integrante / Taiara Beltrame de Miguel - Integrante / Tisiane Molder - Integrante / Mariana Ramalho Rodrigues - Integrante / Kelli Mello - Integrante.
-
2018 - Atual
Mulheres privadas de liberdade: Contexto de violências e necessidades decorrentes do uso de drogas, Descrição: Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo analisar as condições de saúde mental, violências e uso problemático de álcool e outras drogas em mulheres privadas de liberdade no sistema prisional. Tratase de um estudo quantitativo, transversal do tipo analítico de abrangência regional. Serão participantes do estudo mulheres privadas de liberdade no sistema prisional da Região Metropolitana do Estado do Rio Grande do Sul, que engloba duas penitenciárias femininas, com um universo de 502 custodiadas em regime fechado. Esta pesquisa adotará a tecnologia de autoentrevista assistida por computador (audio computerassisted selfinterviewing ACASI), que unificará os seguintes instrumentos: Questionário sóciodemográficos; Escala de AutoEstima de ROSENBERG (Rosenberg, 1989); Inventário de depressão e ansiedade de Beck (Beck & Steer, 1993); Teste TWEAK para avaliar o uso e abuso de álcool (Russell & Bigler, 1979; Cherpitel, 1999); Questionário sobre Uso e Abuso de Drogas Psicoativas (Sobell&Sobell, 2003); Escala de Vitimização de Violência Psicológica na infância e na fase adulta e Inventário de Maltrato Psicológico Feminino (PMWIF) (Tolman, 1995). Inicialmente será realizada análise univariada por estabelecimento prisional buscando associação com as diferentes variáveis (socioeconômico e demográficas, saúde mental, características da pena e infração cometidas, uso de drogas, violência, etc). Na próxima etapa do estudo aquelas variáveis que tiverem associação com os diferentes tipos de violência até o nível de p<0,25 serão levadas a um modelo multivariado de regressão logística para avaliar seu efeito independente na determinação das variáveis dependentes escolhidas. Permanecerão as variáveis com nível de significância de 5%. Serão investigados possíveis fatores confundidores e interação. Os dados serão inseridos no programa Epi Info (versão 3.5.1). Será adotado o processo de dupla entrada. Os dados serão analisados no programa STATA® 12.0. Serão calculados intervalos de confiança de 95% (IC 95%) nos parâmetros obtidos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Elson Romeu Farias - Coordenador / Stela meneghel - Integrante / Miriam Tais Gutierres Dias - Integrante / Renata Maria Dotta Panichi - Integrante / Aguida Schultz - Integrante / Luciane Kopittke - Integrante / Greiceane Roza Vieira - Integrante., Financiador(es): FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - Auxílio financeiro.
Prêmios
2021
7º Lugar lugar - Melhores trabalhos enviados XIV CONSOPERJ - Congresso de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro, Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro.
2021
Menção Honrosa do 11° Simpósio Interdisciplinar em Saúde e Ambiente: DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS E FORMAÇÃO NOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA EM PSIQUIATRIA NO RIO GRANDE DO SUL, 2010-2021, UNIVATES.
2021
Menção Honrosa do 11° Simpósio Interdisciplinar em Saúde e Ambiente: A INFECÇÃO PELO SARS-CoV-2 E O DIABETES MELLITUS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA, UNIVATES.
2006
Professor fundador do curso de Medicina da Ulbra, Universidade Luterana do Brasil.
2005
menção honrosa pelo pôster A TERRITORIALIZAÇÃO E AS DIFERENTES FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DE DUAS ÁREAS DE VULNERABILIDADE SOCIAL NA PERIFERIA DE PORTO ALEGRE/RS, ABRASCO.
2005
Melhor Poster " Descrição da mortalidade por faixa-etária de neoplasia de mama na cidade de Caxias do Sul, 1979-2001", Associação Médica do rio Grande do Sul - 22º AMRIGS.
2004
Título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade, Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade- Associação Médica Brasileira.
2003
Menção Honrosa - Modalidade Pôster - Avaliação da Qualidade do Sistema de Informação sobre Mortalidade, ABRASCO - VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva.
2002
Melhor pôster de ENSINO MÉDICO - V Congresso Gaucho de Ensino Médico, Universidade Luterana do Brasil - ABEM-Sul.
