Jéssica Salles Pinheiro

Possui experiência na área de fotocatálise química, como bolsista de iniciação científica no Laboratório de Instrumentação e Dinâmica Molecular, sob orientação da professora Dra. Irene Teresinha Santos Garcia, do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde foram realizados estudos e ensaios para a degradação de poluentes orgânicos em água (corantes) utilizando filmes finos de óxidos metálicos como fotocatalisadores, durante o período de agosto de 2013 a janeiro de 2014. Durante o ano de 2015, realizou um estudo no Laboratório de Eletroquímica e Corrosão, sob orientação do professor Dr. Luís Frederico Pinheiro Dick, que deu origem ao seu Trabalho de Diplomação em Engenharia de Materiais, intitulado Estudo da Corrosão Localizada das Ligas AA2024 e AA2198 Endurecidas por Precipitação. O trabalho recebeu prêmio de melhor trabalho de diplomação da turma de formandos de 2016/2. Em 2016 realizou estágio profissional na metalúrgica TecTempera, na área de tratamento térmico, atuando no controle de qualidade, análises dos banhos de sal, melhorias no processo e elaboração de relatórios. Também em 2016, realizou estágio profissional na empresa Memphis Industrial, na área de Engenharia de Embalagens, na inspeção e controle de qualidade de todo o material recebido na empresa e dando suporte às linhas de produção no que diz respeito às embalagens dos produtos cosméticos fabricados. Ganhou experiência no desenvolvimento de fornecedores para cada tipo de embalagem utilizada na empresa. Em 2017 ingressou no mestrado acadêmico no Programa de Pós-Graduação de Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais (PPGE3M) da UFRGS, na área de concentração de Ciência e Tecnologia de Materiais, sob orientação da profª Drª Jane Zoppas Ferreira, realizado no Laboratório de Corrosão, Proteção e Reciclagem de Materiais - LACOR. O tema do trabalho foi anodização tartárico-sulfúrica da liga AA7075-T6, seguida de pós-tratamento com óxido de Zr nanométrico. Concluiu o mestrado em fevereiro de 2019. Em março de 2019 iniciou o doutorado no mesmo programa de pós-graduação da UFRGS em que realizou o mestrado, na área de ciência e tecnologia de materiais, com um projeto de pesquisa para a identificação das causas de corrosão de tubulações de aço baixa liga, componentes de resfriadores de gás craqueado, revestidos por óxidos de Fe (hematita e magnetita).

Informações coletadas do Lattes em 17/06/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais

2019 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: ANODIZAÇÃO TARTÁRICO-SULFÚRICA DE LIGAS DE ALUMÍNIO E PÓS-TRATAMENTO COM ÁCIDO HEXAFLUOROZIRCÔNICO ACRESCIDO DE PARTÍCULAS CATALISADORAS,
Jane Zoppas Ferreira.

Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais

2017 - 2019

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Proteção da liga AA7075-T6 por anodização em ácido tartárico-sulfúrico e pós-tratamento com H2ZrF6,Ano de Obtenção: 2019
Jane Zoppas Ferreira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Engenharia de Materiais

2011 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Estudo da Corrosão Localizada das Ligas AA2024 e AA2198 Endurecidas por Precipitação
Orientador: Luís Frederico Pinheiro Dick

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

Universidade La Salle - Canoas

Formação complementar

2019 - 2019

Curso de Espectroscopia de Impedância Eletroquímica (EIE). (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2013 - 2013

Como usar o programa Solid Works. (Carga horária: 18h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Garantia de Controle de Qualidade.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Desenvolvimento de Fornecedores.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Pesquisa na área de corrosão dos metais.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Pesquisa na área de química de superfícies.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Auxiliar administrativo.

Participação em eventos

Eurocorr. Corrosion Resistance Study of AA7075-T6 Anodized in TSA Covered with Zr Nanometric Oxide. 2019. (Congresso).

CBECIMat. Influência da Concentração e do pH de Ácido Hexafluorzircônico na Selagem da Camada Anodizada da Liga AA7075-T6. 2018. (Congresso).

Inovtec.Avaliação da Resistência à Corrosão do Revestimento de Conversão de Óxido de Zr Nanométrico Sobre a Liga AA7075-T6 com Diferentes Pré-Tratamentos. 2018. (Seminário).

Intercorr. Proteção de ligas de alumínio por anodização sulfúrica e selagem com revestimento de conversão de Zr. 2018. (Congresso).

Latincorr. Localized corrosion study of AA2024-T3 and AA2198-T8 alloys. 2018. (Congresso).

CECCEMM. 2012. (Congresso).

CECEMM. 2011. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • PINHEIRO, J. S. ; Regio, G. ; Cardoso, H. R. P. ; Oliveira, C. T. ; Zoppas Ferreira, J. . Influence of Concentration and pH of Hexafluorozirconic Acid on Corrosion Resistance of Anodized AA7075-T6. MATERIALS RESEARCH , v. 22, p. e20190048, 2019.

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2020

    Análise das causas de corrosão de tubulações metálicas, Descrição: Foi realizado um estudo detalhado para identificação das causas dos processos corrosivos em tubos de aço baixa liga revestidos por camadas de óxidos de Fe, componentes de resfriadores de gás craqueado. Para tanto, foram realizadas análises de espectroscopia Raman, microscopias (ótica e eletrônica de varredura), espectroscopia de impedância eletroquímica e análises visuais do grau de corrosão das amostras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jéssica Salles Pinheiro - Integrante / Jane Zoppas Ferreira - Coordenador / Nicolle Goi - Integrante / Alvaro Meneguzzi - Integrante.

Prêmios

2017

Melhor Trabalho de Diplomação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - 2017

Memphis

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária de Engenharia, Carga horária: 30

2016 - 2016

Tectempera Metalurgica Ltda

Vínculo: Estágio Voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiária de Engenharia, Carga horária: 20

2017 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Mestrado em Ciência e Tecnologia de Materiais no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais (PPGE3M), tendo como assunto de pesquisa a proteção de ligas de alumínio de uso aeronáutico por anodização e selagem com nanocerâmicos.

2015 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Realizado no Laboratório de Eletroquímica e Corrosão (Eletrocorr), sob orientação do professor Dr. Luís Frederico Pinheiro Dick.

2014 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do setor administrativo, Carga horária: 20

Outras informações:
Realizado no departamento administrativo do CINTED (Centro Interdisciplinar de Novas Tecologias na Educação).

2013 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Realizado no Laboratório de Instrumentação e Dinâmica Molecular, sob orientação da professora Dra. Irene Terezinha Santos Garcia.