Anelise Zanoni Cardoso
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a jornalista é proprietária da Way Content Agência de Comunicação e faz pesquisas nas áreas de jornalismo internacional e jornalismo de viagem.
Foi professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) durante 9 anos e coordenou o núcleo de Jornalismo da Agência Experimental de Comunicação (Agexcom) na mesma instituição. Também atuou como professora do curso de Jornalismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM - RS).
Atua como freelancer na reportagem e edição de revistas e jornais nacionais, incluindo O Estado de São Paulo e revista Veja. Já trabalhou como repórter e editora do jornal Zero Hora (RBS Jornais), em Porto Alegre, e como colunista do jornal irlandês Sunday Independent. Tem experiência em Jornalismo impresso diário e especializado (Científico, Educação, Comunitário e Lazer). Em pesquisas, trabalha principalmente nos seguintes temas: jornalismo impresso, jornalismo de revista, jornalismo internacional, jornalismo de viagem, jornalismo para paz, identidade, terrorismo, refugiados e migrações.
Informações coletadas do Lattes em 16/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação
2009 - 2013
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Jornalismo para paz ou para guerra: o refugiado na cobertura jornalística brasileira
Karla Müller. Palavras-chave: migração forçada; refugiados; jornalismo para paz; direitos humanos; jornalismo impresso.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.
Mestrado em Comunicação Social
2004 - 2006
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Terrorismo e liberdade de imprensa: estudo comparado do efeito do ato terrorista no clima de opinião pública gaúcho e norte-americano,Ano de Obtenção: 2006
Jacques Wainberg.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: liberdade de imprensa; terrorismo; história do jornalismo; opinião pública; censura; jornalismo internacional. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração / Especialidade: Mídia e Terrorismo. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração / Especialidade: Teoria e Ética do Jornalismo.
Graduação em Jornalismo
1997 - 2001
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Jornalismo popular e Sensacionalismo: o caso Diário Gaúcho
Orientador: Francisco Rudiger
Formação complementar
2014 - 2014
Extensão universitária em Curso Superior de Espanhol. (Carga horária: 45h). , Universidade de Salamanca, USAL, Espanha.
2013 - 2013
Extensão universitária em Correspondentes de Assuntos Militares. (Carga horária: 40h). , Departamento de Ciência e Tecnologia - Exército Brasileiro, DCT/EB, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Direito Internacional de Refugiados. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2011 - 2011
Taller de Periodismo Científico Jack Ealy. (Carga horária: 40h). , Instituto de las Américas, OIA, Estados Unidos.
2009 - 2009
Extensão universitária em Assessoria de Imprensa e relacionamento com mídia. (Carga horária: 20h). , Instituto Superior de Comunicação, ISCOM, Brasil.
2009 - 2009
Formação Continuada Docência no Ensino Superior. (Carga horária: 15h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2008 - 2008
Los Angeles Sister-Cities Journalism Fellowship. (Carga horária: 80h). , Los Angeles Inc, LAINC, Estados Unidos.
2006 - 2007
Advanced English. (Carga horária: 480h). , International House Dublin, IH, Irlanda.
2003 - 2003
Reuters Reporting Workshop. (Carga horária: 40h). , Reuters Foundation, REUTERS, Estados Unidos.
2001 - 2001
Extensão universitária em Produção Em Jornalismo Comunitário. (Carga horária: 16h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2001 - 2001
Curso de Formação de Jornalistas Para Zero Hora e. (Carga horária: 130h). , RBS Jornais, RBS, Brasil.
2000 - 2000
English As a Second Language. (Carga horária: 120h). , Language Studies Canada, LSC, Canadá.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico).
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Migrações Forçadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo Internacional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Mídia e Terrorismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Liberdade de imprensa.
Participação em eventos
5° Colóquio das Agências Experimentais do Rio Grande do Sul. 2015. (Seminário).
12 Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Identidade Teuto-brasileira: como o descendente de migrante alemão de Bom Princípio (RS) enxerga o Jornal Primeira Hora. 2014. (Congresso).
12 Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. A alteridade como possibilidade para a cobertura jornalística brasileira sobre refugiados. 2014. (Congresso).
