Lucas da Silva Quintanilha
Doutorando em Geografia, Mestre em Geografia (2019) e Graduado em Geografia (Licenciatura - 2017) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Coordenador Adjunto do grupo de Pesquisa "Observatório de Gestão das Unidades de Conservação da Baixada Fluminense". Integrante do Programa de Extensão "Universidade na Comunidade". Atualmente ocupa o cargo de Tutor Coordenador do Curso de Licenciatura em Geografia do CEDERJ/UERJ - polo Mesquita. Desde 2020 é membro do Grupo de Estudos Integrados em Ambiente: Geografia e Ensino (GEIA). Desenvolve pesquisas na área de Geografia com ênfase nos seguintes temas: Uso Público e Unidades de Conservação, Baixada Fluminense, Educação Ambiental e Meio Ambiente, Ensino de Geografia.
Informações coletadas do Lattes em 27/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Doutorado em Geografia
2024 - Atual
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Edileuza Dias de Queiroz.
Mestrado em Geografia
2017 - 2019
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: O Uso Público em Unidades de Conservação: uma análise das influências do Uso na qualidade da água do Rio Dona Eugênia no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, Ano de Obtenção: 2019
Cristiane Cardoso.Coorientador: Edileuza Dias de Queiroz. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Uso Público; Unidades de Conservação; Geografia; Qualidade da água.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física.
Graduação em Geografia
2013 - 2017
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: O USO PÚBLICO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS DIFERENTES ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU (RJ)
Orientador: Edileuza Dias de Queiroz
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Formação complementar
2025 - 2025
Magistério em Formação: reflexões e diálogos. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo, SEE/RJ, Brasil.
2023 - 2023
Capacitação em Operação, Mapeamento e Fotogrametria com Drones.. (Carga horária: 24h). , A HVNA Design, Projetos e Consultoria Ltda/ GISCursos, GISCURSOS, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Baixada Fluminense: espaço educador e ações socioambientais. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2020 - 2020
Tecnologias educacionais na web. (Carga horária: 30h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
2020 - 2020
Sala de aula interativa. (Carga horária: 30h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física.
Organização de eventos
ROCHA, A. S. ; de Queiroz, E, D ; QUINTANILHA, L. S. . VI SEMINÁRIO DE ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS SOBRE A BAIXADA FLUMINENSE E I ENCONTRO NACIONAL DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NAS PERIFERIAS. 2025. (Outro).
QUEIROZ, E. D. ; MENDES, R. M. M. ; QUINTANILHA, L. S. . 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia/UFRRJ. 2023. (Exposição).
QUEIROZ, E. D. ; MENDES, R. M. M. ; QUINTANILHA, L. S. . CURSO DE EXTENSÃO: BAIXADA FLUMINENSE: ESPAÇO EDUCADOR COM POTENCIALIDADES PARA IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS. 2021. (Outro).
Armond, N. B. ; QUINTANILHA, L. S. . I Workshop de Climatologia Geográfica do Estado do Rio de Janeiro. 2017. (Outro).
ANDRADE, R. C. ; PEREIRA, P. S. P. M. L. ; QUINTANILHA, L. S. . I Colóquio de Geografia UFRRJ/IM - O Ensino de Geografia no contexto das políticas públicas. 2016. (Outro).
QUINTANILHA, L. S. . VI Semana Acadêmica de Geografia. 2015. (Outro).
PEREIRA, C. S. ; GUIMARÃES, M. ; QUINTANILHA, L. S. . VIII Encontro Pesquisa em Educação Ambiental. 2015. (Outro).
Participação em eventos
Encontro de Geógrafos da América Latina.Avaliação de Uso Público em Parques Naturais: Reflexões a partir do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu/RJ, Brasil. 2019. (Encontro).
I Workshop de climatologia Geográfica do Estado do Rio de Janeiro. 2017. (Outra).
Águas na Metrópole. 2016. (Seminário).
III Ciclo de Oficinas do PIBID Geografia - IM. 2016. (Oficina).
