Luciana Valentim Siqueira

Graduada em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Especialista em Docência na Educação Profissional pela Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES) e Mestre em Desenvolvimento Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS). Atuou como professora no curso de Medicina Veterinária da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Atuou em projetos de pesquisa e extensão nas áreas de piscicultura e agricultura orgânica Atuou como tutora à distância no curso de bacharelado em Desenvolvimento Rural da UFRGS. Integrante do Grupo de Pesquisa em Sistemas Cooperativos Agroalimentares (UFRGS).

Informações coletadas do Lattes em 26/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Desenvolvimento Rural

2014 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: As políticas públicas para a piscicultura e sua implementação em contextos locais distintos: um estudo comparativo entre o Rio Grande do Sul e o Ceará.,Ano de Obtenção: 2016
Edson Talamini.Coorientador: Glaucho Schultz. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: políticas públicas; implementação; aquicultura; piscicultura.

Especialização em Docência na Educação Profissional

2016 - 2018

Universidade do Vale do Taquari - Univates
Título: As possibilidades para a Pedagogia da Alternância na educação profissional a partir da legislação da educação
Orientador: Edí Fassini

Graduação em andamento em Letras - Língua Portuguesa

2018 - Atual

Universidade do Vale do Taquari - Univates

Graduação em Zootecnia

2008 - 2012

Universidade Federal de Santa Maria
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

1997 - 2007

Colégio Sinodal Barão do Rio Branco

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Guia para Produção de Conteúdos EAD. (Carga horária: 20h). , Ministério do Meio Ambiente, MMA, Brasil.

2015 - 2016

I Curso de Agroecologia e Agricultura Orgânica por Ensino à Distância. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2015 - 2015

Manejo Produtivo na Piscicultura. (Carga horária: 40h). , SENAR-RS, SENAR, Brasil.

2015 - 2015

Assuntos Gerais na Piscicultura. (Carga horária: 30h). , SENAR-RS, SENAR, Brasil.

2015 - 2015

Curso de língua francesa. , ABC Idiomas, ABCIDIOMAS, Brasil.

2014 - 2014

Capacitação de tutores EAD. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2013 - 2013

Design gráfico. (Carga horária: 62h). , Didática - Formação Profissional, DIDÁTICA, Brasil.

2012 - 2012

Processamento de Pescado. (Carga horária: 20h). , SENAR-RS, SENAR, Brasil.

2008 - 2011

Curso de Língua Inglesa. , Idiomas - Centro de Ensino, IDIOMAS, Brasil.

2007 - 2007

Dicção e oratória. , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul, SENAI/DR/RS, Brasil.

2003 - 2007

Curso de Língua inglesa. , Lesson Idiomas, LESSON, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SCHULTZ, G. ; SIQUEIRA, L. V. ; SANGUINET, E. R. ; CHECHI, L. A. ; Sá, M. M. ; SACRAMENTO, J. M. . II Workshop de Comercialização de Produtos Orgânicos. 2015. (Outro).

SIQUEIRA, L. V. . 46ª Expofeira Agropecuária de Santa Maria. 2013. .

SIQUEIRA, L. V. ; Victor, P.L. ; Furquim, F.F. ; Biscaglia, M. L. . 19ª Semana Acadêmica do Curso de Zootecnia. 2012. (Outro).

SIQUEIRA, L. V. . 45ª Expofeira. 2012. .

SIQUEIRA, L. V. . 44ª Expofeira Agropecuária. 2011. (Exposição).

SIQUEIRA, L. V. ; Souza, A.P.B. ; Furquim, F.F. ; Victor, P.L. ; Biscaglia, M. L. . 18ª Semana Acadêmica de Zootecnia - "Inovações científicas e tecnológicas voltadas à produção animal". 2011. (Outro).

SIQUEIRA, L. V. . 43ª Expofeira Agropecuária de Santa Maria. 2010. (Exposição).

SIQUEIRA, L. V. ; Souza, A.P.B. ; Biscaglia, M. L. ; Zanferari, F. ; Furquim, F.F. ; Victor, P.L. ; Carnelosso, C.R. ; Muniz, H. . 17ª Semana Acadêmica do Curso de Zootecnia. 2010. (Outro).

SIQUEIRA, L. V. . 42ª Expofeira Agropecuária de Santa Maria. 2009. (Exposição).

