Alaércio Nicoletti Junior

Professor de Engenharia de Produção na Universidade Presbiteriana Mackenzie nas disciplinas Lean Six Sigma e Projetos de Fábricas. Gerente Sênior em Sustentabilidade, Melhoria Contínua e Inovação no Grupo Petrópolis, terceira maior cervejaria do Brasil. Possui mais de vinte e cinco anos de experiências em áreas associadas a produtividade, qualidade, melhoria, desenvolvimento, inovação. Experiência com parcerias e incentivos fiscais e funding para inovação com aplicações em Lei do Bem, por exemplo. Vivência no desenvolvimento de equipes e implantação da Inovação Aberta, Qualidade, Melhoria Contínua, Lean Manufacturing, Six Sigma e Governança Corporativa envolvendo gestão da mudança. Lean Six Sigma Master Black Belt tendo capacitado e orientado mais de 120 projetos em empresas diversas no Brasil e na América Latina. Implantou a Governança Corporativa, a melhoria contínua, a inovação aberta e o ESG como estratégia em empresas nacionais e internacionais. Membro do Comitê de Imparcialidade do Grupo Ambipar. Palestrante em congressos e fóruns nacionais e internacionais.

Informações coletadas do Lattes em 08/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia de Produção

2015 - 2018

Universidade Metodista de Piracicaba
Título: Concepção de um Modelo de avaliação da sustentabilidade com base na sua correlação com o desempenho organizacional
, Ano de obtenção: 2018. Maria Célia de Oliveira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Sustentabilidade; Desempenho organizacional; Tripple Bottom Line; Balanced Scorecard; Método de avaliação multicritério.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas. Setores de atividade: Fabricação de Bebidas.

Mestrado em Engenharia de Produção

2013 - 2015

Universidade Metodista de Piracicaba
Título: Proposta de um Modelo de Implantação da Gestão da Qualidade em uma Empresa Brasileira Fabricante de Bebida, Ano de Obtenção: 2015
Maria Célia de Oliveira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Gestão da Qualidade; GQT; Qualidade; Desempenho organizacional; Melhoria Contínua; Estratégia. Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Fabricação de Bebidas.

Especialização em Direito e Processo do Trabalho

2008 - 2009

Faculdade de Direito de Itu
Título: Competência da Justiça do Trabalho
Orientador: Romeu Gonçalves Bicalho

Especialização em CEAG - Curso de Especialização Adm. p/ Graduados

2001 - 2003

Fundação Getúlio Vargas - SP
Título: Administração

Graduação em Direito

1991 - 1995

Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo

Graduação em Engenharia Elétrica - Ênfase em Energia e Automação

1991 - 1995

Universidade de São Paulo
Título: Sistema Especialista para Diagnóstico de Defeitos em Transformadores de Distribuição
Orientador: José Aquiles Baesso Grimoni

Formação complementar

2023 -

Conselho de Administração. (Carga horária: 72h). , Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, IBGC, Brasil.

2022 - 2022

Comitê ESG. (Carga horária: 24h). , Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, IBGC, Brasil.

2005 - 2005

Design for Lean Six Sigma. (Carga horária: 200h). , Werkema Consultores, WKM, Brasil.

2004 - 2004

Master Black Belt Lean Six Sigma. (Carga horária: 200h). , Werkema Consultores, WKM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Organização de eventos

NICOLETTI JUNIOR, A. ; HELLENO, A. L. . 1º Encontro de Lideranças ESG. 2023. (Congresso).

Participação em eventos

30th EurOMA Conference. Opportunities and challenges for the value chain of sustainable management of Pirarucu (Arapaima Gigas) in the Mamirauá Sustainable Development Reserve ? Amazon (Brazil). 2023. (Congresso).

XLI ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO.Práticas associadas ao ESG e à Sustentabilidade nas empresas. 2021. (Encontro).

6th International Workshop Advances in Cleaner Productions. Proposal of a Template to Sustainability Management by Integrating Triple Bottom Line and Balanced Scorecard from the Quality Management. 2017. (Congresso).

ENEGEP - Contribuições da Engenharia de Produção para Melhores Práticas de Gestão e Modernização do Brasil. A GESTÃO DA QUALIDADE NAS ORGANIZAÇÕES: SUAS PRÁTICAS, FATORES DE SUCESSO E TENDÊNCIAS ASSOCIADAS ÀS CARACTERÍSTICAS CULTURAIS DAS EMPRESAS. 2016. (Congresso).

11th CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management. IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA ERP COM GESTÃO POR PROCESSOS NO GRUPO PETRÓPOLIS. 2014. (Congresso).

12º Congresso de Pós-graduação UNIMEP. Implantação da Gestão da Qualidade Total em uma empresa nacional fabricante de bebidas. 2014. (Congresso).

12º Congresso de Pós-graduação UNIMEP. Implantação da Gestão da Qualidade Total em uma empresa nacional fabricante de bebidas. 2014. (Congresso).

Gestão por Processos - IQPC. Gestão por Processos e o Lean Seis Sigma. 2009. (Congresso).

Lean Seis Sigma - IQPC. Inovação e Lean Seis Sigma. 2009. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Diego Vinciguerra

NICOLETTI JUNIOR, A.; SLAVOV, R.. Tecnólogo em Ciências da Computação. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba.

Aluno: Bruno de Lima Santos

NICOLETTI JUNIOR, A.; SLAVOV, R.. Tecnólogo em Ciências da Computação. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba.

Aluno: Roseli Dantas Franco da Silva

NICOLETTI JUNIOR, A.; SLAVOV, R.. Tecnólogo em Ciências da Computação. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba.

Aluno: KAIO COSTA DA SILVA

NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO; HELLENO, A. L.; OLIVEIRA, M. C.. ESTUDO DE PROCESSOS DE UMA ACADEMIA DE ATIVIDADES FÍSICAS NA CIDADE DE SÃO PAULO. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Isamara Barbosa de Oliveira

NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO; HELLENO, A.L.; BAPTISTA, R. M.. LOGÍSTICA REVERSA DE VASILHAMES DE VIDRO PÓS-CONSUMO: UM ESTUDO DE CASO SOB A ÓPTICA DO CATADOR E DO CONSUMIDOR FINAL. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: ERIC RAVAGNANI RIBEIRO DE CAMPOS

OLIVEIRA, M. C.; AGUIAR, V. S. M.;JUNIOR, A. N.. GESTÃO DE RISCOS DISRUPTIVOS NA CADEIA DE SUPRIMENTOS DO AGRONEGÓCIO. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: ALEXANDRE CARADEC LASALVIA

HELLENO, A. L.;JUNIOR, A. N.; OLIVEIRA, M. C.. APLICAÇÃO DO LEAN SIX SIGMA NA OPERAÇÃO COMERCIAL DE UMA CORRETORA DE SEGUROS. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: WLADEMIR GURGEL DE MENEZES MEDEIROS JUNI

Infante, R. P.; OLIVEIRA, M. C.;NICOLETTI JUNIOR, A.. MELHORIA DE DESEMPENHO DO PROCESSO PRODUTIVO DE UMA EMPRESA DE PRODUTOS DERIVADOS DE ÓLEO DE PALMA DO NOTE DO PAÍS. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Pedro Henrique Koyama Leme; Pedro Monteiro Bragaia

LEME, P. H. K.; BRAGAIA, P. M.;NICOLETTI JUNIOR, A.; OLIVEIRA, M. C.; HELLENO, A. L.. TORNANDO O VIDRO UMA JOIA SUSTENTÁVEL: ESTRATÉGIAS INTEGRADAS PARA IMPULSIONAR A RECICLAGEM DO VIDRO EM ESTABELECIMENTOS EM SÃO PAULO. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

OLIVEIRA, M. C.; HELLENO, A. L.;NICOLETTI JUNIOR, A.. K. Mordjikian; C. B. B. Hespanhol; N. F. Gomes.1 ECONOMIA CIRCULAR: PRÁTICAS DE LOGÍSTICA REVERSA NO PÓS-CONSUMO EM EMPRESAS DE COSMÉTICOS. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Gabriel da Silva Teixeira

