Maria Simone Vione Schwengber

Possui graduação em Educação Física, mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professora assistente da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. É pesquisadora membro atuante do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE/UFRGS/CNPq) (desde 2003) e do grupo do Grupo de Estudo e Pesquisa Paidotibus em (Ijui-CNPq) (2010). Assessoria e consultoria: Consultoria ad hoc para o Ministério da Educação (MEC). Membro da Equipe Avaliadora. Edital MEC Guia de Tecnologias Educacionais Educação Básica (2014-2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, corpo, gênero, educação em saúde e corpo-movimento.

Informações coletadas do Lattes em 12/11/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2003 - 2006

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Donas de Si? A educação de corpos grávidos no contexto da Pais & Filhos
Dagmar Elisabeth Estermann Meyer. Palavras-chave: corpos grávidos; gênero; práticas corporais; mídia.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Educação Nas Ciências

1995 - 1997

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Título: O Silêncio e as Falas dos Corpos-Sujeitos nas Práticas de Educação Física de uma Escola Pública,Ano de Obtenção: 1997
Orientador: Valeska Fortes de Oliveira
Palavras-chave: Corporeidade; Escola; Educação Física; Imagens Corporais; Singularidade Gestual; Corpos-Sujeitos. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Educação. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Especialização Em Educação na Área de Pré Escolar

1989 - 1990

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Graduação em Educação Física

1981 - 1984

Universidade de Cruz Alta

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2012

ciclo de formação continuada de docentes da Unijui. (Carga horária: 20h). , Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Educação Física.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

5º Congresso Internacional em Saúde: Atividade física e saúde. As redes sociais e a construção dos corpos fitness de mulheres FITNESS DE MULHERES. 2018. (Congresso).

8º Fórum de Pós-Graduação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte e 5º Fórum de de Pesquisadores das Subáreas Sociocultural e Pedagógica da da Educação Física. 2018. (Outra).

II Seminário (Des)Fazendo Saberes na Fronteira: Gêneros, Sexualidades, Feminismos - Modos de Ser e Existir.Políticas Públicas para a profissionalização de mulheres pobres: Uma análise do Programa Mulheres Mil. 2018. (Seminário).

Salão do Conhecimento.Gênero e Sexualidade: discutindo alguns desafios da "religiosização" na educação/escola Brasileira. 2018. (Seminário).

13º Mundo de Mulheres e Fazendo Gênero 11.A experiência de mulheres rurais no Facebook: memórias do seu trabalho na agricultura. 2017. (Seminário).

13º Mundo de Mulheres e Fazendo Gênero 11.Na dança junina só não vai quem já morreu: gays, lésbicas, transsexuais adentram na tradição festiva e na escola. 2017. (Seminário).

Fazendo Gênero 11. 2017. (Seminário).

II Semana Acadêmica do Curso de Tecnologia em Gastronomia.Programa Mulheres Mil: a Produção de alimentos como forma de inclusão produtiva e social. 2017. (Outra).

NEIDH Café & Conversa.Corpo e Gênero. 2017. (Seminário).

XX Conbrace e VII Conice. Gênero. 2017. (Congresso).

XXII Jornada de Pesquisa da Unijuí.Eu Sou Sapata, e Daí? o Discurso da Autoafirmação na escola. 2017. (Seminário).

XXII Jornada de Pesquisa da Unijuí.Visibilidades do Trabalho da Mulher Rural na Rede Social Virtual Facebook. 2017. (Seminário).

Salão do Conhecimento 2016.POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE: UM RECORTE DO PLANO NACIONAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES. 2016. (Seminário).

Semana Acadêmica do Curso de Educação Física.Educação Física, Educação e Corporeidade: Configurações e Desafios na Atualidade. 2016. (Outra).

XI Anped Sul.Do sapatinho de cristal ao tênis de corrida: enunciados de negociação das identidades femininas. 2016. (Encontro).

XIX Encontro Nacional de Educação - ENACED.Diversidade nos processos educacionais: a escola e as pedagogias do gênero e da sexualidade. 2016. (Encontro).

37ª Reunião Nacional da ANPED. 2015. (Outra).

37ª Reunião Nacional da ANPED.Os meus filhos e os deles: Os filhos da esperança. 2015. (Outra).

Salão do Conhecimento 2015.O Plano Nacional de Políticas Públicas 2013-2015 e a transversalidade de gênero. 2015. (Seminário).

XVX CONBRACE e VI CONICE. 2015. (Congresso).

XVX CONBRACE e VI CONICE. Mulheres rurais e as experiências de lazer: Tradição e mudanças. 2015. (Congresso).

5º Encontro de Estados e Pesquisas do Laboratório de Artes Visuais. 2014. (Encontro).

II Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade.A experiência de lazer de três gerações de mulheres. 2014. (Seminário).

II Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade.Mulheres rurais, experiências religiosas e lazer. 2014. (Seminário).

Salão do Conhecimento. Há mais que trabalho na vida: Mulheres e o esporte no meio rural de Jóia/RS. 2014. (Congresso).

Salão do Conhecimento.Mulheres Camponesas e suas experiências de lazer: uma investigação situacional no município de Jóia. 2014. (Seminário).

Salão do Conhecimento.Saberes interdisciplinares em Gênero: A construção das pesquisas e ações integradas do conhecimento e das políticas públicas para mulheres. 2014. (Seminário).

Salão do Conhecimento.O que dizem as mulheres de três diferentes gerações sobre o lazer. 2014. (Seminário).

Salão do Conhecimento.Mulheres Camponesas do Município de Jóia: Lazer e experiências religiosas. 2014. (Seminário).

Seminário de apresentação dos resultados da Chamada Publica: Relações de Gênero, Mulheres e Feminismos.Mulheres do Meio rural (de programas de reforma agrária, assentamentos): Cultura do cuidado de si e as práticas de lazer. 2014. (Seminário).

Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e II Encontro Gênero e Diversidade na escola.Artefatos culturais e corpo. 2014. (Seminário).

X Anped Sul.Educação e Gênero. 2014. (Seminário).

2º Seminário Internacional de estudos culturais e educação.A governamentalidade e o projeto III Olimpíada de língua portuguesa - Escrevendo o futuro. 2013. (Seminário).

5ºSBECE/2ºSIECE.Por uma infância genereficada: espaços significativos do contexto escolar. 2013. (Seminário).

5º SBECE/2ºSIECE. 2013. (Seminário).

5º Seminário Brasileiro de estudos culturais e educação.A governamentalidade e o projeto III Olimpíada de língua portuguesa - Escrevendo o futuro. 2013. (Seminário).

Anped Sul.Qual o preço de ser menina?. 2012. (Seminário).

X Colóquio sobre Questões Curriculares / VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo.EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS: DESLOCAMENTOS HISTÓRICOS. 2012. (Seminário).

XV Encontro Nacional de Educação - ENACED. A construção das identidades de gênero: Circulantes entre os meninos e meninas nas aulas de Educação Física.. 2012. (Congresso).

13. Fórum de Estudos: Paulo Freire.Paulo Freire: reflexões de uma prática bem sucedida. 2011. (Outra).

14. Encontro Nacional de Educação ? ENACED e Ciclo de Estudos da Pedagogia.MODOS DE ENVELHECIMENTO NO MUNICÍPIO DE IJUÍ-RS E A RESSIGNIFICAÇÃO DOS CORPOS VELHOS PELAS PRÁTICAS DE LAZER. 2011. (Encontro).

19. Seminário de Iniciação Científica, 16. Jornada de Pesquisa, 12. Jornada de Extensão.Lazer e velhice: a exibição das performances masculinas e femininas no baile. 2011. (Seminário).

34. Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pequisa em Educação.A mídia ensina: imperativo da maternidade e paternidade responsáveis. 2011. (Outra).

4. Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação; 1. Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação.Histórias de vida de meninas-mães da periferia: um diálogo com as Políticas Públicas. 2011. (Seminário).

8. COMERCO - Congresso Mercosul de Cultura Corporal e Qualidade de Vida. Educação Física e atuações docentes: as implicações de gênero nos anos iniciais e finais. 2011. (Congresso).

V Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade; I Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade; I Encontro Nacional Gênero e Diversidade na Escola.LAZER E VELHICE: A EXIBIÇÃO DAS PERFORMANCES MASCULINAS E FEMININAS NO BAILE. 2011. (Seminário).

18 Seminário de Iniciação Científica, 15 Jornada de Pesquisa, 11 Jornada de Extensão: Ciência, Tecnologia & Informação e Sociedade.Grávida! Um corpo desassossegado em busca do aperfeiçoamento da saúde e da estética. 2010. (Seminário).

3. Seminario Internacional de Investigación: "La Educación Física, entre prácticas innovadoras y abandono del trabajo docente". 2010. (Seminário).

Projeto de Formação Continuada de Docentes da Unijuí - Núcleo de Formação Pedagógica Geral - NFPG. 2010. (Outra).

Seminário Internacional Fazendo Gênero 9: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos.Grávida! Um corpo desassossegado em busca do aperfeiçoamento da saúde e da estética. 2010. (Seminário).

VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL 2010. Experiências escolares de meninas-mães da periferia de Ijuí-RS. 2010. (Congresso).

32.ª ANPED - Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação: Sociedade, cultura e educação: novas regulações?.Pobres Meninas. 2009. (Outra).

4.° Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade: Composições e Desafios para a Formação Docente.O Discurso das Práticas Corporais e Esportivas num artefato da mídia impressa brasileira (1968 A 2005) ? a Pais & Filhos - e a educação da família: um olhar de gênero. 2009. (Seminário).

4.º Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade: Composições e Desafios para a Formação Docente.Corpo Grávido - Um corpo inquieto por conta de sua saúde e de sua beleza. 2009. (Seminário).

II CEAC - Congresso de Educação Arte e Cultura: Confluências e Diálogos no Campo das Artes. IMAGENS DE ULTRASSOM: A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA GRAVIDEZ E DO FETO COMO SUJEITO. 2009. (Congresso).

III Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Confluências.Uma "Nova" Gestão Técnico-Administrativa sobre os Corpos [Ventres]. 2009. (Seminário).

VI Congresso Internacional de Educação - Educação e Tecnologia: sujeitos (des)conectados?. A Mídia Ensino: Torna-se Mãe Carinhosa (Aquela que cuida e se cuida). 2009. (Congresso).

XVII Seminário de Iniciação Científica, XIV Jornada de Pesquisa, X Jornada de Extensão.Pobres Meninas ?Ricas? com a Gravidez. 2009. (Seminário).

12. Congresso Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa. Donas de Si? E o discurso das práticas coporais no contexto da Pais & Filhos. 2008. (Congresso).

31. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e pesquisa em Educação - ANPEd. 2008. (Congresso).

II Seminário Internacional Enfoques Feministas e o Século XXI Feminismo e Universidade na América Latina, VI encontro da Rede Brasileira de Estudos e Pesquisas Feministas - Redefem, II Encontro Internacional Politica e Feminismo. 2008. (Seminário).

Seminário Internacional Fazendo Gênero 8.A educação da mãe esportiva nas páginas da Pais & Filhos. 2008. (Seminário).

VII Anped Sul.EDUCAR CORPOS GRÁVIDOS:UM OLHAR DE GÊNERO SOBRE A PAIS & FILHOS. 2008. (Seminário).

Anped. A produção da mãe leve, flexivel e forte nas páginas da Pais & Filhos. 2007. (Congresso).

III Seminário Corpo, Gênero e sexualidade: discutindo práticas.As práticas corporais investen na produção da mãe carinhosa (a que se cuida e cuida) abriga e protege. 2007. (Seminário).

Seminário Para onde fi a AIDS - a (inI visibilidade da epidemia. 2007. (Seminário).

XV Congresso Brasileiro de ciências do Esporte II Congresso Internacional do Esporte. 2007. (Congresso).

seminário internacional fazendo gênero.Da Medicina à Educação Física: a Fabricação da Gestante Cuidadosa. 2006. (Seminário).

XIV Congresso Brasileiro de ciências do Esporte e I congresso Internacional de Ciências do Esporte. XIV Congresso Brasileiro de ciências do Esporte e I congresso Internacional de Ciências do Esporte. 2005. (Congresso).

II COMERCO e II EMIES. II COMERCO- Congresso Mercosul de Cultura Corporal e Qualidade de Vida e II EMIES- Encontro Mercosul de Instituições de Educação. Superior. 2002. (Congresso).

I Jornada Gaúcha Corpo e Relações de Gênero na Contemporaneidade. 2002. (Outra).

IV Seminário INTERNACIONAL de EDUCAÇÃO.IV Seminário INTERNACIONAL de EDUCAÇÃO- Na Interação de Saberes, a Formação da Docência.. 2002. (Seminário).

XII Congesso Brasileiro de Ciências no Esporte. 2001. (Congresso).

11. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. Expressão Corpórea... no palco uma coreografia desejável. 1999. (Congresso).

2. Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão e VI Seminário de Iniciação Científica da UNIJUÍ.Imagens de professores de Educação Física: significações do trabalho docente. 1998. (Seminário).

3. Jornada de Pesquisa da Unijuí.O Silêncio e as falas dos corpos/sujeitos nas práticas de Educação Física Escolar. 1996. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Rafael Ferreira Kelleter

SCHWENGBER, M. S. V.; BARBOSA, M. C.; CARVALHO, R. S.. Movimento livre e a autonomia de bebês na creche: diálogos com a abordagem Pikler. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: SANDRO MACHADO

BARBOSA, M. C.;SCHWENGBER, M. S. V.; CAMOZZATO, V. C.; CARVALHO, R. S.. Culturas Lúdicas Infantis na pré-escola. 2019. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cátia Luana Bullmann

NEHRING, Cátia Maria;SCHWENGBER, M. S. V.; BATTISTI, I. K.; SCHULZ, J. A. T.. Aprendizagem de conceitos de geometria espacial por estudantes do Ensino Médio: entendimentos produzidos a partir da teoria dos registros de representação semiótica. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marzane Bolzan Morais de Oliveira

BERLEZI, E. M.;SCHWENGBER, M. S. V.; PIVETTA, H. M. F.; STUMM, Eniva M. F.. Implementação de um programa individualizado de exercícios fisioterapêuticos para a reeducação do mecanismo de continência urinária em mulheres no espaço domiciliar. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral a Saúde) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Diovanéla Liara Schmitt

SCHWENGBER, M. S. V.; LUFT, H. M.; FRANTZ, W.; NOGARO, A.. Gestão escolar e as implicações nas ações didático-pedagógicas da sala de aula. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Deise Raquel Cortes Pinheiro

SCHWENGBER, M. S. V.; WESCHENFELDER, N. V.; BORGMANN, M. E.; BARBOSA, M. C.; CANCIAN, V. A.. A imagem da criança na escola da infância: espaço, tempo e materiais. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Janaína Horn Schmidt

SCHWENGBER, M. S. V.; LUFT, H. M.; WESCHENFELDER, N. V.; PACHECO, L. M. D.. O processo avaliativo na Pré-Escola: as concepções de professoras e os registros avaliativos. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Aline Wazlawick

SCHWENGBER, M. S. V.; LUFT, H. M.; FRANTZ, W.; GIRARDON-PERLINI, N. M. O.. As diferentes configurações familiares: desafios para a convivência e a educação. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Franciele Kollas

BOFF, E. T. O.;SCHWENGBER, M. S. V.; FRISON, M. D.; GIL, G. J.; ECHEVERRIA, A. R.. Produção e usos de materiais didáticos audiovisuais no contexto de situação de estudo: implicações no ensino e no desenvolvimento profissional docente. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Daniel Bardini Dürks

SILVA, Sidinei Pithan da.;SCHWENGBER, M. S. V.; FENSTERSEIFER, P. E.; MYSKIW, M.. Educação e políticas do corpo na modernidade líquida: desafios sociais da Educação Física. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sandro Roberto Cossetin

ZANON, L. B.;SCHWENGBER, M. S. V.; SILVA, Sidinei Pithan da.; NOMENMACHER, S. E. B.. Interlocução de saberes teóricos, técnicos e práticos como possibilidade de constituição da docência na educação profissional. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Caroline Schwerz de Oliveira Hochmüller

SCHWENGBER, M. S. V.; WESCHENFELDER, N. V.; RIGHI, L. B.; VIEIRA, A. M. S. N.. O olhar da criança sobre o brincar no ambiente hospitalar: um estudo em um hospital do município de Cruz Alta/RS. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jaíne de Lima Piva

CAIMI, F. E.;SCHWENGBER, M. S. V.; COLUSSI, E. L.. Competição, cooperação e educação física: uma equação necessária à formação escolar. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo.

Aluno: Angela Rafaela Tonetto Heidel

SCHWENGBER, M. S. V.; WESCHENFELDER, N. V.; CALLAI, H. C.; MUHL, E. H.. Entrelaçamentos e significações interculturais: um diálogo entre a cultura das crianças e a cultura escolar. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luciane de Freitas Mazzardo

COSTA, M. M. M.; HERMANY, R.;SCHWENGBER, M. S. V.. Interfaces da desigualdade de gênero: Os julgamentos morais implícitos nas ambiências sociais e judiciárias e a relevância da transversalidade das políticas públicas frente à violação dos direitos humanos das mulheres. 2015. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Raquel Taís Breunig

NEHRING, Cátia Maria; MARIANI, R. C. P.;SCHWENGBER, M. S. V.. Coordenação de registros de representação e o processo de mediação docente: conceitos de limite em cursos de engenharia. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rosinéia Izac Zorzo

SCHWENGBER, M. S. V.; SILVA, Sidinei Pithan da.; FENSTERSEIFER, P. E.; CREMONESE, D.. Os professores como intelectuais - intérpretes: desafios na prática educativa em tempos de modernidade liquida. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Márcia Inês Maschio dos Santos

SCHWENGBER, M. S. V.; GONZÁLEZ, Fernando Jaime; LUFT, H. M.; GAMA, M. E. R.. O lugar dos saberes experienciais dos professores no programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Valter Garabed de Souza Moreira

FRANTZ, Walter;SCHWENGBER, M. S. V.; NOMENMACHER, S. E. B.. A educação profissional e tecnológica: reflexões conceituais sobre política pública no campus Panambi do Instituto Federal Farroupilha. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marcia Pizolotto Camini

FALKEMBACH, Elza M. F;SCHWENGBER, M. S. V.; CALLAI, H. C.; FONSECA, J. A. L.. O que revelam as páginas de um livro? O olhar expressivo da criança e do educador no mundo imaginário dos livros. 2015 - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Franciele Catelan Cardoso

SCHWENGBER, M. S. V.. O ensino da geometria analítica em um curso de licenciatura em matemática: Uma análise da organização do processo educativo sob a ótica dos registros de representação semiótica. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Vanessa Aparecida Araújo Correia

SCHWENGBER, M. S. V.; OLIVEIRA, R. C.; LIMA, A. L. G.. Gravidez na adolescência: a construção discursiva de uma condição desviante.. 2014. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Thamara Copetti Pavim

SCHWENGBER, M. S. V.; ARAUJO, M. C. P.Maria Cristina Pansera de Araujo; NEHRING, Cátia Maria; DALLEPIANE, Loiva Beatriz.. Alimentação na escola em tempo integral: percepções e representações. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: JULIANA VIRGÍNIA GOMES CARVALHO

FRANTZ, Walter;SCHWENGBER, M. S. V.; BUSNELLO, M. B.; WEYH, Cênio Back.. Educação em saúde e a práxis de uma equipe de estratégia saúde da família. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jauber de Castro Menchik

SCHWENGBER, M. S. V.. O Processo Avaliativo: diálogo sobre avaliações no Ensino Médio integrado. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Alexandra Franchini Raffaelli

SCHWENGBER, M. S. V.. Educação Física e Estética: um olhar para o se-movimento movimentar humano. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jordana Linassi Sartori

SCHWENGBER, M. S. V.. : Estado da arte da pesquisa em Educação Alimentar e Nutricional: contribuições para o currículo do curso de nutrição. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mariele Josiane Fuchs

NEHRING, Cátia Maria; ZANON, L. B.; Marta Cristina Cezar Pozzobon; KIRCHNER, R. M.;SCHWENGBER, M. S. V.. Entendimentos do ensino da estatística em cursos de licenciatura: aproximações e distanciamentos na formação do professor de matemática. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jaubert Menchik

CALLAI, H. C.;SCHWENGBER, M. S. V.; PIRES, F. L. B.. Diálogos sobre avaliação no Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi RS. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Andréa Melissa Mikoski Samborski

WESCHENFELDER, N. V.; FRANTZ, W.;SCHWENGBER, M. S. V.; NARVAES, A. B.; SALVA, S.. As experiências de leitura como formação de jovens leitores. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Eduardo Lemos Leal

SCHWENGBER, M. S. V.. Reflexões sobre a questão da cidadania na história das ideias. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: DAIANI FINATTO BIANCHINI

SCHWENGBER, M. S. V.. Práticas Pedagógicas em estatísticas de professoras dos anos iniciais: realidades e possibilidades. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Joseida Luiza Vidor

NEHRING, Cátia Maria;SCHWENGBER, M. S. V.; Marta Cristina Cezar Pozzobon; CARVALHO, R. S.. Práticas pedagógicas em estatística dos anos iniciais: realidades e possibilidades. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Osmar Lottermann

SCHWENGBER, M. S. V.; FALKEMBACH, Elza M. F; FRANTZ, Walter; FISCHER, M. C. B.. O currículo integrado na educação de jovens e adultos. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gabriela Chicuta Ribeiro

SCHWENGBER, M. S. V.; CÉSAR, Maria Rita de Assis.; GARANHANI, M. C.; MEDEIROS, C. C. C.. Corpo, gênero e sexualidade: cartografias da Educação Física. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Maristela Maria de Moraes

SCHWENGBER, M. S. V.; CALLAI, H. C.; SANTIAGO, Anna Rosa F.; PEREIRA, M. E. G.. Literatura e Espaço: O imaginário em O Cortiço e Vidas Secas. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Emanueli Bandeira Avi

SCHWENGBER, M. S. V.; NEHRING, Cátia Maria; MALDANER, Otavio Aloisio; LOPES, A. R. L. V.. As aprendizagens matemáticas desenvolvidas em ambientes de investigação estatística. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ana Queli Mafalda Reis

SCHWENGBER, M. S. V.; NEHRING, Cátia Maria; CALLAI, H. C.. Exame Nacional do Ensino Médio ? Enem indutor da prática curricular de professores de matemática a partir da perspectiva de contextualização. 2012.

