Luis Rafael Bonetto
Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em andamento. Mestrado acadêmico em Engenharia e Ciência dos Materiais pela Universidade de Caxias de Caxias do Sul. Graduado com láurea acadêmica em Engenharia Química pela mesma instituição. Curso Formação Pedagógica pela Universidade de Caxias do Sul. Possui experiência em pesquisa na área de adsorção de corantes por compósitos ferromagnéticos e por resíduos de biomassa. Ainda atuou como docente nos cursos Técnicos em Química, Fabricação Mecânica, Plásticos e Administração Integrados ao Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Caxias do Sul. Atualmente, é docente nos cursos de engenharia na Universidade de Caxias do Sul.
Informações coletadas do Lattes em 05/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Engenharia Química
2017 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Isabel Cristina Tessaro.
Mestrado em Materiais
2014 - 2016
Universidade de Caxias do Sul
Título: Caracterização e aplicação de um resíduo agroindustrial na remoção de um corante da indústria têxtil, Ano de Obtenção: 2016
Marcelo Giovanela.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: resíduo agroindustrial; remoção; corantes; indústria têxtil.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Graduação em Engenharia Química
2008 - 2013
Universidade de Caxias do Sul
Título: Preparação, caracterização e aplicação de um compósito ferromagnético na remoção do corante violeta de metila 2B
Orientador: Marcelo Giovanela
Formação complementar
2019 - 2019
Perícia Ambiental. (Carga horária: 21h). , Maxiambiental Treinamentos, MAXIAMBIENTAL, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Simulação e Otimização de Processos com o iiSE. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Seminários Fundamentos, Estratégias e Métodos de Aprendizagem Ativa. (Carga horária: 60h). , Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em School of Advanced characterization of Nanomateria. (Carga horária: 35h). , Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, INMETRO, Brasil.
2010 - 2013
Língua Inglesa. (Carga horária: 250h). , We Study Idiomas Caxias do Sul, WE STUDY, Brasil.
2009 - 2009
Curso de formação de pregoeiros. (Carga horária: 20h). , Ministério da Defesa, MD, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química.
Participação em eventos
12º Encontro Brasileiro sobre Adsorção.Otimização de parâmetros experimentais e estudo do equilíbrio na adsorção do corante azul de metileno por resíduo sólido da indústria do suco de maçã. 2018. (Encontro).
Salão UFRGS 2016: XI SALÃO UFRGS JOVEM. ESTUDO DE VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE REAPROVEITAMENTO DE ÁGUAS CINZAS EM RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR DE UM PAVIMENTO. 2016. (Feira).
28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental.. Remoção do corante violeta de metila 2B por um compósito ferromagnético de matriz argilosa. 2015. (Congresso).
IV Mostra IFTec do IFRS - Campus Caxias do Sul.Tratamento de Esgoto Doméstico por Filtro Anaeróbico com Material de Recheio Alternativo. 2015. (Outra).
IV Mostra IFTec do IFRS - Campus Caxias do Sul.Comparação de Eficiência Protetiva à Corrosão de Tratamentos de Superfície com Politetrafluoretileno e com Níquel Químico,. 2015. (Outra).
4 French Brazilian Meeting on Polymers.Optimization of the parameters of the adsorption process for the removal of methyl violet using magnetic chitosan microspheres. 2014. (Encontro).
XXII Encontro de Jovens Pesquisadores e da IV Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia.Utilização de um compósito ferromagnético na remoção do corante violeta de metila 2B. 2014. (Encontro).
XXI Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS.Utilização de um Híbrido Ferromagnético na Remoção de um Corante da Indústria Têxtil. 2013. (Encontro).
Participação em bancas
Muniz, LAR; Pauletti, GF;BONETTO, LUIS R.. Extração de óleo essencial de Corymbia citriodora Hook por Arraste a vapor com pressão reduzida. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Caxias do Sul.
GIOVANELA, MBONETTO, LUIS R.; POLETTO, MATHEUS. Utilização de adsorventes provenientes de resíduos agroindustriais na remoção de fármacos da classe de anti-inflamatórios: uma revisão da literatura. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Caxias do Sul.
GIOVANELA, M.; BIRRIEL, E. J.;BONETTO, L. R.. Extração, caracterização e utilização da lignina de Pinus elliottii na remoção de íons Zn(II). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade de Caxias do Sul.
BALDASSO; POLIDORO, T. A.;BONETTO, L. R.. Produção de poli (3-hidrobutirato) por alcaligenes latus a partir de soro de leite. 2017 - Universidade de Caxias do Sul.