Seminário Formação de Profissionais do Magistério para a Educação Básica: Políticas Públicas e Demandas Sociais. 2016. (Seminário).
Seminário Perspectivas e concepções do Ensino de Geografia. 2016. (Seminário).
VI Ciclo de Oficinas do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Geografia - VI CONEPEG. 2016. (Oficina).
VI Encontro Nacional de Licenciaturas, V Seminário Nacional do PIBID, V Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID e X Seminário Institucional PIBID/PUCPR. 2016. (Seminário).
VII Semana Acadêmica de Geografia. 2016. (Outra).
XVIII Encontro Nacional de Geógrafos. 2016. (Encontro).
Ciclo de Eventos: Território e Cultura. 2015. (Outra).
II Ciclo de Oficinas do PIBID Geografia-IM - Conhecendo as nuvens. 2015. (Oficina).
II Ciclo de Oficinas do PIBID Geografia-IM - Minha paisagem é?. 2015. (Oficina).
II Ciclo de Oficinas do PIBID Geografia-IM - Moradias em áreas de risco e alagamentos. 2015. (Oficina).
II Ciclo de Oficinas do PIBID Geografia-IM - Redescobrindo os solos. 2015. (Oficina).
II Ciclo de Oficinas do PIBID Geografia-IM - Relevo e suas formas. 2015. (Oficina).
II Seminário Institucional do PIBID - Os desafios da docência: perspectivas e inovações na formação do professor. 2015. (Seminário).
II Seminário Institucional do PIBID - Os desafios da docência: perspectivas e inovações na formação do professor. 2015. (Seminário).
I Seminário Interno do PIBID Geografia-IM do Edital 2013.Espaço Geográfico: Conceitos para aplicação no Ensino básico. 2015. (Seminário).
Uma análise epistemológica da Geografia sobre a temática ambiental. 2015. (Outra).
VIII Encontro Pesquisa em Educação Ambiental - A Avaliação da década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e perspectivas futuras. 2015. (Encontro).
VI Semana Acadêmica de Geografia - SEMAGEO. 2015. (Outra).
Baixada em Alta: Geografia, arte e política (Rompendo o silêncio através do grafite nos muros da cidade).. 2014. (Outra).
Diálogos sobre o anti-Ecologismo. 2014. (Outra).
III CONEPEG - Ciclo de Oficinas> "A Baixada Fluminense em foco, compreendendo as características de seu ambiente".. 2014. (Oficina).
II Reunião Anual de iniciação Científica da UFRRJ - RAIC.A importância do trabalho de campo e seu planejamento no processo de ensino/aprendizagem em geografia. 2014. (Outra).
I Seminário de Redes de Estudos Contemporâneos sobre a Baixada Fluminense. 2014. (Seminário).
IV CONEPEG - Ciclo de oficinas: " Viajando pelas mudanças climáticas e impactos socioambientais : do passado ao presente e as perspectivas para o futuro"..Enchentes, deslizamentos e as chuvas no Rio de Janeiro. 2014. (Oficina).
Oficina de Fotografia - SEMAGEO 2014. 2014. (Oficina).
Semana da sustentabilidade UFRRJ-IM. 2014. (Oficina).
V Encontro Nacional de Licenciaturas, IV Seminário Nacional do PIBID e XI Seminário de Iniciação à Docência. 2014. (Seminário).
VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. 2014. (Congresso).
V Semana de Geografia da UFRRJ/IM - SEMAGEO 2014. 2014. (Outra).
SEINTEGRA-GEO 2013. 2013. (Encontro).
Seminário de recortes interdisciplinares sobre Migrações e Deslocamentos. 2013. (Seminário).
