GUILHERME MOES RIBEIRO DE SOUSA

Doutorando e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Linguística Aplicada, em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e em Produção de Material Didático, pela Faculdade Matenense dos Vales Gerais (Intervale). Possui graduação em licenciatura em Letras/Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e graduação em licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UniNassau). É integrante do grupo de pesquisa Ateliê de Textos Acadêmicos (ATA/CNPq/UFPB). Desenvolve pesquisas na área de Linguística Aplicada, com interesse pelos seguintes temas: ensino e aprendizagem de leitura e de produção textual; gêneros, sequências e textos-discursos; letramento científico; divulgação e popularização científica.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Lingüística

2022 - Atual

Universidade Federal da Paraíba
Título: A divulgação/popularização científica da Linguística no Brasil
Regina Celi Mendes Pereira. Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Lingüística

2021 - 2022

Universidade Federal da Paraíba
Título: Letramento científico no contexto escolar: um olhar descendente para a produção do artigo de divulgação científica no Ensino Médio, Ano de Obtenção: 2022
Orientador: Regina Celi Mendes Pereira
Palavras-chave: ensino médio; letramento científico; sequência didática; artigo de divulgação científica; interacionismo sociodiscursivo.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Especialização em Linguística Aplicada

2021 - 2021

Faculdade Matenense dos Vales Gerais
Título: Dispensado

Especialização em Produção de Material Didático

2021 - 2021

Faculdade Matenense dos Vales Gerais
Título: Dispensado

Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa

2021 - 2021

Faculdade Matenense dos Vales Gerais
Título: Dispensado

Aperfeiçoamento em Letramento Digital e Tecnologia Educacional

2020 - 2020

Universidade Federal do Ceará
Título: Não houve. Ano de finalização: 2020

Graduação em Licenciatura em Pedagogia

2017 - 2021

Centro Universitário Mauricio de Nassau
Título: A produção textual nos PCN e na BNCC de Língua Portuguesa dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Orientador: Flávio Joselino Benites

Graduação em Licenciatura em Letras/Português

2016 - 2020

Universidade Estadual da Paraíba
Título: O gênero Redação do Enem no ensino remoto: um estudo de caso sobre a correção de textos em um cursinho preparatório
Orientador: Iara Francisca Araújo Cavalcanti

Formação complementar

2020 - 2020

Caminhos da escrita. (Carga horária: 80h). , Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.

2019 - 2019

Mídia e Deficiência. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

2018 - 2018

Estudos de gênero na poesia brasileira de autoras mulheres. (Carga horária: 6h). , VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino, VII ENLIJE, Brasil.

2018 - 2018

Ler para sentir e sentir para compreender. (Carga horária: 6h). , VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino, VII ENLIJE, Brasil.

2018 - 2018

Ensino Híbrido na educação superior. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2018 - 2018

Introdução ao texto acadêmico. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2018 - 2018

Processos avaliativos no Ensino Superior. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2018 - 2018

Poesia grega. (Carga horária: 14h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2018 - 2018

Da página ao palco: processos estéticos e cidadania cultural. (Carga horária: 10h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Didatização de gêneros textuais: articul. entre leitura e anál. linguística. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.

2017 - 2017

Novo Acordo Ortográfico 2017. (Carga horária: 12h). , SESI - Departamento Regional do Estado do Paraná, SESI/PR, Brasil.

2017 - 2017

Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula. (Carga horária: 48h). , Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.

2017 - 2017

Conhecimento, Saber e Ciência. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2017 - 2017

A escrita no universo acadêmico: refletindo sobre o plágio e a autoria. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.

2017 - 2017

Produção Oral e Escrita no Ensino de Língua Portuguesa. (Carga horária: 6h). , X Seminário Nacional Sobre Ensino de L. Materna e Estrang. e de Literatura, X SELIMEL, Brasil.

2017 - 2017

Ferramentas Google para o ensino e aprendizagem. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

2017 - 2017

De Frankl à Freire, para educar com sentido. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

2017 - 2017

Multimodalidade e Multiletramentos. (Carga horária: 4h). , IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais, IV SINALGE, Brasil.

2017 - 2017

O jogo do texto literário na voz do leitor. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.

2017 - 2017

Ética e cidadania: interfaces entre educação e a psicologia na atualidade. (Carga horária: 2h). , II Seminário Prática Pedagógica e Psicologia em Discussão, II PSIPED, Brasil.

2016 - 2016

Ensino de Gênero e Sexualidades através da Literatura Inf-Juv Contemporânea. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

2016 - 2016

A Educação Pública e os Desafios Políticos para o Futuro. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Ensino e Aprendizagem de Leitura e de Produção Textual.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Gêneros, Sequências e Textos-Discursos.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Letramento Científico.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Divulgação e Popularização Científica.

Organização de eventos

PEREIRA, Regina Celi Mendes ; BALDISSERA, Elaine Espindola ; MOÉS, Guilherme ; CABRAL, Bárbara ; SILVA, Carolina Gomes ; SOUZA, Clara Regina Rodrigues de ; ROSARIO, Fernanda ; NASCIMENTO, Erivaldo ; SANTOS JUNIOR, Massilon Moreira dos ; CALDAS, Pedro Ivo ; EULALIO, Marcela de Melo Cordeiro . XI Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais (SIGET). 2022. (Outro).

