Ana Paula de Oliveira Teixeira

Graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1996). Aluna do Mestrado de Tecnologias em Saude da Escola Bahiana de Medicina e Saude Pública (2025/2026). Médica do Trabalho e fundadora da Escutaris - solução de BI orientada a dados direcionada a Saude Mental Corporativa. Atua há mais de 10 anos com diagnósticos de fatores psicossociais em empresas de diversos setores, tendo recebido em sua carreira prêmios nacionais: Case Ouro na categoria Gerenciamento de Riscos em 2015 e Case Prata na categoria Higiene Ocupacional em 2021, ambos do Prêmio Proteção Brasil. Primeiro lugar no Prêmio Reabilitação Profissional em 2009 pelo CBSSI. É Membro titular da ANAMT (Associação Nacional de Medicina do Trabalho), ICOH (International Commission on Occupational Health), ABERGO (Associação Brasileira de Ergonomia) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). Autora de livro sobre bem estar e burnout.Pós graduada em Psiquiatria (CENBRAP), em Saúde Integrativa e Bem Estar pelo Instituto Israelita Albert Einsten, em Ergonomia pela Universidade Federal do Paraná, em Psicologia Corporal Reichiana pelo Centro Reichiano no Paraná. Conselheira consultiva certificada, é também administradora Hospitalar pela Universidade São Francisco e possui MBA em Gestão de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas. Ex-Avaliadora de qualidade e segurança do paciente pela metodologia ONA, No passado atuou como médica perita nas Justiças do Trabalho e Federal nas Varas de Curitiba- Paraná. Pesquisa e publica temas relacionadas a saude mental no trabalho, assédio, violência no trabalho, fatores psicossociais.

Informações coletadas do Lattes em 05/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em TECNOLOGIAS EM SAUDE

2025 - Atual

Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública
Título: TRADUÇÃO E VALIDAÇÃO DA FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DE EVENTOS OCUPACIONAIS MORALMENTE INJUSTOS PARA O PORTUGUÊS BRASILEIRO, Ano de Obtenção:
Orientador: CAROLINA VILLA NOVA AGUIAR
Palavras-chave: EVENTOS; ASSEDIO; TRABALHO; VIOLENCIA; PSICOSSOCIAL; SAUDE MENTAL. Grande área: Ciências da Saúde

Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Psiquiatria

2019 - 2021

Faculdade Cenbrap
Título: Sem monografia

Especialização em Bases da Saúde Integrativa e bem Estar

2017 - 2019

Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
Título: A AUTONOMIA NO EXERCÍCIO DA PRÁTICA PROFISSIONAL DO MÉDICO DO TRABALHO
Orientador: Sandra Papesky Sabbag

Especialização em Administração Hospitalar

2010 - 2012

Faculdade São Camilo
Título: Em fase de elaboração

Especialização em Ergonomia

2006 - 2006

Universidade Federal do Paraná
Título: Uma análise crítica dos motivos que levam os gestores de pessoas a adotar as atividades de ginástica laboral
Orientador: Andre Rodacki

Especialização em Psicologia Corporal Reichiana

1998 - 2000

Centro Reichiano
Título: a informar
Orientador: Sandra Mara Volpi

Especialização em Medicina do Trabalho

1998 - 1999

Universidade São Francisco
Título: Análise dos empregados com Hipertensão Arterial no Frigorifico Alagoinhas

Aperfeiçoamento em Gestão Saude Corporativa

2023 - 2023

SESI - Departamento Regional do Estado da Bahia
Título: GESTÃO DE ABSENTEÍSMO EM UMA EMPRESA AGRÍCOLA BRASILEIRA. Ano de finalização: 2023
Orientador: Laira Lopes

Graduação em medicina

1991 - 1996

Universidade Federal da Bahia
Título: nada consta

Formação complementar

2017 -

Curso Avançado para Consultores em Acreditação em Saúde. (Carga horária: 300h). , Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde, IBES, Brasil.

2024 - 2024

conselheiro Consultivo em Saude. (Carga horária: 60h). , BOARD ACADEMY, BA, Brasil.

2023 - 2023

Constelação Familiar Integrativa. (Carga horária: 92h). , INSTITUTO GIRASSOL, IG, Brasil.

