Marcelo Juchem

Graduado em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Estudou Direito (1997-1999) e fez estágio agrícola na Alemanha (1999-2000). Tem experiência em Comunicação Social, Fotografia e Literatura, atuando principalmente nas seguintes áreas: docência superior, fotografia, literatura e produção cultural. Foi bolsista do CNPQ de 2007 a 2009 no Mestrado em Língua Estrangeira Moderna, Literaturas em Língua Alemã, PPGLET/UFRGS, desenvolvendo a dissertação "Imagens e letras do realismo à vanguarda: intercâmbio de influências entre fotografia, pintura e literatura". Pesquisou fotografia e literatura em 2008 na Universität Bonn, Alemanha, com apoio do DAAD (Deutscher Akademischer Austausch Dienst). Entre 2015 e 2018 fez doutorado em Escrita Criativa (UFRGS) com o trabalho "O processo de criação e a linguagem fotográfica de Tiago Santana em O Chão de Graciliano" desenvolvendo a tese escrita, o fotolivro "Fotográficos Documentos do Processo Fotográfico" e um documentário com entrevistas de Tiago Santana e Audálio Dantas. Atualmente é professor de graduação e pós-graduação na Univali, em Santa Catarina, atuando em cursos das áreas de Comunicação e Educação, com ênfase em fotografia, publicidade, letras e audiovisual, e como vice-líder do Grupo de Pesquisa CCCom, Ciência, Cultura e Comunicação. É bolsista do CNPq no projeto "Acessibilidade no Turismo de Aventura Catarinense: Desafios e Oportunidades para a Inclusão de Pessoas com Deficiência", CNPQ/MCTI N 44/2024 - Faixa A - Grupos Emergentes. Foi coordenador do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em "Cinema e Imagens Contemporâneas" (2018-2020) e professor responsável pela Univali Produções, agência interna de publicidade e produção de áudio, foto e vídeo (2024). É o criador do Jogo Super Clicks (de 2021, premiado com o 3o lugar no Prêmio Fapesc Inovação Nascer em 2023), produtor cultural em Santa Catarina com projetos pela Lei Aldir Blanc, Prêmio Elisabete Anderle e outras Leis de Incentivo à Cultura desde 2010, e parecerista cultural para diversas cidades e estados do país desde 2011. Está em finalização da Licenciatura em Letras e trabalha com Formação Continuada para Professores a partir do uso de jogos didáticos e produtos multimídia, e com abordagens de ensino-aprendizagem relativas à BNCC e ao Currículo Catarinense.

Informações coletadas do Lattes em 14/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras

2015 - 2018

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: O processo de criação e a linguagem fotográfica de Tiago Santana em "O Chão de Graciliano"
, Ano de obtenção: 2018. Márcia Ivana de Lima e Silva. Palavras-chave: linguagem fotográfica; processo de criação; crítica genética; Tiago Santana; O Chão de Graciliano.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Crítica Genética. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Fotografia.

Mestrado em Letras

2007 - 2009

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Imagens e letras do realismo à vanguarda: intercâmbio de influências entre fotografia, pintura e literatura
, Ano de Obtenção: 2009.Michael Korfmann.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Língua Estrangeira Moderna; Literatura em Língua Alemã; Fotografia; Media; Realismo; Vanguarda. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas / Especialidade: Literatura em Língua Alemã. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia. Setores de atividade: Educação Superior.

Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

2002 - 2006

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Nome aos bois: como e por que um bom título
Orientador: Roger Bundt

Graduação interrompida em 2000 em Agronomia e agropecuária

1999 - Atual

Beruf Bildene Schule Rotemburg Wümme
Ano de interrupção: 2000

Graduação interrompida em 1999 em Direito

1997 - Atual

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Ano de interrupção: 1999

Ensino Médio (2º grau)

1994 - 1996

Escola Estadual de 2º Grau Rui Barbosa

Ensino Fundamental (1º grau)

1988 - 1993

Escola Estadual de 1º Grau Rui Barbosa

Ensino Fundamental (1º grau)

1986 - 1987

Colégio Evangélico Augusto Pestana

Formação complementar

2022 -

Programa Nascer de Pré-incubação de Ideias Inovadoras. , Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, FAPESC, Brasil.

2022 - 2022

LABVILLE - Laboratório de formatação de projetos audiovisuais. (Carga horária: 96h). , Oficina Produções, OP, Brasil.

2022 - 2022

BR Laboratório de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais. (Carga horária: 37h). , BR Lab, BR LAB, Brasil.

2022 - 2022

2o Seminário de Produção Cultural. (Carga horária: 9h). , Karoline Gonçalves Produções Culturais, KGPC, Brasil.