2 Congresso de Comunicação Empresarial Aberje. 2014. (Congresso).
4 Colóquio de Agências Experimentais de Comunicação.Comunicação, Arte e Tecnologia. 2014. (Simpósio).
II Seminário Regional de Jornalismo Investigativo. 2014. (Seminário).
11 Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo.As marcas da cobertura jornalística brasileira sobre refugiados. 2013. (Encontro).
Intercom Sul. Revista Laboratório/ jornal impresso e Cartaz Avulso. 2013. (Congresso).
XII Seminário Internacional de Comunicação.A identidade do refugiado na cobertura jornalística brasileira. 2013. (Seminário).
10 Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. A cobertura jornalística brasileira sobre refugiados e as possibilidades do jornalismo para paz. 2012. (Congresso).
I Seminário da Cátedra Sérgio Vieira de Mello.Refugiados na imprensa: como o jornalismo brasileiro apresenta a temática do refúgio. 2012. (Simpósio).
1ª Oficina de Jornalismo sobre Proteção Internacional de Refugiados.1ª Oficina de Jornalismo sobre Proteção Internacional de Refugiados. 2011. (Oficina).
8 Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Dez anos de Diário Gaúcho: a evolução do jornalismo para as classes C/D/E. 2010. (Congresso).
Seminário de Comunicação e Relações Públicas.Os de dentro e os de fora como a mídia vê os refugiados. 2010. (Seminário).
Seminário de Relações Públicas.Comunicação Para a Paz - Reflexões para Resolver Conflitos. 2010. (Seminário).
Congresso da Sociedade Latinoamericana de Infectologia Pediátrica. 2009. (Congresso).
Forum de Debates Direitos Humanos e as Migrações Contemporâneas no Sul da América.Os de dentro e os de fora: o papel do jornal na mudança de identidade dos refugiados. 2009. (Seminário).
Oriente Médio: Jornalismo de Paz. 2009. (Seminário).
Protecting People in Conflict and Crisis: Responding the Challenges of a Changing World, at University of Oxford. 2009. (Simpósio).
Seminário Internacional Media, Jornalismo e Democracia.Terrorismo e liberdade de imprensa: estudo comparado do efeito do ato terrorista no clima de opinião pública norte-americana e gaúcha. 2006. (Seminário).
8º Seminário Internacional da Comunicação. 2005. (Seminário).
Brazil National Tourism Mart (BNTM). 2004. (Seminário).
Congresso Brasileiro Intercom. 2004. (Congresso).
Congresso da International Association for Media and Communication Research (IAMCR). 2004. (Congresso).
Festival de Turismo de Gramado. 2004. (Congresso).
International Association for Media and Communication Research. 2004. (Congresso).
XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2004. (Congresso).
Seminário O Estado Sedutor. 1998. (Seminário).
Participação em bancas
Eduardo Ferreira Veras;CARDOSO, A. Z.; Marocco, B.A.. Dois pares de All Star e 20 relatórios: Análise do método de apuração do ?pé no barro? em grandes reportagens nos jornais Diário Gaúcho e Extra. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
CARDOSO, A. Z.; Endler, S.F.; Pedro Luiz da Silveira Osório. A cara dos invisíveis: um estudo sobre cidadania na série de reportagens do Diário Gaúcho. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
CAON, G.S;CARDOSO, A. Z.; LOPES, T.R.. Gastronomia e televisão: entendendo o processo de midiatização de Gordon Ramsay através dos ritos midiatizados. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Luiz Antônio Farias Duarte;CARDOSO, A. Z.; Pedro Luiz da Silveira Osório. O econômico e o cultural no jornalismo especializado do Jornal do Comércio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Luiz Antônio Farias Duarte;CARDOSO, A. Z.; Éverton Terres Cardoso. O grunge não morreu: análise dos conteúdos noticiados sobre o movimento musicultural do Jornal O Estado de São Paulo em 1994. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Iwancow, A.E.; DELLAZZANA, A.L.;CARDOSO, A. Z.. Alimentação saudável: um novo estilo de vida. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
CARDOSO, A. Z.; Thais Helena Furtado; Éverton Terres Cardoso. A influência da Capricho na vida das adolescentes da região metropolitana de Porto Alegre.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
CARDOSO, A. Z.; Thais Helena Furtado; Éverton Terres Cardoso. "É uma Brasa, Mora?": o discurso da Jovem Guarda na Revista O Cruzeiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
CARDOSO, A. Z.; Thais Helena Furtado; Luiz Antônio Farias Duarte. O jornalismo e o sensacionalismo: o discurso de Zero Hora sobre a tragédia na boate Kiss. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Éverton Terres Cardoso;CARDOSO, A. Z.; Edelberto Behs. A configuração da cultura no suplemento semanal: uma análise da Ilustríssima, de Folha de S. Paulo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
