Leonardo Vasconcelos de Araújo

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2011. Foi coordenador do coletivo Urucum - Direitos Humanos, Comunicação e Justiça, onde desenvolvia, escrevia e executava projetos de comunicação e direitos humanos, com enfoque na temática de Terra e Território. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, com a pesquisa intitulada "Comunicação para mobilização: Quem dera ser um peixe, Internet e Ativismo Político", na qual buscou compreender como se deu a articulação, apoiada nas novas ferramentas midiáticas, de uma rede ativista contra a realização de empreendimento milionário na orla de Fortaleza/CE. Integrou o grupo de pesquisa em Mídia, Cultura e Política da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de direitos humanos e comunicação, pesquisando sobre mídia, especialmente a Internet, e movimentos sociais. É doutor pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal do Ceará, tendo pesquisado a produção material de corpos musculosos (ciborgues) em mulheres praticantes de fisiculturismo e Crossfit em Fortaleza. Atua na área de estudos da ciência, pensamento decolonial, estudos de gênero, antropologia do corpo, estudos da performance, arte, teoria da imagem e psicanálise. Integrante do Laboratório das Artes e das Juventudes (LAJUS - UFC). Psicanalista em formação permanente e integrante do coletivo Margem, o qual intenta pensar a psicanálise a partir de deslocamentos mobilizados pelos debates de raça, classe e gênero.

Informações coletadas do Lattes em 04/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Sociologia

2017 - 2021

Universidade Federal do Ceará
Título: Entre máquinas e esculturas: mulheres levantadoras de peso
, Ano de obtenção: 2021. Glória Maria dos Santos Diógenes. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: corpo; performance; gênero; política.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Estudos da Performance. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Estudos de Gênero.

Mestrado em Comunicação

2014 - 2016

Universidade Federal do Ceará
Título: Comunicação para mobilização: Quem dera ser um peixe, Internet e Ativismo político
, Ano de Obtenção: 2016.Márcia Vidal Nunes.Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.

Graduação em Sociologia

2018 - 2019

Centro Universitário Leonardo da Vinci

Graduação em Direito

2007 - 2011

Universidade Federal do Ceará
Título: Aplicação da Medida de Segurança ao louco infrator à luz do Direito Sanitário
Orientador: Raimundo Bezerra Falcão

Formação complementar

2021 - 2021

Casa Escola Ool. (Carga horária: 120h). , Casa do Povo, CP, Brasil.

2018 - 2018

Curso de Introdução à Lógica Aplicada à Psicanálise. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2016 - 2018

Formação em psicanálise. , Fórum do Campo Lacaniano de Fortaleza, FCL, Brasil.

2017 - 2017

Feminismo, relações de gênero e de raça. (Carga horária: 3h). , Sociedade Brasileira de Sociologia, SBS, Brasil.

2015 - 2015

Curso de prática em edição. (Carga horária: 30h). , Nigéria Comunicação e Audiovisual, NIGÉRIA, Brasil.

2015 - 2015

Curso de prática em documentário. (Carga horária: 20h). , Porto Iracema das Artes, PORTO IRACEMA, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Francês Instrumental. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2013 - 2013

Advocacy Video. , Wittness, WITTNESS, Estados Unidos.

2013 - 2013

Sociologia da Educação. (Carga horária: 64h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2013 - 2013

Antropologia da Religião. (Carga horária: 64h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2010 - 2010

Curso de Língua Alemã. , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2006 - 2008

Extensão universitária em Curso Básico de Língua Inglesa. (Carga horária: 420h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia do Corpo.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Estudos da Performance.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Teoria Queer.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do esporte.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Psicanálise.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Movimentos Sociais.

Organização de eventos

ARAÚJO, L. V. . II Colóquio Diálogos Juvenis Todas as Artes: Sentimentos intensos, Cidade e Arte. 2018. (Outro).

ARAÚJO, L. V. . Mesa Redonda - Os pilares da educação: ensino, pesquisa e extensão. 2016. (Outro).

ARAÚJO, L. V. . Pressupostos para a classificação dos métodos autocompositivos indiretos. 2016. (Outro).

ARAÚJO, L. V. . Mesa Redonda - Direito Ambiental e urbanismo. 2016. (Outro).