SIQUEIRA, L. V. . 41ª Expofeira Agropecuária de Santa Maria. 2008. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

53º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. O Ambiente Institucional Formal da Pesca e da Aquicultura no Brasil: uma análise a partir das políticas públicas.. 2015. (Congresso).

Workshop de Reprodução e Conservação de Peixes. 2015. (Outra).

II Seminário Internacional de Educação do Campo e Fórum Regional do Centro e Sul do RS: e.PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO DA FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA NO RIO GRANDE DO SUL ? FETAG. 2014. (Seminário).

II Seminário Internacional de Educação do Campo e Fórum Regional do Centro e Sul do RS: e. 2014. (Seminário).

27ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria. Digestibilidade aparente de fontes proteicas submetidas ou não a tratamento para inativação de antinutrientes em dietas para o jundiá (Rhamdia quelen). 2012. (Congresso).

I Workshop de Melhoramento Animal. 2012. (Outra).

V Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática. Parâmetros enzimáticos digestivos de jundiás (Rhamdia quelen) alimentados com farelo de linhaça in natura e demucilada. 2012. (Congresso).

V Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática. Desempenho de jundiás alimentados com diferentes fontes proteicas submetidas ou não a tratamento para remoção de antinutrientes. 2012. (Congresso).

25ª Jornada Acadêmica Integrada.Fontes Protéicas Alternativas em Dietas para a Engorda do Jundiá. 2011. (Outra).

26ª Jornada Acadêmica Integrada.DESEMPENHO DE JUNDIÁS ALIMENTADOS COM FONTES PROTÉICAS ALTERNATIVAS E/OU SUPLEMENTAÇÃO COM AMINOÁCIDOS LIVRES. 2011. (Outra).

III Conferência Latinoamericada Sobre Cultivo de Peixes Nativos e III Congresso Brasileiro de Peixes Nativos. 2011. (Outra).

II SimpoMerc. 2011. (Simpósio).

II Simpósio de Animais de Companhia. 2011. (Simpósio).

IV Workshop do Jundiá.Bioquímica plasmática de jundiás alimentados com fontes protéicas e/ou suplementação de aminoácidos limitantes na dieta. 2011. (Outra).

Seminário de responsabilidade técnica zootecnia. 2011. (Seminário).

1º Simpósio Gaúcho de Ovinocultura. 2010. (Seminário).

I Congresso Sul Brasileiro de Produção Animal Sustentável. 2010. (Congresso).

III Workshop sobre jundiá.Fontes protéicas alternativas na alimentação do jundiá: composição corporal e do filé. 2010. (Outra).

XX Congresso Brasileiro de Zootecnia. Fontes protéicas alternativas em dietas para jundiás na fase de engorda. 2010. (Congresso).

XX Congresso Brasileiro de Zootecnia. Parâmetros metabólicos de jundiás alimentados com diferentes fontes protéicas na fase de engorda. 2010. (Congresso).

18º Encorte. 2009. (Outra).

XVI Semana Acadêmica da Zootecnia. 2009. (Outra).

15ª Semana Acadêmica da Zootecnia. 2008. (Outra).

Fórum Nacional de Entidades de Zootecnia. 2008. (Outra).

I Simpósio Gaúcho de Zootecnia - Nutrição e Comportamento Animal. 2008. (Simpósio).

VI Simpósio de Sanidade Avícola. 2008. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Leonardo Xavier da Silva

WIZNIEWSKY, J. G.; STREIT JUNIOR, D. P.;SILVA, Leonardo Xavier da. As Políticas Públicas para a Piscicultura e sua Implementação em Contextos Locais Distintos: um Estudo Comparativo entre o Rio Grande do Sul e o Ceará. 2016. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Edson Moacir Ahlert

FASSINI, E.;AHLERT, E. M.; OLEGARIO, F.. CAMINHOS ALTERNATIVOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E A LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Profissional) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

Rafael Lazzari

Radünz Neto, J.; Veiverberg, C.A.;LAZZARI, R.. Estágio curricular supervisionado em Zootecnia: Piscicultura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Danilo Pedro Streit Junior

STREIT JR, DANILO PEDRO; Takami, E; Silva, L.X. As politicas públicas para a piscultura e sua implementação em contextos locais distintos: um estudo comparativo entre o Rio Grande do Sul e o Ceará. 2016. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Fabiane Olegario