BALDASSO; POLIDORO, T. A.;BONETTO, L. R.. Projeto de biodigestor uasb para produção de metano a partir de resíduos vínicos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Caxias do Sul.
GIOVANELA, M.; BALDASSO;BONETTO, L. R.. Avaliação da degradação do corante rodamina B por fotoxidação utilizando nanopartículas de dióxido de titânio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Caxias do Sul.
POLIDORO, T. A.; BALDASSO;BONETTO, L. R.. Tratamento de efluente de cabine de lavagem por eletroflotação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Caxias do Sul.
POLIDORO, T. A.; BALDASSO;BONETTO, L. R.. Projeto de adequação da estação de tratamento de efluentes sanitários e do restaurante pelo sistema anaeróbio para uma indústria. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Caxias do Sul.
POLIDORO, T. A.; BALDASSO;BONETTO, L. R.. Validação de método colorimétrico para determinação de 2,3-butanodiol. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Caxias do Sul.
FARIAS, M. C. M.; CARVALHO, G. A.;BONETTO, L. R.. Influência do processo de pós-cura em forno contínuo nas propriedades físicas, mecânicas e de desempenho de material de atrito para lonas de freio automotivos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Caxias do Sul.
POLIDORO, T. A.; BALDASSO;BONETTO, L. R.. Avaliação do emprego do glicerol como método de purificação do biodiesel obtido por transesterificação de óleo de soja e materiais graxos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Caxias do Sul.
ANDRADE, M. Z.; POLIDORO, T. A.;BONETTO, L. R.. Avaliação do Tratamento de Efluente de Tingimento de Poliéster Através de Processos de Eletrocoagulação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Caxias do Sul.
BIRRIEL, E. J.; ARRUDA, A. C. S.;BONETTO, L.R.. Avaliação do Tratamento de Lixiviado de Aterro Sanitário pelo processo de Eletrocoagulação Utilizando Eletrodos de Ferro e de Alumínio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Caxias do Sul.
BIRRIEL, E. J.; GIOVANELA, M.;BONETTO, L.R.. Avaliação da Recuperação de Prata a Partir de Efluentes Fotográficos e de Pilhas Comerciais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Caxias do Sul.
BALDASSO; PIAZZA, D.;BONETTO, L.R.. Avaliação das Propriedades Físicas do Polipropileno em Função do Reprocessamento e Adição de Cargas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Caxias do Sul.
GIOVANELA, M.; BALDASSO;BONETTO, L.R.. Síntese Verde de Nanopartícula de Prata a Partir do Extrato do Bagaço de Uva Bordô. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Caxias do Sul.
POLIDORO, T. A.; BALDASSO;BONETTO, L.R.. Avaliação da Eletrocoagulação no Tratamento de Efluente Oriundo de um Laboratório de Análises Químicas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Caxias do Sul.
CATAFESTA, J.;CRESPO, J. S.BONETTO, L.R.. Obtenção e Caracterização de Micro e/ou Nanofibras de Poliuretano Termoplástico a Partir da Técnica de Fiação por Sopro em Solução. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Caxias do Sul.
POLIDORO, T. A.; BALDASSO;BONETTO, L.R.. Avaliação da Qualidade de Aguardente Artesanal Após Descanso em Barris de Cabreuva, Carvalho e Grápia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Caxias do Sul.
GIOVANELA, M; BALDASSO;BONETTO, L. R.. Determinação de cobre e chumbo em amostras de vinho tinto por espectrometria de emissão atômica com plasma idutivamente acoplado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Caxias do Sul.
KUNST, S. R.; MANDELLI, R. I.;BONETTO, L. R.. Influência do método sol-gel a base de precursor silano BTSE em pré-tratamentos de superfície de aço carbono ABNT 1008. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade de Caxias do Sul.
BONETTO, L. R.. Coordenador da sessão de apresentação dos trabalhos orais dos alunos de Iniciação Científica da área de Ciências Exatas no XXII Encontro de Jovens Pesquisadores e na IV Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia. 2014. Universidade de Caxias do Sul.
