Paulo Edison Belo Reyes
Pós-Doutorado em Filosofia no Instituto de Filosofia da Nova IFILNOVA da Universidade Nova de Lisboa com Bolsa CAPES PRINT - Edital Professor Visitante no Exterior Sênior (2020). Doutorado em Ciências da Comunicação pela Unisinos e pela Universidade Autonoma de Barcelona em um doutorado sanduiche (2004). Mestrado em Planejamento Urbano pela UnB (1992). Especialização em Design Estratégico pela Unisinos (2008). Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UniRitter (1987). Professor Associado da Faculdade de Arquitetura da UFRGS no Departamento de Urbanismo. Professor e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional PROPUR UFRGS. Foi Coordenador do PROPUR (Gestão 2016-2018). Foi Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisinos (2004-2006) e do Mestrado em Design da Unisinos (2009-2010). É consultor ad-hoc da CAPES e consultor ad-hoc da FCT Fundação para a Ciência e a Tecnologia do Ministério da Educação e Ciência de Portugal desde 2007. Pesquisa na linha de pesquisa cidade, cultura e política [área de concentração: planejamento urbano e regional e os processos sociais] do PROPUR UFRGS com vínculo ao Grupo de Pesquisa CNPq [POIESE] Laboratório de Política e Estética Urbanas no qual atua como Coordenador. É Pesquisador no Grupo de Pesquisa Arquitetura, Derrida e aproximações. Tem por foco de pesquisa a crítica ao projeto em três linhas temáticas interligadas: a filosofia da paisagem; o projeto da paisagem a partir de um olhar crítico que insira a dimensão política no processo de saber-fazer cidade; temáticas insurgentes que produzam um outro olhar ao processo de projeto hegemônico da paisagem. Tem colaborado com instituições de ensino e pesquisa europeus como: Professor do Workshop Internacional TE TSAB.05 International Summer Workshop da Escola Tècnica Superior de Arquitectura de Barcelona em 2005; como Avaliador e Consultor Externo no Programa de Doutorado em Design and Tecnologies Exploitation for the Cultural Eritage do Politecnico di Milano em 2006 e como Avaliador dos Research Units da Portuguese Foundation for Science and Technology de Portugal em 2007/2008, colaboração com o Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa desde 2019 nos estudos da paisagem. Membro do Comitê Científico da I+Diseño - Málaga, Espanha; do periódico Strategic Design Research Journal; do periódico Educação Gráfica, Brasil e avaliador ad-hoc da Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP. Membro do Conselho Editorial da Revista Redobra. Research ID F-50152019 e ORCID 0000-0003-0198-1800.
Informações coletadas do Lattes em 12/02/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências da Comunicação
2000 - 2004
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: Digitalidade tematizada pelo cinema: dimensões de tempo e de espaço
Orientador: em Universidade de Barcelona ( Lorenzo Vilches)
com , Ano de obtenção: 2004. Ione Maria Ghislene Bentz. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.
Mestrado em Planejamento Urbano
1988 - 1992
Universidade de Brasília, UnB
Título: Rede Estruturadora da Vida Urbana: a experiência pública, Ano de Obtenção: 1992
Frederico Rosa Borges de Holanda.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Desenvolvimento Urbano.
Especialização em Design Estratégico
2006 - 2008
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: Design Aplicado ao Território: o caso da Pedreira
Pós-doutorado
2019 - 2020
Pós-Doutorado. , Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética e Filosofia da Arte.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Planejamento e Projeto do Espaço Urbano.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Teoria do Urbanismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Desenho Urbano.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Paisagismo/Especialidade: Projetos de Espaços Livres Urbanos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Paisagismo/Especialidade: Conceituação de Paisagísmo e Metodologia do Paisagismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.
Organização de eventos
REYES, P. E. B. . Seminário Design e Identidade. 2009. (Outro).
REYES, P. E. B. . 1º Fórum Internacional de Design como Processo. 2009. (Congresso).
REYES, P. E. B. ; TROCCHIANESI, R. . Workshop em Design e Marketing Territorial - Valorizando São Leopoldo. 2006. (Outro).
Participação em eventos
Innovation thinking experience. 2013. (Outra).
IV Simpósio Brasileiro de Design Sustentável e IV International Symposium on Sustainable Design (SBDS+ISSD 2013). Comunicação. 2013. (Congresso).
3ª Semana de Paisagismo. 2011. (Seminário).
4º Seminário de Metodologia em Design.Metaprojeto: uma experiência de ensino. 2011. (Seminário).
Transcendendo a arquitetura - do macro ao detalhe.Design estratégico aplicado ao território. 2008. (Encontro).
Semana acadêmica.Múltiplos olhares sobre a cidade e as artes visuais. 2006. (Encontro).
IHU Idéias.A Cidade Afetada pela Cultura Digital. 2004. (Encontro).
VIII Congresso Ibero-americano de Gráfica Digital - SiGraDi 2004. A Noção de Representação nos Processos Digitais. 2004. (Congresso).
16 Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico - V International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design.A Representação do Espaço nas Novas Mídias Digitais. 2003. (Simpósio).
IV Jornadas Latinoamericanas de Arquitectura y Urbanismo.La Ciudad Contemporánea y la Nueva Tecnología Digital. 2003. (Seminário).
La investigación que se realiza en cataluna-espanha y sus aportaciones a latinoamerica.Los Medios de Comunicación Digitales en el Contexto Contemporáneo. 2003. (Seminário).
Arquiteturas Transversais.A Lógica Espacial das Redes Digitais no Cotidiano da Cidade. 2002. (Encontro).
Participação em bancas
MARQUES, S.;REYES, P. E. B.; FIALHO, D. M.; MIRON, L. I. G.. Os projetos urbanos vencedores de concursos no RS: estudo de caso no acervo de arquitetura de concursos - período de 2006 a 2016. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
REYES, P. E. B.; COSTA, F. C. X.;SCALETSKY, C. C.. Os cenários de design e a geração de experiências na educação profissional. 2016. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
ARAUJO, F. G. B.; POSSAMAI, Z. R.;REYES, P. E. B.; MARZULO, E. P.. Territorializações on line: o Cais Mauá em imagem no ciberespaço. 2016. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
VERDUM, R.; ALMEIDA, M. S.;REYES, P. E. B.; PICCININI, L. T. S.. Riscos e legislação: método integrado para proteção de áreas urbanas inundáveis, um estudo em Rolante/RS. 2016. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
REYES, P. E. B.; BENTZ, I. M. G.; PARODE, F. Design estratégico e artesanato: estudo da organização histórias da garagem. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
RECENA, M. P. P.;REYES, P. E. B.; COMAS, C. E. D.. Museu experimental El Eco de Mathias Goeritz: um intervalo no tempo. 2015. Dissertação (Mestrado em Propar) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
REYES, P. E. B.; TEDESCO, E. A.; CORONA, M. V.; CUNHA, E. F. V.. Aquilo que nos cerca, aquilo que cercamos: abrigo, matéria e afeto. 2015. Dissertação (Mestrado em PPG em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
REYES, P. E. B.; SILVA, T. N.; PEDROZO, E. A.. A emergência de regras mesoanalíticas no desenvolvimento sócio-sustentável urbano: um estudo de caso da cidade Aberta de Valparaíso - Chile. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
REYES, P. E. B.RIGATTI, D.; CUSTODIO, L. A. B.. Terrenos residuais: avaliação de espaços urbanos resultantes de intervenções viárias em Porto Alegre. 2015. Dissertação (Mestrado em PPG em Arquitetura) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
REYES, P. E. B.; PARODE, F; COSTA, F. C. X.; BENTZ, I. M. G.. Design estratégico em tempos de mídias sociais: um estudo sobre a geração digital como fonte para projetos de design. 2014. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
SILVA, F. D. A.;REYES, P. E. B.; MUNHOZ, A. V.. O lugar identitário: circulações e narrativas na significação do ambiente urbano. 2014. Dissertação (Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.
