Claudia Ângela da Silva

-Licenciada em Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados (2007). Atuou como professora do Ensino Básico na rede Estadual de 2007 à 2008. -No ano de 2008 à 2010 atuou como professora na (UFGD) Universidade Federal da Grande Dourados, com disciplinas na FACET e também no Curso de licenciatura Intercultural Indígena- TEKO ARANDU, Curso específico para etnia Guarani e Kaiowá. -Especialização em Educação Matemática na ISFACES - INSTITUTO SÃO FRANCISCO DE ASSIS no ano de 2009. -Em 2010 realizou cursos para tutor e formador/conteudista a Distância na EAD/UFGD. -De 2010 a 2011 realizou Mestrado em Educação Matemática pela UFMS, cuja a dissertação teve como título: Práticas de um Professor de Matemática em contexto multicultural, orientada pelo Prof. Dr. Luiz Carlos Pais e financiada pela CAPES. -No ano de 2012 à 2013 atuou como professora Assistente na FAIND - UFGD (Faculdade Intercultural Indígena) no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena - TEKO ARANDU e participação no Programa de iniciação a Docência- PIBID Diversidade. -Em 2013 atuou como professora na SED - Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul. Participou como membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática - Grepmat em formações com professores que ensinam Matemática ( anos iniciais, Finais e Ensino Médio) nos diversos contextos. - 2014/2015 atuou como formadora no PNAIC/UFMS Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa. - 2015 atuou como professora formadora e orientadora no Programa de Pós-Graduação da EAD/UFGD no curso de Especialização em Ensino da Matemática na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso. -2016 atuou como professora na Escola Estadual Ramona da Silva Pedroso, no Ensino Médio. -2016 - 2017 Iniciou o Curso de Pedagogia pela UNIDEA - Assessoria Educacional UniPiaget -2017 atuação como Professora Ensino Fundamental - SEMED- Dourados -2017-2018 Atuação como docente no curso Licenciatura em Matemática UFGD com disciplinas de Estágio supervisionado Prática de Ensino e Ciência e Cultura da Matemática. -2018 Professora Efetiva SEMED Dourados - atuou nas Escolas do Campo da região de Dourados -2020 Professora Efetiva SEMED Dourados - atua na Escola Clarice Bastos Rosa.

Informações coletadas do Lattes em 03/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação Matemática

2010 - 2011

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: Práticas de um professor em contexto multicultural, Ano de Obtenção: 2011
Orientador: Luiz Carlos Pais
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Éducação Matemática; Ensino Fundamental; Práticas docentes.

Especialização em EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

2009 - 2009

Instituto São Francisco de Assis
Título: Matemática indígena dos guarani/kaiowá
Orientador: ALEXANDER

Graduação em andamento em Pedagogia

2016 - Atual

Unidea

Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

2002 - 2007

Universidade Federal da Grande Dourados
Título: Etnomatemática: uma possível reorientação sobre valores da matemática ao professor
Orientador: RENATO GOMES NOGUEIRA

Formação complementar

2012 - 2013

Extensão universitária em Língua Guarani. (Carga horária: 40h). , UFGD- Fundação Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.

2012 - 2013

Fast Forward 1 A. (Carga horária: 64h). , PBF- Pink and Blue Freedom - Dourados, PBF, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Cultura e História dos povos Indígenas. (Carga horária: 240h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2012 - 2012

História Indígena e Epistemologia Intercultural. (Carga horária: 75h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.

2011 - 2011

Cálculo Matemático AVA - Moodle. (Carga horária: 60h). , UFGD- Fundação Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.

2011 - 2011

Capacitação para professor Formador EAD/UFGD. (Carga horária: 72h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.

2011 - 2011

Curso de formação/capacitação de professor-tutor-. (Carga horária: 74h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.

2009 - 2009

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. , ISFACES-INSTITUTO SÃO FRANSCISCO DE ASSIS, ISFACES, Brasil.