CARDOSO, A. Z.; Luiz Antônio Farias Duarte; Beaklini, Bruno Lima Rocha. JORNALISMO REGIONAL NAS PLATAFORMAS DIGITAIS: ESTUDO DE CASO DO PORTAL ONLINE ASSESSORIA, COMUNICAÇÃO E JORNALISMO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
CARDOSO, A. Z.; Thais Furtado; Éverton Terres Cardoso. REVISTA CAPRICHO: OS PADRÕES DE BELEZA ESCOLHIDOS PELA EDITORIA DE MODA E BELEZA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
CARDOSO, A. Z.; Beatriz Sallet; Marina Chiapinotto. Colcci Mag: Uma análise do estilo do jornalismo de moda na revista. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
CARDOSO, A. Z.; Carlos Alberto Jahn. A série "Aids 30 Anos Depois" - uma análise a partir da visão de profissionais da saúde coletiva. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Carlos Alberto Jahn;CARDOSO, A. Z.; Luiz Antônio Farias Duarte. O papel do conselho do leitor. sobre a linha editorial do caderno Nosso Mundo Sustentável. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
CARDOSO, A. Z.. Jornalistas e fontes: uma complexa relação - uma anãlise do relacionamento de Caco Barcelos com as fontes de Abusado, o Dono do Morro Dona Marta. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
CARDOSO, A. Z.; Beaklini, Bruno Lima Rocha. A relação da Hunter S. Thompson e Xico Sá com a narrativa gonzo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
CARDOSO, A. Z.; Carlos Alberto Jahn. Novas tecnologias e interatividade na Rádio Independente AM. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
CARDOSO, A. Z.; Fatimarlei Lunardelli; Tiago Pereira Coelho. O Ano Passado em Marienbad: um estudo sobre a narrativa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Thais Helena Furtado;CARDOSO, A. Z.; Luiz Antônio Farias Duarte. O Jornalismo e a violência sexual contra crianças e adolescentes - uma análise dos jornais O Boto (Imbé) e Dimensão (Tramandaí). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
CARDOSO, A. Z.; Thais Helena Furtado; Luiz Antônio Farias Duarte. A linguagem jornalística na abordagem de temas científicos na revista Superinteressante. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
CARDOSO, A. Z.; Cybeli Almeida Moraes; Alberto Efendy Maldonado Gomez de La Torre. Um carro, cem bicicletas - análise comparativa das produçoes jornalísticas dos portais Folha.com e Sul 21 sobre o atropelamento de ciclistas de Porto Alegre. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
CARDOSO, A. Z.; Hélio Paz. Newsgames - possibilidades de fusão entre jornalismo e videogames. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
CARDOSO, A. Z.; Cybeli Almeida Moraes; Thais Helena Furtado. Da ficção ao fato: o discurso jornalístico sobre o filme Cisne Negro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
CARDOSO, A. Z.; Maria Luiza Cardinalle Baptista; Carlos Alberto Jahn. Gripe A: abordagens jornalísticas uma análise da cobertura dos Jornais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
CARDOSO, A. Z.. Jornalismo Popular como prestação de serviço - um estudo da editoria de opinião do Diário Gaúcho. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
CARDOSO, A. Z.; Thais Helena Furtado; Ronaldo Henn. Relações de sentido entre manchete, títulos e leads no jornal NH. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
CARDOSO, A. Z.; Leo Nunez. Revista Educativa Jovem: uma análise sobre o papel da mídia na educação sexual de adolescentes em situação de vulnerabilidade social no município de Alvorada. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
CARDOSO, A. Z.; Thais Helena Furtado. Da literatura ao cinema: uma análise da narrativa da obra literária e audiovisual na adaptação de O Iluminado,de Stephen King e Stanley Kubrick. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
CARDOSO, A. Z.; Eduardo Ferreira Veras. O papel do jornal e do jornalista como mediadores de questões entre o leitor e a esfera pública. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
CARDOSO, A. Z.; Eduardo Ferreira Veras; Éverton Terres Cardoso. A imagem do Enart e das danças tradicionais gaúchas na impressa porto-alegrense: análise de conteúdo dos jornais Correio do Povo e Zero Hora. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
CARDOSO, A. Z.. Povo e Arte: A comunicação urbana dos poemas nos ônibus. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
CARDOSO, A. Z.; Carlos Alberto Jahn; Pedro Luiz da Silveira Osório. Jornalismo Popular e Produção do Conhecimento: o Caso do Diário Gaúcho. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
CARDOSO, A. Z.; THIER, F. C.. XIV Prêmio Primus Inter Pares Assintecal/Braskem. 2014. Associação Brasil de Empresas de Componentes p/ Couro, Calçados e Artefatos.
