SATHIÊ ROCHA DE FREITAS GUIMARÃES

Graduada no curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF. Atuou em projetos de extensão como bolsista de graduação FAPERJ-UENF nas áreas de Questões Ambientais e Educação do Campo, e como pesquisadora de Iniciação Científica na área da Educação do Campo e Agroecologia. Atualmente graduanda em Bacharel em História na Universidade Federal Fluminense - UFF.

Informações coletadas do Lattes em 31/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em História

2024 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Graduação em Pedagogia

2017 - 2023

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Título: Perspectivas da Educação do Campo-EJA no Norte/Noroeste Fluminense: um estudo de caso do PRONERA/EJA-RJ e as suas ações-reflexões político-pedagógicas nos assentamentos.
Orientador: Leandro Garcia Pinho
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.

Formação complementar

2023 - 2023

A construção de materiais pedagógicos no cotidiano escolar. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.

2017 - 2017

Minicurso A produção de narrativas digitais como estimulo a uma relação au. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Norte Fluminese - Pibid, UENF, Brasil.

2017 - 2017

O Jornal na Escola - Uma Proposta Multidisciplinar .. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.

2017 - 2017

Elaboração de Projetos e Pesquisa. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Organização de eventos

GUIMARAES, Sathiê Rocha de Freitas . 17 ª SEMANA DO PRODUTOR RURAL NA UENF.. 2024. (Outro).

Participação em eventos

Oferendas no Egito Antigo: o que fazer no passado e no presente.. 2024. (Outra).

Palestra-Livre Oferendas no Egito Antigo_o fazer no passado e no presente. 2024. (Seminário).

Seminário Internacional da Pesca Artesanal, no Programa de Educação Ambiental da Bacia de Campos, PEA-BC no âmbito do Licenciamento Ambiental Federal de Petróleo e Gás. 2024. (Seminário).

XVI Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica e do IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação. 2024. (Congresso).

III Encontro Nacional de Economia Solidária e as Perspectivas de Desenvolvimento Regional..Novas Perspectivas de Políticas Públicas de Economia Solidária no Brasil. 2023. (Encontro).

III Encontro Nacional de Economia Solidária e as Perspectivas de Desenvolvimento Regional..O Papel da Pesquisa Universitária na edificação do modo de produção da economia solidária. 2023. (Encontro).

III Encontro Nacional de Economia Solidária e as Perspectivas de Desenvolvimento Regional..Produção e captação de recursos para produções audiovisuais decoloniais. 2023. (Encontro).

III Encontro Nacional de Economia Solidária e as Perspectivas de Desenvolvimento Regional..Economia solidária e a educação de Jovens e Adultos: Práticas e Perspectivas de Inserção ao trabalho e a renda. 2023. (Encontro).

III Encontro Nacional de Economia Solidária e as Perspectivas de Desenvolvimento Regional..Finanças Solidárias: Bancos Comunitários e moedas sociais como instrumento de desenvolvimento do modo de produção da economia solidária. 2023. (Encontro).

III Encontro Nacional de Economia Solidária e as Perspectivas de Desenvolvimento Regional..Políticas Públicas Municipais de Economia Solidária e Boas Práticas para Replicação nos territórios. 2023. (Encontro).

Seminário Nacional da Rede Educação Especial do Campo. 2022. (Seminário).

XIV Mostra de Extensão UENF - UFF - IFF e VI UFRRJ:.DESENVOLVIMENTO E SEDIMENTAÇÃO DA CONSCIENTIZAÇÃO INFANTO-JUVENIL PARA A IMPORTÂNCIA DA CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO AMBIENTAL. 2022. (Outra).

XXI Semana Acadêmica de Pedagogia - Pedagogo em Silêncio não Transforma,. 2022. (Outra).

Simpósio de Letramento em Linguagens do Projeto de Educação Ambiental - PEA Pescarte. 2021. (Simpósio).

XIII Mostra de Extensão IFF, UFF, UENF e IV UFRRJ..Desenvolvimento e sedimentação da conscientização infanto-juvenil para a importância da conservação do patrimônio ambiental.. 2021. (Outra).

XII Mostra de Extensão UENF - UFF - IFF e V UFRRJ: ?A nossa Extensão permeando a sociedade com ciência e conhecimento.Desenvolvimento e sedimentação da conscientização infanto-juvenil para a importância da conservação do patrimônio ambiental.. 2020. (Outra).

II Simpósio de Saúde Mental na Universidade. 2019. (Simpósio).

XI Congresso Fluminense de Iniciação Cientifica e Tecnológica (CONFICT). As noções da agroecologia e da sustentabilidade na educação do campo.. 2019. (Congresso).

A Produção de Narrativas Digitais como estímulo a uma relação autoral como a escrita.. 2018. (Oficina).

II ENCONTRO DO PIBID. 2018. (Encontro).

MOSTRA DE EXTENSÃO 2018: X IFF-UENF-UFF E II UFRRJ.Questão Agrária e Educação do Campo no Projeto de Assentamento da Reforma Agrária Zumbi dos Palmares.. 2018. (Outra).

Roda de conversa intitulada Quilombos e Quilombolas no Estado do Rio de Janeiro: Um estudo de caso sobre o Quilombo Machadinha-Quissamã/RJ. 2018. (Outra).

Seminário Educação e Direito :Inclusão Da Teoria Á Prática.. 2018. (Seminário).

V CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONEPE). LEVANTANDO AÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM CAMPOS DOS GOYTACAZES - RJ. 2018. (Congresso).

V Jornada Universitária Pela Reforma Agrária.. 2018. (Outra).

Produções bibliográficas

  • RODRIGUES, Bruna Lomba Dias Viana ; CABRAL, Blenda Gonçalves Pinto ; BIANCARDINE, Deise Meri de Oliveira ; RIBEIRO, Helena Sant?Ana dos Santos ; RIBEIRO, Paulo André Barreto Rangel ; de FREITAS, Rosana de Fátima Rocha ; GUIMARAES, Sathiê Rocha de Freitas . O uso de gêneros textuais como incentivo à escrita, à criatividade e o respeito ao próximo. In: Eliana Crispim França Luquetti; Sérgio Arruda de Moura. (Org.). Ações interdisciplinares do PIBID/UENF: os desdobramentos na formação docente. 1ed.Campos dos Goytacazes: Brasil Multicultural, 2018, v. , p. 148-156.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Centro de Ciências do Homem - CCH / UENF. , Av.Alberto Lamego,2000, Parque California, 28013602 - Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil, Telefone: (22) 27397292, URL da Homepage:

Experiência profissional

2018 - 2019

FAPERJ

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2019 - 2020

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsta IC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Título do Trabalho : Levantando questões sobre a agroecologia e a educação popular no Assentamento Zumbi dos Palmares - RJ

2018 - 2019

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Vínculo: Bolsista de Extensão, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Título : Questão Agrária e Educação do Campo no Projeto de Assentamento da Reforma Agrária Zumbi dos Palmares - RJ

2017 - 2018

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PIBID, Carga horária: 12

Outras informações:
Bolsista do PIBID (Programa Institucional de Iniciação a Docência) do Ministério de Educação (MEC) e financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)