Brisa Caroline Gonçalves Nunes
Mestre em Artes pelo Programa de Pós Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará (UFPA), sob orientação do Prof. Dr. José Afonso Medeiros, com dissertação intitulada: Da Ilustração de Livro Infantil ao Imaginário Amazônico: Mergulhos em "A história das crianças que plantaram um rio", na qual investiga, principalmente, a importância da imagem no livro ilustrado para crianças. É graduada em Artes Visuais - Bacharelado e Licenciatura pela UFPA (2012), desenvolveu estudos sobre museu e ensino de artes, dedicando as monografias de conclusão de curso ao tema de ilustrações para livro infantil e suas relações com a percepção estética da criança. Desenvolveu trabalhos de ilustração para a Editora Estudos Amazônicos, Tempo Editora e Twee Editora. Foi professora substituta da UFPA, pelo ICED (Instituto de Ciências da Educação), ministrando disciplinas de Arte Educação e Estágio Supervisionado. Atualmente é professora da rede estadual de ensino SEDUC/PA e na Licenciatura em Artes Visuais do PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica).
Informações coletadas do Lattes em 05/06/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Programa de Pós Graduação em Artes da UFPA
2014 - 2016
Universidade Federal do Pará
Título: Da Ilustração de Livro Infantil ao Imaginário Amazônico: mergulhos em "A história das crianças que plantaram um rio",Ano de Obtenção: 2016
José Afonso Medeiros Souza.Bolsista do(a): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa, FAPESPA, Brasil. Palavras-chave: Ilustração; Imaginário; A história das crianças que plantaram um rio.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Estudos Visuais. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Graduação em Artes Visuais - Bacharelado
2007 - 2012
Universidade Federal do Pará
Título: O Guarda Chuva Vermelho: Um Relato de Pesquisa no Campo da Ilustração do Livro Infantil
Orientador: Mario Luis Barata Júnior
Graduação em Artes Visuais - Licenciatura
2007 - 2011
Universidade Federal do Pará
Título: Ilustração do Livro Infantil: Reflexões sobre a Importância da Imagem no Desenvolvimento Estético Perceptivo da Criança
Orientador: Neder Roberto Charone
Formação complementar
2013 - 2013
Workshop de Colorização Digital. (Carga horária: 4h). , Impacto Quadrinhos, SEM SIGLA, Brasil.
2013 - 2013
Workshop Intensivo de Ilustração Digital. (Carga horária: 3h). , Impacto Quadrinhos, SEM SIGLA, Brasil.
2013 - 2013
Workshop de Concept Art. (Carga horária: 3h). , Impacto Quadrinhos, SEM SIGLA, Brasil.
2013 - 2013
Workshop de Iluminação Avançada. (Carga horária: 3h). , Impacto Quadrinhos, SEM SIGLA, Brasil.
2010 - 2010
Master Class - Modelo Vivo. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2009 - 2009
Cinema e Histórias em Quadrinhos. (Carga horária: 20h). , Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Roteiro Cinematográfico. (Carga horária: 20h). , Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Formação do VIVE - Vivendo Valores na Ed. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Iniciação à Linguagem Cinematográfica. (Carga horária: 27h). , Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Participação em eventos
XXIX Congresso da Federação de Arte/Educadores do Brasil e VII Congresso Internacional de Arte/Educadores,. EXPERIMENTAÇÃO POÉTICA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: RELATO SOBRE A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. 2019. (Congresso).
XXVIII Congresso Nacional da Federação de Arte-Educa- dores do Brasil e VI Congresso Internacional de Arte-Educadores - ?CONFAEB 30 ANOS: Ações Políticas de/para enfrentamentos, resistências e recriações?. PLANEJAMENTO ANUAL COLABORATIVO: EXPERIÊNCIAS PARA O ENSINO DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2018. (Congresso).
V ENEIMAGEM e II EIEIMAGEM.Ilustração e imaginário: estudo comparativo entre imagens de Water Babies e A história das crianças que plantaram um rio. 2015. (Encontro).
VII FÓRUM BIENAL DE PESQUISA EM ARTES - PELE DA ARTE.Da Ilustração Para Livro Infantil ao Imaginário Cultural Amazônico: Um Mergulho no Livro ?A História Das Crianças Que Plantaram Um Rio?. 2015. (Outra).
XXV CONFAEB e III Congresso Internacional da Federação de Arte E. MEMORIAL DE CRIAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS ENTRE A PRÁTICA ARTÍSTICA E A PRÁTICA DO ENSINO DE ARTES NA ESCOLA. 2015. (Congresso).