ARAÚJO, L. V. . Visita guiada pelas Faculdades Inta. 2016. (Outro).

ARAÚJO, L. V. . Mesa Redonda - Direitos Humanos, Diversidade Religiosa e Laicidade. 2016. (Outro).

ARAÚJO, L. V. . I Semana do Direito do Centro Universitário INTA. 2016. (Congresso).

ARAÚJO, L. V. . A monitoria como espaço de iniciação à docência. 2016. (Outro).

ARAÚJO, L. V. . Na Rua - exposição fotográfica. 2014. (Exposição).

ARAÚJO, L. V. ; Gomes, P.O. ; Sousa, L.B.A. . Lançamento Relatório Acquario Ceará. 2014. (Outro).

ARAÚJO, L. V. ; FROTA, H.B. ; Talita Furtado ; SARAIVA, A. . Entendendo o Acesso à Informação: movimentos populares e monitoramento de Políticas Públicas. 2013. (Outro).

ARAÚJO, L. V. ; PIRES, R.Q. . Oficina de Vídeo-ativismo no Poço da Draga. 2013. (Outro).

Participação em eventos

XVII Jornada do Fórum do Campo Lacaniano de Fortaleza.Laços de sangue nas memórias da plantação: elaborando o trauma do racismo cotidiano. 2018. (Outra).

18º Congresso Brasileiro de Sociologia. 2017. (Congresso).

18º Congresso Brasileiro de Sociologia. Corpos em Mutação: produzindo resistências contra o Império. 2017. (Congresso).

XVI Jornada do Fórum do Campo Lacaniano de Fortaleza.Pode a psicanálise ter uma ontologia? Ser e direção do tratamento. 2017. (Outra).

11º Interprogramas de Mestrado Faculdade Casper Líbero.Quem dera ser um peixe: entre a tática e a estratégia. 2015. (Outra).

Colóquio Internacional Pós-Fotografia, Pós-Cinema: o devir das imagens contemporâneas da arte. 2014. (Outra).

Congresso dos Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação. Resistir como quem festeja: coletivo "Quem sera ser um peixe" e a luta contra o Acquario - a importância da intervenção estética na constituição do comum e do direito à cidade. 2014. (Congresso).

Encontro de Projetos - Edital Megaeventos Esportivos e Direitos Humanos. 2014. (Encontro).

VII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação.Mídia, Cidadania e Movimentos Sociais: A cobertura d'O Estado de São Paulo sobre o Movimento Passe Livre em junho de 2013. 2014. (Encontro).

VII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação.Quem dera ser um peixe: uma análise de mobilização de quadros. 2014. (Encontro).

XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Mídia, Cidadania e Movimentos Sociais: A cobertura d'O Estado de São Paulo sobre o Movimento Passe Livre em junho de 2013. 2014. (Congresso).

XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - oficina "Língua e cultura guarani". 2014. (Oficina).

Ciclo de Formação em Mídia e Direitos Humanos - Coletivo Intervozes. 2013. (Oficina).

Elaboração de Projetos Sociais para Empresas e ONG's. 2013. (Outra).

IV World Justice Forum. 2013. (Congresso).

I Encontro Internacional sobre a UNASUL. 2010. (Encontro).

XV Encontro de Iniciação à Pesquisa da Unifor.Implicações Ontológicas da Teoria Descritiva de Bertrand Russell. 2009. (Encontro).

Direito Desportivo. 2008. (Outra).

II Semana do Direito. 2007. (Seminário).

Nova Lei de Drogas e Execução Penal. 2007. (Outra).

Seminário de Direito Penal e Processo Penal. 2007. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Liniane de Cássia Santos

Mesquita, P.F.B.A; Bezerra, T.C.E;ARAÚJO, L. V.. Corpo, gênero e cuidado: uma investigação dos relatos de mulheres em processo de emagrecimento na cidade de Fortaleza/CE. 2022. Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Orientou

Antonia Marilia dos Santos Oliveira

Museu do Amor Sapatão; 2024; Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal da Bahia, ; Coorientador: Leonardo Vasconcelos de Araújo;

Lílian Aparecida Mudado Suassuna Martins

Explorando a interseção entre psicanálise, educação e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH): o que a pesquisa tem a dizer; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicanálise) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Leonardo Vasconcelos de Araújo;