Participação em eventos

Congresso Internacional de Comunicação e Ciência (Concien). 2022. (Congresso).

Congresso Internacional de Ensino e Pesquisa em Línguas e Literaturas. 2022. (Congresso).

II Congresso Internacional de Estudos Sociodiscursivos (CIESD) e VII Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento (SENAL). 2022. (Congresso).

III Simpósio Internacional de Língua, Literatura e Interculturalidade (III SIELLI) e XXI Encontro de Letras: Linguagens, Ensino e Tecnologias: diálogos interculturais com a sociedade. 2022. (Simpósio).

IV Congresso Nacional de Ensino Aprendizagem de Línguas, Linguística e Literaturas (Conael) e V Jornada de Letras do IFSP - Câmpus Avaré,. Letramento científico: do que se trata?. 2022. (Congresso).

XI Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.O letramento científico subjacente em livro didático inserido no contexto do Novo Ensino Médio. 2022. (Simpósio).

2 Encontro Nacional sobre Discurso Académico: Conhecimento Disciplinar e Apropriação Didática (2 Enda).A gestão e as práticas em resumos acadêmicos no subdomínio da enfermagem: rumo ao conceito de política linguística disciplinar. 2021. (Encontro).

III Congresso da Associação Latino-Americana de Estudos da Escrita na Educação Superior e em Contextos Profissionais (Ales). A gestão e as práticas em resumos acadêmicos nos subdomínios de enfermagem e de linguística: rumo ao conceito de política linguística disciplinar. 2021. (Congresso).

VII Congresso Nacional de Educação (Conedu). A Revista do Biu e as práticas de produção de textos: visibilidade e engajamento de jovens protagonistas. 2021. (Congresso).

XII Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna, Estrangeira e de Literaturas (Selimel).Letramentos acadêmicos nas políticas linguísticas disciplinares da Enfermagem: uma análise de resumos Qualis A1. 2021. (Seminário).

Congresso Internacional "Um Novo Tempo na Educação". 2020. (Congresso).

I Congresso Internacional de Ciências Sociais Aplicadas (CICSA-20). 2020. (Congresso).

I Congresso Nordestino de Linguística Aplicada. As políticas linguística top-down subjacentes às normas para resumos acadêmicos nos subdomínios da enfermagem e da linguística. 2020. (Congresso).

I Congresso Nordestino de Linguística Aplicada. O processo de apropriação das políticas linguísticas da BNCC pelo professor em planos de aula. 2020. (Congresso).

II Simpósio de Línguas do IFPB. 2020. (Simpósio).

I Sintel - Simpósio de Estudos Interdisciplinares da Linguagem.Leitura, tecnologia e cognição. 2020. (Simpósio).

I Seminário Regional de Escrituras Negras.Interfaces entre violência contra a mulher e empoderamento feminino na contística de Conceição Evaristo: o caso das personagens Luamanda e Salinda. 2019. (Seminário).

IV Jornada Nacional de Línguas e Linguagens.Como as TDIC podem contribuir com o ensino e a aprendizagem da leitura literária. 2019. (Outra).

VI Colóquio Brasileiro Educação na Sociedade Contemporânea.Como trabalhar leitura de memes da educação básica?. 2019. (Outra).

XI Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura.Entre a crítica literária, a resenha e o resumo na Skoob. 2019. (Seminário).

XVIII Semana de Letras da UEPB.Os torneios retóricos no FaceBook: a violência contra a mulher em pauta. 2019. (Outra).

1 Simpósio de Oralidade, Escrita e Letramento Acadêmico.Apresentações artístico-culturais. 2018. (Simpósio).

I Encontro de Literatura, lugar de fala e representatividade negra. 2018. (Encontro).

II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem. A charge virtual como instrumento de ensino-aprendizagem de língua(gens): a formação do leitor sob uma perspectiva multimodal. 2018. (Congresso).

II Congresso Internacional de Ensino de Língua Portuguesa. 2018. (Congresso).

III Congresso Internacional de Educação Inclusiva & III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva e Direitos Humanos. Práticas reais de inclusão educacional de discentes da educação especial com base na autonomia: "Escola da Ponte", um modelo a ser seguido. 2018. (Congresso).

II Seminário de Extensão da UEPB. 2018. (Seminário).

IV Seminário Nacional de Educação Infantil da UFCG. 2018. (Seminário).

VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino.A (re)significação da poesia infantil sob a ótica da diversidade: leitura literária e ensino. 2018. (Encontro).

Congresso Nacional de Práticas Educativas. 2017. (Congresso).

I Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem. Hipertextos e YouTube: leitura(s) dos links presentes nos vídeos. 2017. (Congresso).

II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido. 2017. (Congresso).

II Seminário Prática Pedagógica e Psicologia em Discussão. 2017. (Seminário).

IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais.O gênero discursivo/multimodal vlog como alicerce para o ensino de Língua Portuguesa: uma proposta de leitura, escrita e oralidade para a sala de aula. 2017. (Simpósio).

Mesa redonda - Apropriação cultural: narrativas de si, narrativas do(a) outro(a). 2017. (Outra).