CARDOSO, A. Z.. 12 Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. 2014. Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo.
CARDOSO, A. Z.. XX Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação - Expocom. 2013. Universidade de Santa Cruz do Sul.
CARDOSO, A. Z.. XX Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação - Expocom. 2013. Universidade de Santa Cruz do Sul.
CARDOSO, A. Z.. XXI Mostra de Iniciação Científica. 2014. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Orientou
A cobertura jornalística no livro Dias de Inferno na Síria; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; (Orientador);
A influência da revista Capricho na vida das adolescentes de Canoas (RS); 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anelise Zanoni Cardoso;
O skatista de 1999 e de 2014: uma análise da revista Tribo Skate; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anelise Zanoni Cardoso;
REVISTA CAPRICHO: OS PADRÕES DE BELEZA ESCOLHIDOS PELA EDITORIA DE MODA E BELEZA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anelise Zanoni Cardoso;
Como a revista Tribo Skate apresenta o skatista profissional de 1994 e 2014: uma análise comparativa; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anelise Zanoni Cardoso;
Identidade teuto-brasileira: como o descendente de migrante alemão de Bom Princípio enxerga o jornal Primeira Hora; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anelise Zanoni Cardoso;
Marketing e Jornalismo (esportivos): As interações em imagem nas maiores negociações de futebol nacional; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anelise Zanoni Cardoso;
A influência do assessor de imprensa nas entrevistas coletivas dos principais clubes de futebol do RS; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anelise Zanoni Cardoso;
Claudia e Nova: revistas femininas ou feministas?; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anelise Zanoni Cardoso;
Do cenário musical para o jornalismo: um estudo de caso sobre a banda porto-alegrense Pùblica; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anelise Zanoni Cardoso;
A mulher na revista Women's Health: um estudo sobre a imprensa feminina; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anelise Zanoni Cardoso;
Feminismo no Brasil - uma análise das revistas Lola e Nova; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anelise Zanoni Cardoso;
A construção da imagem do Grëmio a partir dos portais de notícias; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anelise Zanoni Cardoso;
Produções bibliográficas
-
CARDOSO, A. Z. . Um olhar sobre a cobertura jornalística de refugiados no Brasil. Caderno de Debates Refúgio, Migrações e Cidadania , v. 7, p. 91-96, 2012.
-
CARDOSO, A. Z. . Cidadania e globalização nos EUA: da independência à ameaça para a liberdade. Revista de Estudos da Comunicação (Impresso) , v. 5, p. 55-62, 2004.
-
CARDOSO, A. Z. ; Francisco de Assis ; PEREIRA, C. A. M. ; ANTONIOLI, M. E. . Desafios do Jornalismo. 1. ed. Curitiba: Appris, 2014. v. 1. 250p .
-
CARDOSO, A. Z. . Coração de Mulher. In: Sociedad Interamericana de Cardiologia. (Org.). II Premio Latinoamericano de Periodismo en Salud Cardiovascular. 1ed.: , 2007, v. 1, p. 152-156.
-
Ferreira, P. ; CARDOSO, A. Z. . Jornalismo para Paz ou para Guerra? O caso dos refugiados. Revista do Ministério Público Democrático, São Paulo, p. 22 - 25, 05 jun. 2015.