1989
Honra ao mérito, Diocese de Santa Maria.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade - COREME. , Avenida Ipiranga 6311, Partenon, 90610001 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 39011488, URL da Homepage:
Experiência profissional
2014 - Atual
Escola de Saúde Publica do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Especialista em Saúde - Médico de Família e C
Outras informações:
Desde 2019 como coordenador do PRM MFC
2006 - 2011
Escola de Saúde Publica do Rio Grande do SulVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: convidado docente
Outras informações:
docente do curso de especialização em Saúde da Família
docente do curso de especialização em Saúde Pública
Atividades
-
11/2007 - 12/2010
Direção e administração, Residência Integrada em Saúde.,Cargo ou função, Coordenador Geral da Residência Integrada em Saúde da ESP-SES/RS.
-
11/2007 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Residência Integrada em Saúde.,Cargo ou função, Membro Colegiado Gestor da RIS/ESP/SES-RS.
-
04/2007 - 12/2010
Ensino, Curso de Especialização em Saúde Pública, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Epidemiologia, Demografia e Bioestatística, Estratégias tecno-assistenciais em saúde
-
01/2006 - 07/2007
Ensino, Especialização em Saúde da Família, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde do adulto
2015 - 2019
Universidade do Vale do Rio dos SinosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 8
Outras informações:
Atuação na organização do Projeto Pedagógico do novo curso de Medicina iniciado em 08/2017, no Núcleo Docente Estruturante, Núcleo de Apoio Pedagógico e da Comissão de Residência Médica.
Atuação nas disciplina Interação Indivíduo Comunidade junto às comunidade do Bairro Cohab Feitoria e Arroio da Manteiga (Santa Marta).
2009 - 2011
Universidade do Vale do Rio dos SinosVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 12
Outras informações:
aulas no curso de saúde pública 1 edição
Atividade Acadêmica - Módulo III epidemiologia e planejamento 1 e 12 de novembro de 2010 16 horas
Atividade Acadêmica - Módulo III epidemiologia e planejamento 30 de setembro de 2010 e 01 de outubro de 2010 12 horas
aulas no curso de saúde pública 2 edição
Atividade Acadêmica - Módulo III epidemiologia e planejamento 11 e 12 de abril de 2011 12 horas
Atividade Acadêmica - Módulo III epidemiologia e planejamento 23 e 24 de maio de 2011 16 horas
Atividade Acadêmica - Módulo III epidemiologia e planejamento 21 e 22 de novembro de 2011 16 horas
Atividades
-
09/2009 - 11/2011
Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Epidemiologia e Planejamento, Investigação em Saúde Pública
2021 - Atual
Universidade La Salle - CanoasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor horista
Outras informações:
MBA de Gestão em Saúde
2016 - 2016
Universidade La Salle - CanoasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor horista
Outras informações:
Docente do MBA gestão em saúde - parceria Unilasalle com a rede Divina Providência
2014 - 2014
Universidade La Salle - CanoasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor horista
Atividades
-
05/2021
Ensino, MBA gestão em saúde, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Políticas e Sitema de Saúde no Brasil
-
06/2016 - 09/2016
Ensino, MBA gestão em saúde, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, políticas de saúde
2020 - Atual
Universidade Luterana do BrasilVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora assistente
1997 - 2010
Universidade Luterana do BrasilVínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO, Carga horária: 8
Atividades
-
10/1997 - 03/2010
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CICLO DA VIDA - MAE- BEBE I E II, desenvolvimento da personalidade I, desenvolvimento da personalidade II, ESTAGIO INTEGRATIVO II, Medicina de Família e Comunidade, Professor responsável pela Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade, SAUDE PUBLICA E COLETIVA, Seminário Integrativo
-
08/1998 - 12/2000
Outras atividades técnico-científicas , Campus Canoas, Campus Canoas.,Atividade realizada, CONSELHEIRO (SUPLENTE) CONSELHO MUNICIPAL DE SAUDE DE CANOAS.
-
10/1997 - 12/2000
Serviços técnicos especializados , Campus Canoas, Curso de Medicina.,Serviço realizado, atendimento às famílias da Vila Ipê 1 em Porto Alegre - Disciplina Mãe -Bebê.
2003 - 2007
Coordenação Estadual do Programa de Saúde da Família do RsVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: assessor, Carga horária: 0
Outras informações:
Assessoria Técnica
Atividades
-
10/2003 - 10/2007
Serviços técnicos especializados , Coordenação Estadual do Programa de Saúde da Família do Rs.,Serviço realizado, Assessoria a coordenação do PSF na implantação da equipes.