Aluno: Ana Lúcia Paula da Conceição

SCHWENGBER, M. S. V.; WESCHENFELDER, N. V.; SANTIAGO, Anna Rosa F.; DUARTE, C. G.. Performatividade: as marcas da educação na alma de corpos estranhos. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rosemeri Aquilla

SCHWENGBER, M. S. V.; BOUFLEUER, José Pedro.; FRANZ, Ligia Beatriz Bento.; DALLEPIANE, Loiva Beatriz.. A educação alimentar no espaço escolar: saber, sabor e saúde. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Deise Pedroso Maggio

NEHRING, Cátia Maria;SCHWENGBER, M. S. V.; MALDANER, Otavio Aloisio; KAIBER, Carmen Teresa. Saberes docentes de uma professora que ensina função e conhece a teoria dos registros de representação semiótica. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gabriela Chicuta Ribeiro

CÉSAR, Maria Rita de Assis.; FERREIRA, Maria Regina.; COSTA, Rogério Golart da Silva.;SCHWENGBER, M. S. V.. Corpo, gênero e sexualidade: cartografias da Educação Física (Banca de Qualificação). 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação-Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Sandra Beatris Diniz Ebling

SCHWENGBER, M. S. V.; WEYH, Cênio Back.; FALKEMBACH, Elza M. F; FRANTZ, Walter. A mulher assentada e suas "lidas": compreensões acerca de gênero, educação, saúdee trabalho. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Daniele Maria Junges Friederich

SCHWENGBER, M. S. V.. A Formação de Professoras dos Anos Iniciais: Um estudo sobre a concepção do conceito do número racional e suas representações - Banca de Qualificação. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marli Simionato

SCHWENGBER, M. S. V.; FENSTERSEIFER, P. E.; JOHANN, Maria R.. Ensino de Arte: pensar o velho, pintar o novo (Banca de Qualificação). 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ana Lúcia Paula da Conceição

SCHWENGBER, M. S. V.. Performatividade: As marcas da educação na alma dos corpos estranhos (Banca de Qualificação). 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marli Simionato

SCHWENGBER, M. S. V.; FENSTERSEIFER, P. E.; OLIVEIRA, Marildda O.. Ensino de Arte: Pintar o velho, pensar o novo. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Miguelângelo Corteze

SCHWENGBER, M. S. V.; FALKEMBACH, Elza M. F; ZARTH, Paulo; FRANTZ, Walter. As práticas de associação e cooperação na região noroeste do Rio Grande do Sul: um espaço de educação. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Thaís Rodrigues de Almeida

SCHWENGBER, M. S. V.. Charrua Rugby Clube. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fabiane Smaniotto

SCHWENGBER, M. S. V.. As práticas corporais infanto-juvenil no espaço do recreio escolar. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luciana Pasquali

SCHWENGBER, M. S. V.. Educação e Ludicidade: tecendo argumentos complexos a respeito do brincar. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Leandro Ferraz

SCHWENGBER, M. S. V.. O lugar dos conhecimentos biológicos no saber e no olhar pedagógico em Educação Física escolar. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Vanessa Mastella Lena de Souza

SCHWENGBER, M. S. V.; GONZÁLEZ, Fernando Jaime; DARIDO, S. C.; NEHRING, Cátia Maria. Quando a Educação Física vira aula: mudanças nas concepções pedagógicas de professoras dos anos iniciais participantes em uma experiência de formação continuada colaborativa. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Angéli Cervi Gabbi

NEHRING, Cátia Maria;SCHWENGBER, M. S. V.; BATTISTI, I. K.; BORGES, P. A. P.; KAIBER, C. T.. O conceito função no processo de aprendizagem de um grupo de estudantes da Educação Superior. 2019. Tese (Doutorado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Deise Pedroso Maggio

NEHRING, Cátia Maria; BATTISTI, I. K.;SCHWENGBER, M. S. V.; BORGES, P. A. P.; MORETTI, V. D.. Entrecruzamento teórico-metodológico entre registros de representação e teoria da objetivação. 2018. Tese (Doutorado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Simone Cecília Fernandes

ALTAMANN, H.;SCHWENGBER, M. S. V.; SOUZA JUNIOR, O. M.; VIANNA, C. P.; GIGLIO, S. S.. A educação esportiva de meninas na escola pública: tessituras de gênero entre o "rude" e o bem fazer nas aulas de educação física. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Dilva Bertoldi Benvenutti

SCHWENGBER, M. S. V.; ARAUJO, M. C. P.Maria Cristina Pansera de Araujo; BOFF, E. T. O.; STRIEDER, R.; FERREIRA, F. I. S.. Avaliação de aprendizagens: Relações entre formação inicial e práticas adotadas pelas professoras pedagogas dos anos iniciais da educação básica. 2016. Tese (Doutorado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Elisabete Andrade

SCHWENGBER, M. S. V.; CALLAI, H. C.; FRANTZ, W.; FERREIRA, L. S.; COLLING, A. M.; NUNES, S. C. L.. Formação continuada e desenvolvimento profissional de professores: acontecimento, evento, experiência. 2015. Tese (Doutorado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: MARISTELA BORIN BUSNELLO

FRANTZ, W.; FALKEMBACH, Elza M. F;SCHWENGBER, M. S. V.; WEILLER, T.; RIGHI, L. B.. Grupos de mulheres do meio rural: espaço educativo e de cuidado de si. 2014. Tese (Doutorado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Vera Lucia Trennepohl

SCHWENGBER, M. S. V.; FRANTZ, Walter; SILVA, Sidinei Pithan da.; DIEHL, A. A.; Ronaldo Bernardino Colvero. O conhecimento histórico na construção do sujeito histórico. 2014. Tese (Doutorado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luciene Neves Santos

MEYER, D.;SCHWENGBER, M. S. V.; DAL'IGNA,M. C.; SEFFNER, Fernando. Efeitos discursivos de políticas educacionais de gênero e de diversidade sexual num currículo de formação inicial em Educação. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Letícia Prezzi Fernandes

Luís Henrique Sacchi dos Santos;SCHWENGBER, M. S. V.; ANDRADE, S.. Um currículo de gênero através do casamento: como se produz uma noiva?. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marli Simionato

SCHWENGBER, M. S. V.; OLIVEIRA, Marildda O.; HETTWER, A. L. M. E. L.; RODRIGUES, C. G.; LAZZARIN, M. L. L.. Percursos, fragmentos e encontros - singularidades na docência. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Neila Seliane Pereira Wilt

SCHWENGBER, M. S. V.. O governo dos corpos e da vida: problematizando os discursos sobre o aborto na mídia impressa. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências quimica da) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Neila Seliane Pereira Witt

SCHWENGBER, M. S. V.; Luís Henrique Sacchi dos Santos; WORTMANN, M. L.. O GOVERNO DOS CORPOS E DA VIDA: Problematizando os discursos sobre o aborto na mídia impressa. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências quimica da) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ileana Wenetz

SCHWENGBER, M. S. V.; STIGGER, M. P.; MEYER, D.; FRAGA, A. B.; ALTAMANN, H.. Brincadeiras de Crianças: corpos marcados pelo gênero e sexualidade. 2012. Tese (Doutorado em Ciências do Movimento Humano) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rodrigo Saballa de Carvalho

SCHWENGBER, M. S. V.; SOUZA, Nádia Geisa Silveira.; JUNQUEIRA, Gabriel.; XAVIER, Maria Luisa.; PEREIRA, Marcos Villela.. A invenção do Pedagogo Generalista: problematizando discursos implicados no governamento de professores em formação. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carin Klein

SCHWENGBER, M. S. V.; SEFFNER, Fernando; FONSECA, Cláudia L. W.; MARTINS, Ana Paula Vosne.; MEYER, D.. Biopolíticas de Inclusão Social e Produção de Maternidades e Paternidades. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Paulo Carlan

SCHWENGBER, M. S. V.; FENSTERSEIFER, P. E.; KUNZ, Elenor. Esporte como conteúdo da Educação Física Escolar: uma análise das proposta curriculares oficiais (Banca de Qualificação). 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: ANGELITA ALICE JAEGER

SCHWENGBER, M. S. V.; FRAGA, A.; MEYER, D.; BOTELHO, P.; GOELLNER, S. V.. Mulheres atletas da potencialização muscular e a construção de arquitetura corporal no fisiculturismo. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luiz Fernando Calage Alvarenga

SCHWENGBER, M. S. V.; D., J.; Santos, L. H.. Envelhecimento, Gênero e Sexualidade em Tempos de HIV/AIDS: Um olhar desde a educação em confluência com a saúde. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Suelen de Souza Andres

SCHWENGBER, M. S. V.; MAZO, J. Z.; SILVEIRA, R.. Handebol de mulheres no Brasil: a trajetória da Seleção Olímpica (2000 -2016). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências do Movimento Humano) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Dilva Bertoldi Benvenutti

SCHWENGBER, M. S. V.; ARAUJO, M. C. P.Maria Cristina Pansera de Araujo; BOFF, E. T. O.; STRIEDER, R.. Avaliação da aprendizagem: Relação entre a formação inicial e profissional das professoras pedagogas dos anos iniciais da educação básica. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marli Simionato

SCHWENGBER, M. S. V.; RODRIGUES, C. G.; CORREA, G. C.; OLIVEIRA, V. M. F.. Singularidades e a potência de agir na docência. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Rosalinda Carneiro de Oliveira Ritti

SCHWENGBER, M. S. V.; ROTONDO, M. A. S.; FERRARI, A.. A gente cria todo dia! A gente cria vida!: um olhar sobre as subjetividades de mulheres mães de pereferia. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Elisabete Andrade

SCHWENGBER, M. S. V.. Formação continuada e desenvolvimento profissional: Opostos que se atraem. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maristela Borim Busnello

SCHWENGBER, M. S. V.. Práticas educativas sobre alimentação em grupos de mulheres do meio rural e a constituição de novos sentidos/saberes sobre alimentação. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Vera Lucia Trennephol

SCHWENGBER, M. S. V.. Possibilidade e limites na constituição de um histórico - cultural. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luciene Neves Santos

SCHWENGBER, M. S. V.; MEYER, D.; DAL'IGNA,M. C.; SEFFNER, Fernando. TORNAR-SE PROFESSORA E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ATRAVESSAMENTOS DE SEXUALIDADE E DE GÊNERO. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luiz Fernando Calage Alvarenga

Luís Henrique Sacchi dos Santos; D., J.; Luciana Laureano Paiva;SCHWENGBER, M. S. V.. A Arte de Envelhecer Ativamente: Articulações Entre Corpo, Gênero e Sexualidade. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Letícia Prezzi Fernandes

SCHWENGBER, M. S. V.; MEYER, D.; Santos, L. H.; FISCHER, Rosa Maria Bueno.. A hora do sim: casamento e a produção da noiva contemporânea. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Deise Raquel Cortes Pinheiro

SCHWENGBER, M. S. V.; WESCHENFELDER, N. V.; BORGMANN, M. E.; BARBOSA, M. C.; CANCIAN, V. A.. Espaço, tempo, materiais e grupos: a tessitura de relações dos bebês na escola. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Valter Garabed de Souza Moreira

SCHWENGBER, M. S. V.; FRANTZ, W.; NOMENMACHER, S. E. B.; LOTTERMANN, Oamar. A educação profissional e tecnológica: Reflexões conceituais sobre a política pública em uma unidade de um Instituto Federal. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sandro Roberto Cossetin

ZANON, L. B.;SCHWENGBER, M. S. V.; SILVA, Sidinei Pithan da.. Docência na Educação Profissional de nível médio: concepções, ações e reflexões. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: LUCIA AULETE BURIGO SOUSA

SCHWENGBER, M. S. V.; GRAUP, M. E.. AS PERCEPÇÕES DAS ORIENTADORAS ESCOLARES NA IMPLANTAÇÃO DAS POLÍTICAS DE GÊNERO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE LAGES. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Planalto Catarinense.

Aluno: Cristiane Novaes Barbosa da Rocha

SCHWENGBER, M. S. V.; XAVIER FILHA, C.. Modos de Subjetivação Feminina e Atrevidinha: estratégias de charme, beleza e atitude para as meninas. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Eliana Silveira Bagatini

SCHWENGBER, M. S. V.. Autonomia no Contexto Familiar e Escolar. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação na Área de Pré Escolar) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Paulo Roberto dos Santos

SCHWENGBER, M. S. V.. O Recreio: Uma Experiência em uma Instituição de Ensino Particular de Ijuí RS. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação na Área de Pré Escolar) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Daniel Manuel de Almeida

SCHWENGBER, M. S. V.. A Representação dos Professores de Educação Física que atuam em Escolas Públicas no Ensino Fundamental de Santo Augusto/RS, Séries Iniciais, Acerca das Dificuldades, Expectativas e Limites de sua prórpia Prática Pedagógica. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação na Área de Pré Escolar) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Raquel Catialine Tamiozzo Fagan

SCHWENGBER, M. S. V.. Educação Física no Ensino Médio: Uma Abordagem. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação na Área de Pré Escolar) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jaqueline Otilia Kempp

SCHWENGBER, M. S. V.. Uma Experiência de Prática Pedagógica do Tema Corpo e Saúder na 7ª série do Ensino Fundamental na Escola Estadual Centenário de Ijuí RS. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação na Área de Pré Escolar) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Adre Silvane Rosa dos Santos

SCHWENGBER, M. S. V.. Os Efeitos do Brinquedo e do Brincar para Crianças com Deficiência Visual. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação na Área de Pré Escolar) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Caroline De Bearzi

SCHWENGBER, M. S. V.; CARLAN, P.. Experiências de uma educação física escolar em que "elas sentam e eles jogam". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jéssica Breunig

SCHWENGBER, M. S. V.. O brincar na educação infantil: as intervenções dos professores unidocentes e de educação física. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Renata Lutz da Silva

SCHWENGBER, M. S. V.. Análise do estilo de vida de mulheres atualmente ativas de três gerações e suas relações com as práticas corporais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Vagna Zulmira Santos Oliveira

SCHWENGBER, M. S. V.; DORNELES, C. I. R.. A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas aulas de Educação Física nas séries do Ensino Fundamental na Rede Regular de Ensino. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gisele Bonatto

SCHWENGBER, M. S. V.; DORNELES, C. I. R.. A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas aulas de Educação Física nas séries iniciais na cidade de Santo Antônio das Missões: uma experiência na pesquisa-ação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Andréia Aparecida Andrades da Silva Oliveira

SCHWENGBER, M. S. V.; LAUREANO, O.. Os motivos que levaram um grupo de mulheres a abandonarem a prática de futsal no município de Palmeira das Missões/RS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Anderson Nardelli

SCHWENGBER, M. S. V.; LAUREANO, O.. A postura dos treinadores frente ao comportamento das crianças de 10 a 13 anos nas competições de futsal na Região do Alto Vale do Itajaí/SC. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Matheus Nikititz Batista

SCHWENGBER, M. S. V.; FENSTERSEIFER, P. E.. Violência no futsal no município de São Luiz Gonzaga: um estudo etnográfico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maicon Alberto Ecke

SCHWENGBER, M. S. V.; FENSTERSEIFER, P. E.. Educação Física Escolar na perspectiva dos alunos das séries finais do Ensino Fundamental do município de Segredo/RS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fagundes Mainardes Lopes

SCHWENGBER, M. S. V.; BORGMANN, M. E.. Ações pedagógicas do profissional de Educação Física junto a jovens com Síndrome de Down. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Paulo César Martins

SCHWENGBER, M. S. V.; LAUREANO, O.. A transformação do futebol de campo amador em Ituporanga/SC (1998 a 2008). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sandro Hirt

SCHWENGBER, M. S. V.; FENSTERSEIFER, P. E.. O ensino da Educação Física nas séries finais do Ensino Fundamental nas Escolas do Município de Palmitinho/RS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luciano B

SCHWENGBER, M. S. V.; DORNELES, C. I. R.; FENSTERSEIFER, P. E.. Mariotti.Entendimento dos Alunos do 1.° Ano Ensino Médio sobre a Educação Física: Uma Reflexão antes e após a intervenção do Estágio Supervisionado II. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Inês Silva

SCHWENGBER, M. S. V.; SILVA, D. M. B.. A Dança na Educação Física Escolar: Dança e Cultura dentro da Educação Formal. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sandro Vendrúsculo

SCHWENGBER, M. S. V.; LOI, L. S.. O desenvolvimento do comportamento técnico tático nos jogos de invasão com escolares de 08 a 10 anos de idade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ederson da Rocha

SCHWENGBER, M. S. V.; LOI, L. S.. A possibilidade de Exclusão da Regra do Impedimento no futebol de campo sob olhar de seus protagonistas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: ALINE MUCHA MAURER

SCHWENGBER, M. S. V.; DORNELES, C. I. R.. O Processo de aprendizagem das habilidades motoras dos alunos do primeiro ano do Ens. Fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jair Rodrigues

SCHWENGBER, M. S. V.; LOI, L. S.. Transição de atleta de futsal e futebol de campo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Magda Machado Loro

SCHWENGBER, M. S. V.; LOI, L. S.. A franquia body systems e as aulas de ginástica.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Dinalva Flores dos Santos

SCHWENGBER, M. S. V.. A massagem Shantala no desenvolvimento motor do bebê de 0 a 6 meses. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Eloi Schuck

SCHWENGBER, M. S. V.. A concepção dos professores unidocentes sobre a Educação Física nos anos iniciais e suas limitações na prática pedagógica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Iara Machado Della Flora

SCHWENGBER, M. S. V.. Dança Escolar: mais que uma escolha, uma responsabilidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ruth Patz Hein

SCHWENGBER, M. S. V.. Danças/contadas ou cantos/dançados na contemporaneidade ? desafios na escola. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lovane Maria Lemos

SCHWENGBER, M. S. V.. Formação e a inserção dos egressos do curso de Educação Física da Unijuí no mercado e no mundo do trabalho: 1995-2006. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fernanda Lopes de Melo

SCHWENGBER, M. S. V.. O desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais em crianças entre 6 e 7 anos de idade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luciane Nimitt dos Santos

SCHWENGBER, M. S. V.. Os jogos escolares na percepção dos professores de educação física no município de São Luiz Gonzaga. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Bruna de Lima Zamperetti

SCHWENGBER, M. S. V.. O comprometimento discal nos exercício de glúteos da ginástica localizada. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: FABIANE POOTER

SCHWENGBER, M. S. V.. A dança étnica alemã no município de novo Xingu (RS) e suas contemplações. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Paulo Ronaldo de Miranda Fortes

SCHWENGBER, M. S. V.. O kung fu como conteúdo da educação física escolar na cidade de Erval Seco-RS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Andréia Voll

SCHWENGBER, M. S. V.. A relação da cultura escolar com a atuação das profissionais de educação física nas escolas municipais de Condor. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Daniela Minuzi Delevati

SCHWENGBER, M. S. V.. Os efeitos do método pilates em sujeito com dor lombar: profissionais do centro empresarial de Santiago/RS (CES). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marcelo Mendonça

SCHWENGBER, M. S. V.. O jogo, conteúdo da cultura corporal, e sua relação na construção do esquema corporal em crianças de 6 anos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rodrigo Magnus Pereira

SCHWENGBER, M. S. V.. Fatores de risco de infarto cardíaco nos praticantes de futsal de Humaitá - RS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Vânia Naegele Peter

SCHWENGBER, M. S. V.; DORNELES, C. I. R.; SAWITZKI, R. L.. Concepção dos Professores Unidocentes sobre Interdisciplinaridade no Contexto das Aulas de Educação Física nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Angela Fontela Cabeleira

SCHWENGBER, M. S. V.. Vidas em transformação: mulheres idosas que descobrem a dança do ventre. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: José Ricardo Tognon

SCHWENGBER, M. S. V.. Homem e Atividade física de aventura na natureza: uma relação possível. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gladiele Carla Pedroni

SCHWENGBER, M. S. V.. Consciência corporal uma proposta pedagógica para a pré-escola. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sandra Regina F

SCHWENGBER, M. S. V.. Vendrusculo.A compreensão sobre o envelhecimento: múltiplos olhares. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Adriana Sponchiado

SCHWENGBER, M. S. V.. O idoso, qualidade de vida e atividade física: uma relação possível. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Márci Rosane Studt

SCHWENGBER, M. S. V.. O esporte amador: uma experiência de 1970 a 2005 em Nova Ramada-RS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Chaiane da Silva Ratuchne

SCHWENGBER, M. S. V.. Fatores interferentes no desenvolvimento motor de uma criança que apresenta atrasos: um estudo do caso. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Valdenor Santos Oliveira

SCHWENGBER, M. S. V.. Educação Física modular no Município de Terra Nova do Norte ? MT: Uma discussão metodológica.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Robson Alan Schneider

SCHWENGBER, M. S. V.. Atividade Física e Natureza na Perspectiva da Preservação do Meio Ambiente. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Suzana Daniela Cericatto

SCHWENGBER, M. S. V.. Dança do Ventre: um convite à expressividade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ederson Holler

SCHWENGBER, M. S. V.. O Futebol Amador: Um Olhar do Esporte Clube Carovi, Ajuricaba/RS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Elaine da Rosa Fortes

SCHWENGBER, M. S. V.. Um olhar sobre as aulas de hidroginástica em Ijuí-RS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Angela dos Santos Guimaraes

SCHWENGBER, M. S. V.. Caminhar para uma melhor saúde e qualidade de vida. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Márcia Adriana Caré

SCHWENGBER, M. S. V.. Brincando de roda. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: LAERTE SANTETTI LOPES

SCHWENGBER, M. S. V.. Relação entre o desenvolvimento da consciência corporal e as habilidades motoras básicas em pré-escolares participantes de um programa de educação física: um estudo correlacional exploratório. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Adriana

SCHWENGBER, M. S. V.. A educação física na 1ª série do ensino fundamental: Avaliação das aulas.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fabiane Flores

SCHWENGBER, M. S. V.. O desempenho do professor nas aulas de Educação Física infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Elisete Hofrtetter

SCHWENGBER, M. S. V.. Dança Tradicional Gaúcha: Na Educação Física Escolar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Iris Madelena Dambroz

SCHWENGBER, M. S. V.. O nível de flexibilidade do idoso. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mônica Moraes Ribeiro

SCHWENGBER, M. S. V.. Proposta Pedagógica de Educação Física nas Escolas Infantis Municipais de Ijuí: Uma análise segundo Modificações da Nova LDB (9394/1996). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ivana Xavier e Silva

SCHWENGBER, M. S. V.. Análise de produções científicas do Curso de Educação Física da Unijuí, na perspectiva do jogo, do brincar e da criança.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maira Portella Isbrecht

SCHWENGBER, M. S. V.. Na escola também vou brincar: interações coletivas de um aprender com significados. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Izabel Miotto

SCHWENGBER, M. S. V.. A importância da recreação na socialização e auto estima na vida do idoso. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lisiane Stempkowski

SCHWENGBER, M. S. V.. Educação Física, Lazer e Mídia: os adolescentes do meio rural. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Salete Bulegon

SCHWENGBER, M. S. V.. Educação Física e Dança: Um olhar sobre o gênero na prática pedagógica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Loreci Vargas Trento

SCHWENGBER, M. S. V.. A corporiedade e o jogo: caminho para a melhoria das aprendizagens nas séries iniciais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Clairton Folk

SCHWENGBER, M. S. V.. Robalo.As metodologías ensino aberto crítica-emancipatória da perspectiva dos esportes na educação física escolar. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marcos Fernando Bee

SCHWENGBER, M. S. V.. Comparação de duas propostas de natação. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gladis T