2022 - 2022

Economia criativa, digitalização e propriedade cultural - aula magna. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2022 - 2022

Tudo o que você precisa saber para vender seu Projeto Audiovisual. (Carga horária: 6h). , Sertão Filmes, ST, Brasil.

2022 - 2022

Captação de recursos. (Carga horária: 3h). , Escola Aberta Terceiro Setor, EATS, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Seminário Internacional Economia, Política e Indústrias Criativas. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2021 - 2021

Workshop Elementos Cinematográficos. (Carga horária: 8h). , AV Makers, AVM, Brasil.

2021 - 2021

O Futuro da Educação. (Carga horária: 2h). , Grupo Super Cérebro, GSC, Brasil.

2021 - 2021

1o Seminário de Produção cultural. (Carga horária: 8h). , Karoline Gonçalves Produções Culturais, KGPC, Brasil.

2021 - 2021

Programa Conhecer +. (Carga horária: 160h). , +Campus e +A Educação, +C +A, Brasil.

2021 - 2021

Políticas históricas: contexto histórico e agenda para o século XXI. (Carga horária: 18h). , Instituto Itaú Cultural, ITAÚ CUTURAL, Brasil.

2020 - 2020

Fotografia na aprendizagem: novos olhares para construir o conhecimento. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.

2020 - 2020

Produção cultural. (Carga horária: 4h). , Da Gaveta, DA GAVETA, Brasil.

2019 - 2019

Laboratório de criação de vídeos de bolso. (Carga horária: 15h). , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.

2019 - 2019

Escrita criativa: com a palavra, a autoria. (Carga horária: 15h). , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.

2019 - 2019

Mudanças de tempos e espaços para a inovação pedagógica. (Carga horária: 15h). , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.

2018 - 2018

Formação continuada. (Carga horária: 8h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.

2018 - 2018

Novos formatos de trabalho na Indústria Criativa. (Carga horária: 3h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.

2018 - 2018

PPXP Dive. (Carga horária: 8h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.

2017 - 2017

Formacão continuada para Coordenadores. (Carga horária: 4h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.

2017 - 2017

Formação continuada. (Carga horária: 32h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.

2016 - 2016

Formação continuada. (Carga horária: 16h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.

2016 - 2016

Formação continuada. (Carga horária: 8h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.

2016 - 2016

Usos da Fotografia em Livros de Artista. (Carga horária: 9h). , Foto em Paula - Festival de Fotografia de Tiradentes, FEP, Brasil.

2016 - 2016

Olhar Viajante - Valdemir Cunha. (Carga horária: 8h). , BC Foto Festival, BCFF, Brasil.

2015 - 2015

Formação continuada. (Carga horária: 16h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.

2014 - 2014

Minicurso: Intr. aos estudos de processo criativo. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2014 - 2014

Formação continuada. (Carga horária: 44h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.

2013 - 2013

Formação continuada. (Carga horária: 12h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Olhares Múltiplos. , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.

2012 - 2012

Adobe Camera RAW. (Carga horária: 4h). , Cape Town Shool of Photography, CTSP, África do Sul.

2012 - 2012

General English Course - Pre-intermediate. (Carga horária: 90h). , Cape Studies Language School, CSLS, África do Sul.

2012 - 2012

Formação Continuada. (Carga horária: 24h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.

2012 - 2012

Formação continuada. (Carga horária: 24h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Projeto Rondon Parelhas / RN. (Carga horária: 160h). , Ministério da Defesa, MD, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Projeto Rondon - Porto Murtinho MS. (Carga horária: 160h). , Ministério da Defesa, MD, Brasil.

2011 - 2011

La era de los fotgrafos autoeditados: Ed. de libro. (Carga horária: 12h). , Associação dos Amigos do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina, AAMISSC, Brasil.

2011 - 2011

La era de los fotografos autoeditados: Libros(?). (Carga horária: 12h). , Museu da Imagem e do Som SC, MIS/SC, Brasil.

2011 - 2011

Formação continuada. (Carga horária: 28h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.

2010 - 2010

Workshop Ortografias Fotográficas com Walter Firmo. (Carga horária: 12h). , Museu da Imagem e do Som de SC, MIS, Brasil.

2010 - 2010

Walter Benjamin: crítica da cultura e modernidade. (Carga horária: 4h). , Museu Victor Meirelles, MVM, Brasil.

2010 - 2010

Formação continuada. (Carga horária: 36h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.

2009 - 2009

Programa de Formação Continuada para Docentes 2009. (Carga horária: 16h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.

2009 - 2009

Um novo olhar para as cores. (Carga horária: 15h). , Museu Victor Meirelles, MVM, Brasil.