GOMES, E. T. A.; STROHAECKER, T. M.;REYES, P. E. B.CAMPOS, H. A.; FIALHO, D. M.. O direito à paisagem na cidade litorânea do sul do Brasil: análise de duas experiências. 2014. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
ECKERT, C.;REYES, P. E. B.; MARZULO, E. P.. Percepção de valor dos usuários sobre o território: estudo de caso no bairro Cidade Baixa de Porto Alegre/RS. 2014. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
CAREGNATO, S. E.;REYES, P. E. B.; FRAGOSO, S. D.; LINDEN, J. C. V. D.; OLIVEIRA, B. F.. O estado da arte da pesquisa em design no Brasil a partir das dissertações de mestrado na área. 2013. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
CIPOLLA, C. M.; BENTZ, I. M. G.;REYES, P. E. B.. O sabor do território: o design estratégico e a valorização do arroz do litoral norte gaúcho e do doce de Pelotas. 2013. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; SILVA, R. P.; CASSEL, R. A.. Proposta de integração entre logística reversa de embalagem e design territorial: o caso das hortaliças orgânicas. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
CIPOLLA, C. M.;FRANZATO, C.REYES, P. E. B.. Inovação social: um desafio para o design - o papel do design estratégico no processo de inovação social. 2013. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
FISCHER, G. D.;FRANZATO, C.REYES, P. E. B.. O design estratégico na construção de plataformas digitais para desenvolvimento das cibercidades. 2013. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
GONCALVES, B. S.;REYES, P. E. B.FRANZATO, C.; BENTZ, I. M. G.. Inovação no processo de projeto de design de livro impresso: insumos pelo design estratégico. 2013. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
SILVEIRA, R. L. L.; MARASCHIN, C.;REYES, P. E. B.CAMPOS, H. A.. Reestruturação urbana em Petrolina - PE: um olhar a partir da implantação dos novos produtos imobiliários. 2013. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
REYES, P. E. B.; COSTA, F. C. X.;FRANZATO, C.. Conexão entre micro e pequenas empresas e designers: estudo de plataformas de design. 2013. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
SILVA, S. M. G.;CAMPOS, H. A.REYES, P. E. B.; ROVATI, J. F.. Empreendorismo urbano e práticas de planejamento; a copa do mundo e os grandes projetos urbanos em Porto Alegre. 2013. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
REYES, P. E. B.; LINDEN, J. C. V. D.; LAY, M. C. D.; REIS, A. T. L.. Mobiliário Urbano: estética e uso dos espaços. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
REYES, P. E. B.; ROVATI, J. F.; BORBA, G. S.. Design aplicado ao território no contexto das cidades criativas: o design que projeta para a cidade na busca por soluções inovadoras de velhos problemas. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
BENTZ, I. M. G.;REYES, P. E. B.; TREZ, G.; COUTO, R. M. S.. O significado faz o igual ser diferente: a cadeia de produção e transformação da celulose sob o olhar do design estratégico. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
TREZ, G.;REYES, P. E. B.; PARODE, F; FONSECA, M. J.. Design estratégico e a baixa renda: projetar para habilitar e melhorar as condições de um grupo da zona sul de Porto Alegre. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
BENTZ, I. M. G.; COSTA, F. C. X.;REYES, P. E. B.. O espaço territorial na ótica do design estratégico: construção de cenários urbanos para a cidade de Canoas - RS. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; COSTA, F. C. X.; MARTAU, B. T.. Design para experiência: uma análise sobre os impactos emocionais gerados por um projeto em um ponto de venda à luz do design estratégico. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; COSTA, F. C. X.; WEYMAR, L. B.. Identidade Territorial: estratégias para valorização de Santo Ângelo. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; BENTZ, I. M. G.; LEITE, J. S.. O design brasileiro ao espelho: em busca de identidade. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
PARODE, F;REYES, P. E. B.; GONCALVES, M. M.. Design de moda: a cultura de projeto na moda com base nos conceitos do design estratégico. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; SOUZA, C. F.; ROVATI, J. F.; MEIRA, A. L. G.. Intenções e realizações na requalificação de centros urbanos: a reabilitação dos espaços públicos e o caso das intervenções em áreas portuárias. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
REYES, P. E. B.SCALETSKY, C. C.; MAZZAFERRO, J. A. E.; FERREIRA, N. F.. Diretrizes para a construção de plataformas de conhecimentos para a tomada de decisões no design: um estudo de caso industrial. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
REYES, P. E. B.; MONAT, A.; SZANIECKI, B.. O design de notícias digitais: desafios multimídia. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ENGLER, R. C.;REYES, P. E. B.; ALMEIDA, M. G.. Comunidades criativas: o papel estratégico do designer. 2011. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
REYES, P. E. B.FRANZATO, C.; LIMA, R. R.. Design estratégico aplicado ao território: projeto monumenta em foco. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; CAMPOS, F. F. C.; CORREIA, W. F. M.. Meta-interface como elemento mediador da acessibilidade no design de interface. 2010. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.
REYES, P. E. B.KRUCKEN, L.. Aplicação de Design Estratégico no Pólo Joalheiro de Guaporé. 2010. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; BENTZ, I. M. G.; BOGEA, M. V.. Rede de museus em Porto Alegre: um estudo de caso em design territorial. 2010. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; COSTA, F. C. X.; DAMACENA, C.. Design estratégico e mercado de fé - estudo de caso: Igreja Universal do Reino de Deus. 2010. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; BENTZ, I. M. G.; MORAES, D.. Moinhos de Vento: construindo identidades. 2009. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; ROVATI, J. F.; LEÃO, S. Z.. Dois rumos na noite de Porto Alegre: dinâmica socioespacial e lazer noturno nos bairros Cidade Baixa e Moinhos de Vento. 2006. Dissertação (Mestrado em Propur) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
REYES, P. E. B.. Museus Infantis: uma questão contemporânea. 2005. Dissertação (Mestrado em Propur) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
BEL, J. S.; COLAFRANCESCHI, D.;REYES, P. E. B.. El estudio del paisaje como clave interpretativa del territorio a través de las narrativas para la planificación urbana y territorial. Paraty, Río de Janeiro/Brasil como caso de estudio.. 2017. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universitat Politècnica de Catalunya.
MELLO, B. C. E.; CANEZ, A. P. M.; ANDRADE, L. M. V.;REYES, P. E. B.; ROVATI, J. F.. Projeto urbano: ação e conhecimento situados. Porto Alegre, Século XXI. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
BINKOWSKI, P.; BRACAGIOLI NETO, A.;REYES, P. E. B.CAMPOS, H. A.. Interface rural-urbana: contribuições para o planejamento territorial - o caso de Marapicu na região Metropolitana do Rio de Janeiro. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
ROCHA, E.; SOLIS, D. E. N.;REYES, P. E. B.; MACHADO, A. S.. Contramapas de acolhimento. 2016. Tese (Doutorado em PPG em Arquitetura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
MELLO, O. S.; OLIVEIRA FILHO, J. T.; FERREIRA NETO, A. M.; PICCININI, L. T. S.;REYES, P. E. B.. A lei federal 6766/79 como instrumento de qualificação do uso do solo urbano - o caso da região metropolitana de Porto Alegre. 2013. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
RIBEIRO, R. A.;REYES, P. E. B.; PICCININI, L. T. S.;RIGATTI, D.. O fenômeno social do movimento de pedestres em centros urbanos. 2012. Tese (Doutorado em PPG em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
REYES, P. E. B.. El Borde Costero como Limite: directrices para el caso de Porto Alegre. 2006. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universitat Politècnica de Catalunya.
MEDEIROS, R. M. V.; ROVATI, J. F.;REYES, P. E. B.; GERHARDT, C. H.;CAMPOS, H. A.. Interface rural-urbana no planejamento territorial metropolitano: caso do assentamento Marapicú na região metropolitana do Rio de Janeiro. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
ROMANO, E.; SOLIS, D. E. N.; ROCHA, E.;REYES, P. E. B.; MACHADO, A. S.; FUAO, F. F.. Cartografias do Acolhimento. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em PPG em Arquitetura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
BRESCIANI, M. S. M.; MONTEIRO, C.;REYES, P. E. B.; SOUZA, C. F.. Os bondes como elementos de integração e espaços de sociabilidades na cidade moderna - Porto Alegre de 1940 a 1970. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
FELIX, C. J. A. K.; MARZULO, E. P.; MARASCHIN, C.;REYES, P. E. B.. Tempo é dinheiro? uma análise das iniquidades sociais e deseconomias urbanas por trás do fenômeno de "sprawl" urbano induzido pelo transporte público subsidiado. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
ROVATI, J. F.;REYES, P. E. B.; ANDRADE, L. M. V.; CANEZ, A. P. M.. A arquitetura dos projetos urbanos. O processo de concepção arquitetônica nas grandes intervenções urbanas - Porto Alegre - séculos XX e XXI. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em PPG Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SOUSA, E. L. A.; ANDRADE, L. M. V.; ROVATI, J. F.;REYES, P. E. B.. Às vezes fazer algo poético pode se tornar político e às vezes fazer algo político pode se tornar poético: a atualização do impulso utópico no espaço público através da arte contemporâneaanea. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PASSUELLO, A. C.; SILVA, L. C. P.; STROHAECKER, T. M.;REYES, P. E. B.; PICCININI, L. T. S.. Gestão de risco e políticas públicas: abordagens metodológicas para monitoramento da ocupação. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Planejamento Urbano e Regional PROPUR) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
REYES, P. E. B.; MEIRA, A. L. G.; LOPES, J. R.; HARRES, M. M.. Ação, espaço e criatividade: as intervenções artísticas na vida urbana de Porto Alegre. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em PPG em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; BENTZ, I. M. G.; PARODE, F. Produção artesanal e design estratégico: sistema histórias da garagem. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; CUSTODIO, L. A. B.;RIGATTI, D.. Urbanismo litorâneo sustentável: indicadores e ocupação urbana para zona de expansão urbana de Aracaju. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
REYES, P. E. B.; SILVA, T. N.; PEDROZO, E. A.. A emergência de regras mesoanalíticas no desenvolvimento sócio-sustentável urbano: um estudo de caso da cidade Aberta de Valparaíso - Chile. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SILVA, F. D. A.;REYES, P. E. B.; MEJIA, M. R. G.; MAZZARINO, J. M.. Design, lugar e identidade: o ambiente urbano significado pelos circulantes. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.