V Interartes e I Colóquio de Arte e Estética - O que pode o Corpo?. 2014. (Outra).
XXI Congresso Nacional da Federação de Arteeducadores do Brasil. 2011. (Congresso).
Amazônias: Paisagens, Narrativas, Sentidos. 2010. (Outra).
V Fórum Bienal de Pesquisa em Arte. 2010. (Outra).
VII Seminário do Ensino de Arte do Estado de Goiás e CONFAEB 20 anos: Indivíduos/coletivos/comunidades/redes. 2010. (Congresso).
1 Seminário de Pesquisa e 3 Seminário de Extensão do ICA (Instituto de Ciências das Artes). 2009. (Seminário).
Congresso Latino Americano e Caribenho de Arte/Educação e 19 Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil ? CONFAEB e do Encontro Nacional de Arte/Educação, Cultura e Cidadania. 2009. (Congresso).
IV Fórum Bienal de Pesquisa em Arte, Arte e Ambientalidade. 2008. (Outra).
Seminário Museus, Arte-Educação e Contemporaneidade. 2008. (Seminário).
XII Encontro Nacional dos Estudantes de Arte. 2008. (Encontro).
Participação em bancas
LEAO, A. C. A.; PEIXOTO, L. B. L.; COSTA, L. T.;NUNES, Brisa C. G.. Vozes da Marujada de Tracuateua: a importancia do video-documentário como Recurso Pedagógico para o Ensino da Arte da turma de 9 ano da EIMEF Elias Feres Gorayeb. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade Federal do Pará.
CIRILO NETO, J.; CARVALHO, M. L.;NUNES, Brisa C. G.. A cerâmica da associação Natur'Art: Uma proposta de recurso pedagógico para o ensino de Artes. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade Federal do Pará.
CIRILO NETO, J.; CHAGAS, E. W. N.;NUNES, Brisa C. G.. O artesanato como instrumento de sustentabilidade econômica e cultural na comunidade quilombola Gibirié de São Lourenço, em Barcarena. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade Federal do Pará.
CIRILO NETO, J.; CARVALHO, M. L.;NUNES, Brisa C. G.. Relendo Fagner Santana - Um estudo de caso a partir da proposta triangular na escola Araticu em Barcarena. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade Federal do Pará.
HAMOY, I. S. A. A.; CIRILO NETO, J.;NUNES, Brisa C. G.. As Artes Visuais e as representações artísticas nos desenhos dos alunos do 1 ano do Ensino Fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade Federal do Pará.
CIRILO NETO, J.; CHAGAS, E. W. N.;NUNES, Brisa C. G.. Meu Lugar: a cultura local de Barcarena no Conteúdo Programático de artes no Ensino Fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade Federal do Pará.
LIMA, D. C.; CHARONE, N. R.;NUNES, Brisa C. G.. Desenho: desenvolvimento do grafismo infantil - análise dos desenhos de dois aos dez anos - Relatos de experiências. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade Federal do Pará.
LIMA, D. C.; CHARONE, N. R.;NUNES, Brisa C. G.. A formação de identidade docente e a influência das experiências negativas no decurso do estágio obrigatório da grade curricular. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade Federal do Pará.
CHARONE, N. R.;NUNES, Brisa C. G.; LIMA, D. C.. Educando o olhar artístico, a arte se propagando como produto. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade Federal do Pará.
CHARONE, N. R.;NUNES, Brisa C. G.; CORREA, A. P.. Ensino e artes visuais e cultura popular: diálogos e contribuições. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade Federal do Pará.
MALHEIROS, U. S.; CHARONE, N. R.;NUNES, Brisa C. G.. Objeto didático-propositor criado a partir da obra Constelações de Joan Miró: uma deriva entre o lúdico e o ensino da arte. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade Federal do Pará.
VIANA, R. R.;NUNES, Brisa C. G.; COSTA, L. P.. Docência para colorir: uma discussão sobre a importância de Artes Visuais nas séries iniciais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade Federal do Pará.
VIANA, R. R.;NUNES, Brisa C. G.; SILVA, J. G.. "Tia, por favor, não me abandona mais": relato autobiográfico de experiências de ensino de Arte com crianças especiais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade Federal do Pará.
ASSIS, B. M.; SOUZA FILHO, E. B.;NUNES, Brisa C. G.. @Postitproverbios: Criação e Divulgação de Ilustrações no Meio Digital. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Bacharelado) - Universidade Federal do Pará.