2007 - 2008

Curso de LIBRAS-nível II pela SEMED/CAS-MS. (Carga horária: 40h). , secretaria municipal de educação, SEME/CAS-MS, Brasil.

2006 - 2006

Curso de LIBRAS- nível básico I pela UFGD. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em ÁLGEBRA LINEAR APLICADA. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em  Monitoria no curso de matemática da UFMS, na dis. (Carga horária: 216h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.

2001 - 2001

Curso de Informática. (Carga horária: 85h). , CIA - Centro de Idiomas e Informática, CIA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Guarani

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação a Distância.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Ensino e Aprendizagem - Matemática/ Anos iniciais.

Organização de eventos

SILVA, C. A. . V SESEMAT-SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2011. (Outro).

SILVA, C. A. . EBRAPEM- Encontro Brasileira de pós graduando em Educação Matemática. 2010. (Outro).

Participação em eventos

Aplicação do pemsamento vomputacional AVAMEC 48 h AVAMEC. 2020. (Oficina).

Formação continuada em Práticas de Alfabetização. 2020. (Seminário).

LAboratório de Tecnologias e Midias 60 h. 2020. (Seminário).

Semana acadêmica da matemática UFGD. 2020. (Seminário).

Uso de recursos Educacional digitais MEC 60h. 2020. (Encontro).

Virtual Etnomatemática Humanista 28 h. 2020. (Congresso).

A Escola para o Século XXI - Escola campo Dom Aquino. 2019. (Encontro).

Estudos da Base Nacional Comum Curricular E>M> Cel Firmino de Mattos-48 hs. 2019. (Encontro).

BNCC- E.M. Pedro Palhano. 2018. (Encontro).

carreira de assistente tecnico LFG 390 hs. 2016. (Encontro).

II Colóquio de literatura da Grande Dourados. 2011. (Outra).

III Semana da Matemática UFGD.III SEMAT. 2011.. 2011. (Seminário).

IV Seminário povos indígenas e sustentabilidade- Saberes tradicionais e formação acadêmica.TÉCNICAS DIDÁTICAS DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM CONTEXTO MULTICULTURAL. 2011. (Seminário).

I Workshop de EAD- Educação no Mundo da Tecnologia Digital. 2011. (Outra).

V SESEMAT-SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.PRÁTICAS DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA, INDÍGENA, NOS ANOS INICIAIS E FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2011. (Seminário).

X ESEM- Encontro Sul-MAtogrossense de Educação Matemática.Tipos de tarefas de um professor em contexto Multicultural. 2011. (Encontro).

ENEM-Encontro Nacional de Educação Matemática.O PROFESSOR INDÍGENA E A LINGUAGEM ALGÉBRICA: INDICADORES DE NECESSIDADE PARA ELABORAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA EM GUARANI-KAIOWÁ. 2010. (Encontro).

IV Sesemat-Seminário Sul-Matogrosse de Educação Matemática. 2010. (Seminário).

Projeto de Extensão: Seminários de Estudos em Tecnologias e Educação Matemática. 2010. (Outra).

Simpósio de Educação Matemática de Nova Andradina.ETNOMATEMÁTICA: A MATEMÁTICA DOS GUARANI/KAIOWÁ. 2010. (Simpósio).

VII Colóquio em Educação Matemática-Evolução histórica dos conceitos de Função.. 2010. (Outra).

VIII Colóquio em Educação Matemática- Aspectos do pensamento MAtemático na resolução de problemas: uma presentação contextualizada da obra de Krutetskii. 2010. (Outra).

X Colóquio em Educação Matemática- Porque falar em invariantes operatórios na aprendizagem da aritmética e álgebra?. 2010. (Outra).

XI Colóquio em Educação Matemática- Qual o crítério de Verdade em Matemática?. 2010. (Outra).

XIII Colóquio em Educação Matemática- História da Educação Matemática: Algumas perpectivas. 2010. (Outra).