2018 - 2018

VIOLÊNCIA E SUAS REPERCUSÕES. , ASSOCIAÇÃO PSIQUIATRICA DA BAHIA, APB, Brasil.

2017 - 2017

A Reforma Trabahista. (Carga horária: 8h). , PLANUS ASSESSORIA EMPRESARIAL, PAE, Brasil.

2017 - 2017

EXAME FISICO ORTOPÉDICO E AS PRINCIPAIS DOENÇAS ORTOPÉDICAS. (Carga horária: 14h). , PRÓ ATIVA SAÚDE, PAS, Brasil.

2017 - 2017

Afetividade, dependência tecnológica e vida digital. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Psiquiatria, ABP, Brasil.

2016 - 2016

Gestão da Ética e da Biossegurança para Profissionais e Pessoal da Saúde. (Carga horária: 44h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2013 - 2014

MBA em MBA Executivo em Administração: Saude. (Carga Horária: 438h). , FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS, FGV, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Medicina do Trabalho.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Saude Mental.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Fatores Humanos no Trabalho.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Integrativa.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: PSICOTERAPIA CORPORAL REICHIANA.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Medicina.

Organização de eventos

TEIXEIRA, A. P. O. ; PEIXOTO, W. ; MASCARENHAS, D. . Cartão Vida Mais Saúde Verão - Feira de Saúde. 2017. (Outro).

TEIXEIRA, A. P. O. . "Nós podemos. Eu posso! Como eu, você, nós podemos reduzir o câncer.. 2017. (Outro).

TEIXEIRA, A. P. O. . 1a Olimpíada de Sáude e Meio Ambiente do Hospital São Rafael. 2017. .

TEIXEIRA, A. P. O. . São Rafael contra o Aedes - Enquanto a água fica parada, o mosquito se movimenta. 2016. (Outro).

TEIXEIRA, A. P. O. . Alimentação Saudável e Sustentável - a conexão entre a sua saúde e a do planeta. 2016. (Outro).

TEIXEIRA, A. P. O. ; moinhos . Curso de Doenças Otorrinolaringológicas Relacionadas ao Trabalho. 2011. (Outro).

TEIXEIRA, A. P. O. . I Workshop de Saúde Ocupacional do São Rafael. 2010. (Outro).

Participação em eventos

CARTILHA ATUALIZADA NR 1.Lançamento da Cartilha Atualizada NR1 - RH BAIANO. 2025. (Encontro).

Defesa De Dissertação - Mestrado Profissional Em Tecnologias Em Saúde - Bruno Reis Da Silva. 2025. (Outra).

Defesa De Dissertação - Mestrado Profissional Em Tecnologias Em Saúde - Elizabeth Castineira Fernandes. 2025. (Outra).

Live da Sociedade Bahiana de Medicina do Trabalho.Como eu faço mapeamento dos fatores psicossociais. 2025. (Encontro).

Live Viva Treinamentos. Os Principais Desafios Para Identificar Os Fatores De Riscos Psicossociais Na NR 1. 2025. (Exposição).

NR -1 Riscos Psicossociais - Da teoria à pratica: os fatores psicossociais no no trabalho.NR 1 - Riscos Psicossociais - Da Teoria à pratica: os fatores psicossociais no trabalho. 2025. (Encontro).

19º Congresso da ABRH Bahia. 2024. (Congresso).

BLS -Suporte Basico de Vida. 2024. (Oficina).

Jornada Nordestina de Psiquiatria. 2024. (Seminário).

18 Congresso ABRH Bahia. Saude, Bem Estar e Cultura Organizacional em uma empresa de Oleo e Gas do Nordetes Brasileiro. 2023. (Congresso).

3º CBPO 1º COSMO.PSIQUIATRIA OCUPACIONAL NA PRÁTICA. 2023. (Outra).

XL Congresso Brasileiro de Psiquiatria e o XVII Congresso Nacional de Psiquiatria:. 2023. (Congresso).

IV Simpósio Internacional de Espiritualidade na Prática Clínica: A Alma na na Psiquiatria. 2022. (Simpósio).