SCHWENGBER, M. S. V.. N. Dos Santos.A importância da EDF dentro do contexto escolar das séries iniciais nas três maiores escolas do município de Braga. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luciano Antonio Dellatore e Rubens Roque Dellatore

SCHWENGBER, M. S. V.. Estudo diagnóstico do Esporte e Lazer na cidade de Três Passos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Tânia Maria Ditz Engroff

SCHWENGBER, M. S. V.. Atividades de práticas corporais diversificadas para a terceira idade. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: MÁRCIA ZORZO BIRCK

SCHWENGBER, M. S. V.. Importância das atividades rítmicas no desenvolvimento motor da criança de 5 a 6 anos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Camila Araújo Ferri

SCHWENGBER, M. S. V.. Currículo e Programas: os diferentes locais pedagógicos de intervenção da Educação Física. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cynthia Flores Rampelotto

SCHWENGBER, M. S. V.. A pesquisa na formação do profissional de Educação Física. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gracieli da Silva Araújo

SCHWENGBER, M. S. V.. Danças-Mídia: Bondes do Tigrão, É o Tchan e MC Serginho e Lacraia. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lisangela Scarton

SCHWENGBER, M. S. V.. O brinquedo, o jogo e a brincadeira no espaço da Escola José Rodrigues, Garruchos - RS. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: VIVIANE LINE TROIAN

SCHWENGBER, M. S. V.. Jogo de construção de regras nas séries iniciais: Uma aprendizagem necessária. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Orlando Thomas

SCHWENGBER, M. S. V.. Dança etnica no município de Mato Queimado: Relato de uma experiência. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Adriane Regina Bettio

SCHWENGBER, M. S. V.. Repensando as aprendizagens dos alunos do ensino fundamental a partir do projeto expressão corporal ?dança? na Escola Estadual Rui Barbosa ? Vista Gaúcha - RS. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

SCHWENGBER, M. S. V.. Processos e Métodos Didático-Pedagógicos da Educação Física. 2009. Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

SCHWENGBER, M. S. V.. A Temática do Corpo -Quadro Mulher / Garota da Capa Revista Boa Forma. 2002. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

SCHWENGBER, M. S. V.. Educação Física na Perspectiva da Inclusão.. 2002. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

SCHWENGBER, M. S. V.. Educação Física a Luta dos Homens Voadores.. 2002. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

SCHWENGBER, M. S. V.. Imagem Corporal e Terceira Idade.. 2001. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

SCHWENGBER, M. S. V.. A Importância da Atividade Física na Gravidez.. 2001. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

SCHWENGBER, M. S. V.. Lazer e a Mulher Rural.. 2001. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

SCHWENGBER, M. S. V.. A Mulher no Futsal em Santo Ângelo.. 2001. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

SCHWENGBER, M. S. V.. Obesidade Mulher e Atividade Física.. 2001. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

SCHWENGBER, M. S. V.. A Linguagem Corporal no Contexto do MST.. 2001. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

SCHWENGBER, M. S. V.. Sentidos e Significados do Corpo.. 2001. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Silvana Vilodre Goellner

GOELLNER, Silvana V.LOURO, Guacira LopesSOARES, Carmen Lúcia; MEYER, Dagmar e Estermann. Donas de si? Educação de corpos grávidos no contexto da Pais & Filhos. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Silvana Vilodre Goellner

GOELLNER, Silvana V.SOARES, Carmen LúciaLOURO, Guacira Lopes; MEYER, Dagmar e Estermann. Filho/a perfeito/a é resultado de muito trabalho corporal da mãe. Aprendizagens que conformam corpos grávidos. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Carmen Lúcia Soares

SOARES, C. L.. ?Donas de si? A educação dos corpos grávidos na Revista Pais & Filhos?. 2006 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Carmen Lúcia Soares

SOARES, C. L.; MEYER, Dagmar Estermann; LOURO, G. L.;GOELLNER, S. V.. Filho perfeito é (...) resultado de muito trabalho corporal da mãe. Aprendizagens que com-formam corpos grávidos. 2005 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Jane Felipe de Souza

GOELLNER, S.;Felipe, Jane; MEYER, D. E. E.; soares. "Donas de Si"? Educação de corpos grávidos na Revista Pais & Filhos.. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Dagmar Elisabeth Estermann Meyer

Meyer, Dagmar E. E.; SOARES, Carmen Lucia; SOUZA, J. F.; KRUSE, M. H. L.; GOELLNER, Silvana Vilodre. Participação em banca na condição de orientadora. "Donas de si"? A educação de corpos grávidos na Revista Pais & Filhos. 2006. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Dagmar Elisabeth Estermann Meyer

Meyer, Dagmar E. E.. Filho perfeito é (...) resultado de muito trabalho corporal da mãe: aprendizagens que con-formam corpos grávidos. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Maria Henriqueta Luce Kruse

MEYER, Dagmar Elisabete Estermann; Souza, Jane Felipe de; Goellner, Silvana Vilodre; SOARES, C. L.;KRUSE, M. H. L.. Donas de si? A educação de corpos grávidos na Revista Pais & Filhos. 2006. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Cauana Peyrot Conceição

As experiências de meninas negras no processo de escolarização; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral a Saúde) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Paula Mayara Zuanazzi

Gênero e sexualidade na Educação Física: Possibilidades didático metodológicas; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional ? Pro) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Viviane da Silva Dias Ceratti

As diferenças: Literatura Infantil e a Pedagogia do Encontro enquanto recursos teóricos e didático-pedagógicos nas aulas de Educação Física na Educação Infantil; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional ? Pro) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Vivian Lemes Lobo Bittencourt

Construção e validação de um instrumento educativo para a prevenção de quedas no ambiente hospitalar; Início: 2019; Tese (Doutorado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Unijuí; (Orientador);

Naira Leticia Giongo Mendes Pinheiro

Mulheres rurais e a escrita de si na rede social virtual facebook; Início: 2018; Tese (Doutorado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Caterine de Moura Brachtvogel

Atravessamento da governamentalidade do dispositivo fitness no memes das redes sociais digitais; Início: 2018; Tese (Doutorado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Daniela Zeni Dreher

Educação em saúde, sexualidade e incontinência urinária: O Grupo como Estratégia Educativa de Tratamento; Início: 2017; Tese (Doutorado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; (Orientador);

SIlvana Uhmann

Educação Inclusiva, deficiência e marcas corporais: relações de negociação e visibilidade entre aparências e competências; Início: 2016; Tese (Doutorado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Lisiane Goettems

Das políticas educacionais de gênero e diversidade sexual à criação de um núcleo inclusivo: estudos e ações para promover a cultura de respeito às diferenças; Início: 2016; Tese (Doutorado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Jane Denise Schurer Nyland

Tensionamentos no espaço escolar: As diferentes identidades nas relações entre professores e alunos/as; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Andressa Perkoviski Follmann

As experiências corporais de mulheres que jogam futsal na cidade de Ijuí/RS; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Naira Leticia Giongo Mendes Pinheiro

A memória do presente - entre o trabalho e o lazer - na rede social virtual Facebook de mulheres camponesas do município de Joia/RS; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Caterine de Moura Brachtvogel

A cultura do fitness nos memes: uma performance de gênero; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Sandra Helena Joris Bertollo

III PLANO NACIONAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES (2013-15): DAS DIRETRIZES NACIONAIS PARA O LOCAL - IJUÍ/RS; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Sérgio Roberto Santos

A infância e a experiência do brincar no espaço-tempo de uma escola de educação infantil do município de Ijuí; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Rogéria Fatima Madaloz

Dores no corpo e dores na alma; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Edina Matilde de Linassi Coelho

Para além da forma: O impacto da cirurgia bariátrica; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Jeferson Rodrigo Vallau Pinheiro

Plano diretor participativo do município de Ijuí/RS: Gestão de espaços públicos de lazer; 2013; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Denise Raquel Rohr

Experiências Escolares de Meninas-Mães da Periferia de Ijuí-RS; 2012; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Edina Linassi Coelho

Impacto da cirurgia bariátrica na qualidade de vida em indivíduos com obesidade mórbida; 2012; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Unijui; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Thamara Copetti Pavim

Avaliação da Educação Nutricional nos Parâmetros Curriculares; 2012; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Sandra Coppini Rosa

Por uma infância Generificada: espaços significativos do contexto escolar; 2012; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Joseida Luiza Vidor

O governamento da expressão escrita de alunos da sétima série (8º ano) a partir da Olimpíada de Língua Portuguesa: Gênero memórias literárias; 2012; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Unijui; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Márcia Rosane Voltz

As experiências de leituras escolares e não escolares de alunos de 4ª 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental; 2011; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Marília Jardim Pires

Bullyng Escolar: a corporeidade como fator de in/exclusão socioeducacional; 2010; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Fabiane Smaniotto

As práticas corporais infanto-juvenil no espaço do recreio escolar; 2008; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Coorientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Carla dos Reis Rezer

Corpos e diferenças: discursos na formação inicial em Educação Física; 2019; Tese (Doutorado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Marileia Gollo de Moraes

Mulheres analfabetas e inscrições de suas heranças: aproximações e distanciamentos na educação de suas filhas; 2018; Tese (Doutorado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Fernanda de Magalhães Trindade

As significações do III Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e do Programa Mullheres Mil: Educação Profissional para Mulheres Pobres; 2017; Tese (Doutorado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Bianca Tams Diehl

A juridicização da vida frente à violência doméstica e familiar contra a mulher: um olhar educativo para as políticas públicas de prevenção e de erradicação da violência; 2016; Tese (Doutorado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Daniela Medeiros

Emergências discursivas: negociações entre documentos e produções culturais surdas; 2016; Tese (Doutorado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Unijuí; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Jane Teresinha Donini Rodrigues

A emergência da disciplinarização da Libras em tempos de inclusão; 2015; Tese (Doutorado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Fabio de Vargas Ilha

EDUCAÇÃO FÍSICA E SÍNDROME DE DOWN: INVESTIGAR SE A ATIVIDADE FÍSICA APRESENTA RESULTADOS SATISFATÓRIOS NA VISÃO DOS PROFESSORES DO CIEP DE CRUZ ALTA-RS; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Espe) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

ROSI FABIANE DA SILVA,

A INCLUSÃO DO DEFICIENTE MENTAL- SÍNDROME DE WILLIAMS NA ESCOLA REGULAR: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM (OU NÃO); 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Espe) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Naira kremer Bieger

FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A INCLUSÃO ESCOLAR; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Espe) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Paulo Roberto dos Santos

O Recreio: uma Experiência em uma Instituição de Ensino Particular de Ijui/Rs; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação na Área de Pré Escolar) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Eliane Bagatini

Autonomia no contexto familiar e escolar; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação na Área de Pré Escolar) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Daniel Manoel de Almeida

A representação dos professores de educação física que atuam em escolas públicas no ensino fundamental de Santo Augusto ? RS, séries iniciais, acerca das dificuldades, expectativas e limites de sua própria prática pedagógica; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação na Área de Pré Escolar) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Jaqueline Otilia Kempp

Uma experiência de prática pedagógica do tema corpo e saúde na 7ª série do ensino fundamental na Escola Estadual Centenário de Ijuí/RS; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação na Área de Pré Escolar) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Raquel Catialine Tamiozzo Fagan

Educação Física no Ensino Médio ? Uma Abordagem; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação na Área de Pré Escolar) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Adre Silvane Rosa dos Santos

Os efeitos do brinquedo e do brincar para crianças com deficiência visual; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação na Área de Pré Escolar) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Tatiana Ribas Buzatto

Brinquedos não estruturados: um olhar sensível para o brincar de meninos e meninas de uma escola infantil do município de Ijuí; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Raira Taciane Libardi Matana

Experiências em relação a Educação Física de um grupo de meninos e de menias do Ensino Médio; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Alessandro Kretschmann

Limites e desafios encontrados ao decorrer do componente curricular de estágio supervisionado no Curso de Licenciatura em Educação Física; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Renata Lutz da Silva

Análise do estilo de vida de mulheres atualmente ativas de três gerações e suas relações com as práticas corporais; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Caroline De Bearzi

Experiências de uma educação física escolar em que "elas sentam e eles jogam"; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Jéssica Breunig

O brincar na educação infantil: as intervenções dos professores unidocentes e de educação física; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Iolanda Regina Baccin Martinelli

Os significados atribuídos aos JERGS pelos professores de Educação Física do município de Santiago/RS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Muriel Nenê de Miranda

Rodas cantadas: vivências nas aulas de Educação Física na Escola 21 de Abril no município de Garruchos/RS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Rozana da Silva Castro

As trajetórias esportivas de mulheres de 20 a 40 anos frequentadoras da Academia Fico Forma da cidade de Tenente Portela/RS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Elisiane Fátima Togescki Reis

A obesidade infantil no contexto escolar: o que produz um desafio para os professores; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Elisandra de Oliveira Cardozo

O lazer e a velhice contemporânea: um olhar de um grupo de idosas da comunidade de Arco Íris, município de Erval Seco/RS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Mauro Cordeiro dos Santos

Valores de abandono da prática do futsal pelas adolescentes entre 15 e 20 anos no município de Chapadão do Lageado/SC; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Lisiane Natali

Como e de que modo se dá (ou não) a inserção do atletismo na proposta pedagógica do Ensino Fundamental na Escola Municipal Afonso Balesbum e na Escola José Zanata, na cidade de Taquaruçu do Sul/RS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Eduarda Raquel Arnold

Politização dos corpos (a família) e o discurso das práticas corporais e esportivas num artefato da mídia impressa brasileira (1968 a 2008) ? a Pais & Filhos; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Adenilson Schio

Mapeamento dos espaços para a prática do futebol na região rural de Santo Augusto/RS nas comunidades de Passo da Lage, Bela Vista, São Pedro e São Cristovão; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Legiane Aparecida da Silva

Experiência da adesão de mulheres adultas a um programa de exercício físico pronto; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

João Ademir de Souza

Prática Pedagógica (uma unidade didática): futebol de campo na escola; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Vanessa Bruinsma

Corpos adolescentes: representação de corpo real e o corpo ideal; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Jordana Letícia Buratti

Atividade física na interfase com a depressão adulta feminina (30 a 50 anos); ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Juliana Braga Baptista

Um estudo de caso acerca da Associação de Diabéticos de Ijuí e região; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Edeson dos Anjos Prates

A presença do atleta remunerado no futebol amador de Ijuí-RS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Jeferson Rodrigo Vallau

O lazer como bem estar social: aspectos relevantes na baixa procura de espaços públicos de lazer pela comunidade de Ijuí/RS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Rosângela Antonov da Rosa

Os desafios da Educação Física diante de crianças com Síndrome de Down na Escola Regular; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Laura Smaniotto Marasca

As representações corporais em mulheres pós-menopausa no município de Catuípe/RS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Vanusa Daiane Nicoletti

Aderência e permanência de mulheres na prática regular de hidroginástica no município de Bozano/RS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Giovana de Mattos Garcia

As atividades físicas e as práticas esportivas realizadas pelos detentos nos presídios de São Luiz Gonzaga e Cerro Largo/RS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Anderson Tomaselli

Os Jogos e Brincadeiras Populares como Conteúdo nas Escolas Estaduais do Meio Rural e Urbano do Município de Terra Nova do Norte MT; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Deise Iara Mensch

"Jogar bola, brincar na pracinha e plantar bananeira" Representações Sociais e Crianças: Um estudo a cerca da área da Educação Física nas Séries Iniciais; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Programa Universidade Para Todos; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Carine Moresco

A Dança como Alternativa de Convivência Social; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Adriana Melara Marchioro

Percepção dos Alunos da Escola Estadual Gustavo Biazus sobre a Prática em Relação à Educação Física no Ensino: Uso do Campo Focal; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Mônica Cristina Botton

Natação na Primeira Infância de 0 a 6 anos: Um estudo de caso; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Diane Aline Hubner

Um Olhar nas Experiências de Gestantes que Praticam Exercícios Físicos em Três Passos RS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Marikeni Quaresma da Silva

As Representações da Auto-Imagem Corporal dos Idosos de Santo Augusto RS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Luiz Carlos Duzac Dias Junior

Como que as Crianças Institucionalizadas da Fundação Venâncio Ramos da Silva Vivenciam e se comporatam nas aulas de Educação Física?; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Denise Raquel Rohr

Meninas-Mães: Retratos da Maternidade Juvenil da Periferia de Ijuí RS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Programa Universidade Para Todos; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Gabriela Noschang

Os Discursos do Corpo Feminino: O Corpo Real e o Corpo Ideal; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Fabiane Oliveira de Souza Ribeiro

Projeto Jovem Empreendedor: As Representações das Crianças da 1; ª Série do Ensino Fundamental a cerca da Construção do Brinquedo; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Cristiani Elsenbach

A percepção da aparencia corporal (beleza) em mulheres adolescentes, adultas e idosas praticantes de Academia; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Cristiane Fries

O convivio e as diferenças dos alunos com necessidades especiais; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Eider Lanzzarin

As diferenças de nível de desenvolvimento motor, nas crianças com e sem aulas de Educação Física orientada das séries iniciais; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Ines Cecília Massuquini

A cultura infantil e as atividades corporais das crianças do meio rural de 6 a 10 anos de idade; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Angélica Polvonick da Silveira

Uma experiência de prática pedagógica sobre a promoção da saúde na educação de jovens e adultos no ensino, Instituto Estadual de Educação Fagundes Varella de Miraguaí; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Aline da Rosa

O desafio pedagógico dos jogos cooperativos e as crian~ças de 4 a 6 anos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Gracieli Lauxen Scheren

As imagens corporais e as marcas do envelhecimento em idosos asilados; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Renato Valmir Nunes dos Santos

Obesidade Infantil; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Daniela Vanessa Gehlen

História da beleza humana feminica representações adultas ( 20 a 40 anos) sobrea a prática de musculação; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Viviane Gomes Spagnolo

O corpo da bailarina e a autopercepção da imagem corporal de adolescentes que praticam Ballet Clássico; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Valdir Antônio da Silva

As práticas do lazer entre os jovens da comunidade indigena da reserva da guarita do município de Tenente Portela; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Rudinei dos Anjos Martins

Mulheres de 40 a 60 anos e a relação com a obesidade na cidade de Santa Maria-RS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Sandro Peter

Jogos cooperativos nas aulas de educação física: concepções dos professores dos anos iniciais; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Flavia Bernadete Dessoe

Inibições vivenciadas pelos alunos no cotidiano da Escola Estadual Luiz Fogliatto; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Francieli Soffiatti

Representações da dança na cultura indígena kaingang da reserva do Guarita-RS; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Juliana Aline Horn

A inserção das práticas corporais e esportiva na vida das crianças com necessidade educativas especiais: uma esperiência de fronteira entre corpo normal e anormal; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Leonice de Souza

Ídolos Esportivos: Alexandre Pato e Carlos Eduardo, nas páginas do jornal Zero Hora; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Solange Rocha Santana Rabuske

A experiência profissional dos professores de Educação Física: natação com sujeitos portadores de necessidades especiais; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Valter Kuhn

Parâmetros curriculares municipais para a Educação Física: uma experiência em construção coletiva no município de Terra Nova do Norte-MT; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Dani Jeferson de Oliveira

A adesão de idosos às práticas corporais no grupo de convivência: maturidade ativa do Sesc Santo Angelo-RS; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Neila Lúcia Maldaner

O envelhecimento e a atividade física na mídia televisiva: análise da série tempo, o dono da vida; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Artiése Elis de Oliveira

Práticas corporais de natação: mudanças e continuidades em três gerações de família; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Thais S

da Costa; Dança ética italiana na cidade de Serra Alta: um convite à expressividade comunitária; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Daniel Burin

Jogos cooperativos uma experiência no ensino fundamental; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Ramona Gomes de Oliveira

A autopercepção da imagem corporal de mulheres que freqüentam academias de ginástica: reflexões sobre a auto-imagem feminina; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Rúbia Alda Kovaleski

As representações do corpo na vida das mulheres de baixa renda, no municíio de Ijui: a mulher papeleira; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Cristiane Borré

Lazer é; ; ; se divertir; ; ; cuida da saúde; ; ; espaço de encontro com amigos; ; ; para os jovens da Escola Estadual de Ensino Médio São Geraldo, ijui/Rs; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Sheila Figuero Paz

Aderência / desistência a programas regulares de exercícios físicos: uma relação complexa; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Leila Marlise Carinato Karlinski

Educação Infantil na rede municipal de Ijuí: uma sistematilização curricular da Educação Física; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Fabiana Taíz da Silva

Mulher na Revista Vida e Saúde Jovem, Bela e Saudável; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Josiane Cristina Flein Manske

Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental: quais as representações dos professores sobre área nas escolas do municipio de Tiradentes do Sul; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Taise Maria Dalla Corte

História de vida de mulheres do meio rural ? distrito Santa Tereza ? Catuípe em relação as práticas corporais esportivas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Alexandra Fromchini Rafforelli

As marcas de inibição corporal em adolescentes do município de Vista Gaúcha; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

André Ivan Rohr

Os níveis de consciência sobre a importância ou não da atividade física para a saúde em moradores do bairro Érico Veríssimo da cidade de Três Passos - RS; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Jandro Lopes Finatto

Análise de duas propostas de políticas de promoção da saúde brasileira nas últimas 2002-2006 e sua relação com a Educação Física; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Fábio Santos Panisson

In-formação na promoção do envelhecimento junto ao programa integrado ? PITI ? da Unijuí-RS; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Marcia Maria Tatsch Toledo

Como os jogos motores podem contribuir na construção do conhecimento durante o processo de ensino aprendizagem nas quatro séries iniciais do Ensino Fundamental; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Maximiana Peres de Moura

A dança nos espaços das escolas municipais de São Luiz Gonzaga; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Flávia Maria de Souza Iappe

A relação das crianças entre o brinquedo industrializado e o brinquedo popular; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Dione Scherer

Os jovens de 13 a 15 anos e sua relação com o grupo de danças folclóricas gaúchas do CTG Estância de São Pedro de São Pedro do Butiá - RS; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Soeli Inês Specht

Corpo/infantil que fala dentro do espaço do recreio escolar; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Daiane Zorzan

Recreação Hospitalar; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Elizangela de Quadros

Ijuí que dança: a dança alemã do município de Ijuí no período de 1998 a 2002; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Fabiane Smaniotto

O mundo da cultura produzindo os corpos infantis-juvenis que circulam na Escola Municipal Deolinda Barufaldi; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Fabiane Boneti

O Ensino da Dança Contextualizada; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Nardeli Salete Sangalli

As implicações das marcas corporais no processo de envelhecimento do grupo ?Os Divertidos na comunidade de São Pedro ? Jóia/RS; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Jovenilda Carvalho Santos Meireles

Centro de Educação Básica Nossa Senhora Aparecida (5ª à 8ª série) um olhar sobre os aspectos de gênero na prática pedagógica da Educação Física; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Cristiane Santi Andolhe

Esporte na escola: Um olhar sobre as diferenças em relação aos meninos e meninas; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Sibele Aparecida de Paula