Orientou
ESTUDO DO PROCESSO DE ADSORÇÃO DE FÁRMACO DA CLASSE DE ANTI- INFLAMATÓRIOS FAZENDO USO DO RESÍDUO AGROINDUSTRIAL BAGAÇO DE UVA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Luis Rafael Bonetto;
AVALIAÇÃO DOS ADSORVENTES AREIA FILTRANTE E CARVÃO ATIVADO PARA REMOÇÃO DE FÓSFORO EM EFLUENTES DE UMA EMPRESA METALÚRGICA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Luis Rafael Bonetto;
ANÁLISE DE VIABILIDADE DE SUBSTITUIÇÃO DE UM CATALISADOR NO SETOR DE PINTURA DE ACABAMENTO DO MEIO AUTOMOTIVO; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Luis Rafael Bonetto;
PREPARO DE MEMBRANAS DE SEPARAÇÃO COMPOSTAS POR POLI (ÁCIDO LÁTICO) PELO MÉTODO DE INVERSÃO DE FASES PARA PERMEAÇÃO DE GASES; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Luis Rafael Bonetto;
AVALIAÇÃO DO EMPREGO DE RESÍDUO AGROINDUSTRIAL COMO REVESTIMENTO PARA UREIA NA OBTENÇÃO DE UM FERTILIZANTE DE EFICIÊNCIA APRIMORADA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Luis Rafael Bonetto;
CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DO ÓLEO ESSENCIAL DE Foeniculum vulgare Mill; SOBRE Botryosphaeria sp; EXTRAÍDO POR ARRASTE A VAPOR COM APARELHO CLEVENGER E POR HIDRODESTILAÇÃO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Luis Rafael Bonetto;
AVALIAÇÃO DO TEOR DE COMPOSTOS FENÓLICOS TOTAIS, ANTOCIANINAS TOTAIS E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE PRESENTES EM MORANGOS (SAN ANDREAS) E FRAMBOESAS (AUTUMN BLISS); 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Luis Rafael Bonetto;
SUBSTITUIÇÃO DE SOLVENTE EM ANÁLISE DE NÉVOA DE ÓLEO MINERAL POR ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO POR TRANSFORMADA DE FOURIER; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Luis Rafael Bonetto;
ESTUDO DA CINÉTICA E DA TRANSFERÊNCIA DE MASSA NO PROCESSO DE ADSORÇÃO DO CORANTE AZUL DE METILENO POR ZEÓLITA ?A?; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Luis Rafael Bonetto;
Emprego de Resíduo Sólido da Indústria Coureira para Adsorção do Corante Têxtil Preto Ácido 210; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Luis Rafael Bonetto;
Avaliação do uso de membranas de osmose inversa como tratamento terciário de efluentes de uma empresa galvânica; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Luis Rafael Bonetto;
Análise da remoção do corante azul de metileno por adsorção em zeólita A preparada pelo método hidrotérmico; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Luis Rafael Bonetto;
Controle Físico-Químico e microbiológico de efluentes industriais; 2016; Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Luis Rafael Bonetto;
OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS, ANÁLISE E CONTROLE DE TRATAMENTO DE EFLUENTES DE INDÚSTRIA GALVÂNICA; 2015; Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Luis Rafael Bonetto;
CONTROLE E OTIMIZAÇÃO NO PROCESSO PRODUTIVO DE TINTAS INDUSTRIAIS; 2015; Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Luis Rafael Bonetto;
CONTROLE DE QUALIDADE FARMACOQUÍMICO ? LABORATÓRIO FARMACÊUTICO VITAMED LTDA; ; 2015; Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Luis Rafael Bonetto;
CONTROLE DE QUALIDADE METALÚRCIGO ? MEISTER COMPONENTES PARA TRANSPORTES LTDA; ; 2015; Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Luis Rafael Bonetto;
CONTROLE DE QUALIDADE DE BANHOS GALVÂNICOS; 2015; Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Luis Rafael Bonetto;
ESTUDO SOBRE METODOLOGIA ANALÍTICA E CONTROLE OPERACIONAL DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTE PROVENIENTE DE UMA INDÚSTRIA DE GALVANOPLASTIA; 2015; Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Luis Rafael Bonetto;
Produções bibliográficas
-
FANTINEL, LUCAS ANTÔNIO ; BONETTO, LUIS RAFAEL ; BALDASSO, CAMILA ; POLETTO, MATHEUS . Evaluation of the use of adsorbents based on graphene oxide and cellulose for Cr(VI) adsorption. CHEMICAL ENGINEERING COMMUNICATIONS , v. 210, p. 1-19, 2022.