XII SESSÃO CLINICA. 2022. (Encontro).

VII Jornada de Hotelaria Hospitalar.Síndromes de Burnout e Boreout em Serviços de Saúde. 2019. (Encontro).

Ciclo de Palestras 2018. Medicina do Trabalho Centrada na Pessoa. 2018. (Exposição).

10º Seminário Internacional de Sobrecarga Biomecânica no Trabalho. 2017. (Seminário).

1º Workshop Experts para Acreditação em Saúde. 2017. (Outra).

Doenças Relacionadas ao Trabalho. 2017. (Outra).

EXCELÊNCIA NO PALCO.EXCELÊNCIA NO PALCO. 2017. (Seminário).

IV Congresso Brasileiro de Medicina do Trabalho e Pericias Médicas. IV Congresso Brasileiro de Medicina do Trabalho e Pericias Médicas. 2017. (Congresso).

IX Encontro dos Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras-CB27. 2017. (Encontro).

O NTEP e o FAP, sete anos depois: O que mudou?. 2017. (Encontro).

PALESTRA MEIO AMBIENTE DE TRABALHO SEGURO E SALUBRBRE.MEIO AMBIENTE DE TRABALHO SEGURO E SALUBRE: REALIDADE, POSSIBILIDADE OU UTOPIA?. 2017. (Encontro).

Seminário Linha do Cuidado para trabalhadora de Serviços e Saúde Gestante e Lactante. 2017. (Seminário).

Seminário Nacional sobre Segurança e Saúde do Trabalho em Serviços de Saúde. 2017. (Seminário).

XIX Jornada Nordestina de Psiquiatria. XIX Jornada Nordestina de Psiquiatria. 2017. (Congresso).

16o Congresso da Associação Nacional de Medicina do Trabalho. Programa de Atenção a Saúde da Trabalhadora Gestante: mais que um desafio, um sonho possível. 2016. (Congresso).

16o Congresso Nacional de Medicina do Trabalho. 2016. (Congresso).

I Seminário Valorização do Trabalho Médico. 2016. (Seminário).

Programa de Capacitação para Avaliadores - IQG. 2016. (Oficina).

2ª Amostra de Trabalhos da Segurança e Qualidade.Resíduo Zero. 2015. (Encontro).

Formatando um novo modelo de atenção a saude mental que contemple as demandas do trabalhador do século XXI. 2015. (Oficina).

XI Curso de Formação de Avaliador IBES/ONA 2015. 2015. (Oficina).

XX Congresso Brasileiro e Encontro Paranaense de Psicoterapias Corporais. 2015. (Congresso).

I Encontro de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais Hospitalares. 2014. (Oficina).

Ciclo de Atualização em Medicina do Trabalho - AMB/CNA. 2013. (Outra).

Curso Avaliador ONA. 2013. (Oficina).

Seminário ICOH Trabalhadores da Saude. 2013. (Seminário).

XV Congresso ANAMT. 2013. (Congresso).

Encontros de Saude Corporativa (junho e outubro). 2012. (Encontro).

I Simpósio de Gerenciamento de Doenças Cronicas do H A Einsten. 2012. (Simpósio).

Sessões Tecnicas em Medicina do Trabalho. 2012. (Encontro).

XI FORUM NACIONAL DA ANAMT. 2012. (Seminário).

I Congresso Baiano de Medicina do Trabalho. Qualidade de vida (sempre saúde: ferramenta de promoção da saúde e redução de custos empresariais). 2011. (Congresso).

I Congresso Baiano de Medicina do Trabalho. Saúde para Viajantes. 2011. (Congresso).

Oficina Cooperação INSS & Empresas. 2011. (Oficina).

Seminário do Programa de Preparação para Aposentadoria da SCMBA.Qualidade de Vida na Aposentadoria. 2011. (Encontro).

X Fórum Presente ANAMT e Seminário ANAMT/ABMT. 2011. (Seminário).

XVI Encontro Paranaense e XI Congresso Brasileiro de Psicoterapias Corporais. 2011. (Congresso).

14o Congresso da Associação Nacional de Medicina do Trabalho. 2010. (Congresso).