Participação em bancas
de Queiroz, E, D;QUINTANILHA, L. S.; ALBUQUERQUE, M. L.. O ENSINO PÚBLICO X PRIVADO: AS POSSÍVEIS PERSPECTIVAS E DIFERENÇAS NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
de Queiroz, E, D;QUINTANILHA, L. S.; BARROS JUNIOR, O. C.. A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO SUSTENTÁVEL. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
de Queiroz, E, D;QUINTANILHA, L. S.; BARROS JUNIOR, O. C.. AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DA BNCC NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: UMA PERSPECTIVA DISCENTE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
SOUSA, V. P.;QUINTANILHA, L. S.; SILVA, D. B.. Desafios e oportunidades no Ensino Superior à distância: reflexões sobre experiências práticas no curso de Geografia no Consórcio CEDERJ no polo de Mesquita ? RJ. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
QUINTANILHA, L. S.; FERREIRA, C. O.; QUEIROZ, E. D.. Turismo Pedagógico: Proposta de Contribuição para as disciplinas de Geografia e História no 6º ano do Ensino Fundamental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
QUINTANILHA, L. S.; GUIMARAES, G. P.; QUEIROZ, E. D.. Patrimônio Histórico e Cultural de Araruama e potencialidades para o Turismo Pedagógico. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
QUEIROZ, E. D.; ELICHER, M. J.;QUINTANILHA, L. S.; FERREIRA, C. O.. Turismo literário no Brasil: algumas considerações. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
QUEIROZ, E. D.;QUINTANILHA, L. S.; COSTA, M. O.. Considerações sobre o binômio turismo e educação em municípios da Região dos Lagos (RJ). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
QUEIROZ, E. D.;QUINTANILHA, L. S.; PLACIDO, P. O. Valorização da memória e cultura da cidade de Paty do Alferes (RJ) através de uma perspectiva interdisciplinar do Turismo Pedagógico. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
de Queiroz, E, D; Cruz, B. C. P.;QUINTANILHA, L. S.; Santos Junior, W. M. S. Sobre os diálogos, trocas de saberes e construções: os processos formativos dos educadores ambientais do curso de Geografia UFRRJ-IM. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
de Queiroz, E, D; COSTA, D. F.;QUINTANILHA, L. S.. Banca de Seleção de Bolsistas Programa Proext-PG/CAPES. 2025. 2025. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
CASTRO, C. M.; GUERRA, E. F.;QUINTANILHA, L. S.. Bancas Examinadoras dos projetos de monografia dos estudantes do Curso de Licenciatura em Geografia, Instituto Multidisciplinar, UFRRJ.. 2022. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Orientou
Agricultura e o Feminino: o papel da mulher na agricultura familiar, desafios e contribuições; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Lucas da Silva Quintanilha;
EXPANÇÃO TERRITORIAL DE NOVA IGUAÇU: UMA ANALISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Lucas da Silva Quintanilha;
Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu: A importância da Educação Ambiental para o desenvolvimento da Percepção Ambiental nas áreas verdes; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Lucas da Silva Quintanilha;
Parque Natural Municipal do Gericinó - resquício ambiental e de lazer para a região; ; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Lucas da Silva Quintanilha;
O Ensino da Geografia para alunos com Deficiência Visual: Novas Perspectivas para um ensino inclusivo; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Lucas da Silva Quintanilha;
Metodologia docente e os desafios no Ensino de Geografia: uma análise da prática docente no segundo segmento do Ensino Fundamental em três unidades escolares do Município de Nova Iguaçu; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Lucas da Silva Quintanilha;
Parques Urbanos: uma análse sobre o Uso Publico na APA Marapendi (RJ); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Lucas da Silva Quintanilha;
Produções bibliográficas
-
OLIVEIRA, J. J. F. ; QUEIROZ, E. D. ; QUINTANILHA, L. S. . Estágio Docência na disciplina Trabalho de Campo em Geografia I no curso de Graduação em Licenciatura em Geografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. In: Robson Olivino Paim; Ana Maria de Oliveira Pereira; Carina Copatti; Claudionei Lucimar Gengnagel. (Org.). Geografias que fazemos: educação geográfica em diferentes contextos. 1ed.Curitiba: CRV, 2021, v. 2, p. 1-350.
