Franciele Gonçalves de Oliveira

Licenciada em Física pela Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba e em Pedagogia pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Especialista em Gestão Escolar pela União Brasileira de Faculdades e em Informática Aplicada à Educação pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mestra e Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM) da Universidade Estadual de Campinas. Iniciou a carreira como professora da educação básica no interior do estado de São Paulo. Durante a graduação foi aluna bolsista do Programa Futuro Cientista, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Durante o Mestrado foi bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e, desde então, vêm seguindo a linha de pesquisa Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores na Área do Ensino de Ciências e Matemática e Educação. Atualmente é professora de Física na rede pública estadual e Diretora de Escola na rede pública municipal. Possui interesse na Área Educacional, Gestão Escolar, Ensino de Ciências/Física, Mestrado Profissional, Desenvolvimento Profissional Docente e Formação Inicial e Continuada de Professores.

Informações coletadas do Lattes em 07/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática

2017 - 2021

Universidade Estadual de Campinas
Título: O desenvolvimento profissional docente a partir do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
, Ano de obtenção: 2022. Fernanda Keila Marinho da Silva. Palavras-chave: Mestrado profissional; MNPEF; Ensino de Física; Desenvolvimento profissional docente; Dialogia.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.

Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

2015 - 2017

Universidade Estadual de Campinas
Título: Constituição da docência em um grupo de estudantes de Física: um estudo de caso junto ao PIBID
, Ano de Obtenção: 2017.Fernanda Keila Marinho da Silva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Formação inicial docente; Ensino de Física; PIBID; Núcleos de significação.

Especialização em Informática Aplicada à Educação

2022 - 2023

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Título: O uso de recursos educacionais digitais no ensino de física: Uma análise a partir dos títulos das dissertações do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
Orientador: Roni Costa Ferreira

Especialização em Gestão Escolar

2019 - 2020

União Brasileira de Faculdades
Título: Gestão Escolar: Atribuições e reflexões em tempos de pandemia
Orientador: Carlos Hoegen

Graduação em Pedagogia

2018 - 2021

Universidade virtual do Estado de São Paulo

Graduação em Física

2010 - 2014

Universidade Federal de São Carlos
Título: PIBID e o Ensino de Física: uma proposta interdisciplinar
Orientador: Fernanda Keila Marinho da Silva

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

E. E. Dr. Afonso Vergueiro

Formação complementar

2021 - 2021

EJATEC - Práticas de Orientação de Estudos. , Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.

2021 - 2021

2ª Capacitação para Técnicos e Gestores Educacionais. (Carga horária: 20h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.

2020 - 2021

Ensino Híbrido: Práticas de Orientação de Estudos. (Carga horária: 30h). , Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Educação Especial e Inclusiva. (Carga horária: 160h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.

2020 - 2020

Tecnologias na Prática. (Carga horária: 30h). , Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.

2020 - 2020

Curso Básico de Libras para Profissionais da Educação. (Carga horária: 40h). , Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.

2020 - 2020

Tecnologias na Prática. (Carga horária: 30h). , Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.

2020 - 2020

Curso Básico de Libras para Profissionais da Educação. (Carga horária: 40h). , Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.

2019 - 2020

Formação Aprofundada: Tecnologia e Inovação. (Carga horária: 30h). , Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.

2019 - 2020

Formação Aprofundada: Projeto de Vida. (Carga horária: 30h). , Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.

2019 - 2020

Formação Aprofundada: Eletivas. (Carga horária: 30h). , Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Tecnologias Emergentes a serviço da aprendizagem. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.

2019 - 2019

Planejamento e Gestão do IDEB: Uso de dados na Educação. (Carga horária: 8h). , Instituto Educação, Cultura e Gestão, INEC, Brasil.

2019 - 2019

Coordenação Pedagógica. (Carga horária: 35h). , Prime Cursos, PRIME, Brasil.

2019 - 2019

Educação Especial. (Carga horária: 40h). , Prime Cursos, PRIME, Brasil.

2019 - 2019

Formação de Tutores para Educação à Distância. (Carga horária: 100h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.

2019 - 2019

Formação Básica: Projeto de Vida. (Carga horária: 30h). , Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.