REIS, A. T. L.;REYES, P. E. B.; MIRON, L. I. G.. A percepção do valor no espaço urbano e o significado da via comercial para os usuários - estudo de caso: av Azenha - POA/RS. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
STROHAECKER, T. M.;REYES, P. E. B.; FIALHO, D. M.;CAMPOS, H. A.. O direito à paisagem na cidade litorânea brasileira. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
ECKERT, C.;REYES, P. E. B.; MARZULO, E. P.; MIRON, L. I. G.; SAMIOS, E. M. B.. Valores pessoais e sentimento de pertença no espaço urbano: percepção dos moradores no bairro Cidade baixa em Porto Alegre. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
FRANZATO, C.; BENTZ, I. M. G.;REYES, P. E. B.. O produto do terroir como expressão do simbólico: a integração do local no global intermediada pelo design estratégico. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
FISCHER, G. D.; BENTZ, I. M. G.;REYES, P. E. B.. Educação e tecnologias: o design estratégico e a formulação de diretrizes para o uso das tecnologias em sala de aula. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
COSTA, F. C. X.;FRANZATO, C.REYES, P. E. B.. Design estratégico e design para experiência: uma reflexão conceitual a partir do desenvolvimento de projeto no contexto do ensino superior de moda gaúcho. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; BENTZ, I. M. G.;FRANZATO, C.. Inovação social: um desafio para o design. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
FRANZATO, C.; COSTA, F. C. X.;REYES, P. E. B.. Inovação organizacional em redes de projetos para micro e pequenas empresas: um estudo em plataformas de design. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
TONETTO, L.; COSTA, F. C. X.;REYES, P. E. B.. Cenários experienciais na busca de cursos estrito senso: uma investigação com base nas experiências emocionais dos futuros mestrandos. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; PARODE, F; FISCHER, G. D.. Plataformas colaborativas: o design estratégico como mediador das interfaces entre gestores públicos e cidadãos, na construção do futuro das cidades. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
FRANZATO, C.; BENTZ, I. M. G.;REYES, P. E. B.. Releitura do design editorial à luz do design estratégico: processo de inovação em projetos de produção de livros. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
FRANZATO, C.; BORBA, G. S.;REYES, P. E. B.. Cenários como espaço para o diálogo em redes de projeto. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
BENTZ, I. M. G.; COSTA, F. C. X.;REYES, P. E. B.. O design estratégico aplicado ao território visando à promoção do desenvolvimento sócio-econômico sustentável do município de Canoas. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; PARODE, F; BORBA, G. S.. Design aplicado ao território: Porto Alegre no contexto das cidades criativas. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
PARODE, F; BENTZ, I. M. G.;REYES, P. E. B.. Design estratégico e artesanato. Por uma nova cultura do artificial: questões sobre ética e sustentabilidade a partir do case Mão Gaúcha. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
FISCHER, G. D.;REYES, P. E. B.SCALETSKY, C. C.. Relações entre design estratégico e scrum para o gerenciamento de processos de projeto de websites. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
FRANZATO, C.; TONETTO, L.;REYES, P. E. B.. Design estratégico aplicado ao território: projeto monumenta em foco. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
TREZ, G.;REYES, P. E. B.; PARODE, F. Design Estratégico: como estabelecer uma conexão entre os condomínios de classes altas e os bairros de classes baixas. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
MARTAU, B. T.;REYES, P. E. B.; TONETTO, L.. O lighting design sob a perspectiva do design estratégico: qualificando a experiência no ponto de venda. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
BENTZ, I. M. G.;REYES, P. E. B.; TREZ, G.. O significado faz o igual ser diferente: a cadeia de produção e transformação da celulose sob o olhar do design estratégico. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
SCALETSKY, C. C.; MARTAU, B. T.;REYES, P. E. B.. Workshops em design: potenciais espaços de aprendizagens significativas. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; COSTA, F. C. X.; FISCHER, G. D.. Identidade territorial: as estratégias de porto alegre para 2014. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
PARODE, F; BENTZ, I. M. G.;REYES, P. E. B.. Análise das manifestações de comunicação dos conceitos com relação à identidade e sutentabilidade da marca. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
PARODE, F; BENTZ, I. M. G.;REYES, P. E. B.. Design de moda: a cultura de projeto na moda a partir dos conceitos do design estratégico. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; FISCHER, G. D.; BENTZ, I. M. G.. O design brasileiro ao espelho: em busca de identidade. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
SCALETSKY, C. C.; COSTA, F. C. X.;REYES, P. E. B.. A constrção de conceitos em projetos de design de experiência e suas relações com lojas de moda no Brasil. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; BALESTRIN, A.; VERSCHOORE FILHO, J. R. S.. Aplicação de design estratégico no pólo joalheiro de Guaporé. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
BENTZ, I. M. G.;REYES, P. E. B.; BORBA, G. S.. Bairro Moinhos de Vento: construindo identidades. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
SCALETSKY, C. C.REYES, P. E. B.; PARODE, F. Moodboard como espaço de construção de metáforas e conceitos de design. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; BENTZ, I. M. G.; SOUZA, C. F.. A contribuição das fundações culturais de Porto Alegre para a dinâmica do território da cidade e sua articulação com a política cultural do município E SUA ARTICULAÇÃO COM A POLÍTICA CULTURAL DO MUNICÍPIO. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
COSTA, F. C. X.; FISCHER, G. D.;REYES, P. E. B.. Design estratégico e mercado da fé. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; BALEM, T.;FRANZATO, C.. Design estratégico aplicado ao território: diretrizes para um novo cenário ao Parque Jardim Botânico de Porto Alegre. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Estratégico) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; BENDER, A.; FREIRE, K. M.. O design estratégico no contexto da inovação social: um projeto de redesign para uma associação protetora de animais. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Estratégico) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
FISCHER, G. D.; BORBA, G. S.;REYES, P. E. B.. Design Estratégico como facilitador da cultura da inovação. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Estratégico) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.FRANZATO, C.; VISIONA, P.. Design de Território aplicado na Oktoberfest de Santa Cruz do Sul. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Estratégico) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; PARODE, F;FRANZATO, C.. O Design Estratégico aplicado ao desenvolvimento social: Diretrizez de um novo cenário para griffe morro da cruz. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Estratégico) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
BENTZ, I. M. G.;REYES, P. E. B.; DELANHESI, R.. Brasilia vida Rock: O design Estratégico na valorização da cultura rock brasiliense. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Estratégico) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.FRANZATO, C.. Design do sistema-produto escola: uma proposta para o colégio Israelita Brasileiro. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Gráfico) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.TAROUCO, F.; PALMITESSA, G.. Análise dos elementos visuais do produto - bruna de leite hidratante da linha Natura Ekos. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Gráfico) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.TAROUCO, F.; PALMITESSA, G.. Identidade visual para uma vinícola familiar. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Gráfico) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.FRANZATO, C.. A construção do valor de marca a partir do reposicionamento da marca Mercur. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Gráfico) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; MARQUES, A.. Desenvolvimento do Sistema-Produto para a Empresa Agroserrana. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Estratégico) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; PARODE, F. Estudo de Caso: Gráfica Litocromart. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Estratégico) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; MARQUES, A.. Design como Ferramenta para o Desenvolvimento Empresarial. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Estratégico) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; MARQUES, A.. Projeto Coliga. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Estratégico) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. O orelhão como suporte: resgate da função e redefinição de funcionalidades através do design participativo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
REYES, P. E. B.; BRUSCATO, U.; FONTANIVE, M.; FRAGOSO, S. D.. Histórias de Porto Alegre: projeto de jogo para a valorização dos espaços urbanos da cidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
REYES, P. E. B.; GIORGI, R.; COSTA, F. C. X.. Design de serviços: otimizando o bem-estar dos usuários do Trensurb. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; PEIXOTO, M.; COLLARES, J. R.; MARQUES, S.; ZANIN, N.. Projeto de regularização fundiária e produção de habitação de interesse social. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
REYES, P. E. B.; PEIXOTO, M.; MARQUES, S.; COLLARES, J. R.; ZANIN, N.. Residencial para a 3ª idade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
REYES, P. E. B.; MARQUES, S.; COLLARES, J. R.; PEIXOTO, M.; ZANIN, N.. Intercambiador: sobreposição multifuncional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
REYES, P. E. B.; PEIXOTO, M.; MARQUES, S.; COLLARES, J. R.; ZANIN, N.. Centro de esportes e lazer em Torres. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
REYES, P. E. B.; PEIXOTO, M.; MARQUES, S.; COLLARES, J. R.; ZANIN, N.. Proposta para a av. Campos Velho. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
REYES, P. E. B.; MARQUES, S.; COLLARES, J. R.; PEIXOTO, M.; ZANIN, N.. Associação de moradores da Vila Cruzeiro do Sul. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
REYES, P. E. B.; STROHER, R. A.; STUMPF, M. M.. Teatro municipal de Porto Alegre. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; STROHER, R. A.; STUMPF, M. M.. Centro de arte contemporânea. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; STROHER, R. A.; STUMPF, M. M.. Núcleo de medicina esportiva. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; STROHER, R. A.; STUMPF, M. M.. Centro de pesquisa de genealogia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; STROHER, R. A.; STUMPF, M. M.. Memorial da ilha do presídio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; STROHER, R. A.; STUMPF, M. M.. Centro de reabilitação física e mental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; PEIXOTO, N. M. O.; MARASCHIN, C.. Requalificação do centro principal de Gravataí. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; PEIXOTO, N. M. O.; MARASCHIN, C.. Requalificação da orla do Guaiba - setor 8. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; PEIXOTO, N. M. O.; MARASCHIN, C.. Centro de educação ambiental e reestruturação paisagística do parque Imperatriz Leopoldina. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; PEIXOTO, N. M. O.; MARASCHIN, C.. Centro de eventos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; PEIXOTO, N. M. O.; MARASCHIN, C.. Qualificação Vila Barnabé - Porto Alegre. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; PALMITESSA, G.; SALDANHA, L. D.. Editorial interativo sobre tendências. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; PALMITESSA, G.; SALDANHA, L. D.. Segurança no trânsito: possibilidades do design estratégico aplicadas ao universo infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; PALMITESSA, G.; SALDANHA, L. D.. Desenvolvimento de um livro com novas experiências de leitura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; PALMITESSA, G.; SALDANHA, L. D.. Redesign de identidade visual e estratégias de marca de uma instituição de ensino. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; BENTZ, I. M. G.; TREZ, G.. Design estratégico aplicado a construção de um sistema de informação e identificação para o transporte metroviário de POA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; BENTZ, I. M. G.; TREZ, G.. A Infância na era da imagem e o design diferenciado ao público infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; BENTZ, I. M. G.; TREZ, G.. Design de Serviços Web: Melhorando os serviços de comunicação de transporte público em Porto Alegre. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; BARELLA, S. M. F.. Hentschke.Parque zoológico de Caxias do Sul. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.
REYES, P. E. B.; BARELLA, S. M. F.. Proposta de requalificação ambiental e urbanística Núcleo Portinari. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.
REYES, P. E. B.; BARELLA, S. M. F.. Loteamento em São Luiz da 6ª Légua. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.
REYES, P. E. B.; MEDITSCH, T. B. V.. Sede administrativa Cidade Vespasiano Correa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.