-
QUINTANILHA, L. S. ; COSTA, M. O. . O Ensino De Geografia e os riscos socioambientais: diálogos, reflexões e práticas.. In: Cristiane Cardoso; Edileuza Dias de Queiroz; Clézio dos Santos.. (Org.). Ensino de Geografia e Climatologia: Novas formas de dialogar em tempos de isolamento social.. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2021, v. 1, p. 9-250.
-
de Queiroz, E, D ; QUINTANILHA, L. S. . As Unidades de Conservação e os riscos: o papel da Educação Ambiental para a comunidade do entorno. In: Cristiane Cardoso; Michele Souza da Silva; Antônio José Teixeira Guerra. (Org.). Geografia e os Riscos Socioambientais. 1ªed.Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020, v. 1, p. 01-203.
-
QUINTANILHA, L. S. ; PLACIDO, P. O . Território: definição e abordagens metodológicas para o desenvolvimento do conceito no ensino de geografia. In: Edileuza Dias de Queiroz; Cristiane Cardoso. (Org.). Trilhas Geográficas: Múltiplas Possibilidades para o Ensino de Geografia. 1ed.Curitiba: Appris, 2019, v. , p. 1-293.
-
QUINTANILHA, L. S. ; de Queiroz, E, D . O Uso Público em Unidades de Conservação: uma análise das diferentes atividades desenvolvidas no Parque Natural municipal de Nova Iguaçu (RJ). In: Monika Richter; Heitor Soares de Farias; Elizabeth Maria Feitosa da Rocha de Souza.. (Org.). Unidades de Conservação da Baixada Fluminense: Contribuições para a Consolidação da Baixada Verde. 1ªed.Curitiba - PR: Appris, 2019, v. , p. 1-239.
-
de Queiroz, E, D ; QUINTANILHA, L. S. . Possibilidades para o desenvolvimento do Ensino de Geografia Física em áreas naturais protegidas. In: Cristiane Cardoso; Michele Souza da Silva. (Org.). A Geografia Física: teoria e prática no ensino de Geografia. 910ed.Curitiba: Appris, 2018, v. 1, p. 1-219.
-
SOUZA, F. S. ; OLIVEIRA JR, J. S. ; SANTOS, L. N. ; QUINTANILHA, L. S. . Cartografia Fluminense: um panorama daspesquisas realizadas de 1998-2018 pelas instituições: UERJ, IBGE e Colégio Pedro II. In: Clézio dos Santos. (Org.). A Geografia e seus Múltiplos Diálogos: desafios e perspectivas em tempos de crise. 1ed.Nova Iguaçu: Agbook, 2018, v. 1, p. 1-345.
-
BORGES, L. G. L ; QUINTANILHA, L. S. ; TORQUATO, L. H. ; QUEIROZ, E. D. . ANÁLISE E MONITORAMENTO DO USO PÚBLICO EM PARQUES NATURAIS DA BAIXADA FLUMINENSE - RJ. In: XV Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia - ENANPEGE, 2023, Palmas-TO. Geografias da Esperança: revisitar o Brasil, dialogar com o mundo. Campina Grande - PB: Editora Realize, 2023. v. 1.
-
QUINTANILHA, L. S. ; QUEIROZ, E. D. . Avaliação e Monitoramento do Uso Público no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu (RJ) através do método AMUP. In: XIX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2022, Rio de Janeiro-RJ. Antropoceno: das transformações às metamorfoses das paisagens e do mundo, 2022. v. 1. p. 1-226.
-
QUINTANILHA, L. S. ; de Queiroz, E, D . Integrando sociedade e natureza através da formação do educador ambiental em espaços extramuros acadêmicos. In: X Encontro Pesquisa em Educação Ambiental, 2019, Sergipe - PE. Anais X EPEA. Aracaju-SE: Revista Sergipana de Educação Ambiental ? REVISEA, 2019. v. 1.