Um olhar sobre a Educação Física pelo viés do tema gerador; ; ; um desafio possível no cotidiano da escola Municipal Presidente Costa e Silva ? Panambi/RS; ; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Cauana Peyrot Conceição

Mulheres rurais, cuidados de si e práticas de lazer; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Rafaela Bernardi Andreatta

Mulheres rurais, cuidados de si e práticas de lazer; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Débora Vanessa dos Santos Halabura

Mulheres do Meio Rural, Cuidado de Si e Práticas de Lazer; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Naira Leticia Giongo Mendes Pinheiro

Mulheres do Meio Rural, Cuidado de Si e Práticas de Lazer; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Tatiana Bonfada Trevisan

Mulheres rurais, cuidados de si e práticas de lazer; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Tatiana Bonfada Trevisan

Educação Física e atuações docentes: as implicações na cultura escolar; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Lidiane Paiva Stochero

Memória da experiência contemporânea: cuidados corporais; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Taline Paulina Marzari

A construção discursiva das identidades de gênero circulantes no discurso pedagógico e entre os alunos nas aulas de educação física dos Anos Finais; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Unijui; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Ana Carla Liscoski

MODOS DE ENVELHECIMENTO NO MUNICÍPIO DE IJUÍ ? RS E AS REDES DAS PRÁTICAS DE LAZER; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Tatiana Bonfada Trevisan

Educação Física e Atuações docentes: as implicações da cultura escolar; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Lidiane Paiva Stochero

Memória da experiência contemporânea da maternidade: cuidados corporais; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Denise Raquel Rohr

MARCAS CORPORAIS: GRAVIDEZ E MATERNIDADE EM CLASSE POPULAR; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Unijui; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Eduarda Raquel Arnold

O discurso das práticas Corporais e Esportivas num artefato da mídia impressa brasileira (1968 a 2005) ? a Pais & Filhos - e a educação da Família: um olhar de gênero; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Ana Carla Liscoski

Modos de envelhecimento no município de Ijuí-RS e as redes das práticas de lazer; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Denise Raquel Rohr

Corpos-adolescentes-grávidos: duplas perdas; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Unijui; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Deise Iara Mensch

Mapeamento dos programas e projetos governamentais e não-governamentais de inclusão social através do esporte e do lazer nos municípios de Ijuí, Porto Alegre e Santa Maria /RS; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Jeferson Rodrigo Vallau Pinheiro

Mapeamento dos programas e projetos governamentais e não-governamentais de inclusão social através do esporte e do lazer nos municípios de Ijuí, Porto Alegre e Santa Maria /RS; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Eduarda Raquel Arnold

O discurso das práticas Corporais e Esportivas num artefato da mídia impressa brasileira (1968 a 2005) ? a Pais & Filhos - e a educação da Família: um olhar de gênero; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Simone Vione Schwengber;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Dagmar Elisabeth Estermann Meyer

"Donas de Si"? Educação de corpos grávidos na Revista Pais & Filhos; 2006; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DREHER, D. Z. ; MOCELIN, C. E. ; SCHWENGBER, M. S. V. . O discurso publicitário sobre a incontinência urinária: 'doença silenciosa'. COMUNICACAO, MIDIA E CONSUMO (ONLINE) , v. 16, p. 293-315, 2019.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; CARVALHO, R. S. . Educação dos corpos e esportivização da vida: racionalidades e tecnologias da governamentalidade neoliberal presentes no site Eu Atleta. ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE) , v. 49, p. 1, 2019.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; PINHEIRO, N. L. G. M. ; GONZÁLEZ, Fernando Jaime . Mulheres rurais: o deslocamento da atenção de ocupar-se de si no tempo de lazer para cuidar do outro. MOTRIVIVÊNCIA (UFSC) , v. 30, p. 58-74, 2018.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; BRACHTVOGEL, C. M. ; CARVALHO, R. S. . Espraiamento discursivo da cultura do fitness na contemporaneidade. Revista Movimento , v. 24, p. 1167-1178, 2018.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; GONZÁLEZ, Fernando Jaime . Por uma educação infantil que não silencie corpos de alunos e professores. Pátio (Porto Alegre. 2002) , v. 1, p. 3-7, 2017.

  • TRINDADE, F. M. ; SCHWENGBER, M. S. V. . III Plano Nacional de Políticas para as Mulheres: a transversalidade de gênero e a educação. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE) , v. 2017, p. 1, 2017.

  • BERTOLLO, S. H. J. ; SCHWENGBER, M. S. V. . III PLANO NACIONAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES: PERCURSO DE UMA PRÉ-POLÍTICA DE ESPORTE E LAZER. Movimento , v. 23, p. 783-796, 2017.

  • MORAES, MARILEIA GOLLO DE ; SCHWENGBER, MARIA SIMONE VIONE . Mulheres e heranças educativas do analfabetismo. Reflexão e Ação (versão eletrônica) , v. 25, p. 233-249, 2017.

  • MEDEIROS, D. ; SCHWENGBER, M. S. V. . Corpos-ouvidos destes tempos: implante coclear na mídia. Educação (Santa Maria. Online) , v. 41, p. 435-446, 2016.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; WINKELMANN, E. R. ; COELHO, E. ; FONTELA, P. C. . Perda de peso, estado de saúde e qualidade de vida durante 2 anos após cirurgia bariátrica. Ciência & Saúde (Porto Alegre) , v. 1, p. 174-175, 2016.

  • MEDEIROS, D. ; SCHWENGBER, M. S. V. . Produções discursivas de subjetividades: as pessoas com surdez entre piedade e reabilitação. CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPel (ONLINE) , v. 1, p. 23-41, 2016.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . A maternagem e a estética do controle. IHU On-Line (UNISINOS. Online) , v. 463, p. 44-47, 2015.

  • ROHR, Denise Raquel ; SCHWENGBER, M. S. V. . Imagens de uma nova economia identitária dos corpos grávidos. Educacao e Realidade , v. 40, p. 899-921, 2015.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; UHMANN, S. M. ; MEDEIROS, D. . Corpos marcados pela deficiência: o 'fora do lugar' de muitos alunos. Retratos da Escola , v. 9, p. 213-226, 2015.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; ROHR, Denise Raquel . Escola não é 'lugar de barriga'. Educação (UFSM) , v. 40, p. 681-694, 2015.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; BURCKARDT, E. V. . Uma investigação acerca do modo de brincar de crianças e os efeitos de gênero em diferentes contextos socioculturais. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 197, p. 1, 2014.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Pobres meninas ?ricas? com a gravidez. Revista Periódicus , v. 1, p. 1-13-1, 2014.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; PINHEIRO, N. L. G. M. . A tríade de lazer de mulheres camponesas do meio rural de Jóia (RS): Atividades religiosas, rede de vizinhança e festas comunitárias. Gênero , v. 15, p. 69-80, 2014.

  • TREVISAN, T. B. ; MARZARI, T. ; SCHWENGBER, M. S. V. . A construção das identidades entre meninos e meninas nas aulas de Educação Física. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 179, p. 1, 2013.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; ROHR, Denise Raquel . A ESCOLA E ?AS BARRIGAS?: RELAÇÕES POSSÍVEIS?. Revista Contexto & Educação , v. 28, p. 183-206, 2013.

  • GOETTEMS, L. ; SCHWENGBER, M. S. V. . Se ela dança, eu danço: o que a escola tem a ver com isso?. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 1, p. 1, 2012.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; GOETTEMS, L. . (Con)Textos de feminilidades e masculinidades na escola. Labrys (Edição em Português. Online) , v. v.22, p. 1-22, 2012.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Mãe Moderna: esportiva e forte. Cadernos CEDES (Impresso) , v. v.32, p. 1-20, 2012.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . A mídia ensina: a criança é soberana. Comunicação Mídia e Consumo , v. v.9, p. 223-247, 2012.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . QUAL O PREÇO DE SER MENINA? IMPLICAÇÕES DAS EXPECTATIVAS CORPORAIS. Pensar a Prática (Online) , v. 15, p. 789-799, 2012.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; SILVEIRA, Catharina . O pai presente: um modelo masculino em crescente evidência na mídia. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. Año 15, p. 1, 2011.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; MEYER, D. . Discursos que (con) formam corpos grávidos: da medicina à Educação Física. Cadernos Pagu (UNICAMP. Impresso) , v. 36, p. 283-314, 2011.

  • ROHR, Denise Raquel ; SCHWENGBER, M. S. V. . Diálogo de políticas públicas e experiências escolares de meninas-mães da periferia. Revista Educação em Questão (UFRN. Impresso) , v. 40, p. 151-173, 2011.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; SILVEIRA, Catharina . Paternidade em deslocamento: o caso do pai amigo e presente. Revista da FACED (UFBA. Online) , v. n.19, p. 91-101, 2011.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; MENSCH, D. I. . ?Jogar bola, brincar na pracinha e plantar bananeira?. Representações sociais de crianças sobre a Educação Física. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 145, p. 1, 2010.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; MEYER, D. . ?Filho/a perfeito/a (...) é resultado de muito trabalho corporal da mãe?. Instrumento (Juiz de Fora) , v. 12, p. 1, 2010.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . A Educação da Mãe Carinhosa e o Discurso das Práticas Corporais e Esportiva nas páginas da Pais & Filhos. Movimento (UFRGS. Impresso) , v. 15, p. 209-232, 2009.

  • ROHR, Denise Raquel ; SCHWENGBER, M. S. V. . Maternidade precoce silencia o lazer de adolescentes. Lecturas Educación Física y Deportes , v. 133, p. 1, 2009.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Ensina-se a mais antiga das artes: ser mãe carinhosa. Corporalogia , v. 3, p. 1, 2009.

  • MENSCH, D. I. ; SCHWENGBER, M. S. V. . "Jogar bola, brincar na pracinha e plantar bananeira": representações sociais de crianças sobre a Educação Física. Motrivivencia (UFS) , v. 32-33, p. 258-297, 2009.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Meninas e meninos apresentam desempenho motor distinto? Por quê?. Lecturas Educación Física y Deportes , v. 1, p. 1, 2009.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . A mãe forte associada à mãe esportiva. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 1, p. 1, 2008.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; MEYER, D. . Educar corpos femininos como corpos grávidos ? um olhar de gênero sobre a Pais & Filhos. Gênero , v. 7, p. 65-77, 2007.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Distinções e articulações entre corpos femininos e corpos grávidos na Pais & Filhos. História. Questões e Debates , v. 47, p. 77, 2007.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; BARBOSA, M. L.P. ; CARVALHO, R. S. . La maquina cultural. Contrapontos (UNIVALI) (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-7114 Contrapontos (Online)) , v. 5, p. 179-180, 2005.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Bela, Maternal e Feminina. Imagens da mulher na revista Educação Physica, de Silvana Goellner.... Movimento (UFRGS. Impresso) , v. 9, p. 165, 2003.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Compartilhando a Memória do Ensino da Educação Física na Revista Espaços da Escola. Espacos da Escola (UNIJUÍ) , Unijuí, v. 11, p. 35-43, 2001.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . O Espaço do Corpo-Movimento no Contexto da Educação Infantil. Revista Espaço da Escola, 1999.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; CARLAN, P. ; BELATO, N. O. ; ZASSO, S. M. B. . Educação Física para a Emancipação dos Corpos-Sujeitos: Relato de uma Experiência de Expressão Corporal com Professores do MST. Motrivivencia (UFS) , UFSC, v. n. 10, p. 1, 1998.

  • MORAES, M. G. ; SCHWENGBER, M. S. V. . Heranças educativas do analfabetismo de mulheres. 1. ed. Curitiba: Appris, 2019. v. 1.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; DORNELLES, P. G. (Org.) ; WENETZ, I. (Org.) . Educação Física e Sexualidade: Desafios Educacionais. 1. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2017. v. 1. 158p .

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; DORNELLES, P. G. (Org.) ; WENETZ, I. (Org.) . Educação Física e Gênero: Desafios educacionais. 1. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2013. v. 1. 365p .

  • GONZÁLEZ, Fernando Jaime ; SCHWENGBER, M. S. V. . Práticas Pedagógicas em Educação Fisica: espaço, tempo e corporeidade. 1. ed. Erechim: Edelbra, 2012. v. 9. 144p .

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Metodologias pós-críticas de pesquisas em Educação. 1. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012. v. 1. 230p .

  • SCHWENGBER, M. S. V. . O Silêncio e as Falas dos Corpos-Sujeitos nas Práticas de Educação Física de uma Escola Pública. Ijuí: Sedigraf, 1997. v. 1. 182p .

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; CALLAI, D. A. . As Séries Iniciais -conversas de professor.. Ijuí/RS: UNIJUÍ, 1996. v. 1. 135p .

  • TRINDADE, F. M. ; SCHWENGBER, M. S. V. . O III Plano Nacional de Políticas para as mulheres (2013-2015) e a transversalidade de gênero. In: Dieter Rugard Siedenberg; Airton Adelar Muller. (Org.). Estudos do Desenvolvimento (2015-2016). 1ed.Ijuí: Novas Edições Acadêmicas, 2019, v. 1, p. 105-130.

  • TRINDADE, F. M. ; SCHWENGBER, M. S. V. . Programa Mulheres Mil: A produção de alimentos como forma de inclusão produtiva e social. In: Camila Nemitz de Oliveira Saraiva; Cristiano Ferreira Robalo; Flávia de Araújo Pedron. (Org.). Alimentação & Sociedade: antigos hábitos e novos sabores. 1ed.Santa Maria: Instituto Federal Farroupilha, 2018, v. 1, p. 63-72.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Eles dão as "cartas do jogo"... Elas desistem... A professora silencia. In: Valter Bracht; Ueberson Ribeiro Almeida; Ileana Wenetz. (Org.). A Educação Física na América Latina: entre a inovação e o abandono/desinvestimento pedagógico. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 230-250.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; BURCKARDT, E. V. . Crianças e os efeitos de gênero em diferentes contextos socioculturais. In: Joice Gracieli Nielsson; Raquel Cristiane Feistel Pinto. (Org.). Direito e Gênero: Reflexões Críticas. 1ed.Bento Gonçalves: Associação Refletindo o Direito, 2017, v. 1, p. 206-219.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; WENETZ, I. ; DORNELLES, P. G. . Caminhos teóricos e políticos do trato com a sexualidade na Educação Física: uma análise inicial das produções na área (2001-2015). In: Priscila Gomes Dornelles; Ileana Wenetz; Maria Simone Vione Schwengber. (Org.). Educação Física e Sexualidade: Desafios educacionais. 1ed.Ijuí: Editora Unijuí, 2017, v. 1, p. 23-50.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; GOETTEMS, L. . Reconhecimento: o tracejar do legado de Mario Osorio Marques. In: Helena Copetti Callai. (Org.). Educação nas Ciências: Memórias de ideias e práticas. 1ed.Ijuí: Editora Unijuí, 2016, v. 1, p. 177-184.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; JOHANN, Maria R. . Mona Lisa transfigurada: a objetivação do corpo feminino. In: Viviane Castro Camozzato; Rodrigo Saballa de Carvalho. (Org.). Pedagogias culturais: a arte de produzir modos de ser e viver na contemporaneidade. 1ed.Curitiba: Appris, 2016, v. 1, p. 70-.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; GOETTEMS, L. . Regimes de verdades endereçados aos corpos de mulheres na contemporaneidade. In: Rudião Rafafel Wisniewski; Sylvia Messer. (Org.). As Mulheres Mil: Dos bolinhos de chuva à emancipação. 1ed.Passo Fundo: Méritos, 2016, v. 1, p. 115-129.

  • MEYER, D. ; DAL'IGNA,M. C. ; SCHWENGBER, M. S. V. . Educação. In: Ana Maria Colling; Losandro Antonio Tedeschi. (Org.). Dicionário Crítico de Gênero. 1ed.Dourados: Editora UFGD, 2015, v. 1, p. 185-188.

  • MEYER, D. ; SCHWENGBER, M. S. V. . Gravidez. In: Ana Maria Colling; Losandro Antonio Tedeschi. (Org.). Dicionário Crítico de Gênero. 1ed.Dourados: Editora UFGD, 2015, v. 1, p. 316-319.

  • MEYER, D. ; SCHWENGBER, M. S. V. . Maternidade. In: Ana Maria Colling; Losandro Antonio Tedeschi. (Org.). Dicionário Crítico de Gênero. 1ed.Dourados: Editora UFGD, 2015, v. 1, p. 441-445.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; MEYER, D. . Gravidez. In: Elizabeth Fleury-Teixeira; Stela N. Meneghel. (Org.). Dicionário Feminino da Infâmia: Acolhimento e Diagnóstico de Mulheres em Situação de Violência. 1ed.Rio de Janeiro: Fiocruz, 2015, v. 1, p. 156-157.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; MEYER, D. . Politização do seio. In: Elizabeth Fleury-Teixeira; Stela N. Meneghel. (Org.). Dicionário Feminino da Infâmia: Acolhimento e Diagnóstico. 'ed.Rio de Janeiro: Fiocruz, 2015, v. ', p. 279-280.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; DORNELES, C. I. R. ; GOETTEMS, L. . A sala de aula: Lugar de encontros de corpos que se comunicam. In: Celso José Martinazzo; Noeli Valentina Wechenfelder. (Org.). O curso de Pedagogia da Unijuí e suas interfaces. 1ed.Ijuí: Editora Unijuí, 2015, v. 1, p. 179-192.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . O uso das imagens como recurso metodológico. In: Dagmar Estermann Meyer; Marlucy Alves Paraíso. (Org.). Metodologias de Pesquisas Pós-Críticas em Educação. 2ed.Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014, v. 1, p. 263-.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; MORAES, M. G. . Mulheres e o Analfabetismo: as condições de políticas de inclusão social. In: Márcia Adriana Rosmann, Leonardo Matheus Pagani Benvenutti, Luisa Cadorim Facenda. (Org.). Dimensão(ões) da prática docente nas licenciaturas: Constituição identitária e leituras de Paulo Freire. 1ed.Passo Fundo: Méritos Editora, 2014, v. 1, p. 213-227.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; CARVALHO, R. S. . Infâncias e Crianças na Contemporaneidade. Dicionário critico de Educação Física. 3ed.Ijuí: Editora Unijuí, 2014, v. 1, p. 389-393.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Corpo - Sujeito. In: Fernando Jaime González; Paulo Evaldo Fensterseifer. (Org.). Dicionário Crítico de Educação Física. 3ªed.Ijuí: Editora Unijuí, 2014, v. 1, p. 158-161.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; CARVALHO, R. S. . Culturas Infantis. In: Fernando Jaime González; Paulo Evaldo Fensterseifer. (Org.). Dicionário Crítico de Educação Física. 3ªed.Ijuí: Editora Unijuí, 2014, v. 1, p. 178-181.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Linguagem Corporal. In: Fernando Jaime González; Paulo Evaldo Fensterseife. (Org.). Dicionário Crítico de Educação Física. 3ªed.Ijuí: Editora Unijuí, 2014, v. 1, p. 428-430.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; GOETTEMS, L. . A educação dos corpos infantis produzida por roupas e brinquedos. In: Anna Rosa Fontella Santiago; Iselda Teresinha Sausen Feil; Lídia Inês Allebrandt. (Org.). O Curso de Pedagogia da Unijuí. 1ed.Ijuí: Editora Unijuí, 2013, v. 1, p. 165-180.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Os percursos da educação generificada dos corpos: relações entre escola e mídia. In: Priscila Gomes Dornelles; Ileana Wenetz; Maria Simone Vione Schwengber. (Org.). Educação Física e Gênero: Desafios Educacionais. 1ed.Ijuí: Editora Unijuí, 2013, v. 1, p. 337-356.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; FENSTERSEIFER, P. E. ; SILVA, Sidinei Pithan da. ; GONZÁLEZ, Fernando Jaime . Educação Física nas avaliações em larga escala brasileiras: balanço e desafios. In: INEP. (Org.). Avaliações da Educação Básica em Debate: Ensino e matrizes de referências das avaliações em larga escala. 1ed.Brasília: INEP, 2013, v. 1, p. 357-386.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Professora, cadê seu corpo?. In: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer; Rosângela de Fátima Rodrigues Soares. (Org.). Saúde, Sexualidade e Gênero. 1ed.Porto Alegre: Mediação, 2012, v. 1, p. 83-92.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; MEYER, D. . Modos de ser e estar grávida na contemporaneidade: uma análise a partir da Revista Pais & Filhos. In: Strey, Marlene Neves; Botton, Andressa; Cadoná, Eliane; Palma, Yáskara Arrial. (Org.). Gênero e Ciclos vitais: desafios, problematizações e perspectivas. 1ed.Porto Alegre: Edipucrs., 2012, v. 1, p. 125-145.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . O uso das imagens como recurso metodológico. In: Dagmar Estermann Meyer; Marlucy Alves Paraíso. (Org.). Metodologias de Pesquisas Pós-Críticas em Educação. 1ed.Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012, v. 1, p. 261-.

  • LISCOSKI, Ana Carla ; SCHWENGBER, M. S. V. . Lazer e sociabilidade: formas de cuidar e educar o corpo na velhice. In: Edite Maria Sudbrack. (Org.). Diversidade na Educação. Serie Pesquisa em Ci~encias Humana v4. 1ed.Frederico Westphalen: URI, 2011, v. 4, p. 28-46.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . GROSSESSE. In: ANDRIEU, Bernard, (Coordonné). (Org.). Le dictionaire du corps en sciences humaines et sociales. PARIS: CNRS ÉDITIONS 15, 2008, v. 2, p. -.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Corpo-Sujeito. In: Fernando Jaime González; Paulo Evaldo Fensterseifer. (Org.). Dicionário Crítico de Educação Física. 2ed.Ijui: Editora Unijui, 2008, v. , p. 104-106.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Expressão Corporal. In: Fernando Jaime González; Paulo Evaldo Fensterseifer. (Org.). Dicionário Crítico de Educação Física. 2ed.Ijui: Editora Unijui, 2008, v. , p. 192-193.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Linguagem Corporal. In: Fernando Jaime González; Paulo Evaldo Fensterseifer. (Org.). Dicionário Crítico de Educação Física. 2ed.Ijui: Editora Unijui, 2008, v. , p. 267-269.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Corpo-sujeito. In: González, Jaime Fernando; Fensterseifer, Paulo Evaldo. (Org.). Dicionário Crítico de Educação Física. Ijui-rs: Unijui, 2005, v. 1, p. 1-421.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Expressão corporal. In: González, Jaime Fernando;Fensteiseifer, Paulo Evaldo. (Org.). Dicionário Crítico de Educação física. Ijui: Unijui, 2005, v. 1, p. 1-421.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Linguagem corporal. In: González, Jaime Fernando; Fensteiseifer, Paulo Evaldo. (Org.). Dicionário Crítico em Educação Física. Ijui: Unijui, 2005, v. 1, p. 1-421.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Professora, cade seu corpo?. In: Dagmar Meyer;rosângela Soares. (Org.). Corpo, Gênero e sexualidade. : mediação, 2004, v. 396, p. 1-120.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Significações do Trabalho Docente.. In: Valeska Fortes de Oliveira. (Org.). Imagens de Professor.. Ijuí/RS: UNIJUÍ, 2000, v. 1, p. 7-315.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . O Palavrão com F! Feminismo. Jornal da Manhã, Ijuí, , v. XXXIII, 07 mar. 2006.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Atividade Física na Vida da Mulher Contemporanea. Jornal da Manhã, Ijuí, 08 mar. 1999.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Livre para Ser Criança. Jornal da Manhã, Ijuí, 08 out. 1994.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; PINHEIRO, N. L. G. M. ; GONZÁLEZ, Fernando Jaime . A emergência de uma condição exercitante para corpos de mulheres. In: XX CONBRACE e VII CONICE, 2017, Goiânia. XX CONBRACE e VII CONICE. Goiânia: XX CONBRACE e VII CONICE, 2017.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; GOETTEMS, L. ; WISNIEWSKI, R. R. . As diversidades sexuais na escola: (in)junções discursivas entre a religião e o estado. In: 38º Reunião Anual da Anped, 2017, São Luís. Anais da 38º Reunião Anual da Anped. Rio de Janeiro: Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2017. v. 1. p. 1-16.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; PINHEIRO, N. L. G. M. . A experiência de mulheres rurais no facebook: memórias do seu trabalho na agricultura. In: 13º Mundo de Mulheres e Fazendo Gênero 11, 2017, Florianópolis. Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women?s Worlds Congress. Florianópolis, 2017. v. 1. p. 1-10.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; GOETTEMS, L. . Na dança junina só não vai quem já morreu: gays, lésbicas e transexuais adentram na tradição festiva e na escola. In: 13º Mundo de Mulheres e Fazendo Gênero 11, 2017, Florianópolis. Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women?s Worlds Congress. Florianópolis, 2017. v. 11. p. 1-9.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; BRACHTVOGEL, C. M. . Os memes e a cultura do fitness: uma análise do discurso. In: XXII Jornada de Pesquisa da Unijuí, 2017, Ijuí. XXII Jornada de Pesquisa. Ijuí: Unijuí, 2017. v. 1. p. 1-1.