1997 - 2010
SECRETARIA ESTADUAL DA SAUDE - CENTRO DE SAUDE ESCOLA MURIALDOVínculo: , Enquadramento Funcional: Médico
Outras informações:
Médico de Família e Comunidade
1995 - 1997
SECRETARIA ESTADUAL DA SAUDE - CENTRO DE SAUDE ESCOLA MURIALDOVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: médico-residente, Carga horária: 0
Atividades
-
11/2008 - 12/2010
Direção e administração, COORDENACAO DE ENSINO E PESQUISA.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade.
-
01/2003 - 10/2003
Direção e administração, Direcao.,Cargo ou função, Diretor de Unidade.
-
01/2000 - 10/2003
Outras atividades técnico-científicas , COORDENACAO DE ENSINO E PESQUISA, COORDENACAO DE ENSINO E PESQUISA.,Atividade realizada, PROFESSOR-PRECEPTOR DO APERFEICOAMENTO ESPECIALIZADO EM SAUDE COLETIVA.
-
03/1999 - 10/2003
Outras atividades técnico-científicas , omissão de Residência Médica e Aperfeiçoamento Especializado CORMAE, omissão de Residência Médica e Aperfeiçoamento Especializado CORMAE.,Atividade realizada, Representante da Direção do Centro de Saúde Escola Murialdo.
-
03/1999 - 10/2003
Outras atividades técnico-científicas , omissão de Residência Médica e Aperfeiçoamento Especializado CORMAE, omissão de Residência Médica e Aperfeiçoamento Especializado CORMAE.,Atividade realizada, Representante da Direção do CSEM.
-
01/1999 - 10/2003
Ensino, Residência Integrada Em Saúde Atenção Básica Medic, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, O Processo de Territorialização
-
04/1997 - 10/2003
Treinamentos ministrados , COORDENACAO DE ENSINO E PESQUISA, Programa de Residencia de Medicina Geral Comunitaria.,Treinamentos ministrados, Praticas de Medicina Geral Comunitaria
-
04/1997 - 10/2003
Outras atividades técnico-científicas , COORDENACAO DE ENSINO E PESQUISA, COORDENACAO DE ENSINO E PESQUISA.,Atividade realizada, PROFESSOR-PRECEPTOR DO PROGRAMA DE RESIDENCIA MEDICA EM MEDICINA GERAL COMUNITARIA.
-
03/1999 - 01/2003
Direção e administração, COORDENACAO DE ENSINO E PESQUISA.,Cargo ou função, Coordenador de ensino e pesquisa.
-
01/2000 - 12/2002
Pesquisa e desenvolvimento, COORDENACAO DE ENSINO E PESQUISA.,Linhas de pesquisa
-
01/2000 - 12/2002
Treinamentos ministrados , COORDENACAO DE ENSINO E PESQUISA, Programa de Residencia Integrada Em Saude Coletiva.,Treinamentos ministrados, A Vigilancia em Saude e o Territorio
-
05/1998 - 12/2001
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTAGIO CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA DA FUNDACAO FACULDADE FEDERAL DE CIENCIAS MEDICAS DE PORTO ALEGRE
-
12/1997 - 12/2000
Outras atividades técnico-científicas , Pólo de Capacitação de Saúde da Família, Pólo de Capacitação de Saúde da Família.,Atividade realizada, REPRESENTANTE NO POLO DE CAPACITACAO, FORMACAO EM SAUDE DA FAMILIA DO RIO GRANDE DO SUL.
-
04/1999 - 12/1999
Treinamentos ministrados , COORDENACAO DE ENSINO E PESQUISA, Polo Capacitacao.,Treinamentos ministrados, Capaciatacao de Pessoal do Saude da Familia
-
04/1997 - 12/1997
Direção e administração, UNIDADE BASICA DE SAUDE 3.,Cargo ou função, CHEFE.
-
02/1995 - 12/1996
Outras atividades técnico-científicas , COORDENACAO DE ENSINO E PESQUISA, COORDENACAO DE ENSINO E PESQUISA.,Atividade realizada, Representante dos Medicos-residentes na COREME.
-
04/1995 - 11/1995
Pesquisa e desenvolvimento, COORDENACAO DE ENSINO E PESQUISA, Programa de Residencia de Medicina Geral Comunitaria.,Linhas de pesquisa
2005 - 2008
Faculdade Internacional de CuritibaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0
Atividades
-
03/2005 - 12/2008
Ensino, Especialização em Medicina de Família e Comunidade, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, saúde do adulto
-
03/2005 - 12/2008
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade Internacional de Curitiba, Faculdade Internacional de Curitiba.,Atividade realizada, trabalhos de conclusão de curso.
