CICEFRAN SOUZA DE CARVALHO
Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Matemáticas pela Universidade Regional do Cariri (2010). É Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (2021). É Especialista em Educação Matemática pela Universidade Regional do Cariri (URCA), em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Ceará (UFC); é Mestre e doutor em Educação pela Absoulute Christian University. Tem experiência no ensino de Matemática no Ensino Fundamental II; no Ensino Médio; no Ensino Superior; no Ensino de Física dos Ensinos Médio e Superior; e em Estatística no Ensino superior. Tem experiência em Educação à Distância, onde esteve Professor-Tutor à distância do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará, Campus Juazeiro do Norte e Campus Iguatu. É Professor da Universidade Regional do Cariri desde junho de 2012, vinculado ao Departamento de Matemática; Está coordenador do Curso de Matemática da URCA / UD Campos Sales desde 2015. É especialista em Direito e gestão Pública pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e em Advocacia Cível pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP. É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). É advogado, vinculado à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional do Estado do Ceará - Subseção Crato.
Informações coletadas do Lattes em 29/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Science of Education (Ciências da Educação)
2017 - 2020
Absoulute Christian University
Título: A Aprendizagem Cooperativa como Metodologia de Ensino na Educação Básica
Orientador: Estaniislau Ferreira Bie
Palavras-chave: Aprendizagem; Aprendizagem Cooperativa; Cooperação; ENSINO E APRENDIZAGEM.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Mestrado em Educação em Ciências e Matemática
2021 - 2023
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Formações em Aprendizagem em Grupos Cooperativos: Contribuições para melhoria da aprendizagem em uma escola da rede pública de Juazeiro do Norte, Ano de Obtenção: 2023
EDELWEIS JOSE TAVARES BARBOSA.Palavras-chave: Aprendizagem Cooperativa; Cooperação; Formações; Oficinas.Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em Educação
2015 - 2017
Absoulute Christian University
Título: A APRENDIZAGEM COOPERATIVA: FORMAS DE CONTRIBUIÇÃO NA MELHORIA DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL JERÔNIMO FREIRE DOS SANTOS, Ano de Obtenção: 2018
Estanislau Ferreira Bié.Palavras-chave: Metodologia; Aprendizagem Cooperativa; Cooperação; Ensino de Matemática.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Especialização em PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ADVOCACIA CÍVEL
2022 - 2023
Fundação Escola Superior do Ministério Público
Título: NÃO HOUVE
Especialização em Especialização em Direito Administrativo e Gestão Pública
2020 - 2022
Fundação Universidade Regional do Cariri
Título: MEDIDAS PROVISÓRIAS: A USURPAÇÃO DO DIREITO DE LEGISLAR PELO EXECUTIVO
Orientador: ROBERTA GONÇALVES BEZERRA DE MENEZES
Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica
2013 - 2015
Universidade Federal do Ceará
Título: A Aprendizagem Cooperativa na EEM de Campos Sales
Orientador: Prof.ª Ms. Sílvia Helena do Nascimento
Especialização em Gestão Escolar
2010 - 2012
Universidade Federal do Ceará
Título: A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS COMO RECURSO AVALIATIVO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Orientador: Prof. Ms. Adauto Neto Fonseca Duque
Especialização em Educação Matemática
2010 - 2011
Universidade Regional do Cariri
Título: Avaliação da Aprendizagem Matemática: Um parâmetro entre a Avaliação Lúdica e a Escrita
Orientador: Prof.ª MS Luciana Macedo
Formação complementar
2011 - 2011
Agentes Ambientais. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2011 - 2011
Capacitação de Tutores à Distância. (Carga horária: 100h). , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, IFCE, Brasil.
2010 - 2011
Mudanças Climáticas. (Carga horária: 160h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2010 - 2010
GESTAR II. (Carga horária: 300h). , Prefeitura Municipal de Campos Sales - Secretaria de Educação, PMCS, Brasil.