REYES, P. E. B.. Centro de Cultura da Imigração Alemã. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Centro do Design Moveleiro - Bento Gonçalves. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Complexo de Teledifusão - Serra Gaúcha. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Igreja Luterana IECLB Comunidade Imigrante - São Leopoldo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Centro Cultural da Imigração - Caxias do Sul. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Escola de design de jóias. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Centro Cultural Gaúcho. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Conexão Urbana: tensões e reflexões. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Centro de Recuperação Animal e Educação Ambiental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Biblioteca Pública. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Escola de Dança Contemporânea. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Bairro para Funcionários Usina Castro Alves. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.
REYES, P. E. B.. Centro de apoio Turístico e Cultural. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.
REYES, P. E. B.. Estação Principal de Integração. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.
REYES, P. E. B.. Clube Náutico de Lajeado. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Aeroclube de Santiago. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Acervo Histórico da Cultura Alemã. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Biblioteca Pública de São Leopoldo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Cinema. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Complexo Cultural. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Casa de Eventos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Biblioteca Pública de Novo Hamburgo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Hospital Veterinário. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Livraria. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Museu de Design do Mobiliário. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Maternidade. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Usina de Reciclagem de Lixo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Casa Noturna. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Terminal Turístico da Praia do Cassino. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. SPA Urbano. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Qualificação do Espaço Público da Vila Tronco. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
REYES, P. E. B.. Centro de Convivência para 3 Idade. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
REYES, P. E. B.. Centro de Convivência para 3 Idade. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
REYES, P. E. B.. Teatro Oficina. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
REYES, P. E. B.. Revitalização da Estação Férrea de Rosário do Sul. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
REYES, P. E. B.. Projeto Voluntários - Espaço de Múltiplo Uso. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
REYES, P. E. B.. Prefeitura Municipal de Igrejinha. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
REYES, P. E. B.. Reestruturação e Qualificação do Pólo Comercial da Azenha. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
REYES, P. E. B.. Bio-Hotel Pousada. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
REYES, P. E. B.. Sede de Cooperativa de Produtos Ecológicos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
REYES, P. E. B.. Complexo Hidroviário Guaíba. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
REYES, P. E. B.. Condomínio residencial e Comercial Auto-suficiente. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
REYES, P. E. B.. Centro 24 Horas para Estudantes de Arquitetura. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
REYES, P. E. B.. Centro Educacional Infantil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
REYES, P. E. B.. Mercado Público de Produtos da Colônia. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Centro de Pesquisa Ambiental. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Clínica de Saúde Bucal. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Usina do Saber. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Centro de Entretenimento. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Biblioteca Municipal de Novo Hamburgo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Centro de Reabilitação Física. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Estação de Metrô Fenac. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Birô de Serviço de Impressão Digital e Sinalização Eletrônica. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Biblioteca Estadual de Informação e Cultura. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Haras Quadros. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Hospital para Cavalos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Estação Vitinícola. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Centro Turístico Manauara. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Escola de Windsurf. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Centro de Eventos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Centro Cultural Espaço de Cinema. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Teatro Escola de Porto Alegre. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Concessionária de Veículos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Biblioteca Pública. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Estação do Rock. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Escola de Música Popular Brasileira. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Casa de Passagem. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Clube Náutico. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Aeroporto Internacional da Região das Hortências. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Cinecidade. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Hotel. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Clube de Remo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Centro de Convivência para a Terceira Idade. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Indústria Fumageira. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Centro de Urgência de Traumatologia. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Biblioteca Pública de Taquara. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Restaurante Panorâmico. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Flat Residencial New City. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Renovação Urbana Ambiental. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Escola de Educação Infantil. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Complexo de Cinema de Guaíba. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Escola Preparatória. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Clínica de Fisioterapia. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Escola Profissionalizante. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Arquivo Histórico Alegrete. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. TSA Software House. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Nova Sede Cooperativa Ecológica Coolméia. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. SPA Giardino. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Clínica Veterinária. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Fisio Center. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Escola de Música. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Produção Artesanal de Aguardente. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Vinícola para Produção de Vinhos Finos. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Centro Cultural Taquara. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Oficina para Deficientes Físicos. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Danceteria e Cafeteria. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Conjunto Cultural Renner. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Polo Cultural Zentum. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Centro Cultural Açoriano. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Companhia de Exportação de Calçados. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Centro Administrativo de Triunfo. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Shopping de Automóveis. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Escola Agrícola. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Sede da OAB. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Centro de Atividades Físicas. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Revitalização do Sava Clube. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Aeroclube de Erechim. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Unidade de Saúde. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Livraria e Cyber Café. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Concessionária de Carros. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Centro para Atividades Extracurriculares. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Bar, Restaurante e Champanharia. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Espaço Cutural Memória da Propaganda. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Revenda de Máquinas Agrícolas. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Clínica da Mulher. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Centro de Formação de Atletas. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Teatro da Universidade Federal de Santa Maria. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Casa de Shows. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Concessionária de Automóveis. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Centro Náutico de Lazer. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Hospital Veterinário. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Centro de Lazer da 3a. Idade. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Clínica Infantil. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Hospital Universitário. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Flat para a 3a. Idade. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Centro de Formação de Atletas. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Clínica Integrada de Reabilitação Bucal. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Zoe, Danceteria, Bar e Restaurante. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Revitalização Urbana. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Revitalização Urbana da Área da RFFSA. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Centro de Reabilitação para Dependentes Químicos. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Centro de Cultura. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Centro Médico Salute. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Incubadora Tecnológica. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Hospital Geral de Novo Hamburgo. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Museu Agrícola Horizontina. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. SPA. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Complexo de Cinema de Gramado. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Scene Centro de Cultura e Lazer. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Universidade Livre do Meio Ambiente. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Santuário da Santa Cruz. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Mercatto - Megastore. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Centro de Convivência para Terceira Idade. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Motel Parada. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Hotel de Lazer. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Escola de Educação Ambiental. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Centro Administrativo. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Terminal Rodoviário. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Parque Urbano. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Anexo Colégio Bom Conselho. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Centro de Compras. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Complexo de Lazer e Turismo no Vale dos Vinhedos. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Espaço de Exposição Flexível. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Casa para Visitantes da Unisinos. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Hotel de Lazer. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Centro Educacional para Deficientes Visuais. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Teatro. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Flat. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. SPA - Caxias do Sul. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Centro Terceira Idade. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Hospital. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Galeria de Arte. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Museu Arqueológico. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Flat. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Hipermercado. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Mega Store. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Casa de Cultura. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Terminal de Passageiros do Aeroporto de Caxias do Sul. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Agência de Automóveis. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Casa de Cultura Giussepe Garibaldi. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Centro Administrativo. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Arquivo Histórico - Caxias do Sul. 1999 - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Hotel - pousada. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Centro Socio Educativo. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Centro Municipal de Cultura - Parobé. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Hotel Executivo. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Hotel de Lazer - Lomba Grande. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Casa de Cultura Taquarense. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Hotel Executivo. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Centro Cultural Memorial do Trem. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Museu Guaíba. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Centro Cultural. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Maternidade. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Complexo Turístico Morro São João. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; SILVA, R. P.; AYMONE, J. L. F.. Professor Assistente do Departamento de Design e Expressão Gráfica da Faculdade de Arquitetura. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SCALETSKY, C. C.; CATTANI, A; GRUSZYNSKI, A. C.;REYES, P. E. B.; SILVA, R. P.. Professor Assistente na Área de Projeto Gráfico-Visual, do Departamento de Design e Expressão Gráfica, da Faculdade de Arquitetura. 2009. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
REYES, P. E. B.; BORBA, G. S.; ANTONELLI, C; CIBIC, A; MENICHETTI, R.; PIROVANO, S.; SEGANFREDDO, C; STOPPINI, L.; ZURLO, F. Surviving Fuori Salone Creative Contest. 2006. Consorzio Del Politecnico Di Milano.
REYES, P. E. B.. Concurso de Anteprojeto para o Edifício Sede da Procuradoria Regional da República, 4a. Região. 2004. Instituto dos Arquitetos do Brasil.
REYES, P. E. B.. X Salão de Iniciação Científica PUCRS. 2009. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
REYES, P. E. B.. Comissão Científica no X Encontro de História e Teoria da Arquitetura do Rio Grande do Sul - Transformações e Permanências. 2006. Universidade de Caxias do Sul.
REYES, P. E. B.; HECK, A.; PASQUALI, F.. Professor Avaliador de Banca de Trabalho de Iniciação Científica. 2004. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.. Membro do Comitê Internacional de Avaliação - SiGraDi. 2004. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REYES, P. E. B.; COSTA, A. E.; BARELLA, S. M. F.; BALDISSERA, D.. Professor Avaliador do LAU - UCS. 2004. Universidade de Caxias do Sul.
REYES, P. E. B.; MACHADO, J. L. P.; SILVA, M. B.; INDA, P. A. A.. Professor Avaliador do LAU - UCS. 2004. Universidade de Caxias do Sul.
REYES, P. E. B.; CALCAGNO, N. V.; FENDT, P. P. C.; BARELLA, S. M. F.. Professor Avaliador do LAU - UCS. 2004. Universidade de Caxias do Sul.
REYES, P. E. B.; GRAZZIOTIN FILHO, L.; FISCHER, V. L. B.; NUNES, M. F. O.. Professor Avaliador do LAU - UCS. 2004. Universidade de Caxias do Sul.
REYES, P. E. B.. Professor para o Departamento de Projeto. 2001. Universidade de Santa Cruz do Sul.
