Francisco George Alves de Sousa

Cursando especialização em Direito da Família pela Universidade Cândido Mendes e Letras (Português e Literatura) pela Faculdade da Grande Fortaleza. Graduado em DIREITO pelo Centro Universitário Estácio do Ceará (2011). Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005). Atualmente é professor de Língua Inglesa e Informática na E.E.F.M. Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco; Professor de Língua Inglesa da E.E.F.M. Padre Rocha. Já lecionou na Fundação Érico Mota/Projeto José Henrique e atuou como Tutor a distancia no Curso de Prevenção e Uso de Drogas para Educadores das Escolas Públicas pela UFC Virtual. Já trabalhou como professor de Participação Cidadã no Projovem Urbano da Prefeitura Municipal de Fortaleza e no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA. Prestou serviços também pela Prefeitura Municipal de Fortaleza lecionando a disciplina de Produção Textual. Laborou no Sest Senat como instrutor dos cursos de Auxiliar Administrativo e Despachante Rodoviário. Estagiou na Defensoria Pública do estado do Ceará de 2009 à 2011.

Informações coletadas do Lattes em 08/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Programa Especial de Formação Pedagógica - Português

2012 - Atual

Faculdade Integrada da Grande Fortaleza

Graduação em DIREITO

2006 - 2011

Faculdade Estácio do Ceará, Estácio FIC
Título: Mediação: Uma forma de solucionar conflitos
Orientador: Lara Fernandes Vieira
Bolsista do(a): .

Graduação em pedagogia

2002 - 2005

Universidade Estadual Vale do Acaraú

Formação complementar

2016 - 2016

Extensão universitária em Didática e Metodologia para Formação de Tutores em EAD. (Carga horária: 120h). , Centro de educação a Distância do Ceará - CED, CED, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Curso de Aperfeiçoamento em Didática e Metodologia para Formação de Tutores. (Carga horária: 120h). , UFC VIRTUAL, UFC, Brasil.

2013 - 2016

Extensão universitária em nglês Para Ensino Médio e Fundamental. (Carga horária: 800h). , Escola Técnica Mester-Centro Educacional Sul Mineiro, FASULMG, Brasil.

2013 - 2015

Extensão universitária em INGLÊS PARA O ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL. (Carga horária: 800h). , Master English Escola de Idiomas LTDA, Master English, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em CIDADANIA JUDICIÁRIA. (Carga horária: 120h). , Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em PROMOÇÃO DA EQUIDADE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE-. (Carga horária: 120h). , Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Prevenção do uso de drogas - Capacitação .... (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Disseminadores da Educação Fisca. (Carga horária: 120h). , Ministério Público - Escola de Administração Fazendária, ESAF, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Direitos humanos e geração da paz. (Carga horária: 120h). , Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em INGLÊS. (Carga horária: 670h). , ESCOLA TÉCNICA MAESTER, ETM, Brasil.

2013 - 2013

Introdução ao Direito Constitucional. (Carga horária: 40h). , INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO, ILB, Brasil.

2013 - 2013

Ética e Administração Pública. (Carga horária: 40h). , INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO, ILB, Brasil.

2012 - 2012

Introdução à Tutoria em Educação a Distância. (Carga horária: 80h). , INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO, ILB, Brasil.

2012 - 2012

Introdução ao Direito do Consumidor. (Carga horária: 40h). , INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO, ILB, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em AGENTES AMBIENTAIS. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2011 - 2011

PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO PODER LEGISLATIVO. (Carga horária: 20h). , INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO, ILB, Brasil.

2011 - 2011

BULLYNG. (Carga horária: 2h). , Unieducar Inteligência Educacional, UNIEDUCAR, Brasil.

2011 - 2011

OFICINA DE LEITURA E ESCRITA. (Carga horária: 16h). , Faculdade Estácio do Ceará, Estácio FIC, Brasil.

2011 - 2011

CONHECENDO O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO. (Carga horária: 20h). , INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO, ILB, Brasil.

2011 - 2011

PREVENÇÃO À PEDOFILIA E PORNOGRAFIA INFANTO-JUVENI. (Carga horária: 2h). , Unieducar Inteligência Educacional, UNIEDUCAR, Brasil.