2009 - 2009

Planej. e Organização de Atividades a Distância. (Carga horária: 50h). , Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.

2009 - 2009

Formação continuada. (Carga horária: 16h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.

2009 - 2009

Fotomontagem moderna: possibilidades de leitura. (Carga horária: 8h). , Museu Victor Meirelles, MVM, Brasil.

2009 - 2009

II Seminário Leitura de Imagens para a Educação. (Carga horária: 10h). , Museu Victor Meirelles, MVM, Brasil.

2008 - 2008

Aprendendo a Filosofar. (Carga horária: 12h). , Goethe Institut Poa / PUCRS, GIPP, Brasil.

2008 - 2008

Analog und digital fotografieren statt knipsen. (Carga horária: 20h). , Volkshochschule Bonn, VB, Alemanha.

2007 - 2007

Alemão nível 5. (Carga horária: 45h). , Núcleo de Ensino de Línguas e Extensão - UFRGS, NELE, Brasil.

2007 - 2007

Transcriação de idéias: escrita em cinema e teatro. (Carga horária: 40h). , Prefeitura Municipal de Porto Alegre, P/PORTO ALEGRE, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Evento Semana Glauber Rocha. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2005 - 2005

Narrativas Breves e outras nem tanto. (Carga horária: 6h). , Casa Verde, CV, Brasil.

2005 - 2005

Oficina de Ficção para o Cinema. (Carga horária: 30h). , Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo, CCCEV, Brasil.

2004 - 2005

Oficina de Criação Literária do Prof. Assis Brasil. , PUC/RS, PUC/RS, Brasil.

2004 - 2004

Formatação de Projetos Culturais. (Carga horária: 15h). , Lahtu Sensu Administração Cultural, LSAC, Brasil.

2004 - 2004

A Universidade frente aos desafios da sustentabili. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2004 - 2004

Oficina Literária com Cíntia Moscovich. (Carga horária: 20h). , Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo, CCCEV, Brasil.

2004 - 2004

A arte de viver da arte. (Carga horária: 20h). , Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo, CCCEV, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Fotografia, com Nede Losina. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Contos RS, com Luis Augusto Fischer. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Contos com Daniel Galera. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2003 - 2003

Oficina de Contos Charles Kiefer. (Carga horária: 4h). , Câmara Rio-Grandense do Livro, CRGL, Brasil.

2003 - 2003

Crônicas com Walter Galvani. (Carga horária: 6h). , Câmara Rio-Grandense do Livro, CRGL, Brasil.

2003 - 2003

Outro Design é Possível. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

2003 - 2003

Escrevendo um pouco da vida com Maria Helena Weber. (Carga horária: 6h). , Câmara Rio-Grandense do Livro, CRGL, Brasil.

1999 - 2000

Extensão universitária em Lehr und Versuchsanstalt für Tierhaltung. , Deula Nienburg GmbH, DNG, Alemanha.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Fotografia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Produção cultural.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Publicidade e Propaganda.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.

Organização de eventos

JUCHEM, Marcelo. ; GRANDO, Diego ; SILVA, Marcia Ivana de Lima e . XVII Congresso Internacional ABRALIC: Simpósio Escrita Criativa à Brasileira: percepções, experiências e desdobramentos. 2020. (Congresso).

JUCHEM, Marcelo. . Concurso de Caricaturas de PP. 2020. (Concurso).

JUCHEM, Marcelo. . PPXP Dive 2020-1. 2020. (Outro).

JUCHEM, Marcelo. . 8o PPXP Dive. 2020. (Outro).

JUCHEM, Marcelo. . Festival do Minuto. 2019. (Festival).

JUCHEM, Marcelo. . Olhares Múltiplos 2017. 2017. (Outro).

JUCHEM, Marcelo. . Olhares Múltiplos 2016. 2016. (Outro).

JUCHEM, Marcelo. . Olhares Múltiplos 2014. 2014. (Outro).

JUCHEM, Marcelo. ; Gomes, Eduardo . Fotografia Pictorialista. 2014. (Exposição).

JUCHEM, Marcelo. . Olhares Múltiplos 2013. 2013. (Outro).

JUCHEM, Marcelo. . OPA 2013 - Opção Profissional por Área. 2013. (Outro).

JUCHEM, Marcelo. ; Gomes, Eduardo . Foto Analógica Hoje. 2013. (Exposição).

JUCHEM, Marcelo. . OPA 2012 - Opção Profissional por Área. 2012. (Outro).

JUCHEM, Marcelo. . Concurso Crie um Slogan para Itajaí. 2011. (Concurso).

JUCHEM, Marcelo. . Projetos para Itajaí. 2011. (Concurso).

JUCHEM, Marcelo. . OPA 2011 - Opção Profissional por Área. 2011. (Outro).