Hortêncio, H. P.;NICOLETTI JUNIOR, A.; LIMA, C. R. C.. 1 MELHORIA DE DESEMPENHO NA INDÚSTRIA TISSUE: UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS DA METODOLOGIA TPM. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Gabriel da Silva Teixeira

Hortêncio, H. P.;NICOLETTI JUNIOR, A.; LIMA, C. R. C.. 1 MELHORIA DE DESEMPENHO NA INDÚSTRIA TISSUE: UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS DA METODOLOGIA TPM. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Giulia Bordim Peruccini-

NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO; BAPTISTA, R. M.; PASCALICCHIO, A. C.. LOGÍSTICA REVERSA DO VIDRO: APLICAÇÃO E RESULTADOS NA PRODUÇÃO DE BEBIDAS. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: BIANCA GAMA DE ANDRADE; GUILHERME HADDAD AFONSO MOTA; MARIAN

NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO; HELLENO, A.L.; OLIVEIRA, M.C.. OS DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA AS EMPRESAS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SOB A ÓTICA DA LOGÍSTICA REVERSA DO VIDRO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Fernando Ciocler ; Martin Kuznietz; Pedro Andrade Cassante

NICOLETTI JUNIOR, A.; HELLENO, A.L.; OLIVEIRA, M. C.. OS DESAFIOS DA ADEQUAÇÃO DAS CERVEJARIAS NACIONAIS À ECONOMIA CIRCULAR POR MEIO DA LOGÍSTICA REVERSA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Lucas Q

NICOLETTI JUNIOR, A.; HELLENO, A. L.; OLIVEIRA, M. C.. Garcia; Pedro M. P. da Silva; Vinicius A. Barreto.ECONOMIA CIRCULAR NO CONTEXTO BRASILEIRO E ALEMÃO: OPORTUNIDADES E DESAFIOS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

OLIVEIRA, M. C.; HELLENO, A.L.;NICOLETTI JUNIOR, A.. . S. BEZERRA; G. G. ARAUJO; M. KANG; P. H. M. GABELINI.EXPLORANDO AS VANTAGENS E DESAFIOS DA FLEXIBILIDADE DO MODELO DE TRABALHO: UM ESTUDO DE SUAS IMPLICAÇÕES PARA OS TRABALHADORES. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: FONSECA, A

HELLENO, A.L.; OLIVEIRA, M. C.;NICOLETTI JUNIOR, A.. O.; Gomes, B. X.; Luz, F. S..OPORTUNIDADES E TENDÊNCIAS DO BIOGÁS PARA O TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS EM SÃO PAULO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: João M

NICOLETTI JUNIOR, A.; Angelo, E.; Tvrska, M.; Cymrot, R.; Nieto, R; PEREIRA, V. R.. L. RAMOS; MATHEUS M. BORBA; RODRIGO G. SUKARIE.ANÁLISE DE VIABILIDADE PARA IMPLEMENTAÇÃO DE TELHADO VERDE NO BRASIL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: ENZO MARTINS DE OLIVEIRA; VICTOR HUGO MORO

NICOLETTI JUNIOR, A.; COUTINHO, J. T.; OLIVEIRA, P. C. M.. OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO LOGÍSTICO E PRODUTIVO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Lima, L

NICOLETTI JUNIOR, A.; OLIVEIRA, M. C.; VICENTE, S. A. S.. D. M.; ALBANESE, P.; MACEDO, R. T. S..ECONOMIA CIRCULAR E SUAS APLICAÇÕES EM EMPRESAS DO RAMO DE BEBIDAS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Erick Hernan Boschilha Lastra

MOURA, M. C.; RODRIGUES, O. V.;NICOLETTI JUNIOR, A.; MEIRA, S. Y. S.. Desobediência Tecnológica e a Indigo: Ferramentas e lições aprendidas a partir da trajetória de um escritório de design industrial. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design na habilitação Design de Produto) - Universidade Estadual Paulista.

Aluno: de OLIVEIRA, ENZO MARTINS; MORO, VICTOR HUGO

NICOLETTI JUNIOR, A.; HELLENO, A. L.; OLIVEIRA, M. C.. OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO LOGÍSTICO E PRODUTIVO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: RAMOS, J

NICOLETTI JUNIOR, A.; OLIVEIRA, M. C.; HELLENO, A. L.. M. L.; BORBA, M. M.; SUKARIE, R. G..ANÁLISE DE VIABILIDADE PARA IMPLEMENTAÇÃO DE TELHADO VERDE EM HIGIENÓPOLIS, SÃO PAULO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Lima, L

HELLENO, A. L.;NICOLETTI JUNIOR, A.; BAPTISTA, R. M.. D. M.; ALBANESE, P.; MACEDO, R. T. S..ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ECONOMIA CIRCULAR PARA EMBALAGENS DE VIDRO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Campos, C

OLIVEIRA, M. C.; HELLENO, A. L.;NICOLETTI JUNIOR, A.. M.; DE JONGH, DE, A.; LIMA, P. S. C..ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE UMA ESTRUTURA DE TRABALHO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PRÁTICAS ESG EM UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: MAPEAMENTO DOS FATORES PARA A DEFINIÇÃO E PRIORIZAÇÃO DOS OD

RAMOS, J. D.; CELESTRINO, M. G.; PACHECO, M. M.; HELLENO, A. L.; OLIVEIRA, M. C.;NICOLETTI JUNIOR, A.. O IMPACTO DO ESG NO MERCADO DE STARTUPS DO BRASIL. 2022 - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: FELIPE PEGORARO AUGUSTO; FERNANDA ZAMBRANA

NICOLETTI JUNIOR, A.; OLIVEIRA, M. C.; HELLENO, A. L.; GUIMARAES, T. S. A.; LIMA, A. E. S. A.. ANÁLISE E MAPEAMENTO DOS CLIENTES DE UMA INDÚSTRIA DE BEBIDAS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: GIOVANNI DEGAN BECHARA; SERGIO MANSSUR RODOVALHO

NICOLETTI JUNIOR, A.; HELLENO, A. L.; OLIVEIRA, M. C.; LIMA, A. E. S. A.. LOGÍSTICA REVERSA E E-COMMERCE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: DIEGO POLI TONOLLI; TIENE SAQUETI GONÇALES

NICOLETTI JUNIOR, A.; OLIVEIRA, P. C. M.; HELLENO, A. L.. ANÁLISE DA GERAÇÃO DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NA EXECUÇÃO DAS VEDAÇÕES INTERNAS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: EDUARDO CAVALHEIRO ESCOBAR; LAURA RAQUEL VIEIRA DOS SANTOS

NICOLETTI JUNIOR, A.; HELLENO, A. L.; FERREIRA, P. S. A.; GUIMARAES, T. S. A.. ANÁLISE DE VIABILIDADE DE ECONOMIA CIRCULAR EM ABATEDOURO DE BOVINOS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Amanda Lopes de Souza; Mariana Lima Araújo

OLIVEIRA, M. C.;NICOLETTI JUNIOR, A.; HELLENO, A. L.. ANÁLISE DOS IMPACTOS QUE A ADOÇÃO DAS PRÁTICAS ESG EXERCE SOBRE A SOCIEDADE A SEU ENTORNO E SEUS COLABORADORES. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Gabriele Oliveira da Silva; Priscilla Camara Oliveira

LIMA, L. A.;NICOLETTI JUNIOR, A.; FIGUEIREDO, R. A. A.. PERCEPÇÃO DA APLICAÇÃO DO LEAN OFFICE NO SETOR BANCÁRIO BRASILEIRO DE GRANDE PORTE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: ALLAN KORUKIAN FREIBERG; ANA CAROLINE BRAGA CATROXO

QUEIROZ, M. M.;NICOLETTI JUNIOR, A.; MURAD, R.. APLICAÇÃO DA LOGÍSTICA REVERSA E SUSTENTABILIDADE NO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS METÁLICOS PROVENIENTES DE UMA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Lucas Emilio de Oliveira Fernandes; Vitor Xavier de Castro