2009 - 2010
Tecnol. na Educação: Introdução à Educação Digital. (Carga horária: 40h). , Secretaria da Educação Básica do Ceará, SEDUC, Brasil.
2009 - 2009
Controle Social das Contas Públicas. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2009 - 2009
Monitoria em Informática. (Carga horária: 80h). , Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
2008 - 2009
Gestão da Cadeia Produtiva do turismo. (Carga horária: 240h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2008 - 2009
Educação à Distância. (Carga horária: 20h). , Serviço Federal de Processamento de Dados, SERPRO, Brasil.
2008 - 2009
Introdução ao GNU/Linux - Livre. (Carga horária: 20h). , Serviço Federal de Processamento de Dados, SERPRO, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Programa Bolsa Família. (Carga horária: 95h). , Instituto Brasileiro de Administração Municipal, IBAM, Brasil.
2008 - 2008
Manutenção de Micro-conputadores e Redes. (Carga horária: 227h). , Prefeitura Municipal de Campos Sales - Sec. do Trabalho e Inclusão Social, PMCS, Brasil.
2008 - 2008
RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2008 - 2008
Álgebra Matemática. (Carga horária: 180h). , Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
2008 - 2008
Desafio National Geographic 2008. (Carga horária: 160h). , National Geographic Brasil, NGB, Brasil.
2006 - 2007
Curso de Formação de Professores Alfabetizadores. (Carga horária: 180h). , Prefeitura Municipal de Campos Sales - Secretaria Municipal de Educação, SEDUC, Brasil.
2006 - 2006
Manutenção de Computadores Tipo PC. (Carga horária: 40h). , Instituto Centro de Ensino Tecnológico, CENTEC, Brasil.
2000 - 2000
Operador de Micro-Computador. (Carga horária: 560h). , Instituto Centro de Ensino Tecnológico, CENTEC, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística.
Organização de eventos
CARVALHO, C. S. . IX SEMANA DE MATEMÁTICA DA URCA - CAMPUS AVANÇADO DE CAMPOS SALES. 2022. (Outro).
CARVALHO, C. S. . VIII SEMANA DE MATEMÁTICA DA URCA / UD CAMPOS SALES. 2021. (Outro).
CARVALHO, C. S. . VII SEMANA DE MATEMÁTICA DA URCA / UD CAMPOS SALES. 2020. (Outro).
CARVALHO, C. S. . I FEIRA REGIONAL DE MATEMÁTICA DO CARIRI OESTE. 2019. .
CARVALHO, C. S. . V FEIRA DE JOGOS MATEMÁTICOS DA URCA/UD CAMPOS SALES. 2019. .
CARVALHO, C. S. . I COPA CURSO DE MATEMÁTICA DE FUTEBOL DE SALÃO. 2019. (Outro).
CARVALHO, C. S. . VI SEMANA DE MATEMÁTICA PURA E EDUCACIONAL DA URCA/UD CAMPOS SALES. 2019. (Outro).
CARVALHO, C. S. . V SEMANA DE MATEMÁTICA DA URCA/UD CAMPOS SALES. 2018. (Outro).
CARVALHO, C. S. . I FEIRA REGIONAL E IV INSTITUCIONAL FEIRA DE JOGOS MATEMÁTICOS. 2017. .
CARVALHO, C. S. . IV SEMANA DA MATEMÁTICA DA URCA/UD CAMPOS SALES. 2017. (Outro).
CARVALHO, C. S. . IV SEMANA DA MATEMÁTICA DA URCA/UD CAMPOS SALES: A MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO. 2017. (Outro).
CARVALHO, C. S. . III FEIRA DE JOGOS MATEMÁTICOS. 2016. .
CARVALHO, C. S. . III SEMANA DA MATEMÁTICA DA URCA / UD CAMPOS SALES. 2016. (Outro).
CARVALHO, C. S. . III SEMANA DA MATEMÁTICA DA URCA/UD CAMPOS SALES. 2016. (Outro).