X Seminário Nacional Sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura.Produção escrita do gênero artigo científico: o plágio e a autoria em questão. 2017. (Seminário).

XVII Semana de Letras da UEPB.A construção do letramento no contexto universitário: adequações e impropriedades na produção do gênero acadêmico Artigo Científico. 2017. (Outra).

Encontro Discente de Estudos de Gênero e Sexualidades na Literatura Infanto-juvenil. 2016. (Encontro).

II Sarau Literário - Brinquedos e brincadeiras: um resgate de memórias. 2016. (Outra).

I Seminário do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporâneas. 2016. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Evarelia Maria Ferreira Lima

MOÉS, Guilherme; PEREIRA, Regina Celi Mendes; VASCONCELOS, Vânia Maria de. Concepções de graduandos em Letras/Português acerca das práticas de leitura e produção textual em mídias digitais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba.

Produções bibliográficas

  • MOÉS, Guilherme ; ASSIS, Dalva Lobão . Ensino de língua via análise linguística no livro didático. Revista da ANPOLL , v. 53, p. 99-127, 2022.

  • MOÉS, Guilherme ; GUIMARÃES, Kalina Naro . O tema do feminicídio em dois microcontos de Marina Colasanti: uma leitura de 'Porém Igualmente' e 'Uma Questão de Educação'. NAU LITERÁRIA , v. 18, p. 1-12, 2022.

  • MOÉS, Guilherme ; CAVALCANTI, Iara Francisca Araújo . A emergência do comentário oral via WhatsApp como gênero catalisador da correção. Revista Letras Raras , v. 10, p. 96-123, 2021.

  • MOÉS, Guilherme . Da reconfiguração dos papeis da mulher e da maternidade em narrativas gráficas presentes em Mafalda: femenino singular, de Quino (2019). SOCIOPOÉTICA (ONLINE) , v. 2, p. 69-82, 2021.

  • REGINA, Clara ; MÓES, GUILHERME ; EULÁLIO, MARCELA DE MELO CORDEIRO . A gestão e as práticas em resumos acadêmicos no subdomínio da Enfermagem: rumo ao conceito de Política Linguística Disciplinar. REVISTA DA ABRALIN , v. 20, p. 1324-1344, 2021.

  • SOUZA, Clara Regina Rodrigues de ; SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de . A propósito da escrita de artigo científico. Discursividades , v. 3, p. 65-86, 2018.

  • SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de ; VIEIRA, Flaviano Maciel . Poesia digital e ensino: o letramento literário em uma perspectiva tecnológica. Signo , v. 43, p. 55-67, 2018.

  • SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de ; ARANHA, Simone Dália de Gusmão . A charge animada na formação do leitor crítico: uma abordagem multimodal. In: RODRIGUES, Maria das Graças Soares; ARANHA, Simone Dália de Gusmão. (Org.). Gêneros discursivos/textuais: abordagens teóricas e aplicadas em cenários educativos. 1ed.Campina Grande: EDUEPB, 2024, v. , p. 73-87.

  • MOÉS, Guilherme ; SOUSA, Maria Ribeiro de . Reconfigurações enunciativas em tempos híbridos: os recursos argumentativos empregados em fake news. In: SILVA, Graciete Barros. (Org.). Educação: pesquisa em linguagens, leitura e cultura. 1ed.Guarujá: Científica Digital, 2021, v. 1, p. 229-251.

  • SOUSA, Maria Ribeiro de ; MOÉS, Guilherme . A leitura de poesia infantil sobre a temática da diversidade. In: MELLO, Roger Goulart. (Org.). Estudos e pesquisas sobre a Literatura Brasileira. 1ed.Rio de Janeiro: E-Publicar, 2021, v. 1, p. 74-82.

  • SOUSA, Maria Ribeiro de ; MOÉS, Guilherme . Gêneros discursivos/textuais e ensino: proposta de produção do vlog. In: SILVA, Cristiana Barcelos da; MELLO, Roger Goulart. (Org.). Metodologias, práticas e inovação na educação contemporânea: volume 2. 1ed.Rio de Janeiro: E-Publicar, 2021, v. 2, p. 32-42.

  • SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de ; ANDRADE, Érika Cecíclia Teles de ; SOUZA, Carla de Araújo Albuquerque ; OLIVEIRA, Ângelo André Couto de ; ALMEIDA, Symone Nayara Calixto Bezerra . A tecnologia em conexão com a aprendizagem: o gênero oral debate regrado por meio de mensagem de áudio via WhatsApp. In: SOUSA, Amasile Coelho Lisboa da Costa; ARAÚJO, Patrícia Silva Rosas de; ALMEIDA, Symone Nayara Calixto Bezerra. (Org.). De leitores a produtores de textos: uma experiência no ensino superior. 1ed.João Pessoa: Editora Idea, 2020, v. 1, p. 52-60.

  • SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de ; SOUZA, Clara Regina Rodrigues de . A construção do letramento acadêmico no contexto universitário: adequações e impropriedades na produção do gênero acadêmico artigo científico. In: CAVALCANTI, Iara Francisca Araújo; ASSIS, Dalva Lobão. (Org.). Língua(gens) e discursos: pesquisas e vivências em sala de aula. 1ed.João Pessoa: Ideia Editora, 2019, v. 1, p. 8-20.