-
BONETTO, L.R. ; CRESPO, J.S. ; GUÉGAN, R. ; ESTEVES, V.I. ; GIOVANELA, M. . Removal of methylene blue from aqueous solutions using a solid residue of the apple juice industry: Full factorial design, equilibrium, thermodynamics and kinetics aspects. JOURNAL OF MOLECULAR STRUCTURE , v. 1224, p. 129296, 2021.
-
CEMIN, ALEXANDRA ; FERRARINI, FABRÍCIO ; POLETTO, MATHEUS ; BONETTO, LUIS R. ; BORTOLUZ, JORDANA ; LEMÉE, LAURENT ; GUÉGAN, RÉGIS ; ESTEVES, VALDEMAR I. ; GIOVANELA, MARCELO . Characterization and use of a lignin sample extracted from Eucalyptus grandis sawdust for the removal of methylene blue dye. INTERNATIONAL JOURNAL OF BIOLOGICAL MACROMOLECULES , v. 170, p. 375-389, 2021.
-
TOREZAN, LUCIANE ; BORTOLUZ, JORDANA ; GUERRA, NAYRIM BRIZUELA ; FERRARINI, Fabrício ; BONETTO, L. R. ; DA SILVA TEIXEIRA, CRISTIANO ; DA SILVA CRESPO, JANAINA ; GIOVANELA, MARCELO ; CARLI, LARISSA NARDINI . Magnetic chitosan microspheres for the removal of methyl violet 2B from aqueous solutions. JOURNAL OF DISPERSION SCIENCE AND TECHNOLOGY , v. 42, p. 1-13, 2021.
-
BORTOLUZ, JORDANA ; FERRARINI, Fabrício ; BONETTO, L. R. ; DA SILVA CRESPO, JANAINA ; GIOVANELA, MARCELO . Use of low-cost natural waste from the furniture industry for the removal of methylene blue by adsorption: isotherms, kinetics and thermodynamics. Cellulose , v. 27, p. 6445-6466, 2020.
-
BORTOLUZ, JORDANA ; CEMIN, ALEXANDRA ; BONETTO, L. R. ; FERRARINI, Fabrício ; ESTEVES, VALDEMAR INOCÊNCIO ; GIOVANELA, MARCELO . Isolation, characterization and valorization of lignin from Pinus elliottii sawdust as a low-cost biosorbent for zinc removal. Cellulose , v. 26, p. 4895-4908, 2019.
-
DE MARCO, C. ; MAULER, R. S. ; DAITX, T. S. ; KRINDGES, I. ; CEMIN, A. ; BONETTO, L. R. ; CRESPO, J. S. ; GUÉGAN, R. ; CARLI, L. N. ; GIOVANELA, M. . Removal of malachite green dye from aqueous solutions by a magnetic adsorbent. SEPARATION SCIENCE AND TECHNOLOGY , v. 55, p. 1-13, 2019.
-
FERRARINI, F. ; BONETTO, L. R. ; CRESPO, J. S. ; GIOVANELA, M. . Removal of Congo red dye from aqueous solutions using a halloysite-magnetite-based composite. Water Science and Technology , v. 73, p. 2132-2142, 2016.
-
BONETTO, L.R. ; FERRARINI, F. ; DE MARCO, C. ; CRESPO, J.S. ; GUÉGAN, R. ; GIOVANELA, M. . Removal of methyl violet 2B dye from aqueous solution using a magnetic composite as an adsorbent. Journal of Water Process Engineering , v. 6, p. 11-20, 2015.
-
BONETTO, L. R. ; CRESPO, J. S. ; GIOVANELA, M. . Otimização de parâmetros experimentais e estudo do equilíbrio na adsorção do corante azul de metileno por resíduo sólido da indústria do suco de maçã.. In: 12º Encontro Brasileiro sobre Adsorção, 2018, Gramado. Anais do 12º Encontro Brasileiro sobre Adsorção, 2018. p. 1-8.
-
BORTOLUZ, J. ; BONETTO, L. R. ; GIOVANELA, M. . Extração, caracterização e utilização da lignina de Pinus elliottii na remoção de íons Zn2+. In: 12º Encontro Brasileiro sobre Adsorção, 2018, Gramado. Anais do 12º Encontro Brasileiro sobre Adsorção, 2018. p. 1-8.
-
BONETTO, L. R. ; CRESPO, J. S. ; GIOVANELA, M. . Estudo da adsorção do corante azul de metileno por um resíduo sólido da indústria do suco de maçã. In: XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2017, Florianópolis. Anais do XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2017. p. 1-8.