CARVALHO, C. S. . II FEIRA DE JOGOS MATEMÁTICOS: MATEMÁTICA NA PRAÇA. 2015. .
CARVALHO, C. S. ; MORAES, F. R. F. . II semana da Matematica Pura e Educacional da URCA/UD Campos Sales(UDCS). 2015. (Outro).
CARVALHO, C. S. . II Feira de Jogos Matemáticos. 2015. .
CARVALHO, C. S. . I Feira de Jogos Matemáticos da URCA/UD Campos Sales. 2014. .
CARVALHO, C. S. . I Feira de Jogos Matemáticos da URCA/UD Campos Sales. 2014. .
CARVALHO, C. S. . II Feira de Jogos Matemáticos. 2015. .
CARVALHO, C. S. . III FEIRA DE JOGOS MATEMÁTICOS. 2016. .
CARVALHO, C. S. . I FEIRA REGIONAL E IV INSTITUCIONAL FEIRA DE JOGOS MATEMÁTICOS. 2017. .
CARVALHO, C. S. . III SEMANA DA MATEMÁTICA DA URCA/UD CAMPOS SALES. 2016. (Outro).
CARVALHO, C. S. . V SEMANA DE MATEMÁTICA DA URCA/UD CAMPOS SALES. 2018. (Outro).
CARVALHO, C. S. . I FEIRA REGIONAL DE MATEMÁTICA DO CARIRI OESTE. 2019. .
CARVALHO, C. S. . V FEIRA DE JOGOS MATEMÁTICOS DA URCA/UD CAMPOS SALES. 2019. .
CARVALHO, C. S. . IV SEMANA DA MATEMÁTICA DA URCA/UD CAMPOS SALES: A MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO. 2017. (Outro).
Participação em eventos
I ENCONTRO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA.A ludicidade no processo de avaliação escolar. 2021. (Encontro).
XXV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática (EBRAPEM).APRENDIZAGEM COOPERATIVA: COMO ELA PODE CONTRIBUIR PARA MELHORIA DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE JUAZEIRO DO NORTE. 2021. (Encontro).
I CONGRESSO INTERDISCIPLINAR DE DIREITO, ARTE E CULTURA - CIDAC. 2018. (Congresso).
I CONGRESSO ONLINE JOVEM ADVOCACIA 3.0. 2018. (Congresso).
V CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - V CONEDU. PIREI. 2018. (Congresso).
I Congresso Internacional de Direito Penal do Cariri. 2017. (Congresso).
IV FEIRA NACIONAL DE MATEMÁTICA. Estudo de Caso: A aprendizagem Cooperativa na EEM de Campos Sales. 2015. (Feira).
III ENCONTRO CEARENSE DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA.Matemática Cooperativa: Uma nova forma de aprender Matemática. 2014. (Encontro).
I Semana de Matemática da Universidade Regional do Cariri - Unidade Descentralizada de Campos Sales (URCA/UDCS).A Formação de Professores nos Cursos de Matemática. 2014. (Outra).
VII Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática. 2014. (Encontro).
Participação em bancas
CARVALHO, C. S.. JOGOS MATEMÁTICOS: UM POTENCIAL LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES MATEMÁTICAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Regional do Cariri.
CARVALHO, C. S.; SOUSA, F. R.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - URCA / UNIDADE DESCENTRALIZADA DE CAMPOS SALES.
CARVALHO, C. S.; MORAES, F. R. F.. REVIVENDO A MINHA HISTÓRIA: LEMBRAR É MERGULHAR EM SI MESMO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - URCA / UNIDADE DESCENTRALIZADA DE CAMPOS SALES.
CARVALHO, C. S.; MORAES, F. R. F.. MEU PERCURSO DE VIDA: UMA JORNADA POSSÍVEL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - URCA / UNIDADE DESCENTRALIZADA DE CAMPOS SALES.
CARVALHO, C. S.; MORAES, F. R. F.. MEMÓRIAS DE UMA VIDA: LEMBRAR E REVIVER. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - URCA / UNIDADE DESCENTRALIZADA DE CAMPOS SALES.