JUCHEM, Marcelo. . Fotografando deustche Literatur. 2010. (Exposição).

Participação em eventos

III Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line (III CONBRAED). Roland Barthes numa hora dessas? Diário de Quarentena: pílulas de "A Câmara Clara". 2023. (Congresso).

Seminário de egressos e alunos de Pós-graduação da UFRGS e PUC/RS.Escrita Criativa 1. 2021. (Seminário).

Base de Dados de Livros de Fotografia. Fotográficos Documentos do Processo Fotográfico. 2020. (Exposição).

5o Fórum Fotografia, Arte e Educação do 6o Floripa na Foto.Pictorialismo: a influência da arte do passado no ensino da fotografia. 2019. (Outra).

FELIFA - Festival de Libros de Fotos de Autor.FOTOGRÁFICOS DOCUMENTOS DEL PROCESO FOTOGRÁFICO. 2019. (Outra).

XIV Congresso Internacional de Pesquisadores em Crítica Genética. 2019. (Congresso).

II Muestra de Libros de Fotografía de Autor: Editoriales y autores independientes de Latinoamérica. FOTOGRÁFICOS DOCUMENTOS DEL PROCESO FOTOGRÁFICO. 2018. (Exposição).

XIII Congresso Internacional da Associação de Pesquisadores de Crítica Genética. Um fotolivro genético: Fotográficos Documentos do Processo Fotográfico. 2017. (Congresso).

Planejamento Criativo - 15 Anos de Publicidade na Univali. 2014. (Outra).

XIII Seminário de Iniciação Científica.Caminhos investigados em PP na Univali: um olhar retrospectivo de 1998 a 2012. 2014. (Seminário).

XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul - SC. Caminhos investigados em PP na Univali: um olhar retrospectivo de 1998 a 2012. 2014. (Congresso).

Coleções Literárias: Textos/Imagens. 2013. (Congresso).

III Congresso Internacional Ciencias, Tecnologias y Culturass. Narrativas secas: livro, flime e fotografias da obra de Graciliano Ramos. 2013. (Congresso).

III Fórum Institucional de Estágios.Cobaia - O papel do Jornal-laboratório do curso de jornalismo da Univali no processo de profissionalização do acadêmico. 2012. (Outra).

III Fórum Institucional de Estágios.IN - Agência Integrada de Comunicação. 2012. (Outra).

III Fórum Institucional de Estágios.Evento Olhares Múltiplos 2011: planejamento de comunicação a várias mãos. 2012. (Outra).

Seminário Catarinense de Propaganda. 2012. (Seminário).

XI Seminário de Iniciação Científica.Representação cultural presente nos cartazes das festas catarinenses: análise semiótica dos cartazes das festas de outubro de 2011. 2012. (Seminário).

III Eneimagem.Reflexões literárias: novas questões a partir do surgimento da fotografia. 2011. (Encontro).

III Eneimagem.dAdA x fOtO: aproximações entre literatura e artes visuais na vanguarda europeia. 2011. (Encontro).

1o Encontro Municipal da Juventude.Profissões do Futuro: O fotógrafo. 2010. (Simpósio).

Fórum Nupeart de Fotografia: Fotografia, Arte e Foto Educação.. 2010. (Simpósio).

IX Seminário de Iniciação Científica. 2010. (Seminário).

Semana de Letras - FURB.Fotografando textos: possíveis diálogos entre literatura e fotografia. 2010. (Seminário).

V Seminário Arte, Cultura e Fotografia: espaços e correspondências.A fotografia nos processos artísticos modernos e contemporâneos: Imagens e letras do realismo à vanguarda: intercâmbio de influências entre fotografia, pintura e literatura. 2010. (Seminário).

V Seminário Arte, Cultura e Fotografia: espaços e correspondências. 2010. (Seminário).

X ECEL - Avaliações e perspectivas: mapeando os estudos empíricos na área de Humanas. 2009. (Encontro).

X Encontro de Ciência Empírica em Letras.Nome aos bois: como e por que um bom título. 2009. (Encontro).

Ciclo de Debates Marx e Mészáros: O Capital ontem e hoje, com Sérgio Lessa (UFAL). 2008. (Seminário).

Colóquio Internacional Brasil-Canadá: Imaginários Coletivos e Mobilidades (Trans) Culturais. 2008. (Outra).

Das 20. Jahrhundert im zeitgenössischen Roman (O século XX em romances contemporâneos). 2008. (Seminário).

Das Planetarische: Kultur, Technik, Medien im Postglobalen Zeitalter. Internationales Symposium des Kulturwissehnschaftlichen Forschungskollegs ?Medien und kulturelle Kommunikation?. 2008. (Simpósio).