Curso de Psiquiatria para Médicos do Trabalho e Médicos Peritos. 2010. (Oficina).

Forum Saúde Corporativa. 2010. (Outra).

VIII Congresso Paulista de Clinica Médica. 2010. (Congresso).

2o Worksaúde - O trabalho na Saúde e a Saúde no Trabalho. 2009. (Encontro).

4o Congresso Reabilitação Profissional de Acidentados no Trabalho. 2009. (Congresso).

Gerenciamento de Processos e Riscos para Gestão da Qualidade. 2009. (Oficina).

IX Forum Presença ANAMT IX Congresso Ibero Americano de Medicina do Trabalho. Comparativo da soroprevalência do marcador sorológico Anti-HBs da hepatite B dos profissionais de assistência x profissionais de apoio a assistência de um hospital da rede privada de Salvador - Ba. 2009. (Congresso).

IX Forum Presença ANAMT IX Congresso Ibero Americano de Medicina do Trabalho. Reabilitação Profissional no Setor Hospitalar - Um grande desafio. 2009. (Congresso).

IX Forum Presença ANAMT IX Congresso Ibero Americano de Medicina do Trabalho. Ergonomia como importante ferramenta para o Bem Estar no Trabalho em um hospital da rede privada de Salvador - Ba. 2009. (Congresso).

XV Seminário Sul-Brasileiro XVI Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional. 2009. (Seminário).

Congresso Paulista de Medicina do Trabalho. 2008. (Congresso).

IIIa Atualização em Exposição Ocupacional para HIV e Hepatites. 2008. (Encontro).

I Seminário de Câncer, Ambiente e Trabalho. 2008. (Seminário).

I Workshop Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho - Prevenção de Reclamações Trabalhistas. 2008. (Outra).

Seminário de Medicina do Trabalho da Região Sudeste. 2008. (Seminário).

Worksaúde - Desenvolvendo Pessoas que Transformam Equipes. 2008. (Outra).

XIII Encontro Paranaense, VIII Congresso Brasileiro e II Convenção Brasil-Latino/America de Psicoterapias Corporais. 2008. (Congresso).

Comitê Gestão de Pessoas da AMCHAM Paraná.Qualidade de Vida no Trabalho: realidade, possibilidade ou utopia. 2007. (Encontro).

Curso de Dermatoses. 2007. (Outra).

II Simpósio Internacional de Saúde Mental nas Práticas em Saúde. 2007. (Simpósio).

Seminário Comemorativo em Administração da Faculdade Santíssimo Sacramento.Qualidade de Vida no Trabalho: realidade, possibilidade ou utopia. 2007. (Seminário).

XIII Congresso ANAMT. 2007. (Congresso).

XIII Seminário Sul Brasileiro da ACAMT/ANAMT. 2007. (Seminário).

6o Seminário Internacional de Atualização em Segurança e Saúde no Trabalho. 2006. (Seminário).

A inserção da Ergonomia nas empresas - como evitar passivos trabalhistas e tensões sociais nessa área. 2006. (Encontro).

CEST 002 - PCMSO AVANÇADO I: Implantação e pontos polêmicos e duvidosos. 2006. (Outra).

Curso de Avaliação Médico Legal da Incapacidade. 2006. (Oficina).

Indice TOR TOM. 2006. (Oficina).

PPRA para Médicos do Trabalho. 2006. (Outra).

Prevenção ao Uso de Álcool e Drogas no Trabalho. 2006. (Outra).

XIII Seminário Sul Brasileiro da ANAMT. 2006. (Seminário).

Conferência Latino Americana de Saúde no Trabalho. 2005. (Congresso).

Conferência Sul Americana de Saúde Ocupacional. 2005. (Outra).

X Encontro Paranaense e V Congresso Brasileiro de Psicoterapias Corporais. 2005. (Congresso).

XII Seminário Sul Brasileiro da ANAMT e XX Jornada Paranaense de Saúde Ocupacional. 2005. (Seminário).

XVIII Jornada Paranaense de Saúde Ocupacional. 2003. (Outra).

X Seminário Regional Sul da ANAMT e XV Jornada Paranaense de Saúde Ocupacional. 2000. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • TEIXEIRA, A. P. O. . Os Conselheiros. 3. ed. Board Academy SA, 2024. v. 6. 256p .