XIV EBRAPEM-Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2010. (Encontro).

conferência regional de EducaçãoEscolar Indigena. 2009. (Outra).

III Sesemat-Seminário Sul-Mato-grossense de Pesquisa em Educação Matemática. 2009. (Seminário).

Mesa redonda: Questões indígenas em foco: Limites e perpectivas da presença de Acadêmicos indígenas no Ensino Superior.. 2009. (Outra).

Encontro de Professores Indígenas Guarani e Kaiowá. 2008. (Encontro).

III Encontro de Acadêmicos Indigenas de MS. 2008. (Encontro).

III Encontro de Acadêmicos Indígenas do Sul do MS. 2008. (Encontro).

VI Semana da Matemática da UEMS II Semana da UFGD. 2008. (Outra).

I Semana da Matemática:Tecnologia e multiculturalidade UFGD. 2007. (Outra).

Projeto de Extensão "Ala Línguas", Libras - Básico I. 2007. (Outra).

Projeto Prodocência(MEC/SESU/DEPEM-UFGD). 2007. (Outra).

IV semana de Matemática da UEMS. 2006. (Outra).

Palestra: História da matemática e o (re) encantamento da razão. 2006. (Outra).

Participação na palestra ?História da matemática e o (re) encantamento da razão? pelo Professor Dr. Antonio Carlos Carreira. 2006. (Outra).

Participação nas apresentações de defesa de monografia do curso de especialização em educação matemática pela UFGD. 2006. (Outra).

v Seminário da Rede Municipalde Dourados. 2006. (Seminário).

I Congresso sul mato-grossense de compreensão e utilização da matemática e III Semana acadêmica da UEMS. 2005. (Outra).

II Encontro regional de Educação Matemática realizado na UNIGRAN. 2005. (Encontro).

II Jornada de Educação da região da Grande Dourados e VI Semana Acadêmica do curso Normal Superior UEMS. 2005. (Outra).

Projeto de Extensão: álgebra Linear aplicada. 2005. (Outra).

II Jornada de educação matemática realizada na UNIGRAN. 2004. (Outra).

II Semana da Matemática ensino e aprendizagem, realizado na UEMS. 2004. (Outra).

Projeto de Extensão: Monitora Voluntária de Ensino de Graduação da disciplina de Geometria. 2004. (Outra).

I Semana Acadêmica de matemática da UFMS/UEMS e I encontro de Educação matemática. 2003. (Encontro).

I Encontro regional de educação matemática realizado na UNIGRAN. 2002. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Claudete Vera

SILVA, C. A.; KICHOW, I. V.; Santos, C. M.. A utilização do quadro de valores para o ensino da Matemática: Uma experiência com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Sérgio Morales

SILVA, C. A.; Santos, C. M.; KICHOW, I. V.. Objetos de medidas utilizados pelos Guarani Kaiowá. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Oriel Benites

SILVA, C. A.; Santos, C. M.; ROCHA, E. M.. Fatos de violência e suas consequências no pólo base de Amambai. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Elivelton Souza

SILVA, C. A.; OLIVEIRA,Rogério; Santos, C. M.. O programa Geogebra no ensino da Matemática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena - Teko Arandu) - UFGD- Fundação Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Devanildo Ramires

OLIVEIRA,Rogério; RODRIGUES, Renata. V. R.; Santos, C. M.;SILVA, C. A.. Tecnologias na aldeia Te'yikue/ Caarapó-MS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena - Teko Arandu) - UFGD- Fundação Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Rogério Vilhalba Mota

OLIVEIRA,Rogério;SILVA, C. A.; Santos, C. M.. A Simetria indígena no ensino da Matemática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena - Teko Arandu) - UFGD- Fundação Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Venâncio Cáceres

SOUZA,Sidnei Azevedo;SILVA, C. A.; Santos, C. M.. A Matemática financeira no contexto da autonomia indígena. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena - Teko Arandu) - UFGD- Fundação Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Walmiro Fernandes

KICHOW, I. V.;SILVA, C. A.; Santos, C. M.. As medidas dos Guarani e Kaiowá. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena - Teko Arandu) - UFGD- Fundação Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Abigail Vera Duarte

Santos, C. M.;SILVA, C. A.; ROCHA, E. M.. A importância dos Jogos no ensino da Matemática: Uma abordagem na Educação Escolar Indígena. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena - Teko Arandu) - UFGD- Fundação Universidade Federal da Grande Dourados.