Deutsch-Spanische Sommerakademie: Humanismus und Renaissance in Spanien und Deutschland: Dimensionen der Interkulturalität. 2008. (Seminário).

Drupa 2008, Feira Internacional da Indústria Gráfica. 2008. (Outra).

Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre - FestFotoPoa. 2008. (Outra).

Forum Wissenschaftsstadt Bonn - Anfänge und Entwicklung der Kultur. 2008. (Encontro).

I Jornada de Estudos Germanísticos - Setor de Alemão UFRGS. 2008. (Outra).

Medien unter der Lupe (Media sob a lupa). 2008. (Encontro).

Photokina Köln 2008, Feira Internacional de Fotografia. 2008. (Outra).

Von der Freiheit und anderen Dämonen (Sobre a liberdade e outros demônios). 2008. (Encontro).

Was sind Genres? Gattungen aus literaturwissenschaftlicher Sicht. 2008. (Encontro).

4º Simpósio "A Universidade frente aos desafios da Sustentabilidade: Educação para a sustentabilidade". 2007. (Seminário).

Colóquio Nacional A Pesquisa em Letras e Lingüística em Tempo de Pós.... Imagens e Letras: Do Realismo à Vanguarda. 2007. (Congresso).

Conferência "Conhecimento, comunicação e criatividade" com Prof. Arnaud Sales, da Université de Montréal. 2007. (Outra).

Conferência "Desafios lingüísticos da globalização" com Prof. Arnaud Sales, da Université de Montréal. 2007. (Outra).

Festival de inverno: Amores Proibidos na Mitologia Grega. 2007. (Outra).

Fórum de Fotografia Interlocuções do Imaginário. 2007. (Seminário).

I Fórum Internacional da Diversidade Lingüística. 2007. (Congresso).

INOVA UFRGS - Mostra de Pesquisa e Pós-Graduação, Feira de Inovação Tecnológica.A literatura moderna e os media. 2007. (Outra).

Mutações do Conhecimento: Renascimentos do Homem Moderno. 2007. (Seminário).

Semana Literária do Colégio Fundação Bradesco de Gravataí/RS.Contando um Conto. 2007. (Simpósio).

Seminários Abertos do PPGLET/UFRGS - Gênero Em Pauta.A literatura moderna e os media: imprensa, fotografia, filme a rede. 2007. (Seminário).

Seminários Abertos do PPG-Letras/UFRGS. 2007. (Seminário).

VII Seminário Internacional de História da Literatura: Novos olhares, múltiplas perspectivas.A fotografia como medium referencial na história literaria: do realismo às vanguardas. 2007. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Monique Burigo Marin

JUCHEM, Marcelo.; Sandra Makowiecky; Silvana Macedo. Fotografia e autorretrato: narrativas e autoficção em Danny Bittencourt, Juliana Ruchita e Lilian Barbon. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Rafael Fontes Gaspar

JUCHEM, Marcelo.; Sandra Makowiecky; Daniela Queiróz Campos; Michele Petry; Alice de Oliveira Viana; Ana Lúcia Beck. A RUÍNA INDUSTRIAL NA OBRA ?A ÚLTIMA AVENTURA? DE ROMY POCZTARUK EM SUA VIAGEM PELA RODOVIA TRANSAMAZÔNICA: TEORIA E CRÍTICA. 2020. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Marcel Angelo Timón Frias

JUCHEM, Marcelo.; Luana Maribele Wedekin; Rosângela Miranda Cherem. O Abismo do Horror: H.R. Giger e a questão do Horror Cósmico nas Artes Visuais. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Monique Burigo Marin

JUCHEM, Marcelo.; Sandra Makowiecky; Silvana Macedo. Fotografia e autorretrato: narrativas e autoficção em Danny Bittencourt, Juliana Ruchita e Lilian Barbon. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Lucas V

JUCHEM, Marcelo.; GALLARZA, R. M.. Correia. A crise do símbolo no fotojornalismo. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fotografia) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Celso Peixoto

JUCHEM, Marcelo.; GALLARZA, R. M.. Aqui tem cultura. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fotografia) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Rodolfo W

JUCHEM, Marcelo.; GALLARZA, R. M.. Guimarães. Color Diem: um dia pelas cores do céu e mar. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fotografia) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Camila A

JUCHEM, Marcelo.; GALLARZA, R. M.. F. Soares. Direitos contra Direitos?. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fotografia) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Diorgenes Pandini

JUCHEM, Marcelo.; GALLARZA, R. M.. Edifício. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fotografia) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: VICTOR W

JUCHEM, Marcelo.; GALLARZA, R. M.. Noldin. Imagem que somos. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fotografia) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Mariana de Medeiros