2019 - 2019

Formação Básica: Eletivas. (Carga horária: 30h). , Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.

2019 - 2019

Formação Básica: Tecnologia. (Carga horária: 30h). , Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.

2018 - 2018

O Processo de orientação de dissertações e teses: um desafio para orientado. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil.

2017 - 2017

Observação do Céu. (Carga horária: 2h). , Instituto de Física - USP, IFUSP, Brasil.

2017 - 2017

Tutoria Online. (Carga horária: 80h). , Associação Brasileira de Educação Online, ABELINE, Brasil.

2017 - 2017

Informática Aplicada a Educação. (Carga horária: 60h). , Associação Brasileira de Educação Online, ABELINE, Brasil.

2013 - 2013

Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Corrente Elétrica-A construção de um modelo físico. (Carga horária: 40h). , Instituto de Física - USP, IFUSP, Brasil.

2011 - 2011

Experimento de baixo custo para o ensino de Física. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2011 - 2011

Introdução Astrofísica Estelar. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de Física.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.

Organização de eventos

LEMOS, E. S. ; SILVA, F. K. M. ; SANTOS JUNIOR, J. B. ; GEBARA, M. J. F. ; MOREIRA, M. A. ; OLIVEIRA, F. G. ; MORAES, L. E. ; SANTANA, R. S. ; BRITO, B. R. . IX Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa. 2019. (Congresso).

FORTUNATO, I. ; SHIGUNOV NETO, A. ; OLIVEIRA, F. G. . III Encontro de Práticas Pedagógicas. 2017. (Congresso).

BRANDL, A. L. ; OLIVEIRA, F. G. ; MORAES, LETÍCIA ESTEVÃO . Meninas na Física. 2017. (Outro).

Participação em eventos

III Congresso Nacional de Ensino de Ciências e Formação de Professores. 2022. (Congresso).

I Seminário Internacional de Pensamento Computacional para Inclusão. 2022. (Seminário).

Workshop de Ensino de Física.Como o MNPEF impactou sua carreira?. 2022. (Outra).

I Colóquio Ciências da Educação: Desafios da Educação Conteporâne. 2021. (Outra).

I Simpósio Docência e Práticas Pedagógicas na Educação profissional: dilemas na contemporaneidade. 2021. (Simpósio).

IX EDIPE - Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino. 2021. (Encontro).

V Congresso Nacional de Formação de Professores e XV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. O papel da Gestão Escolar no estreitamento de vínculos entre professor e aluno durante a pandemia. 2021. (Congresso).

X Seminário Interno do Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática. 2021. (Seminário).

XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2021. (Simpósio).

Conecta UNDIME Sudeste - Educação em contextos. 2020. (Encontro).

Congresso Internacional "Um novo Tempo na Educação". 2020. (Congresso).

I Congresso Online Internacional de Educação. 2020. (Congresso).

X Enfoco - Encontro de Formação de Professores da Área de Ciências. 2020. (Encontro).

IX Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa. 2019. (Encontro).

IX Seminário Interno do Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática. 2019. (Seminário).

IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Um panorama de teses e dissertações sobre os Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências/Física no Brasil. 2018. (Congresso).

VII Seminário Interno do Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática.. 2018. (Seminário).

III Encontro de Práticas Pedagógicas. 2017. (Encontro).

VII Seminário Interno do Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática.Reflexões e contribuições do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física para o desenvolvimento profissional docente. 2017. (Seminário).

XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2017. (Encontro).

XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2017. (Simpósio).

XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física.Uma casa na visão da física. 2017. (Oficina).

III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. O PIBID analisado em uma dimensão micro: o que dizem os estudantes do processo formativo?. 2016. (Congresso).

I Seminário Internacional Aprendizagem Autorregulada e Motivação: Desafios e Aplicações no Contexto Educativo. 2016. (Seminário).

Seminário Internacional de Educação a Distância da Faculdade de Educação da Unicamp: Educação Superior por meio das tecnologias educacionais na Cultura Digital. 2016. (Seminário).

A aprendizagem ativa e o uso das tecnologias no ensino: a sala de aula invertida - gepCE - FE/UNICAMP. 2015. (Outra).