SILVA, C. A.. V Simpósio de Educação Matemática de Nova Andradin. 2013. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

SILVA, C. A.. XI Encontro Su l-mato-grossense de Educação Matemática. 2012.

SILVA, C. A.. IV Simpósio de Educação Matemática de Nova Andradina,. 2012. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

SILVA, C. A.. III Simpósio de Educação Matemática de Nova Andradina. 2011. Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.

SILVA, C. A.. PSLIN - Processo Seletivo Vestibular Indígena - Teko Arandu. 2012. Universidade Federal da Grande Dourados.

SILVA, C. A.. 3 UEPEM- Universidade e Escola: Uma parceria pelo Ensino da Matemática. 2012. Universidade Federal de Goiás.

Orientou

Gracielle Cristina Winck

JOGO DA VELHA ENVOLVENDO FUNÇÕES; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino da Matemática; ) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudia Angela da Silva;

Ana Paula Lopes dos Santos

O JOGO NO ENSINO DE SEQUÊNCIA NUMÉRICA NO ENSINO MÉDIO; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino da Matemática; ) - UFGD- Fundação Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudia Angela da Silva;

Jóice Gomes dos Santos

O JOGO, BINGO DA PERMUTAÇÂO: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO ENSINO MÉDIO; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino da Matemática; ) - UFGD- Fundação Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudia Angela da Silva;

Claudio dos Santos Martins

JOGO CORRIDA MATEMÁTICA; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino da Matemática; ) - UFGD- Fundação Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudia Angela da Silva;

Francielly da Rocha Figueiredo

Um Estudo das pesquisas de formação continuada do programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UFMS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LINCENCIATURA EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Claudia Angela da Silva;

João Benites Riquelme

Sustentabilidade na aldeia Cerrito; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena - Teko Arandu) - UFGD- Fundação Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Claudia Angela da Silva;

Produções bibliográficas

  • SILVA, C. A. . ETNOMATEMÁTICA: A MATEMÁTICA DOS GUARANI/KAIOWÁ. In: Simpósio de Educação Matemática de Nova Andradina, 2010. ETNOMATEMÁTICA: A MATEMÁTICA DOS GUARANI/KAIOWÁ, 2010.

  • SILVA, C. A. ; PAIS, L. C. . PRÁTICAS DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA, INDÍGENA, NOS ANOS INICIAIS E FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: V SESEMAT-SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2011, Campo Grande. Cderno de Resumo do V SESEMAT, 2011.

  • SILVA, C. A. ; SOUZA,Sidnei Azevedo ; ROCHA,Elizabeth Matos ; OLIVEIRA,Rogério ; OLIVEIRA, M. A. M. . O PROFESSOR INDÍGENA E A LINGUAGEM ALGÉBRICA: INDICADORES DE NECESSIDADE PARA ELABORAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA EM GUARANI-KAIOWÁ. In: ENEM-Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Slavador. Caderno de Resumo X ENEM, 2010.

  • SILVA, C. A. ; PAIS, L. C. . Práticas de Professores Indígenas de Matemática no Ensino Fundamental. In: ENEM-Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010. Caderno de Resumos EBRAPEM, 2010.