MAESTRELI, N. C.;NICOLETTI JUNIOR, A.. MELHORIA DE PROCESSOS UTILIZANDO LEAN E SEIS SIGMA: APLICAÇÃO EM UMA LINHA DE ENVASE DE MARGARINAS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Beatriz M

CUNHA, B. M.; LETTIERI, C. K.; CADENA, G. W.; PEREIRA, V. R.;NICOLETTI JUNIOR, A.. CUNHA; CAROLINA K. LETTIERI; GIULIA W. CADENA.O IMPACTO DO COVID-19 NA EXPERIÊNCIA DO CLIENTE DE E-COMMERCE DE VAREJO: UM ESTUDO NO SETOR DE SUPERMERCADOS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: ADRIANO MATEUS PICININ; VICTOR MILAGRES PALMA

PICININ, A. M.; PALMA, V. M.;NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO; OLIVEIRA, MARIA CÉLIA DE; GONCALVES, M. G.. TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO AGRONEGÓCIO: COMO A IMPLANTAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS PODE IMPACTAR UMA INDÚSTRIA ALGODOEIRA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Gabriel R

SAGGIN, L. G.; CASELLI, J.; NEVES, G. R. D.; GUIMARAES, T. S. A.;NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO; OLIVEIRA, MARIA CÉLIA DE; GUIMARAES, T. S. A.. D. DAS NEVES; JULY CASELLI; LETICIA G. SAGGI.OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA LOGÍSTICA REVERSA DO VIDRO PELAS INDÚSTRIAS DE BEBIDAS NO ESTADO DE SÃO PAULO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Ana Carolina Ribeiro de Sá Peixoto; Bruna Vieira Matos

LINS, A. C. R. S. P.; MATOS, B. V.; OLIVEIRA, MARIA CELIA DE;NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO. AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO DO ESG COM ESTRATÉGIAS DA ECONOMIA CIRCULAR EM EMPRESA DO SETOR TÊXTIL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: DIEGO POLI TONOLLI; TIENE SAQUETI GONÇALES

TONOLLI, D. P.; GONCALES, T. S.;NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO; OLIVEIRA, MARIA CÉLIA DE; OLIVEIRA, P. C. M.. ANÁLISE DO PANORAMA DA GESTÃO DOS RESÍDUO SÓLIDOS NAS REGIÕES BRASILEIRAS CONFORME A POLÍTICA NACIONAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: EDUARDO CAVALHEIRO ESCOBAR; LAURA RAQUEL VIEIRA DOS SANTOS

ESCOBAR, E. C.; SANTOS, L. R. V.;NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO; OLIVEIRA, MARIA CÉLIA DE. ANÁLISE DE VIABILIDADE DE ECONOMIA CIRCULAR EM ABATEDOURO DE BOVINOS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Henrique Siqueira Gonçalves; Leonardo Nunes Bettini; Milena

GONCALVES, H. S.; BETTINI, L. N.; MENDES, M. M.; HELLENO, ANDRÉ LUÍS; OLIVEIRA, M. C.;NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO. AVALIAÇÃO DOS BENEFÍCIOS DE RECICLAGEM DA GARRAGA PET EM UM CONCEITO TRIPPLE BOTTOM LINE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Laura Costa Thomaz da Silva

SILVA, L. C. T.; HELLENO, A. L.; OLIVEIRA, M. C.;NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO. APLICAÇÃO DO MAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR SUSTENTÁVEL EM UM SISTEMA DE PRODUÇÃO: O ESTUDO DE CASO DE UMA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: LUCAS SOUSA E SILVA MATTA MACHADO; RODRIGO FERREIRA DE SOUZA

MACHADO, L. S. E. S. M.; SOUZA, R. F.; HELLENO, A. L.;NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO. DESAFIOS E IMPACTOS DA ELETRIFICAÇÃO,. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Evandro A

COSTA, E. A. S.; PORTO, G. R. C.; MANSO, J. P.; PEREIRA, V. R.;NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO. S. DA COSTA, GABRIELA R. C. PORTO, JULIA P. MANSO.FATORES QUE IMPULSIONAM AS EMPRESAS A ADOTAREM SCRUM NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Amanda Wirz Machado / Eduardo Moraes Henneberg / Mariana Ian

MACHADO, A. W.; HENNEBERG, E. M.; IANNONE, M.;NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO; HELLENO, ANDRÉ LUÍS. A ECONOMIA CIRCULAR NA INDÚSTRIA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: LUCAS EMILIO DE OLIVEIRA FERNANDES / VITOR XAVIER DE CASTRO

MAESTRELI, N. C.;JUNIOR, ALAERCIO NICOLETTI. ESTUDO DE CASO DE APLICAÇÃO DE LEAN SIX SIGMA EM EMPRESA DE ALIMENTOS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: BRUNO RUGAI PEREIRA LEITE / LUCCA MENEZES TENORIO

OLIVEIRA, M. C.;JUNIOR, A. N.. SELEÇÃO E PRIORIZAÇÃO DE PROJETOS DE MELHORIA ALINHADOS AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE UMA ORGANIZAÇÃO POR MEIO DE MÉTODOS MULTICRITÉRIO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Ana Paula A

ORREGO, R. M. M.;NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO. Evangelista / Camilla M. Fernandes.ECONOMIA CIRCULAR DO CONCEITO E FABRICAÇÃO DE UMA CALÇA JEANS COM RFID. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Bruno B

LIMA, L. A.;NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO. Ribeiro / Caroline D. de Gouveia.APLICAÇÃO DA METODOLOGIA LEAN SIX SIGMA EM SALÃO DE BELEZA DE ALTO PADRÃO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Adria Cristina Martins Costa

HELLENO, A. L.;NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO. Integração de Indicadores do Relatório GRI no Mapeamento de Fluxo de Valor Sustentável (VSM-SUS). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Marco Antonio Scinocca Prezotto

NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO; HELLENO, A. L.. Lean Office: estudo de práticas lean utilizadas em escritórios de empresas de tecnologia, seguros e comercial. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Fábio Augusto Wohlers Castanheira

HELLENO, A. L.;NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO. Análise do Fluxo de Valor de uma Distribuidora de Alimentos por meio de um VSM Sustentável. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Orientou

BIANCA NATHALIA BEDIN

ECONOMIA CIRCULAR DO VIDRO NA CONSTRUÇÃO CIVIL; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; (Orientador);

Natália de Almeira Trentim

Otimização de etiquetas: permanentes para removíveis no fluxo logístico; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Eng; da Qualidade e Produção com Certificação Green Belt) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Alaercio Nicoletti Junior;

Mariana Campos Bravo Thomaz

O custo da qualidade aplicado como ferramenta de gestão para empresas da construção civil; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Eng; da Qualidade e Produção com Certificação Green Belt) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Alaercio Nicoletti Junior;

Roderley Pazetti

O Aprendizado Experimental (aprender fazendo) como fator decisivo no desenvolvimento dos funcionários; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS) - Fundação Getúlio Vargas; Orientador: Alaercio Nicoletti Junior;

Pedro Henrique Koyama Leme; Pedro Monteiro Bragaia

TORNANDO O VIDRO UMA JOIA SUSTENTÁVEL: ESTRATÉGIAS INTEGRADAS PARA IMPULSIONAR A RECICLAGEM DO VIDRO EM ESTABELECIMENTOS EM SÃO PAULO; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Alaercio Nicoletti Junior;

Isamara Barbosa de Oliveira

LOGÍSTICA REVERSA DE VASILHAMES DE VIDRO PÓS-CONSUMO: UM ESTUDO DE CASO SOB A ÓPTICA DO CATADOR E DO CONSUMIDOR FINAL; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Alaercio Nicoletti Junior;

Giulia Bordim Peruccini

LOGÍSTICA REVERSA DO VIDRO: APLICAÇÃO E RESULTADOS NA PRODUÇÃO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Alaercio Nicoletti Junior;