A universidade pública e o ensino de ciências: investigando a experiência dos mestrados profissionais para a qualificação dos professores. 2015. (Outra).

CTSA: construindo uma proposta interdisciplinar - UFSCar. 2015. (Oficina).

III Simpósio Internacional de Inovação em Educação.Possibilidades de diálogo entre a Física e a Arte a partir de uma proposta metodológica. 2015. (Simpósio).

VIII Encontro de Formação Continuada de Professores de Ciências - Desafios e perspectivas da formação e prática docente..Estágio Supervisionado e o Ensino de Física: reflexão sobre uma prática. 2015. (Encontro).

V Seminário Interno do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM).Compreensão da constituição da docência em um grupo de estudantes de Física: um estudo de caso junto ao PIBID. 2015. (Seminário).

XIV Encontro Nacional da ABET (Associação Brasileira de Estudos do Trabalho). 2015. (Encontro).

II Semana dos Cursos de Licenciatura em Física e Matemática da UFSCar. 2014. (Outra).

II Simpósio sobre Estágio Curricular nos Cursos de Licenciatura. 2014. (Simpósio).

II Seminário do curso JUBEMI - Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador. 2013. (Seminário).

I Semana dos Cursos de Licenciatura em Física e Matemática da UFSCar. 2013. (Encontro).

I Seminário do curso JUBEMI - Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador. 2013. (Seminário).

Universidade Aberta - UFSCar. Experimento de Física Ondulatória. 2013. (Exposição).

4º Encontro USP - Escola. 2012. (Encontro).

XXIX Oficina de Física - IFGW/UNICAMP. 2012. (Oficina).

XXX Oficina de Física - IFGW/UNICAMP. 2012. (Oficina).

Diálogos Freirianos: Implicações do Pensamento de Paulo Freire na prática pedagógica e na formação dos professores. 2011. (Encontro).

I Semana da Física - UFSCar. 2011. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Michael de Oliveira Stavel

CRUZ, T. G. S.; SALES, N. L. L.;OLIVEIRA, F. G.. ENSINO DE FÍSICA PARA SURDOS: UM ESTUDO DAS TESES E DISSERTAÇÕES (2007-2020). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de São Carlos.

Produções bibliográficas

  • SILVA, FERNANDA ; GONÇALVES OLIVEIRA, FRANCIELE . Sentidos Da Docência: Um Estudo De Caso Junto Ao Pibid E Licenciandos/As Em Física. GÓNDOLA, ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE DE LAS CIENCIAS , v. 17, p. 138-152, 2022.

  • SILVA, FERNANDA KEILA MARINHO DA ; OLIVEIRA, FRANCIELE GONÇALVES ; MATOS, ALAN HENRIQUE DE MELO . Potencialidades reflexivas para a formação inicial a partir do PIBID e do Estágio. LAPLAGE EM REVISTA , v. 4, p. 274-286, 2018.

  • OLIVEIRA, F. G. . A participação das mulheres na física: breve panorama na educação brasileira. Notório Saber , v. 1, p. 1-13, 2018.

  • SILVA, FERNANDA KEILA MARINHO DA ; OLIVEIRA, FRANCIÉLE GONÇALVES ; CRUZ, TERSIO GUILHERME DE SOUZA . -QUAL FÍSICA SE APRENDE? QUAL FÍSICA SE OBSERVA? QUAL FÍSICA SE ENSINA? E, AFINAL, QUAL PROFESSOR DE FÍSICA SE FORMA?- REFLEXÕES SOBRE A POTENCIALIDADE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NUM CENÁRIO CONTROVERSO. LAPLAGE EM REVISTA , v. 2, p. 51-62, 2016.

  • OLIVEIRA, FRANCIELE GONÇALVES ; SILVA, FERNANDA KEILA MARINHO DA . ESTÁGIO SUPERVISIONADO E O ENSINO DE FÍSICA: REFLEXÃO SOBRE UMA PRÁTICA. Revista Ciências em Foco , v. 9, p. 26-32, 2016.

  • SOARES, ANTONIO AUGUSTO ; MORAES, LETÍCIA ESTEVÃO ; OLIVEIRA, FRANCIÉLE GONÇALVES . Ensino de matéria e radiação no ensino médio com o auxílio de simuladores interativos. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA , v. 32, p. 915-933, 2015.

