Poliana Murer Cavalcante Doi

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas em 2015. Pós-Graduada (latu sensu), Libras para docência no ensino superior e básico - interpretação, pela Faculdade de Jaguariúna em 2017. Pós-Graduada (latu sensu), Surdez: desenvolvimento e inclusão, pela Faculdade de Ciências Médica da Unicamp/ CEPRE em 2018. Atualmente trabalha com formação de professores no Sistema Sesi de Ensino - SP.

Informações coletadas do Lattes em 09/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Surdez: Desenvolvimento e Inclusão

2017 - 2018

Universidade Estadual de Campinas
Título: O fotojornalismo como prática pedagógica no ensino da língua portuguesa como L2 e na formação crítica e reflexiva para alunos surdos do ensino médio
Orientador: Ivani Rodrigues Silva
Bolsista do(a): Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, SES - SP, Brasil.

Especialização em Libras para docência do ensino superior e básico e para interpretação

2016 - 2017

faculdade jaguariúna
Título: O percurso histórico do intérprete de Libras: Avanços e retrocessos do profissional no contexto da escola inclusiva.
Orientador: Edna Diogo

Graduação em Pedagogia

2010 - 2015

Universidade Estadual de Campinas

Formação complementar

2020 - 2020

Extensão universitária em Reflexões sobre a Prática Profissional. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Campinas, EXTECAMP, Brasil.

2018 - 2018

Libras - modulo II. (Carga horária: 74h). , Espaço Cultura Surda Campinas, ECSC, Brasil.

2018 - 2018

Introducao à Técnica de Interpretação Português/Libras Teatro - modulo I. (Carga horária: 10h). , Espaço Cultura Surda Campinas, ECSC, Brasil.

2017 - 2018

Libras - modulo I. (Carga horária: 74h). , Espaço Cultura Surda Campinas, ECSC, Brasil.

2017 - 2018

Aprimoramento em Surdez, Desenvolvimento e Inclusão. (Carga horária: 1760h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2016 - 2017

Libras para docência do ensino superior e básico e para interpretação. (Carga horária: 450h). , Faculdade Jaguariúna, FAJ, Brasil.

Idiomas

Libras

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente.

Organização de eventos

Doi, Poliana Murer Cavalcante . ?Ensino de Libras para Alunos Ouvintes: promovendo a sensibilização para a maior inclusão de surdos na escola?. 2018. (Outro).

Doi, Poliana Murer Cavalcante . VI Semana da Educação - Educador, que formação é essa?. 2012. (Outro).

Doi, Poliana Murer Cavalcante . VIII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e III Encontro Internacional de Ensino de História. 2012. (Outro).

Participação em eventos

CANVA para professores. 2021. (Oficina).

Documentação Narrativa, relatos de experiência e transformação da escola: investigação-formação-ação docente e(m) pedagogia. 2021. (Seminário).

V Semana Rede Pedagógica. 2021. (Seminário).

Artistando com a BNCC: Planejamento, registro e avaliação do ensino. 2020. (Outra).

As Pandemias Medievais e as Artes. 2020. (Encontro).

Utopias e Distopias na educação em tempos de pandemia. 2020. (Outra).

Ciência e Arte nas Férias/ Unicamp 2019.Ciência e Arte nas Férias 2019. 2019. (Oficina).

Ciência e Arte nas Férias/ Unicamp 2019.Ciência e Arte nas Férias 2019. 2019. (Oficina).

11 Semana de Pesquisa Unicamp.O fotojornalismo como prática pedagógica no ensino da língua portuguesa como L2 e na formação crítica e reflexiva para alunos surdos do ensino médio. 2018. (Seminário).

Ciência e Arte nas Férias/ Unicamp.?Ensino de Libras para Alunos Ouvintes: promovendo a sensibilização para a maior inclusão de surdos na escola?. 2018. (Outra).

I Ciclo de Palestras sobre Línguas de Sinais. 2018. (Outra).

I JORNADA DE LIBRAS E CULTURA SURDA. 2018. (Seminário).

Setembro Azul - 2018. 2018. (Seminário).

XVII Seminário dos Cursos de Aprimoramento Especialização 2018. 2018. (Seminário).

XVI SEMAFON. 2018. (Congresso).

XVI SEMAFON. O fotojornalismo como prática pedagógica no ensino da língua portuguesa como L2 e na formação crítica e reflexiva para alunos surdos do ensino médio. 2018. (Congresso).