-
FERRARINI, F. ; BONETTO, L. R. ; MARCO, C. ; CRESPO, J. S. ; GIOVANELA, M . Remoção do corante vermelho do Congo por um compósito ferromagnético via adsorção. In: Congresso de Engenharia Ambiental do Sul do Brasil, 2015, Porto Alegre. Anais do Congresso de Engenharia Ambiental do Sul do Brasil, 2015. p. 1-3.
-
MARCO, C. ; FERRARINI, F. ; BONETTO, L. R. ; TOALDO, L. T. ; CRESPO, J. S. ; CARLI, L. N. ; GIOVANELA, M . Aplicação de um adsorvente ferromagnético na remoção do corante verde de malaquita em meio aquoso. In: Congresso de Engenharia Ambiental do Sul do Brasil, 2015, Porto Alegre. Anais do Congresso de Engenharia Ambiental do Sul do Brasil, 2015. p. 1-3.
-
MARCO, C. ; FERRARRINI, F. ; BONETTO, L. R. ; CARLI, L. N. ; CRESPO, J. S. ; GIOVANELA, M . Adsorção do corante violeta de metila 2B por um compósito ferromagnético. In: 10º Encontro Brasileiro sobre Adsorção, 2014, Guarujá. Anais do 10º Encontro Brasileiro sobre Adsorção, 2014. p. 1-8.
-
MARCO, C. ; FERRARRINI, F. ; BONETTO, L. R. ; CRESPO, J. S. ; CARLI, L. N. ; GIOVANELA, M . Synthesis, characterization and application of a ferromagnetic composite in the removal of methyl violet 2B dye. In: Eurasia Waste Management Symposium, 2014, istambul. Annals of the Eurasia Waste Management Symposium, 2014. p. 1-8.
-
MARCO, C. ; FERRARRINI, F. ; BONETTO, L. R. ; CARLI, L. N. ; GIOVANELA, M . Síntese, caracterização e aplicação de um híbrido ferromagnético na remoção do corante violeta de metila. In: 4º Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente, 2014, Bento Gonçalves. Anais do 4º Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente, 2014. p. 1-8.
-
MARCO, C. ; FERRARRINI, F. ; CRESPO, J. S. ; CARLI, L. N. ; TOALDO, L. T. ; BONETTO, L. R. ; GIOVANELA, M . Preparação e aplicação de um compósito ferromagnético na adsorção do corante verde malaquita em meio aquoso. In: 54 Congresso Brasileiro de Química, 2014, Natal. Anais do 54 Congresso Brasileiro de Química, 2014.
-
FERRARRINI, F. ; BONETTO, L. R. ; MARCO, C. ; TOALDO, L. T. ; CRESPO, J. S. ; GIOVANELA, M . Adsorção do corante vermelho do congo por um compósito ferromagnético. In: 54 Congresso Brasileiro de Química, 2014, Natal. Anais do 54 Congresso Brasileiro de Química, 2014.
-
TOALDO, L. T. ; MARCO, C. ; FERRARRINI, F. ; BONETTO, L. R. ; CRESPO, J. S. ; GIOVANELA, M ; CARLI, L. N. . Microesferas magnéticas de quitosana: preparação, caracterização e aplicação. In: 54 Congresso Brasileiro de Química, 2014, Natal. Anais do 54 Congresso Brasileiro de Química, 2014.
-
BONETTO, L. R. ; MARCO, C. ; FERRARRINI, F. ; TOALDO, L. T. ; GIOVANELA, M ; CARLI, L. N. ; CRESPO, J. S. . Preparação, caracterização e aplicação de um compósito ferromagnético na remoção do corante violeta de metila 2B. In: 54 Congresso Brasileiro de Química, 2014, Natal. Anais do 54 Congresso Brasileiro de Química, 2014.
-
FERRARRINI, F. ; BONETTO, L. R. ; MARCO, C. ; GIOVANELA, M . Utilização de um compósito ferromagnético na remoção do corante violeta de metila 2B. In: XXII Encontro de Jovens Pesquisadores e da IV Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia, 2014, Caxias do Sul. Anais do XXII Encontro de Jovens Pesquisadores e da IV Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia, 2014.
-
TOALDO, L. T. ; FERRARRINI, F. ; BONETTO, L. R. ; MARCO, C. ; CRESPO, J. S. ; GIOVANELA, M ; CARLI, L. N. . Optimization of the parameters of the adsorption process for the removal of methyl violet using magnetic chitosan microspheres. In: 4 French Brazilian Meeting on Polymers, 2014, Florianópolis. Annals of the 4 French Brazilian Meeting on Polymers, 2014.