JUCHEM, Marcelo.; GALLARZA, R. M.. Observando. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fotografia) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Letícia S

JUCHEM, Marcelo.; GALLARZA, R. M.. C. Jucoski. Por trás da beleza. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fotografia) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

JUCHEM, Marcelo.; GALLARZA, R. M.. Prisma inverso. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fotografia) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Marcelo Fernandes

JUCHEM, Marcelo.; GALLARZA, R. M.. Quatro décadas em quarenta fotos - Iconografia do Circo Teatro Biriba. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fotografia) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Márcio L

JUCHEM, Marcelo.; GALLARZA, R. M.. C. Bertuol. Reflexão sobre o suporte na fotografia digital. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fotografia) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Vinicius B

JUCHEM, Marcelo.; GALLARZA, R. M.. de Oliveira. 1/1000. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fotografia) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: BRUNO P

JUCHEM, Marcelo.; GALLARZA, R. M.. Laurentino. 96 Horas. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fotografia) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Christopher A

JUCHEM, Marcelo.. M. Corrêa. Fotografia de casamento: a arte visual como inspiração. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes visuais, cultura e criação) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC.

Aluno: Gustavo Paulo Zonta

JUCHEM, Marcelo.; GALLARZA, R. M.. A Imagem na Era Digital. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fotografia) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Sérgio Antônio Ulber

JUCHEM, Marcelo.; GALLARZA, R. M.. Ao Vale, as Cores. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fotografia) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Caroline Santos da Silva

JUCHEM, Marcelo.; GALLARZA, R. M.. Consumidor e Criador Autoral. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fotografia) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Danielly Dias Vilaca

JUCHEM, Marcelo.; GALLARZA, R. M.. Da Criação Indígena. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fotografia) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Felipe Hollweg Gallarza

JUCHEM, Marcelo.; GALLARZA, R. M.. Descritivo Fotográfico Avenida Brasil. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fotografia) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Vitor Luiz Ebel

JUCHEM, Marcelo.; GALLARZA, R. M.. Entre névoas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fotografia) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Alessandro Koizumi

JUCHEM, Marcelo.; GALLARZA, R. M.. Fotos dispostos aquáticos: Focus. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fotografia) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Flavia Bambi

JUCHEM, Marcelo.; GALLARZA, R. M.. Fragmentos Urbanos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fotografia) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: FRANCIELE JUNG

JUCHEM, Marcelo.; GALLARZA, R. M.. (ir)Realidade Aumentada. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fotografia) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: José Luiz Martins Paiva

JUCHEM, Marcelo.; GALLARZA, R. M.. Lixo Zero. 2012.

Aluno: Joi Cletison Alves

JUCHEM, Marcelo.; GALLARZA, R. M.. Luzes para as Fortalezas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fotografia) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Ricardo C

JUCHEM, Marcelo.; GALLARZA, R. M.. Abbamonte. Machu Picchu 100 Anos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fotografia) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Niedja Raison

JUCHEM, Marcelo.; GALLARZA, R. M.. Pontos turísticos de Navegantes. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fotografia) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Morgana Vanzuita Guimarães

JUCHEM, Marcelo.; GALLARZA, R. M.. Projeto de Apoio à Oficina de Construção Naval Amadora da Associação Náutica de Itajaí. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fotografia) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Lallo Valverde Bocchino

JUCHEM, Marcelo.; GALLARZA, R. M.. Relações da Cadência Audovisual: a influência do aumento da taxa de frames na percepção do movimento. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fotografia) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Marine Comin

JUCHEM, Marcelo.; GALLARZA, R. M.. 4 Patas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fotografia) - Universidade do Vale do Itajaí.

Outras produções

JUCHEM, Marcelo. . Simplesmente pescar: curadoria da exposição fotográfica de Jusselen M. Nunes. 2012.

JUCHEM, Marcelo. . Click Literário: ideias, histórias & mentiras sobre fotografia. 2021; Tema: Fotografia e imagem. (Blog).

MARCELO JUCHEM . Os instantes da cidade. 2023. (Editoração/Livro).

JUCHEM, Marcelo. . Programa de Formação Continuada (variados). 2014. .

JUCHEM, Marcelo. . Todo dia tem: Fotografando com celular & afins. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

JUCHEM, Marcelo. . Todo dia tem: Light paint, pintando & escrevendo com a luz. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

JUCHEM, Marcelo. . Todo dia tem: Flip book fotográfico. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

JUCHEM, Marcelo. . Programa de Formação Continuada: Fotografia. 2013. .