-
QUINTANILHA, L. S. ; COSTA, M. O. ; QUEIROZ, E. D. . PERCEPÇÃO AMBIENTAL EM ÁREAS URBANIZADAS: UMA ANÁLISE DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU E DO BAIRRO DA COREIA EM MESQUITA (RJ). In: IX Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social e IV Encontro Latino-Americano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social: Áreas Protegidas e Inclusão Social em cenários de mudanças, 2019, Recife-PE. Áreas Protegidas e Inclusão Social em cenários de mudanças, 2019. p. 1-900.
-
QUINTANILHA, L. S. ; de Queiroz, E, D . Uso Público em Unidades de Conservação: um olhar para os potenciais de Ecoturismo no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu. In: VIII Seminário brasileiro sobre áreas protegidas e inclusão social E III Encontro latino americano sobre áreas protegidas e inclusão social, 2017, Niterói - RJ. Anais VIII SAPIS e III ELAPIS. Niterói-RJ: PPGSD-UFF, 2017. p. 1-2232.
-
QUINTANILHA, L. S. ; FERNANDES, L. A. S. . Ensino de Geografia: Novas propostas metodológicas para trabalhar os conceitos geográficos. In: XVIII Encontro Nacional de Geógrafos, 2016, São Luís - MA. A construção do Brasil: geografia, ação política e democracia, 2016.
-
QUINTANILHA, L. S. ; de Queiroz, E, D . UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE: O USO DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES NA BAIXADA FLUMINENSE-RJ. In: VII Encontro Nacional das Licenciaturas, 2018, Fortaleza - CE. Anais ENALIC. Campina Grande - PB: Editora Realize, 2018. v. 1.
-
QUINTANILHA, L. S. ; FERNANDES, L. A. S. . A importância do trabalho de campo e seu planejamento no processo de ensino-aprendizagem em Geografia. In: V Encontro Nacional das Licenciaturas - ENALIC, 2014, Natal - RN. V Encontro Nacional das Licenciaturas - ENALIC, 2014.
-
QUINTANILHA, L. S. ; de Queiroz, E, D . Avaliação de Uso Público em Parques Naturais: Reflexões a partir do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu/RJ, Brasil. In: Encontro de Geógrafos da América Latina, 2019, Quito - Equador. Anais Encontro de Geógrafos da América Latina, 2019.
-
COSTA, M. O. ; CUNHA, D. A. ; FRAZAO, L. R. ; QUINTANILHA, L. S. . Novas Linguagens no Ensino de Geografia Física. In: VI Encontro Nacional de Licenciaturas, V Seminário Nacional do PIBID, V Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID e X Seminário Institucional PIBID/PUCPR, 2016, Cascavel - PR. NOVAS LINGUAGENS NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA, 2016.
-
QUINTANILHA, L. S. . DEFINIÇÃO E ABORDAGENS METODOLÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE TERRITÓRIO NO ENSINO DE GEOGRAFIA. In: VI Encontro Nacional de Licenciaturas, V Seminário Nacional do PIBID, V Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID e X Seminário Institucional PIBID/PUCPR, 2016, Cascavel - PR. Anais do Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), Seminário Nacional do PIBID, Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID, 2016.