REYES, P. E. B.. Comisssão Julgadora da Maratona de Projeto. 2001. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Orientou
A paisagem pichada/pixada: uma análise do discurso de criminalização; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Programa de Planejamento Urbano e Regional PROPUR) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);
Entre Territórios: uma aproximação da noção de território e da territorialidade Mbyá-Guarani; ; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);
O planejamento urbano e regional frente aos desafios do antropoceno; Início: 2024; Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);
Fronteiras materiais do medo: confrontos entre fortalezas e ruínas na materialidade da cidade defensiva; Início: 2023; Tese (Doutorado em PPG em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);
?Uma vaga de sonhos? na experiência da metrópole: por um espaço de imagens como horizonte estético e político para o urbano; Início: 2022; Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Cidade e Diferença: cartografia do encontro entre o urbano e a Crítica; Início: 2022; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
A técnica da participação, a participação na técnica: projetos urbanos em contextos de assentamentos precários; Início: 2021; Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
?Cidade acaba com o sertão; Acaba?": narrativas cartográficas de um lugar-sertão no Piauí; Início: 2021; Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Camp, Carnaval e Rua; 2023; Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Cidade, Branquitude e Colonialidade:o planjemanto urbano enquanto ferramenta para operar apagamentos em Porto Alegre; 2022; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Projeto por cenários: metodologia aplicada no processo de projeto do Cais Mauá; 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
A imagem aberta da cidade: ou o duplo regime das imagens rasgando as categorias de síntese em Kevin Lynch; 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Moradores de Rua; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Planejamento Urbano e Regional PROPUR) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
A cidade de ambulante: cartografando o centro de Porto Alegre; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Às vezes fazer algo poético pode se tornar político às vezes fazer algo político pode se tornar poético: a ocupação do tempo e do espaço na poética urbana de Francis Alÿs; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Planejamento Urbano e Regional PROPUR) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Possibilidades de extrair da arte critérios ao projeto da cidade: uma investigação baseada na Obra de Helio Oiticica; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Planejamento Urbano e Regional PROPUR) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
O sabor do território: o design estratégico e a valorização do arroz do litoral norte gaúcho e do doce de Pelotas; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, ; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Inovação social: um desafio para o design - o papel do design estratégico no processo de inovação social; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, ; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
o design estratégico na construção de plataformas digitais para desenvolvimento das cibercidades; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, ; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Design aplicado ao território no contexto das cidades criativas: o design que projeta para a cidade na busca por soluções inovadoras de velhos problemas; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
O design brasileiro ao espelho: em busca de identidade; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Identidade territorial: estratégias de valorização de Santo Ângelo; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, ; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Diretrizes para a construção de plataformas de conhecimentos para a tomada de decisões no design: um estudo de caso industrial; 2011; Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ; Coorientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Design estratégico aplicado ao território: projeto Monumenta em foco; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, ; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Comunidades criativas: o papel estratégico do designer; 2011; Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado de Minas Gerais, ; Coorientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Aplicação de design estratégico no pólo joalheiro de Guaporé; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, ; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Rede de museus em Porto Alegre: um estudo de caso em design territorial; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, ; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Projetar o tempo; 2023; Tese (Doutorado em PPG em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
O território do comum em práticas insurgentes; 2021; Tese (Doutorado em PPG em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Projetar com as pesssoas; 2020; Tese (Doutorado em PPG em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
A dialética das imagens e o projeto por cenários; 2018; Tese (Doutorado em PPG em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Tecnologias de informação e comunicação e as transformações no uso do espaço urbano; 2018; Tese (Doutorado em PPG em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
2023; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ; Paulo Edison Belo Reyes;
2022; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ; Paulo Edison Belo Reyes;
2018; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Paulo Edison Belo Reyes;
Diretrizes metodológicas para empresas de comunicação: uma abordagem pelo design estratégico; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Estratégico) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Percepção gráfica de rótulos de cerveja: quais fatores são relevantes no processo de percepção; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Gráfico) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Arquitetura, interiores, design, arte e design no ambiente da moda; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Estratégico) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Rede de colaboração no ramo de Arquitetura de Interiores; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Estratégico) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
O design estratégico aplicado ao desenvolvimentosocial: diretrizes de um novo cenário para a griffe morro da cruz; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Estratégico) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Design de território aplicado na oktoberfest de Santa Cruz do Sul; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Estratégico) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Identidade visual para uma vinícola familiar; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Gráfico) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Análise dos elementos visuais do produto Bruma de Leite Hidratante da Linha Natura Ekos; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Gráfico) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Design Territorial; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Estratégico) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Identidade de Porto Alegre; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Estratégico) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Percurso urbano; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Parque Urbano; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Ressignificação do Hospital Psiquiátrico São Pedro; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Revitalização dos Caminhos Rurais; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Intervenção no espaço público entre a estação Anchieta e a Arena do Grêmio; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Arquitetura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Reabilitação de um setor do vale do Rio Caí; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Arquitetura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Projeto Move Mentes: uma abordagem a partir do Design Estratégico; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Sistema Produto da Escola de Design com foco em comunicação; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Centro de Experimentações Teatrais; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Projeto de design visando a inclusão de portadores de deficiência visual no centro de Porto Alegre; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Memorial Sepé Tiaraju; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Templo de Meditação; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Estação Rodoviária; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Revitalização da Orla do Rio Cai; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Mosteiro; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Escola de Design Gemologia; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Casa de Shows; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Centro de Arquitetura Paisagística; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Arquitetura pela Ótica do Cinema; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Porto Alegre; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Percepções da cidade material; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Porto Alegre; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Representação da cidade digital pelo cinema; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Porto Alegre Ritter dos Reis; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Sinais da cidade do futuro pela fotografia; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Porto Alegre Ritter dos Reis; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Percepções da cidade material; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Revista On Line em Arquitetura; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Porto Alegre; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Estudos de Casos de Revitalização de Centros Urbanos Para Elaboração de Diretrizes Gerais de Intervenção para a Rua dos Andradas; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Porto Alegre; Orientador: Paulo Edison Belo Reyes;
Produções bibliográficas
-
KONRATH, GERMANA ; REYES, PAULO EDISON BELO . Quando o espaço se torna público: Park Fiction e a desprogramação no projeto em urbanismo. REVISTA DE GESTÃO E SECRETARIADO , v. 15, p. 1358-1364, 2024.
-
KONRATH, GERMANA ; REYES, PAULO EDISON BELO . An artist in public square. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 22, p. e3102, 2024.
-
KONRATH, GERMANA ; REYES, PAULO EDISON BELO . Fabulation as Design. RGSA (ANPAD) , v. 18, p. e04752, 2024.
-
NUNES, G. O. ; REYES, P. . A paisagem e o desfazimento do sujeito: do Antropoceno ao Pós-antropoceno.. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade , v. 8, p. 62-75, 2024.
-
POZZER, C. H. ; CARON, D. ; REYES, P. . Amedrontagens urbanas. Revista Arcos Design , v. 17, p. 233-255, 2024.
-
MUELLER, A. ; REYES, P. ; MELLO, B. C. E. . Brinca-se a fantasia, cria-se a si mesmo. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade , v. 8, p. 326-341, 2024.
-
MUELLER, A. ; REYES, P. ; MELLO, B. C. E. . O corpo e a rua. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade , v. 8, p. 342-357, 2024.
-
REYES, PAULO ; BITTENCOURT, L. B. . A natureza como criação: quando a cidade navegou. PORTO ARTE (ONLINE) , v. 28, p. 01-30, 2024.
-
DRAGO, F. ; REYES, P. . Ensaios diagramáticos contra a manufatura. REVISTA ESTÉTICA E SEMIÓTICA , v. 14, p. 49-69, 2024.
-
BALEM, T. ; REYES, P. E. B. . Práticas urbanas insurgentes como participação popular no Planejamento Urbano. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade , v. 8, p. 128-141, 2024.
-
BITTENCOURT, L. B. ; REYES, P. E. B. . Montagens, sintomas e imagens: alternativas para uma práxis urbana emergente na contemporaneidade. PROJECTARE (PELOTAS) , v. 1, p. 44-60, 2023.
-
BITTENCOURT, L. B. ; REYES, P. E. B. ; FERNANDES, G. S. L. ; WILKOSZYNSKI, A. . Entre imagens abandonos. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade , v. 7, p. 394-407, 2023.
-
REYES, P. E. B. ; BRAGA, A. C. . O território como ato. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade , v. 7, p. 100-111, 2023.
-
FERNANDES, G. S. L. ; MUELLER, A. ; REYES, P. E. B. ; CARON, D. . O corpo e a cena. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade , v. 7, p. 328-337, 2023.
-
REYES, P. E. B. . Paisagem, um ensaio entre horizontes. DIGITAR - REVISTA DIGITAL DE ARQUEOLOGIA, ARQUITECTURA E ARTES , v. 09, p. 263-275, 2023.
-
REYES, P. E. B. ; KONRATH, G. . Das margens ao centro: quando a arte habita o menor. PIXO Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade , v. 6, p. 104-117, 2022.
-
REYES, P. E. B. ; DETONI, L. P. ; BITTENCOURT, L. B. ; FERNANDES, G. S. L. . BACURAU: uma experiência estética e política acerca do menor. PIXO Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade , v. 6, p. 144-157, 2022.
-
BALEM, T. ; REYES, P. E. B. . O território para as práticas urbanas insurgentes. PIXO Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade , v. 6, p. 58-71, 2022.
-
KONRATH, G. ; REYES, P. E. B. . Tempo e projeto em Abbas Kiarostami. PIXO Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade , v. 6, p. 36-47, 2022.
-
KONRATH, GERMANA ; REYES, PAULO . Desestabilizar, desprogramar, deformar: estéticas periféricas como caminhos projetuais em cidades latino-americanas. URBE. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO URBANA , v. 14, p. 01-19, 2022.
-
DRAGO, F. ; REYES, P. E. B. . Poética da mão: pensar-fazer na produção do projeto. PÓS. REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO DA FAUUSP , v. 29, p. 01-10, 2022.
-
RIBEIRO, E. P. ; REYES, P. E. B. . O(s) projeto(s) hegemônico(s), o conflito e a cena política no cais do porto de Porto Alegre: para pensar uma outra práxis. PROJECTARE (PELOTAS) , v. 01, p. 94-105, 2022.