Jessinadia Aline Silva Nascimento

Explorando a interseção entre psicanálise, educação e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH): o que a pesquisa tem a dizer; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicanálise) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Leonardo Vasconcelos de Araújo;

FRANCISCA MARCELLA SOUSA ALBUQUERQUE

Explorando a interseção entre psicanálise, educação e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH): o que a pesquisa tem a dizer; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicanálise) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Leonardo Vasconcelos de Araújo;

LETICIA CELESTINO MARQUES

Explorando a interseção entre psicanálise, educação e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH): o que a pesquisa tem a dizer; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicanálise) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Leonardo Vasconcelos de Araújo;

Juliana Damasceno Pontes

Adolescência, Sofrimento e Angústia em O Apanhador no Campo de Centeio; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicanálise) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Leonardo Vasconcelos de Araújo;

Itana de Souza Alves

A não aplicabilidade da Lei 10; 639/03 no ensino brasileiro como fator contribuinte no aumento do crime de racismo no Brasil; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Unifanor Wyden; Orientador: Leonardo Vasconcelos de Araújo;

Produções bibliográficas

  • ARAÚJO, L. V. ; ALVES FILHO, M.H.S. ; NUNES, M. V. . MÍDIA, MOVIMENTO PASSE LIVRE E CIDADANIA: A COBERTURA DO ESTADO DE SÃO PAULO DURANTE AS MANIFESTAÇÕES DE JUNHO DE 2013. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano , v. 5, p. 1-18, 2014.

  • ARAÚJO, L. V. . Mulheres levantadoras de peso: uma etnografia da força. 1ª. ed. Curitiba: Kotter Editorial, 2023. v. 300. 384p .

  • ARAÚJO, L. V. . Frio Magma. 1ª. ed. São Paulo: Urutau, 2023. v. 90. 152p .

  • ARAÚJO, L. V. . Minimanual do guerrilheiro urbano: mitologia e corpo revolucionários. Revista Serrote, Sáo Paulo, , v. 43, p. 130 - 147, 01 mar. 2023.

  • ARAÚJO, L. V. ; Oliveira, B.L.F. . Resistir como quem festeja: coletivo 'Quem dera ser um peixe' e a luta contra o Acquario - a importância da intervenção estética na constituição do comum e na reivindicação do direito à cidade. In: Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação, 2014, Rio de Janeiro. Anais do VII Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação. Rio de Janeiro, 2014. v. 7.

  • ARAÚJO, L. V. ; ALVES FILHO, M.H.S. ; NUNES, M. V. . Mídia, cidadania e movimentos sociais: a cobertura d'O Estado de S. Paulo sobre o Movimento Passe Livre em junho de 2013. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2014, Foz do Iguaçu/PR. Comunicação para Cidadania, 2014.

  • ARAÚJO, L. V. . Implicações Ontológicas da Teoria Descritiva de Betrand Russell. In: XV Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2009, Fortaleza. Mundo Unifor - Envolução e Sustentabilidade, 2009. v. 15.

  • ARAÚJO, L. V. . Laços de sangue nas memórias da plantação: elaborando o trauma do racismo cotidiano. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAÚJO, L. V. ; ARAUJO, V. V. . Pode a psicanálise ter uma ontologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAÚJO, L. V. . Corpos em mutação: produzindo resistências contra o Império. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAÚJO, L. V. . Na Rua: as narrativas da mídia independente na cobertura da ocupação cearense Copa do Povo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAÚJO, L. V. ; Oliveira, B.L.F. . As narrativas da mídia independente na cobertura da ocupação cearense Copa do Povo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAÚJO, L. V. . Quem dera ser um peixe: entra a estratégia e a tática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAÚJO, L. V. . Movimento Quem dera ser um peixe: entre a tática e a estratégia comunicacionais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAÚJO, L. V. ; Oliveira, B.L.F. . Resistir como quem festeja: coletivo 'Quem dera ser um peixe' e a luta contra o Acquario - a importância da intervenção estética na constituição do comum e na reivindicação do direito à cidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAÚJO, L. V. ; ALVES FILHO, M.H.S. . Mídia, cidadania e movimentos Sociais: a cobertura d'O Estado de São Paulo sobre o Movimento Passe Livre em Junho de 2013. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALVES FILHO, M.H.S. ; ARAÚJO, L. V. . Mídia, cidadania e movimentos Sociais: a cobertura d'O Estado de São Paulo sobre o Movimento Passe Livre em Junho de 2013. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAÚJO, L. V. . Quem dera ser um peixe: uma análise de mobilização de quadros. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

ARAÚJO, L. V. . Avaliador de trabalho da I Semana do Direito do Centro Universitário INTA. 2016.