SOUZA, J. A. M.; BRITTO, R. M.;NUNES, Brisa C. G.. Peculiaridades do desenho de um sujeito com autismo: um estudo de caso comparativo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade Federal do Pará.
CHARONE, N. R.; COSTA, L. T.;NUNES, Brisa C. G.. Artes Visuais e Educação Ambiental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade Federal do Pará.
Orientou
Criando um Portifólio de ensino de Artes Visuais para Criança com Autismo: Estudo de Caso; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Brisa Caroline Gonçalves Nunes;
Artes Visuais na Educação Infantil: Reflexões sobre as Vivências pedagógicas no Estágio Supervisionado I; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Brisa Caroline Gonçalves Nunes;
Desafios no processo de Ensino e Aprendizagem de Artes Visuais em uma Escola Campesina no Município de Barcarena; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Brisa Caroline Gonçalves Nunes;
Desenho Infantil: Reflexões sobre o papel do professor leitor das expressões gráficas da criança; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Brisa Caroline Gonçalves Nunes;
O jogo de tabuleiro como ferramenta de auxílio no ensino de artes visuais; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Brisa Caroline Gonçalves Nunes;
Uma infinita construção: Relatos sobre a formação docente a partir das experiências nos estágios supervisionados do curso de licenciatura em artes visuais da UFPA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Brisa Caroline Gonçalves Nunes;
O aprendizado da leitura de imagens através dos livros infantis ilustrados: Relato de experiência; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Brisa Caroline Gonçalves Nunes;
Outras produções
LEITE, D. R. ; NUNES, Brisa C. G. . Invisibilidades: contos. ISBN: 978-85-64540-57-6. 2013. (Design de Capa).
COELHO, Mauro Cezar ; LACERDA, F. G. ; NUNES, Brisa C. G. . Historiando o Pará/ ISBN 978-85-64504-32-3. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).
SILVA, Marcel Rolim da ; NUNES, Brisa C. G. . Política Indigenista. 2012. (Editoração/Livro).
COELHO, Mauro Cezar ; BEMERGUY, Amélia ; GUEDES, Luana ; PIMENTEL, Márcia Aparecida ; NUNES, Brisa C. G. . Estudos Amazônicos: Amazônia Contemporânea, 9 ano (volume 4). 2012. (Editoração/Livro).
COELHO, Mauro Cezar ; BEMERGUY, Amélia ; GUEDES, Luana ; PIMENTEL, Márcia Aparecida ; NUNES, Brisa C. G. . Estudos Amazônicos: Formação da Sociedade Amazônica, 7 ano, vol.2. 2012. (Editoração/Livro).
COELHO, Mauro Cezar ; BEMERGUY, Amélia ; GUEDES, Luana ; PIMENTEL, Márcia Aparecida ; NUNES, Brisa C. G. . Estudos Amazônicos: Amazônia e Formação da Sociedade Nacional, 8 ano (volume 3). 2012. (Editoração/Livro).
COELHO, Mauro Cezar ; NUNES, Brisa C. G. . Fundação de Belém. 2012. (Editoração/Livro).
COELHO, Geraldo Mártires ; NUNES, Brisa C. G. . A Independência do Pará (1823). 2012. (Editoração/Livro).
CANCELA, Cristina Donza ; NUNES, Brisa C. G. . A Família na Economia da Borracha. 2012. (Editoração/Livro).
ARENZ. Karl ; NUNES, Brisa C. G. . Fazer Sair da Selva: as Missões Jesuíticas na Amazônia. 2012. (Editoração/Livro).
COELHO, Mauro Cezar ; LACERDA, F. G. ; NUNES, Brisa C. G. . Historiando o Pará. 2012. (Editoração/Livro).
LACERDA, F. G. ; NUNES, Brisa C. G. ; SANTOS, I. R. . História e Natureza: nas aulas de estudos amazônicos. ISBN: 978-85-64540-31-6. 2012. (Design de Capa).
COELHO, Mauro Cezar ; LACERDA, F. G. ; NUNES, Brisa C. G. . Historiando o Pará. ISBN: 978-85-64540-32-3. 2012. (Design de Capa).
COELHO, Geraldo Mártires ; NUNES, Brisa C. G. . Nos Passos de Clio. ISBN: 978-85-64540-41-5. 2012. (Design de Capa).
QUEIROS, E. ; HOLANDA, S. ; NUNES, Brisa C. G. ; SANTOS, I. R. . Três Contos (Coleção Clássicos e Atividades). ISBN: 978-85-64540-34-7. 2012. (Design de Capa).