-
BITTENCOURT, L. B. ; REYES, P. E. B. ; CARON, D. . Envelhecer pelo Olhar da Montagem: ou quando a montagem diz do envelhecer. PIXO Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade , v. 4, p. 114-131, 2020.
-
COSTA, A. E. ; REYES, P. E. B. . O que vai acontecer aqui?. ARQUITEXTOS (SÃO PAULO) , v. 247.2, p. 01, 2020.
-
KONRATH, G. ; REYES, P. E. B. . A ocupação do tempo e do espaço na poética urbana de Francis Alÿs. INSITU , v. 5, p. 29-47, 2019.
-
KONRATH, G. ; REYES, P. E. B. . As margens espacializadas de Francis Alÿs. URBANA - REVISTA ELETRÔNICA DO CENTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS DA CIDADE , v. 11, p. 30-57, 2019.
-
REYES, PAULO . Um Habitar menor. PÓS. REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO DA FAUUSP , v. 26, p. e159015, 2019.
-
CARON, DANIELE ; BELO REYES, PAULO EDISON . Proyecto por narrativas: Aportaciones conceptuales y metodológicas para los territorios contemporáneos. ARQUITETURAREVISTA (UNISINOS) , v. 14, p. 1-8, 2018.
-
MONTEIRO, DEYVID ALÉX DE BITENCOURT ; MIRON, LUCIANA INÊS GOMES ; DA SILVA, MICHELLE NASCIMENTO ; KLEIN, TANA RENCK ; CAMPOS, HELENIZA ÁVILA ; REYES, PAULO EDISON BELO . Avaliação das territorialidades em empreendimentos habitacionais de interesse social: estudo de caso no Programa Integrado Entrada da Cidade (PIEC). ARQUITETURAREVISTA (UNISINOS) , v. 12, p. 1-19, 2016.
-
REYES, P. E. B. . Projeto por cenários: uma contribuição aos processos de planejamento. Arquitextos (São Paulo) , v. 165.02, p. 00-00, 2014.
-
REYES, P. E. B. ; RIGATTI, D. ; CAMPOS, H. A. ; PICCININI, L. T. S. . A sintaxe espacial como instrumento para a construção de cenários urbanos: o caso da Lapa (RJ, Brasil). STRATEGIC DESIGN RESEARCH JOURNAL , v. 7, p. 23-33, 2014.
-
FRANZATO, CARLO ; KRUCKEN, LIA ; REYES, PAULO BELO . Design para o desenvolvimento territorial em economias emergentes: experiência brasileira de pesquisa e ensino. STRATEGIC DESIGN RESEARCH JOURNAL , v. 6, p. 11-19, 2013.
-
REYES, P. E. B. . Projetando pela exterioridade do projeto. STRATEGIC DESIGN RESEARCH JOURNAL , v. 5, p. 91-97, 2012.
-
REYES, P. E. B. . Cidades do futuro no cinema. Correio da APPOA , v. 207, p. 53-61, 2011.
-
PARODE, F ; REYES, P. E. B. . O design em tempos de sustentabilidade. CADERNOS DO PROARQ (UFRJ) , v. 14, p. 109-117, 2010.
-
REYES, P. E. B. . -Tudo o que não invento é falso-: por uma epistemologia da imaginação criadora no design. STRATEGIC DESIGN RESEARCH JOURNAL , v. 3, p. 102-108, 2010.
-
REYES, P. E. B. ; BALEM, T. . Identidade como Fator de Valorização do Território. Convergencias: revista de invesitigacao e ensino das artes , v. 03, p. 03, 2009.
-
REYES, P. E. B. . Em Que Contexto. Arquiteturarevista (UNISINOS) , São Leopoldo, 2005.
-
REYES, P. E. B. . As mídias analógicas e as mídias digitais na construção da dimensão pública no cotidiano da cidade. Verso e Reverso (Unisinos. Online) , v. 38, p. 01, 2004.
-
REYES, P. E. B. . A cidade afetada pela cultura digital. Cadernos IHU Idéias (UNISINOS) , v. ano 2, p. 01-23, 2004.
-
REYES, P. E. B. . Espaço, Percepção e Imagem. Cadernos de Comunicação Unisinos, São Leopoldo - RS, v. 07, p. 57-67, 2001.
-
REYES, P. E. B. . Territorialidades Urbanas: percepções e representações. Estudos tecnológicos , São Leopoldo - RS, v. 02, p. 73-80, 2001.
-
REYES, P. E. B. . Percepção do Espaço Público Contemporâneo: para a construção de uma teoria crítica. Cadernos de arquitetura Ritter dos Reis , Porto Alegre - RS, v. 03, p. 233-239, 2001.
-
REYES, P. E. B. . Percepção do Espaço Público Contemporâneo. Cadernos de Comunicação, São Leopoldo - RS, p. 143-152, 2000.
-
REYES, P. E. B. . O Espaço Urbano Frente às Novas Tecnologias. Comunicação e Contemporaneidade , v. 02, p. 29-31, 2000.
-
REYES, P. E. B. . Cinema como mídia. Verso e Reverso (Unisinos. Online) , v. 31, p. 97-104, 2000.
-
HENNRICH, D. M. (Org.) ; REYES, P. E. B. (Org.) ; ROZESTRATEN, A. (Org.) . Thinking Landscape. 1. ed. São Paulo: FAUUSP, 2023. v. 01. 312p .
-
REYES, P. E. B. . Projeto [não] Projeto: quando a política rasga a técnica (Impresso). 1. ed. Porto Alegre: Sulina, 2022. 184p .
-
REYES, P. E. B. . Projeto [não] Projeto: quando a política rasga a técnica (E-Book). 1. ed. Porto Alegre: Sulina, 2022. 184p .
-
MORAES, D. (Org.) ; KRUCKEN, L. (Org.) ; REYES, P. E. B. (Org.) . Collection of Advanced Studies in Design. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UEMG, 2016. 224p .
-
REYES, P. E. B. ; SOUZA, C. F. ; BOGEA, M. V. ; CABRAL, C. P. C. ; SOUSA, E. L. A. ; ROCHA, A. L. C. ; COSTA, A. ; NUNES, O. A. W. ; BENTZ, I. M. G. . Projeto por Cenários: o território em foco. 01. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015. v. 1000. 268p .
-
FRANZATO, C. ; REYES, P. E. B. . Design estratégico aplicado : uma experiência colaborativa entre universidade e empresa. 01. ed. Porto Alegre: Unisinos, 2014. v. 01. 62p .
-
MORAES, D. (Org.) ; KRUCKEN, L. (Org.) ; REYES, P. E. B. (Org.) . Cadernos de Estudos Avançados em Design: identidade. 01. ed. Belo Horizonte: Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais, 2010. v. 1000. 115p .
-
REYES, P. E. B. . Quando a rua vira corpo: ou a dimensão pública na ordem digital. 01. ed. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2005. v. 01. 176p .
-
REYES, P. E. B. . O campo das Mídias - Estratégias e Representações. 07. ed. São leopoldo: Editora Unisinos, 2000. 192p .
-
HENNRICH, D. M. ; REYES, P. E. B. . On the transversality of landscape thinking today: an introduction. In: Dirk Hennrich; Paulo Reyes; Artur Rozestraten. (Org.). Thinking Landscape. 1ed.São Paulo: FAUUSP, 2023, v. 01, p. 08-15.
-
REYES, P. E. B. . Landscape... Landscaping: from wild nature to domesticated nature, or not so much. In: Dirk Hennrich; Paulo Reyes; Artur Rozestraten. (Org.). Thinking Landscape. 1ed.São Paulo: FAUUSP, 2023, v. 01, p. 187-199.
-
REYES, P. . A cidade pelo projeto. In: Célia Ferraz de Souza. (Org.). 50 anos de Planejamento Urbano: uma história entre histórias. 1ed.Porto Alegre: Marcavisual, 2022, v. 01, p. 381-394.
-
KONRATH, G. ; REYES, P. E. B. . O tempo na modernidade urbana. In: Diogo Luiz Lima Augusto; Patrícia Gonçalves de Freitas. (Org.). Memória em diálogo: variantes da história, política e cultura do Brasil. 01ed.Rio de Janeiro: Editora e-Publicar, 2021, v. 01, p. 268-292.
-
REYES, P. E. B. ; CARON, D. ; CIDADE, D. M. . Narrar por Projetos. In: Paola Berenstein Jacques; Margareth da Silva Pereira; Josianne Francia Cerasoli. (Org.). Nebulosas do Pensamento Urbanístico - Modos de Narrar - Tomo III. 01ed.Salvador: EDUFBA, 2020, v. 3, p. 254-271.
-
REYES, P. E. B. . The role of images in urban design thinking. In: Constantino Pereira Martins & Pedro T. Magalhães. (Org.). Politics and Image. 01ed.Coimbra: Universidade de Coimbra, 2019, v. 01, p. 150-167.
Outras produções
REYES, P. E. B. ; TAROUCO, F. ; FISCHER, G. D. . Design Territorial Aplicado ao Centro Comercial de Santo Ângelo. 2010.
REYES, P. E. B. . Tendências e Fatores que Impactam a Mobilidade Urbana. 2009.
REYES, P. E. B. ; GRANDÓ, G. C. ; MARTINS, C. F. . Lanceiros Negros - concurso público nacional de arquitetura monumento em Porto Alegre e memorial em Porongos, Pinheiro Machado, RS. 2006.
REYES, P. E. B. . 2015 FTC's Investigator Call program. 2016.
REYES, P. E. B. . Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante. 2013.
REYES, P. E. B. . Parecerista ad hoc Editora UFPel. 2013.
REYES, P. E. B. . Membro do comitê avaliador do IV Simpósio Brasileiro de Design Sustentável e IV International Symposium on Sustainable Design. 2013.
REYES, P. E. B. . Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante. 2012.