-
de Queiroz, E, D ; QUINTANILHA, L. S. ; TORQUATO, L. H. . Educação Ambiental em Unidades de Conservação como instrumento de desenvolvimento territorial: proposições e análises a partir do Maciço Gericinó-Mendanha/RJ. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
QUINTANILHA, L. S. ; QUEIROZ, E. D. ; COSTA, M. O. . A Universidade na Comunidade: integrando diferentes atores através de práticas extensionistas no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu - RJ.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
QUINTANILHA, L. S. . Geografia, climatologia e riscos: diálogos e práticas pedagógicas aplicadas ao ensino de Geografia. 2020. (Seminário).. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
QUINTANILHA, L. S. ; de Queiroz, E, D . Avaliação de Uso Público em Parques Naturais: Reflexões a partir do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu/RJ, Brasil. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
QUINTANILHA, L. S. ; de Queiroz, E, D . Unidades de conservação e formação docente: o uso do Parque Natural Municipa de Nova Iguaçu e suas contribuições na formação de educadores na Baixada Fluminense-RJ. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
QUINTANILHA, L. S. . O Uso Púbico em Unidades de Conservação: a realização de atividades educativas no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu através da parceria universidade-escola. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
QUINTANILHA, L. S. ; de Queiroz, E, D . Uso Público em Unidades de Conservação: um olhar para os potenciais de Ecoturismo no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
QUINTANILHA, L. S. ; PIRES, J. G. B. ; LUZENTE, L. A. ; FRAZAO, L. R. . Oficina sobre Elaboração de Projetos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
QUINTANILHA, L. S. ; de Queiroz, E, D . O desenvolvimento de Oficinas no Estágio Supervisionado: Uma parceria entre a Universidade e a Escola. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
QUINTANILHA, L. S. ; RASO, A. ; AZEVEDO, F. T. R. ; BITTENCOURT, K. F. ; ABRANTES, M. F. S. ; LOBATO, M. G. R. ; ANJOS, Y. O. . Os Impactos Socioambientais no Arco Metropolitano. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
QUINTANILHA, L. S. ; FERNANDES, L. A. S. ; de Queiroz, E, D . Espaço Geográfico: Conceitos e métodos para aplicação no Ensino básico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
QUINTANILHA, L. S. ; FRAZAO, L. R. . Desenvolvendo técnicas ecologicamente sustentáveis e agroecológicas no ensino fundamental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
QUINTANILHA, L. S. . Enchentes, deslizamentos e as chuvas no Rio de Janeiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERNANDES, L. A. S. ; QUINTANILHA, L. S. ; Cardoso, C. . A importância do trabalho de campo e seu planejamento no processo ensino-aprendizagem em geografia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
de Queiroz, E, D ; QUINTANILHA, L. S. ; Cardoso, C. . Território: definição e abordagens metodológicas para o desenvolvimento do conceito no ensino de geografia. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
QUINTANILHA, L. S. ; MARTINS, E. J. S. ; de Queiroz, E, D . Unidades de Conservação: conhecer para conservar - olhares para o Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu (RJ). 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
QUINTANILHA, L. S. ; de Queiroz, E, D ; SANTOS, C dos . A educação geográfica no contexto das (contra)reformas. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
QUINTANILHA, L. S. ; SANTOS, C dos . Natureza e Sociedade: impactos e possibilidades. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
QUINTANILHA, L. S. ; de Queiroz, E, D ; Cardoso, C. ; Silva, M.S . Possibilidades para o desenvolvimento do Ensino de Geografia Física em áreas naturais protegidas. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
Cartografias das potencialidades das Unidades de Conservação da Baixada Fluminense/RJ: implementação de espaço educador sustentável através de construções metodológicas para o desenvolvimento socioambiental do território, Descrição: A Baixada Fluminense/RJ (BF) - historicamente desqualificada nos discursos sociais, ambientais e políticos, tem aproximadamente 45 do seu território legalmente protegido por Unidades de Conservação (UC) das três esferas (federal, estadual e municipal), mas vem sofrendo perdas ambientais significativas em função da ação de vetores de degradação diversos. Pode ser considerado um laboratório a céu aberto, tanto no tocante às questões ambientais quanto sociais, é um espaço importante para o desenvolvimento de atividades educacionais, para formação de recursos humanos, geração de renda e popularização da ciência. Considerando a necessidade de cartografar/mapear as potencialidades existentes em todas as UC, o objetivo geral deste projeto é: realizar cartografia/mapeamento científico das potencialidades das UC localizadas na Baixada Fluminense/RJ, e a partir dos dados desenvolver e aplicar metodologias que possibilitem que esses territórios se tornem espaços educadores para a sustentabilidade e auxiliem no processo de desenvolvimento socioambiental. A metodologia está dividida em etapas, dentre as ações estão: reuniões e trabalhos de campo; mapeamento científico dos usos das UC; produção de material didático e palestras para as comunidades escolares; análise das diferentes potencialidades; apoio de técnicas agrícolas aos agricultores familiares; democratização do conhecimento e popularização da ciência por meio de eventos organizados pela UFRRJ parceria com a FAPERJ. Assim, espera-se contribuir para o desenvolvimento social e ambiental do território, bem como contribuir com ações em espaços análogos a este no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil. Edital FAPERJ: 20-2022 - Programa de Apoio a Projetos Temáticos no Estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (4) . , Integrantes: Lucas da Silva Quintanilha - Integrante / Cristiane Cardoso - Integrante / Clézio dos Santos - Integrante / Edileuza Dias de Queiroz - Coordenador / Mauro Guimarães - Integrante / Lucas Gabriel Lourenço Borges - Integrante / Odilon Cavalcante de Barros Junior - Integrante / Lucas de Holanda Torquato - Integrante / Sara Sumie Muranaka de Miranda - Integrante / elipe de Lima Almeida - Integrante., Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro.