  • PINHEIRO, N. L. G. M. ; SCHWENGBER, M. S. V. . Visibilidades do trabalho da mulher rural na rede social virtual facebook. In: XXII Jornada de Pesquisa da Unijuí, 2017, Ijuí. Salão do Conhecimento. Ijuí: Unijuí, 2017. v. 1. p. 1-9.

  • GOETTEMS, L. ; SCHWENGBER, M. S. V. . As sexualidades no cotidiano escolar: os sinos dobram para esse debate?. In: III ComViver, 2017, Panambi. Anais do III ComViver Inclusão e diversidade: desafios, discursos e contextos. Panambi: IFFar, 2017. v. 1. p. 47-50.

  • BRACHTVOGEL, C. M. ; SCHWENGBER, M. S. V. . Do sapatinho de cristal ao tênis de corrida: enunciados de negociação das identidades femininas. In: XI Anped Sul, 2016, Curitiba. XI Anped Sul. Curitiba: Reunião Cientifica Rehional da Anped, 2016.

  • BERTOLLO, S. H. J. ; SCHWENGBER, M. S. V. . Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (2013-2015): Tensões e desafios do capítulo 8. In: XI Anped Sul, 2016, Curitiba. XI Anped Sul, 2016.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; TRINDADE, F. M. . Políticas de Gênero no Brasil: O Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (2013-2015). In: V Congresso Internacional em Estudos Culturais: Gênero, Direitos Humanos e Ativismos, 2016, Avieiro. V Congresso Internacional em Estudos Culturais: Gênero, Direitos Humanos e Ativismos. Avieiro: Universidade de Avieiro, 2016. p. 273-280.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; MEDEIROS, D. . O implante coclear e a 'descoberta maravilhosa' do show da vida. In: 6º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 3º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação, 2015, Canoas. 6º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 3º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação. Canoas: Ulbra, 2015. v. 1.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Os meus filhos e os deles: os filhos da esperança. In: 37ª Reunião Nacional da Anped, 2015, Florianópolis. 37ª Reunião Nacional da Anped. Florianópolis: UFSC, 2015.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; MORAES, M. G. . Declarar-se analfabeta e o processo de inscrever-se na sociedade grafocêntrica: 'Eu sou assim,sou bem assim, no caso a gente é analfabeta'. In: 6º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 3º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2015, Canoas. Anais do 6º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 3º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. Canoas: Ulbra, 2015. v. 1. p. 1-12.

  • PINHEIRO, N. L. G. M. ; SCHWENGBER, M. S. V. . Mulheres rurais, experiências religiosas e lazer. In: II Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade, 2014, Juiz de Fora. II Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade. Juiz de Fora: II Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade, 2014.

  • BERTOLLO, S. H. J. ; SCHWENGBER, M. S. V. . A experiência de lazer de três gerações de mulheres. In: II Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade, 2014, Juiz de Fora. II Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade. Juiz de Fora: II Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade, 2014.

  • TRINDADE, F. M. ; SCHWENGBER, M. S. V. . Políticas Públicas para Mulheres Brasileiras: Ações Educativas do Programa Mulheres Mil. In: XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2014, Vila Real. XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2014. p. 639-651.

  • ROSA, Sandra Coppini ; SCHWENGBER, M. S. V. . A generificação dos corpos e a formação das identidades de gênero na infância. In: 4. Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação; 1. Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2013, Canoas. Anais do 4. Sbece e 1. Sciece. Canoas: Editora Ulbra, 2013. v. 1.

  • GONZÁLEZ, Fernando Jaime ; SCHWENGBER, M. S. V. ; PINHEIRO, N. L. G. M. . Mulheres rurais, cuidados de si e práticas de lazer. In: Seminário Regional e Fórum de Educação do Campo, 2013, Erechim. Anais SIFEDOC. Santa Maria: Coral UFSM, 2013. v. 1.

  • LISCOSKI, Ana Carla ; SCHWENGBER, M. S. V. . A CONSTITUIÇÃO DA AUTONOMIA DOS IDOSOS CONTEMPORÂNEOS: UM OLHAR A PARTIR DE PAULO FREIRE. In: 13. Fórum de Estudos: Paulo Freire, 2012, Santa Rosa. Anais 13. Fórum de Estudos: Paulo Freire, 2012.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . A mídia ensina: imperativo da maternidade e paternidade responsáveis. In: 34. Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pequisa em Educação, 2012, Natla-RN. Anais 34. Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Natal RN: ANPED, 2012.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Qual o preço de ser menina?. In: IX ANPED SUL, 2012, caxias do Sul. IX Seminário de Pesquisa em educação da Região Sul - IX ANPED SUL. Caxias do Sul, 2012.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; LISCOSKI, Ana Carla . MODOS DE ENVELHECIMENTO NO MUNICÍPIO DE IJUÍ-RS E A RESSIGNIFICAÇÃO DOS CORPOS VELHOS PELAS PRÁTICAS DE LAZER. In: 14. Encontro Nacional de Educação ? ENACED e Ciclo de Estudos da Pedagogia, 2011, Santa Rosa. Anais 14. Encontro Nacional de Educação - Enaced e Ciclo de Estudos da Pedagogia. Ijui: Editora Unijui, 2011.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; TREVISAN, Tatiana B. . REFLEXÕES A PARTIR DE PRÁTICA DE UM PROFESSOR BEM SUCEDIDO. In: 14. Encontro Nacional de Educação ? ENACED e Ciclo de Estudos da Pedagogia, 2011, Santa Rosa. Anais 14. Encontro Nacional de Educação - Enaced e Ciclo de Estudos da Pedagogia. Ijui: Editora Unijui, 2011.

  • TREVISAN, Tatiana B. ; SCHWENGBER, M. S. V. . Paulo Freire: reflexões de uma prática bem sucedido. In: 13. Fórum de Estudos: Paulo Freire, 2011, Santa Rosa. Anais 13. Fórum de Estudos: Paulo Freire, 2011.

  • ROHR, Denise Raquel ; SCHWENGBER, M. S. V. . Histórias de vida de meninas-mães da periferia: um diálogo com as Políticas Públicas. In: 4. Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação; 1. Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2011, Canoas. Anais 4. Sbece; 1. Sciece Desafios Atuais. Canoas: Ed. Ulbra, 2011. v. 1.

  • GOETTEMS, L. ; SCHWENGBER, M. S. V. . SE ELA DANÇA, EU DANÇO... EXPERIÊNCIAS CORPORAIS DE MENINOS E MENINAS: O QUE A ESCOLA TEM A VER COM ISSO?. In: V Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade; I Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade; I Encontro Nacional Gênero e Diversidade na Escola, 2011, Rio Grande. Anais V Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade; I Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade; I Encontro Nacional Gênero e Diversidade na Escola. Rio Grande: FURG, 2011.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; LISCOSKI, Ana Carla . LAZER E VELHICE: A EXIBIÇÃO DAS PERFORMANCES MASCULINAS E FEMININAS NO BAILE. In: V Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade; I Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade; I Encontro Nacional Gênero e Diversidade na Escola, 2011, Rio Grande. Anais V Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade; I Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade; I Encontro Nacional Gênero e Diversidade na Escola. Rio Grande: FURG, 2011.

  • ROHR, Denise Raquel ; SCHWENGBER, M. S. V. . Meninas-Mães: Entre a Escola e o(a) Filho(a). In: XII Fórm de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2010, Porto Alegre. Fórum de estudos: leituras de Paulo Freire. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2010.

  • ROHR, Denise Raquel ; SCHWENGBER, M. S. V. . Experiências escolares de meninas-mães da periferia de Ijuí-RS. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL 2010, 2010, Londrina-PR. Anais VIII Encontro de Pesquisa em educação da Região Sul - Anped Sul. Londrina-PR: Universidade Estadual de Londrina, 2010.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; SILVEIRA, Catharina . O Pai Presente: um modelo masculino em crescente evidência na mídia. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL 2010, 2010, Londrina. Anais do VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - Anped Sul. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2010.

  • UBESSI, Liamara D. ; SILVA, Cláudia G. F. ; STUMM, Eniva M. F. ; SCHWENGBER, M. S. V. ; FALKEMBACH, Elza M. F ; LOTTERMANN, Oamar . A promoção da saúde sob a perspectiva da educação na práxis do trabalhador de saúde. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL 2010, 2010, Londrina. Anais do VIII Encontro de Pesquisa em Educaçaõ da Região Sul - Anped Sul. Londrina/PR: Universidade Estadual de Londrina, 2010.

  • UBESSI, Liamara D. ; SCHWENGBER, M. S. V. ; STUMM, Eniva M. F. ; MENDES, Débora M. ; REIS, Marlo ; RIBEIRO, Marcos A. . A experiência da grupalidade como um espaço de produção de saúde. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL 2010, 2010, Londrina. Anais do VIII Encontro de Pesquisa em Educaçaõ da Região Sul - Anped Sul. Londrina/PR: Universidade Estadual de Londrina, 2010.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Grávida! Um corpo desassossegado em busca do aperfeiçoamento da saúde e da estética. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 9: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos, 2010, Florianópolis. Anais Seminário Internacional Fazendo Gênero9: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos. Florianópolis: UFSC, 2010.

  • ROHR, Denise Raquel ; SCHWENGBER, M. S. V. . Grupos de gestantes e a produção da mãe cuidadosa e saudável. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 9: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos, 2010, Florianópolis. Anais Eletrônicos do Fazendo Gênero 9: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos. Florianópolis: UFSC, 2010.

  • SILVEIRA, Catharina ; SCHWENGBER, M. S. V. . O Pai presente: um modelo masculino em crescente evidência na mídia. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 9: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos, 2010, Florianópolis. Anais do Seminário Intenacional Fazendo Gênero 9: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos. Florianópolis: UFSC, 2010.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Corpo Grávido - Um corpo inquieto por conta de sua saúde e de sua beleza. In: 4.º Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade: Composições e Desafios para a Formação Docente, 2009, Rio Grande. Anais 4.º Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade: Composições e Desafios para a Formação Docente. Rio Grande, 2009. v. 1. p. 1.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; ROHR, Denise Raquel . Juventudes e Maternidades: Sexualidade e Escolarização na Vida das Meninas Mães. In: 4.º Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade: Composições e Desafios para a Formação Docente, 2009, Rio Grande. Anais 4.º Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade: Composições e Desafios para a Formação Docente. Rio Grande, 2009. v. 1. p. 1.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . A Mídia Ensina: Torna-se Mãe Carinhosa (Aquela que cuida e se cuida). In: VI Congresso Internacional de Educação - Educação e Tecnologia: sujeitos (des)conectados, 2009, São Leopoldo. Anais VI Congresso Internacional de Educação - Educação e Tecnologia: sujeitos (des)conectados, 2009.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Imagens de Ultrassom: A Construção Social da Gravidez e do Feto como Sujeito. In: II CEAC - Congresso de Educação, Arte e Cultura: Confluências e Diálogos no Campo das Artes, 2009, Santa Maria. Anais II CEAC - Congresso de Educação, Arte e Cultura: Confluências e Diálogos no Campo das Artes, 2009. v. 1.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Pobres Meninas "Ricas" com a Gravidez. In: 32.ª ANPED: Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação: Sociedade, cultura e educação: novas regulações?, 2009, Caxambu. Anais 32.ª ANPED: Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação: Sociedade, cultura e educação: novas regulações?, 2009. v. 1.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Uma "Nova" Gestão Técnico-Administrativa sobre os Corpos [Ventres]. In: III Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Confluências, 2009, Santa Maria. Anais/Artigos Completos III Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Confluências. Santa Maria: UFSM, 2009. v. 1.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Donas de si? E os discursos que (com)formam corpos grávidos nas páginas da Pais & Filhos. In: VI Encontro nacional da Rede de estudos e Pesquisas Feministas, II Encontro Internacional Política e Feminismo e II Seminário Internacional: Enfoques Feministas e o Século XXI- Feminismo e Universidade na America Latina, 2008, Belo horizonte. Enfoques Feministas e os Desafios Contemporanêo. Belo Horizonte: Artenocd BH, 2008. v. VI. p. 1-12.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Educar corpos grávidos: um olhar de gênero sobre a Pais & Filhos. In: VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2008, Itajai. VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Itajai: Univali, 2008. p. 1-12.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Ensina-se a mais antiga das artes às mulheres: a de ter filhos e tornar-se mãe carinhosa. In: 31ª Reunião Anual da ANPEd, 2008, Caxambu-MG. Anais 31ª Reunião Anual da ANPEd. Caxambu, 2008.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . A educação da mãe esportiva nas páginas da Pais & Filhos. In: VIII Semininário Internacional Fazendo Gênero, 2008, Florianópolis. Semininário Internacional Fazendo gênero. Florianopólis: UFSC, 2008. v. 1.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Donas de Si? E o Discurso das Práticas Corporais no contexto da Pais & Filhos. In: XII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Lingua Portuguesa, 2008, Porto Alegre. XII Anais do Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física. Porto Alegre: UFRGS, 2008.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . As práticas corporais investe na produção da mãe carinhosa (a que se cuida e cuida) abriga e protege. In: Corpo Gênero e Sexualidade dicutindo práticas educativas, 2007, Porto Alegre. Corpo Gênero e Sexualidade dicutindo práticas educativas. Rio Grande do Norte: FURGS, 2007.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Donas de si? A educação de corpos grávidos no contexto da Pais & Filhos. In: II seminário brasileiro-alemão sobre desenvolvimento sustentável:Um desafio à educação, 2007, Ijui. II Seminário Brasileiro-Alemão sobre Desenvolvimento Sustentável: Um desafio à educação, 2007, Ijuí. Anais do I seminário brasileiro-alemão sobre desenvolvimento sustentável:Um desafio à educação. IJUI : Ed. UNIJUI, 2007. v. 1. Ijui: unijui, 2007. v. v. 1.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . A produção da mãe leve, flexível e forte nas páginas da Pais & Filhos. In: Anped, 2007, Caxambu-MG. Anped: 30 anos de pesquisa e compromisso social, 2007.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Da Medicina à Educação Física: a fabricação da gestante cuidadosa. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 7, 2006, Florianópolis. Gênero e Preconceitos: Anais. Florianópolis: Editora Mulheres, 2006. v. 1. p. 1-9.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Da Medicina à Educação Física: a Fabricação da Gestante Cuidadosa. In: VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2006, Santa Maria. Anais do VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2006. v. 1. p. 1-6.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Mãe mais que perfeita é aquela que mantém a forma sem prejudicar o bebê. In: XIV Congresso Brasileiro de ciências do Esporte e I congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2005, Porto Alegre. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e I congresso Internacional de Ciências do Esporte. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005. v. 1. p. 1-15.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Mãe mais que perfeita é aquela que mantém forma sem se descuidar do bebê. In: Semininário Internacional Enfoques Feministas e o Século XXI: Feminismo e Universidade na América Latina, 2005, Salvador. Anais do Semininário Internacional Enfoque Feminista e o Século XXI: feminismo e universidade na América Latina. Salvador: Nucleo de Estudos Interdisciplinar sobre a Mulher, 2005. v. I.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Professor! Vamos Jogar Bola hoje?. In: II COMERCO- Congresso Mercosul de Cultura Corporal e Qualidade de Vida e II EMIES- Encontro Mercosul de Instituições de Educação Superior., 2002, Ijuí/RS. II COMERCO e II EMIES. Ijuí/RS: UNIJUÍ, 2002. v. 2. p. 11-142.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Programa AABB-UNIJUÍ- Prefeitura Municipal.. In: II COMERCO- Congresso Mercosul de Cultura Corporal e Qualidade de Vida e II EMIES- Encontro Mercosul de Instituições de Educação Superior., 2002, Ijuí/RS. II COMERCO e II EMIES. Ijuí/RS: UNIJUÍ, 2002. v. 2. p. 11-142.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Imagens de Corpo Impostas à Infância nas Pedagogias Culturais em Circulação. In: XII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2001, Caxambu. Anais..., 2001.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Pedagogias Corporais Presentes no Encarte Galera do Jornal da Manhã da Cidade de Ijuí. In: VI Jornada de Pesquisa da Unijuí, 2001, Ijuí, 2001.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . O Silêncio e as Falas dos Corpos-Sujeitos nas Práticas de Educação Física de uma Escola Pública. In: Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte, 1997, Goiania. Educação Física Escolar. Ijuí: Sedigraf, 1997. v. 1.

  • BERTOLLO, S. H. J. ; SCHWENGBER, M. S. V. . Políticas públicas de esporte: Um recorte do Plano Nacional de Políticas para as mulheres. In: Salão do Conhecimento 2016, 2016, Ijuí. Salão do Conhecimento 2016. Ijuí: Unijuí, 2016.

  • TRINDADE, F. M. ; SCHWENGBER, M. S. V. . O Plano Nacional de Políticas Públicas 2013-2015 e a transversalidade de gênero. In: Salão do Conhecimento 2015, 2015, Ijuí. Salão do Conhecimento 2015. Ijuí: Unijuí, 2015. v. 1.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; PINHEIRO, N. L. G. M. . Tecnologias no lar e as experiências de lazer de mulheres do meio rural de Jóia/RS. In: Salão do Conhecimento 2015, 2015, Ijuí. Salão do Conhecimento 2015. Ijuí: Unijuí, 2015.

  • MACHADO, A. P. ; SCHWENGBER, M. S. V. . Divididos... Professora! A mão para ela eu não dou, e nem eu dou para ela. In: Salão do Conhecimento 2015, 2015, Ijuí. Salão do Conhecimento 2015. Ijuí: Unijuí, 2015.

  • BRACHTVOGEL, C. M. ; SCHWENGBER, M. S. V. . O Corpo e as Mídias Sociais: Uma maneira de afirmação do sujeito. In: Salão do Conhecimento 2015, 2015, Ijuí. Salão do Conhecimento 2015. Ijuí: Unijuí, 2015.

  • BERTOLLO, S. H. J. ; SCHWENGBER, M. S. V. . Políticas públicas de gênero:a trajetória das mulheres no Brasil. In: Salão do Conhecimento 2015, 2015, Ijuí. Salão do Conhecimento 2015. Ijuí: Unijuí, 2015.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; PINHEIRO, N. L. G. M. . Mulheres Camponesas do Município de Jóia: Lazer e experiências religiosas. In: Salão do Conhecimento, 2014, Ijuí. Seminário de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra, 2014.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; TREVISAN, Tatiana B. ; PINHEIRO, N. L. G. M. ; CONCEICAO, C. P. . Mulheres Camponesas e suas experiências de lazer: uma investigação situacional no município de Jóia. In: Salão do Conhecimento, 2014, Ijuí. Seminário de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra, 2014.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; TREVISAN, T. B. ; CONCEICAO, C. P. ; PINHEIRO, N. L. G. M. . Há mais que trabalho na vida: Mulheres e o esporte no meio rural de Jóia/RS. In: Salão do Conhecimento, 2014, Ijuí. Seminário de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra, 2014.

  • BURCKARDT, E. V. ; FENSTERSEIFER, P. E. ; CARLAN, P. ; SCHWENGBER, M. S. V. ; SILVA, Sidinei Pithan da. ; GONZÁLEZ, Fernando Jaime . Ciclo de estudos em Educação Física. In: 19. Seminário de Iniciação Científica, 16. Jornada de Pesquisa, 12. Jornada de Extensão, 2013, Ijuí. Anais 19. Seminário de Iniciação Científica, 16. Jornada de Pesquisa, 12. Jornada de Extesnsão. Ijuí: Editora Unijuí, 2013.

  • GOETTEMS, L. ; SCHWENGBER, M. S. V. . Experiências corporais de meninos e meninas: o que a escola tem a ver com isso?. In: 19. Seminário de Iniciação Científica, 16. Jornada de Pesquisa, 12. Jornada de Extensão, 2013, Ijuí. Anais 19. Seminário de Iniciação Científica. 16. Jornada de Pesquisa, 12. Jornada de Extensão. Ijuí: Editora Unijuí, 2013.

  • TREVISAN, Tatiana B. ; MARZARI, Taline Paulina. ; SCHWENGBER, M. S. V. . Educação Física e atuações docentes: as implicações de gênero nos anos iniciais e finais. In: 8. COMERCO - Congresso Mercosul de Cultura Corporal e Qualidade de Vida, 2011, Ijuí-RS. Anais 8. COMERCO - Congresso Mercosul de Cultura Corporal e Qualidade de Vida. Ijuí-RS: Editora Unijuí, 2011.

  • ROHR, Denise Raquel ; SCHWENGBER, M. S. V. . Maternidade juvenil restringe as possibilidades de lazer. In: 8. COMERCO - Congresso Mercosul de Cultura Corporal e Qualidade de Vida, 2011, Ijuí-RS. Anais 8. COMERCO - Congresso Mercosul de Cultura Corporal e Qualidade de Vida. Ijuí-RS: Editora Unijuí, 2011.