-
FERRARRINI, F. ; GIOVANELA, M ; BONETTO, L. R. ; MARCO, C. . Utilização de um Híbrido Ferromagnético na Remoção de um Corante da Indústria Têxtil. In: XXI Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS, 2013, Caxias do Sul. XXI Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS, 2013.
Projetos de pesquisa
-
2020 - Atual
Desenvolvimento de membranas verdes, com polímeros biodegradáveis de matriz renovável e solventes ambientalmente amigáveis, Descrição: Os processos de separação por membranas são muito utilizados em vários segmentos industriais, como petroquímico, farmacêutico, alimentício, tratamento de efluentes, purificação de água com fins específicos, dentre outros usos. Apesar de possuir um papel importante no tratamento de rejeitos, onde auxilia na redução do lançamento de substâncias com potencial poluidor no meio ambiente, as membranas mais utilizadas na indústria são confeccionadas com polímeros de matriz não renovável e com baixo teor reciclável e/ou biodegradável, como o poli(fluoreto de vinilideno), o polipropileno, a poli(sulfona), a poli(éter sulfona), dentre outros. Com isso, o uso desses materiais acaba agravando o problema ambiental do descarte excessivo e inadequado de polímeros. Na tentativa de mitigar esses problemas, muito polímeros de fonte renovável e com caráter biodegradável, como o acetato de celulose, a quitosana, o alginato, o amido, dentre outros, são estudados para tentar substituir os citados anteriormente em diversos tipos de membranas. Nesse contexto, o poli (ácido lático) surge como uma alternativa bastante promissora, devido as suas muitas aplicações como biomaterial na área médica, embalagens, em membranas de ultrafiltração e pervaporação, e até mesmo em baterias de íon-Lítio. Contudo, o uso de um polímero biodegradável não é suficiente para que a membrana possa ser considerada uma membrana eco-friendly (ou green-membrane). Muitos solventes com elevada toxicidade, como a N-metil-2-pirrolidona, a dimetilformamida, o 1,4-dioxano, dentre outros, são utilizados na produção de membranas pelas técnicas de inversão de fase com não solvente e inversão de fase por mudança de temperatura. Dessa forma, o uso de solventes mais amigáveis e ambientalmente corretos nos processos de confecção de membranas também é desejado e, por isso, alguns solventes classificados como não tóxicos, ou de baixa toxicidade, são considerados para o processo de produção da membranas. Os principais candidatos estudados consistem no lactato de metila, no lactato de etila, na 4-butirolactona, na dihidrolevoglucosanona (comercialmente conhecida como cireno), dentre outros. Essas ideias encontram apoio nas métricas da química verde, como os itens 5, 7 10 e 12, assim como nos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU números 12 e 14. Nesse contexto, o presente projeto objetiva avaliar o equilíbrio de fases, as propriedades e o desempenho de membranas verdes produzidas com poli (ácido láctico) pela técnica de inversão de fases utilizando solventes alternativos de menor toxicidade. Para isso, em um primeiro momento, será realizada a seleção inicial de candidatos a solventes com menor toxicidade por análise de compatibilidade baseada em parâmetros de solubilidade de Hansen. Em seguida, será construído o diagrama ternário para o poli (ácido láctico), os solventes selecionados e alguns tradicionais e água, por meio de um modelo de atividade teórico e por uma curva de pontos de nuvem, obtida experimentalmente. Por fim, serão preparadas membranas desse polímero com os demais solventes em estudo e realizada a caracterização de suas propriedades em função de sua estrutura química, propriedades térmicas e mecânicas, dentre outras. A previsão é que se consigam estabelecer os resultados que poderão definir o alcance dos objetivos até a metade de 2023.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Luis Rafael Bonetto - Integrante / Camila Baldasso - Coordenador / Nilo Sérgio Medeiros Cardozo - Integrante / Isabel Cristina Tessaro - Integrante.