CARVALHO, C. S.; MORAES, F. R. F.. MINHA HISTÓRIA DE VIDA: REVIVENDO O PASSADO PARA CONSTRUIR O PRESENTE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - URCA / UNIDADE DESCENTRALIZADA DE CAMPOS SALES.
CARVALHO, C. S.; MORAES, F. R. F.. MINHA VIDA COM A MATEMÁTICA: VIVÊNCIAS E RECORDAÇÕES. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - URCA / UNIDADE DESCENTRALIZADA DE CAMPOS SALES.
CARVALHO, C. S.; MORAES, F. R. F.. MINHAS LEMBRANÇAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - URCA / UNIDADE DESCENTRALIZADA DE CAMPOS SALES.
CARVALHO, C. S.; MORAES, F. R. F.. MINHAS MEMÓRIAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - URCA / UNIDADE DESCENTRALIZADA DE CAMPOS SALES.
CARVALHO, C. S.; MORAES, F. R. F.. A MATEMÁTICA DA MINHA VIDA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - URCA / UNIDADE DESCENTRALIZADA DE CAMPOS SALES.
CARVALHO, C. S.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - URCA / UNIDADE DESCENTRALIZADA DE CAMPOS SALES.
CARVALHO, C. S.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - URCA / UNIDADE DESCENTRALIZADA DE CAMPOS SALES.
CARVALHO, C. S.. A MATEMÁTICA DA MINHA VIDA: CONSTRUÇÃO DE NOVOS SABERES. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - URCA / UNIDADE DESCENTRALIZADA DE CAMPOS SALES.
CARVALHO, C. S.. NARRANDO OS FATOS SOBRE A MINHA HISTÓRIA DE VIDA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - URCA / UNIDADE DESCENTRALIZADA DE CAMPOS SALES.
CARVALHO, C. S.. TRAJETÓRIA DE UMA VIDA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - URCA / UNIDADE DESCENTRALIZADA DE CAMPOS SALES.
CARVALHO, C. S.. É CAMINHANDO QUE SE FAZ O CAMINHO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - URCA / UNIDADE DESCENTRALIZADA DE CAMPOS SALES.
CARVALHO, C. S.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - URCA / UNIDADE DESCENTRALIZADA DE CAMPOS SALES.
CARVALHO, C. S.. MINHA VIDA E MINHAS ESCOLHAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - URCA / UNIDADE DESCENTRALIZADA DE CAMPOS SALES.
CARVALHO, C. S.; MORAES, F. R. F.; NOBRE, R. F.. A MATEMÁTICA EM MINHA VIDA: MEMÓRIAS DE UM APRENDIZ. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - URCA / UNIDADE DESCENTRALIZADA DE CAMPOS SALES.
CARVALHO, C. S.; MORAES, F. R. F.; NOBRE, R. F.. UM PENSAMENTO MATEMÁTICO CONSTRUÍDO AO LONGO DA MINHA HISTÓRIA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - URCA / UNIDADE DESCENTRALIZADA DE CAMPOS SALES.
CARVALHO, C. S.; MORAES, F. R. F.; NOBRE, R. F.. APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS DA MINHA VIDA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - URCA / UNIDADE DESCENTRALIZADA DE CAMPOS SALES.
CARVALHO, C. S.; MORAES, F. R. F.; NOBRE, R. F.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - URCA / UNIDADE DESCENTRALIZADA DE CAMPOS SALES.
CARVALHO, C. S.. CEARÁ CIENTÍFICO - ETAPA REGIONAL CREDE 18. 2022. 18.ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação.