  • OLIVEIRA, F. G. ; SILVA, F. K. M. . Física e Arte: uma proposta de intervenção no PIBID interdisciplinar. In: Márcia Regina Onofre. (Org.). Ações e experiências compartilhadas do PIBID UFSCar. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2018, v. 1, p. 93-110.

  • OLIVEIRA, FRANCIELE GONÇALVES ; SILVA, FERNANDA KEILA MARINHO DA . Sentidos do PIBID na formação inicial de licenciandos em Física. In: Editora Poission. (Org.). Educação no Século XXI. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2018, v. 9, p. 14-21.

  • SILVA, FERNANDA KEILA MARINHO DA ; OLIVEIRA, FRANCIELE GONÇALVES ; CRUZ, TERSIO GUILHERME DE SOUZA . Qual física se aprende? Qual física se observa? Qual física se ensina? E, afinal, qual professor de física se forma?. In: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama. (Org.). Estágio, Políticas Educacionais e Formação de Professores. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 71-85.

  • OLIVEIRA, F. G. . Você sabia que.... Tribuna Salto de Pirapora, Jornal da Cidade, p. 02, 01 set. 2014.

  • OLIVEIRA, F. G. ; SILVA, F. K. M. . Um panorama de teses e dissertações sobre os Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências/Física no Brasil. In: IV Congresso Nacional de Formação de Professores - CNFP e do XIV Congresso Estadual de Paulista sobre Formação de Educadores ? CEPFE., 2018, Águas de Lindoia. Inovação e tradição: preservar e criar na formação docente., 2018. v. 1.

  • OLIVEIRA, F. G. ; SILVA, F. K. M. . Sentidos do PIBID na formação inicial de licenciandos em Física. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. 20 anos de ABRAPEC: Memórias de conquistas e movimentos de resistência, 2017. p. 01-09.

  • CRUZ, T. G. S. ; SILVA, F. K. M. ; OLIVEIRA, F. G. . O PIBID na formação inicial de alunos de física: apontamentos gerais. In: XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017, São Carlos. A Física e o Cidadão Contemporâneo, 2017. p. 01-08.

  • OLIVEIRA, F. G. ; SILVA, F. K. M. . O estágio supervisionado como potencializador de uma experiência didática no ensino de Física. In: XII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017, São Carlos. A Física e o Cidadão Contemporâneo, 2017. p. 01-08.

  • OLIVEIRA, F. G. ; SILVA, F. K. M. . O PIBID analisado em uma dimensão micro: o que dizem os estudantes do processo formativo?. In: III Congresso Nacional de Formação de Professores e do XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores: por uma revolução no campo da formação de professores, 2016, Águas de Lindoia. Profissão de Professor: cenários, tensões e perspectivas, 2016. p. 5860-5871.

  • MORAES, L. E. ; OLIVEIRA, F. G. ; SOARES, A. A . O Ensino da Radioatividade e Física Nuclear com o uso dos Simuladores. In: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015, Uberlândia-MG. XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015.

  • OLIVEIRA, F. G. ; SILVA, F. K. M. . Possibilidades de diálogo entre a Física e a Arte a partir de uma proposta metodológica. In: III Simpósio Internacional de Inovação em Educação, 2015, Campinas. Inovação Pedagógica, 2015.