KAIO COSTA DA SILVA

ESTUDO DE PROCESSOS DE UMA ACADEMIA DE ATIVIDADES FÍSICAS NA CIDADE DE SÃO PAULO; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Alaercio Nicoletti Junior;

ENZO MARTINS DE OLIVEIRA; VICTOR HUGO MORO

OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO LOGÍSTICO E PRODUTIVO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Alaercio Nicoletti Junior;

J

M; L RAMOS; M; M; BORBA; R; G; SUKARIE; ANÁLISE DE VIABILIDADE PARA IMPLEMENTAÇÃO DE TELHADO VERDE EM HIGIENÓPOLIS, SÃO PAULO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Alaercio Nicoletti Junior;

B

G; de Andrade; G; H; A; Mota; M; C; Kawabe; OS DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA AS EMPRESAS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SOB A ÓTICA DA LOGÍSTICA REVERSA DO VIDRO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Alaercio Nicoletti Junior;

F

CIOCLER; M; KUZNIETZ; P; CASSANTE; OS DESAFIOS DA ADEQUAÇÃO DAS CERVEJARIAS NACIONAIS À ECONOMIA CIRCULAR POR MEIO DA LOGÍSTICA REVERSA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Alaercio Nicoletti Junior;

L

C; GARCIA; P; M; P; da SILVA; V; A; BARRETO; ECONOMIA CIRCULAR NO CONTEXTO BRASILEIRO E ALEMÃO: OPORTUNIDADES E DESAFIOS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Alaercio Nicoletti Junior;

F

A; PEGORARO; F; ZAMBRANA; ANÁLISE E MAPEAMENTO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS EM RELAÇÃO A EXPERIÊNCIA DO CLIENTES SOBRE UMA INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BEBIDAS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Alaercio Nicoletti Junior;

G

D; BECHARA; G; BUZZO; S; M; RODOVALHO; LOGÍSTICA REVERSA NO E-COMMERCE; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Alaercio Nicoletti Junior;

D

P; TONOLLI; T; S; GONÇALVES; ANÁLISE DA GERAÇÃO DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NA EXECUÇÃO DAS VEDAÇÕES INTERNAS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Alaercio Nicoletti Junior;

E

C; ESCOBAR; L; R; V; dos SANTOS; ANÁLISE DA VIABILIDADE DE ECONOMIA CIRCULAR EM ABATEDOURO DE BOVINOS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Alaercio Nicoletti Junior;

Alexandre S

TAKADACHI; ANDRE M; MARINHO; HENRIQUE C; SOUZA; UMA APLICAÇÃO DA INDÚSTRIA 4; 0 NA INDÚSTRIA DE VIDRO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Alaercio Nicoletti Junior;

Amanda W

Machado; Eduardo M; Henneberg; Mariana Iannone; A Economia Circular na Indústria: Desafios e Oportunidades da Gestão de Resíduos de Vidro; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Alaercio Nicoletti Junior;

Gabriel R

D; DAS NEVES; JULY CASELLI; LETICIA G; SAGGI; LOGÍSTICA REVERSA NA INDÚSTRIA DE BEBIDAS: VANTAGENS ECONÔMICAS E SUSTENTÁVEIS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Alaercio Nicoletti Junior;

ADRIANO MATEUS PICININ; VICTOR MILAGRES PALMA

INDÚSTRIA 4; 0 NO AGRONEGÓCIO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Alaercio Nicoletti Junior;

Guilherme S

Ventura, Gustavo Andolhe, Marco A; S; Prezotto; LEAN OFFICE: ESTUDO DE PRÁTICAS LEAN UTILIZADAS EM ESCRITÓRIOS DE EMPRESAS DE TECNOLOGIA, SEGUROS E COMERCIAL; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Alaercio Nicoletti Junior;

Luiz Felipe Dall´Ovo Burian, Marcos Marcondes Magri

FATORES QUE INFLUENCIAM A INOVAÇÃO NO BRASIL; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Alaercio Nicoletti Junior;

Guilherme S

Ventura, Gustavo Andolhe, Marco A; S; Prezotto; APLICAÇÃO DO LEAN OFFICE EM PROCESSO DE VENDAS POR PROSPECÇÃO ATIVA EM EMPRESA DO RAMO DE TERMINAIS POINT-OF-SALE (POS); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Alaercio Nicoletti Junior;

Amanda Wirz Machado / Eduardo Moraes Henneberg / Mariana Ian

A ECONOMIA CIRCULAR NA INDÚSTRIA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Alaercio Nicoletti Junior;

Alexandre S

TAKADACHI / ANDRE M; MARINHO / HENRIQUE C SOUZA; A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA INDÚSTRIA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Alaercio Nicoletti Junior;

Alexandre S

TAKADACHI / ANDRE M; MARINHO / HENRIQUE C SOUZA; A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA INDÚSTRIA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Alaercio Nicoletti Junior;

Amanda Wirz Machado / Eduardo M

Henneberg / Mariana Iannone; A ECONOMIA CIRCULAR NA INDÚSTRIA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Alaercio Nicoletti Junior;

FABIO MORELLI, PIERO DE PAULA SOUZA FIORAVANTI, VICTOR SIMON

A ECONOMIA CIRCULAR COMO FORMA DE NEGÓCIO E SUA APLICABILIDADE NA CADEIA PRODUTIVA NA INDÚSTRIA E ALIMENTOS E BEBIDAS; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Alaercio Nicoletti Junior;

Produções bibliográficas

  • NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO ; OLIVEIRA, M. C. ; HELLENO, ANDRÉ LUÍS ; CAMPOS, L. M. S. ; ALLIPRANDINI, D. H. . The Organization Performance Framework considering Competitiveness and Sustainability: the application of the Sustainability Evaluation Model. PRODUCTION PLANNING & CONTROL , v. 33, p. 1, 2021.

  • NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO ; MARTENS, MAURO LUIZ ; OLIVEIRA, MARIA CÉLIA DE . ERP Implementation Project in a brewing manufacturer: the quality attribute as a performance differential. Brazilian Journal of Operations & Production Management , v. 15, p. 517-527, 2018.

  • NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO ; DE OLIVEIRA, MARIA CÉLIA ; HELLENO, ANDRÉ LUÍS . Sustainability evaluation model for manufacturing systems based on the correlation between triple bottom line dimensions and balanced scorecard perspectives. JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION , v. 190, p. 84-93, 2018.

  • NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO ; OLIVEIRA, MARIA CELIA DE . The impact of the implementation of the quality management system on organisational performance: an action research in a Brazilian brewing manufacture. TOTAL QUALITY MANAGEMENT & BUSINESS EXCELLENCE , v. 29, p. 1-17, 2017.

  • NICOLETTI JUNIOR, A. ; CORREA, M.S. ; OLIVEIRA, M.C. ; HELLENO, A.L. . Simulação de Eventos Discretos para Análise da Disponibilidade Fabril em Uma Linha de Envase de Bebidas. REVISTA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA , v. 19, p. 19-29, 2016.

  • NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO . O Lean Seis Sigma na atualidade: integração à transformação digital e ao método ágil. 1. ed. São Paulo: Editora Mackenzie, 2022. v. 1. 252p .

  • NICOLETTI JUNIOR, A. . Introdução ao Lean Seis Sigma - Coleção Melhoria Contínua - Livro 1. 1. ed. São Paulo: Clube de Autores, 2011. v. 1. 111p .

  • NICOLETTI JUNIOR, A. . TRIZ - Teoria da Solução Inventiva de Problemas. 1. ed. , 2009.

  • NICOLETTI JUNIOR, A. ; OLIVEIRA, M.C. ; LIMA, C. R. C. ; LIMA, L. A. ; HELLENO, A.L. . DESENVOLVIMENTO DE PROJETO INTEGRADOR DAS DISCIPLINAS FINAIS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EM PARCERIA COM SETOR EMPRESARIAL. In: A. M. dos Santos; B. S. Fernandes; C. I. A. R. Andrade; C. A. Pimentel; E. P. Andrade. L. O. S. Martins. (Org.). Relatos de Experiências em Engenharia de Produção 2021 (Volume I). 1ed.Rio de Janeiro: ABEPRO, 2021, v. 1, p. 1-217.