ARAÚJO, L. V. ; Sousa, L.B.A. ; Gomes, P.O. ; Oliveira, B.L.F. ; Reis, R.T.B. . Na Rua. 2014; Tema: Jornalismo de Direitos Humanos. (Site).

ARAÚJO, L. V. . Urucum - Direitos Humanos, Comunicação e Justiça. 2013; Tema: Perfil institucional Urucum. (Rede social).

ARAÚJO, L. V. ; Talita Furtado . Urucum - Direitos Humanos, Comunicação e Justiça. 2012; Tema: Blog institucional Urucum. (Blog).

Prêmios

2022

Menção honrosa no 5º concurso de ensaísmo da Revista Serrote, Instituto Moreira Sales.

2014

Melhor trabalho da área Ciências Sociais Aplicadas I no VII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Departamento de Ciências Sociais e Filosofia. , Avenida da Universidade - de 2801/2802 ao fim, Benfica, 60020181 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 33667419, URL da Homepage:

Experiência profissional

2017 - 2018

Urucum - Direitos Humanos, Comunicação e Justiça

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor

2015 - 2016

Urucum - Direitos Humanos, Comunicação e Justiça

Vínculo: Coordenador de projetos, Enquadramento Funcional: Coordenador de projetos, Carga horária: 20

Outras informações:
- Coordenador do projeto Campanha Antimineração no Ceará: em defesa dos territórios camponeses O objetivo deste projeto é acompanhar juridicamente o licenciamento ambiental do Projeto Santa Quitéria e realizar uma campanha para traduzir e difundir informações sobre os riscos e os danos da exploração de urânio e fosfato no Ceará.

2013 - 2015

Urucum - Direitos Humanos, Comunicação e Justiça

Vínculo: Coordenador de projetos, Enquadramento Funcional: Coordenador de projetos, Carga horária: 20

Outras informações:
- Coordenador do projeto Direito à Cidade em Fortaleza Através deste projeto, potencializamos ações que promoveram e defenderam o direito fundamental à moradia adequada e ao acesso à informação. Para isso, buscamos fortalecer os recursos comunitários e parcerias com universidades, coletivos, organizações da sociedade civil e órgãos do sistema de justiça.

2014 - 2014

Urucum - Direitos Humanos, Comunicação e Justiça

Vínculo: Coordenador de projetos, Enquadramento Funcional: Coordenador de Projetos, Carga horária: 20

Outras informações:
- Coordenador do projeto Na rua não estamos sós Este projeto teve como objetivo prestar assessoria jurídica, de comunicação e assistência social a vítimas de criminalização, violência policial e/ou abuso de autoridade durante as manifestações e protestos realizados em Fortaleza/CE, no período da Copa do Mundo de 2014.

2013 - 2014

Urucum - Direitos Humanos, Comunicação e Justiça

Vínculo: Coordenador de projetos, Enquadramento Funcional: Gestor de Projetos, Carga horária: 20

Outras informações:
- Coordendador do projeto Direito à Resistência: a luta da comunidade do Poço da Draga pelo direito à moradia e contra a violência institucional Desenvolveu ações de inibição e constrangimento às práticas de violência institucional no Poço da Draga, comunidade definida como ZEIS no Plano Diretor Participativo de Fortaleza, localizada no bairro Praia de Iracema, onde vivem cerca de 512 famílias. O projeto contou com o apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos (FBDH), e com a parceria do Laboratório de Cartografia Digital da Universidade Federal do Ceará (LABOCART/UFC).

2010 - 2011

DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO NO CEARÁ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

2016 - 2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor universitário, Carga horária: 20

2016 - 2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor autor do curso de Jornalismo (EAD), Carga horária: 60

Atividades

  • 08/2016 - 01/2017

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito das Obrigações e Responsabilidade Civil

  • 08/2016 - 01/2017

    Extensão universitária , Instituto Superior de Teologia Aplicada.,Atividade de extensão realizada, Gestão de atividades de extensão.