OLEGÁRIO, F.; AHLERT, E. M.; FASSINI, E.. Caminhos alternativos na educação profissional: a pedagogia da alternância e a legislação da Educação. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Profissional) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

João Radunz Neto

Alimentos convencionais e não-convencionais na engorda e qualidade de pescado do jundiá (Rhamdia quelen); 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Joao Radünz Neto;

Edson Talamini

As políticas públicas para a piscicultura e sua aplicação em contextos locais distintos: um estudo comparativo entre o Rio Grande do Sul e o Ceará; 2016; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edson Talamini;

Glauco Schultz

O ambiente institucional formal da pesca e da aquicultura no Brasil: uma análise a partir das políticas públicas; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação - Desenvolvimento Rurall) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Glauco Schultz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANGUINET, E. R. ; SIQUEIRA, L. V. ; CORONEL, D. A. ; SCHULTZ, G. . Políticas comerciais e os efeitos sobre o comércio internacional de soja: uma análise a partir da Teoria dos Jogos.. Revista de economia e sociologia rural , v. 55, p. 4/641-660, 2017.

  • KLINGER, ANA CAROLINA KOHLRAUSCH ; TOLEDO, GENI SALETE PINTO DE ; SILVA, LEILA PICOLLI DA ; MASCHKE, FERNANDO ; CHIMAINSKI, MICHAEL ; SIQUEIRA, LUCIANA . Bagaço de uva como ingrediente alternativo no arraçoamento de coelhos em crescimento. Ciência Rural (UFSM. Impresso) , v. 43, p. 1654-1659, 2013.

  • BERGAMIN, GIOVANI TAFFAREL ; VEIVERBERG, CÁTIA ALINE ; SIQUEIRA, LUCIANA VALENTIM ; EGGERS, DANIEL PROIS ; RADÜNZ NETO, JOÃO . Digestibilidade aparente de farelos vegetais tratados para remoção de antinutrientes em dietas para jundiá. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa) , v. 48, p. 928-934, 2013.

  • BERGAMIN, GIOVANI TAFFAREL ; VEIVERBERG, CÁTIA ALINE ; SILVA, LEILA PICOLLI DA ; PRETTO, ALEXANDRA ; SIQUEIRA, LUCIANA VALENTIM ; RADÜNZ, JOÃO . Extração de antinutrientes e aumento da qualidade nutricional dos farelos de girassol, canola e soja para alimentação de peixes. Ciência Rural (UFSM. Impresso) , v. 43, p. 1878-1884, 2013.

  • SIQUEIRA, L. V. ; ZÚÑIGA, S. M . Educação do Campo: um caminho para a Sustentabilidade. In: Soglio, F. D.; Kubo, R. R.. (Org.). Desenvolvimento, Agricultura e Sustentabilidade. 1ªed.Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016, v. , p. 145-159.

  • SIQUEIRA, L. V. ; SCHULTZ, G. ; TALAMINI, E. . O Ambiente Institucional Formal da Pesca e da Aquicultura no Brasil: uma análise a partir das políticas públicas.. In: 53º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2015, João Pessoa - Paraíba. Anais do 53º Congresso da SOBER, 2015.

  • SIQUEIRA, L. V. ; ROSA, N. P. ; SOGLIO, F. K. D. . PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO DA FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA NO RIO GRANDE DO SUL ? FETAG. In: II Seminário Internacional de Educação do Campo e Fórum Regional do Centro e Sul do RS: educação, memória e resistência popular na formação social da America Latina, 2014, Santa Maria. Educação, memória e resistência popular na formação social da America Latina - II SIFEDOC, 2014. v. 1.

  • MELO, C. C. ; SIQUEIRA, L. V. . O papel da Educação do Campo para a transição agroecológica nos assentamentos: a contribuição do PRONERA/RS. In: IX Congresso Brasileiro de Agroecologia, 2015, Belém do Pará. Cadernos de Agroecologia, 2015.

  • NUNES, L. M. C. ; BERGAMIN, G. T. ; VEIVERBERG, C. A. ; SIQUEIRA, L. V. ; RADUNZ NETO, J. . Digestibilidade aparente de fontes proteicas submetidas ou não a tratamento para inativação de antinutrientes em dietas para o jundiá (Rhamdia quelen). In: 28ª Jornada Acadêmica Integrada, 2013, Santa Maria. Anais da 28ª Jornada Acadêmica Integrada, 2013.