FÓRUM: Saúde Coletiva aplicada à vida: cidadania como produção de saúde.. 2017. (Outra).

Setembro Azul Libras? Porque sim!. 2017. (Seminário).

XVI Seminário dos Cursos de Aprimoramento FCM/UNICAMP. 2017. (Seminário).

V Setembro Azul "Ações afirmativas para pessoas surdas no processo de escolarização". 2016. (Outra).

I Workshop do Comitê de Ética e Pesquisa Envolvendo Seres Humanos Hu. 2015. (Outra).

V Congresso SOFELP. Pedagogia da Morte: o aprendizado sobre a própria finitude. 2015. (Congresso).

V Congresso SOFELP. 2015. (Congresso).

XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Pedagogia da Morte: aprender a morrer. 2015. (Congresso).

Língua, educação e sociedade: uma abordagem transdisciplinar. 2014. (Outra).

A Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento. 2013. (Outra).

COLÓQUIO CULTURAS INFANTIS: relação étnico-raciais e infância. 2013. (Outra).

Encontro e aperfeiçoamentos didáticos - Programa de Apoio Didático (PAD). 2013. (Encontro).

IV Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática e I Simpósio de Grupos Colaborativos. 2013. (Outra).

COLÓQUIO ATUAÇÃO DOS SINDICATOS DOS TRABALHADORES: HISTORICO, CONTRADIÇÕES E CONTRIBUIÇÕES. 2012. (Outra).

COLOQUIO IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO: PLANEJAMENTO E ACOMPAHAMENTO DA POLÍTICA. 2012. (Outra).

EM DEBATE OS REGIMENTOS ESCOLARES DAS ESCOLAS ESTADUAIS DA SEE/SP E ESCOLAS TECNICAS ESTADUAIS DO CENTRO PAULA SOUZA. 2012. (Outra).

OFICINAS DE MUSICA PARA PEDAGOGOS. 2012. (Oficina).

Semana de Educação - Educador, que formação é essa? Mesa de abertura. 2012. (Outra).

VIII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e III Encontro Internacional de Ensino de História - Minicurso: Fotografia e História na sala de aula por uma práxis possível. 2012. (Encontro).

VIII Encontro Nacional Pesrpectivas do Ensino de História e III Encontro Internacional de Ensino de História. 2012. (Encontro).

VI SEMANA DA EDUCAÇÃO - EDUCADOR, QUE FORMAÇÃO É ESSA?. 2012. (Outra).

VI Semana da Educação Unicamp - Mesa: EDUCAÇÃO NAS EXATAS. 2012. (Outra).

VI Semana da Educação Unicamp - Minicurso: Tecnologias na formação do professor de matemática GEOGEBRA. 2012. (Oficina).

VI Semana da Educação Unicamp - OFICINA DE CONFECÇÃO DE MÁSCARAS. 2012. (Oficina).

XII FESTIVAL DO INSTITUTO DE ARTES UNICAMP. 2012. (Outra).

10 FORUM CALIL K. FARHAT "AS TRANSFORMAÇÕES DA FAMÍLIA E DA SOCIEDADE E SEU IMPACTO NA INFÂNCIA E JUVENTUDE". 2011. (Outra).

DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO: O CONCEITO DE INFÂNCIA. 2011. (Outra).

EDUCAÇÃO MEDICALIZADA: DISLEXIA, TDAH E OUTROS SUPOSTOS TRANSTORNOS. 2011. (Outra).

II COPPEM - II Congresso de Pesquisas em Psicologia e Educação Moral. 2011. (Congresso).

V Semana de Educação da Unicamp - DESAFIOS (RE)COLOCADOS PELO NOVO PNE. 2011. (Outra).

BIBLIOTECA E LEITURA: A QUESTÃO DA MEDIAÇÃO. 2010. (Outra).

II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DOS EDUCADORES DE CAMPINAS E REGIÃO. 2010. (Seminário).

III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE CORPO, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO. 2010. (Seminário).

IV SEMANA DA EDUCAÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNICAMP. 2010. (Outra).

JOGOS COOPERATIVOS. 2010. (Oficina).

LEITURA E FORMAÇÃO DO EDUCADOR. 2010. (Outra).

PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA: FUNDAMENTOS LÓGICOS. 2010. (Oficina).

QUEM CONTA UM CONTO APRENDE UM TANTO. 2010. (Oficina).

SER PROFESSOR HOJE. 2010. (Outra).

