ARTHUR JOSÉ BAPTISTA
É licenciado em História pela UFF (1989) e mestre em ensino de História pela UERJ (2021). É doutorando em educação pelo PPGE da UFRJ. É professor do Departamento de História do Colégio Pedro II desde 1995. Atua como pesquisador ligado ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e indígenas do Colégio Pedro II (NEABI/CPII). É professor de História da África Antiga e Contemporânea na Licenciatura em História no programa de licenciaturas integradas em Humanidades do Colégio Pedro II. É professor do Programa de pós graduação lato senso em ensino de história da África do PROPGPEC-Pedro II. É professor do Programa de Pós graduação em educação para as relações raciais no ensino básico (EREREBA/ PROPGPEC-Pedro II) É membro do grupo de pesquisa Laboratório de Ensino de História (LEh) CAp/ UERJ, do(a) Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem como interesses de pesquisa: Currículo de história e implementação da Lei 10639/2003; formação continuada de professores nos conteúdos das Leis 10.639/03 e 11.645/08, culturas tradicionais e mitologias africanas; diásporas africanas no Brasil.
Informações coletadas do Lattes em 18/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Educação
2022 - Atual
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Amílcar Araújo Pereira.
Mestrado profissional em ProfHistória
2020 - 2021
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: ?Nossos pais não foram Gauleses?, os desafios da formação de professores nos conteúdos da Lei 10.639/03 e 11.645/08 no Colégio Pedro II por meio das ações do NEABI/CPII., Ano de Obtenção: 2021
Orientador: Helena Maria Marques Araújo
Coorientador: Helena Maria Marques Araújo. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Graduação em História
1985 - 1989
Universidade Federal Fluminense
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2020 - 2020
III SEMINÁRIO REGIONAL DE ENSINO EM RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB, Brasil.
2020 - 2020
ProfHistória. (Carga horária: 6h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2020 - 2020
II SEMANA DE AFRICANIDADES. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário La Salle - Niterói, UNILASALLE, Brasil.
2007 - 2007
História da África e Cultura Afro-Brasileira. (Carga horária: 80h). , Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo, SEE/RJ, Brasil.
1985 - 1985
História Social das Idéias na Idade Média. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação para as Relações Étnico-Raciais.
Organização de eventos
BAPTISTA, A. J. ; PIO, A. ; BRASIL, N. F. M. ; LIMA, R. M. ; LIMA, M. B. S. ; SILVA FILHO, O. S. ; BARBOSA, M. S. M. . I Seminário GEPARREI Tornar-se Negro. 2016. (Outro).
BAPTISTA, A. J. . VIII Seminário Discente Programa de Pós-Graduação em Educação,Contextos Contemporâneos e Demandas populares da UFRRJ.. 2016. (Outro).
BAPTISTA, A. J. ; PIO, A. . I Circuito Cultural Afro-Brasileiro do Colégio Pedro II.. 2014. (Outro).
Participação em eventos
OFICINA DE INTRODUÇÃO A CULTURA E MITOLOGIA NAGÔ-YORUBÁ.OFICINA DE INTRODUÇÃO A CULTURA E MITOLOGIA NAGÔ-YORUBÁ. 2018. (Oficina).
III Semana de História UVA.Palestra sobre Mitologia Africana. 2017. (Oficina).
IX Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as. MINICURSO INTRODUÇÃO A CULTURA E MITOLOGIA YORUBÁ. 2017. (Congresso).
Diálogos entre a pesquisa e as políticas de educação na atualidade- ANPED regional. 2016. (Encontro).
Primeiro Seminário GEPARREI "Tornar-se Negro".Sessão temática Mãe Dedé de Iansã.. 2016. (Seminário).
Primeiro Seminário GEPARREI "Tornar-se Negro"..Sessão temática AKOTIRENE DOS PALMARES.. 2016. (Seminário).
V Semana de Reflexões sobre negritude, Gênero e Raça do Instituto federal de Brasília.. ENTRE SILÊNCIOS E PRÁTICAS: A LEI 10639/03 E AS EXPERIÊNCIAS DOS DOCENTES DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DO COLÉGIO PEDRO II (2003-2015). 2016. (Congresso).
XII REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL SUDESTE DA ASSOCIAÇÃO O NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - ANPED. 2016. (Outra).
I COPENE Sudeste. 2015. (Congresso).
Programa de Residência Docente - PROPGPEC -Colégio Pedro II." A experiência do Primeiro Curso de Cultura e Mitologia Yorubá do Colégio Pedro II". 2015. (Oficina).
VII OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL. ORIENTAÇÃO DE ALUNOS NAS FASES 1, 2 E 3 DA OLIMPÍADA. 2015. (Olimpíada).