  • SILVA, Bruna Eduarda da ; BEZERRA, Edilane Araújo ; LUZ, Miguel Eduardo Vieira da ; MOÉS, Guilherme . A Revista do Biu e as práticas de produção de textos: visibilidade e engajamento de jovens protagonistas. In: VII Congresso Nacional de Educação (Conedu), 2022, Maceió. Anais do VII Conedu. Campina Grande: Realize Eventos Científicos & Editora, 2021.

  • SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de ; GUIMARÃES, Kalina Naro . Interfaces entre violência contra a mulher e empoderamento feminino na contística de Conceição Evaristo: o caso das personagens Luamanda e Salinda. In: I Seminário Regional de Escrituras Negras, 2020, Campina Grande. I Seminário Regional de Escrituras Negras: produção de saberes e lutas antirracistas. Rio de Janeiro: ArteSam, 2019. v. 1. p. 13-27.

  • SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de . Como as TIDIC podem contribuir com o ensino e a aprendizagem da leitura literária?. In: IV Jornada Nacional de Línguas e Linguagens, 2019, Campina Grande. Anais da IV Jornada Nacional de Línguas e Linguagens. Campina Grande: Revista Letras Raras, 2019. v. 8. p. 166-176.

  • SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de ; ARANHA, Simone Dália de Gusmão . A charge virtual como instrumento de ensino-aprendizagem de língua(gens): a formação do leitor sob uma perspectiva multimodal. In: II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem, 2018, Campina Grande. Anais II CONBRALE. Campina Grande: Editora Realize, 2018. v. 1.

  • SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de . Práticas reais de inclusão educacional de discentes da educação especial com base na autonomia: 'Escola da Ponte', um modelo a ser seguido. In: III Congresso Internacional de Educação Inclusiva & III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva e Direitos Humanos, 2018, Campina Grande. Anais III CINTEDI. Campina Grande: Editora Realize, 2018. v. 1.

  • SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de . A (re)significação da poesia infantil sob a ótica da diversidade: leitura literária e ensino. In: VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino, 2018, Campina Grande. Anais VII ENLIJE. Campina Grande: Editora Realize, 2018. v. 1.

  • SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de . O gênero discursivo/multimodal vlog como alicerce para o ensino de Língua Portuguesa: uma proposta de leitura, escrita e oralidade para a sala de aula. In: IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais, 2017, Campina Grande. Anais IV SINALGE. Campina Grande: Editora Realize, 2017. v. 1.

  • SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de . Hipertextos e YouTube: leitura(s) dos links presentes nos vídeos. In: Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem, 2017, Campina Grande. Anais CONBRALE. Campina Grande: Realize, 2017. v. 1.

  • SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de . Produção escrita do gênero artigo científico: o plágio e a autoria em questão. In: X Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna, Estrangeira e de Literatura, 2017, Campina Grande. Anais do X SELIMEL, 2017.

  • SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de . Os discursos subjacentes às fake news em tempos de pandemia. In: II Simpósio Internacional de Comunicação, Educação e Tecnologia - II SICET, 2020, Online. Anais do II Simpósio Internacional de Comunicação, Educação e Tecnologia - II SICET, 2020. v. 1. p. 1-8.

  • MOÉS, Guilherme ; PEREIRA, Regina Celi Mendes . Práticas de divulgação científica da linguística: em que consistem?. In: IV Encontro Nacional de Estudos Linguísticos e Literários (ENAELL) e II Encontro Internacional de Pesquisa em Letras (ENIPEL), 2023, Caxias. Caderno de resumos do IV Enaell e II Enipel. Caxias: Editora Uema, 2023. p. 15-15.

  • SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de . Entre a censura e a ditadura: a produção de literatura por mulheres no Brasil entre 1964 e 1985. In: Encontro de Iniciação Científica (ENIC), 2021, Campina Grande. Anais do XXVII Encontro de Iniciação Científica: papel da ciência e da tecnologia. Campina Grande: EDUEPB, 2020. v. 1. p. 585-585.

  • SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de . Mulheres subjugadas, mulheres em resistência: representações de violência de gênero em contos de Marina Colasanti e Conceição Evaristo. In: XXVI Encontro de Iniciação Científica da UEPB, 2020, Campina Grande. Anais do XXVI Encontro de Iniciação Científica: desafios e perspectivas da pesquisa técnico-científica na contemporaneidade. Campina Grande, 2019. p. 649-649.

  • SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de . Inversão de papéis e a centralidade do aluno: a relação professor-aluno em atividades remotas em tempos de pandemia. In: II Simpósio de Línguas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, 2020, Cajazeiras. Anais do II Simpósio de Línguas do campus Cajazeiras. João Pessoa: IFPB, 2020. v. 1. p. 102-102.

  • SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de . A escrita na área de Linguagens do Ensino Médio na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). In: V Colóquio Nacional 15 de Outubro e VIII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino, 2020, Campina Grande. Caderno de resumos do V Colóquio Nacional 15 de outubro & VIII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino, 2020. p. 226-226.

  • SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de . Os torneios retóricos no FaceBook: a violência contra a mulher em pauta. In: XVIII Semana de Letras, 2019, Campina Grande. Resumos dos trabalhos apresentados na XVIII Semana de Letras da UEPB, 2019. v. 1. p. 90-90.

  • MOÉS, Guilherme ; PEREIRA, Regina Celi Mendes . Práticas de divulgação científica da linguística: em que consistem?. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOÉS, Guilherme . Letramento científico: do que se trata?. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOÉS, Guilherme . O letramento científico subjacente em livro didático inserido no contexto do Novo Ensino Médio. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOÉS, Guilherme . A Revista do Biu: um olhar para práticas reais de produção e publicação de textos na Educação Básica. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • REGINA, Clara ; MOÉS, Guilherme ; EULÁLIO, Marcela de Melo Cordeio . Os letramentos acadêmicos na constituição argumentativa e enunciativa em artigos científicos da Linguística. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOÉS, Guilherme ; REGINA, Clara ; EULÁLIO, Marcela de Melo Cordeio . Letramentos acadêmicos nas políticas linguísticas disciplinares da Enfermagem: uma análise de resumos Qualis A1. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • REGINA, Clara ; MOÉS, Guilherme ; EULÁLIO, Marcela de Melo Cordeio . A gestão e as práticas em resumos acadêmicos no subdomínio da enfermagem: rumo ao conceito da política linguística disciplinar. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Bruna Eduarda da ; BEZERRA, Edilane Araújo ; LUZ, Miguel Eduardo Vieira da ; MOÉS, Guilherme . A Revista do Biu e as práticas de produção de textos: visibilidade e engajamento de jovens protagonistas. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOÉS, Guilherme ; REGINA, Clara ; EULÁLIO, Marcela de Melo Cordeio . A gestão e as práticas em resumos acadêmicos nos subdomínios de enfermagem e de linguística: rumo ao conceito de política linguística disciplinar. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de . Leitura, tecnologia e cognição. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de . Os discursos subjacentes às fake news em tempos de pandemia. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de . O processo de apropriação das políticas linguísticas da BNCC pelo professor em planos de aula. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, Clara Regina Rodrigues de ; SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de ; EULÁLIO, Marcela de Melo Cordeio . As políticas linguística top-down subjacentes às normas para resumos acadêmicos nos subdomínios da enfermagem e da linguística. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de . A escrita na área de Linguagens do Ensino Médio na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de . Como as TDIC podem contribuir com o ensino e a aprendizagem da leitura literária?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de . Como trabalhar leitura de memes na educação básica?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de . Os torneios retóricos no FaceBook: a violência contra a mulher em pauta. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de . Mulheres subjugadas, mulheres em resistência: representações da violência de gênero em contos de Marina Colasanti e Conceição Evaristo (Relatório de Iniciação Científica). 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de ; GUIMARÃES, Kalina Naro . Interfaces entre violência contra a mulher e empoderamento feminino na contística de Conceição Evaristo: o caso das personagens Luamanda e Salinda. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de . Entre a crítica literária, a resenha e o resumo na Skoob. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de ; ANDRADE, Érika Cecíclia Teles de ; SOUZA, Carla de Araújo Albuquerque ; OLIVEIRA, Ângelo André Couto de . A tecnologia em conexão com a aprendizagem: o gênero oral debate regrado por meio de mensagem de áudio via WhatsApp. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de ; ARANHA, Simone Dália de Gusmão . A charge virtual como instrumento de ensino-aprendizagem de língua(gens): a formação do leitor sob uma perspectiva multimodal. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de . A (re)significação da poesia infantil sob a ótica da diversidade: leitura literária e ensino. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de . Práticas reais de inclusão educacional de discentes da educação especial com base na autonomia: 'Escola da Ponte', um modelo a ser seguido. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de . O gênero discursivo/multimodal vlog como alicerce para o ensino de Língua Portuguesa: uma proposta de leitura, de escrita e de oralidade para sala de aula. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de . A construção do letramento no contexto universitário: adequações e impropriedades na produção do gênero acadêmico Artigo Científico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de . Hipertexto e YouTube: leitura(s) dos links presentes nos vídeos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de ; SOUZA, Clara Regina Rodrigues de . Produção escrita do gênero artigo científico: o plágio e a autoria em questão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de . Nova era. Piracicaba: Biblioteca Pública Municipal ?Ricardo Ferraz de Arruda Pinto?, 2018 (Microconto).

  • SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de . Cidade Morta. Natal/RN: PoeArt, 2017 (Antologia).

Outras produções

MOÉS, Guilherme . Parecerista ad hoc do artigo 997 submetido ao vol.10, no 1, jan-jun, 2022, da revista Discursividades.. 2022.

SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de . Parecerista e revisor de artigo da Revista Literatura, História e Memória (e-ISSN 1983-1498), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel - Paraná, na edição n 28, vol. 16. 2020.

SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de . Parecerista e revisor de artigo da Revista Literatura, História e Memória (e-ISSN 1983-1498), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel ? Paraná, na edição n 25, vol. 15. 2019.

SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de . Parecerista e revisor de artigo da Revista Literatura, História e Memória (e-ISSN 1983-1498), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel ? Paraná, na edição n 26, vol. 15. 2019.

SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de . Parecerista no Volume 18 Número 41 da Revista Línguas & Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná do Campus de Cascavel inserida no Programa de Pós-Graduação em Letras. 2017.

SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de . Escrita acadêmica: com a palavra, os alunos. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de . Estratégias discursivas para elaboração de artigos científicos. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de . Leitura e Escrita nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2017. .

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    Divulgação/popularização científica da Linguística: aspectos teóricos, formativos e textuais-discursivos, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Guilherme Moés Ribeiro de Sousa - Integrante / Regina Celi Mendes Pereira da Silva - Coordenador / Marcela de Melo Cordeiro Eulálio - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2022 - Atual

    Usos da leitura e da escrita no processo de alfabetização científica e acadêmica em diferentes áreas de conhecimento, Descrição: Em consonância com os conceitos de Alfabetização Acadêmica/ Científica (CARLINO, 2013; CHASSOT, 2003), este projeto amplia o percurso investigativo trilhado em nossas pesquisas anteriores com relatórios de iniciação científica, ao qual foram acrescentados outros objetos de estudo, novos objetivos não apenas relacionados aos gêneros acadêmicos, mas levando em consideração os usos da leitura e da escrita em diferentes áreas de conhecimento e de que forma esses usos e concepções interferem na construção e conceptualização dos objetos de conhecimentos. Nessa direção, temos como objetivo geral investigar as concepções de ciência e os usos da leitura e da escrita no processo de alfabetização científica e acadêmica, em diferentes culturas disciplinares (HYLAND, 2004) e de que forma interferem no processo de inserção do egresso da educação básica nas práticas de letramento acadêmico-científico. E de modo específico: i) investigar em quais dimensões linguísticas e conceptuais ficam evidenciadas as concepções de ciência de estudantes e professores de diferentes áreas de conhecimento; ii) identificar a relação entre indicadores de educação científica e as diferentes culturas disciplinares; iii) investigar as atribuições feitas por professores das áreas de exatas e das ciências naturais às atividades de leitura e escrita no processo de alfabetização acadêmica e científica e iv) analisar os efeitos dos usos da leitura e da escrita no processo de alfabetização científica e acadêmica. A nossa ancoragem teórica se respalda em duas bases: a primeira será alicerçada em reflexões que investigam o delineamento do fazer científico e suas implicações na organização da sociedade, Popper (1975), Habermas (1983[1968]), Hyland (2004), Bourdieu (2004) e Hoffman (2011) e Chassot (2016). A segunda base respalda-se na perspectiva teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) que nos fundamenta tanto do ponto de vista de uma metodologia de análise de textos (BRONCKART, 1999, 2006, 2008, 2019), quanto de uma abordagem didática da escrita acadêmica. (SCHNEUWLY, DOLZ, NOVERRAZ, 2004) e Navarro (2014). Metodologicamente, a pesquisa tem caráter qualitativo-interpretativista, com objetivo exploratório, descritivo, que se utiliza de um corpus de base documental composto por relatórios e pelas respostas a um questionário a ser respondido no googleforms. A esse conjunto de dados será acrescida a abordagem quali-quantitativa, uma vez que esse extenso material será submetido ao software WordSmith-tools.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Guilherme Moés Ribeiro de Sousa - Integrante / Regina Celi Mendes Pereira da Silva - Coordenador / Bruna Costa Silva - Integrante / Alessandra Magda de Miranda - Integrante / Marcela de Melo Cordeiro Eulálio - Integrante / Laura Silveira Botelho - Integrante.

  • 2021 - Atual

    Práticas de letramento acadêmico-profissional no Pibid: uma análise do processo formativo do professor supervisor em interface com elementos da cultura disciplinar, Descrição: Na condição de educadores e pesquisadores, temos responsabilidade de desvelar os parâmetros sócio-históricos de constituição, bem como os implícitos que subjazem ao texto escrito e, nessa perspectiva, a nossa inserção na subárea da Linguística Aplicada, respalda-nos teórica e metodologicamente a realizar tais pesquisas. Inseridos nesse contexto da educação superior, no âmbito das ações do Ateliê de Textos Acadêmicos (ATA), da Cátedra UNESCO de Leitura e Escritura e da rede Latino-Americana de Estudos da Escrita na Educação Superior e em Contextos Profissionais (ALES), temos investigado o processo de constituição dos gêneros acadêmicos em diferentes áreas de conhecimento (Cf. SWALES, 1990; MOTTA-ROTH e HENDGES, 2010; PEREIRA, 2014, 2016, 2018; NAVARRO, 2014), em suas características linguístico-discursivas e funcionalidade sócio-comunicativa. O conhecimento dos modos de funcionamento dos gêneros acadêmicos e sua relação com diferentes áreas de conhecimento permite dar continuidade ao percurso investigativo que já vem sendo trilhado. Esta pesquisa, qualitativo-interpretativista tem como objetivo analisar o processo de formação/mediação vivenciado pelo professor-supervisor (PS) do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), de diferentes áreas de conhecimentos, focalizando as práticas de letramento acadêmico-profissionais e os usos da leitura e da escrita por meio dos quais os PS e pibidianos constroem e conceptualizam os objetos de conhecimentos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Guilherme Moés Ribeiro de Sousa - Integrante / Regina Celi Mendes Pereira da Silva - Coordenador / Alessandra Magda de Miranda - Integrante / Marcela de Melo Cordeiro Eulálio - Integrante / Laura Silveira Botelho - Integrante / Evandro Gonçalves Leite - Integrante.