  • TEIXEIRA, A. P. O. . Cinquenta e três formas de encontrar Deus (além das pandemias): Um convite a ação. 1. ed. Salvador: , 2021. v. 1. 62p .

  • TEIXEIRA, A. P. O. ; CARVALHO, F. ; NEIVA, L. M. C. . Imunização em trabalhadores da saúde - ainda um grande desafio. In: 16o Congresso Nacional da ANAMT- Saberes e competências necessários para o cuidado da saúde dos trabalhadres, 2016, São Paulo. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho. São Paulo: Zeppelini Publishers, 2016. v. 14. p. 49-49.

  • TEIXEIRA, A. P. O. ; SOUZA, R. C. B. ; NEIVA, L. M. C. ; CARVALHO, F. . Programa de atenção a saúde da trabalhadora gestante: mais que um desafio, um sonho possível. In: 16o Congresso Nacional da ANAMT - Saberes e competências necessários para o cuidado da saúde dos trabalhadres, 2016, São Paulo. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho. São Paulo: Zeppelini Publishers, 2016. v. 14. p. 58-58.

  • TEIXEIRA, A. P. O. ; SOUZA, R. C. B. ; NEIVA, L. M. C. . Câncer colorretal: papel do médico do trabalho na detecção precoce de doenças crônicas - relato de caso. In: 16o Congresso Nacional da AnAMT - Saberes e competências necessários para o cuidado da saúde dos trabalhadres, 2016, São Paulo. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho. São Paulo: Zeppelini Publishers, 2016. v. 16. p. 79-79.

  • TEIXEIRA, A. P. O. ; SOARES, C. N. O. ; NEIVA, L. M. C. . Dermatite de contato por luvas de látex em técnica de enfermagem com deficiência física: importância da visão integral. In: 16 Congresso Nacional da ANAMT - saberes e competências necessários para o cuidado da saúde dos trabalhadores, 2016, São Paulo. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho. São Paulo: Zeppelini Publishers, 2016. v. 14. p. 83-83.

  • TEIXEIRA, A. P. O. ; NEIVA, L. M. C. . Quadros demenciais, capacidade laborativa e segurança do paciente: importância do diagnóstico precoce na população trabalhadora senil. In: 16 Congresso Nacional da ANAMT - saberes e competências necessários para o cuidado da saúde dos trabalhadores, 2016, São Paulo. Revista Brasileira Medicina do Trabalho. São Paulo: Zeppelini Publishers, 2016. v. 14. p. 102-102.

  • TEIXEIRA, A. P. O. ; NEIVA, L. M. C. . Gestão das limitações laborativas apresentadas pelos trabalhadores - uma necessidade diante do cenário da previdência social. In: 16 Congresso Nacional da ANAMT - saberes e competências necessários para o cuidado da saúde dos trabalhadores, 2016, São Paulo. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho. São Paulo: Zeppelini Publishers, 2016. v. 14. p. 86-86.