Orientou
Da vida simples no campo, à conquista da graduação: lembranças do passado e a concretização de um sonho; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciaura Plena em Ciências Matemáticas) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Cicefran Souza de Carvalho;
Algumas páginas da vida de uma jovem determinada; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciaura Plena em Ciências Matemáticas) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Cicefran Souza de Carvalho;
A História da Menina que Nunca deixou de sorrir; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciaura Plena em Ciências Matemáticas) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Cicefran Souza de Carvalho;
Minha vida e memórias, das quais sempre lembrarei; ; ; ; 2019; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - URCA / UNIDADE DESCENTRALIZADA DE CAMPOS SALES; Orientador: Cicefran Souza de Carvalho;
Uma retrospectiva simplista da minha vida; 2019; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - URCA / UNIDADE DESCENTRALIZADA DE CAMPOS SALES; Orientador: Cicefran Souza de Carvalho;
Narrando Fatos Sobre a Minha História de Vida; 2019; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - URCA / UNIDADE DESCENTRALIZADA DE CAMPOS SALES; Orientador: Cicefran Souza de Carvalho;
Minha Vida em Palavras; 2019; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - URCA / UNIDADE DESCENTRALIZADA DE CAMPOS SALES; Orientador: Cicefran Souza de Carvalho;
O trem da vida, uma viagem em minhas memórias; 2019; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - URCA / UNIDADE DESCENTRALIZADA DE CAMPOS SALES; Orientador: Cicefran Souza de Carvalho;
Singelas memórias de uma jovem de 22 anos; 2019; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - URCA / UNIDADE DESCENTRALIZADA DE CAMPOS SALES; Orientador: Cicefran Souza de Carvalho;
Lembranças da minha trajetória; 2019; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - URCA / UNIDADE DESCENTRALIZADA DE CAMPOS SALES; Orientador: Cicefran Souza de Carvalho;
Narrativas de formação: experiências de vida pessoal e acadêmica; 2019; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - URCA / UNIDADE DESCENTRALIZADA DE CAMPOS SALES; Orientador: Cicefran Souza de Carvalho;
Relembrando Momentos da Minha Trajetória de Vida; 2019; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - URCA / UNIDADE DESCENTRALIZADA DE CAMPOS SALES; Orientador: Cicefran Souza de Carvalho;
Relato das experiências vivenciadas nos estágios; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciaura Plena em Ciências Matemáticas) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Cicefran Souza de Carvalho;
Minha vida; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciaura Plena em Ciências Matemáticas) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Cicefran Souza de Carvalho;
Matemática para todos; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciaura Plena em Ciências Matemáticas) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Cicefran Souza de Carvalho;
Portfólio Acadêmico; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciaura Plena em Ciências Matemáticas) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Cicefran Souza de Carvalho;
Portfólio Acadêmico; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciaura Plena em Ciências Matemáticas) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Cicefran Souza de Carvalho;
Portfólio Acadêmico; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciaura Plena em Ciências Matemáticas) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Cicefran Souza de Carvalho;
Portfólio Acadêmico; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciaura Plena em Ciências Matemáticas) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Cicefran Souza de Carvalho;
Portfólio Acadêmico; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciaura Plena em Ciências Matemáticas) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Cicefran Souza de Carvalho;
Portfólio Acadêmico; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciaura Plena em Ciências Matemáticas) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Cicefran Souza de Carvalho;
Portfólio Acadêmico; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciaura Plena em Ciências Matemáticas) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Cicefran Souza de Carvalho;