REYES, P. E. B. . Avaliação de projetos de pesquisa em design. 2012.
REYES, P. E. B. . Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante. 2011.
REYES, P. E. B. . Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante. 2011.
REYES, P. E. B. . Desenhando o futuro. 2011.
TAROUCO, F. ; REYES, P. E. B. . Agenda Carlos Barbosa 2030. 2011.
REYES, P. E. B. . Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante. 2010.
REYES, P. E. B. . Membro do Comitê Científico do 54ºIFHP World Congress Porto Alegre 2010. 2010.
REYES, P. E. B. . Membro do Comitê Científico do 2º International Forum of Design as a Process. 2010.
REYES, P. E. B. . 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. 2010.
REYES, P. E. B. . Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante. 2009.
REYES, P. E. B. . Membro do Comitê Científico do 5º CIPED. 2009.
REYES, P. E. B. . Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante. 2009.
REYES, P. E. B. . Consultor Externo para Bolsa de Doutoramento Sanduiche. 2009.
REYES, P. E. B. . 8º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. 2008.
REYES, P. E. B. . Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante. 2008.
REYES, P. E. B. ; ZURLO, F ; GONZÁLEZ, J. M. ; ZINGALE, S. ; SALZSTEIN, S. ; JACOVIELLO, S. . Avaliador das Unidades de Pesquisa na Área de Estudos em Arte (Arte, Design, Arquitetura e Urbanismo). 2008.
REYES, P. E. B. . Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante. 2007.
REYES, P. E. B. . Projeto Vila Nova. 2007.
REYES, P. E. B. . X Encontro de Teoria e História da Arquitetura do RS. 2006.
REYES, P. E. B. . Tese de Doutorado - El Borde Costero como Límite: directrices para el caso de Porto Alegre. 2006.
REYES, P. E. B. ; TROCCHIANESI, R. ; FRANZATO, C. ; GIORGI, R. . Valorizar São Leopoldo. 2006.
REYES, P. E. B. . Oficina Projeto por Cenários. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
REYES, P. E. B. . Módulo V - Design e Inovação Social. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
REYES, P. E. B. . Oficina de Projeto. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
REYES, P. E. B. . Módulo IV - design estratégico - sistema-produto. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
REYES, P. E. B. . Módulo V ? Design e Inovação Social. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
REYES, P. E. B. . Módulo VI - Orientações Metodológicas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
REYES, P. E. B. . Design Aplicado ao Território. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
REYES, P. E. B. . Design Territorial. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
REYES, P. E. B. . Design Territorial. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
REYES, P. E. B. . Módulo V - design estratégico aplicado ao território. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
REYES, P. E. B. ; FRANZATO, C. . Workshop design de novos cenários de posicionamento para uma cidade. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
REYES, P. E. B. . Diagnóstico - prognóstico territorial. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
REYES, P. E. B. . Módulo V - identidade visual - sistema-produto. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
REYES, P. E. B. . Módulo V - design estratégico aplicado ao território. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
REYES, P. E. B. . Workshop na área da Luz. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
REYES, P. E. B. ; VILLARI, B. ; MAFFEI, S. . Workshop II - Design Territorial. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
REYES, P. E. B. ; BORBA, G. S. . Design, inovação social e desenvolvimento sustentável. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
REYES, P. E. B. . Módulo III - Metadesign. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
REYES, P. E. B. . Módulo V - design estratégico aplicado ao território. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
REYES, P. E. B. ; GIORGI, R. ; PADOVA, P. ; COLOMBO, M. ; DESERTI, A ; CELASCHI, F ; SCALETSKY, C. C. . Curso Intensivo de Design: renovação da sede da Escola de Design Unisinos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
REYES, P. E. B. . Housing Infill in Urban Industrial Areas - Workshop com a participação de ETSAB Barcelona, ETSAA Alicante, NSW Sidney, ETH Zurique, EAPB Paris e UNISINOS São Leopoldo. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
REYES, P. E. B. . Modulo V - Design - Valorização Territorial. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
REYES, P. E. B. . A cidade afetada pela cultura digital. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
REYES, P. E. B. . O Inspetor Geral. 1998. Teatral.
REYES, P. E. B. . A Grande Babel. 1997. Teatral.
REYES, P. E. B. . Núpcias Pois. 1996. Teatral.
REYES, P. E. B. . Love Hurts. 1995. Teatral.
REYES, P. E. B. . Videos Postais - videoinstalação. 2016. Vídeo.
REYES, P. E. B. ; BALEM, T. ; HERRMANN, F. ; VOLKART, C. ; MATTOS, L. . Afetos Urbanos. 2007. Vídeo.
REYES, P. E. B. . Projeto Urbano para a Zona Norte de Porto Alegre. 2002 (Orientação de Projeto para o Concurso de Escolas de Arq. V Bienal de Arquitetura - São Paulo 2003) .
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
Filosofia da Paisagem: entre horizontes [do espaço ao tempo], Descrição: Este projeto de pesquisa tem centralidade na crítica à maneira como a noção de paisagem é pensada na arquitetura e urbanismo com consequências nos processos de planejamento urbano e regional. A opção é ampliar o sentido de paisagem a partir de um outro campo disciplinar, a filosofia, principalmente, no que tange aos estudos estéticos, éticos e políticos. Quando pensamos a paisagem reconhecemos nesta uma relação direta, pelo senso comum, com a representação e com a percepção. Contudo, ela apresenta também toda uma certa substancialidade que nos permite pensá-la não só como ambiente percebido, mas como experiência vivida. É dessa forma que a paisagem pode ser vista como categoria filosófica de um modo de ler e pensar o mundo, partindo de uma noção de horizonte tomado desde uma dimensão espacial à uma noção de horizonte como dimensão temporal. O principal problema a ser enfrentado nesta pesquisa é explicitar essas diferentes concepções de paisagem a partir do campo filosófico que possam servir à área disciplinar da arquitetura e urbanismo, bem como ao planejamento urbano e regional. A motivação que me leva a propor este projeto parte do cruzamento de duas experiências: uma de ensino de projeto urbano no âmbito do paisagismo desde 1990; e outra do encontro com pesquisadores do grupo de pesquisa em Filosofia da Paisagem na Universidade de Lisboa por conta do meu pós-doutoramento em 2019/2020. Além disso, a possibilidade de ampliação do campo semântico dado a esse conceito a fim de servir ao projeto em urbanismo no âmbito da paisagem tornando-se uma oportunidade de aprofundamento para o campo disciplinar. Como objetivo geral tem-se a explicitação dos diferentes sentidos de paisagem aportado pela filosofia. A pesquisa está estruturada teoricamente em três eixos constitutivos de sentido e um operacional: paisagem como representação; paisagem como território extensivo; paisagem como experiência vivida; e por fim; paisagem operada pelo projeto. Metodologicamente, centra-se a pesquisa numa perspectiva de cunho qualitativo com ênfase numa abordagem crítica interpretativa. Os procedimentos que se desdobram dessa abordagem são de duas ordens: num primeiro momento; uma revisão teórica dos principais sentidos dado à paisagem; num segundo momento; uma seleção de casos múltiplos no campo da estética que exemplifiquem as diferentes abordagens. Espera-se como resultado desta pesquisa avançar nos estudos que baseiam a minha pesquisa desenvolvida na UFRGS, gerando resultados pertinentes à problematização do projeto em urbanismo e na escala da paisagem, articulando conhecimentos da área de filosofia com o campo disciplinar da arquitetura e urbanismo e do planejamento urbano e regional. Os principais resultados esperados são os aprofundamentos das discussões sobre filosofia da paisagem no âmbito do Grupo de Pesquisa POIESE laboratório de política e estética urbanas e a consequente produção de conhecimento a partir da divulgação desta pesquisa em periódicos e eventos da área.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Paulo Edison Belo Reyes - Coordenador / Germana Konrath - Integrante / Bruno César Euphrasio de Mello - Integrante / Dirk Michael Hennrich - Integrante / Patricia Fernanda de Sousa Cruz - Integrante.
-
2019 - Atual
Operação por imagens na experiência de leitura e projeto da cidade, Descrição: Em tempos de uma urbanização complexa, as metodologias de operação sobre a cidade devem ser periodicamente revisadas e tensionadas. Este é a proposta deste projeto. Repensar o projeto urbano, mais especificamente, problematizar o papel das imagens nesse processo. O projeto no campo da Arquitetura e do Urbanismo pode ser posicionado como um processo entre um ainda-não, o enunciado, e o eis-então, o resultado desse processo. Nessa relação temporal que se estabelece entre o ainda-não e o eis-então, as imagens têm um papel de estruturadoras de uma narrativa na qual o projeto é a manifestação de sua operação. No momento inicial desse processo expresso pelo enunciado, uma imagem é projetada ao longe como destinação ? uma imagem mental. Essa imagem, mesmo tênue, rege todo o processo. A esta imagem-primeira, são anexadas, por um ato de semelhança, outras imagens que servem de estruturadoras da ideia inicial. Essas imagens-segunda são reconhecidas como referências arquitetônicas. Ou seja, aquilo que servirá de modelo ao processo de projeto. Eis aqui um problema: o projeto urbanístico é um pensamento que se produz sobre e na cidade. Portanto é uma narrativa. Considerando que a cidade é o conjunto de múltiplas narrativas, a operação por semelhança e por um modelo imagético do ?fazer tal como?, reforça um status quo que é por certo hegemônico, consolidando a lógica do pensamento único. Esta pesquisa tem por objetivo construir um estranhamento crítico nesse tipo de operação sobre a imagem a partir do campo filosófico. Para isso, busca-se na filosofia e, principalmente nos estudos culturais sobre imagens e narrativas, a possibilidade de romper com esse pensamento consensual e hegemônico. A proposta aqui é pensar procedimentos e operações sobre a imagem não mais como uma síntese que carrega um valor simbólico a ser desvelado, mas sobretudo, como abertura à novas narrativas. Para tanto, a imagem deve ser pensada como uma montagem de imagens que produzem estranhamentos, permitindo outro tipo de experiência sobre a cidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paulo Edison Belo Reyes - Coordenador.