  • TEIXEIRA, A. P. O. . Saúde Ocupacional - Trabalho e Reconhecimento. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TEIXEIRA, A. P. O. . Janeiro Branco. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TEIXEIRA, A. P. O. . ? Riscos do Calor. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TEIXEIRA, A. P. O. . ? Erro Humano e Cultura de Segurança. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TEIXEIRA, A. P. O. . Como construir empresas saudáveis. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TEIXEIRA, A. P. O. . Saude Mental no Trabalho. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TEIXEIRA, A. P. O. . Roda de conversa feminina: desafios no mundo profissional e pessoal. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TEIXEIRA, A. P. O. . ? Trabalho e Reconhecimento. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TEIXEIRA, A. P. O. . Dilemas do Universo Feminino. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TEIXEIRA, A. P. O. . Habilidades do Amanhã. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TEIXEIRA, A. P. O. . Indo Ali Conquistar o Mundo - Dia Internacional da Mulher. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TEIXEIRA, A. P. O. . Respeito e Autoconhecimento no Ambiente de Trabalho. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TEIXEIRA, A. P. O. . Saude Mental dos pais. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TEIXEIRA, A. P. O. ; CARVALHO, F. ; NEIVA, L. M. C. . Imunização em Trabalhadores da Saude - Ainda um grande desafio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, R. C. B. ; TEIXEIRA, A. P. O. ; NEIVA, L. M. C. ; CARVALHO, F. . Programa de atenção a saude da trabalhadora gestante: mais que um desafio, um sonho possível. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, R. C. B. ; TEIXEIRA, A. P. O. ; NEIVA, L. M. C. . Cancer colorretal: papel do médico do trabalho na detecção precoce de doenças crônicas - relato de caso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOARES, C. N. O. ; TEIXEIRA, A. P. O. ; NEIVA, L. M. C. . Dermatte de contato por luvas de látex em técnica de enfermagem com deficiência física: iportância da visão integral. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TEIXEIRA, A. P. O. ; NEIVA, L. M. C. . Gestão das limitações laborativas apresentadas pelos trabalhadores - uma necessidade diant do cenário da previdência social. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NEIVA, L. M. C. ; TEIXEIRA, A. P. O. . Quadros demenciais, capacidade laborativa e seguranla do paciente: importância do diagnóstico precocce na população trabalhadora senil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TEIXEIRA, A. P. O. . Aplicação da Metodologia A3 como Instrumento de Melhoria Contínua nos Processos Relacionados à Saúde e Segurança do Trabalhador. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TEIXEIRA, A. P. O. ; NOGUEIRA, A. ; CARVALHO, F. . Comparativo da soroprevalência do marcador sorológico Anti-HBs da hepatite B dos profissionais de assistência x profissionais de apoio a assistência de um hospital da rede privada de Salvador - Ba. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TEIXEIRA, A. P. O. ; Fabio Almeida Santos . Ergonomia como importante ferramenta para o Bem Estar no Trabalho em um hospital da rede privada de Salvador - Ba. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TEIXEIRA, A. P. O. . Reabilitação Profissional no Setor Hospitalar - Um grande desafio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TEIXEIRA, A. P. O. . Como faço a Gestão do Risco e da Saúde do Trabalhador do Setor Hospitalar: PPRA e PCMSO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TEIXEIRA, A. P. O. . Reabilitação Profissional no Setor Hospitalar - Um grande desafio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TEIXEIRA, A. P. O. . Uma análise crítica dos motivos que levam os gestores de pessoas a adotar as atividades de ginástica laboral. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

TEIXEIRA, A. P. O. . Gente e Gestão - Conexões que impulsionam pessoas. 2025. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TEIXEIRA, A. P. O. . Redução de Acidentes de Trabalho: Estratégias para Aliviar o Ônus no Sistema Previdenciário. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TEIXEIRA, A. P. O. . Acidentes de Trabalho no Brasil. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TEIXEIRA, A. P. O. . Cuidado com Festas Juninas. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TEIXEIRA, A. P. O. . Saude Mental no Trabalho. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TEIXEIRA, A. P. O. . Como a Saúde Mental no Trabalho Impacta a Produtividade. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TEIXEIRA, A. P. O. . As emoções e os Trabalhadores Brasileiros. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TEIXEIRA, A. P. O. . LEI 14831/24. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TEIXEIRA, A. P. O. . SAUDE MENTAL NO TRABALHO. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TEIXEIRA, A. P. O. . TRISTEZA E RAIVA NO AMBIENTE PROFISSIONAL. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TEIXEIRA, A. P. O. . PEC 6×1 e as escalas de trabalho. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TEIXEIRA, A. P. O. . Saude Mental no Trabalho. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TEIXEIRA, A. P. O. . Saude Mental no Trabalho. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TEIXEIRA, A. P. O. . Saude Mental no Trabalho. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TEIXEIRA, A. P. O. . Sindrome do Impostor. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TEIXEIRA, A. P. O. . Sindrome de Burnout. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TEIXEIRA, A. P. O. . Quais os riscos por trás do fone?. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TEIXEIRA, A. P. O. . Depressão e Mercado de Trabalho. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TEIXEIRA, A. P. O. ; SOARES, C. N. O. . Sua Saúde: Dezembro laranja: saiba como prevenir o câncer de pele. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

TEIXEIRA, A. P. O. . Sendo mais completo e mais vivo na vida (e nas organizações). 2017; Tema: Análise crítica aos processos de avaliação nas organizações. (Rede social).