1999 - 2009
Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Trabalho temporario, Carga horária: 0
Atividades
-
10/1999
Serviços técnicos especializados , Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul.,Serviço realizado, organização de processo seletivo.
2001 - 2010
Sociedade Brasileira de Medicina de Familia e ComunidadeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: conselheiro, Carga horária: 0
Atividades
-
12/2003 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade.,Cargo ou função, Membro de corpo editorial.
-
01/2002 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade.,Cargo ou função, Membro de comissão.
1998 - 2003
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto AlegreVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0
Outras informações:
Responsável no CSEM pela interlocução com a FFFCMPA do internato curricular na área de Medicina de família e Comunidade
Atividades
-
01/1998 - 10/2003
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Internato Curricular
2007 - 2007
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: docente convidado, Carga horária: 30
Atividades
-
07/2007 - 08/2007
Ensino, Especialização em Saúde da Família, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Organização da Atenção à Saúde: Saúde da Família
2005 - 2010
Associação Gaúcha de Medicina de Família e ComunidadeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: presidente, Carga horária: 0
Outras informações:
Presidente eleito
Atividades
-
09/2005 - 12/2010
Direção e administração, Associação Gaúcha de Medicina de Família e Comunidade.,Cargo ou função, Presidência.
2003 - 2005
Conselho Municipal de Saúde de CanoasVínculo: conselheiro de saúde, Enquadramento Funcional: conselheiro representante da ULBRA
1999 - 2000
Conselho Municipal de Saúde de CanoasVínculo: Conselheiro municipal de saúd, Enquadramento Funcional: conselheiro representante da Ulbra
Atividades
-
04/1998 - 12/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Municipal de Saúde de Canoas.,Cargo ou função, Conselheiro Municipal de Saúde representante da Ulbra.
2005 - 2010
Associação Médica do Rio Grande do SulVínculo: conselheiro, Enquadramento Funcional: conselheiro conselho de representantes
2005 - 2007
Associação Médica do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: voluntário, Carga horária: 1
Outras informações:
membro efetivo da comissão de ensino médico do conselho de representantes da AMRIGS
Atividades
-
09/2005 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Representantes.,Cargo ou função, Conselheiro.
2009 - 2017
Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro da Câmara Técnica de MFC
Atividades
-
05/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Cãmara Técnica de Medicina de Família e Comunidade.,Cargo ou função, Conselheiro.
1985 - 1995
BASE AEREA DE SANTA MARIA DESTACAMENTO DE PROTECAO AO VOOVínculo: , Enquadramento Funcional: Téc em Meterorologia
Atividades
-
12/1985 - 01/1995
Serviços técnicos especializados , Meteorologia.,Serviço realizado, Ténico em Meteologia - obsevador meteorológico e de centro de previsão.
2006 - Atual
Instituto Nacional do Seguro SocialVínculo: , Enquadramento Funcional: médico, Carga horária: 30
Outras informações:
cedido ao governo do estado do RS desde 2015
2007 - 2007
Universidade Estadual do Rio Grande do SulVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: convidado
Atividades
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Extensão Educação em Saúde - formação de preceptor, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Residência Integrada em Saúde: Múltiplos olhares e Saberes
2006 - 2006
University of TorontoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: docente, Carga horária: 10
Outras informações:
Curso Descentralizado de Aperfeiçoamento de Gestão em Atenção Primária realizado pela parceria do dpto de Medicina de Família e Comunidade e o CONASS
2008 - 2008
Prefeitura Municipal de Porto AlegreVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 16
Outras informações:
docente no curso de Desenvolvimento Gerencial para servidores ingressantes na secretaria municipal de saúde de Porto Alegre-RS Módulo I em 01 e 08 de setembro de 2008, turma 1, 2, 3 e 4 com 16hs.
2008 - 2008
Prefeitura Municipal de Porto AlegreVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 16
Outras informações:
docente no curso de Desenvolvimento Gerencial para servidores ingressantes na secretaria municipal de saúde de Porto Alegre-RS Módulo II em 02 e 09 de setembro de 2008, turma 1, 2, 3 e 4 com 16hs.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Elson Romeu Farias e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?