Loreta Russo Monteiro

Mestra em Educação no programa Linguagem e Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2017), bacharela e licenciada em Letras pela Universidade de São Paulo (2007). Membro, desde 2013, do grupo de pesquisa Linguagens na Educação (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4420603099577101), da Faculdade de Educação da USP. Possui experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de Língua Portuguesa (leitura, interpretação e produção de textos) e Literatura. Atualmente, é professora de Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Médio na Escola Nossa Senhora das Graças (Gracinha) e no Colégio Iavne. Durante três anos, foi membro da banca de correção de redações do ENEM, organizada pelo Cespe/Cebraspe-UnB.

Informações coletadas do Lattes em 05/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Linguagem e Educação

2014 - 2017

Faculdade de Educação da USP
Título: As figuras de linguagem na sala de aula - da retórica à aula de língua portuguesa,Ano de Obtenção: 2017
Neide Luzia de Rezende.Palavras-chave: figuras de linguagem; Educação; ensino; estilo.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Graduação em Licenciatura em Letras

2007 - 2008

Universidade de São Paulo

Graduação em Letras - Russo

2007 - 2007

Universidade de São Paulo
Título: Iniciação científica. Tradução comentada da peça teatral russa Lobos e ovelhas ? comédia em cinco atos, de Aleksandr Nikoláievitch Ostróvski.
Orientador: Arlete Orlando Cavaliere

Graduação em Letras

2002 - 2007

Universidade de São Paulo

Formação complementar

2012 - 2012

O Escuro do futuro: a escola entre a tradição e a. (Carga horária: 4h). , Colégio Pentágono, COL. PENTÁGONO, Brasil.

2010 - 2010

Competência leitora de gêneros orais. (Carga horária: 3h). , Editora Saraiva, ED. SARAIVA, Brasil.

2008 - 2008

A narrativa na escola: a produção de textos narrat. (Carga horária: 5h). , Faculdade de Educação da USP, FEUSP, Brasil.

2008 - 2008

Vinicius de Moraes: um olhar sobre a obra.. (Carga horária: 3h). , Companhia das Letras, CIA DAS LETRAS, Brasil.

2006 - 2006

Preparação e revisão: o trabalho com o texto. (Carga horária: 8h). , Fundação Editora UNESP, UNESP, Brasil.

2006 - 2006

Redação: proposta e correção. (Carga horária: 5h). , Faculdade de Educação da USP, FEUSP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Estudos do discurso em língua portuguesa.

Organização de eventos

MONTEIRO, L.R. . I Seminário de Pesquisa sobre Livros Didáticos de Língua Portuguesa. 2012. (Outro).

Participação em eventos

I Colóquio Linguagens na Educação: A literatura no espaço escolar".A construção de sentido por meio das figuras de linguagem. 2017. (Seminário).

X Encontro da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação.As figuras de linguagem na sala de aula: observações iniciais. 2014. (Encontro).

XII Seminário de Metologia de Ensino de Língua Portuguesa.Auto da Compadecida ? leitura do texto dramático na biblioteca. 2013. (Seminário).

Colóquio Linguagem e trabalho docente (FEUSP). 2012. (Simpósio).

Encontro da Licenciatura - Como organizar minhas AACCs. 2012. (Encontro).

GEDUSP (Grupo de Estudos do Discurso da USP) - Cópias, colas erros e mal-entendidos: leituras de professores alfabetizadores sobre pesquisas de língua escrita e alfabetização. 2012. (Seminário).

GEDUSP (Grupo de Estudos do Discurso da USP) - Por que uma "ciência" dialógica da linguagem de Bakhtin e seu Círculo?. 2012. (Seminário).

GEDUSP (Grupo de Estudos do Discurso da USP) - Questões sobre ensino-aprendizagem de argumentação. 2012. (Seminário).

GEL - Grupo de Estudos Linguísticos.estilo e gêneros do discurso em livros didáticos de ensino fundamental II. 2012. (Simpósio).

I Ciclo Bakhtiniano - USP/ UNICSUL. 2012. (Seminário).

I Seminário de pesquisa sobre livros didáticos de língua portuguesa.Figuras de linguagem no Ensino Médio: uma análise do estilo. 2012. (Seminário).

Conferência "The Bakhtin Circle: a historical and critical discussion. 2011. (Encontro).

GEDUSP (Grupo de estudos do Discurso da USP) - O discurso pedagógico de línguas: questões de heterogeneidade e identidade. 2011. (Seminário).

GEDUSP (Grupo de Estudos do Discurso da USP) - Produção, apropriação e circulação de conhecimentos sobre escrita escolar. 2011. (Seminário).

VI Jornada do Grupo de Pesquisa CNPq Linguagem, Identidade e Memória. 2011. (Seminário).

Seminário de Formação de Professores e Problemáticas Transversais. 2010. (Seminário).

VIII Congresso Pentágono ? Intervenção didática eficaz nos espaços da escola. 2010. (Congresso).

VII Congresso Pentágono ? Intervenções cotidianas: a aula produzindo transformações. 2009. (Congresso).