  • 2020 - 2020

    O gênero Redação do Enem: um olhar para a produção textual no contexto de ensino remoto, Descrição: Ao saber da interconexão entre a leitura e a escrita, sendo aquela base para esta, bem como dos indicadores nacionais e internacionais preocupantes em relação ao desempenho em leitura e, consequentemente, em escrita dos estudantes brasileiros da Educação Básica, fica nítida a problemática em torno da formação de leitores e de produtores de textos nesse cenário. A situação torna-se ainda mais complexa diante do Ensino Remoto Emergencial (ERE) instaurado em virtude da pandemia provocada pelo novo coronavírus, o que demandou uma reconfiguração do processo de ensino-aprendizagem com vistas à adequação às novas perspectivas de educação mediada pelas tecnologias digitais. Dado o exposto, este trabalho tem como objetivo geral promover o desenvolvimento da argumentação e da informatividade por meio de um trabalho com Sequência Didática no ERE voltada ao processo de reescrita do gênero Redação do Enem em duas turmas de cursinho pré-universitário. Ainda, objetiva-se: i) implementar uma retomada histórica do ensino da leitura e da escrita no Brasil, com vistas a compreender os avanços e recuos na produção de textos escritos de alunos pré-universitários; ii) compreender a construção do gênero discursivo/textual Redação do Enem a partir dos pressupostos teórico-metodológicos sobre a argumentação e a informatividade; iii) verificar como a evolução do grau de informatividade de um texto contribui com a construção consistente da argumentação, na defesa de um ponto de vista, no gênero Redação do Enem; iv) identificar o grau de desenvolvimento da argumentação e da informação, no gênero Redação do Enem, após a metodologia aplicada, de forma remota, durante o processo de reescrita; v) refletir sobre o papel das plataformas e recursos técnico-metodológicos utilizados na orientação do professor para reescrita do texto pelo aluno, durante o ensino remoto. Inserida teoricamente no campo da Linguística Aplicada (LA) e metodologicamente classificada quanto à abordagem como qualitativa, aplicada no tocante à natureza, exploratória e descritiva em relação aos objetivos, e pesquisa-ação no que tange aos procedimentos, esta pesquisa terá como corpus respostas dos participantes em questionários semiestruturados sobre aspectos de suas (re)escritas, as produções dos alunos do gênero discursivo/textual Redação do Enem, obtidas da aplicação de uma Sequência Didática, conforme Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), desenvolvida de forma remota por meio da junção de atividades síncronas (a partir do Google Meet) e assíncronas (via Google Classroom e WhatsApp), bem como correções escritas (disponibilizadas em comentários nos arquivos de textos dos alunos) e orais (via mensagens de áudio no WhatsApp) das produções textuais. A análise dos questionários será norteada pelos pressupostos da LA, ao passo que as produções (re)escritas serão discutidas a partir dos estudos sobre reescrita e aspectos relativos à argumentação e à informatividade. Espera-se uma evolução do grau de informatividade na reescrita dos alunos, com implicação rumo à construção de uma argumentação consistente. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Guilherme Moés Ribeiro de Sousa - Integrante / Iara Francisca Araújo Cavalcanti - Coordenador.

  • 2019 - 2020

    Entre a censura e a ditadura: a produção de literatura por mulheres no Brasil entre 1964 e 1985, Descrição: Mesmo antes do período militar no Brasil, mas sobretudo na ditadura, a produção de literatura por parte das mulheres era considerada marginal ou "menor". Com temáticas variadas, a literatura de autoria feminina nesse contexto histórico necessita ser estudada em razão da sua importância enquanto resistência a um regime autoritário e que se fez presente na condição de luta pelo exercício da cidadania da população geral, com o destaque de ter sido encabeçada por figuras femininas. Nessa perspectiva, esta pesquisa insere-se no âmbito dos estudos da história da literatura, bem como da crítica literária, pois ao passo que busca resgatar por meio de uma retrospectiva histórico-literária a produção de literatura das mulheres durante o período ditatorial brasileiro, também pretende promover uma leitura crítica de suas principais obras, com foco na averiguação sobre os papéis de gênero diante desse cenário repressivo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Guilherme Moés Ribeiro de Sousa - Integrante / Kalina Naro Guimarães - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2018 - 2019