  • SIQUEIRA, L. V. ; BERGAMIN, G. T. ; VEIVERBERG, C. A. ; EGGERS, D. P. ; FREITAS, S. T. ; RADUNZ NETO, J. . Digestibilidade aparente de fontes proteicas submetidas ou não a tratamento para inativação de antinutrientes em dietas para o jundiá (Rhamdia quelen). In: 27ª Jornada Acadêmica Integrada, 2012, Santa Maria. Anais da 27º Jornada Acadêmica Integrada, 2012.

  • SIQUEIRA, L. V. ; VEIVERBERG, C. A. ; RADUNZ NETO, J. . DESEMPENHO DE JUNDIÁS ALIMENTADOS COM FONTES PROTÉICAS ALTERNATIVAS E/OU SUPLEMENTAÇÃO COM AMINOÁCIDOS LIVRES. In: 26ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA, 2011, SANTA MARIA - RS. ANAIS DA 26ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA DA UFSM.

  • KLINGER, A. C. K. ; Toledo, G. S. P. ; Silva, L. P. ; CHIMAINSKI, M. ; EGGERS, D. P. ; SIQUEIRA, L. V. . AVALIAÇÃO DE ANGULOSIDADES DAS VILODADES DO CECO DE COELHOS ALIMENTADOS COM DIETAS FARELADAS CONTENDO DIFERENTES NÍVEIS DE SUBSTITUIÇÃO DE FENO DE ALFAFA POR BAGAÇO DE UVA. In: 26ª Jornada Acadêmica Integrada, 2011, Santa Maria. Anais da 26ª Jornada Acadêmica Integrada, 2011.

  • SIQUEIRA, L. V. ; VEIVERBERG, C. A. ; RADUNZ NETO, J. ; LOVATTO, N. M. ; NUNES, L. M. C. ; Goulart, F. R. . Fontes proteicas alternativas em dietas para jundiás na fase de engorda.. In: XX Congresso Brasileiro de Zootecnia - ZOOTEC 2010, 2010, Palmas - TO. Anais do ZOOTEC 2010, 2010.

  • SIQUEIRA, L. V. ; VEIVERBERG, C. A. ; RADUNZ NETO, J. ; BERGAMIN, G. T. ; EGGERS, D. P. ; TYSCA, D. . Parâmetros metabólicos de jundiás alimentados com diferentes fontes proteicas na fase de engorda.. In: XX Congresso Brasileiro de Zootecnia - ZOOTEC 2010, 2010, Palmas - TO. Anais do ZOOTEC 2010, 2010.

  • SANGUINET, E. R. ; CHECHI, L. A. ; SIQUEIRA, L. V. ; SCHULTZ, G. . POLÍTICAS DE ATER PARA AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL: O ARRANJO INSTITUCIONAL DO PROGRAMA MAIS GESTÃO. In: XXIII Jornadas de Jóvenes Investigadores, 2015, La Plata - Argentina. Anais da XXIII Jornadas de Jóvenes Investigadores, 2015.

  • BERGAMIN, G. T. ; SIQUEIRA, L. V. ; EGGERS, D. P. ; VEIVERBERG, C. A. ; RADUNZ NETO, J. . Digestibilidade Aparente de Fontes Proteicas Submetidas ou Não a Tratamento para Inativação de Antinutrientes em Dietas para o Jundiá (Rhamdia quelen). In: VI Workshop sobre Jundiá, 2013, Florianópolis - SC. Anais do VI Workshop sobre Jundiá, 2013.

  • ROSSATO, S. ; FREITAS, I. L. ; TEIXEIRA, R. S. ; Maschio, D. ; SIQUEIRA, L. V. ; KAISER, A. ; Lazzari, R. ; RADUNZ NETO, J. . Composição centesimal e índices de deposição proteica em jundiás (Rhamdia quelen) alimentados com farinha de resíduos de filetagem de peixes cultivados. In: Congresso Brasileiro de Zootecnia, 2012, Cuiabá - MT. Anais do Zootec 2012, 2012.

  • SIQUEIRA, L. V. ; GOULART, F. R. ; LOVATTO, N. M. ; SPERONI, C. S. ; LOUREIRO, B. B. ; Silva, L. P. . Parâmetros enzimáticos digestivos de jundiás (Rhamdia quelen) alimentados com farelo de linhaça in natura e demucilada. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática - AQUACIÊNCIA, 2012, Palmas - TO. Anais do 5º Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática, 2012.