  • NICOLETTI JUNIOR, A. . Prefácio. In: I. Correr; L. S. Franciscato; R. S. Franciscato; V. M. R. Munno. (Org.). Pesquisa na Graduação: Inserção da Formação do Profissional de Engenharia de Produção em ambientes de P&D Volume 2. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2021, v. 2, p. 1-181.

  • NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO . A agenda ESG na indústria. Jornal Indústria & Comércio, 29 nov. 2021.

  • NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO . COP26: a indústria brasileira e a gestão enxuta. Food Connection, 22 nov. 2021.

  • NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO . Grupo Petrópolis busca práticas sustentáveis em toda cadeia de produção. Indústria Verde, 19 nov. 2021.

  • NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO . A indústria brasileira e a gestão enxuta na COP26. Centro de Informação Metal Mecânica, 17 nov. 2021.

  • NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO . A INDÚSTRIA BRASILEIRA E A GESTÃO ENXUTA NA COP26. Madeira total, 12 nov. 2021.

  • NICOLETTI JUNIOR, A. . O desafio da indústria na aceleração da demanda. Food Connection, 25 out. 2021.

  • NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO . Demanda crescente é a realidade nas cadeias globais de suprimentos. Jornal Empresas e Negócios, 29 set. 2021.

  • NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO . O profissional das empresas humanizada. Food Connection, 28 set. 2021.

  • NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO . Com a demanda aquecida quais são os desafios da indústria?. Portal Siderurgia Brasil, 23 set. 2021.

  • NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO . O profissional das empresas humanizadas. Jornal Empresas e Negócios, 22 set. 2021.

  • NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO . O desafio da indústria na aceleração da demanda. Portal Feiras Industriais, 20 set. 2021.

  • NICOLETTI JUNIOR, A. . O desafio da indústria na aceleração da demanda. Revista P&S, 13 set. 2021.

  • NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO . ESG e as empreas. Food Connection, 02 ago. 2021.

  • NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO . O ESG chegou para ficar. Engarrafador Moderno, 12 jul. 2021.

  • NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO . Governança deve ser um pilar para estruturação do modelo sustentáve. TI Inside, 17 jun. 2021.

  • NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO . Socorro, o produto do meu concorrente está na Amazon!. Food Connection, 11 jun. 2021.

  • NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO . Socorro, o produto do meu concorrente está na Amazon. Segs - Portal Nacional de Seguros, 08 jun. 2021.

  • NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO . ESG no mundo corporativo. Food Connection, 27 maio 2021.

  • NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO . Brasil Mais na pandemia. Food Connection, 22 abr. 2021.

  • NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO . O desafio da Logística Reversa. Food Connection, 16 mar. 2021.

  • NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO . Logística Reversa pós-consumo. Food Connection, 17 fev. 2021.

  • NICOLETTI JUNIOR, A. . Lean Service - Conhecendo o Fluxo da Organização. Banas Qualidade (Cessou em 2003. Cont. ISSN 1679-9690 Falando em Qualidade), Brasil, p. 22 - 25, 01 mar. 2009.

  • NICOLETTI JUNIOR, A. . TRIZ - Teoria para Solução Inventiva de Problemas. Banas Qualidade (Cessou em 2003. Cont. ISSN 1679-9690 Falando em Qualidade), , v. 198, p. 24 - 27, 01 nov. 2008.

  • OLIVEIRA, ISAMARA BARBOSA DE ; FERREIRA, MARINA TAUCHE ; NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO . A LOGÍSTICA REVERSA DAS EMBALAGENS DE VIDRO PÓS-CONSUMO NO BRASIL. In: XXXI SIMPEP, 2025, Bauru. Bauru: Even3, 2024.

  • PERUCCINI, GIULIA BORDIM ; FERREIRA, MARINA TAUCHE ; NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO . LOGÍSTICA REVERSA DO VIDRO: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DE BEBIDAS. In: XXXI SIMPEP, 2025, Bauru. Bauru: Even3, 2024.

  • SUKARIE, RODRIGO GABRIADES ; RAMOS, JOÃO MÁRIO LEAL ; BORBA, MATHEUS ; JUNIOR, ALAERCIO NICOLETTI . ANÁLISE DE VIABILIDADE PARA IMPLEMENTAÇÃO DE TELHADO VERDE EM HIGIENÓPOLIS, SÃO PAULO. In: ENEGEP 2024 Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2024, PORTO ALEGRE/RS - BRASIL, 2024.

  • OLIVEIRA, ISAMARA BARBOSA DE ; JUNIOR, ALAERCIO NICOLETTI . LÓGISTICA REVERSA DE VASILHAMES DE VIDRO PÓS-CONSUMO: UM ESTUDO DE CASO SOB A ÓPTICA DO CATADOR E CONSUMIDOR FINAL. In: ENEGEP 2024 Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2024, PORTO ALEGRE/RS - BRASIL, 2024.

  • BAPTISTA, R. M. ; HELLENO, A. L. ; NICOLETTI JUNIOR, A. ; GONCALVES, M. G. ; GUIMARAES, T. S. A. ; ARAUJO, R. A. V. ; ROCHA, R. L. ; VIEIRA, G. ; MAKSOUD, L. ; MATOS, D. V. ; RANGEL, V. S. . Investigating Engineering Contributions in Hackathons: Metaverse and Blockchain as Key Components for E-commerce. In: International Symposium on Project Approaches in Engineering Education, 2023, São Paulo - Brasil. Designing and Mastering Engineering Education for Jobs in the Future, 2023. v. 13. p. 438-446.

  • NICOLETTI JUNIOR, A. ; OLIVEIRA, M. C. ; HELLENO, A.L. . Práticas associadas ao ESG e à Sustentabilidade nas empresas. In: Contribuições da Engenharia de Produção para a Gestão de Operações Energéticas Sustentáveis, 2021, Foz do Iguaçu, Paraná. Contribuições da Engenharia de Produção para a Gestão de Operações Energéticas Sustentáveis, 2021.

  • PICININ, A. M. ; PALMA, V. M. ; NICOLETTI JUNIOR, A. . Transformação digital no agronegócio: Como a implantação de novas tecnologias pode impactar uma indústria algodoeira. In: XLI ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2021, Foz do Iguaçu, Paraná. Contribuições da Engenharia de Produção para a Gestão de Operações Energéticas Sustentáveis?, 2021.

  • TAKADACHI, A. S. ; MARINHO, A. M. ; SOUZA, H. C. ; NICOLETTI JUNIOR, A. . Uma aplicação da indústria 4.0 na indústria de vidro. In: XLI ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2021, Foz do Iguaçu, Paraná. Contribuições da Engenharia de Produção para a Gestão de Operações Energéticas Sustentáveis, 2021.

  • NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO ; OLIVEIRA, M. C. ; HELLENO, A.L. . Proposta de um Modelo para Gestão da Sustentabilidade integrando o Triple Bottom Line e o Balanced ScoreCard a partir da Gestão da Qualidade. In: 6th International Workshop Advanced and Cleaner Production, 2017, São Paulo. Ten years working together for a sustainable future, 2017.

  • Infante, R. P. ; Machado, R. H. C. ; Kuhl, C. ; OLIVEIRA, M. C. ; NICOLETTI JUNIOR, A. . PROPOSTA DE UM JOGO EDUCACIONAL EM GRUPO PARA O ENSINO DE CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. In: XXXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2017, Joinville. PROPOSTA DE UM JOGO EDUCACIONAL EM GRUPO PARA O ENSINO DE CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2017.

  • NICOLETTI JUNIOR, A. ; OLIVEIRA, M. C. . A GESTÃO DA QUALIDADE NAS ORGANIZAÇÕES: SUAS PRÁTICAS, FATORES DE SUCESSO E TENDÊNCIAS ASSOCIADAS ÀS CARACTERÍSTICAS CULTURAIS DAS EMPRESAS. In: XXXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2016, João Pessoa / PB. Contribuições da Engenharia de Produção para Melhores Práticas de Gestão e Modernização do Brasil, 2016.

  • NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO ; CAMPOS JUNIOR, FERNANDO CELSO DE . ERP SYSTEM IMPLEMENTATION WITH BUSINESS PROCESS MANAGEMENT AT PETRÓPOLIS GROUP. In: 11th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management, 2014, Sao Paulo. Proceedings of the 11th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management.

  • OLIVEIRA, M. C. ; NICOLETTI JUNIOR, A. ; AGUIAR, V. S. M. ; AGUIAR NETO, B. G. . Sustainability assessment and its relationship with Green Innovation in its Manufacturing Systems and New Products: the Case of a Brazilian Organization. In: 29th Annual Global Finance Conference, 2022, Braga. 29th Annual Global Finance Conference, 2022.

  • BAPTISTA, RODRIGO MARTINS ; ORREGO, ROXANA MARIA MARTINEZ ; CYMROT, RAQUEL ; SILVA, JOSE TADEU COUTINHO E ; JUNIOR, ALAÉRCIO NICOLETTI . Testing the ?Wheel of Slavery? theoretical framework in Brazilian supply chains. In: International Joint Conference on Industrial Engineering and Operations Management, 2023, Lisbon, 2023. v. 7.

  • NICOLETTI JUNIOR, A. . Forum ESG. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NICOLETTI JUNIOR, A. . Semana do Meio Ambiente de Curitiba. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NICOLETTI JUNIOR, A. ; HELLENO, A. L. . Semana da Inovação CPTM. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NICOLETTI JUNIOR, A. . XVIII SEQEP - Semana de Engenharia Química da Poli. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO ; OLIVEIRA, M.C. ; HELLENO, A.L. . Práticas associadas ao ESG e à Sustentabilidade nas empresas. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TAKADACHI, A. S. ; MARINHO, A. M. ; SOUZA, H. C. ; NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO . UMA APLICAÇÃO DA INDÚSTRIA 4.0 NA INDÚSTRIA DE VIDRO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NICOLETTI JUNIOR, A. ; OLIVEIRA, M. C. . A GESTÃO DA QUALIDADE NAS ORGANIZAÇÕES: SUAS PRÁTICAS, FATORES DE SUCESSO E TENDÊNCIAS ASSOCIADAS ÀS CARACTERÍSTICAS CULTURAIS DAS EMPRESAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NICOLETTI JUNIOR, A. ; CAMPOS, F. C. . Implantação de Sistema ERP com Gestão por Processos no Grupo Petrópolis. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NICOLETTI JUNIOR, A. . Balanced Scorecard (BSC): um case de abordagem estratégica em empresa de bebidas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NICOLETTI JUNIOR, A. . Implantação da Gestão da Qualidade no Grupo Petrópolis. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NICOLETTI JUNIOR, A. . Lean Thinking e o Seis Sigma. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NICOLETTI JUNIOR, A. . O Lean Seis Sigma e a Inovação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

GRAMORELLI, D. ; NICOLETTI JUNIOR, A. . INSPIRE - Respirador mecânico. 2021.

NICOLETTI JUNIOR, A. ; RODRIGUES, F. . Logística Reversa de Resíduos pós-consumo. 2023.

NICOLETTI, ALAERCIO JUNIOR . Parecer para CervBrasil e Instituto Rever quanto Decreto Logística Reversa do Vidro. 2022.

NICOLETTI, ALAERCIO JUNIOR . Análise e Priorização para CervBrasil / CNI da agenda legislativa para a Indústria. 2022.

NICOLETTI, ALAERCIO JUNIOR . Relatório Técnico contento análise realizado pelos alunos durante a disciplina aplicada de Lean Seis Sigma de 2022.1 do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Presbiteriana Mackenzie para a empresa Ernst & Young (EY). 2022.

NICOLETTI, ALAERCIO JUNIOR . Relatório Técnico contento análise realizado pelos alunos durante a disciplina aplicada de Projeto de Fábrica de 2022.1 do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Presbiteriana Mackenzie para a empresa Ambipar GROUP. 2022.

NICOLETTI, ALAERCIO JUNIOR . Consulta Pública Decreto Federal de Logística Reversa. 2021.

NICOLETTI, ALAERCIO JUNIOR . Relatório Técnico contento análise realizado pelos alunos durante a disciplina aplicada de Lean Seis Sigma de 2021.2 do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Presbiteriana Mackenzie para a empresa Ernst & Young (EY). 2021.

NICOLETTI, ALAERCIO JUNIOR . Relatório Técnico contento análise realizado pelos alunos durante a disciplina aplicada de Projeto de Fábrica de 2021.2 do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Presbiteriana Mackenzie para a empresa Ambipar GROUP. 2021.

NICOLETTI, ALAERCIO JUNIOR . Relatório Técnico contento análise realizado pelos alunos durante a disciplina aplicada de Lean Seis Sigma de 2021.1 do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Presbiteriana Mackenzie para a empresa Eureciclo. 2021.

NICOLETTI, ALAERCIO JUNIOR . Relatório Técnico contento análise realizado pelos alunos durante a disciplina aplicada de Projeto de Fábrica de 2021.1 do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Presbiteriana Mackenzie para a empresa Grupo Petrópolis. 2021.

NICOLETTI, ALAERCIO JUNIOR . Relatório Técnico contento análise realizado pelos alunos durante a disciplina aplicada de Lean Seis Sigma de 2020.2 do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Presbiteriana Mackenzie para a empresa Ernst & Young (EY). 2020.

NICOLETTI, ALAERCIO JUNIOR . Relatório Técnico contento análise realizado pelos alunos durante a disciplina aplicada de projeto de fábrica de 2020.2 do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Presbiteriana Mackenzie para a empresa TRICiclos. 2020.

NICOLETTI, ALAERCIO JUNIOR . Relatório Técnico contento análise realizado pelos alunos durante a disciplina aplicada de projeto de fábrica de 2020.1 do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Presbiteriana Mackenzie para a empresa L´Óreal.. 2020.

NICOLETTI, ALAERCIO JUNIOR . Relatório Técnico contento análise realizado pelos alunos durante a disciplina aplicada de projeto de fábrica de 2020.1 do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Presbiteriana Mackenzie para a empresa Pandurata Alimentos Ltda (Bauducco).. 2020.

NICOLETTI JUNIOR, A. . CNN Mais Verde: vidro reciclado reduz a emissão de toneladas de CO2. 2025.

NICOLETTI JUNIOR, A. . Inovação e Sustentabilidade na Indústria. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

NICOLETTI JUNIOR, A. ; Franco, P. E. . Desenvolvimento Sustentável. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

NICOLETTI JUNIOR, A. . A importância do planejamento energético e do ESG para o setor de alimentos e bebidas. 2022. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO . Bom dia MT. 2021.

NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO . Expogenética. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO . Webinar | Iniciativas que Transformam: Os desafios da cadeia de reciclagem do vidro no Brasil. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO ; PETRONI, P. . Webinar: O Uso da Tecnologia para a Sustentabilidade na Indústria de Bebidas. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO . Expo Zebu. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO . Inauguração Brasil Mais. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO ; PETRONI, P. ; NAZARETH, I. M. . WebiNar CervBrasil: Plano Brasil Mais. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BALAGO, R. ; NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO . Compras de Natal nos EUA devem ser afetadas por falta persistente de produtos Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link https://valor.globo.com/mundo/noticia/2021/09/04/compras-de-natal-nos-eua-devem-ser-afetadas-por-falta-persistente-de-produtos.ghtml ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Valor estão protegidos pela legislação. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GONCALVES, R. ; NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO ; GABRIEL, J. ; ANTONIO, G. C. ; ROSA, C. R. . A inteligência de dados nas operações do novo cotidiano. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

NUNES, M. ; NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO . Podcast: Atitude Sustentável #18 - Logística Reversa. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

RESENDE, S. S. ; NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO . Podcast: Verde Novo - Cuidados com a arborização. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

NICOLETTI JUNIOR, A. . Excelência Operacional. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

NICOLETTI JUNIOR, ALAERCIO . Food Connection. 2021; Tema: Gestão, Sustentabilidade, ESG. (Blog).