Workshop Projeto Escrevivendo.Os ?passos? de Calkins e como o Escrevivendo incorporou sua prática.. 2009. (Oficina).

3º Fórum de Educação da Editora Ática. 2008. (Encontro).

Simpósio Internacional Caminhos Cruzados: Machado de Assis pela Crítica Mundial. 2008. (Simpósio).

VII Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa da Faculdade de Educação da USP.Projeto Escrevivendo - experiências de estágio. 2008. (Seminário).

VI Semana da Educação (Faculdade de Educação da USP) - Identidade e Diversidade. 2008. (Seminário).

15° SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Tradução comentada de Lobos e Ovelhas - comédia em cinco atos, de Aleksandr Nikoláievitch Ostróvski. 2007. (Simpósio).

VI Seminário de Metodologia do Ensino do Português da FEUSP. Tema: O currículo de língua portuguesa: entre práticas escolares e orientações oficiais. 2007. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • MONTEIRO, L.R. . As figuras de linguagem na sala de aula: observações iniciais. In: X Encontro da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação, 2014, São Paulo. Caderno de resumos, 2014.

  • MONTEIRO, L.R. . Auto da Compadecida ? leitura do texto dramático na biblioteca. In: XII Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa, 2013, São Paulo. Caderno de resumos, 2013.

  • MONTEIRO, L.R. . Figuras de linguagem no Ensino Médio: uma análise do estilo. In: I Seminário de Pesquisa sobre o Livro Didático de Língua Portuguesa, 2012, São Paulo. I Seminário sobre o Livro Didático de Língua Portuguesa, 2012.

  • MONTEIRO, L.R. . Estilo e figuras de linguagem em livros didáticos de ensino fundamental II. In: GEL - Grupo de Estudos Linguísticos, 2012, São Paulo. GEL - Grupo de Estudos Linguísticos, 2012.

  • MONTEIRO, L.R. . Fundação CASA - Uma experiência com a escrita. In: VIII SMELP - Seminário de Metodologia e Ensino de Língua Portuguesa, 2009, São Paulo. VIII SMELP - Seminário de Metodologia e Ensino de Língua Portuguesa, 2009.

  • MONTEIRO, L.R. . Projeto Escrevivendo - experiências de estágio. In: VII SMELP - Seminário de Metodologia e Ensino de Língua Portuguesa, 2008, São Paulo. VII SMELP - Seminário de Metodologia e Ensino de Língua Portuguesa, 2008.

  • MONTEIRO, L.R. . As figuras de linguagem na sala de aula: observações iniciais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTEIRO, L.R. . Auto da Compadecida ? leitura do texto dramático na biblioteca. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTEIRO, L.R. . Figuras de linguagem no Ensino Médio: uma análise do estilo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTEIRO, L.R. . Estilo e figuras de linguagem em livros didáticos de ensino fundamental II. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTEIRO, L.R. . 'Projeto Escrevivendo' - experiência de estágio. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTEIRO, L.R. ; CAVALIERE, A. O. . Tradução comentada de Lobos e Ovelhas - comédia em cinco atos, de Aleksandr N. Ostróvski. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

MONTEIRO, L.R. ; REZENDE, N. L. ; GUIMARAES, A. F. B. . Leituras literárias e práticas de escrita na escola: dimensões teóricas e práticas. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MONTEIRO, L.R. . Learn Pad (Multilaser). 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Freelancer).

MONTEIRO, L.R. ; BARROS, L. . Oficinas de texto: proposta de atividades e reflexões para novos caminhos no ensino da escrita. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Colégio Pentágono - Unidade Morumbi, Colégio Pentágono - Unidade Morumbi. , Rua Nelson Gama de Oliveira, Vila Andrade, 05734150 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 37474222, URL da Homepage:

Experiência profissional

2012 - 2012

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas -

Vínculo: Bolsista-monitor, Enquadramento Funcional: Monitora da Licenciatura - DLCV/USP, Carga horária: 20

2014 - 2016

CESPE - UnB

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Avaliadora de provas oficiais, Carga horária: 10

2018 - Atual

Gracinha - Escola Nossa Senhora das Graças

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Tutoria - EM, Carga horária: 2

2017 - Atual

Gracinha - Escola Nossa Senhora das Graças

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Português - EM, Carga horária: 15

2015 - Atual

Colégio Iavne

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Português - EM, Carga horária: 14, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2014

Colégio Pentágono

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Português - EFII, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2012

Colégio Pentágono

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Procedimentos de Leitura - EFII, Carga horária: 22, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2010

Colégio Pentágono

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Infoeducação - EFII e EM, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projeto de incentivo e aprofundamento da leitura ligado à área de Língua Portuguesa e Literatura. Aulas sobre os livros paradidáticos e sobre temas transversais, ministradas na biblioteca

2009 - 2009

Secretaria de Educação e Cultura - SP

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Corretora de redações do SARESP, Carga horária: 15

2008 - 2009

Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Mediadora cultural, Carga horária: 3

Outras informações:
Oficina de textos "Escrevivendo".

2005 - 2007

Editora Santos

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Revisão e preparação de textos, Carga horária: 20