  • SIQUEIRA, L. V. ; BERGAMIN, G. T. ; VEIVERBERG, C. A. ; EGGERS, D. P. ; RADUNZ NETO, J. . Desempenho de jundiás alimentados com fontes proteicas submetidas ou não a tratamento para remoção de antinutrientes. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática - AQUACIÊNCIA, 2012, Palmas - TO. Anais do 5º Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática, 2012.

  • ROSSATO, S. ; Pretto, A. ; FREITAS, I. L. ; Martinelli, S. G. ; SIQUEIRA, L. V. ; RADUNZ NETO, J. . Resposta metabólica de juvenis de jundiá (Rhamdia quelen) alimentados com farinha de resíduos do processamento do jundiá. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática - AQUACIÊNCIA, 2012, Palmas - TO. Anais do 5º Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática, 2012.

  • FREITAS, S. T. ; Pretto, A. ; SIQUEIRA, L. V. ; NUNES, L. M. C. ; LOUREIRO, B. B. ; Silva, L. P. . Composição corporal de jundiás alimentados com dietas contendo farelo de tungue e crambe. In: II Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação e XIX Mostra Unisinos de Iniciação Científica, 2012, São Leopoldo - RS. Anais do II Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação, 2012.

  • VEIVERBERG, C. A. ; BERGAMIN, G. T. ; SIQUEIRA, L. V. ; EGGERS, D. P. ; NUNES, L. M. C. ; RADUNZ NETO, J. . Bioquímica plasmática de jundiás alimentados com dietas contendo farelos vegetais submetidos a tratamento para remoção de fatores antinutricionais. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática - AQUACIÊNCIA, 2012, Palmas - TO. Anais do 5º Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática, 2012.

  • VEIVERBERG, C. A. ; SIQUEIRA, L. V. ; RADUNZ NETO, J. . ESTRATÉGIAS DE SUPLEMENTAÇÃO DE AMINOÁCIDOS LIMITANTES EM DIETAS PARA O JUNDIÁ.. In: IV Workshop sobre Jundiá, 2011, Camboriú - SC. Anais do IV Workshop sobre Jundiá, 2011.

  • SIQUEIRA, L. V. ; RADUNZ NETO, J. ; VEIVERBERG, C. A. . BIOQUÍMICA PLASMÁTICA DE JUNDIÁS ALIMENTADOS COM FONTES PROTÉICAS E/OU SUPLEMENTAÇÃO DE AMINOÁCIDOS LIMITANTES NA DIETA.. In: IV Workshop sobre Jundiá, 2011, Camboriú- SC. Anais do IV Workshop sobre Jundiá, 2011.

  • VEIVERBERG, C. A. ; RADUNZ NETO, J. ; SIQUEIRA, L. V. . Rendimento de cortes e composição corporal de jundiás alimentados com fontes protéicas e/ou suplementação com aminoácidos livres. In: III Conferência Latinoamericada Sobre Cultivo de Peixes Nativos e III Congresso Brasileiro de Peixes Nativos, 2011, Lavras - MG. Anais da III Conferência Latinoamericada Sobre Cultivo de Peixes Nativos e III Congresso Brasileiro de Peixes Nativos, 2011.

  • SIQUEIRA, L. V. ; VEIVERBERG, C. A. ; RADUNZ NETO, J. ; TYSCA, D. ; FERRIGOLO, B. ; LOUREIRO, B. B. . FONTES PROTÉICAS ALTERNATIVAS NA ALIMENTAÇÃO DO JUNDIÁ: COMPOSIÇÃO CORPORAL E DO FILÉ.. In: III Workshop sobre jundiá, 2010, Santa Maria - RS. Anais do III Workshop sobre jundiá, 2010.

  • VEIVERBERG, C. A. ; Pretto, A. ; SIQUEIRA, L. V. ; TYSCA, D. ; RADUNZ NETO, J. ; ROSSATO, S. . FONTES PROTÉICAS ALTERNATIVAS NA ALIMENTAÇÃO DO JUNDIÁ: ENZIMAS DIGESTIVAS. In: III Workshop sobre jundiá, 2010, Santa Maria - RS. Anais do III Workshop sobre jundiá, 2010.