  • STOCHERO, Lidiane Paiva ; SCHWENGBER, M. S. V. . Maternidade: experiência e os cuidados corporais de mulheres de três gerações. In: 8. COMERCO - Congresso Mercosul de Cultura Corporal e Qualidade de Vida, 2011, Ijuí-RS. Anais 8. COMERCO - Congresso Mercosul de Cultura Corporal e Qualidade de Vida. Ijuí-RS: Editora Unijuí, 2011.

  • LISCOSKI, Ana Carla ; SCHWENGBER, M. S. V. . Lazer e velhice: a exibição das performances masculinas e femininas no baile. In: 19. Seminário de Iniciação Científica, 16. Jornada de Pesquisa, 12. Jornada de Extensão, 2011, Ijuí. Anais 19. Seminário de Iniciação Científica, 16. Jornada de Pesquisa, 12. Jornada de Extensão. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.

  • PINHEIRO, J. V. ; SCHWENGBER, M. S. V. . O lazer como bem estar social: aspectos relevantes na baixa procura de espaços públicos de lazer pela comunidade de Ijuí ? RS. In: 19. Seminário de Iniciação Científica, 16. Jornada de Pesquisa, 12. Jornada de Extensão, 2011, Ijuí. Anais 19. Seminário de Iniciação Científico, 16. Jornada de Pesquisa, 12. Jornada de Extensão. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.

  • STOCHERO, Lidiane Paiva ; SCHWENGBER, M. S. V. . MEMÓRIA DA EXPERIÊNCIA CONTEMPORÂNEA DA MATERNIDADE: OS CUIDADOS CORPORAIS. In: 19. Seminário de Iniciação Científica, 16. Jornada de Pesquisa, 12. Jornada de Extensão, 2011, Ijuí. Anais 19. Seminário de Iniciação Científica, 16. Jornada de Pesquisa, 12. Jornada de Extensão. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; ARNOLD, E. R. . O Discurso das Práticas Corporais e Esportivas num artefato da mídia impressa brasileira (1968 A 2005) ? a Pais & Filhos - e a educação da família: um olhar de gênero. In: 4.° Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade: Composições e Desafios para a Formação Docente, 2009, Rio Grande. Anais 4.° Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade: Composições e Desafios para a Formação Docente. Rio Grande, 2009. v. 1. p. 1.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; ROHR, Denise Raquel . Meninas-Mães: Retratos da Maternidade Juvenil na Periferia de Ijuí RS. In: 61ª Reunião Anual da SBPC - Jornada Nacional de Iniciação Científica, 2009, Manaus AM. Anais 61ª Reunião Anual da SBPC - Jornada Nacional de Iniciação Científica, 2009.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . A educação da mãe cuidadosa (a que cuida e se cuida) nas páginas da Pais & Filhos. In: IXJornadas de Historia de las Mujeres - IV Congreso Iberoamericano de Gênero, 2008, Rosário - Argentina. IX Jornadas de Historias de las mujeres - IV Congresso Iberoamericano de estudios Gênero - Los caminos de la liberdad y la igualdad em la diversidad. Rosário - Argentina: Rosário - Argentina, 2008.

  • ROHR, Denise Raquel ; SCHWENGBER, M. S. V. . Corpos-adolescentes-grávidos: duplas perdas. In: XVIII Mostra de Inciação Científica, 2008, Passo Fundo. Anais XVIII Mostra de Inciação Científica, 2008.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; Sheila Figueiró Paz . Aderência/desistência a programas regulares de exercícios físico: uma relação complexa. In: Comerco, 2007, Ijuí. Anais do Comerco, 2007.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Mãe Preparada é a mãe esportiva. In: XV Seminário de Iniciação Científica XII Jornada de Pesquisa, 2007, Ijuí. Anais XV Seminário de Iniciação Científica XII Jornada de Pesquisa. Ijuí: Unijúí, 2007.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Uma experiência das práticas corporais esportivas no centro de atenção psicossocial caps Ijui. In: XV Seminário de Iniciação Científica XII Jornada de Pesquisa, 2007, Ijuí. Anais XV Seminário de Iniciação Científica XII Jornada de Pesquisa, 2007.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; Airton Pacheco ; Cibele Mai . Uma exeriência das práticas corporais no Centro de Atenção psicossocial CAPS. In: 6 Congresso Mercosul de Cultura cororal e Qualidade de Vida, 2007. 6 Congresso Mercosul de Cultura cororal e Qualidade de Vida. Ijui: Unijui, 2007.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; Sheila Figueiró Paz . Uma primeira experiência - estágio no ensino médio. In: 6 Congresso Mercosul de Cultura Corporal e Qualidade de Vida, 2006, ijui. 6 Congresso Mercosul de Cultura Corporal e Qualidade de Vida. Ijui: Unijui, 2006. v. 1.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Boa Saúde e Boa Per(Forma). In: VII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 2002, Ijuí/RS. 7 Jornada de Pesquisa: livro de resumos.. Ijuí/RS: UNIJUÍ, 2002. v. 7. p. 9-432.

  • TREVISAN, Tatiana B. ; SCHWENGBER, M. S. V. . Reflexões a partir de prática de um professor bem-sucedido. In: 12. Mercomovimento - Congresso Internacional, 2011, Santa Maria. Anais 12. Mercomovimento - Congresso Internacional Trabalhos Científicos. Santa Maria: UFSM, 2011.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Grávida! Um corpo desassossegado em busca do aperfeiçoamento da saúde e da estética. In: 18 Seminário de Inciação Científica, 15 Jornada de Pesquisa, 11 Jornada de Extensão: Ciência, Tecnologia & Informação e Sociedade, 2010, Ijuí. XIX Seminário de Iniciação Científica. XVI Jornada de Pesquisa. XII Jornada de Extensão.. Ijuí: Editora Unijuí, 2010. v. 1.

  • RAFFAELLI, Alexandra Franchini ; SCHWENGBER, M. S. V. . As marcas de inibição corporal de adolescentes do município de Vista Gaúcha/RS. In: 18 Seminário de Inciação Científica, 15 Jornada de Pesquisa, 11 Jornada de Extensão: Ciência, Tecnologia & Informação e Sociedade, 2010, Ijuí. XIX Seminário de Iniciação Científica. XVI Jornada de Pesquisa. XII Jornada de Extensão.. Ijuí: Editora Unijuí, 2010. v. 1.

  • ROHR, Denise Raquel ; SCHWENGBER, M. S. V. . Grupos de Gestantes e a produção da mãe cuidadosa e saudável. In: 18 Seminário de Inciação Científica, 15 Jornada de Pesquisa, 11 Jornada de Extensão: Ciência, Tecnologia & Informação e Sociedade, 2010, Ijuí. XIX Seminário de Iniciação Científica. XVI Jornada de Pesquisa. XII Jornada de Extensão.. Ijuí: Editora Unijuí, 2010. v. 1.

  • PRATES, Edeson A. ; SCHWENGBER, M. S. V. . A presença do atleta remunerado no futebol amador de Ijuí-RS. In: 18 Seminário de Inciação Científica, 15 Jornada de Pesquisa, 11 Jornada de Extensão: Ciência, Tecnologia & Informação e Sociedade, 2010, Ijuí. XIX Seminário de Iniciação Científica. XVI Jornada de Pesquisa. XII Jornada de Extensão.. Ijuí: Editora Unijuí, 2010. v. 1.

  • PRATES, Edeson A. ; SCHWENGBER, M. S. V. . De aluno a professor: fragmentos da experiência do Estágio Supervisionado em Educação Física no Ensino Fundamental na Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa. In: 18 Seminário de Inciação Científica, 15 Jornada de Pesquisa, 11 Jornada de Extensão: Ciência, Tecnologia & Informação e Sociedade, 2010, Ijuí. XIX Seminário de Iniciação Científica. XVI Jornada de Pesquisa. XII Jornada de Extensão.. Ijuí: Editora Unijuí, 2010. v. 1.

  • ARNOLD, E. R. ; SCHWENGBER, M. S. V. . Politização dos corpos (a família) e o discurso das práticas corporais e esportivas num artefato da mídia impressa brasileira (1968-2006) - A Pais & Filhos. In: 18 Seminário de Inciação Científica, 15 Jornada de Pesquisa, 11 Jornada de Extensão: Ciência, Tecnologia & Informação e Sociedade, 2010, Ijuí. XIX Seminário de Iniciação Científica. XVI Jornada de Pesquisa. XII Jornada de Extensão.. Ijuí: Editora Unijuí, 2010. v. 1.

  • TREVISAN, Tatiana B. ; SCHWENGBER, M. S. V. . Subprojeto: Educação Física e atuações docentes: implicações da cultura escolar. In: 18 Seminário de Inciação Científica, 15 Jornada de Pesquisa, 11 Jornada de Extensão: Ciência, Tecnologia & Informação e Sociedade, 2010, Ijuí. XIX Seminário de Iniciação Científica. XVI Jornada de Pesquisa. XII Jornada de Extensão.. Ijuí: Editora Unijuí, 2010. v. 1.

  • NASCIMENTO, Roger F. ; FENSTERSEIFER, P. E. ; TREVISAN, Tatiana B. ; SCHWENGBER, M. S. V. . Educação Física e Atuações Docentes: as trans-formações da área.. In: 11. Mercomovimento, 2010, Santa Maria/RS. Anais do 11. Mercomovimento. Santa Maria: UFSM, 2010.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Pobres Meninas ?Ricas? com a Gravidez. In: XVII Seminário de Iniciação Científica, XIV Jornada de Pesquisa, X Jornada de Extensão, 2009, Ijuí. Anais XVII Seminário de Iniciação Científica, XIV Jornada de Pesquisa, X Jornada de Extensão. Ijuí: Editora Unijuí, 2009. v. 1.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; ARNOLD, E. R. . Politização dos Corpos (A Família) e o Discurso das Práticas Corporais e Esportivas num Artefato da Mídia Impressa Brasileira (1968 A 2006) ? A Pais & Filhos. In: XVII Seminário de Iniciação Científica, XIV Jornada de Pesquisa, X Jornada de Extensão, 2009, Ijuí. Anais XVII Seminário de Iniciação Científica, XIV Jornada de Pesquisa, X Jornada de Extensão. Ijui: Editora Unijui, 2009. v. 1.

  • ROHR, Denise Raquel ; SCHWENGBER, M. S. V. . Marcas Corporais: Gravidez e Maternidade em Classe Popular. In: XVII Seminário de Iniciação Científica, XIV Jornada de Pesquisa, X Jornada de Extensão, 2009, Ijuí. Anais XVII Seminário de Iniciação Científica, XIV Jornada de Pesquisa, X Jornada de Extensão. Ijui: Editora Unijui, 2009. v. 1.

  • MENSCH, D. I. ; SCHWENGBER, M. S. V. ; PINHEIRO, J. V. . Mapeamento dos Espaços de Lazer no Município de Ijuí ? RS. In: XVII Seminário de Iniciação Científica, XIV Jornada de Pesquisa, X Jornada de Extensão, 2009, Ijui. Anais XVII Seminário de Iniciação Científica, XIV Jornada de Pesquisa, X Jornada de Extensão. Ijui: Editora Unijui, 2009. v. 1.

  • MENSCH, D. I. ; SCHWENGBER, M. S. V. . ?Jogar Bola, Brincar na Pracinha e Plantar Bananeira? Representações Sociais e Crianças: Um Estudo a cerca da Área da Educação Física nas Séries Iniciais. In: XVII Seminário de Iniciação Científica, XIV Jornada de Pesquisa, X Jornada de Extensão, 2009, Ijui. Anais XVII Seminário de Iniciação Científica, XIV Jornada de Pesquisa, X Jornada de Extensão. Ijui: Editora Unijui, 2009. v. 1.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; ROHR, Denise Raquel . Corpos-adolescentes-grávidos: duplas perdas?. In: Semininário Internacional Fazendo Gênero 8, 2008, Florianópolis. Semininário Internacional Fazendo Gênero 8. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2008.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Gravidez e Adolescência - Investigação de Histórias Vivas: Cuidar ou ser cuidada?. In: XVI Seminário de Iniciação Científica XIII Jornada de Pesquisa IX Jornada de Extensão, 2008, Ijuí. Anais do XVI Seminário de Iniciação Cinetífica XIII Jornada de Pesquisa IX Jornada de Extensão, 2008.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Modelos de Corporeidades para Infancia nas Pedagogias Culturais em Circulação: Roupas e Brinquedos. In: III Seminário Internacional de Educação Socializando saberes, Tecendo Educação, 2001, Ijuí. Anais III Seminário Internacional de Educação Socializando saberes, Tecendo Educação.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Expressão Corpórea... no palco uma coreografia desejável. In: 11. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 1999, Florianópolis. Anais 11. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 1999.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Imagens de professores de Educação Física: significações do trabalho docente. In: 2. Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão e VI Seminário de Iniciação Científica da UNIJUÍ, 1998, Ijuí. Anais.... Ijuí: Editora Unijuí, 1998.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . O silêncio e as falas dos corpos/sujeitos nas práticas de Educação Física Escolar. In: 3. Jornada de Pesquisa da Unijuí, 1996, Ijuí. Anais 3. Jornada de Pesquisa da Unijuí. Ijuí: Editora Unijuí, 1996.

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; CARVALHO, R. S. . Educação dos corpos e esportivização da vida: racionalidades e tecnologias da governamentalidade neoliberal presentes no site Eu Atleta.. ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE) , 2019.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Experiências de lazer de um grupo de mulheres brasileira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOETTEMS, L. ; SCHWENGBER, M. S. V. ; SANTOS, R. S. . Eu sou sapata, e dai? O discurso da autoafirmação na escola. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MORAES, M. G. ; SCHWENGBER, M. S. V. . Nomeações das Mulheres alvo do (e no) Programa Mulheres Mil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Os meus filhos e os deles: os filhos da esperança. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; PINHEIRO, N. L. G. M. . Mulheres rurais, experiências religiosas e lazer. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Mulheres do Meio rural (de programas de reforma agrária, assentamentos): Cultura do cuidado de si e as práticas de lazer. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SCHWENGBER, M. S. V. . A construção das identidades de gênero: Circulantes entre os meninos e meninas nas aulas de Educação Física. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SCHWENGBER, M. S. V. . EXPERIÊNCIAS CORPORAIS DE MENINOS E MENINAS: O QUE A ESCOLA TEM A VER COM ISSO?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; GONZÁLEZ, Fernando Jaime . EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS: DESLOCAMENTOS HISTÓRICOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SCHWENGBER, M. S. V. . A velhice estruturada nos vocábulos ativa e muscular. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; LISCOSKI, Ana Carla . MODOS DE ENVELHECIMENTO NO MUNICÍPIO DE IJUÍ-RS E A RESSIGNIFICAÇÃO DOS CORPOS VELHOS PELAS PRÁTICAS DE LAZER. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; TREVISAN, Tatiana B. . REFLEXÕES A PARTIR DE PRÁTICA DE UM PROFESSOR BEM SUCEDIDO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TREVISAN, Tatiana B. ; SCHWENGBER, M. S. V. . Paulo Freire: reflexões de uma prática bem sucedida. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LISCOSKI, Ana Carla ; SCHWENGBER, M. S. V. . A CONSTITUIÇÃO DA AUTONOMIA DOS IDOSOS CONTEMPORÂNEOS: UM OLHAR A PARTIR DE PAULO FREIRE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROHR, Denise Raquel ; SCHWENGBER, M. S. V. . Histórias de vida de meninas-mães da periferia: um diálogo com as Políticas Públicas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ROSA, Sandra Coppini ; SCHWENGBER, M. S. V. . A generificação dos corpos e a formação das identidades de gênero na infância. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; LISCOSKI, Ana Carla . LAZER E VELHICE: A EXIBIÇÃO DAS PERFORMANCES MASCULINAS E FEMININAS NO BAILE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GOETTEMS, L. ; SCHWENGBER, M. S. V. . SE ELA DANÇA, EU DANÇO... EXPERIÊNCIAS CORPORAIS DE MENINOS E MENINAS: O QUE A ESCOLA TEM A VER COM ISSO?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SCHWENGBER, M. S. V. . A mídia ensina: imperativo da maternidade e paternidade responsáveis. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TREVISAN, Tatiana B. ; MARZARI, Taline Paulina. ; SCHWENGBER, M. S. V. . Educação Física e atuações docentes: as implicações de gênero nos anos iniciais e finais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROHR, Denise Raquel ; SCHWENGBER, M. S. V. . Maternidade juvenil restringe as possibilidades de lazer. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • STOCHERO, Lidiane Paiva ; SCHWENGBER, M. S. V. . Maternidade: experiência e os cuidados corporais de mulheres de três gerações. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TREVISAN, Tatiana B. ; SCHWENGBER, M. S. V. . Reflexões a partir de prática de um professor bem-sucedido. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LISCOSKI, Ana Carla ; SCHWENGBER, M. S. V. . Lazer e velhice: a exibição das performances masculinas e femininas no baile. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BURCKARDT, E. V. ; FENSTERSEIFER, P. E. ; SCHWENGBER, M. S. V. ; CARLAN, P. ; SILVA, Sidinei Pithan da. ; GONZÁLEZ, Fernando Jaime . Ciclo de estudos em Educação Física. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PINHEIRO, J. V. ; SCHWENGBER, M. S. V. . O lazer como bem estar social: aspectos relevantes na baixa procura de espaços públicos de lazer pela comunidade de Ijuí ? RS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • STOCHERO, Lidiane Paiva ; SCHWENGBER, M. S. V. . MEMÓRIA DA EXPERIÊNCIA CONTEMPORÂNEA DA MATERNIDADE: OS CUIDADOS CORPORAIS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GOETTEMS, L. ; SCHWENGBER, M. S. V. . Experiências corporais de meninos e meninas: o que a escola tem a ver com isso?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ROHR, Denise Raquel ; SCHWENGBER, M. S. V. . Experiências escolares de meninas-mães da periferia de Ijuí-RS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; SILVEIRA, Catharina . O Pai Presente: um modelo masculino em crescente evidência na midia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Donas de Si? Educação de corpos grávidos na Revista Pais & Filhos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Grávida! Um corpo desassossegado em busca do aperfeiçoamento da saúde e da estética. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ROHR, Denise Raquel ; SCHWENGBER, M. S. V. . Grupos de Gestantes e a produção da mãe cuidadosa e saudável. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVEIRA, Catharina ; SCHWENGBER, M. S. V. . O Pai presente: um modelo masculino em crescente evidência na mídia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Grávida! Um corpo desassossegado rm busca do aperfeiçoamento da saúde e da estética. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RAFFAELLI, Alexandra Franchini ; SCHWENGBER, M. S. V. . As marcas de inibição corporal de adolescentes do município de Vista Gaúcha/RS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ROHR, Denise Raquel ; SCHWENGBER, M. S. V. . Grupos de Gestantes e a produção da mãe cuidadosa e saudável. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PRATES, Edeson A. ; SCHWENGBER, M. S. V. . A presença do atleta remunerado no futebol amador de Ijuí-RS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PRATES, Edeson A. ; SCHWENGBER, M. S. V. . De aluno a professor: fragmentos da experiência do Estágio Supervisionado em Educação Física no Ensino Fundamental na Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARNOLD, E. R. ; SCHWENGBER, M. S. V. . Politização dos corpos (a família) e o discurso das práticas corporais e esportivas num artefato da mídia impressa brasileira (1968-2006) - A Pais & Filhos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • TREVISAN, Tatiana B. ; SCHWENGBER, M. S. V. . Subprojeto: Educação Física e atuações docentes: implicações da cultura escolar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Corpo Grávido - Um corpo inquieto por conta de sua saúde e de sua beleza. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; ROHR, Denise Raquel . Juventudes e Maternidades: Sexualidade e Escolarização na Vida das Meninas-Mães. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; ARNOLD, E. R. . O Discurso das Práticas Corporais e Esportivas num artefato da mídia impressa brasileira (1968 A 2005) ? a Pais & Filhos - e a educação da família: um olhar de gênero. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; ROHR, Denise Raquel . Meninas-Mães: Retratos da Maternidade Juvenil na Periferia de Ijuí RS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCHWENGBER, M. S. V. . A Mídia Ensina: Torna-se Mãe Carinhosa (Aquela que cuida e se cuida). 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Imagens de Ultrassom: A Construção Social da Gravidez e do Feto como Sujeito. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Pobres Meninas "Ricas" com a Gravidez. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Pobres Meninas ?Ricas? com a Gravidez. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ROHR, Denise Raquel ; SCHWENGBER, M. S. V. . Marcas Corporais: Gravidez e Maternidade em Classe Popular. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARNOLD, E. R. ; SCHWENGBER, M. S. V. . Politização dos corpos (a família) e o discurso das práticas corporais e esportivas num artefato da mídia impressa brasileira (1968 a 2006) ? a pais & filhos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; MENSCH, D. I. ; PINHEIRO, J. V. . Mapeamento dos Espaços de Lazer no Município de Ijuí ? RS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MENSCH, D. I. ; SCHWENGBER, M. S. V. . ?Jogar Bola, Brincar na Pracinha e Plantar Bananeira? Representações Sociais e Crianças: Um Estudo a Cerca da Área da Educação Física nas Séries Iniciais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Uma "Nova" Gestão Técnico-Administrativa sobre os Corpos [Ventres]. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Donas de si? E os discursos que (com)formam corpos grávidos nas páginas da Pais & Filhos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Educar corpos grávidos: um olhar de gênero sobre a Pais & Filhos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SCHWENGBER, M. S. V. . A educação da mãe esportiva nas páginas da Pais & Filhos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Ensina-se a mais antiga das artes às mulheres: a de ter filhos e tornar-se mãe carinhosa.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SCHWENGBER, M. S. V. ; ROHR, Denise Raquel . Corpos-adolescentes-grávidos: duplas perdas?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Gravidez e Adolescência - Investigação de Histórias Vivas: Cuidar ou ser cuidada?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ROHR, Denise Raquel ; SCHWENGBER, M. S. V. . Corpos-adolescentes-grávidos: duplas perdas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Donas de Si? E o discurso das práticas corporais no contexto da Pais & Filhos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCHWENGBER, M. S. V. . As práticas corporais investen na produção da mãe carinhosa (a que se cuida e cuida) abriga e protege. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SCHWENGBER, M. S. V. . A produção da mãe leve, flexível, forte nas páginas das Pais & Filhos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Aderência/desistência a programas regulares de exercícios físico: uma relação complexa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Mãe Preparada é a mãe esportiva. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Uma experiência das práticas corporais esportivas no centro de atenção psicossocial caps Ijui. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Donas de si? A educação dos corpos grávidos no contexto da Pais & Filhos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Da medicina à educação física: a fabricação da gestante cuidadosa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Da Medicina à Educação Física: a Fabricação da Gestante Cuidadosa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Mãe mais que perfeita é aquela que mantém a forma sem prejudicar o b6bê. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Mãe mais que perfeita é aquela que mantém a forma sem prejudircar o bebê. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Expressão Corpórea... no palco uma coreografia desejável. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Imagens de professores de Educação Física: significações do trabalho docente. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SCHWENGBER, M. S. V. . O Silêncio e as falas dos corpos/sujeitos nas práticas de Educação Física Escolar. 1996. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, L. A. B. ; GRAUP, M. E. ; LOCKS, G. A. ; SCHWENGBER, M. S. V. . Gênero na Escola: Políticas públicas para superar preconceitos. Curitiba, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Gênero na escola: políticas públicas para superar preconceitos. Curitiba, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Os percursos da educação generificada dos corpos: relações entre escola e mídia. Ijuí: Editora Unijuí, 2013 (Capítulo de livro).