Portfólio Acadêmico; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciaura Plena em Ciências Matemáticas) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Cicefran Souza de Carvalho;
Portfólio Acadêmico; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciaura Plena em Ciências Matemáticas) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Cicefran Souza de Carvalho;
Portfólio Acadêmico; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciaura Plena em Ciências Matemáticas) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Cicefran Souza de Carvalho;
Portfólio Acadêmico; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciaura Plena em Ciências Matemáticas) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Cicefran Souza de Carvalho;
Portfólio Acadêmico; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciaura Plena em Ciências Matemáticas) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Cicefran Souza de Carvalho;
Portfólio Acadêmico; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciaura Plena em Ciências Matemáticas) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Cicefran Souza de Carvalho;
Portfólio Acadêmico; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciaura Plena em Ciências Matemáticas) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Cicefran Souza de Carvalho;
Portfólio Acadêmico; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciaura Plena em Ciências Matemáticas) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Cicefran Souza de Carvalho;
Portfólio Acadêmico; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciaura Plena em Ciências Matemáticas) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Cicefran Souza de Carvalho;
Portfólio Acadêmico; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciaura Plena em Ciências Matemáticas) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Cicefran Souza de Carvalho;
Portfólio Acadêmico; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciaura Plena em Ciências Matemáticas) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Cicefran Souza de Carvalho;
Rafael Pereira da Silva; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciaura Plena em Ciências Matemáticas) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Cicefran Souza de Carvalho;
Portfólio Acadêmico; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciatura do Ensino Fundamental) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Cicefran Souza de Carvalho;
Portfólio Acadêmico; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciaura Plena em Ciências Matemáticas) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Cicefran Souza de Carvalho;
Produções bibliográficas
-
SILVA, F. L. N. ; CARVALHO, C. S. . ENSINO REMOTO MEDIADO PELA PLATAFORMA PADLET: INOVAÇÃO E TECNOLOGIA. ANAIS DA SEMANA DE MATEMÁTICA DA URCA UD CAMPOS SALES , v. 1, p. 44-45, 2021.
-
GOMES, J. S. ; CARVALHO, C. S. ; LIMA, W. J. ; LIMA, E. A. . O USO DO GOOGLE FORMS NA CRIAÇÃO DE ATIVIDADES GAMIFICADAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. ANAIS DA SEMANA DE MATEMÁTICA DA URCA UD CAMPOS SALES , v. 1, p. 93-94, 2021.
-
SALES, P. L. S. ; CARVALHO, C. S. ; OLIVEIRA, L. A. ; CARVALHO, R. M. M. A. . XADREZ PEDAGÓGICO COMO FORMA DE MELHORAR AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NA MATEMÁTICA E EM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. ANAIS DA SEMANA DE MATEMÁTICA DA URCA UD CAMPOS SALES , v. 1, p. 119-120, 2020.
-
ARRAIS, I. A. M. ; CARVALHO, C. S. . LIBRAS COMO AUXÍLIO NO LABORATÓRIO DE JOGOS MATEMÁTICOS. CONEDU , v. 1, p. 1, 2019.
-
ARRAIS, I. A. M. ; CARVALHO, C. S. ; SILVA FILHO, R. E. . Pi rei. CONEDU , v. 1, p. 1, 2018.
-
ARAUJO, J. F. ; CARVALHO, C. S. . A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE MELHORIA NA QUALIDADE DO ENSINO DA MATEMÁTICA. CONEDU , v. 1, p. 1, 2018.
-
SILVA FILHO, R. E. ; ARRAIS, I. A. M. ; CARVALHO, C. S. ; LIMA, S. O. . INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA. CONEDU , v. 1, p. 1, 2018.
-
CARVALHO, C. S. ; ARAUJO, J. F. ; OLIVEIRA, L. A. ; CARVALHO, R. M. M. A. . PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DESAPARECE UM COM O SURGIMENTO DO OUTRO?. CONEDU , v. 1, p. 1, 2018.
-
MAIA, C. S. ; SALES, P. L. S. ; SILVA SOBRINHO, A. A. ; CARVALHO, C. S. ; OLIVEIRA, L. A. . XADREZ PARA ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR. SEMANA DE MATEMÁTICA DA URCA UD CAMPOS SALES , v. V, p. 31, 2018.
-
CARVALHO, C. S. ; OLIVEIRA, L. A. . VIVENCIAMOS O FIM DA SOCIEDADE DO TRABALHO?. SEMANA DA MATEMÁTICA DA URCA UD CAMPOS SALES , v. II, p. 1, 2016.