  • SILVA, C. A. . Alfabetização e Alfabetização Matemática: Em prol ao direito de aprendizagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, C. A. . Alfabetização e alfabetizaçao Matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, C. A. . Allfabetização Matemática nos Anos Inicias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, C. A. . Matemática em Contexto Multicultural: Práticas de um professor Indígena de Matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, C. A. ; PAIS, L. C. . PRÁTICAS DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA, INDÍGENA, NOS ANOS INICIAIS E FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, C. A. ; PAIS, L. C. . TÉCNICAS DIDÁTICAS DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM CONTEXTO MULTICULTURAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, C. A. ; PAIS, L. C. . Tipos de tarefa de um professor em contexto Multicultural. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, M. A. M. ; ROCHA,Elizabeth Matos ; OLIVEIRA,Rogério ; SOUZA,Sidnei Azevedo ; SILVA, C. A. . O PROFESSOR INDÍGENA E A LINGUAGEM ALGÉBRICA: INDICADORES DE NECESSIDADE PARA ELABORAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA EM GUARANI-KAIOWÁ. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, C. A. ; PAIS, L. C. . Práticas de Professores Indígenas de Matemática no Ensino Fundamental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, C. A. ; BATISTA, C. M. S. . Ensino de números Decimais: uma proposta de uso de materiais manipuláveis. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • SILVA, C. A. ; Santos, J. W. . O Ensino de Geometria: Possibilidades didático - pedágogicas do uso do Geoplano. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • SILVA, C. A. ; Santos, J. W. . O Plano e o Espaço: Explorando conceitos geométricos por meio de materiais didáticos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - Atual

SEMED Dourados

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor matemática anos finais, Carga horária: 20

2017 - 2018

ufgd

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor Matemática, Carga horária: 40

2017 - 2017

SEMED - Dourados

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: contrato, Carga horária: 30

2016 - 2016

Escola Estadual Ramona da Silva Pedroso

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor

2014 - 2015

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora, Carga horária: 20

Outras informações:
PNAIC/MEC/UFMS Professora formadora (alfabetização Matemática) Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa

2013 - 2013

Escola Estadual Presidente Tancredo Neves

Vínculo: contratado, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

2015 - 2015

UFGD- Fundação Universidade Federal da Grande Dourados

Vínculo: Professora formadora, Enquadramento Funcional: Professora Formadora, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora formadora e orientadora no Programa de Pós-Graduação da EAD/UFGD no curso de Especialização em Ensino da Matemática na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso.

2012 - 2013

UFGD- Fundação Universidade Federal da Grande Dourados

Vínculo: Professor Temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Outras informações:
Período de atuação: outubro de 2008 à Março de 2010; Abril de 2012 à janeiro de 2013.

Atividades

  • 04/2012

    Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena - Teko Arandu, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Álgebra Linear e Educação Intercultural, Estudos Orientados, Gestão territorial e Escolar no contexto Guarani e Kaiowá, Pesquisa em Educação MAtemática e Trabalho de Conclusão de Curso

  • 04/2012

    Extensão universitária , FAIND- Faculdade Intercultural Indígena.,Atividade de extensão realizada, Projeto: Arte e Cultura indígena.

2007 - 2007

Escola Estadual Presidente Vargas

Vínculo: PROFESSOR CONVOCADO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40

2008 - 2010

Universidade Federal da Grande Dourados

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 40

2008 - 2008

ESCOLA ESTADUAL ANTONIA DA SILVEIRA CAPILE

Vínculo: PROFESSORA CONVOCADA, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20

2008 - 2008

Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira

Vínculo: PROFESSOR CONVOCADO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 12

2008 - 2008

Escola Estadual Menodora Fialho Figueiredo

Vínculo: PROFESSOR ETINERANTE, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 7

2008 - 2008

Escola Estadual Floriana Lopes

Vínculo: PROFESSOR CONVOCADO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20

2008 - 2008

ESCOLA ESTADUAL JOÃO PAULO DO REIS VELOSO

Vínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 7

2007 - 2007

ESCOLA ESTADUAL CASTRO ALVES

Vínculo: PROFESSOR CONVOCADO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20

2007 - 2007

Escola Municipal Alvaro Brandao

Vínculo: Professora Convocada, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20