-
CARDOSO, A. Z. . Refugiados, uma diáspora em tempos globais. IHU On-Line (UNISINOS. Impresso), São Leopoldo, p. 05 - 27, 23 maio 2011.
-
CARDOSO, A. Z. . Mãe, modelos múltiplos. Revista do Instituto Humanitas, São Leopoldo, p. 3 - 14, 02 maio 2011.
-
CARDOSO, A. Z. . 100 Anos de Marshall McLuhan: um teórico de vanguarda. IHU On-Line (UNISINOS. Impresso), São Leopoldo, p. 05 - 20, 11 abr. 2011.
-
CARDOSO, A. Z. . A energia nuclear em debate. Revista do Instituto Humanitas, São Leopoldo, p. 5 - 12, 28 mar. 2011.
-
CARDOSO, A. Z. ; DUARTE, L. . Menos equilibristas, mais equilibradas. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, p. 4 - 12, 08 mar. 2009.
-
CARDOSO, A. Z. . O salto do tigre celta. Jornal Zero Hora, Prto Alege, p. 38 - 39, 08 jul. 2007.
-
CARDOSO, A. Z. . In my country we have all been hurt by rule of terror. Sunday Independent, Irlanda, p. 36 - 36, 28 jan. 2007.
-
CARDOSO, A. Z. . This hard work is worth to see my dreams come true here. Sunsay Independent, Irlanda, p. 27 - 27, 21 jan. 2007.
-
CARDOSO, A. Z. . Celebrating Christmas and the New Year from Ireland to Brazil - The warmth of a Christmas thousands of miles from home. Sunday Independent, Irlanda, p. 22 - 22, 31 dez. 2006.
-
CARDOSO, A. Z. . A vida dos afegãos três anos depois. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, p. 26 - 26, 25 abr. 2005.
-
CARDOSO, A. Z. . 88 mil brasileiros deixarão de ir aos EUA em 2004. Zero Hora, Rio Grande do Sul, p. 4 - 5, 24 nov. 2003.
-
CARDOSO, A. Z. . Brasileiros invadem refúgio dos magnatas. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, p. 28 - 28, 25 maio 2003.
-
CARDOSO, A. Z. ; CAVALHEIRO, Rodrigo . Decepção embarca com 13 afegãos no vôo de volta. Zero Hora, Rio Grande do Sul, p. 4 - 5, 24 maio 2003.
-
CARDOSO, A. Z. . Afegãos desistem de Porto Alegre. Zero Hora, Rio Grande do Sul, p. 36 - 37, 30 mar. 2003.
-
CARDOSO, A. Z. . Afegãos decepcionados com a realidade. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, p. 33 - 33, 21 jul. 2002.
-
CARDOSO, A. Z. . Eleições definem o futuro da Bolívia. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, p. 28 - 28, 30 jun. 2002.
-
CARDOSO, A. Z. . Afegãos descobrem a Capital. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, p. 28 - 28, 15 abr. 2002.
-
CARDOSO, A. Z. . Capital recebe os refugiados afegãos. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, p. 28 - 28, 13 abr. 2002.
-
PAZZINI, L. ; CARDOSO, A. Z. . Jornalismo Literário em Textos de Eliane Brum: Narrativas de Vidas Vividas. In: XVI Congresso de Ciências da Comunicação, 2015, Joinville. XVI Congresso de Ciências da Comunicação. Joinville, 2015.
-
CARDOSO, A. Z. ; PAZZINI, L. . O Olho da Rua: o jornalismo literário na obra de Eliane Brum. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015.
-
CARDOSO, A. Z. . A alteridade como possibilidade para a cobertura jornalística brasileira sobre refugiados. In: 12 Encontro Nacional dos Pesquisadores de Jornalismo, 2014, Santa Cruz do Sul. Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, 2014.
-
CARDOSO, A. Z. . As marcas da cobertura jornalística brasileira sobre refugiados. In: 11 Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2013, Brasília. 11 Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2013.
-
CARDOSO, A. Z. . A cobertura jornalística brasileira sobre refugiados e as possibilidades do jornalismo para paz. In: 10 Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2012, Curitiba. 10 Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2012.
