Luciana Sieber Raul

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Sociologia pela mesma instituição. Pesquisou a temática da "nova classe média" brasileira, mais especificamente no que diz respeito ao seu capital cultural e social, bem como às atuais formas de inserção dos integrantes desta classe no mercado de trabalho. Na dissertação de mestrado, analisou o exercício de atividades empreendedoras no contexto de classes emergentes. Estudou algumas políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo e o papel do SEBRAE como agente de estímulo à formalização, na categoria de microempreendedor individual (MEI). Analisou o empreendedorismo na sociedade como um todo, e como os microempreendedores das chamadas classes populares absorvem ou se apropriam deste ideário. Atualmente, tem interesse nas áreas de sociologia do trabalho, sociologia econômica, empreendedorismo e inovação. Na iniciativa privada, trabalhou na área da habitação popular, na execução de projetos sociais direcionados para beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Sociologia

2013 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: O discurso do empreendedorismo e sua relação com os microempreendedores populares: o caso do Pop Center.,Ano de Obtenção: 2015
Antônio David Cattani.Coorientador: Jesse Jose Freire de Souza. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: empreendedorismo; discurso; microempreendedor individual; classes populares.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: sociologia do trabalho. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: estratificação social.

Graduação em CIÊNCIAS SOCIAIS

2006 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: A "nova classe média" brasileira: estratégias de investimento na educação formal dos filhos.
Orientador: Daniel Gustavo Mocelin

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: sociologia do trabalho.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: estratificação social.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

A sociologia cultural de Jeffrey Alexander. 2014. (Seminário).

Individu et Sociologie (Bernard Lahire). 2014. (Outra).

Seminário Nacional "O Futuro do Trabalho". 2014. (Seminário).

Sociedade civil, democracia e contestação. 2014. (Seminário).

III Salão da Pós-Graduação. 2013. (Oficina).

I Seminário de Integração discente UFRGS-UFPEL.A "nova classe média": formas de investimento na educação dos filhos.. 2013. (Seminário).

XVI Congresso Brasileiro de Sociologia. A nova classe média: estratégias de investimento na educação formal dos filhos.. 2013. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Arlei Sander Damo

CATTANI, A. D.;DAMO, ARLEI SANDER; HOLZMANN, L.; GARCIA, S. R.. O discurso do empreendedorismo e sua relação com os microempreendedores populares: o caso do Pop Center. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Sandro Ruduit Garcia

Cattani, A. D.;RUDUIT GARCIA, S.; DAMO, A.; HOLZMANN, Lorena. O discurso do empreendedorismo e sua relação com microempresários. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Sandro Ruduit Garcia

Cattani, A. D.;GARCIA, S. R.. O empreendedorismo nas classes populares. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Sandro Ruduit Garcia

MOCELIN, Daniel; Virgínio, A.;RUDUIT GARCIA, S.. A nova classe média brasileira: estratégias de investimento na educação formal dos filhos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Lorena Holzmann

HOLZMANN, Lorena; CATTANI, A. D.; GARCIA, S. R.; DAMO, A. S.. O discurso do empreendedorismo e sua relação com os microempreendedores populares: o caso do Pop Center. 2015. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Daniel Gustavo Mocelin

GARCIA, Sandro Ruduit; VIRGINIO, Alexandre Silva;MOCELIN, Daniel Gustavo. A "nova classe média" brasileira: estratégias de investimento na educação formal dos filhos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Alexandre Silva Virginio

VIRGINIO, A. S.. A NOVA CLASSE MÉDIA BRASILEIRA: estratégias de investimento na educação formal dos filhos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Daniel Gustavo Mocelin

A ?nova classe média? brasileira: estratégias de investimento na educação formal dos filhos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais (Bacharelado)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Daniel Gustavo Mocelin;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RAUL, L. S. . O discurso e o exercício do empreendedorismo no contexto das classes populares. In: Pedro Robertt; Ana Paula Ferreira Dávila; Pedro Lisdero; Renata Brauner Ferreira. (Org.). O novo espírito do capitalismo no Sul: paralelismos e contrastes. 1ed.Pelotas: Editora Ufpel, 2017, v. , p. 291-315.

  • RAUL, L. S. . A "nova classe média" brasileira: modalidades de investimento na educação formal dos filhos.. In: Guilherme Camargo Massaú; Léo Peixoto Rodrigues; Gabriel Bandeira Coelho.. (Org.). Diversidade sociológica: facetas da pesquisa em sociologia.. 1ed.Porto Alegre: Edipucrs, 2014, v. , p. 199-220.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - 2016

Reppense Consultoria Organizacional

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Socióloga, Carga horária: 30

Outras informações:
Realização de trabalho técnico social na execução do Projeto Integrado de Ações e Intervenções (pelo Programa de Aceleração do Crescimento 2 - PAC 2) na área da habitação, no município de Esteio, Rio Grande do Sul. Participação em equipe técnica multidisciplinar de acompanhamento da população atendida. Aplicação de questionários socioeconômicos, cadastramento, tabulação de dados, elaboração e análise de planilhas de dados cadastrais, realização de reuniões com técnicos da Secretaria de Habitação de Esteio, elaboração de relatórios técnicos descritivos.

2012 - 2012

ENCOP ENGENHARIA

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Realização de pesquisa social na Vila do Salso, bairro Restinga, em Porto Alegre. Aplicação de cadastro socioeconômico, servindo de finalidade para futura regularização fundiária. Envolvimento em equipe multidisciplinar de trabalho. Tabulação de dados (software Sphinx). Elaboração semanal de relatórios de atividades.

2011 - 2012

Conterra Construtora

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Outras informações:
Participação em equipe multidisciplinar de trabalho técnico social, no projeto de reassentamento dos moradores da Vila Chocolatão, atuando na área da habitação popular. Elaboração e aplicação de questionários. Tabulação, análise de dados socioeconômicos e elaboração de relatórios semanais. Reuniões com os moradores e entidades parceiras do projeto.

2008 - 2008

Fundação de Proteção Especial do Rio Grande do Sul

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Funções: construção e interpretação de gráficos e tabelas, elaboração de relatórios descritivos, levantamento e lançamento de dados censitários em banco de dados.