  • OLIVEIRA, F. G. ; CAMARGO, J. F. C. ; NOVAES, K. C. ; CRUZ, L. D. L. . O papel da Gestão Escolar no estreitamento de vínculos entre professor e aluno durante a pandemia. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, FRANCIÉLE GONÇALVES ; SILVA, FERNANDA KEILA MARINHO DA . Um panorama de teses e dissertações sobre os Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências/Física no Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CRUZ, T. G. S. ; SILVA, F. K. M. ; OLIVEIRA, F. G. . O PIBID na formação inicial de alunos de física: apontamentos gerais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, F. G. ; SILVA, F. K. M. . O estágio supervisionado como potencializador de uma experiência didática no ensino de física. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, F. G. ; SILVA, F. K. M. . Sentidos do PIBID na formação inicial de licenciandos em Física. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, F. G. . Pioneiras da Física no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, F. G. ; SILVA, F. K. M. . O PIBID analisado em uma dimensão micro: o que dizem os estudantes do processo formativo?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORAES, L. E. ; OLIVEIRA, F. G. ; SOARES, A. A . O ensino da radioatividade e física nuclear com o uso de simuladores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, F. G. ; SILVA, F. K. M. . Estágio Supervisionado e o Ensino de Física: reflexão sobre uma prática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, F. G. ; SILVA, F. K. M. . Possibilidades de diálogo entre a Física e a Arte a partir de uma proposta metodológica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FERRAZ, A. C. ; OLIVEIRA, F. G. ; SILVA, F. K. M. . A utilização do Peer Instruction no Ensino de Física Moderna e Contemporânea como sistematizador para uma aprendizagem mais significativa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MORAES, L. E. ; OLIVEIRA, F. G. ; SOARES, A. A . O uso de simuladores computacionais no Ensino de Física Moderna e Contemporânea. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, F. G. ; MURAKAMI, M. A. ; SILVA, F. K. M. . Entrando na onda do som. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

VIVEIRO, A. ; RINK, J. ; ANDRADE, M. E. ; OLIVEIRA, F. G. . X Enfoco - Encontro de Formação de Professores da Área de Ciências. 2020. (Parecerista de Trabalhos para Congresso).

OLIVEIRA, F. G. . XXVIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. 2020. (Parecerista de Trabalhos para Congresso).

FORTUNATO, I. ; SHIGUNOV NETO, A. ; OLIVEIRA, F. G. . III Encontro de Práticas Pedagógicas. 2017. (Comissão Científica).

OLIVEIRA, F. G. . XXV Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. 2017. (Parecerista de Trabalhos para Congresso).

Prêmios

2015

Prêmio de Destaque Acadêmico, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - Atual

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Física, Carga horária: 12

2017 - 2017

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Outras informações:
Professora de Matemática pelo Programa Novo Mais Educação no Estado de São Paulo.

2013 - 2014

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Física, Carga horária: 8

2014 - 2014

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista no Programa de Iniciação à Docência, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), projeto intitulado "Parceria Colaborativa entre Universidade e Escola: contribuições para a Formação de Professores", num total de 480 horas/aula.

2010 - 2014

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2013

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 8

Outras informações:
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

2012 - 2013

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Programa Futuro Cientista em parceria com Objetivo Sorocaba.

2011 - 2012

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Tesouraria, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 8

Outras informações:
Centro Acadêmico de Física Max Planck, UFSCar Sorocaba

2017 - 2021

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Aluna de pós-graduação, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado, Carga horária: 8

2015 - 2017

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Aluna de pós-graduação, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

2016 - 2016

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 8

Outras informações:
Participação no Programa de Estágio Docente - Pós-Graduação -, com atividades de apoio a docência parcial no primeiro período letivo de 2016, na disciplina de Estágio Supervisionado I, sob supervisão da Profa Doutora Elisabeth Barolli, da Faculdade de Educação.

2016 - 2016

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 8

Outras informações:
Participação no Programa de Estágio Docente - Pós-Graduação -, com atividades de apoio a docência parcial no segundo período letivo de 2016, na disciplina de Conhecimento em Física Escolar I, sob supervisão da Profa Doutora Elisabeth Barolli, da Faculdade de Educação.

2016 - 2016

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 8

Outras informações:
Participação no Programa de Estágio Docente - Pós-Graduação -, com atividades de apoio a docência parcial no segundo período letivo de 2016, na disciplina de Conhecimento em Física Escolar II, sob supervisão da Profa Doutora Elisabeth Barolli, da Faculdade de Educação.

2015 - 2015

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 40

Outras informações:
Monitoria no Evento "XIV Encontro Nacional da ABET (Associação Brasileira de Estudos do Trabalho)".

2018 - 2019

Colégio Mônaco

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de Física, Carga horária: 10

2019 - 2021

PREFEITURA MUNICIPAL DE SALTO DE PIRAPORA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 40

2021 - Atual

Prefeitura Municipal de Sorocaba, PM/Sorocaba

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de Escola, Carga horária: 30