TEIXEIRA, A. P. O. . Feedbacks: a ciência e a medicina podem ajudar a prática da avaliação? E como!. 2017; Tema: A aplicação do método cientifico para a melhor prática das avaliações (feedback). (Rede social).

TEIXEIRA, A. P. O. . Feedback: julgamento, ponderação ou contemplação?. 2017; Tema: Análise crítica sobre os feedbacks - da projeção às (falsas / verdadeiras) evidências. (Rede social).

TEIXEIRA, A. P. O. . A NR-32 e Adornos... quem decide?. 2017; Tema: Esclarecimento sobre os adornos - papel da segurança do trabalho, SCIH e direção da empresa. (Rede social).

TEIXEIRA, A. P. O. . Qual(is) o(s) produto(s) dos serviços de saúde no trabalho?. 2017; Tema: Reflexão sobre os serviços de saúde nas organizações de saúde: visão da OIT. (Rede social).

TEIXEIRA, A. P. O. . A revolução do altruísmo para as organizações e toda a sociedade. 2017; Tema: A importância da prática meditativa nas organizações e na vida para o alcance de níveis elevados de bem estar e equilíbrio e consequentemente, produtividade e inovação. (Rede social).

TEIXEIRA, A. P. O. . Instituição, trabalhador e paciente: reflexão sobre a segurança, responsabilidade e qualidade da assistência a partir da geometria Euclideana. 2017; Tema: Os perigos externos ao paciente são riscos a serem gerenciados pelos impactos potenciais causados a instituição, paciente e trabalhador da saúde. (Rede social).

Prêmios

2021

PRÊMIO PROTEÇÃO BRASIL - CASE PRATA EM HIGIENE OCUPACIONAL, PROTEÇÃO - REVISTA PROTEÇÃO.

2015

PREMIO PROTEÇÃO BRASIL - CASE OURO CATEGORIA GERENCIAMENTO DE RISCOS, PROTEÇÃO - REVISTA PROTEÇÃO.

2009

PREMIO PRÓ REABILITAÇÃO, CBSSI - CENTRO BRASILEIRO DE SEGURANÇA INDUSTRIAL.

2009

Comparativo da Soroprevalência do marcador Sorológico ANTI-HBS do vírus da Hepatite B dos profissionais de Assistência x profissionais de apoio a Assistência de um hospital da Rede Privada de Ssa, Associação Nacional de Medicina do Trabalho.

2005

Título de Especialista em Medicina do Trabalho - 1o lugar na prova, Associação Nacional de Medicina do Trabalho.

Histórico profissional

Experiência profissional

2025 - Atual

ESCUTARIS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: FUNDADORA, Carga horária: 5

Outras informações:
A Escutaris é uma empresa especializada em transformar ambientes corporativos por meio de diagnósticos precisos em saúde mental e fatores psicossociais. Seus serviços incluem:#8203;1) Diagnóstico dos fatores psicossociais e saúde mental no trabalho: identificação dos principais riscos psicossociais na organização, com diagnósticos completos, seguros e anonimizados, em conformidade com a NR-1. 2) Escuta e direcionamento dos trabalhadores com sinais de sofrimento mental: oferta de apoio personalizado por meio de entrevistas e grupos focais para colaboradores que apresentam sinais de sofrimento mental. 3) Mentoria para líderes e profissionais de SST sobre saúde mental no trabalho: capacitação de gestores e profissionais de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) para promover um ambiente laboral mais saudável e acolhedor. A empresa se destaca pelo compromisso com a inovação, transparência, empatia e colaboração, adaptando seus serviços à realidade de cada organização. Seu objetivo é democratizar o acesso a diagnósticos qualificados em saúde mental no trabalho, promovendo ambientes corporativos mais seguros e saudáveis, alinhados às exigências legais.