Produções bibliográficas

  • 0000-0003-0236-5321 ; SILVA, I. R. . O fotojornalismo como prática pedagógica no ensino da língua portuguesa como segunda língua e na formação crítica e reflexiva de alunos surdos do ensino médio. THE ESPECIALIST , v. 40, p. The Especialist, 2019.

  • MURER CAVALCANTE DOI, POLIANA . PEDAGOGIA DA MORTE: O IDEAL DE SER HUMANO E O APRENDIZADO SOBRE A PRÓPRIA FINITUDE. Revista Pedagogia em Foco , v. 12, p. 74-87, 2017.

  • Doi, Poliana Murer Cavalcante . A MORTE NOS ENSINA A VIVER. FILOSOFIA (SÃO PAULO) , v. 1, p. 14-23, 2016.

  • Doi, Poliana Murer Cavalcante . Vamos voltar a estudar?. Folha do Taquaral, 10 jan. 2017.

  • Doi, Poliana Murer Cavalcante . Pedagogia da Morte: aprendizado sobre a própria finitude. In: V Congresso SOFELP, 2015, Campinas. V Congresso SOFELP, 2015.

  • Doi, Poliana Murer Cavalcante ; SILVA, I. R. . O fotojornalismo como prática pedagógica no ensino da língua portuguesa como L2 e na formação crítica e reflexiva para alunos surdos do ensino médio. In: XVI SEMAFON, 2018, Campinas. XVI SEMAFON - TRABALHOS CIENTÍFICOS 2018. Campinas: FCM - UNICAMP, 2018.

  • AKIRA GOTO, ROBERTO ; MURER CAVALCANTE DOI, POLIANA . Pedagogia da Morte: aprender a morrer.. In: XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp, 2015.

  • Doi, Poliana Murer Cavalcante . Pedagogia da Morte: o ideal de ser humano e o aprendizado sobre a própria finitude. PEDAGOGIA EM FOCO , 2017.

  • Doi, Poliana Murer Cavalcante ; DOI, P. M. C. ; SILVA, I. R. . O fotojornalismo como prática pedagógica no ensino da língua portuguesa como L2 e na formação crítica e reflexiva para alunos surdos do ensino médio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Doi, Poliana Murer Cavalcante ; DOI, P. M. C. ; SILVA, I. R. . O fotojornalismo como prática pedagógica no ensino da língua portuguesa como L2 e na formação crítica e reflexiva para alunos surdos do ensino médio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Doi, Poliana Murer Cavalcante . Pedagogia da Morte: O aprendizado sobre a própria finitude. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MURER CAVALCANTE DOI, POLIANA ; AKIRA GOTO, ROBERTO . Pedagogia da Morte: Aprender a Morrer. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    ?O FOTOJORNALISMO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 E NA FORMAÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA PARA ALUNOS SURDOS DO ENSINO MÉDIO?, Descrição: Este estudo está filiado a uma proposta de cunho pedagógico com a intenção de estabelecer outro caminho no ensino da língua portuguesa como L2 para estudantes surdos do ensino médio no viés da significação em detrimento ao aprendizado mecanicista. O objetivo principal é a observação que esses alunos fazem das produções visuais impressas no fotojornalismo. Considera, portanto, como propósito, o envolvimento ativo dos indivíduos nos processos de produção e significação, fundamentando a participação ativa dos mesmos no projeto para que se possa observar a aplicabilidade dessas estratégias no ensino de surdos. Tal pesquisa de caráter qualitativo está dividida em etapas: a) oficinas de discussão sobre os aspectos técnicos e históricos do fotojornalismo; b) atividades em pequenos grupos, escolha das fotos para apresentar seu conteúdo em LIBRAS; c) produção de texto individual e coletivo. A hipótese é de que o uso da imagem proporciona uma leitura tão rica e complexa quanto um texto escrito, que a língua brasileira de sinais compreende reflexão e que a língua portuguesa na modalidade escrita pode ser significativa sem ser o único recurso para o conhecimento de mundo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Poliana Murer Cavalcante Doi - Coordenador / Ivani Rodrigues Silva - Integrante.

Prêmios

2018

O fotojornalismo como prática pedagógica no ensino da língua portuguesa como L2 e na formação crítica e reflexiva para alunos surdos do ensino médio, XVI Semafon Unicamp "Prêmio de Originalidade".

2018

O fotojornalismo como prática pedagógica no ensino da língua portuguesa como L2 e na formação crítica e reflexiva para alunos surdos do ensino médio, XVI Semafon Unicamp "Prêmio de melhor trabalho de pós graduação".