Colégio Pedro II - Campus Humaitá -Semana da Consciência Negra."Resistência, Consciência Negra e Africanidades". 2014. (Outra).
I Circuito Cultural Afro-Brasileiro do Colégio Pedro II.O Racismo nos EUA. 2014. (Oficina).
I Circuito Cultural Afro-Brasileiro do Colégio Pedro II."Lei 10.639 hoje: Ranços e Avanços. 2014. (Outra).
Instalação do Primeiro Fórum de Pedagogia do estado do Rio de Janeiro. 2014. (Outra).
Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica.. 2009. (Outra).
Oficina Aula Brasil - Departamento de História do Colégio Pedro II. 2004. (Oficina).
Fórum Social Mundial. 2003. (Outra).
I Seminário do Departamento de História Colégio Pedro II. 2003. (Seminário).
Congresso Internacional Escravidão e Abolição. 1988. (Congresso).
II Simpósio de História Antiga e Medieval. 1985. (Simpósio).
Participação em bancas
BAPTISTA, A. J.; PINTO, M. L. G. C.; RODRIGUES, M. E.. Reflexões Sobre A Iconografia Da Arte Sagrada De Matriz Africana Em Aulas De Artes Visuais, Para Uma Educação Antirracista. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saberes e Fazeres no Ensino de Artes Visuais) - Colégio Pedro II.
ALMEIDA, A. T. S.;BAPTISTA, A. J.; SILVA, A. P.. INSTITUTO HOJU: EXPERIÊNCIA AUTÔNOMA, POLICÊNTRICA E AFRODIASPÓRICA DE ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA) - Colégio Pedro II.
FERNANDES, P. A. B.;BAPTISTA, A. J.; PALADINE, P. A.. EDUCAÇÃO INFANTIL: O PONTO DE PARTIDA PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA) - Colégio Pedro II.
VARGAS, S. B.;BAPTISTA, A. J.; CORTES, A. S. B.. LITERATURA NEGRA EM SALA DE AULA: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA AULAS DE PORTUGUÊS NO ENSINO MÉDIO. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA) - Colégio Pedro II.
FERNANDES, P. A. B.;BAPTISTA, A. J.; MATTA, G. G.. HUMANIZAÇÃO DA ANCESTRALIDADE AFRICANA: NAS TÉCNICAS E TECNOLOGIAS DO TRABALHO ESCRAVO, O FIO CONDUTOR DE DESMISTIFICAÇÃO DA IDEIA DE DESQUALIFICAÇÃO INTELECTUAL DO NEGRO BRASILEIRO. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA) - Colégio Pedro II.
BAPTISTA, A. J.; FERNANDES, P. A. B.; FERREIRA, H. F.; CAVALIERI, L.. VAMOS PARA A SALA QUE O TERREIRO ACABOU: O MARACATU DE BAQUE VIRADO E OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10639/03 NO ESPAÇO ESCOLAR. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA) - Colégio Pedro II.
BAPTISTA, A. J.; FERNANDES, P. A. B.; TEIXEIRA, L. L.. O ENSINO DA HISTÓRIA DAS FAVELAS: O COMPLEXO DO ALEMÃO ATRAVÉS DA LITERATURA DE CORDEL - REFLEXÕES E SUGESTÕES PEDAGÓGICAS. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA) - Colégio Pedro II.
BAPTISTA, A. J.; FERNANDES, P. A. B.; LIMA, M. B. S.; MAIA, M. N. V. G.. QUAIS CORES TEM UMA ESCOLA DE EXCELÊNCIA EM REALENGO? UMA ANÁLISE DO PERFIL ÉTNICO-RACIAL DOS ESTUDANTES INGRESSANTES POR SORTEIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO COLÉGIO PEDRO II. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA) - Colégio Pedro II.
BAPTISTA, A. J.. Processo seletivo de alunos ao Curso de Especialização em Ensino de História da África no Colégio Pedro II. 2016. Colégio Pedro II.