  • VEIVERBERG, C. A. ; RADUNZ NETO, J. ; SIQUEIRA, L. V. ; LOUREIRO, B. B. ; POSSANI, G. ; DELLA FLORA, M. A. . FARELOS DE CANOLA OU GIRASSOL, FARINHA DE CARNE OU FARINHA DE VÍSCERAS DE AVES EM DIETAS PARA O JUNDIÁ. In: IV Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática, 2010, Recife - PE. Anais do Aquaciência 2010, 2010.

  • SIQUEIRA, L. V. ; VEIVERBERG, C. A. ; RADUNZ NETO, J. ; POSSANI, G. ; DELLA FLORA, M. A. ; LOUREIRO, B. B. . Fontes proteicas alternativas em dietas para a engorda do jundiá.. In: 25ª Jornada Acadêmica Integrada, 2010, Santa Maria - RS. Anais da 25ª Jornada Acadêmica Integrada, 2010., 2010.

  • Pretto, A. ; VEIVERBERG, C. A. ; RADUNZ NETO, J. ; SIQUEIRA, L. V. ; Martinelli, S. G. ; NUNES, L. M. C. . Resposta Metabólica do Jundiá a Dietas Contendo Ingredientes Proteicos Alternativos. In: IV Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática, 2010, Recife - PE. Anais do Aquaciência 2010, 2010.

  • DE PAULA, P.C. ; Filho, D. C. A. ; MACHADO, D. S. ; POSSANI, G. ; SIQUEIRA, L. V. ; ARBOITTE, M. Z. . Características da Carcaça de Novilhos Terminados em Confinamoento Alimentados com Diferentes Proporções de Silagem de Girassol (Helianthus Annuus L.) em Substituição à Silagem de milho (Zea Mays L.) na Dieta. In: 23ª Jornada Acadêmica Integrada, 2008, Santa Maria - RS. Anais da 23ª Jornada Acadêmica Integrada, 2008.

  • POSSANI, G. ; Filho, D. C. A. ; MACHADO, D. S. ; GIACOMELLIi, L. ; SIQUEIRA, L. V. ; EBLING, R. C. . Componentes Não-integrantes de Carcaça de Novilhos Submetidos à substituição Parcial de Silagem de milho por Silagem de Girassol (Helianthus annuus L.) na Dieta. In: 23ª Jornada Acadêmica Integrada, 2008, Santa Maria - RS. Anais da 23ª Jornada Acadêmica Integrada, 2008.