HELLENO, A. L. ; NICOLETTI JUNIOR, A. ; FRANCO, G. S. ; MACIEL, V. B. V. ; GONCALVES, E. ; MELO, S. G. A. C. . Opportunities and challenges for the value chain of sustainable management of Pirarucu (Arapaima gigas) in the Mamirauá Sustainable Development Reserve ? Amazon (Brazil). 2022. (Relatório de pesquisa).

NICOLETTI JUNIOR, A. ; GONCALVES, M. G. . Incubadora para startups. 2021. (Relatório de pesquisa).

NICOLETTI JUNIOR, A. ; GONCALVES, M. G. . Laboratório de Inovação e Sustentabilidade ? LIS. 2021. (Relatório de pesquisa).

NICOLETTI JUNIOR, A. ; RODRIGUES, F. . Logística Reversa de Resíduos. 2020. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    SISTEMA INTELIGENTE PARA LOGÍSTICA REVERSA DO VIDRO, Projeto certificado pela empresa Cervejaria Petrópolis S/A em 06/11/2023., Descrição: Desenvolver soluções tecnológicas e inovadoras para o Ecossistema da Circularidade do Vidro, visando o aumento da coleta dos resíduos sólidos urbanos de vidro e a sensibilização dos consumidores e pontos de venda quanto ao descarte responsável das embalagens consumidas, de forma a propiciar a sua reinserção no mesmo ou em novos ciclos produtivos. Construção de um aplicativo para gestão da coleta e destino do resíduo sólido de vidro. Desenvolvimento de solução para coleta do vidro envolvendo equipamentos para trituração, pesagem, separação por cor (o que maximiza o valor recebido por tonelada do produto) e outras melhorias. Adoção de logística de coleta com moto ou caminhão, preferencialmente elétricos para minimizar as emissões de CO2. Execução de pilotos para coleta e destino de material reciclagem, bem como dos testes e aprimoramento do aplicativo. Criação de material para sensibilização dos pontos de venda e da sociedade, assim como sua aplicação em pilotos. Confecção da escola piloto em container ou em base móvel em caminhão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Alaercio Nicoletti Junior - Coordenador / Maria Célia de Oliveira - Integrante / André Luís Helleno - Integrante / Virgínia do Socorro Motta Aguiar - Integrante / Paulo Sergio Altman Ferreira - Integrante., Financiador(es): Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial - Auxílio financeiro / Grupo Petrópolis - Auxílio financeiro / SENAI - Departamento Regional de Pernambuco - Auxílio financeiro / Universidade Presbiteriana Mackenzie - Auxílio financeiro / SENAI - Departamento Nacional - Auxílio financeiro.

  • 2022 - Atual

    Sistemática para seleção, avaliação e desenvolvimento de fornecedores sustentáveis baseado em riscos do Sistema de Gestão Integrada, Descrição: Descrição: A preocupação em manter o nível de qualidade dos produtos e serviços aliados à imagem que as organizações devem ter perante os stakeholders e à necessidade de atender aos requisitos dos sistemas de gestão e aos níveis de maturidade de sustentabilidade está levando as empresas a buscar ferramentas que apoiem nas suas decisões estratégicas. Dentre essas decisões, este projeto preocupa-se com a seleção, avaliação e desenvolvimento dos seus fornecedores, que devem ser parceiros no contexto sustentabilidade, ESG e requisitos de sistemas de gestão. O objetivo deste projeto é desenvolver uma sistemática de seleção, avaliação e desenvolvimento de fornecedores sustentáveis no contexto do pensamento baseado em riscos de um Sistema de Gestão Integrada. Para isso, este estudo vai considerar dois métodos de pesquisa: Survey e Designer Science para desenvolvê-la. Deseja-se obter como resultado, uma sistemática para apoiar as organizações nas decisões referentes a seleção, análise e desenvolvimento de seus fornecedores com vistas na gestão de riscos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Alaercio Nicoletti Junior - Integrante / Maria Célia de Oliveira - Coordenador / André Luís Helleno - Integrante / Virgínia do Socorro Motta Aguiar - Integrante / BENEDITO GUIMARAES AGUIAR NETO - Integrante., Financiador(es): Universidade Presbiteriana Mackenzie - Auxílio financeiro.

  • 2022 - Atual

    Estudo da Bioeconomia e cadeia produtiva do Pirarucu na Amazônia, Projeto certificado pela empresa AMBIPAR PARTICIPACOES E EMPREENDIMENTOS S.A. em 30/10/2023., Descrição: Mapear a cadeia produtiva do Pirarucu na Amazonia, identificando oportunidades de novos negócios (Agregação de valor para Produto/Processo/Serviço) e proposta de melhoria da eficiência da cadeia produtiva. Esse estudo está sendo realizado por meio: (i) de material já desenvolvido por grupos de trabalhos anteriores e disponibilizados pela FAS; (ii) reuniões de vídeo conferência com responsáveis pela cadeia produtiva da FAS; (iii) Estudo avançado em Campo na Amazônia. A primeira pesquisa de campo durou 8 dias e contou com a participação de uma equipe de 12 pessoas, sendo 2 professores universitários, 2 profissionais de uma grande empresa de gestão ambiental, 2 profissionais da Fundação para a Sustentabilidade da Amazônia (FAS) e 6 alunos de graduação em Engenharia de Produção. A logística desse estudo de campo incluiu viagens de ida e volta entre as cidades de São Paulo e Manaus e entre as cidades de Manaus, Tefé e Fonte Boa (todas na Amazônia brasileira). No total foram percorridos pela equipe 3.220Km de avião e 320Km de barcos até as comunidades na cidade de Fonte Boa, AM. Faz parte desse projeto o estudo, implementação e acompanhamento de soluções para aumentar a competitividade e a sustentabilidade das comunidades de pescadores do manejo sustentável do Pirarucu da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e da unidade de processamento e armazenamento Salgadeira Cabocla, Fonte Boa, AM. Dentre as soluções destacam-se até o momento o projeto de um centro de treinamento para a Salgadeira Cabocla, o estudo logístico da fabricação e distribuição de gelo para pelas comunidades ribeirinhas; o estudo de geração de energia solar pela comunidades; a otimização do processo de produção da Salgadeira Cabocla e estudo do processamento e comercialização pelos pescadores do couro do pirarucu.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Alaercio Nicoletti Junior - Coordenador / André Luís Helleno - Integrante / João Lucas Amaral Sampaio de Almeida - Integrante / Pedro Henrique Koyama Leme - Integrante / Gabriel Lopes de Mello - Integrante / Vitor Perini Chantre - Integrante / Giullia Mello Candido de Oliveira - Integrante / Luiza Tognozzi Vieira da Cruz - Integrante / Samuel Gaudioso Albuquerque Carvalho Melo - Integrante / Vinicius Borges Vieira Maciel - Integrante / Geórgia Silva Franco - Integrante / Ana Laura Machado Modolo - Integrante / Barbara Cristina Souza - Integrante / Lucas Bonny Barcelos da Silva - Integrante., Financiador(es): Grupo Ambipar - Auxílio financeiro / Grupo Petrópolis - Auxílio financeiro / Universidade Presbiteriana Mackenzie - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2021 - Atual

    Avaliação das práticas da Economia Circular, Descrição: Avaliar as principais práticas de economia circular relacionado a cadeia produtiva do vidro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Alaercio Nicoletti Junior - Coordenador / OLIVEIRA, M.C. - Integrante / HELLENO, A.L. - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Aplicação da logística reversa no gerenciamento dos resíduos sólidos, Descrição: Abordagem técnico-econômica do processo de logística reversa, bem como compreensão dos aspectos socioambientais e legais que permeiam o assunto. O projeto busca desenvolver estruturas para que o gerenciamento dos resíduos sólidos esteja de acordo com a legislação, respeitando os aspectos socioambientais e otimizando os recursos técnicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Alaercio Nicoletti Junior - Coordenador / André Luís Helleno - Integrante / Max Filipe Silva Gonçalves - Integrante / Marcos Wagner Jesus Servare Junior - Integrante.