JUCHEM, Marcelo. . Todo dia tem: schadografia, rayografia & fotograma. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

JUCHEM, Marcelo. . Todo dia tem: Fotografia com light paint. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

JUCHEM, Marcelo. . Todo dia tem: Fotografia sem máquina: pinhole na prática. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

JUCHEM, Marcelo. . Empreendedorismo Social: Projeto Rondon. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JUCHEM, Marcelo. . Programa de Formação Continuada (Elaboração Conceitual...). 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JUCHEM, Marcelo. . Projeto Rondon: oficinas de capacitação profissional. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

JUCHEM, Marcelo. . Fotografia como hobby. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JUCHEM, Marcelo. . Linguagem Fotográfica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JUCHEM, Marcelo. . Plástica e Métodos Visuais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JUCHEM, Marcelo. . Fotografando textos: possíveis diálogos entre literatura e fotografia. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JUCHEM, Marcelo. . Oficina de Fotografia Analógica Pinhole. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

JUCHEM, Marcelo. . Fotografia Aplicada à Biologia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

JUCHEM, Marcelo. . Fotografia Aplicada à Biologia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

JUCHEM, Marcelo. . Fotografia Aplicada à Biologia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

JUCHEM, Marcelo. . Audiovisual: Mais moderna para atender melhor - CEEE. 2006. (Filme institucional).

JUCHEM, Marcelo. . Audiosivual: Retrospectiva Gerdau 2006. 2006. (Filme institucional).

JUCHEM, Marcelo. . Banco de imagens digitais. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Banco de imagens virtual - CEEE).

JUCHEM, Marcelo. . Linguagem fotográfica: modos de usar. 2023. Livro de Artista.

MARCELO JUCHEM . Foto de capa de livro: Os instantes da cidade (ebook). 2023. Fotografia.

JUCHEM, Marcelo. ; BATISTA, L. L. ; EDRAL, Adriana Stela Bassini ; GALLARZA, R. M. . BC em traços: concurso cultural livre - 2a ed.. 2022. Ilustração.

JUCHEM, Marcelo. . Processo criativo da fotografia: um livro (REALMENTE) eletrônico. 2022. Outra.

JUCHEM, Marcelo. . BC em traços: concurso cultural livre. 2021. Ilustração.

JUCHEM, Marcelo. . Programa Arte nos Bairros - Fotografia: Minha casa é engraçada? Como ver e fotografar nossos espaços. 2021. Fotografia.

JUCHEM, Marcelo. . Exposição Comemorativa 10 anos do Curso de Fotografia da Univali. 2019. Fotografia.

JUCHEM, Marcelo. . FOTOGRÁFICOS DOCUMENTOS DEL PROCESO FOTOGRÁFICO. 2018. Livro de Artista.

JUCHEM, Marcelo. ; GALLARZA, R. M. . Eu ASSISTO audiovisual SC. 2022 (Oficinas).

MARCELO JUCHEM ; GALLARZA, R. M. . Caso mal costurado. 2022 (Curta-metragem).

JUCHEM, Marcelo. ; GALLARZA, R. M. . Álbum de família: curso de restauro e conservação de fotografia analógica. 2021 (Curso).

JUCHEM, Marcelo. . Super Clicks: as super câmeras da história. 2021 (Jogo de entretenimento).

MARCELO JUCHEM ; GALLARZA, R. M. . O Bom Pai. 2019 (Curta-metragem).

JUCHEM, Marcelo. . Nos caminhos de Tiago a 'O Chão de Graciliano'. 2018 (Documentário audiovisual).

NUNES, J. M. ; JUCHEM, Marcelo. . Simplesmente pescar 2012. 2012 (Curadoria).

JUCHEM, Marcelo. . Comentarista convidado. 2008 (Programa radiofônico).

JUCHEM, Marcelo. . Fotografando deutsche Literatur. 2010 (Exposição fotográfica) .

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Vale do Itajaí, Unidade Ilha. , SC 401, n. 5025, 2o andar, Cacupe, 88032005 - Florianópolis, SC - Brasil, Telefone: (47) 32341233, URL da Homepage:

Experiência profissional

2022 - Atual

Fundação Catarinense de Cultura

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2022 - Atual

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2021 - Atual

Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2009 - Atual

Universidade do Vale do Itajaí

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

  • 04/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade.,Cargo ou função, Componente do Núcleo Docente Estruturante do curso de Publicidade e Propaganda - Campus Itajaí.

  • 03/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade.,Cargo ou função, Componente do Núcleo Docente Estruturante do curso de Publicidade e Propaganda - Campus Florianópolis.

  • 04/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário.,Cargo ou função, Conselheiro Suplente na condição de Representante de Coordenador de Curso da Escola do Artes, Comunicação e Hospitalidade.

  • 01/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade.,Cargo ou função, Membro Suplente do Curso de Publicidade e Propaganda no Colegiado da Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade - PORTARIA No 111/2021.