2009 - 2010

Extensão universitária em EDUCAÇÃO FISCAL E CIDADANIA. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em CONTROLE SOCIAL DAS CONTAS PÚBLICAS. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em CURSO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDAD. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2004 - 2004

LINGUA ITALIANA. (Carga horária: 80h). , INSTITUTO DI CULTURA ITALIANA DI FORTALEZA, ICIF, Brasil.

2002 - 2002

WINDOWS, WORD, INTERNET, CIDADANIA. (Carga horária: 80h). , INSTITUTO DO SOFTWARE DO CEARÁ, INSOFT, Brasil.

2001 - 2001

CAPACITAÇÃO PARA MATRICULA 2001. , INSTITUTO DO SOFTWARE DO CEARÁ, INSOFT, Brasil.

2001 - 2001

INFORMÁTICA BÁSICA. (Carga horária: 30h). , INSTITUTO DO SOFTWARE DO CEARÁ, INSOFT, Brasil.

1999 - 1999

MICROINFORMÁTICA. (Carga horária: 180h). , SIGMA HOME SCHOOL - ESCOLA TECNICA DE INFORMATICA, SIGMA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2015

UFC VIRTUAL

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Já fui tutor a distancia do curso de prevenção ao uso de drogas para educadores das escolas públicas, do Instituto UFC Virtual.

2014 - Atual

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Vínculo: TEMPORÁRIO, Enquadramento Funcional: Colegiado COMDICA, Carga horária: 4

Outras informações:
Faço parte do colegiado do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA, onde nos reunimos quinzenalmente para discutirmos politicas públicas e combate a qualquer forma de violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

2013 - 2015

Instituto CUCA

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de participação cidadã, Carga horária: 4

2013 - 2013

SEST SENAT

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR INSTRUTOR, Carga horária: 44

Outras informações:
Professor das disciplinas de Relacionamento interpessoal e Ética; Atendimento eficaz; Postura no Trabalho; Meio ambiente; Rotinas administrativas; Noções de informática; Português básico.

2012 - 2013

Prefeitura Municipal de Fortaleza

Vínculo: Professor temporário, Enquadramento Funcional: Professor temporário, Carga horária: 100

Outras informações:
Professor pedagogo das disciplinas de Produção textual, História e Geografia do 4º e 5º ano, do ensino fudamental

2010 - 2015

FUNDAÇÃO ÉRICO MOTA - PROJETO JOSÉ HENRIQUE

Vínculo: PROFESSOR AUTÔNOMO, Enquadramento Funcional: EDUCADOR, Carga horária: 8

Outras informações:
JÁ LECIONEI AS DISCIPLINAS DE: - DIREITOS TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIOS - DIREITO AMBIENTAL E MEIO AMBIENTE; - MUNDO DO TRABALHO E SUAS LEIS; - DIREITOS DA MULHER NO BRASIL E NA HISTÓRIA; - DIREITOS E GARANTIAS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. - REDAÇÃO COMERCIAL - INFORMÁTICA AS AULAS SÃO MINISTRADAS ÀS SEXTAS E SÁBADOS, E TEM COMO PÚBLICO ALVO, ADOLESCENTES DO CURSO DE AUXILIAR ADMINISTRATIVO DO PROGRAMA "JOVEM APRENDIZ".

2009 - 2011

DEFENSORIA PUBLICA DO ESTADO DO CEARA

Vínculo: ESTAGIÁRIO VOLUNTÁRIO, Enquadramento Funcional: JUIZADOS CIVEIS E CRIMINAIS E VARAS CÍVEIS, Carga horária: 8

Outras informações:
REALIZAVA ATENDIMENTOS AOS ASSISTIDOS JUNTAMENTE COM DEFENSORA, ELABORAVA PETIÇÕES INICIAIS, RÉPLICAS, OFÍCIOS, AUDIÊNCIAS, ACORDOS, ARQUIVAMENTO, XEROX ETC. NO PERÍODO DO ESTÁGIO, TIVE A OPORTUNIDADE DE ATUAR NAS ÁREAS: CÍVEIS, PENAL, FAMÍLIA E JUIZADO ESPECIAL.

2015 - 2015

COLÉGIO NOSSO MUNDO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 16

Outras informações:
LECIONAVA AS DISCIPLINAS DE INFORMATICA E FILOSOFIA.

2016 - Atual

Secretaria da Educação Básica do Ceará

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20