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Donas de si? : a educacao de corpos gravidos no contexto da Pais & Flhos. Porto Alegre: UFGRS, 2006 (Tese de Doutorado).

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Desenvolvimento Motor- Uma Questão de Produção Corpos - nas Vivências Motaras Estabelecidas na Vida das Crianças e dos Adolescentes. Ijuí/RS: UNIJUÍ, 2002 (Coleção Cadernos UNIJUÍ).

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Corporeidade do Discurso da Sociedade Primitiva ao Discurso da Sociedade Contemporânea.. Ijuí/RS: UNIJUÍ, 1997 (Coleção Cadernos UNIJUÍ).

  • SCHWENGBER, M. S. V. . Expressão Corporal.. Ijuí/RS: UNIJUÍ, 1997 (Coleção Cadernos UNIJUÍ).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SCHWENGBER, M. S. V. . Coordenação do Grupo Temático Gênero do CBCE. 2017.

SCHWENGBER, M. S. V. . Guia de Tecnologias Educacionais Educação Básica (2014-2015). 2015.

SCHWENGBER, M. S. V. . Consultoria ad hoc para o Ministério da Educação (MEC). Membro da Equipe Avaliadora. Edital MEC Guia de Tecnologias Educacionais Educação Básica (2014-2015). 2014.

SCHWENGBER, M. S. V. . Assessoria pedagógica à Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres. 2014.

SCHWENGBER, M. S. V. . Consultora do Processo de Avaliação de Projetos de Extensão UNIVILLE- Santa Catarina. 2014.

SCHWENGBER, M. S. V. . Colaboradora e Membro do Colegiado do Curso de Educação Física da UNIJUÍ, 2014. 2014.

SCHWENGBER, M. S. V. . Colaboradora na elaboração do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Educação Física- 2014. 2014.

SCHWENGBER, M. S. V. . Processo de Avaliação de Projetos de Extensão UNIVILLE. 2011.

SCHWENGBER, M. S. V. . Processo de Avaliação de Projetos de Pesquisa do Edital 2010 do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal do Paraná. 2010.

SCHWENGBER, M. S. V. . Revista Educação/CE/UFSM. 2009.

SCHWENGBER, M. S. V. . Parecer sobre a obra Corpo: Captura e fuga. 2019.

SCHWENGBER, M. S. V. . Revista Contexto & Educação. 2018.

SCHWENGBER, M. S. V. . Parecer para revista Textura - ULBRA. 2018.

SCHWENGBER, M. S. V. . Revista Sociais e Humanas UFSM. 2017.

SCHWENGBER, M. S. V. . Editora UFV. 2017.

SCHWENGBER, M. S. V. . XX Conbrace. 2017.

SCHWENGBER, M. S. V. . X Seminário Internacional de Alfabetização. 2017.

SCHWENGBER, M. S. V. . Revista Sociais e Humanas. 2017.

SCHWENGBER, M. S. V. . Revista Contexto e Educação. 2016.

SCHWENGBER, M. S. V. . Cadernos Pagu. 2016.

SCHWENGBER, M. S. V. . Revista Pró-Posições. 2016.

SCHWENGBER, M. S. V. . Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas. 2016.

SCHWENGBER, M. S. V. . XIX Encontro Nacional de Educação. 2016.

SCHWENGBER, M. S. V. . Revista Sociedade e Estado. 2016.

SCHWENGBER, M. S. V. . Revista Educação da UFSM,. 2016.

SCHWENGBER, M. S. V. . Revista Educação da Unisinos. 2016.

SCHWENGBER, M. S. V. . Revista Movimento. 2016.

SCHWENGBER, M. S. V. . Revista Motrivivência. 2016.

SCHWENGBER, M. S. V. . Salão do Conhecimento. 2016.

SCHWENGBER, M. S. V. . ANPED SUL. 2016.

SCHWENGBER, M. S. V. . Revista Contexto e Educação. 2015.

SCHWENGBER, M. S. V. . Caderno Pagu. 2015.

SCHWENGBER, M. S. V. . Revista Pró-Posições. 2015.

SCHWENGBER, M. S. V. . Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas. 2015.

SCHWENGBER, M. S. V. . XVIII Encontro Nacional de Educação. 2015.

SCHWENGBER, M. S. V. . Revista Sociedade e Estado. 2015.

SCHWENGBER, M. S. V. . Revista Educação da UFSM. 2015.

SCHWENGBER, M. S. V. . Revista Educação da Unisinos. 2015.

SCHWENGBER, M. S. V. . Revista Movimento. 2015.

SCHWENGBER, M. S. V. . Revista Motrivivência. 2015.

SCHWENGBER, M. S. V. . Salão do Conhecimento. 2015.

SCHWENGBER, M. S. V. . Psicologia em Revista. 2015.

SCHWENGBER, M. S. V. . Edital de avaliação de tecnologias educacionais voltadas para a educação básica. 2014.

SCHWENGBER, M. S. V. . Revista Educação da UFSM. 2014.

SCHWENGBER, M. S. V. . Vice-coordenadora do GT de Gênero e Educação da anped Sul. 2014.

SCHWENGBER, M. S. V. . Revista Sociedade e Estado. 2014.

SCHWENGBER, M. S. V. . Revista Movimento. 2014.

SCHWENGBER, M. S. V. . Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chaga. 2014.

SCHWENGBER, M. S. V. . Cadernos Pagu. 2014.

SCHWENGBER, M. S. V. . Revista Educacão da Unisinos. 2014.

SCHWENGBER, M. S. V. . Revista Pró-Posições. 2014.

SCHWENGBER, M. S. V. . Processo de Avaliação de Projetos de Extensão UNIVILLE- Santa Catarina. 2014.

SCHWENGBER, M. S. V. . Revista Espaços da Escola. 2014.

SCHWENGBER, M. S. V. . Revista Contexto & Educação. 2014.

SCHWENGBER, M. S. V. . Editora UNIJUÍ para a área de Educação Física e Membro do Ijui. 2014.

SCHWENGBER, M. S. V. . II Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade, VI Seminário Nacional Corpo, Gênero e Sexualidade e II Encontro Gênero e Diversidade na Escola. 2014.

SCHWENGBER, M. S. V. . Salão do Conhecimento. 2014.

SCHWENGBER, M. S. V. . XVII Encontro Nacional de Educação. 2014.

SCHWENGBER, M. S. V. . ANPED SUL. 2014.

SCHWENGBER, M. S. V. . Revista Sociedade e Estado. 2013.

SCHWENGBER, M. S. V. . Revista Educação da UFSM. 2013.

SCHWENGBER, M. S. V. . Revista Movimento. 2013.

SCHWENGBER, M. S. V. . Revista Contexto e Educação. 2013.

SCHWENGBER, M. S. V. . Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chaga. 2013.

SCHWENGBER, M. S. V. . Projetos da Univille Santa Catarina. 2013.

SCHWENGBER, M. S. V. . ANPED SUL. 2012.

SCHWENGBER, M. S. V. . ENACED. 2012.

SCHWENGBER, M. S. V. . VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO. 2012.

SCHWENGBER, M. S. V. . Cadernos Pagu. 2012.

SCHWENGBER, M. S. V. . Comitê Assessor Especial da Coordenação Geral de Cooperação Internacional. 2011.

SCHWENGBER, M. S. V. . 34. Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2011.

SCHWENGBER, M. S. V. . Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cnpq. 2011.

SCHWENGBER, M. S. V. . Revista Contexto e Educação. 2011.

SCHWENGBER, M. S. V. . Revista Contexto e Educação. 2011.

SCHWENGBER, M. S. V. . Revista Movimento. 2011.

SCHWENGBER, M. S. V. . Fazendo Gênero 9. 2010.

SCHWENGBER, M. S. V. . XV Endipe - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2010.

SCHWENGBER, M. S. V. ; MARTINS, Ana Paula Vosne. . Coordenação do Simpósio Temático 27: Feminismos e maternidade: diálogos (im)pertinentes. 2010.

SCHWENGBER, M. S. V. . Processo de Avaliação de Projetos de Pesquisa do Edital 2010 do Programa de Iniciação Científica da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. 2010.

SCHWENGBER, M. S. V. . 33. Reunião Anual da ANPED. 2010.

SCHWENGBER, M. S. V. . Contexto e Educação. 2010.

SCHWENGBER, M. S. V. . 32.ª Reunião Anual da ANPED. 2009.

SCHWENGBER, M. S. V. . Coordenação de Sala das Apresentações do XVII Seminário de Iniciação Científica, XVI Jornada de Pesquisa e X Jornada de Extensão. 2009.

SCHWENGBER, M. S. V. . IV CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. 2008.

SCHWENGBER, M. S. V. ; MEYER, D. . Coordenação Simpósio Feminismos e Maternidade:Diálogos (im)pertinentes. 2008.

SCHWENGBER, M. S. V. . Membro do Comite de Pesquisa da Unijuí. 2007.

SCHWENGBER, M. S. V. . Coordenadora da pós-graduação lato sensu de Educação Física e Saúde. 2007.

SCHWENGBER, M. S. V. . Coordenações apresentações de trabalhos científicos 7 Comerco Congresso de Cultura corporal e Qualidade de Vida. 2007.

SCHWENGBER, M. S. V. . Cordenadora da pós-graduação lato sensu de Educação Física. 2006.

SCHWENGBER, M. S. V. . Projeto Curricular do Curso de Educação Física da Unijui Licenciatura e Bacharelado. 2006.

SCHWENGBER, M. S. V. . Coordenação de pós-graduação. 2005.

SCHWENGBER, M. S. V. . membro da comissao de redação da coleção da educação Física da editora da Unijui. 2004.

SCHWENGBER, M. S. V. . Práticas Inovadoras e Desinvestimento/Abandono. 2011. (Palestra).

SCHWENGBER, M. S. V. . Educação Física, Conhecimento e Educação Inclusivsa. 2011. (Palestra).

SCHWENGBER, M. S. V. . Gravidez na Adolescência - Investigação de Histórias Vivas: Cuidar ou ser cuidada?. 2010. (Palestra).

SCHWENGBER, M. S. V. . Gênero e Educação. 2009. (Palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Políticas Públicas para as mulheres à luz da transversalidade de gênero, Descrição: Esta pesquisa se articula uma pesquisa maior em rede denominada de Políticas públicas de inclusão social no Brasil e transversalidade de gênero: ênfases, tensões e desafios envolve uma equipe de pesquisadoras de 4 Universidades brasileira (UFRGS, UNISINOS, UNIJUI, UFRB). De forma mais especifica, analisamos os Plano nacionais de políticas para as mulheres entendendo-os como instâncias educativas e de produção de gênero. Tal material é analisado na perspectiva da análise cultural ancorada na teorização foucaultiana.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Maria Simone Vione Schwengber - Coordenador / Fernanda Magalhães Trindade - Integrante / Sandra Helena Joris Bertollo - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Trajetórias de três gerações de meninos/as/ homens/mulheres/adultos/as/velhos/as: as experiências das práticas corporais e esportivas, Descrição: Esta pesquisa, de cunho qualitativo, está situada no campo dos Estudos Gênero e da Educação. O objetivo central desta pesquisa é analisar a trajetórias de três gerações (avô/as primeira, pais da geração pivô e a geração jovem) em famílias de classe social C vinculadas às experiências relacionadas ao universo das práticas corporais e esportivas a partir da memória construída nas narrativas de vida dos entrevistados. Dentro dessas narrativas buscamos compreender os processos de iniciação, de inserção e de atuação no universo das práticas corporais e esportivas; identificar os fatos e os fatores que possibilitaram ou dificultaram a inserção; identificar os contextos apresentados nas narrativas suas possíveis implicações com educação física escolar (ou não), identificar e analisar como o gênero marca o discurso, as experiências e a memória dos entrevistados. Diante disso lançamos a seguinte pergunta de pesquisa: Como os homens/mulheres/meninos/meninas de classe social C de três gerações diferentes de uma mesma família vivenciam as experiências das práticas corporais e esportivas? A partir de uma abordagem comparativa, procuraremos compreender não apenas a especificidade das experiências, mas o que se compartilha entre as gerações, as mudanças (ou não), nas representações e nas relações entre as experiências das práticas corporais e esportivas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Para desenvolvimento da pesquisa, nos apoiamos no método da história oral e nos estudos de gênero. Constituem-se fontes primárias as narrativas obtidas por meio de entrevistas em torno de quatro eixos temáticos: iniciação às práticas corporais e esportivas; inserção e atuação nas práticas corporais esportivas e sua vinculação ou implicação com o campo da educação escolar; ser homem esportista o que significa (gênero).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Simone Vione Schwengber - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Trajetórias de meninos e meninas: as experiências na Educação Física no Ensino Fundamental, Descrição: O objetivo central desta pesquisa é analisar a trajetórias de meninos e meninas vinculadas às experiências relacionadas ao universo da Educação Física no Ensino Fundamental. Dentro dessas narrativas buscamos compreender os processos de iniciação, de inserção e de atuação no universo das práticas corporais e esportivas; identificar os fatos e os fatores que possibilitaram ou dificultaram a inserção; identificar os contextos apresentados nas narrativas suas possíveis implicações com educação física escolar, identificar e analisar como o gênero marca o discurso. Diante disso lançamos a seguinte pergunta de pesquisa: Como meninos e meninas vivenciam as experiências das práticas corporais e esportivas? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Para desenvolvimento da pesquisa, nos apoiamos nas observações e nos registros em diário de campo, fotografias possibilitando a triangulação das informações. Constituem-se fontes primárias as narrativas obtidas por meio de observação, entrevistas em torno de quatro eixos temáticos: iniciação às práticas corporais e esportivas; inserção e atuação nas práticas corporais esportivas e sua vinculação ou implicação com o campo da educação escolar; ser esportista o que significa (gênero).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Simone Vione Schwengber - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Cenas de meninas e meninos no cotidiano das aulas de Educação Física na Educação Infantil: um estudo sobre as relações de gênero, Descrição: Esta pesquisa, de cunho qualitativo, está situada no campo dos Estudos Gênero e da Educação Física. A pesquisa realiza-se em uma Escola de Educação Infantil da à Rede Municipal de Ijuí-RS, que atende as crianças de 0 a 6 anos. O tema central deste trabalho é investigar como as crianças expressam as relações de gênero no cotidiano das aulas de Educação Física na Educação Infantil. A partir da análise de cenas do cotidiano de aulas, nos espaços abertos, busco compreender como meninas e meninos, expressam, interpretam, re-produzem ou res-significam os comportamentos no que tange à produção dos corpos e gêneros. Os procedimentos metodológicos utilizados serão as observações e os registros em diário de campo, fotografias focalizando as crianças e também entrevistas com as professoras possibilitando a triangulação das informações na construção das análises. O estudo dos gêneros na perspectiva das crianças preenche uma lacuna nas pesquisas, uma vez que esse aspecto é ainda pouco discutido na Educação Infantil, entendemos necessário se compreendido, principalmente se temos o desejo de contribuir para a construção de uma sociedade mais igualitária no que se refere às relações entre meninas e meninos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Simone Vione Schwengber - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Políticas Públicas para as mulheres à luz da transversalidade de gênero, Descrição: Esta pesquisa em rede com UFRGS, UNISINOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA, UNIJUI problematiza as interfaces entre gênero e políticas públicas de inclusão social, no Brasil, na perspectiva dos Estudos de Gênero. Em especial discutimos a transversalidade de gênero como instrumento estratégico do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (2013-2015). Partimos de uma reconstituição histórica que leva em conta a influência da agenda internacional de políticas públicas para a emergência das políticas para as mulheres, a partir da redemocratização do Brasil. Destacamos os caminhos percorridos para implantá-las no governo nacional e em um governo local, no caso no município de Ijuí-RS. Entretanto, partimos de alguns questionamentos, tanto a nível nacional, como local. Lançando os seguintes questionamentos: De que modo ocorre (ou não) a incorporação da transversalidade na perspectiva de operacionalizar a igualdade de gênero desafiada a partir do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (2013-2015)? Quais são os estrangulamentos que surgem quando se opta pela adoção de uma estratégia que transversaliza o gênero num contexto local como município de Ijuí-RS?. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Maria Simone Vione Schwengber - Integrante / Dagmar Meyer - Coordenador / Priscila Gomes Dornelles - Integrante / Sandra Andrade - Integrante / Mariléia Gollo de Moraes - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Mulheres do Meio Rural, Cuidado de Si e Práticas de Lazer, Descrição: Este projeto busca realizar um diagnóstico situacional das práticas de lazer (individuais e comunitárias), sobretudo de mulheres rurais, buscando informações e ações locais relativas a possíveis políticas de lazer e analisando questões de gênero relativas às mulheres. Apesar da relevância do tema, ainda são poucos os estudos populacionais que abordam a temática do lazer entre as mulheres rurais, no Brasil. A pesquisa de campo se dará na região do Planalto das Missões do estado do Rio Grande do Sul, especificamente na região noroeste, pertencente ao Território da Cidadania do Noroeste Colonial. Escolhemos realizar o estudo em Jóia-RS, uma vez que este foi um dos municípios brasileiros que teve o maior aumento na população rural, nas últimas duas décadas, em consequência de oito assentamentos da reforma agrária. Conforme dados do IBGE (2010), a população total do município de Jóia é de 8.331, sendo que a população rural é de 74,9%, num total de 6.158 pessoas, e a população urbana é de 25,1%, num total de 2.219 pessoas. É uma cidade que se destaca no estado por acolher oito assentamentos agrários. O Núcleo Operacional de Jóia é composto por oito assentamentos: Barroca, Ceres, Rondinha, Novo Amanhecer, Santa Tecla, Trinta e Um de Maio, Tarumã/Vinte e Cinco de Novembro e Simon Bolívar, compreendendo em torno de 704 famílias assentadas. O objetivo central está inserido na discussão de práticas culturais de lazer e gênero, e mais especificamente nas relações de gênero na ?nova ruralidade?. A proposta metodológica será de cunho exploratório, cujo objetivo geral é compreender inicialmente de que modo as mulheres rurais (desses assentamentos) se organizam para as suas atividades de lazer. O que fazem? Onde fazem? Por quanto tempo se envolvem com essas práticas? Que lugar as práticas corporais e esportivas têm no contexto das práticas de lazer que realizam? Desse modo, interessa-nos compreender as experiências de lazer vividas pelas mulheres adultas (particularmente quanto ao. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Simone Vione Schwengber - Coordenador / Naira Leticia Giongo Mendes Pinheiro - Integrante / Tatiana Bonfada Trevisan - Integrante / Cauana Peyrot Conceição - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2010 - 2014

    A construção discursiva das identidades de gênero circulantes no discurso pedagógico e entre os alunos nas aulas de educação física do ensino fundamental ( iniciais e finais), Descrição: Esta pesquisa está situada no campo dos Estudos de Gênero e da Educação. Objetiva identificar as questões de feminilidades e de masculinidades implicadas em diferentes (con)textos que denominamos de ?entrelugares?, como: a entrada da escola, o fundão, as escadas, os corredores, o pátio, a quadra, as oficinas de projeto extracurricular e os demais cantinhos disponíveis/descobertos na e da escola. A pesquisa centra-se na análise de cenas escolares, fruto de etnografia dos diferentes (con)textos de uma escola pública da cidade Ijui-RS. Os resultados, neste momento, retratam um campo de luta das feminilidades e das masculinidades, o que designamos de uma sociabilidade do conflito. Pode-se dizer que meninas integram-se em práticas corporais como futebol e meninos em práticas como dança, ainda que posicionadas/os num processo que ?naturalmente? não lhes pertence.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Simone Vione Schwengber - Coordenador.

  • 2010 - 2012

    Memória da experiência contemporânea da maternidade: cuidados corporais, Descrição: A presente pesquisa é desdobramento de um conjunto de pesquisa que vimos realizando sobre a ?politização do feminino e dos corpos? (MEYER, 2003), inspirada no campo dos Estudos de Gênero. Os corpos, inclusive os maternos, são produções históricas e não podem ser pensados fora dos investimentos políticos que os atravessam (que os constituem), do poder sobre a vida e do poder da vida. Assim definimos os corpos como superfícies de inscrições e acontecimentos, analisaremos os diferentes investimentos biopolíticos sobre os corpos maternos. Este pesquisa busca fazer uma reflexão das mudanças mais marcantes nos padrões e experiências da maternidade contemporânea. Pressupõe que a escolha da maternidade é um fenômeno moderno e contemporâneo porque consolidada no decorrer do séc. XX com o avanço da idéia indivíduo. Posto que, a partir da modernidade, instaura-se uma visão da ideologia individualista que vai conceber o individuo (incluo aqui as mulheres) como ser moralmente autônomo e proprietárias de si (de seus corpos). Com mais acesso à educação formal e à formação profissional, as mulheres vão ocupar o espaço público, ao mesmo tempo em que, a mantém a idéia da mãe suficiente boa a mãe-perfeita [ aquela que cuida e se cuida], e o que fez a maternidade se tornar uma escolha reflexiva (sobretudo sobre os corpos) Entretanto, acreditamos que a maternidade é marcada pelas relações de classe, de geração e de gênero. Esta pesquisa pretende conhecer as vivências de corpo (das diferentes gerações e de diferentes classe sociais) das mulheres-mães, analisar o modo de como as mulheres-mães se relacionam com os padrões estéticos veiculados na atualidade dando abertura para novas possibilidades e sentidos em relação a maternidade. Examinaremos o cuidado das mulheres-mães e sua relação com seus corpos, comparando as experiências das diferentes gerações e das diferentes classes sociais. A partir de uma abordagem comparativa procuraremos compreender não apenas a especificidade das expe. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria Simone Vione Schwengber - Coordenador., Financiador(es): Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.