AZEVEDO, A. ; HOLANDA, S. ; NUNES, Brisa C. G. ; SANTOS, I. R. . O Cortiço (Coleção Clássicos e Atividades). ISBN: 978-85-64540-47-7. 2012. (Design de Capa).
ALVES, C. ; HOLANDA, S. ; NUNES, Brisa C. G. ; SANTOS, I. R. . Os Escravos (Coleção Clássicos e Atividades). ISBN: 978-85-64540-24-8. 2012. (Design de Capa).
NUNES, Brisa C. G. . Série de ilustrações para o livro infantil: A menina que veio do rio. 2015. Ilustração.
NUNES, Brisa C. G. . Série de ilustrações para o livro infantil: Cinderela. 2014. Ilustração.
NUNES, Brisa C. G. . Série de ilustrações para o livro infantil: O Gato de Botas. 2014. Ilustração.
NUNES, Brisa C. G. . Série de ilustrações para o livro infantil: O Homem que Virava Porco. 2013. Ilustração.
NUNES, Brisa C. G. ; BITTENCOURT, A. ; BARATTA, M. . Série de ilustrações para o livro infantil: A Boiuna e a Moça. 2012. Ilustração.
NUNES, Brisa C. G. . Série de ilustrações para livro infantil: No Olho do Mapinguari. 2012. Ilustração.
Lobato, Tadeu ; Neves, Maira ; NUNES, Brisa C. G. . Documentário "Procura-se". 2011. Vídeo.
NUNES, Brisa C. G. ; Lisboa, Rosemara ; Farias, Karina ; Amaral, Bruno . Documentário "Vadião". 2010. Vídeo.
NUNES, Brisa C. G. . Quadros, série I, II e III. 2008. Desenho.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Rede Estadual de Ensino, EEEF Lar de Maria. , Avenida Almirante Barroso 33, São Braz, 66093020 - Belém, PA - Brasil, Telefone: (091) 32264774
Experiência profissional
2016 - 2018
Universidade Federal do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Magistério Superior, Professora Substituta, Carga horária: 40
2013 - 2014
Fundação de Apoio à Educação Tecnológica, Pesquisa e Extensão do CEFET/PAVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Outras informações:
Atuação como professor bolsista de cursos técnicos do PRONATEC. Ministrou a disciplina de Roteiro no curso de Operador de Câmera e as disciplinas de Tecnologias de Produção Gráfica e Tratamento de Imagens com Photoshop no curso de Editor de Projeto Visual Gráfico.
2010 - 2013
EDITORA ESTUDOS AMAZÔNICOSVínculo: funcionária, Enquadramento Funcional: Ilustradora, Carga horária: 44
Outras informações:
Desenvolveu atividades em editoração de livros didáticos, paradidáticos e infantis. Realiza projetos gráficos de capa, tratamento e restauração digital de imagens, ilustrações à mão livre coloridas digitalmente ou em aquarela, entre outras estratégias de uso de imagens em livros.
2010 - 2011
Museu de Arte de BelémVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação no departamento de Ação Educativa do Museu, relacionados a tarefas administrativas, de pesquisa, de execução de pequenos projetos gráficos, o recebimento de público nas salas expositivas do museu e ao contato com crianças inscritas no Projeto Ponte Arte, de autoria do museu. O projeto realiza oficinas artísticas, propondo momentos de aprendizagem e descontração, coordenado pelo setor de Ação Educativa, tendo como público alvo as crianças que moram na Passagem do Carmo, no bairro da Cidade Velha, em Belém.
2010 - 2011
Escola estadual Augusto MeiraVínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora de oficinas, Carga horária: 5
Outras informações:
O Programa mais Educação (educação integral) Seduc/MEC oferece às escolas públicas oficinas variadas, visando uma adaptação a modalidade integral da educação escolar. As oficinas podem ser de aspectos variados, envolvendo atividades físicas, de lazer, reforço de disciplinas, cidadania, cultura e artes. A oficina de História em Quadrinhos se enquadra na modalidade artística e tinha como objetivo realizar a transmissão do conhecimento das narrativas seqüenciais, bem como estimular sua produção.
2010 - 2010
III Salão Internacional de Humor da AmazôniaVínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora de visitação de exposição, Carga horária: 4
Outras informações:
Participação em monitoria de exposição realizada no Espaço São José Liberto, na qual desenvolveu oficinas artísticas sobre caricatura, charge e cartum para o público escolar, além de monitoria para o público geral.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Brisa Caroline Gonçalves Nunes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?