  • 02/2020

    Outras atividades técnico-científicas , Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade, Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade.,Atividade realizada, Vice-líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Conhecimento.

  • 02/2010

    Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética e Legislação Publicitária, Cinema e Literatura, Fotografia, Linguagens Audiovisuais, Redação Publicitária Audiovisual, Análise da Imagem, História da Comunicação, Comunicação e Comportamento (disciplinas eventuais), TCCs: TIC Trabalho de Iniciação Científica, e PEPP Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda

  • 02/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Ensino.,Cargo ou função, Membro de Núcleo Docente Estruturante dos cursos de: Publicidade e Propaganda, Fotografia Campus Itajaí e Florianópolis, Audiovisual.

  • 03/2009

    Ensino, Relações Públicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fotografia, Teoria da Imagem (EAD)

  • 02/2009

    Ensino, Fotografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fotografia Analógica, Fotografia Documental, Linguagem Fotográfica, TIC - Trabalho de Iniciação Científica

  • 05/2018 - 05/2021

    Direção e administração, Vice-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Pós-graduação em Cinema e Imagens Contemporâneas.

  • 10/2020 - 11/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Vice-Reitoria de Graduação e Desenvolvimento Institucional.,Cargo ou função, Comissão para análise de Aproveitamento de Estudos das Disciplinas cursadas na Universidad San Ignacio de Loyola ? Peru, para o Curso Publicidade e Propaganda da Univali - INSTRUÇÃO No 038/VRGDI/2020.

  • 05/2018 - 05/2020

    Ensino, Cinema e Imagens Contemporâneas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Debates Contemporâneos, Pesquisa Científica e Projeto Cultural, Projeto Audiovisual - TCC

  • 01/2014 - 12/2017

    Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Ensino - Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Pró-Reitoria de Ensino - Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.,Atividade realizada, Laboratório de Criatividade.

  • 09/2015 - 09/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Ilha.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Fotografia.

  • 06/2012 - 12/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Ensino.,Cargo ou função, Representante Docente do Curso de Fotografia - Florianópolis.

  • 02/2010 - 11/2014

    Ensino, Pós graduação em Fotografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagens Fotográficas, Projeto Fotográfico - TCC, Temas Contemporâneos, Teoria da Fotografia

  • 07/2010 - 12/2013

    Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Ensino - Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Pró-Reitoria de Ensino - Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.,Atividade realizada, Agência IN de Comunicação Integrada.

  • 08/2013 - 08/2013

    Ensino, Perícia Criminal e Biologia Forense, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fotografia Forense

2009 - 2010

Fundação Universidade Regional de Blumenau

Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Contratação emergencial, Carga horária: 6

Atividades

  • 07/2009 - 12/2010

    Ensino, Letras - Alemão, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Alemã I, Literatura Alemã II, Literatura Alemã III

  • 04/2009 - 07/2009

    Ensino, Moda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fotografia

2008 - 2008

Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista DAAD - Deutscher Akademischer Aust., Carga horária: 40

2007 - 2008

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Outro (Bolsista Mestrado), Enquadramento Funcional: Bolsista Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - 2007

BAZE MARKETING INTERNO

Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Produtor, Carga horária: 40

Outras informações:
Produtor (material gráfico e de comunicação visual, brindes, eventos) de clientes como Refap/Petrobrás, AES Sul, Dimed/Panvel, RBS, Avipal, Tintas Killing, Ouro e Prata, Companhia Siderúrgica Nacional, Renault do Brasil, entre outros.

2004 - 2005

Companhia estadual de energia elétrica

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fotógrafo, Carga horária: 40

Outras informações:
Fotógrafo e estagiário de Publicidade e Propaganda na Assessoria de Comunicação Social. Responsável pela produção, captação e edição de fotografia; criação e edição materiais gráficos diversos; projeto e elaboração de Banco de Imagens Virtual.

2000 - 2003

Beck de Souza Engenharia LTDA

Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Editor gráfico, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável pela apresentação visual das propostas do setor de licitações da empresa, atuante no Brasil e América Latina.

1999 - 2000

BERUFSBILDENDE SCHULEN ROTENBURG

Vínculo: Estágio agrícola, Enquadramento Funcional: Estágio, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Curso de Agronomia e Agropecuária em concomitância com estágio agrícola realizado na propriedade de Ernst Bern, em Westerech, Baixa Saxônia, Alemanha.

1997 - 1999

Qualicopy

Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Editor eletrônico, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável por criação e editoração gráfica e eletrônica, em aplicativos gráficos como CorelDraw, Corel Photo Paint e Photoshop.

1995 - 1996

Caixa Econômica Federal

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20