Cidilene César de Andrade

Atualmente trabalha na EEEFM Professora Maria Geny de Souza Timóteo na função de Gestor Escolar. Possui graduação em Pedagogia - Institutos Paraibanos de Educação (1989).Especialização na área de Letras em Língua,Linguagem e Ensino e Especialização em Educação Biocêntrica pela UFPB. Trabalhei no Conselho Municipal de Educação de João Pessoa, na função de secretária da Câmara de Ensino Fundamental, como técnica pedagógica e secretária do Conselho do FUNDEB, tenho experiência profissional como professor de Educação de Jovens e Adultos em salas de aula com funcionamento em Empresas, no Programa PROJOVEM-Secretaria da Educação do Município de João Pessoa, experiência como coordenadora de Educação de Jovens e Adultos na Secretaria de Educação e Cultura do município de João Pessoa, técnico do setor pedagógico da GEEJA- Gerência de Educação de Jovens e Adultos/ Secretaria da Educação do Estado da Paraíba, onde atuou como ministrante e coordenadora de cursos de Formação Continuada para Professores de EJA, tanto do 1 como do 2 Segmentos, ministrante de Curso de Formação Inicial para Professores do Programa Brasil Alfabetizado. Tem experiência na área de Letras, com ênfase principalmente no seguinte tema: léxico, semântica, texto.

Informações coletadas do Lattes em 21/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Educação Biocêntrica

2008 - 2010

Universidade Federal da Paraíba
Título: Educação Biocêntrica contibuindo para desbloqueios de afetividade: Uma aplicação nas salas de aula do Programa PROJOVEM - João Pessoa
Orientador: Elisa Pereira Gonsalves

Especialização em Língua,Linguagem e Ensino

2004 - 2005

Faculdade Integrada de Patos
Título: Análise léxico-semântica da música popular brasileira - uma aplicação nas salas de aulas de educação de jovens e adultos
Orientador: Maria das Neves Alcântara de Pontes

Graduação em Pedagogia

1985 - 1989

Institutos Paraibanos de Educacao

Formação complementar

2010 - 2011

gestão social de políticas educacionais em EJA. (Carga horária: 82h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Organização de eventos

ANDRADE, C. C. . I ENCONTRO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2010. (Outro).

Participação em eventos

I Congresso Internacional daCátedra Unesco de Educação de Jovens e Adultos. 2010. (Congresso).

I Congresso Internacional de Educação Biocêntrica. 2010. (Congresso).

I ENCONTRO REGIONAL DE EJA.O FÓRUM PARAIBANO DE EJA. 2010. (Encontro).

ENEJA. 2009. (Encontro).

I Simpósio Franco Brasileiro da Pessoa Idosa.Contribuição das Instiuições Educativa para o Idoso. 2009. (Simpósio).

XXXIII. 2009. (Seminário).

Formação Continuada de Professores de EJA do Município de Alhandra.Representação Social da Educação. 2008. (Oficina).

Formação Continuada dos Educadores do Programa PROJOVEM.FORMAÇÃO CONTINUADA. 2008. (Encontro).

IV COMED. A Pedagogia do Afeto: um olhar para a violência na escola e Prevenção ao uso de drogas e violência na Educação de Jovens e Adultos. 2008. (Congresso).

XXIX Encontro do Fórum de EJA/PB.Educação e Aprendizagens de Jovens e Adultos ao Longo da Vida. 2008. (Encontro).

Curso de Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa à Distância. 2007. (Outra).

Seminário Estadual sobre Educação Inclusiva. 2007. (Seminário).

Formação Continuada para professores de EJA do Ensino Fundamental - 1 e 2 Segmentos.coordenadora de formação continuada para professores de eja 1 e 2 segmentos do ensino fundamental. 2005. (Outra).

II Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares.II Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares. 2005. (Oficina).

Formação Inicial para Alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado.Oficina de linguagem para alfabetização. 2004. (Oficina).

IV Congresso Internacio de Língua Materna. 2003. (Congresso).

I Teleconferência de Educação de Jovens e Adultos. 2001. (Seminário).

Participação em bancas

ANDRADE, C. C.. Comissão Julgadora do Prêmio Medalha Paulo Freire. 2010. Ministério de Educação e Cultura.

Orientou

Maria das Neves Alcântara de Pontes

Análise léxico-semântica da música popular brasileira- uma aplicação nas salas de aulas de eja; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua,Linguagem e Ensino) - Faculdade Integrada de Patos; Orientador: Cidilene César de Andrade;

Produções bibliográficas

  • ANDRADE, C. C. ; Regina Delfino . QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - QPEJA: POR UMA POLÍTICA SOCIAL EMANCIPATÓRIA. In: Rosilene Félix Mamede; Hermano de França Rodrigues. (Org.). Palavras e seus múltiplos sentidos: Diálogos Inclusivos. 1ed.São Paulo: Pá da Palavra, 2019, v. 3, p. 324-337.