-
2021 - Atual
Pesquisar, Ensinar, Extensionar: Cartografias das potencialidades das Unidades de Conservação do Maciço Gericinó-Mendanha/RJ como espaços educadores para a sustentabilidade, Descrição: Considerando a necessidade de cartografar/mapear as potencialidades existentes nas UC do Maciço Gericinó-Mendanha, o objetivo deste projeto é realizar cartografia/mapeamento científico das potencialidades desses territórios legalmente protegidos , e a partir dos dados desenvolver e aplicar metodologias que possibilitem que esses territórios se tornem espaços educadores para a sustentabilidade e auxiliem no processo de formação de recursos humanos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lucas da Silva Quintanilha - Integrante / Mariana Oliveira da Costa - Integrante / Edileuza Dias de Queiroz - Coordenador / Lucas Gabriel Lourenço Borges - Integrante / Amanda de Castro Lima - Integrante / Odilon Cavalcante de Barros Junior - Integrante / Sara Firmino Mesquita - Integrante / Gabrielle Penitente Silva - Integrante / Mariana de Oliveira Queiroz - Integrante / ernanda Malheiro Lourenço - Integrante.
-
2016 - 2017
Programa De Iniciação Científica - PROIC UFRRJ, Descrição: O USO PÚBLICO E O MEIO AMBIENTE: DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA ATRAVÉS DA PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA NO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU (RJ). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lucas da Silva Quintanilha - Integrante / Edileuza Dias de Queiroz - Coordenador.
-
2015 - 2016
Programa Institucional DE Bolsa DE Iniciação à Docência, Descrição: Bolsista de Iniciação à Docência pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência no subprojeto de Geografia do campus Nova Iguaçu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro sob orientação da coordenadora Cristiane Cardoso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucas da Silva Quintanilha - Integrante / Larissa Alves de Souza Fernandes - Integrante / Lisiane Rodrigues Frazão - Integrante / Edileuza Dias de Queiroz - Integrante / Cristiane Cardoso - Coordenador / Juliana Gusmão Brito Pires - Integrante / Kamille Ferreira Bittencourt - Integrante / Maria Fernanda Soares Abrantes - Integrante / Rodolpho Lucena - Integrante / Douglas Basílio - Integrante / Júlia Ananda Oliveira Canoza - Integrante / Mariana Oliveira - Integrante / Geiziane Azevedo - Integrante.