  • SIQUEIRA, L. V. ; SCHULTZ, G. ; TALAMINI, E. . O Ambiente Institucional Formal da Pesca e da Aquicultura no Brasil: uma análise a partir das políticas públicas.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SIQUEIRA, L. V. ; ROSA, N. P. ; SOGLIO, F. K. D. . PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO DA FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA NO RIO GRANDE DO SUL ? FETAG. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SIQUEIRA, L. V. ; BERGAMIN, G. T. ; VEIVERBERG, C. A. ; EGGERS, D. P. ; RADUNZ NETO, J. . Desempenho de jundiás alimentados com fontes proteicas submetidas ou não a tratamento para remoção de antinutrientes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SIQUEIRA, L. V. ; VEIVERBERG, C. A. ; RADUNZ NETO, J. . DESEMPENHO DE JUNDIÁS ALIMENTADOS COM FONTES PROTÉICAS ALTERNATIVAS E/OU SUPLEMENTAÇÃO COM AMINOÁCIDOS LIVRES. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SIQUEIRA, L. V. ; VEIVERBERG, C. A. ; RADUNZ NETO, J. ; NUNES, L. M. C. ; POSSANI, G. ; LOUREIRO, B. B. . Fontes proteicas alternativas em dietas para a engorda do jundiá. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    ANALISE DAS INSTITUCIONALIDADES DOS CIRCUITOS CURTOS DE COMERCIALIZACAO DE PRODUTOS ORGANICOS EM PORTO ALEGRE/RS, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Glauco Schultz em 09/03/2016., Descrição: O presente projeto de pesquisa visa identificar as realidades e potencialidades para desenvolvimento de propostas que articulem a formação de redes de cooperação técnica voltadas à promoção da alimentação adequada e saudável que estimulem e integre a produção, abastecimento e consumo de alimentos produzidos de forma coletiva e ambientalmente sustentável que incluam a valorização e preservação da cultura alimentar. Além de reconstruir a relação entre agricultores e consumidores e estimular a compra de alimentos ecológicos em circuitos curtos (CC) de comercialização é um dos desafios dos sistemas agroalimentares locais. O objetivo desse projeto é identificar agentes participantes dos circuitos curtos de comercialização de alimentos ecológicos em Porto Alegre/RS. Busca-se analisar as particularidades dos circuitos curtos de comercialização de produtos ecológicos e as estratégias inovadoras de interação entre agricultores e consumidores em cada caso, a partir de uma perspectiva comparativa e de trocas entre experiências brasileiras, em consonância com as francesas e italianas. Os métodos de investigação são baseados na pesquisa descritiva e qualitativa a partir de experiências selecionadas de sistemas agroalimentares locais e entrevistas qualitativas, com atores da rede de comercialização de alimentos ecológicos (agricultores, consumidores, escolas e suas entidades; transformadores; comercializadoras e especialistas) na cidade de Porto Alegre/RS. Como resultados, a pesquisa pretende organizar uma tipologia dos agentes em mapear a rede entre o poder público, entidades não governamentais, empresas, organizações de agricultores e consumidores envolvidos com os sistemas agroalimentares locais. O projeto permitirá identificar as características, as dificuldades e as oportunidades para implementação e manutenção dos circuitos curtos de produtos ecológicos, além de fornecer informações para organização de grupos de consumo responsável e de sistemas agroalimentares locais de base ecológica. Espera-se com isso contribuir para o desenvolvimento de territórios rurais; a manutenção da agricultura familiar; a preservação dos recursos ambientais e culturais de comunidades tradicionais que comercializam nos grandes centros urbanos; bem como a promoção da educação alimentar e nutricional, e o consumo responsável. Objetivo geral: Identificação e diagnóstico dos agentes participantes de circuitos curtos de comercialização de produtos orgânicos em Porto Alegre. Desenvolve (ndo) uma proposta metodológica para articulação de uma rede de cooperação técnica voltada à promoção dos circuitos curtos de comercialização de alimentos ecológicos em Porto Alegre/RS. Objetivos específicos: 1. Fazer uma tipologia dos principais atores envolvidos com os circuitos curtos de comercialização de produtos da agricultura ecológica; 2. Identificar as características, as dificuldades e as oportunidades para implantação e manutenção dos CC de produtos ecológicos; 3. Análise do modelo institucional e seu impacto em estimular a organização de grupos de compras coletivas; o consumo responsável e os mercados locais de alimentos da agricultura e do extrativismo de base ecológica; 4. Organizar publicações com as informações e resultados do projeto, de forma a auxiliar os atores envolvidos... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciana Valentim Siqueira - Integrante / Eduardo Rodrigues Sanguinet - Integrante / Leticia Andrea Chechi - Integrante / Glauco Schultz - Coordenador / Marcelo Matos de Sá - Integrante / Athena Correa da Silva Meincke - Integrante / Mariama de Athaydes da Silva Martins - Integrante / Elisiane Wolf de Fraga - Integrante.