2020 - Atual

Petroreconcavo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médica do Trabalho, Carga horária: 30

Outras informações:
Médica do Trabalho

2019 - 2020

Sotero Ambiental

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médica do Trabalho, Carga horária: 16

2019 - 2019

Instituto de Convivência, Ensino e Pesquisa Nise da Silveira

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8

Outras informações:
Estágio em psiquiatria

2018 - 2019

Mantris

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médica, Carga horária: 4

2017 - 2018

Costa do Sauípe

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Médica do Trabalho, Carga horária: 15

2017 - 2019

Itaigara Memorial

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Médica do Trabalho, Carga horária: 4

2017 - Atual

Universidade Católica do Salvador

Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Médica do Trabalho, Carga horária: 8

2010 - 2017

Hospital São Rafael - Unidades Fleming e Garibaldi

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente Médica Ambulatorial, Carga horária: 40

2007 - 2009

Hospital São Rafael

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coord de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Concomitante a esta atividade, acumulei a partir de 2009 a coordenação médica do Centro Médico São Rafael - unidade ambulatorial do São Rafael - Unidade Fleming.

2010 - 2012

Santa Casa de Misericórdia da Bahia

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora Serviço de Medicina Ocupacional, Carga horária: 20

2010 - Atual

QUELUZ SERVIÇOS MEDICOS LTDA ME

Vínculo: Proprietária, Enquadramento Funcional: Sócio, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Consultoria em Saúde Ocupacional, Ergonomia, Pericia Médica Consultoria em Qualidade e Segurança do Paciente Psicoterapia Corporal Reichiana Gestão de Ambulatórios e Serviços de Saúde

2014 - 2014

Sociedade Baiana de Medicina do Trabalho

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Avaliador ONA - Organização Nacional Acredita

Outras informações:
Define-se Acreditação como um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde, voluntário, periódico e reservado. Nas experiências, brasileira e internacional, é uma ação coordenada por uma organização ou agência não governamental encarregada do desenvolvimento e implantação da sua metodologia. Em seus princípios tem um caráter eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle oficial, não devendo ser confundido com os procedimentos de licenciamento e ações típicas de Estado.

2012 - 2013

Sociedade Baiana de Medicina do Trabalho

Vínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: Diretora científica

2007 - 2007

Meridional Administração de Recursos em Saúde

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Médica do Trabalho, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2010

SPAIPA Indústria de Bebidas (Coca Cola)

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente de Medicina do Trabalho, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - 2009

Resil Minas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Médica do Trabalho, Carga horária: 8

2005 - 2007

Perkons

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Médica do Trabalho, Carga horária: 10

2003 - 2007

Rede Paranaense de Comunicação

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Medicina do Trabalho, Carga horária: 20

2007 - 2007

Global Village Telecom

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Médica do Trabalho, Carga horária: 20

Outras informações:
Responsável pela estruturação do programa de Qualidade de Vida da companhia

1999 - 2006

Instituto de Medicina do Trabalho do Estado do Paraná

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Médica do Trabalho, Carga horária: 20

2005 - 2005

SESI - Departamento Regional do Estado do Paraná

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Médica Coordenadora do PCMSO, Carga horária: 20

2004 - 2004

HSBC Bank Brasil

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Médica do Trabalho, Carga horária: 20

Outras informações:
Responsável pelas regiões Sul, Sudeste e parte Centro Oeste

2004 - 2004

RISOTOLÂNDIA INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ALIMENTOS LDA

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Médica do Trabalho, Carga horária: 20

2003 - 2004

Auto Viação Curitiba

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Médica do Trabalho, Carga horária: 20

1998 - 1999

Assistência Médica Administrada

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Médica do Trabalho, Carga horária: 20

2011 - 2011

Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Professora convidada da disciplina de Toxicologia para turma de Enfermagem do Trabalho

2010 - 2011

P&J Ensino e Qualificação Superior

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Professora disciplina de Doenças e Ambiente de Trabalho, PCMSO, Legislação para turmas de pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho

2014 - 2014

Instituto Qualisa de Gestão

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Avaliador ONA - Organização Nacional Acredita

2011 - 2011

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Professor convidado disciplina PCMSO curso de extensão em Higiene Ocupacional na Escola Politécnica na Federação