BAPTISTA, A. J.. Banca de Correção das Provas de História do Processo Seletivo 2015. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BAPTISTA, A. J.. Banca de Correção das Provas de História do Processo Seletivo 2014. 2013. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BAPTISTA, A. J.. Banca de Correção das Provas de História do Processo Seletivo 2010. 2009. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BAPTISTA, A. J.. Banca de Correção das Provas de História do Processo Seletivo 2005. 2005. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BAPTISTA, A. J.. Banca de Correção das Provas de História do Processo Seletivo 2004. 2004. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BAPTISTA, A. J.. Banca de Correção das Provas de História do Processo Seletivo 2003. 2003. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BAPTISTA, A. J.. Banca de Correção das Provas de História do Processo Seletivo 2003. 2003. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BAPTISTA, A. J.. Banca de Correção das Provas de História do Processo Seletivo 2002. 2002. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BAPTISTA, A. J.. Banca de Correção das Provas de História do Processo Seletivo 2002. 2002. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BAPTISTA, A. J.. Banca de Correção das Provas de História do Processo Seletivo 2001. 2001. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
BAPTISTA, A. J.. Banca de Correção das Provas de História do Processo Seletivo 2001. 2001. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BAPTISTA, A. J.. Banca de Correção das Provas de História do Processo Seletivo 2001. 2000. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BAPTISTA, A. J.. Banca de Seleção de Professores para Contrato Temporário. 2019. Colégio Pedro II.
BAPTISTA, A. J.. Banca de Seleção de Professores para Contrato Temporário. 2016. Colégio Pedro II.
BAPTISTA, A. J.. Banca de Seleção de Professores para Contrato Temporário. 2015. Colégio Pedro II.
BAPTISTA, A. J.. Banca de Seleção de Professores para Contrato Temporário. 2014. Colégio Pedro II.
BAPTISTA, A. J.. Banca de Seleção de Professores para Contrato Temporário. 2003. Colégio Pedro II.
BAPTISTA, A. J.. Banca de Seleção de Professores para Contrato Temporário. 2003. Colégio Pedro II.
BAPTISTA, A. J.. Banca de Seleção de Professores para Contrato Temporário. 2002. Colégio Pedro II.
BAPTISTA, A. J.. Banca de Seleção de Professores para Contrato Temporário. 2002. Colégio Pedro II.
BAPTISTA, A. J.. Banca de Seleção de Professores para Contrato Temporário. 1999. Colégio Pedro II.
Orientou
REDESCOBRINDO O COMPLEXO ESCRAVAGISTA DO VALONGO E O CEMITÉRIO DO PRETOS NOVOS: UMA AULA PÚBLICA PELA PEQUENA ÁFRICA; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA) - Colégio Pedro II; Orientador: Arthur José Baptista;
Intolerância religiosa no ambiente escolar: a naturalização dos silêncios; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA) - Colégio Pedro II; Orientador: Arthur José Baptista;
VAMOS PARA A SALA QUE O TERREIRO ACABOU: O MARACATU DE BAQUE VIRADO E OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10639/03 NO ESPAÇO ESCOLAR; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA) - Colégio Pedro II; Orientador: Arthur José Baptista;
O ENSINO DA HISTÓRIA DAS FAVELAS: O COMPLEXO DO ALEMÃO ATRAVÉS DA LITERATURA DE CORDEL - REFLEXÕES E SUGESTÕES PEDAGÓGICAS; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA) - Colégio Pedro II; Orientador: Arthur José Baptista;
QUAIS CORES TEM UMA ESCOLA DE EXCELÊNCIA EM REALENGO? UMA ANÁLISE DO PERFIL ÉTNICO-RACIAL DOS ESTUDANTES INGRESSANTES POR SORTEIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO COLÉGIO PEDRO II; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA) - Colégio Pedro II; Orientador: Arthur José Baptista;
Produções bibliográficas
-
BAPTISTA, A. J. ; PIO, A. . O NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS DO COLÉGIO PEDRO II: HISTÓRIAS DE PROTAGONISMOS NEGROS. In: ROGÉRIO MENDES LIMA; ALINE VIEGAS VIANA. (Org.). O NOVO VELHO COLÉGIO PEDRO II. 1ed.RIO DE JANEIRO: EDITORA DO COLÉGIO PEDRO II, 2017, v. 3, p. 48-62.
-
BAPTISTA, A. J. ; PIO, A. . Cultura e mitologia yorubá na sala de aula: uma proposta introdutória. In: IV Pensando Áfricas e suas Diásporas, 2015, Mariana/MG. IV Pensando Áfricas e suas Diásporas, 2015.
-
BAPTISTA, A. J. . I Curso de Cultura e Mitologia Yorubá do Colégio Pedro II: uma experiência de transgressão possível. In: I COPENE Sudeste, 2015, Nova Iguaçu. I Congresso de Pesquisadores Negros do Sudeste, 2015.