    Mulheres subjugadas, mulheres em resistência: representações da violência de gênero em contos de Marina Colasanti e Conceição Evaristo, Descrição: Ainda que o problema da violência de gênero seja evidente em nosso país, grande parte da literatura brasileira interessa-se pouco por esta questão, inclusive as obras de autoria feminina. É o que constata Duarte (2010, p. 229) quando indaga sobre a ausência das "marcas literárias da violência" contra as mulheres nos textos produzidos pelas escritoras, até então. Contrariando este quadro geral, Marina Colasanti e Conceição Evaristo tratam em sua obra deste tema, a partir de personagens femininas cuja voz, corpo e alma são silenciados e agredidos por homens, especialmente maridos ou companheiros. Em "Contos de Amores Rasgados" e "Um Espinho de Marfim e outras histórias", de Colasanti (1986;1999); e "Olhos d'água", de Evaristo (2016), coletâneas que reúnem contos que compreendem um período de, pelo menos, trinta anos, observamos mulheres que vivenciam a dor e a violência, mas que também resistem recusando-se ocupar o lugar de "vítimas passivas da dominação" (DEBERT; GREGORI, 2008, p.167). A presente proposta de pesquisa discutirá, mediante a análise de um conjunto de contos selecionados nas três obras citadas, a representação da violência de gênero interpretada a partir do trabalho com a linguagem, bem como por meio do diálogo que essas obras estabelecem com o cenário, ainda atual, de destituição da voz, de privação e aniquilamento do corpo feminino. A crítica literária será exercida a partir do método dialético e filológico cultivado por Candido (2000) e Bosi (2003), respectivamente. A compreensão sobre gênero e violência de gênero (e suas várias formas de constituição, a partir de determinações que não se limitam ao gênero, mas englobam outros distintivos como classe e raça) será efetuada mediante o campo dos estudos feministas (BEAUVOIR, 2009; LAURETIS, 1994; SCOOT, 1995; RIBEIRO, 2016; 2017; CARNEIRO, 2011; DAVES, 2016) e das ciências sociais (SAFFIOTI, 2015; DEBERT, GREGORI, 2008; MACHADO, 2006). Também serão lidos estudos críticos que abordem o gênero e a violência na literatura brasileira, com destaque para autores como Duarte (2010); Gomes (2014), Dalcastagnè (2007; 2010; 2015) e Xavier (2007). Essa base crítico-teórica fomentará a perspectiva e tratamento analíticos sobre o corpus, porém não de maneira aplicativa, evitando, assim, que a fundamentação colonize as obras em estudo, ressaltando delas apenas os aspectos que lhe convém. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Guilherme Moés Ribeiro de Sousa - Integrante / Kalina Naro Guimarães - Coordenador / José Vagner da Silva - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual da Paraíba - Bolsa.

Prêmios

2019

Menção honrosa pelo relato de pesquisa "Entre a crítica literária, a resenha e o resumo na Skoob", apresentado no XI Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura, Unidade Acadêmica de Letras da UFCG.

2018

Microconto "Nova era" selecionado no 8 Concurso Microcontos de Humor de Piracicaba 2018 para compor a antologia do concurso, Prefeitura do Município de Piracicaba.

2017

Poema "Cidade morta" selecionado para compor a 1ª Antologia Poeart: De verso a verso (v.1, n.1), Poearte de verso a verso.

2017

9 lugar no II Concurso de Contos Recortes de Caruaru, Instituto Histórico de Caruaru.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - Atual

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Estudante no Grupo de Pesquisa ATA

Outras informações:
Integra, na condição de estudante, o grupo de pesquisa Ateliê de Textos Acadêmicos (ATA/UFPB/dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1192654638114164), presidido pela Prof.ª Dr.ª Regina Celi Mendes Pereira da Silva.

Atividades

  • 06/2020

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I.,Linhas de pesquisa

2019 - 2020

Universidade Estadual da Paraíba

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador do PIBIC (2019-2020/UEPB), Carga horária: 12

Outras informações:
Desenvolve pesquisa em torno do projeto "Entre a censura e a ditadura: a produção de literatura por mulheres no Brasil entre 1964 e 1985", sob orientação da Prof.ª Dr.ª Kalina Naro Guimarães.

2018 - 2020

Universidade Estadual da Paraíba

Vínculo: Voluntário no Pró-Enem, Enquadramento Funcional: Professor de Produção Textual no Pró-Enem, Carga horária: 10

Outras informações:
Professor de Produção Textual no cursinho Pró-Enem, em turmas em preparação para o Enem.

2019 - 2019

Universidade Estadual da Paraíba

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário da PROBEX (2018-2019/CNPq/UEPB), Carga horária: 10

Outras informações:
Voluntário no projeto de extensão intitulado "Letramento digital docente - a internet como ferramenta didática" (PROBEX/2018-2019/UEPB), sob orientação da professora Me. Maria Lúcia Serafim.

2019 - 2019

Universidade Estadual da Paraíba

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor do componente Sintaxe do Período, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitor do componente curricular "Sintaxe do Período", no semestre de 2019.2, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Marta Anaísa Bezerra Ramos.

2018 - 2019

Universidade Estadual da Paraíba

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador do PIBIC (2018-2019/UEPB), Carga horária: 12

Outras informações:
Desenvolve pesquisa em torno do projeto "Mulheres subjugadas, mulheres em resistência: representações da violência de gênero em contos de Marina Colasanti e Conceição Evaristo", sob orientação da professora Drª Kalina Naro Guimarães.

2018 - 2019

Universidade Estadual da Paraíba

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário do PIBID (2018-2019/CNPq/UEPB), Carga horária: 10

2021 - Atual

Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia (PB)

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 40