  • 2009 - 2011

    Educação Física e Atuações Docentes, Descrição: A Educação Física escolar no Brasil tem passado por mudanças significativas nos últimos vinte anos, quando comparada com sua história desde a inclusão ao sistema de educação formal no século XIX. Muitas destas mudanças podem ser atribuídas ao denominado movimento renovador da Educação Física brasileira, iniciados na década de 80. Uma reivindicação central deste movimento foi ?elevar? a Educação Física à condição de disciplina curricular (e não mera atividade), para o qual foi indispensável demonstrar e afirmar que ela possui, assim como os outros componentes curriculares, um conhecimento, um saber (inclusive conceitual) necessário à formação plena do cidadão. Contudo, se esse movimento foi intenso em nível da academia o mesmo não teve a mesma repercussão no espaço das práticas escolares. São muitas as investigações que permitem perceber movimentos de renovação nas práticas escolares de educação física, mas também é plausível constatar práticas tradicionais. Pior ainda, práticas caracterizadas pelo que tem sido convencionado denominar ?abandono? do trabalho docente. O fenômeno da heterogeneidade na atuação docente, que encontramos entre os pólos mencionados (inovação e o abandono), tem sido freqüentemente entendido pelo senso comum como um problema individual, uma questão atrelada à vontade do sujeito. No entanto, os estudos mostram que atuação docente é atravessada por diversas dimensões em se combinam elementos tanto macros (política educacional, transformações na disciplina), como micros (organização escolar, relação com ambiente escolar) do universo social. Nessa linha, a pesquisa tem como objetivo compreender o entrelaçamento das diferentes dimensões que concorrem para originar/impedir, estimular/inibir, experiências bem-sucedidas, como também o processo de abandono do trabalho docente dos professores de Educação Física (EF) de escolas públicas em espaços geográficos distantes e contextos político-sociais diferentes. Quatro dimensões relacionadas com a atuaçã. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria Simone Vione Schwengber - Coordenador., Financiador(es): Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.

  • 2009 - 2010

    Modos de envelhecimento no município de Ijuí ? RS e as redes das práticas de lazer, Descrição: A presente pesquisa é desdobramento de um conjunto de pesquisa que vimos realizando sobre a ?politização dos corpos?, inspirada no campo dos Estudos de Gênero. Com esse referencial teórico-metodológico, discutimos alguns dos modos pelos quais diferentes discursos, da medicina à educação física, investem sobre os corpos, argumentando que esse processo educativo pode ser compreendido como uma dimensão importante de um processo contemporâneo mais amplo, que definimos como ?politização do corpo e do feminino? (MEYER 2003), o que, por extensão, inclui a ?politização do corpo idoso? (SCHWENGBER, 2006). No Brasil, como nos demais países latino-americanos, o envelhecimento populacional vem sendo foco de estudos e discussões de vários setores da sociedade e de diversas áreas científicas. Assim, o tema ?envelhecimento? recebe especial atenção da área da Educação Física, em particular, quando vinculado às temáticas de políticas públicas e lazer, por se tratar de um relevante fenômeno social da sociedade contemporânea. Contudo, estudos que abordam estes três eixos (Educação Física, políticas públicas e lazer) ainda são incipientes, necessitando de mais investigações. Este estudo pretende também estar no compasso com duas discussões contemporâneas. Primeiramente, com as proposições da ONU da "Cidade Educadora", faz-se necessário pensar os espaços, as políticas públicas, enfim, a organização da vida em comunidade pela ótica educativa do lazer. Ao discutirmos os rumos das políticas públicas e dos financiamentos vinculados à área do envelhecimento, propomos olhar os "Espaços de Envelhecimento de Lazer? no município de Ijuí , no Rio Grande do Sul. Assim na primeira etapa da pesquisa, procuraremos conhecer como se materializam os projetos governamentais e não-governamentais esportivos de lazer na cidade de Ijuí destinados aos idosos. Quais são os impactos desses projetos de inclusão de idosos no município Ijuí? Quais são os espaços ? as redes grupais ? ou ?circuitos de lazer? exist. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Simone Vione Schwengber - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.

  • 2008 - 2009

    Politização dos corpos (a família) e o discurso das práticas corporais e esportivas num artefato da midia impressa brasileira (1968-2005) - a Pais & Filhos, Descrição: A presente pesquisa é inspirada nos campos dos Estudos de Gênero que se aproximam das teorizações de Michel Foucault (1988). Nela discutimos a emergência de uma lógica segundo a qual a educação da família de modo geral, e a das crianças de forma específica, se intensifica a partir do século XVIII. Temos definido esse processo educativo contemporâneo mais amplo como família preparada - não se trata da família que tem mais filhos, mas da que tem menos filhos e cuida deles. Nota-se que neste contexto contemporâneo da família preparada, a vida familiar gravita em torno da criança, que se tornou sagrada. Para essa discussão, examinamos um artefato da mídia brasileira, a revista Pais e Filhos, no período de 1968 a 2006, utilizando das estratégias metodológicas da análise de discurso. A partir do resultado das análises, focalizamos um movimento que permite visualizar a emergência de uma lógica da família preparada, que institui prestígio e valor a educação esportiva, como ato de desdobramento da infância e não sua anulação. O esporte configura como um espaço pedagógico por excelência de objetivação dos corpos. O rendimento, a disciplina, aperfeiçoamento dos corpos destacada pela Pais & Filhos como algumas das virtualidades das práticas esportivas e por isso posta a serviço da educação das crianças. Pode-se notar um movimento diferente de incentivo e cobrança das exigências [esportiva], entre os meninos as meninas. A Pais & Filhos, questionam as posições de sujeito, de meninos e meninas, em relação ao rendimento esportivo, auxilia a desconstruir pré-concepções perniciosas sobre o esporte como as de que a menina que joga bem é masculinizada, ou que o menino que não quer jogar é gay.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria Simone Vione Schwengber - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2008 - 2009

    Mapeamento dos programas e projetos governamentais e não-governamentais de inclusão social através do espoerte e do lazer nos municípios de Ijuí, Porto Alegre e Santa Maria/RS, Descrição: Esta pesquisa inscreve-se no campo da Educação Física no que diz respeito ao esporte e ao lazer na cidade de Ijuí- RS, sabendo que o esporte e o lazer são grandes formas de manifestações tanto corporais quanto culturais, procuramos conhecer como esta dinâmica se processa tendo como pergunta principal: Como são distribuídos os projetos de esporte e lazer governamentais e não-governamentais, bem como quais são os espaços existentes para esta prática no município de Ijuí-RS. Os objetivos da pesquisa englobam a verificação de quantos projetos de inclusão social de esporte e lazer são desenvolvidos em nosso município, identificar as diversas formas esporte e lazer são desenvolvidos no município de Ijuí, identificar as diversas formas de praticas corporais e esportiva, mapear todos os espaços de lazer e identificar todos os espaços físicos e dar conhecimento com detalhes do número de instalações construídas por bairros. A pesquisa é qualificada como de Campo de abordagem qualitativa. A amostra selecionada para a pesquisa se detém aos presidentes dos bairros, e as pessoas que de alguma forma mantém contato com os respectivos locais a serem descritos, sendo que a cidade de Ijuí será mapeada por bairros. A coleta de dados acontecerá através dos instrumentos de pesquisa que englobam questionário semi ? estruturado, roteiro de observação, registros fotográficos, localização dos espaços de Lazer através de Mapas e localização do mapa Google Earth.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria Simone Vione Schwengber - Coordenador., Financiador(es): Ministério do Esportes - Bolsa.

  • 2008 - 2009

    Gravidez na adolescência - investigação de histórias vivas: cuidar ou ser cuidada?, Descrição: Esta pesquisa visa analisar a ocorrência da gravidez de adolescentes do Município de Ijuí-RS, buscando compreender, a partir de biografias ? trajetórias afetivo-sexuais, familiares, educacionais ?, as experiências dessas adolescentes com a gravidez e com a maternagem precoces. Para tanto partimos das seguintes questões: quais os fatores que, inerentes a classes economicamente desfavorecidas, são responsáveis pela maior incidência da gravidez de adolescentes pertencentes a essas classes? Ainda: a gravidez na adolescência é um problema individual ou também de saúde pública pela dimensão que envolve? Nossas hipóteses, neste momento, apontam uma série de fatores como responsáveis pela incidência da gravidez em adolescentes em especial das classes economicamente desfavorecidas. Dentre esses fatores, destaca-se a busca dessas adolescentes pela afirmação da própria existência no mundo (busca do próprio espaço), pois imaginam que a gravidez terá o condão de lhes proporcionar liberdade e autonomia, bem como de suprimir a carência por serem mais cuidadas e respeitadas pelos outros, em particular, pelo companheiro, que, em geral, é mais velho (perspectiva de um ?porto seguro? imediato?). Em razão de que a classe a que pertencem apresenta poucas alternativas, quando apresenta (por exemplo: estudo, emprego, profissão). Assim, embora almejem romper com a tradição de sua família, acabam por intensificar a história familiar, reforçando a tradição do mito do amor materno e da equação das identidades mulher = esposa, mulher = mãe, em vez de desafiá-lo. Esta pesquisa será em parceria com a Secretaria de Ação Social de Ijuí-RS, uma vez que, essa mantém Programas Sócio-Educativos Familiares (ASEF), mais especificamente com o CAAMI ? Centro de atendimento Municipal de Adolescente de Ijuí-Rs, direcionado às famílias de baixa renda, vulnerabilizadas pela pobreza e em situação de considerável risco social. Sendo assim as adolescentes serão triadas a partir desse Serviço de Ação Socia. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Simone Vione Schwengber - Coordenador., Financiador(es): Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.

  • 2003 - 2006

    Donas de Si? A educação de corpos grávidos no contexto da Pais & Filhos., Descrição: A presente pesquisa inscreve-se nos campos dos Estudos de Gênero e dos Estudos Culturais que se aproximam das teorizações pós-estruturalistas, em especial, das de Michel Foucault. Com esse referencial teórico-metodológico, discuto alguns dos modos pelos quais diferentes discursos, da medicina à educação física, investem sobre o corpo grávido, argumentando que esse processo educativo pode ser compreendido como uma dimensão importante de um processo contemporâneo mais amplo que temos definido como "politização do feminino e da maternidade". Para fazer essa discussão, examino a revista Pais e Filhos, no período de 1968 a 2004, utilizando-me das estratégias metodológicas da análise de discurso. A partir da Pais e Filhos busco investigar, de modo mais específico, como o discurso das práticas corporais governa e regula os corpos grávidos, perguntando-me, ainda: de que modo esse discurso colabora/concorre com o processo da politização contemporânea dos corpos grávidos? Trato de mostrar que as práticas corporais alternativas, esportivas e de fitness, na revista, se constituem como elementos importantes de um discurso de "cuidado de si", sobretudo ao produzirem diferentes posições de sujeito de mãe cuidadosa (aquela que cuida e se cuida), carinhosa, flexível, preparada, atlética, participativa, resistente, forte e sensual. Palavras-chave: corpo grávido, gênero, práticas corporais, mídia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Simone Vione Schwengber - Coordenador.

  • 1995 - 1997

    O silêncio e as falas dos corpos sujeitos no contexto da Educação Física Escolar, Descrição: A pesquisa discute a questão da corporeidade, compreendida como uma constituição individual e social ? enfoca a dinâmica viva da corporeidade numa abordagem multidimensional, tentando captar as diferentes dimensões que caracterizam o corpo/movimento no cotidiano escolar e na particularidade da educação física. Utilizo a expressão corpos-sujeitos, no sentido de reafirmar que o sujeito é individualizado, estando situado no seu corpo, apóio-me, então, nas assertivas de Merleau-Ponty. Para ele ?eu não estou diante do meu corpo, estou em meu corpo, sou o meu corpo? (2004, p. 207). O campo empírico das observações foi o cotidiano, especialmente o da educação física, de uma escola pública do ensino de 1.º grau, da cidade de Ijuí. Participaram da pesquisa, como sujeitos, alunos da 7.ª e 8.ª séries, num total de 38, entre 12 e 18 anos. A opção metodológica foi a abordagem compreensiva, por entender que esta possibilita uma melhor compreensão das nuances do objeto estudado. Neste sentido essa investigação mostra que o cotidiano escolar tenta estabelecer através das ações dos profissionais da educação uma extrema racionalização nas relações em que os corpos-sujeitos estabelecem no contexto escolar. Há uma forte tendência em limitar as manifestações das vivências corporais. A instituição escolar se apresenta como um espaço que tenta constituir e manter as individualidades desamparadas e dóceis, considera os alunos meros indivíduos, submetidos a um assujeitamento. Como levantamos os corpos-sujeitos expressam a capacidade de resistência, tanto no âmbito geral do contexto escolar quanto no das práticas específicas da educação física. Os corpos sujeitos não se deixam anular: abrem brechas, ainda que por breves instantes, reelaborando, constantemente, as atividades físicas com os componentes de sua subjetividade singularizada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Simone Vione Schwengber - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. , Rua São francisco, 501, São Geraldo, 98700000 - Ijuí, RS - Brasil - Caixa-postal: 301, Telefone: (55) 33327100, Ramal: 255, Fax: (55) 3329100, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - 2011

    Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador

    Atividades

    • 10/2011 - 10/2011

      Ensino, Pós-Graduação Educação Infantil, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem Corporal

  • 1993 - Atual

    Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do RS

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

  • 1987 - 1997

    Escola Estadual de 1. Grau Centenário

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Professora das Séries Iniciais do Ensino Fundamental; Supervisora Escolar; Coordenadora das Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

  • 1984 - 1987

    Prefeitura Municipal de Jóia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Municipal, Carga horária: 20

  • 1993 - Atual

    Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Professora plano de carreira, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40

    Atividades

    • 03/2018

      Ensino, Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional ? Pro, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários de Pesquisa em Educação Física, Educação Física na Educação Infantil

    • 08/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Universitário.

    • 03/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Mestrado e Doutorado em Educação nas ciências, .,Cargo ou função, Membro de Colegiado.

    • 01/2010

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Humanidades e Educação, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2018 - 06/2018

      Ensino, Educação Nas Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Foucault e a pesquisa em Educação II, Seminário de Tese

    • 07/2017 - 12/2017

      Ensino, Educação Nas Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Escrita e Pesquisa I

    • 01/2017 - 06/2017

      Ensino, Educação Nas Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gênero, sexualidade, reconhecimento do Outro: Questões para a pesquisa em educação, Seminário de Tese

    • 03/2016 - 12/2016

      Ensino, Educação Nas Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários de Tese , Escrita e Pesquisa I, Foucault e a Pesquisa em Educação

    • 02/2016 - 12/2016

      Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular Supervisionado II em Educação Física, Estágio Curricular Supervisionado I em Educação Física, Trabalho de Conclusão de Curso

    • 01/2015 - 12/2015

      Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio Curricular Supervisionado I em Educação Física

    • 03/2015 - 11/2015

      Ensino, Educação Nas Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários de Tese, Foucault e a Pesquisa em Educação

    • 02/2014 - 12/2014

      Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular Supervisionado II em Educação Física, Estágio Curricular Supervisionado I em Educação Física, Trabalho de Conclusão de Curso

    • 03/2014 - 11/2014

      Ensino, Educação Nas Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários de Tese, Escrita e Pesquisa I, Foucault e a Pesquisa em Educação

    • 03/2012 - 03/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Humanidades e Educação, .,Cargo ou função, Membro de Colegiado de Curso.

    • 01/2013 - 12/2013

      Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular Supervisionado I em Educação Física, Estágio Curricular Supervisionado II em Educação Física, Trabalho de Conclusão de Curso

    • 03/2013 - 11/2013

      Ensino, Educação Nas Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Escrita e Pesquisa I , Foucault e a Pesquisa em Educação

    • 06/2010 - 12/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Fidene, .,Cargo ou função, Membro da Assembleia Geral da Fidene período 2010/2012.

    • 01/2008 - 12/2012

      Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Pedagogia - Curso de Educação Física, Departamento de Pedagogia - Curso de Educação Física.,Atividade realizada, Membro do Colegiado do Curso de Educação Física.

    • 07/2010 - 12/2010

      Ensino, Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física), Introdução a Educação Física, Estágio Curricular Supervisionado II, Estágio Curricular Supervisionado I

    • 01/2010 - 12/2010

      Ensino, Educação Nas Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Escrita e Pesquisa I, Escrita e Pesquisa II

    • 01/2010 - 06/2010

      Ensino, Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física), Prática de Ensino I, Estágio Curricular Supervisionado II, Estágio Curricular Supervisionado I, Educação e Movimento I

    • 01/2010 - 02/2010

      Serviços técnicos especializados , Departamento de Pedagogia - Curso de Educação Física, .,Serviço realizado, Elaboração de questões para Concursos Públicos na área de Educação Física.

    • 07/2009 - 12/2009

      Ensino, Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física), Seminário, Metodologia da Pesquisa em Educação Física, Estágio Curricular Supervisionado II, Estágio Curricular Supervisionado I

    • 01/2009 - 06/2009

      Ensino, Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física), Seminário, Prática de Ensino I, Introdução à Educação Física, Estágio Curricular Supervisionado I, Educação e Movimento I, Atividade Física e Qualidade de Vida

    • 07/2008 - 12/2008

      Ensino, Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física), Seminário, Prática de Ensino II, Metodologia da Educação Física

    • 01/2008 - 12/2008

      Outras atividades técnico-científicas , Câmara de Graduação, Câmara de Graduação.,Atividade realizada, Membro do Colegiado do Curso de Fisioterapia.

    • 01/2008 - 06/2008

      Ensino, Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atividade Física e Qualidade de Vida, Educação e Movimento I, Introdução a Educação Física, Prática de Ensino I, Seminário, Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física)

    • 07/2007 - 12/2007

      Ensino, Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física), Seminário, Prática de Ensino II, Metodologia da Pesquisa em Educação Física, Introdução e História da Educação Física, Estágio Profissional, Educação e Movimento I, Atividade Física e Qualidade de Vida

    • 01/2007 - 06/2007

      Ensino, Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física), Seminário, Prática de Ensino I, Introdução e História da Educação Física, Introdução a Educação Física, Atividade Física e Qualidade de Vida

    • 01/2007 - 06/2007

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, As diversas linguagens na mediação da Educação Inclusiva

    • 07/2006 - 12/2006

      Ensino, Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino II, Metodologia da Pesquisa em Educação Física, Introdução e História da Educação Física, Estágio Profissional, Educação e Movimento I

    • 07/2006 - 12/2006

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pedagogia

    • 01/2006 - 12/2006

      Outras atividades técnico-científicas , Câmara de Graduação, Câmara de Graduação.,Atividade realizada, Revisão do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física versão 2007/1.

    • 01/2006 - 06/2006

      Ensino, Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário, Prática de Ensino II, Prática de Ensino I, Metodologia da Pesquisa em Educação Física, Interação e Autonomia, Atividade Física e Qualidade de Vida

    • 03/2003 - 03/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Educação Física, .,Linhas de pesquisa

    • 07/2005 - 12/2005

      Ensino, Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino I, Linguagem Corporal, Introdução a Educação Física

    • 06/2005 - 12/2005

      Ensino, Educação Física, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Física e Saúde

    • 01/2005 - 12/2005

      Outras atividades técnico-científicas , Câmara de Graduação, Câmara de Graduação.,Atividade realizada, Revisão do Projeto Político-Pedgógico do Curso de Bacharelado em Educação Física versão 2006/1.

    • 01/2005 - 12/2005

      Outras atividades técnico-científicas , Câmara de Graduação, Câmara de Graduação.,Atividade realizada, Revisão do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física versão 2006/1.

    • 01/2005 - 06/2005

      Ensino, Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino II, Prática de Ensino I, Atividade Física e Qualidade de Vida

    • 07/2004 - 12/2004

      Ensino, Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino I, Linguagem Corporal, Atividade Física e Qualidade de Vida

    • 01/2004 - 06/2004

      Ensino, Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física), Prática de Ensino I, Expressão Corporal - Música, Ritmo e Dança I

    • 07/2003 - 12/2003

      Ensino, Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino I, Linguagem Corporal

    • 01/2003 - 06/2003

      Ensino, Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação pelo Movimento II, Expressão Corporal - Música, Ritmo e Dança I, Introdução a Educação Física, Prática de Ensino I

    • 07/2002 - 12/2002

      Ensino, Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino I, Linguagem Corporal, Introdução a Educação Física, Expressão Corporal - Música, Ritmo e Dança I, Educação pelo Movimento II

    • 01/2002 - 06/2002

      Ensino, Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino I, Linguagem Corporal, Introdução a Educação Física, Expressão Corporal - Música, Ritmo e Dança I, Educação pelo Movimento II

    • 07/2001 - 12/2001

      Ensino, Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino I, Linguagem Corporal, Introdução a Educação Física, Educação pelo Movimento II

    • 01/2001 - 06/2001

      Ensino, Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino I, Linguagem Corporal, Introdução a Educação Física, Expressão Corporal - Música, Ritmo e Dança II, Expressão Corporal - Música, Ritmo e Dança I, Educação pelo Movimento II

    • 07/2000 - 12/2000

      Ensino, Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino I, Linguagem Corporal, Expressão Corporal - Música, Ritmo e Dança II, Expressão Corporal - Música, Ritmo e Dança I, Educação pelo Movimento II

    • 01/2000 - 06/2000

      Ensino, Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação pelo Movimento II, Expressão Corporal - Música, Ritmo e Dança I, Expressão Corporal - Música, Ritmo e Dança II, Linguagem Corporal, Prática de Ensino I

    • 07/1999 - 12/1999

      Ensino, Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino I, Movimento e Aprendizagem, Linguagem Corporal, Expressão Corporal - Música, Ritmo e Dança I, Educação pelo Movimento II

    • 01/1999 - 12/1999

      Ensino, Educação Física, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa II, Metodologia da Expressão Corporal

    • 01/1999 - 06/1999

      Ensino, Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física), Prática de Ensino II, Expressão Corporal - Música, Ritmo e Dança II, Educação pelo Movimento II, Educação pelo Movimento I

    • 07/1998 - 12/1998

      Ensino, Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino I, Linguagem Corporal, Expressão Corporal - Música, Ritmo e Dança I, Educação pelo Movimento I, Comunicação, Expressão e Psicomotricidade I

    • 01/1998 - 06/1998

      Ensino, Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino II, Expressão Corporal - Música, Ritmo e Dança II, Educação pelo Movimento III, Educação pelo Movimento II, Educação Física e Desportos: Ginástica I

    • 01/1997 - 12/1997

      Ensino, Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Expressão Corporal - Música, Ritmo e Dança I, Educação pelo Movimento I, Comunicação, Expressão e Psicomotricidade, Filosofia da Educação, Expressão Corporal - Música, Ritmo e Dança II, Educação pelo Movimento II, Educação Física e Desportos: Ginástica I

    • 01/1997 - 12/1997

      Ensino, Educação Física, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Expressão Corporal, História da Educação Física

    • 03/1996 - 12/1996

      Extensão universitária , Núcleo de Educação Física, .,Atividade de extensão realizada, Seminário de Educação Física Saúde e Lazer.

    • 01/1996 - 12/1996

      Ensino, Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Jogos Complementares, Expressão Corporal - Música, Ritmo e Dança II, Expressão Corporal: Música, Ritmo e Dança I, Educação Física e Desportos: Ginástica I

    • 08/1995 - 12/1995

      Ensino, Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Expressão Corporal - Música, Ritmo e Dança I

    • 03/1994 - 12/1994

      Ensino, Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Expressão Corporal - Música, Ritmo e Dança I, Expressão Corporal - Música, Ritmo e Dança II

    • 08/1993 - 12/1993

      Ensino, Bacharelado e Licenciatura Em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Expressão Corporal - Música, Ritmo e Dança I

  • 2003 - 2006

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Celetista

  • 1999 - 1999

    Universidade do Oeste de Santa Catarina

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora

    Atividades

    • 05/1999 - 06/1999

      Ensino, O Lúdico na Construção do Conhecimento, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Linguagem Corporal