2017 - 2021

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - 2016

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/2017 - 05/2021

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Humanidades, Departamento de Ciências Sociais e Filosofia.,Linhas de pesquisa

2019 - Atual

Margem Psicanálise

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicanalista, Carga horária: 4

2022 - Atual

Unifanor Wyden

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor universitário, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2025

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Núcleo de Prática Jurídica - Direitos Humanos

  • 03/2025

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Jurídica

  • 03/2025

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direitos Humanos

  • 08/2024 - 12/2024

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Jurídica

  • 08/2024 - 12/2024

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso em Direito Penal

  • 08/2024 - 12/2024

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso Direito Processual Penal

  • 02/2024 - 06/2024

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciência Política

  • 02/2024 - 06/2024

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Constitucional e Direitos Fundamentais

  • 02/2024 - 06/2024

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução ao Estudo do Direito

  • 02/2024 - 06/2024

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, A História da Justiça no Brasil

  • 02/2024 - 06/2024

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética geral e jurídica

  • 02/2024 - 06/2024

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Antropológicos e Sociológicos

  • 02/2024 - 06/2024

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hermenêutica jurídica

  • 02/2024 - 06/2024

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia nas Organizações

  • 02/2024 - 06/2024

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia e Extensão Rural

  • 08/2023 - 12/2023

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Administrativo

  • 08/2023 - 12/2023

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Organização Estatal

  • 03/2023 - 06/2023

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, IIntrodução ao Estudo do Direito

  • 03/2023 - 06/2023

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Sociológicos e Antropológicos do Direito

  • 03/2023 - 06/2023

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Organização Estatal

  • 03/2023 - 06/2023

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia

  • 10/2022 - 12/2022

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudo das dependências químicas

  • 10/2022 - 12/2022

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas psicoterápicas: psicanálise

  • 08/2022 - 12/2022

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução ao estudo do Direito

  • 08/2022 - 12/2022

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia

2022 - Atual

Instituto Dedálus

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 08/2024 - 08/2024

    Ensino, Psicanálise, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Teoria Freudiana V: A Formação dos Sintomas

  • 07/2024 - 07/2024

    Ensino, Psicanálise, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Métodos de Pesquisa em Psicanálise

  • 06/2024 - 06/2024

    Ensino, Psicanálise, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Métodos de Pesquisa em Psicanálise

  • 02/2024 - 02/2024

    Ensino, Psicanálise, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Teoria Psicanalítica V: A Formação dos Sintomas

  • 01/2024 - 01/2024

    Ensino, Psicanálise, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, A Invenção Freudiana

  • 11/2023 - 11/2023

    Ensino, Psicanálise, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Psicanálise e Branquitude

  • 04/2023 - 04/2023

    Ensino, Psicanálise, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Métodos de Pesquisa em Psicanálise

  • 03/2023 - 03/2023

    Ensino, Psicanálise, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Teoria Freudiana V: A Formação dos Sintomas

  • 02/2023 - 02/2023

    Ensino, Psicanálise, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Métodos de Pesquisa em Psicanálise

  • 08/2022 - 08/2022

    Ensino, Psicanálise, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Teoria Freudiana V: A Formação dos Sintomas

2022 - Atual

Universidade de Fortaleza

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor colaborador

Atividades

  • 03/2025 - 03/2025

    Ensino, Arteterapia e arte-educação, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Processos Criativos e Desenvolvimento da Capacidade Criadora

  • 07/2024 - 07/2024

    Ensino, Psicanálise, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, A Psicanálise na Cultura: Aspectos Sociopolíticos

  • 05/2024 - 05/2024

    Ensino, Psicanálise, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Psicanálise e Biopolítica

  • 03/2024 - 03/2024

    Ensino, Psicanálise, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Psicanálise e Biopolítica

  • 03/2024 - 03/2024

    Ensino, Arteterapia e arte-educação, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Visita Técnica II: Museu e Espaço Cultural

  • 08/2023 - 08/2023

    Ensino, Psicanálise, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Psicanálise e Biopolítica

  • 12/2022 - 02/2023

    Ensino, Psicanálise, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Psicanálise e Biopolítica