-
BAPTISTA, A. J. . Cultura das Sociedades tradicionais africanas e formação docente nos conteúdos das leis 10.639/03 e 11.645/08. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BAPTISTA, A. J. . OS CURSOS DE CULTURA E MITOLOGIA YORUBÁ DO COLÉGIO PEDRO II E A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEÚDO DA LEI 10639/03. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BAPTISTA, A. J. . A MITOLOGIA NAGÔ E OS VALORES CIVILIZATÓRIOS AFRO-BRASILEIROS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BAPTISTA, A. J. . A LEI 10639/03 NA PERSPECTIVA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BAPTISTA, A. J. . BNCC, QUAL O LUGAR DA INFÂNCIA E DA DIVERSIDADE?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BAPTISTA, A. J. . A IMPORTÃNCIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NOS NOSSOS DIAS - 130 ANOS DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA NO BRASIL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BAPTISTA, A. J. . I CURSO DE CULTURA E MITOLOGIA YORUBÁ DO COLÉGIO PEDRO II: UMA TRANSGRESSÃO POSSÍVEL NA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10639/03. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BAPTISTA, A. J. . Experiências da Implementação da lei 10.639/2003 em um colégio público da rede federal de ensino; o caso dos cursos de extensão de Cultura e mitologia Yorubá no colégio Pedro II.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BAPTISTA, A. J. . O Racismo na Escola. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BAPTISTA, A. J. . Mini-curso de Cultura e mitologia Yorubá. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BAPTISTA, A. J. . MITOLOGIA YORUBÁ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BAPTISTA, A. J. . Mitologia Yorubá em sala de aula. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BAPTISTA, A. J. . A Mitologia Yorubá na sala de aula. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BAPTISTA, A. J. . Entre Silêncios e Práticas:A Lei 10.639/2003 e as experiências docentes do Departamento de História do Colégio Pedro II (2003-2015). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BAPTISTA, A. J. . As Mitologias Africanas na sala de Aula. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BAPTISTA, A. J. . A MITOLOGIA AFRICANA NA SALA DE AULA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BAPTISTA, A. J. . OFICINA DE MITOLOGIA YORUBÁ. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BAPTISTA, A. J. . MINICURSO: CULTURA E MITOLOGIA YORUBÁ NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA INTRODUTÓRIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BAPTISTA, A. J. . I CURSO DE CULTURA E MITOLOGIA YORUBÁ DO COLÉGIO PEDRO II: UMA TRANSGRESSÃO POSSÍVEL NA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10639/03. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BAPTISTA, A. J. . RESISTÊNCIA, CONSCIÊNCIA NEGRA E AFRICANIDADES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BAPTISTA, A. J. . OFICINA: O RACISMO NOS EUA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
BAPTISTA, A. J. ; CASTRO, R. C. . A IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS NO COLÉGIO PEDRO II: UM DIÁLOGO COM ARTHUR BAPTISTA. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
BAPTISTA, A. J. . PROGRAMA DE REFLEXÕES E DEBATES PARA A CONSCIÊNCIA NEGRA - PRDCN. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
BAPTISTA, A. J. . Toca na História. 2015; Tema: Lei 10.639 na sala de Aula. (Blog).
BAPTISTA, A. J. . De Men de Sá a D.João, um passeio pelos locais de memórias do Rio Antigo. 2012; Tema: História da Cidade do Rio de Janeiro. (Blog).
BAPTISTA, A. J. . I Curso de introdução ao estudo das culturas tradicionais banto. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BAPTISTA, A. J. . VI Curso de Introdução ao estudo de cultura e Mitologia Yorubá. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BAPTISTA, A. J. . V Curso de Introdução a Cultura e Mitologia Yorubá do Colégio Pedro II. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BAPTISTA, A. J. . IV Curso de Introdução a Cultura e Mitologia Yorubá do Colégio Pedro II. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BAPTISTA, A. J. . MINICURSO: A MITOLOGIA NAGO-YORUBÁ E OS VALORES CIVILIZATÓRIOS AFRO-BRASILEIROS. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BAPTISTA, A. J. . III Curso de Introdução à Cultura e a Mitologia Yorubá do Colégio Pedro II. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BAPTISTA, A. J. . Minicurso Introdução à Cultura e à Mitologia Yorubá. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BAPTISTA, A. J. . II Curso de Introdução a Cultura e Mitologia Yorubá do Colégio Pedro II. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BAPTISTA, A. J. ; PIO, A. . Cultura e mitologia Yorubá na sala de Aula: Uma Proposta Introdutória. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BAPTISTA, A. J. . I Curso de Introdução a Cultura e a Mitologia Yorubá do Colégio Pedro II. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Colégio Pedro II, Campus Centro. , Avenida Marechal Floriano - de 46 a 94 - lado par, Centro, 20080001 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 32133100, URL da Homepage:
Experiência profissional
1995 - Atual
Colégio Pedro IIVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1991 - 1995
Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo CristoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 20
1989 - 1995
Prefeitura de São GonçaloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 20
1990 - 1993
Centro Educacional de NiteroiVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de ARTHUR JOSÉ BAPTISTA e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?