-
CARDOSO, A. Z. . Dez anos de Diário Gaúcho: a evolução do jornalismo para as classes C/D/E. In: 8 Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, 2010, São Luiís. Anais ... SBPJor - Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2010.
-
CARDOSO, A. Z. . Terrorismo e liberdade de imprensa: estudo comparado do efeito do ato terrorista na opinião pública norte-americana e gaúcha. In: II Seminário Internacional Media, Jornalismo e Democracia, 2006, Lisboa. Jornalismo e Actos de Democracia, 2006.
-
CARDOSO, A. Z. ; Bethina Gabriela Baumgratz . Identidade Teuto-brasileira: como o descendente de migrante alemão de Bom Princípio (RS) enxerga o Jornal Primeira Hora. In: IV Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo, 2014, Santa Cruz do Sul. Pesquisa em Jornalismo para o Século 21: as audiências e a reconfiguração dos sujeitos, 2014. v. 1. p. 34-34.
-
CARDOSO, A. Z. . A alteridade como possibilidade para a cobertura jornalística brasileira sobre refugiados. In: 12 Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2014, Santa Cruz do Sul. Pesquisa em Jornalismo para o século 21: as audiências e a reconfiguração dos sujeitos, 2014. v. 1. p. 97-97.
-
CARDOSO, A. Z. . A identidade do refugiado na cobertura jornalística brasileira. In: XII Seminário Internacional da Comunicação, 2013, Porto Alegre. Imaginário em rede - Comunicaçao, Memória e Tecnologia. Porto Alegre: Edipucrs, 2013. v. 1. p. 31-32.
-
CARDOSO, A. Z. . O jornalismo para paz na cobertura jornalística sobre refugiados em Zero Hora. In: XI Seminário Internacional da Comunicação, 2011, Porto Alegre. Mídias Locativas e transmídia: De que meios e mensagens estamos falando?. Porto Alegre: Edipucrs, 2011. v. 1. p. 21-21.
-
CARDOSO, A. Z. . Os de dentro e os de fora: o papel da mídia na mudança de identidade dos refugiados. In: Fórum de debates Direitos Humanos e as Migrações Contemporâneas no Sul da América, 2009, Porto Alegre. Fórum de debates Direitos Humanos e as Migrações Contemporâneas no Sul da América, 2009.
-
CARDOSO, A. Z. . Do papel à mente dos leitores: como os jornais Zero Hora e Correio Braziliense constroem o imaginário sobre os refugiados instalados no Brasil. In: Seminário Internacional de Comunicação, 2009, Porto Alegre. Seminário Internacional de Comunicação, 2009.
-
PAZZINI, L. ; CARDOSO, A. Z. . Jornalismo Literário em Textos de Eliane Brum: Narrativas de Vidas Vividas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARDOSO, A. Z. . A alteridade como possibilidade para a cobertura jornalística brasileira sobre refugiados. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARDOSO, A. Z. ; Bethina Gabriela Baumgratz . Identidade Teuto-brasileira: como o descendente de migrante alemão de Bom Princípio (RS) enxerga o Jornal Primeira Hora. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARDOSO, A. Z. ; Bethina Gabriela Baumgratz . Identidade Teuto-brasileira: como o descendente de migrante alemão de Bom Princípio (RS) enxerga o Jornal Primeira Hora. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARDOSO, A. Z. . Jornalismo para paz ou para guerra? O caso dos refugiados. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARDOSO, A. Z. . A identidade do refugiado na cobertura jornalística brasileira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARDOSO, A. Z. . As marcas da cobertura jornalística brasileira sobre refugiados. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARDOSO, A. Z. . Refugiados na Imprensa: como o jornalismo brasileiro apresenta a temática do refúgio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CARDOSO, A. Z. . A cobertura jornalística brasileira sobre refugiados e as possibilidades do jornalismo para paz. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARDOSO, A. Z. . Dez anos de Diário Gaúcho: a evolução do jornalismo para as classes C/D/E. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARDOSO, A. Z. . Comunicação para Paz - Reflexões para resolver conflitos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARDOSO, A. Z. . Os de dentro e os de fora: como a mídia vê os refugiados. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARDOSO, A. Z. . Os de dentro e os de fora: o papel do jornal na mudança de identidade dos refugiados. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARDOSO, A. Z. . Do papel à mente dos leitores: como os jornais Zero Hora e Correio Braziliense constroem o imaginário sobre os refugiados instalados no Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARDOSO, A. Z. . Os de dentro e os de fora: o papel do jornal na mudança de identidade dos refugiados. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARDOSO, A. Z. . What do you know about irish culture?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARDOSO, A. Z. . ?Terrorismo e liberdade de imprensa: Estudo do efeito do acto terrorista em uma amostra segmentada do. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARDOSO, A. Z. . Um olhar sobre a cobertura jornalística de refugiados no Brasil. Brasília: IMDH, 2012 (Capítulo de livro).