-
CARVALHO, C. S. ; OLIVEIRA, L. A. . SOCIOINTERACIONISMO, EDUCAÇÃO EMOCIONAL E APRENDIZAGEM COOPERATIVA: AS TEORIA E A METODOLOGIA EM PROL DA APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA.. SEMANA DA MATEMÁTICA DA URCA/UD CAMPOS SALES , v. II, p. 1, 2016.
-
CARVALHO, C. S. ; OLIVEIRA, L. A. . LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: A FORMA DO CONTEÚDO DE MATEMÁTICA NO PERÍODO DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA E APÓS OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE 1998. SEMANA DA MATEMÁTICA DA URCA/UD CAMPOS SALES , v. II, p. 1-18, 2016.
-
CARVALHO, C. S. ; SOUSA, F. R. . INCLUSÃO: UM DESAFIO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. SEMANA DA MATEMÁTICA DA URCA/UD CAMPOS SALES , v. 2, p. 1-15, 2015.
-
CARVALHO, C. S. ; BRITO, S. . A Aprendizagem Cooperativa segundo Paulo Freire e Carls Rogers. Anais da Semana de Matemática da URCA/UD Campos Sales , v. 1, p. 1-11, 2015.
-
CARVALHO, C. S. ; SOUSA, F. R. . A aprendizagem Cooperativa no Ensino da Matemática. Anais da Semana de Matemática da URCA/UD Campos Sales , v. 1, p. 1-18, 2015.
-
CARVALHO, C. S. . A Aprendizagem Cooperativa no Ensino da Matemática. 1. ed. Curitiba: Editora Appris, 2019. v. 1. 245p .
-
CARVALHO, C. S. ; SILVA, F. L. N. ; OLIVEIRA, L. A. ; CARVALHO, R. M. M. A. . AS PLATAFORMAS DIGITAIS: ENSINO-APRENDIZAGEM NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19. In: ADÍLIO JÚNIOR DE SOUZA E FRANCISCO RONALD FEITOSA MORAES. (Org.). A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA MODERNIDADE. 1ed.JABOATÃO DOS GUARARAPES/PE: INOVE PRIMER, 2022, v. 1, p. 1-203.
-
CARVALHO, C. S. ; OLIVEIRA, L. A. ; CARVALHO, R. M. M. A. ; ARAUJO, J. F. . A IMPORTÂNCIA DA IMPLANTAÇÃO DA DISCIPLINA AFROETNOMATEMÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. In: FRANCISCO RONALD FEITOSA MORAES E ADÍLIO JÚNIOR DE SOUZA. (Org.). DIDÁTICA DAS CIêNCIAS E MATEMÁTICA. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2020, v. 1, p. 1-255.
-
ARRAIS, I. A. M. ; CARVALHO, C. S. ; SILVA FILHO, R. E. . PI-REI. In: V CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2018, RECIFE/OLINDA. ANAIS V CONEDU. Campina Grande: Editora Realize, 2018. v. 1. p. 1-198.
-
SILVA FILHO, R. E. ; ARRAIS, I. A. M. ; CARVALHO, C. S. . 'INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA. In: V CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2018, RECIFE/OLINDA. ANAIS V CONEDU. Campina Grande -PB: Editora Realize, 2018. v. 1. p. 1-198.
-
CARVALHO, C. S. ; ARAUJO, J. F. ; OLIVEIRA, L. A. ; CARVALHO, R. M. M. A. . PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM DESAPARECE UM COM O SURGIMENTO DO OUTRO. In: V CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - V CONEDU, 2018, RECIFE/OLINDA. Anais V CONEDU. Campina Grande: Realize Eventos e Editora, 2018. v. I.
-
CARVALHO, C. S. ; ARAUJO, J. F. . 'A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE MELHORIA NA QUALIDADE DO ENSINO DA MATEMÁTICA. In: V CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - V CONEDU, 2018, RECIFE/OLINDA. Anais V CONEDU. Campina Grande: Realize Eventos e Editora, 2018. v. I.
