Rafael Pinto Rodrigues

Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: império, educação, civilização, intelectuais, política e idéias. Atualmente é professor da rede estadual de educação lecionando no Ensino Médio.

Informações coletadas do Lattes em 02/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em História

2008 - Atual

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Palavras-chave: História; Império; Educação; Civilização; Colégio Pedro II.Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Império. Setores de atividade: Educação.

Graduação em Licenciatura em História

2001 - 2005

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História da Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XIII Encontro de História Anpuh-Rio- Identidades.O Século XIX e a Instrução Pública Secundária no Rio de Janeiro. 2008. (Simpósio).

Consciência e resgate: contra todo tipo de discriminação e preconceito.Preconceito racial, economia e trabalho no Brasil. 2005. (Seminário).

XIV Jornada de Iniciação Científica na UFRRJ.A educação secundária e a construção do Estado Nacional no Império. 2004. (Outra).

V Semana Acadêmica de Economia. 2003. (Simpósio).

I Semana Acadêmica de História. 2003. (Simpósio).

XIII Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ.A educação secundária no século XIX: o Colégio Pedro II. 2003. (Outra).

Desafios do Ensino e da Pesquisa em História. 2002. (Simpósio).

XXII Encontro Nacional de Estudantes de História. 2002. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ilmar Rohloff de Mattos

MATTOS, I. R.; GONÇALVES, Margareth de Almeida. Luzes e espectros na instrução secundária: o Colégio Pedro II e a consolidação do Império.. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Marcello Otávio Neri de Campos Basile

GONCALVES, M. A.;BASILE, Marcello; SCHUELER, Alessandra. A educação literária no Colégio de Pedro Segundo (1838-1854). 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Marcello Otávio Neri de Campos Basile

GONCALVES, M. A.;BASILE, Marcello; MATTOS, I. R.. A instrução pública secundária no Rio de Janeiro durante o período imperial. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

João Coutinho Barroso Junior

OLIVEIRA, A. B.; OSBORNE, Renata;BARROSO JÚNIOR, João C.. Avaliação do programa Bodystep em relação ao aprendizado motor e a propriocepção em iniciantes na prática fitness. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Salgado de Oliveira.

Alessandra Frota Martinez de Schueler

SCHUELER, A. F. M.; BASILE, M.; Gonçalves, Margareth. A Educação Literária no Colégio Pedro II (1838-1854). 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Margareth de Almeida Gonçalves

GONÇALVES, M. A.; SCHUELER, A.; BASILE, M. O. N. C.. A educação literária no Colégio de Pedro Segundo (1838-1854). 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

André de Brito Oliveira

OLIVEIRA, A. B.; OSBORNE, Renata.; BARROSO JUNIOR, J. C.. Avaliação do Programa Bodystep (TM) em relação ao aprendizado motor e a propriocepção em iniciantes na prática do fitness.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - Universidade Salgado de Oliveira.

Marco Antonio de Moraes

GONÇALVES, M.A. (Margareth de Almeida Gonçalves);MORAES, M. A.; MOTTA, M.B. (Manoel Barros da Motta). Luzes e Espectros na Instrução Pública Secundária: o Colégio Pedro II e a consolidação do Estado no Império. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Margareth de Almeida Gonçalves

A Educação Literátia no Colégio de Pedro Segundo (1838-1854); 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em história - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Margareth de Almeida Gonçalves

Luzes e Espectros na Instrução Secundária: o Colégio Pedro II e a consolidação do Império; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Margareth de Almeida Gonçalves

Civilização e Artifício: modernidade e educação no Brasil do século XIX; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Margareth de Almeida Gonçalves

Educação e civilização:o colégio pedro ii no século XIX; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RODRIGUES, R. P. ; GONCALVES, M. A. . A educação secundária no século XIX: o Colégio Pedro II. Anais da XIII Jornada de Iniciação Científica da UFRuralRJ, Seropédica, v. XIII, 2003.

  • RODRIGUES, R. P. ; GONCALVES, M. A. . A educação secundária no século XIX: o Colégio Pedro II. In: XIII Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ, 2003, Seropédica. Anais da XIII Jornada de Iniciação Científica. Seropédica: Imprensa Universitária, 2003. v. 13.

  • RODRIGUES, R. P. ; GONCALVES, M. A. . A educação pública secundária e o Estado Nacional no Império. In: XV Jornada de Iniciação Científica na UFRRJ, 2006, Seropédica. Anais da XIII Jornada de Iniciação Científica na UFRRJ, 2006.

  • RODRIGUES, R. P. ; GONCALVES, M. A. . A educação secundária e a construção do Estado Nacional no Império: o Colégio Pedro II (1837-1857). In: XIVJornada de Iniciação Científica na UFRRJ, 2004, Seropédica. Anais da XIII Jornada de Iniciação Científica na UFRRJ, 2004.

  • RODRIGUES, R. P. ; GONCALVES, M. A. . A educação secundária no século XIX: o Colégio Pedro II. In: XIII Jornada de Iniciação Científica na UFRRJ, 2003, Seropédica. Anais da XIII Jornada de Iniciação Científica na UFRRJ, 2003.

  • RODRIGUES, R. P. ; GONCALVES, M. A. . Civilização e educação: o Colégio Pedro II no século XIX. Anais da XII Jornada de Iniciação Científica da UFRuralRJ, Seropédica, v. XII, p. 459-460, 2002.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2006 - Atual

SECRETÀRIA ESTADUAL DE EDUCAÇÂO DO RIO DE JANEIRO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Docente I, Carga horária: 16

2002 - 2003

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2002 - 05/2002

    Estágios , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras e Ciências Sociais.,Estágio realizado, Renovação da participação na Pesquisa "Cultura e Mudança Social: Civilização e Artifício no Rio de Janeiro", realizando levantamento e organização de fontes documentais.

  • 09/2001 - 12/2001

    Estágios , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras e Ciências Sociais.,Estágio realizado, Participação na Pesquisa "Cultura e Mudança Social: Civilização e Artifício no Rio de Janeiro", realizando levantamento e organização de fontes documentais.