-
2013 - 2019
Projeto por cenários: uma perspectiva teórica, Descrição: Refletir teoricamente sobre o processo de projeto urbano na contemporaneidade, levando em consideração o aporte teórico que estrutura o ?projeto por cenários?.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paulo Edison Belo Reyes - Coordenador.
-
2012 - 2015
Projetando por cenários: contribuições para os processos de ensino de projeto urbano., Descrição: As metodologias "tradicionais" de projeto desenvolvem-se em um processo de síntese e de reconhecimento de uma identidade ou vocação do lugar, como se fosse possível sintetizar os vários interesses em uma única direção. Pelo contrário, o projeto por cenários é uma metodologia que compreende o projeto como um processo aberto e complexo. Ou seja, considera-se que o território urbano é um objeto composto de diferenças e diversidades sociais que não são passíveis de síntese. Assim, a metodologia por cenários constrói um processo de projeto que recupera as diferenças através de uma abordagem paradoxal e não de síntese, incorporando as difrenças no fazer o projeto. Este projeto de pesquisa tem por objetivo construir teórico-metodologicamente o modelo de projeto por cenário; e por objetivos específicos; reavaliar o escopo teórico-metodológico da proposta de modelo, consolidar a formulação do método, aplicar o modelo em situação de ensino, construir tabela de indicadores para validação do método, avaliar os resultados com base em indicadores,e por fim, apresentar a versão final do modelo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paulo Edison Belo Reyes - Coordenador.
-
2007 - 2012
Estratégias espaciais para valorização de bens de uso: do produto ao território-produto, Descrição: A presente pesquisa busca identificar as estratégias espaciais utilizadas nas empresas com o intuito de valorização da experiência do consumidor. Serão focados casos de empresas que desenvolvem estratégias espaciais de valorização da experiência dos clientes. A análise dessas estratégias permitirá a construção de um modelo aplicado à realidade territorial de regiões ou cidades, considerando a perspectiva do território como produto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paulo Edison Belo Reyes - Coordenador.
-
1999 - 2003
Cidade e Cinema, Descrição: Projeto de pesquisa que relaciona a cidade e o cinema. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paulo Edison Belo Reyes - Coordenador.
Prêmios
2016
Menção Honrosa na modalidade Livro Coletânea do Prêmio Anparq 2016 com o livro "Projeto por Cenários: o território em foco", Anparq.
2008
Menção Honrosa como Orientador no Concurso Nacional Opera Prima, Braskem e Projeto Design.
2006
Menção Honrosa no Concurso Público Nacional de Arquitetura dos Lanceiros Negros, Instituto dos Arquitetos do Brasil - RS.
1999
Professor Homenageado do Curso de Arquitetura e Urbanismo - 2º semestre - UNIRRITER, UNIRITTER.
1996
Professor Homenageado do Curso de Arquitetura e Urbanismo - 1º semestre - UNIRRITER, UNIRITTER.
1995
Professor Homenageado do Curso de Arquitetura e Urbanismo - 2º semestre - UNIRRITER, UNIRITTER.
1994
Paraninfo do Curso de Arquitetura e Urbanismo - 2º semestre - UNIRITTER, UNIRITTER.
1993
Professor Homenageado do Curso de Arquitetura e Urbanismo - 1º semestre - UNIRRITER, UNIRITTER.
1992
Professor Homenageado do Curso de Arquitetura e Urbanismo - 2º semestre - UNIRRITER, UNIRITTER.
1991
Paraninfo do Curso de Arquitetura e Urbanismo - 1º semestre - UNIRITTER, UNIRITTER.
1991
Paraninfo do Curso de Arquitetura e Urbanismo - 2º semestre - UNIRITTER, UNIRITTER.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Arquitetura. , Rua Sarmento Leite, 320 - sala 309, Bom Fim, 90050170 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 33083123
Experiência profissional
2012 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
05/2023
Ensino, Planejamento Urbano e Regional, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da paisagem
-
01/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Arquitetura, Comissão de Graduação.,Cargo ou função, Membro represetante do departamento de urbanismo.
-
07/2021
Ensino, Planejamento Urbano e Regional, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos metodológicos da pesquisa
-
10/2020
Ensino, Planejamento Urbano e Regional, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estética e Política
-
10/2016
Ensino, Planejamento Urbano e Regional, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Dissertação
-
08/2013
Ensino, PPG em Planejamento Urbano e Regional, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto por Cenários
-
03/2013
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Arquitetura.,Linhas de pesquisa
-
03/2013
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Urbanismo 1
-
03/2013
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Urbanismo 1
-
08/2018 - 07/2019
Ensino, Planejamento Urbano e Regional, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto como Pensamento: diálogos com a filosofia
-
04/2016 - 03/2018
Direção e administração, Faculdade de Arquitetura, Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e regional - PROPUR.,Cargo ou função, Coordenador.
-
03/2016 - 03/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, PPG em Planejamento Urbano e Regional.,Cargo ou função, Coordenador de Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional - PROPUR.
-
11/2013 - 03/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Arquitetura, PROPUR - Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Pós-graduação.
-
08/2013 - 01/2018
Ensino, Planejamento Urbano e Regional, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto por cenários
-
08/2013 - 09/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Arquitetura.,Cargo ou função, Membro da comissão eleitoral - eleições para chefe do departamento de urbanismo.
-
08/2013 - 09/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Arquitetura.,Cargo ou função, Membro da comissão examinadora do concurso de professor substituto.
-
03/2013 - 07/2013
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos especiais em urbanismo II C - Projeto por cenários
1996 - 2012
Universidade do Vale do Rio dos SinosVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
Atividades
-
08/2008
Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ateliê de Projeto 5, Atelier VIII: Seminário de Interação, Introdução à Arquitetura e Urbanismo 1, Introdução à Arquitetura e Urbanismo 2, Paisagismo 2, Sociologia, Urbanismo 3
-
08/2008
Ensino, Design Gráfico, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Integração de conteúdos, Out puts do sistema visual, Compreensão Territorial, Design Territorial, Orientação da Pesquisa para Trabalho Final, Práticas de Design para Inovação Territorial, Workshop 3 ? Design de Novos Cenários de Posicionamento para uma Cidade
-
02/2007
Pesquisa e desenvolvimento, Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa.,Linhas de pesquisa
-
04/2009 - 01/2010
Direção e administração, Escola de Design Unisinos, Curso de Mestrado em Design.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.
-
01/2007 - 03/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Design Unisinos.,Cargo ou função, Membro da comissão de elaboração do projeto do programa de mestrado em design.
-
01/2005 - 12/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Comitê Científico do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas.,Cargo ou função, Editor da arquiteturarevista.
-
01/2006 - 07/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Design Unisinos.,Cargo ou função, Membro da comissão de elaboração do projeto do programa do curso de especialização em design estratégico.
-
01/2006 - 07/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Área de Conhecimento e Aplicação de Arquitetura.,Cargo ou função, Membro da comissão de elaboração do projeto político pedagógico do curso de arquitetura e urbanismo.
-
02/2004 - 07/2006
Direção e administração, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Área de Conhecimento e Aplicação de Arquitetura.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
03/2004 - 08/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fórum de Coordenadores, Graduação.,Cargo ou função, Representante.
-
03/2004 - 03/2005
Direção e administração, Fórum de Coordenadores, Graduação.,Cargo ou função, Coordenador.
-
03/1999 - 12/2002
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Tecnológicas, Centro de Ciências Tecnológicas.,Atividade realizada, Coordenação do Trabalho de Conclusão.
-
07/1998 - 07/2000
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Tecnológicas, Centro de Ciências Tecnológicas.,Atividade realizada, Supervisor da Sequência de Iniciação à Arquitetura e Urbanismo.
1990 - 2004
Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTERVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Atividades
-
03/1990 - 03/2004
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Urbano 2, Projeto Urbano 1, Planejamento Urbano 2, Planejamento Urbano 1, Projeto de Arquitetura 5, Introdução à Arquitetura e Urbanismo 1
-
09/1994 - 07/1999
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.,Atividade realizada, Coordenador da Sequência de Urbanismo.
1993 - 1996
Secretaria Municipal de Planejamento Prefeitura Municipal de Porto AlegreVínculo: Cargo de Confiança, Enquadramento Funcional: Assessoria de Planejamento, Carga horária: 40
Atividades
-
03/1993 - 09/1996
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Planejamento, Gabinete de Planejamento.,Serviço realizado, Assessoria aos Projetos Urbanos.
-
03/1993 - 09/1996
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Municipal de Planejamento Urbano, Gabinete.,Cargo ou função, Representante da Prefeitura.
2007 - Atual
Fundação para a Ciência e a Tecnologia - MCTES PortugalVínculo: Avaliador - Consultor Ad Hoc, Enquadramento Funcional: Sem vínculo funcional
Atividades
-
10/2007 - 03/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, FCT - MCTES.,Cargo ou função, Avaliador - Consultor Ad Hoc.
2007 - Atual
Instituto Virtual de Inovação e DesignVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: sem vínculo
Atividades
-
11/2007
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Virtual de Inovação e Design.,Linhas de pesquisa
2006 - 2006
Politecnico Di MilanoVínculo: Reviewer do Programa de Doutor, Enquadramento Funcional: Consultor Externo, Carga horária: 0
Outras informações:
Reviewer do Programa de Doutorado da Politécnica de Milão no programa de Doutorado em Design e Tecnologie per la Valorizzazione dei Beni Culturali
Atividades
-
04/2006 - 04/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Doutorado Em Design e Tecnologie Per La Valorizzazione Dei Beni.,Cargo ou função, Consultor Ad-hoc.
2005 - 2005
Universidad Politecnica de CatalunaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Paulo Edison Belo Reyes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?