-
CARVALHO, C. S. . Livro Didático de Matemática: A Forma do Conteúdo no Período do Movimento da Matemática Moderna e Após os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1998. In: Semana da Matemática da URCA/UD Campos Sales, 2016, Campos Sales. III SEMANA DA MATEMÁTICA DA URCA/UD CAMPOS SALES, 2016.
-
SILVA, F. L. N. ; ARRAIS, I. A. M. ; SOUSA, J. S. ; CARVALHO, C. S. . PENTÁGONO REGULAR: UMA ABORDAGEM DIDATICA E SUA RELAÇÃO COM O PHI. In: SEMANA DE MATEMÁTICA DA URCA / UD CAMPOS SALES, 2019, CAMPOS SALES. VI SEMANA DE MATEMÁTICA DA URCA / UD CAMPOS SALES, 2019. v. VI.
-
CARVALHO, C. S. ; NOGUEIRA, J. A. P. ; OLIVEIRA, L. A. . ANAIS DA VIII SEMANA DE MATEMÁTICA DA URCA - CAMPUS CAMPOS SALES. CAMPOS SALES: ANAIS DA SEMANA DE MATEMÁTICA DA URCA/UD CAMPOS SALES, 2021 (Organizador).
-
CARVALHO, C. S. ; NOGUEIRA, J. A. P. . ANAIS DA VII SEMANA DE MATEMÁTICA DA URCA - CAMPUS CAMPOS SALES. CAMPOS SALES: ANAIS DA SEMANA DE MATEMÁTICA DA URCA/UD CAMPOS SALES, 2020 (Organizador).
-
BIE, E. F. ; CUNHA JUNIOR, H. ; SILVA, M. S. ; RODRIGUES, M. M. ; CARVALHO, C. S. ; BIE, S. L. S. ; SANTOS, F. S. C. ; BIBIANO, F. A. L. . Fazer Educativo (Volume VI): Inclusão: Conceitos, Paradigmas, Respeito às Diferenças e à Diversidade. Porto Alegre: Editora Fi, 2018 (Organizador).
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - 2014
Universidade Federal do CearáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à Distância, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutor à Distância do Curso Aluno Integrado.
2015 - Atual
Universidade Regional do CaririVínculo: Comissionado, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Matemática/UD C.Sales, Carga horária: 40
2014 - Atual
Universidade Regional do CaririVínculo: Contrato por Tempo Determinado, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 40
Outras informações:
Aprovado para a área de Educação Matemática.
2012 - 2013
Universidade Regional do CaririVínculo: Professor Temporário, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 40
Outras informações:
Aprovado para a Área de Educação Matemática, contudo lecionou Matemática pura e educação matemática no período em que esteve vinculado.
2013 - 2014
EEFM DE CAMPOS SALES - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DO CEARÁVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 40
2010 - 2013
EEFM DE CAMPOS SALES - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DO CEARÁVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 16
Outras informações:
Professor Temporário na EEFM de Campos Sales com carga horária mensal de 100 horas, lecionando Matemática no 1. ano do Ensino Médio e Física do 2. ao 3. ano do Ensino Médio.
2009 - 2013
Centro Educacional Sagrado CoraçãoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 75
1998 - Atual
Prefeitura Municipal de Campos Sales - Secretaria Municipal de EducaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Agente Administrativo, Carga horária: 40
Outras informações:
Cedido ao Governo do Estado do Ceará para assumir a função de coordenador pedagógico na EEFM de Campos Sales
2010 - 2010
Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Presidente MédiciVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Ensino pré-vestibular nas Disciplinas de Matemática e Física
2015 - 2015
Faculdade de Juazeiro do NorteVínculo: Professor Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviço
Outras informações:
Ministrar aula de Física I no Curso de Especialização em Matemática e Física.
2015 - 2020
EEF Jerônimo Freire dos SantosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 20
Outras informações:
Contrato temporário renovado anualmente mediante processo seletivo simplificado
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de CICEFRAN SOUZA DE CARVALHO e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?