-
2015 - Atual
Possibilidades e desafios para a efetivação do uso público consolidado em Unidades de Conservação: um estudo no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu-RJ, Descrição: Descrição: A proposta do projeto é fazer um estudo sobre possibilidades e desafios para a efetivação do uso público consolidado e sustentável em Unidades de Conservação (UCs), recortando o Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu-RJ como objeto de estudo. Ressalte-se a relevância de estudos sobre territórios dessa natureza (UCs), especialmente quando estão localizadas em regiões carentes de investimentos de toda ordem, como é o caso da Baixada Fluminense-RJ. Tais estudos visam desvelar a problemática que vem se instalando nesses territórios, vislumbrando apontar possibilidade de atividades que possam proporcionar o uso público sustentável nestes espaços. Serão realizados mapeamentos para identificar a população do entorno e os visitantes; um diagnóstico sobre possíveis conflitos socioambientais existentes no parque e no seu entorno; também serão analisadas a política pública que rege o referido parque, bem como as diferentes ações que são realizadas pela gestão para a realização do uso público, investigando de que forma tais ações atingem os atores sociais do seu entorno, da mesma forma os seus frequentadores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucas da Silva Quintanilha - Integrante / Edileuza Dias de Queiroz - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2021 - Atual
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Pesquisador Residente, Enquadramento Funcional: Apoio Técnico, Carga horária: 20
Outras informações:
O Apoio Técnico Acadêmico no âmbito do programa "UNIVERSIDADE NA COMUNIDADE" desempenha um papel importante na administração das compras, gastos e orçamentos, assegurando a aquisição de materiais e serviços necessários para o programa, além de supervisionar o uso criterioso dos recursos disponíveis. Além de contribuir na produção de projetos, fornecendo assistência técnica para garantir a qualidade e eficácia das atividades acadêmicas propostas.
2019 - Atual
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Pesquisa e desenvolvimento, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 8
Outras informações:
Pesquisador do Grupo de Estudos Integrados em Ambiente: Geografia e Ensino (GEIA)
2017 - 2019
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário em docência, Carga horária: 6
Outras informações:
Elaboração conjunta do plano curricular, planejamento e ministração de aulas supervisionadas para turmas de graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ - Instituto Multidisciplinar), atendimento aos alunos, confecção de material didático, planejamento e atuação em trabalho de campo nas seguintes disciplinas: Unidades de Conservação e Populações; Trabalho de campo em Geografia; Educação e Meio Ambiente: teorias e práticas; Ensino de Geografia.
2016 - 2017
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista do Programa Interno de Bolsa de Iniciação Científica PROIC, responsável pelo desenvolvimento de pesquisa intitulada: "O Uso Público e o meio ambiente: desenvolvimento de uma proposta pedagógica através da parceria Universidade-Escola no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu-RJ".
2014 - 2016
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno Bolsista
Outras informações:
Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Tinha como atribuições a elaboração de planos de aula, ministração de aulas na Escola Municipal Professor Osíris Neves (Nova Iguaçu - RJ), a realização de pesquisas, e o desenvolvimento de artigos científicos e capítulos de livros na área de Ensino de Geografia e Educação Ambiental.
2018 - Atual
Instituto Maria TomásiaVínculo: Servidor Privado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 11
Outras informações:
Professor atuante no Ensino Fundamental I, II e no Ensino Médio.
2021 - Atual
Colegio Professor AnselmoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18
Outras informações:
Professor atuante no Segundo Segmento do Ensino Fundamental e Ensino Médio
2023 - Atual
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Coordenador, Carga horária: 15
Outras informações:
Tutor Coordenador do curso de licenciatura em Geografia do consórcio CEDERJ. Principais atividades desenvolvidas: orientação de tutores, coordenação de atividades acadêmicas, apoio aos alunos.
2021 - Atual
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Presencial, Carga horária: 5
Outras informações:
Tutor presencial do consórcio CEDERJ, atuando na disciplina Planejamento Ambiental, História do Pensamento Geográfico e Metodologia da Geografia no Polo Mesquita (RJ) do curso de Geografia da UERJ. Principais atividades desenvolvidas: mediar, acompanhar e auxiliar os estudantes no processo de aprendizagem dos conteúdos e no esclarecimento de dúvidas .
2024 - Atual
Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo CristoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 17
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lucas da Silva Quintanilha e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?