  • 2016 - 2021

    2016 - Atual Avaliação e Proposta de Modelos de tomada de decisão aplicados a problemas de decisões em grupos e na presença de incertezas, Descrição: Uma decisão deve tomada sempre diante de um problema que possuí mais de uma alternativa para a sua solução. Os métodos existentes para apoio à estas decisões são denominados na literatura por Modelo Multicritérios de Apoio à Decisão. Estes modelos podem ser aplicados para problemas com um ou mais decisores, em situações que existam incertezas nas alternativas, com relação aos decisores, devido á falta de informações (dados), dentre outras situações. Neste contexto, o objetivo deste projeto é avaliar modelos de decisão já existentes e propor novos modelos que sejam capazes de apoiar as decisões da Engenharia de Produção. Para isso, serão desenvolvidos estudo conceituais-teóricos, modelagens e estudos aplicados. Espera-se como resultado deste projeto, trabalhos de revisão sistemática da literatura, proposta de novos modelos e as respectivas aplicações para problemas da Engenharia de Produção.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Alaercio Nicoletti Junior - Integrante / Maria Célia de Oliveira - Coordenador / HELLENO, A.L. - Integrante / Fernanda Cagnin - Integrante / Renata Pelissari - Integrante.

  • 2013 - 2017

    Avaliação e Aplicação das Ferramentas da Qualidade em Projetos de Melhoria Contínua, Descrição: O aumento da competitividade devido à globalização possibilitou resultou em clientes cada vez mais exigentes de produtos e serviços que atendam às suas expectativas. Transformar as necessidades e expectativas dos clientes em requisitos dos produtos ou serviços é uma tarefa difícil e exige a aplicação de diferentes metodologias e ferramentas. O avanço destas metodologias e ferramentas permite que um determinado sistema seja avaliado em termos de qualidade de produtividades, neste sentido, a melhoria da qualidade ocorre de forma simultânea ao aumento da produtividade. Esta cominação visa contribuir para que as empresas se tornem cada vez mais competitivas. A proposta deste projeto é desenvolver estudos aplicados em diversos setores de empresas de produtos ou serviços visando o aumento da qualidade e da produtividade, por meio das diversas metodologias e ferramentas, como por exemplo, a metodologia Lean Six Sigma.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alaercio Nicoletti Junior - Integrante / André Luís Helleno - Integrante / Macia Célia de Oliveira - Coordenador.

  • 2013 - 2017

    GADRI - Grupo de Análise de Decisão, Riscos e Incertezas, Descrição: O Grupo de análise de decisão, riscos e incertezas (GADRI) é um grupo de pesquisa que possui como meta principal desenvolver estudos teóricos e práticos sobre métodos de tomada de decisão que envolvam riscos e incertezas. Os estudos aplicados que o grupo desenvolve estão principalmente, na área de gestão estratégica e de operações. O grupo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Metodista de Piracicaba (PPGEP-UNIMEP) e visa contribuir com a formação de Mestres e Doutores na área. Dentre os potenciais trabalhos do grupo destacam-se a produção de dissertações, teses, artigos nacionais e internacionais e softwares aplicados ao contexto deste grupo. Os trabalhos deste grupo são desenvolvidos com recursos da própria UNIMEP, CNPq, CAPES e FAPESP, além dos recursos obtidos por meio de parcerias com empresas da região.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . , Integrantes: Alaercio Nicoletti Junior - Integrante / HELLENO, A.L. - Integrante / Macia Célia de Oliveira - Coordenador / Fernanda Cagnin - Integrante / Renata Pelissari - Integrante / Flavia de Fátima Meneghel - Integrante / Lucas Scavariello Franciscato - Integrante / Marcos José de Barros - Integrante.

Projetos de desenvolvimento

  • 2024 - Atual

    Sucessão em empresas familiares, Descrição: Discussões com alunos que são sucessores em empresas familiares de pequeno, médio e grande porte, sobre gestão, govenança corporativa, desafios e oportunidades.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Alaercio Nicoletti Junior - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Grupo Petrópolis, Corporativo. , Estrada Municipal Batista Favoretti, 350, Água Branca, 18550000 - Boituva, SP - Brasil - Caixa-postal: 151, Telefone: (15) 33639000, Ramal: 9593, URL da Homepage:

Experiência profissional

2013 - 2018

Universidade Metodista de Piracicaba

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor MBA

2011 - Atual

Grupo Petrópolis

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Sustentabilidade e Inovação, Carga horária: 40

Outras informações:
Gestor das áreas de Processos, Certificações, Melhoria Contínua e Governança Corporativa.

2010 - 2011

Blue Tree Hotels

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Processos e Resultados, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável pelas áreas da Qualidade, Processos, Melhoria Contínua, Governança Corporativa e Resultados.

2005 - 2010

WERKEMA CONSULTORES

Vínculo: Consultor de Empresas, Enquadramento Funcional: Consultor Master Black Belt em Seis Sigma, Carga horária: 40

Outras informações:
Especialista nas metodologias Seis Sigma, Lean Manufacturing, Design for Lean Six Sigma, coordenando implantação de metodologias de Qualidade, Processos e Produtividade no Brasil e na América Latina.

2005 - 2006

Fleetguard Latin America

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente de Logística, Carga horária: 40

Outras informações:
Gestor de Importação e Exportação, envolvendo aspectos legais, Controle de Estoques, Custos, Planejamento e Controle de Produção, Transportes, Programação e Acompanhamento de fornecimentos, Recebimento e Expedição de componentes e produtos. Instrutor de técnicas e práticas de importação, exportação e logística, técnicas de produtividade e qualidade.

2003 - 2005

CASE NEW HOLLAND

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Supervisor de Logística Industrial, Carga horária: 40

Outras informações:
Gestor de Importação e Exportação, envolvendo aspectos legais, Controle de Estoques, Custos, Planejamento e Controle de Produção, Transportes, Programação e Acompanhamento de fornecimentos, Recebimento e Expedição de componentes e produtos. Instrutor de técnicas e práticas de importação, exportação e logística, técnicas de negociação, produtividade e qualidade.

2002 - 2003

VALEO SISTEMAS ELÉTRICOS

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Supervisor de Logística, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável por Importação e Exportação, envolvendo aspectos legais, Controle de Estoques, Custos, Planejamento e Controle de Produção, Transportes, Programação e Acompanhamento de fornecimentos, Recebimento e Expedição de componentes e produtos. Instrutor de técnicas de negociação, logística e qualidade.

2000 - 2002

VALEO SISTEMAS ELÉTRICOS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro da Qualidade, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenação das atividades ligadas ao Controle da Qualidade e desenvolvimento dos componentes e fornecedores, Auditorias e Homologações de Produtos, Processos e Sistemas internos e de fornecedores.

1996 - 1998

VALEO SISTEMAS ELÉTRICOS

Vínculo: Expatriado para França, Enquadramento Funcional: Engenheiro da Qualidade, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenação das atividades ligadas ao Controle da Qualidade e desenvolvimento de componentes e fornecedores, Auditorias e Homologações de Produtos, Processos e Sistemas internos e de fornecedores.

1996 - 1998

Honda Automóveis do Brasil

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Engenheiro Líder de Controle da Qualidade, Carga horária: 40

Outras informações:
Engenheiro líder de Controle da Qualidade, Laboratórios, desenvolvimento de componentes e fornecedores, Auditorias e Homologações de Produtos, Processos e Sistemas internos e de fornecedores, Acompanhamento de ?try-outs? nos fornecedores e internamente, Coordenação de Ações de Melhoria nos desenhos dos componentes e produtos, Certificação e manutenção da ISO 9001. Instrutor de ferramentas da Qualidade e Produtividade (5S, Solução de Problemas, Melhoria Contínua etc).

2019 - Atual

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Escola de Engenharia, Carga horária: 12

Outras informações:
Departamento de Engenharia de Produção