Outras produções
CARDOSO, A. Z. . Media Training e Assessoria de Imprensa para prefeituras do interior do Rio Grande do Sul. 2014.
CARDOSO, A. Z. ; Carlos Alberto Jahn ; Thais Furtado ; Edelberto Behs ; Adriana Amaral . Projeto Político Pedagógico do curso de Jornalismo da Unisinos. 2011.
CARDOSO, A. Z. ; Eric Raupp ; Mariana Azevedo . As faces da imigração. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CARDOSO, A. Z. ; MARIANO, N. . BBC - Digging Up Your Roots. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CARDOSO, A. Z. . Revista Rural - comentários semanais. 2006. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
CARDOSO, A. Z. . Cobertura Jornalística Terra x Unisinos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2008 - Atual
Práticas socioculturais fronteiriças na mídia impressa e on line: A Platéia (Santana do Livramento/ BR ? Rivera/ UY) e Jornal da Praça (Ponta Porã/ BR ? Pedro Juan Caballero/ PY), Descrição: O projeto de pesquisa ?Práticas socioculturais fronteiriças na mídia impressa local e online: A Platéia (Santana do Livramento/BR-Rivera/UY) e Jornal da Praça (Ponta Porã/BR-Pedro Juan Caballero/PY)? tem por objetivo dar prosseguimento às investigações que analisam o fenômeno fronteira, as práticas desenvolvidas pelo homem do lugar e a mídia local de modo entrelaçado, na busca de compreender como se dá a participação da mídia local na construção e sustentação das culturas e identidades fronteiriças, em espaços limítrofes do Brasil com seus vizinhos Latino- Americanos. O estudo está baseado em referencial teórico-metodológico que leva em consideração o processo comunicacional ? produção transmissão, recepção - e parte da análise sócio-histórica e da doxa, passando à análise formal ou discursiva das formas simbólicas presentes nos textos veiculados nos periódicos locais, culminando com a interpretação/ (re)interpretação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Anelise Zanoni Cardoso - Integrante / Karla Müller - Coordenador.
-
2004 - 2005
Conocer para intervir. Infancia, violencia y medios, Descrição: Investigação sobre o tratamento de temáticas vinculadas à infancia, violência e abuso sexual nos meios de comunicação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Anelise Zanoni Cardoso - Integrante / Nilda Jacks - Coordenador / Valdir Morigi - Integrante.
Prêmios
2019
Prêmio Nacional de Turismo, Ministério do Turismo do Brasil.
2010
Prêmio RBS de Jornalismo e Entretenimento - categoria Blog, Grupo RBS.
2009
World Young Reader Prize (Prêmio Jovem Leitor do Mundo), World Association of Newspapers (Associação Mundial de Jornais, WAN).
2007
Top Qualidade (participação como editora do Caderno Vida, de Zero Hora), Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica.
2004
Finalista do Prêmio RBS de Jornalismo - Categoria Relação com Leitor, RBS Jornais.