-
2014 - Atual
Utilização de Resíduos de Biomassa Vegetal e de Ligninas para a Remoção de Corantes e Metais de Efluentes Industriais, Descrição: O agravamento dos problemas ambientais, em virtude do aumento da atividade industrial, tem despertado na sociedade a demanda por novas tecnologias para lidar com os resíduos gerados nos mais diferentes processos. Neste âmbito inclui-se a indústria têxtil, cujos rejeitos de corantes são potencialmente poluidores aos ecossistemas, conduzindo ao comprometimento da qualidade da água e do solo. Diversas técnicas vislumbram a remoção de corantes dos efluentes da indústria têxtil que, em geral, apresentam custos elevados, enquanto que os resíduos agroindustriais caminham na proposta sustentável de aproveitamento de fibras vegetais e outros materiais renováveis para a parcial ou completa eliminação dos materiais poluentes nestes rejeitos. Dentro deste contexto, o presente trabalho terá por objetivo avaliar a potencialidade de diferentes resíduos de biomassa vegetal na remoção de corantes da indústria têxtil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) . , Integrantes: Luis Rafael Bonetto - Integrante / Marcelo Giovanela - Coordenador / Larissa N. Carli - Integrante / Régis Guégan - Integrante / Janaina da Silva Crespo - Integrante.
-
2013 - 2015
Preparação, Caracterização e Aplicação de Compósitos Ferromagnéticos na Remoção de Corantes da Indústria Têxtil, Descrição: O crescimento do setor têxtil tem trazido muitos benefícios à população, principalmente nesta última década, proporcionando considerável melhoria na qualidade de vida, bem com a geração de novos empregos e aumento do poder aquisitivo. Por outro lado, este mesmo setor tem sido responsável pela introdução significativa de diversos compostos no meio ambiente, o que tem contribuído para uma redução significativa da qualidade ambiental dos ecossistemas aquáticos. Dentre os produtos químicos mais utilizados pelas indústrias desse segmento, destacam-se os corantes. Estima-se que pelo menos 30% dos corantes, utilizados nos processamentos têxteis, acabe se perdendo nos resíduos durante as etapas secundárias do beneficiamento. Os efluentes têxteis não tratados adequadamente podem alterar drasticamente a qualidade da água, tendo em vista a possibilidade de permanecerem por cerca de 50 anos no ambiente. Neste sentido, algumas tecnologias têm sido desenvolvidas, visando à remoção de cor desses efluentes. A adsorção, por exemplo, é uma das técnicas físico-químicas mais utilizadas em unidades de tratamento, apresentando-se como um método de custo relativamente baixo. O carvão ativado tem sido o adsorvente mais utilizado para essa finalidade. O desempenho do processo de tratamento com esse material, entretanto, depende do tipo de carvão e das características do efluente. Além disso, o carvão ativado é um material caro e a regeneração resulta na perda de 10 a 15% do adsorvente. As argilas, por outro lado, são adsorventes naturais, assim como a madeira e a quitosana, que se destacam nesse cenário, por serem altamente efetivas no processo de remoção de corantes, além de serem muito mais baratas, e poderem ser regeneradas com maior facilidade após a saturação. Dentro de todo este contexto, o presente trabalho terá por objetivo preparar um compósito à base de argila e nanopartículas ferromagnéticas, visando a posterior aplicação do mesmo na remoção de um corante da indústria têxtil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Luis Rafael Bonetto - Integrante / Marcelo Giovanela - Coordenador / Larissa N. Carli - Integrante / Régis Guégan - Integrante / Janaina da Silva Crespo - Integrante / Catusa de Marco - Integrante / Fabrício Ferrarrini - Integrante.
Prêmios
2024
Destaque em docência, Universidade de Caxias do Sul.
2014
Láurea Acadêmica no Bacharelado em Engenharia Química, Universidade de Caxias do Sul.
2004
Prêmio Correa Lima, Ministério da Defesa.