  • ANDRADE, C. C. . Uma análise léxico-semântica da Música Popular Brasileira: Aplicação nas salas de aula de Educação de Jovens e Adultos. In: Rosilene Felix Mamedes; Hermano de França Rodrigues. (Org.). Palavras e seus múltiplos sentidos: Linguagem, Ensino e interdisciplinaridade. 1ed.São Paulo: Pá de Palavra, 2018, v. I, p. 218-237.

  • ANDRADE, C. C. ; SOUZA, J. M. S. S. ; ARRUDA, R. A. ; ARAUJO, V. S. ; MAMEDES, R. F. . Afetividade: sua importância no processo de ensino-aprendizagem e de inclusão à luz das teorias de Wallon, Freire, Toro, Bosa e Camargo. In: Congresso internacional de Educação Inclusiva e Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva, 2020, Campina Grande. Congresso Internacional de Educação Inclusiva e Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva. Campina Grande: Editora Realize, 2020. v. 1. p. 1-12.

  • BALBINO, V. S. ; VANDERLEY, J. S. ; ANDRADE, C. C. ; SILVA, R. C. D. ; MAMEDES, R. F. . TDICS NA EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES E LIMITES NO CENÁRIO EDUCACIONAL ATUAL. In: Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, 2020, Campina Grande. Anais do Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências. Campina Grande: Editora Realize, 2020. v. 1. p. 1-12.

  • ARAUJO, V. S. ; LOBO, J. G. ; ANDRADE, C. C. ; FORMIGA, C. N. D. ; MAMEDES, R. F. . Educação do Campo: Políticas Públicas e Desafios Enfrentados pelos Professores em Salas Multisseriadas. In: Congresso Nacional de Educação, 2020, Campina Grande. Anais do Congresso Nacional de Educação. Campina Grande: Editora Realize, 2020. v. 1. p. 1-12.

  • ANDRADE, C. C. ; PONTES . Uma análise léxico-semântica de música popular brasileira-uma aplicação nas sala de EJA. In: II Colóquio Internacional de Pulíticas e Práticas Curriculares, 2005, João Pessoa. II Colóquio Internacional de Políticas Públicas e Práticas Curriculares, 2005.

  • ANDRADE, C. C. ; PONTES . II Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares Impasses,Tendências e Perspectivas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

ANDRADE, C. C. . Formação Continuada para Professores de EJA. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Secretaria da Educação e Cultura do Estado da Paraíba, COEJA. , Av.João da Mata s/n - Centro Administrativo - 1º bloco - 4ºandar, Jaguaribe, 58015-020 - Joao Pessoa, PB - Brasil, Telefone: (83) 32184013, Fax: (83) 32184047

Experiência profissional

2009 - 2020

Secretaria de Educação e cultura do Município de João Pessoa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cargo Comissionado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
O vínculo empregatício é um cargo comissionado no Conselho Municipal de Educação de João Pessoa Este vínculo empregatício não existe mais

2006 - 2017

Secretaria da Educação do Município de João Pessoa

Vínculo: Professor especialista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora Especialista Componente Curricular: Língua Portuguesa e Participação Cidadã no PROJOVEM

Atividades

  • 01/2006

    Serviços técnicos especializados , PROJOVEM.,Serviço realizado, professor especialista da disciplina Língua Portuguesa.

1993 - 2007

Companhia Norte de Minas

Vínculo: Serviços prestado como profess, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Esta atuação é resultado de uma parceria da Secretaria da Educação, via Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos - COEJA com empresas privadas, para favorecer a oferta de cursos presenciais de eja

Atividades

  • 02/2005

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

1985 - Atual

Secretaria da educação do estado da Paraíba

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico do Setor pedagógico da Coeja, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Técnico do setor pedagógico da Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos-COEJA, MINISTRANTE DE CURSOS DE FORMAÇÃO para professores do Brasil Alfabetizado e Coordenadora do Curso de Formação Continuada para Professores de Jovens e Adultos

Atividades

  • 06/1998

    Treinamentos ministrados , coeja.,Treinamentos ministrados, Curso de Formação Continuada para Professores de EJA tanto para o 1 como o 2 segmentos; Formação Inicial para professores do Programa Brasil Alfabetizado

2021 - Atual

Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gestor Escolar, Carga horária: 40

Outras informações:
Gestor Escolar da EEEFM Professora Maria Geny de Sousa Timóteo