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2018

CEPRE/FCM/UNICAMP

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aprimoranda, Carga horária: 999

2018 - 2018

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 4

Outras informações:
"Curso de língua portuguesa para jovens e adultos surdos: ler e escrever na segunda língua" Promovido pelo Grupo de Pesquisa Diferenças e Subjetividades em Educação (DIS/FE-Unicamp) e Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita e Trabalho Docente na Formação Inicial (ALLE/AULA).

2014 - 2015

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC/CNPq, Carga horária: 12

Outras informações:
Bolsista pelo CNPq para a pesquisa de iniciação científica "PEDAGOGIA DA MORTE: APRENDER A MORRER", sob orientação do Prof. Dr. Roberto Akira Goto.

2014 - 2014

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PAD - Programa de Apoio Didático, Carga horária: 12

Outras informações:
Semestre 1 sem de 2014 Unidade FE - Faculdade de Educação Disciplina/Turma EL774 - Turma I - Docente DEBORA MAZZA Atividade -Efetuar pesquisa em fontes diversas que possam contribuir com a disciplina. -Auxiliar o professor no planejamento das aulas -Auxiliar o professor na elaboração e correção dos exercícios de fixação de aprendizagem -Auxiliar o professor no gerenciamento de ambientes de suporte ao ensino Auxiliar o professor na organização, supervisão de aulas práticas e aulas em laboratório Auxiliar o professor e alunos na utilização e/ou desenvolvimento de softwares Metodologia -Aulas expositivas -Ambiente Teleduc -Seminários -Trabalhos individuais e em grupo -Estágio em escolas -Relatório de estágio

2013 - 2013

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PAD - Programa de Apoio Didático, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Semestre 1 sem de 2013 Unidade FE - Faculdade de Educação Disciplina/Turma EP472 - Turma B Docente MARIA CAROLINA BOVERIO GALZERANI Atividade A bolsista, ao longo de todo o trajeto educacional proposto, terá um papel fundamental, mediando as relações entre a docente e os discentes - aliás, previstos para serem em grande número.Neste sentido, será solicitada a contribuir -com sua experiência de ótima aluna no semestre passado- em todas as etapas de organização e implementação desta disciplina (os quais não serão focalizados de forma, necessariamente, linear , mas, sim, relacional, dialética): isto é, no planejamento, nas discussões teórico-metodológicas, nas elaborações dos trabalhos discentes, nas avaliações processuais e finais.Todas estas atividades serão desenvolvidas sob minha responsabilidade e orientação.Pensando-se, também, na colocação em prática de um diálogo mais aproximado com o universo dos discentes, estão previstos atendimentos individuais a serem realizados pela bolsista. Metodologia O objetivo fundamental da disciplina é a produção de saberes docentes pelos próprios alunos, no que respeita à futura atuação na área de História e de Geografia, nos primeiros anos de escolaridade. Para tal estão previstas, não somente aulas expositivas, mas apresentações e discussões de trabalhos individuais e coletivos pelos discentes, em forma de seminários, painéis abertos e fechados, além de outras.

2011 - 2011

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PAD - Programa de Apoio Didático, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Semestre 1 sem de 2011 Unidade FE - Faculdade de Educação Disciplina/Turma EP130 - Turma A Docente ROBERTO AKIRA GOTO Atividade Localizar textos, tirar cópias e disponibilizar nas pastas; Monitorar as pasta de xerox; Colocar-se à disposição dos alunos, fazendo papel de intermediador do professor; Cuidar da lista de presença; Recolher trabalhos; Organizar o ambiente e monitorar os alunos durante as avalições e as aulas. Metodologia Aulas expositivas; Exercícios/ trabalhos de leitura e interpretações de textos.

2012 - 2013

EMEF Raul Pila

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitora

Outras informações:
Programa Mais Educação (FNDE) Monitora na Oficina de Alfabetização/Letramento

2016 - 2016

Colégio Progresso

Vínculo: Funcionária - CLT, Enquadramento Funcional: Auxiliar de classe, Carga horária: 30

2018 - 2019

Centro Infantil de Investigações Hematológicas Dr. Domingos A. Boldrini

Vínculo: Professora Voluntária, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 4

2019 - 2019

EMEIEF Professora Aparecida Dias dos Santos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Educação Especial - D.A., Carga horária: 30

2019 - Atual

Serviço Social da Indústria - Diretório Regional São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista Técnico Educacional, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.