2003
Finalista do prêmio Esso de Jornalismo - categoria jornalismo científico, Esso.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Vale do Rio dos Sinos. , Avenida Unisinos, 950, Cristo Rei, 93022000 - São Leopoldo, RS - Brasil, Telefone: (51) 35911122, URL da Homepage:
Experiência profissional
2010 - 2019
Universidade do Vale do Rio dos SinosVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora do curso de Jornalismo das disciplinas de Jornalismo Impresso I, Jornalismo Impresso II, Estágio Multimeios e Jornalismo e História do Brasil. No curso de Relações Pùblicas, ministra a atividade Redação para Relaçóes Públicas II. Na formação para Produtores de Rock, responsável pela disciplina Inserção Musical no Cenário Pop Rock. Professora supervisora de estágios dos cursos de Jornalismo, Comunicação Digital e Realizaçáo Audiovisual. COORDENADORA do Núcleo de Jornalismo da Agência Experimental de Comunicação (Agexcom), responsável por gerenciar estagiários, editar textos, pautar repórteres e coordenar coberturas jornalísticas para o site Mescla.cc
2010 - Atual
Editora AbrilVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaboradora - jornalista freelancer
Outras informações:
Repórter freelancer de projetos especiais da Revista Veja Comer & Beber e Veja Cidades.
2014 - 2017
Critério Inteligência em ConteúdoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante
Outras informações:
Professora coordenadora de cursos de Media Training e Assessoria de Imprensa para prefeituras do interior do Rio Grande do Sul. Responsável por elaborar planos de ensino, pesquisar estratégias de comunicação e lecionar conteúdos propostos.
2012 - 2013
Escola Superior de Propaganda e MarketingVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Professora das disciplinas de Agência de Notícias e Políticas de Informação e Introdução ao Jornalismo
2006 - 2007
Irish Independent NewspapersVínculo: Trainee, Enquadramento Funcional: Trainee, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuou como trainee durante quatro meses de work experience na empresa. Colaborou com artigos, pesquisas e participou das rotinas diárias dos veículos da rede de jornais
Atividades
-
11/2006 - 03/2007
Serviços técnicos especializados , Irish Independent Newspapers, .,Serviço realizado, Reportagem, entrevista e pesquisa para o jornal irlandês.
2008 - 2011
RBS JornaisVínculo: Jornalista, Enquadramento Funcional: Editora e Repórter de Variedades, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Repórter de Variedades, Cultura e Comportamento do Jornal Zero Hora. Reportagem, entrevistas e edição dos caderno Donna, Segundo Caderno e Meu Filho. Produção de vídeos e conteúdo para o site www.zerohora.com
2007 - 2008
RBS JornaisVínculo: jornalista, Enquadramento Funcional: Editora, Carga horária: 36
Outras informações:
Editora interina dos cadernos Vida, Viagem, Vestibular e Ambiente. Responsável por editar e escrever reportagens e por projetos especiais, como guia da Pós-Graduação e projetos especiais. Edição, análise de textos e produção de pautas diárias para a editoria Geral (trabalho conjunto com o site www.zerohora.com)
1998 - 2006
RBS JornaisVínculo: jornalista, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 35
Outras informações:
Durante este período atuou como editora da Agência de Notícias RBS e como repórter das editorias Internacional, Geral e Polícia. Responsável por fazer reportagens, edição e produção dos cadernos Vida, Viagem, Vestibular e suplementos de bairros de Zero Hora.
Atividades
-
12/1998
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Repórter da editoria Geral e dos cadernos Viagem e Vestibular.
2009 - 2009
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4
Outras informações:
Professora colaboradora da disciplina de Seminário Avançado de Relações Públicas, disciplina integrante do 7º semestre. Estágio Docente
2004 - 2004
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) pesquisador, Carga horária: 6
Outras informações:
Integrante do núcleo brasileiro da pesquisa latino-americana Conocer para Intervenir ? Infancia, Violencia y Medios
Atividades
-
03/2004 - 08/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, .,Linhas de pesquisa
2003 - 2003
CIC IdiomasVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 16
Outras informações:
Professora de inglês dos níveis básico, intermediário e avançado
Atividades
-
03/2003 - 08/2003
Ensino, Curso de Idiomas - Inglês, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Inglês básico, intermediário e avançado
2005 - 2006
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Capes, Carga horária: 12
Atividades
-
01/2005 - 01/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Faculdade de Comunicação Social.,Linhas de pesquisa
-
07/1997 - 12/1997
Estágios , Reitoria, Faculdade de Comunicação Social.,Estágio realizado, Monitora do departamento de Jornalismo.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Anelise Zanoni Cardoso e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?