Histórico profissional
Experiência profissional
2015 - 2016
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor temporário, Carga horária: 40
Atividades
-
02/2016 - 06/2016
Ensino,,Disciplinas ministradas, Projeto Integrador II, Projetos II, Química, Química Geral, Química II, Tecnologia Química II
-
02/2015 - 12/2015
Ensino,,Disciplinas ministradas, Metrologia Química, Projeto Integrador I, Projetos II, Química Analítica I, Química Analítica II, Química II, Tecnologia Química II
2016 - Atual
Universidade de Caxias do SulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2014 - 2016
Universidade de Caxias do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado CAPES/PROSUP no PGMAT
Atividades
-
03/2025
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Transferência de Massa, Reatores Químicos Heterogêneos, Projetos de Instalações Industriais I, Mecânica dos Fluidos, Tópicos de Ciências Exatas
-
03/2025
Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Química Orgânica
-
08/2024 - 12/2024
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Princípios dos Processos Químicos, Reatores Químicos Homogêneos, Projetos de Instalações Industriais II, Tópico de Ciências Exatas
-
08/2024 - 12/2024
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química dos Compostos de Carbono
-
03/2024 - 07/2024
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Transferência de Massa, Reatores Químicos Heterogêneos, Projetos de Instalações Industriais I, Projetos de Instalações Industriais II, Mecânida dos Fluidos, Tópicos de Ciências Exatas
-
03/2024 - 07/2024
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Funções Químicas Orgânicas
-
08/2023 - 12/2023
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Princípios dos Processos Químicos, Projetos de Instalações Industrais II, Projetos de Instalações Industriais I, Química Experimental, Reatores Químicos Homogêneos, Tópicos de Ciências Exatas
-
08/2023 - 12/2023
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química dos Compostos de Carbono, Termoquímica
-
08/2023 - 12/2023
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Química Orgânica
-
03/2023 - 07/2023
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Mecânica dos Fluidos, Reatores Químicos Heterogêneos, Transferência de Massa, Tópicos de Ciências Exatas
-
03/2023 - 07/2023
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Transferência de Calor e de Massa
-
08/2022 - 12/2022
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Princípios dos Processos Químicos, Projetos de Instalações Industriais II, Química Experimental, Reatores Químicos Homogêneos, Tópicos de Ciências Exatas
-
08/2022 - 08/2022
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Funções Químicas Orgânicas
-
03/2022 - 07/2022
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projetos de Instalações da Indústria Química II, Reatores Químicos Heterogêneos, Transferência de massa, Tópicos de Ciências Exatas
-
03/2022 - 07/2022
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cinética Química, Química dos Compostos de Carbono, Termoquímica
-
08/2021 - 12/2021
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia das Reações Químicas II, Princípios dos Processos Químicos, Reatores Químicos Homogêneos, Tópicos de Ciências Exatas
-
08/2021 - 12/2021
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Funções Químicas Orgânicas
-
03/2021 - 07/2021
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia das Reações Químicas I, Engenharia das Reações Químicas II, Mecânica dos Fluidos, Transferência de Massa, Tópicos de Ciências Exatas
-
03/2021 - 07/2021
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química dos Compostos de Carbono, Cinética Química, Termoquímica
-
08/2020 - 12/2020
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia das Reações Químicas I, Engenharia das Reações Químicas II, Transferência de Massa
-
08/2020 - 12/2020
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Funções Químicas Orgânicas
-
03/2020 - 07/2020
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia das Reações Químicas I, Engenharia das Reações Químicas II, Transferência de Massa, Tópicos de Ciências Exatas
-
03/2020 - 07/2020
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química dos Compostos de Carbono, Termoquímica e Cinética Química
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia das Reações Químicas I, Engenharia das Reações Químicas II, Transferência de Massa
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Termodinâmica II
-
03/2019 - 07/2019
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia das Reações Químicas I, Engenharia das Reações Químicas II, Mecânica dos Fluidos, Transferência de Massa
-
03/2019 - 07/2019
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Industrial II
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia das Reações Químicas I, Engenharia das Reações Químicas II, Mecânica dos Fluidos, Transferência de Massa
-
08/2018 - 08/2018
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Industrial I
-
03/2018 - 07/2018
Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Termodinâmica II
-
03/2018 - 07/2018
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia das Reações Químicas I, Engenharia das Reações Químicas II, Mecânica dos Fluidos, Termodinâmica I, Transferência de Massa
-
03/2018 - 07/2018
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Industrial I
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Industrial I
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia das Reações Químicas I, Engenharia das Reações Químicas II, Mecânica dos Fluidos, Transferência de Massa
-
02/2017 - 07/2017
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia das Reações Químicas I, Engenharia das Reações Químicas II, Mecânica dos Fluidos, Transferência de Massa
-
02/2017 - 07/2017
Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Termodinâmica II
-
02/2017 - 07/2017
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fenômenos de Transporte
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia das Reações Químicas I, Engenharia das Reações Químicas II, Fenômenos de Transporte, Transferência de Massa
-
01/2014 - 03/2016
Pesquisa e desenvolvimento, Reitoria, Centro de Ciências Exatas, da Natureza e de Tecnologia.,Linhas de pesquisa
2004 - 2013
Ministerio da DefesaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Oficial temporário, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Principais atividades: Encarregado do Setor de Aquisições, Licitações e Contratos (SALC); e membro da Comissão de Seleção nos anos de 2008, 2011 e 2012.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Luis Rafael Bonetto e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?