  • 2011 - Atual

    Aplicação de ácido fítico em resíduos da filetagem de Jundiá (Rhamdia quelen) para elaboração de apresuntado utilizando goma de linhaça como hidrocolóide, Descrição: O pescado possui vantagens nutricionais em relação a outros alimentos de origem animal, pois além de apresentar todos os aminoácidos essenciais à dieta humana; tem alta digestibilidade de proteínas; é importante fonte de vitaminas do complexo B e lipossolúveis, minerais e ácidos graxos insaturados ômega 3, os quais apresentam uma série de efeitos benéficos à saúde. O processamento industrial de filés de pescados, gera grande quantidade de resíduos que causam sérios problemas ambientais. Portanto, na carcaça, após a filetagem, encontram-se músculos de boa qualidade que podem ser utilizados para a alimentação humana. Uma alternativa é a fabricação da polpa de pescado para uso no processamento de produtos. Porém, esta polpa apresenta grande suscetibilidade à oxidação, e o uso de antioxidantes naturais, como o ácido fítico visa prolongar a vida útil do produto. A goma da linhaça pode substituir o hidrocolóide neste processamento, pois possui uma alta viscosidade e capacidade de hidratação. O objetivo deste trabalho é avaliar os efeitos da aplicação do ácido fítico como antioxidante na polpa de pescado, e da goma da linhaça como e hidrocolóide, em apresuntado produzido com resíduos da filetagem de Jundiá (Ramdhia quelen). Para avaliar a estabilidade lipídica da polpa de pescado com ácido fítico será utilizada a quantificação da medida de oxidação do ferro em xilenol laranja (FOX). Já a extração da goma da linhaça será feita do grão inteiro, em meio aquoso. A matéria-prima das formulações do apresuntado será substituida por polpa de pescado nas proporções de 20, 50 e 80% e posteriormente o hidrocolóide será substituído pela goma nas proporções de 50 e 100%. Será determinada a composição centesimal, da polpa do pescado, da goma da linhaça e das diferentes formulações do apresuntado, e feita análise sensorial destas formulações. A partir desta pesquisa espera-se contribuir com a indústria alimentícia, trazendo uma nova opção de alimento com alto valor nutricional, seguro e que atenda as exigências sensoriais do consumidor, e ao mesmo tempo amenize os problemas ambientais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciana Valentim Siqueira - Integrante / Cátia Aline Veiverberg - Integrante / Alexandra Pretto - Integrante / Naglezi de Menezes Lovatto - Integrante / Leila Picolli da Silva - Coordenador / Daniel Maschio - Integrante / Viviani Corrêia - Integrante / Fernanda Rodrigues Goulart - Integrante / Luciane Ferreira de Moura - Integrante / CRISTINE RAMPELOTTO - Integrante / RICARDO LOUREGA PRATI - Integrante.

  • 2011 - Atual

    EXIGÊNCIA DE ARGININA EM DUAS FASES DE CULTIVO DE JUNDIÁ (Rhamdia quelen), Descrição: O objetivo deste trabalho é definir a exigência em arginina do jundiá (Rhamdia quelen) em duas diferentes fases de cultivo. O primeiro experimento será realizado em esquema fatorial (2 x 6), avaliando seis níveis de arginina (de 2,2 a 5,7% da proteína) em dietas com dois níveis de lisina (4,5 e 5,1% da proteína). As dietas semipurificadas serão isoprotéicas (37%) e isocalóricas (3200 kcal/kg). Os juvenis de jundiá (peso inicial de 1 a 3g) serão criados em sistema de recirculação de água com temperatura controlada por 60 dias. Para o segundo experimento, será utilizado o mesmo protocolo experimental, avaliando níveis de arginina para jundiás entre 20 e 30 g de peso. O nível inicial de arginina no experimento II será o estabelecido no primeiro experimento, a partir daí definindo-se os demais tratamentos. Em ambos os experimentos serão avaliados os parâmetros zootécnicos (peso final, ganho em peso, taxa de crescimento específico), composição centesimal e deposição corporal de nutrientes, perfil metabólico e morfometria intestinal. Coletados os dados serão submetidos a teste de normalidade, posteriormente a análise de regressão polinomial, regressão segmentada e a combinação de ambas para determinação da exigência de arginina.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciana Valentim Siqueira - Integrante / João Radünz Neto - Coordenador / Alexandra Pretto - Integrante / Lucas Mesquita da Costa Nunes - Integrante / Suzete Rossato - Integrante / Leila Picolli da Silva - Integrante / Suziane Ghedini Martinelli - Integrante / Rafael Lazzari - Integrante / Daniel Maschio - Integrante / Viviani Corrêia - Integrante / Isadora Liberalesso de Freitas - Integrante / Caroline Sefrin Speroni - Integrante / Silvandro Tonetto de Freitas - Integrante / Eduardo Kelm Battisti - Integrante / Marcelo Leite da Veiga - Integrante / Andressa Kayser - Integrante / Sergio Alves dos Santos - Integrante.

  • 2009 - Atual

    ALIMENTOS CONVENCIONAIS E NÃO-CONVENCIONAIS NA ENGORDA E QUALIDADE DE PESCADO DO JUNDIÁ (Rhamdia quelen), Descrição: O objetivo deste trabalho será avaliar a combinação de fontes protéicas de origem animal e vegetal na alimentação de juvenis de jundiá, e seus efeitos sobre o crescimento, metabolismo e a qualidade do pescado. Será conduzido ensaio de digestibilidade (60 dias) e dois experimentos de criação (120 dias cada), nas instalações do Laboratório de Piscicultura da Universidade Federal de Santa Maria.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciana Valentim Siqueira - Integrante / Cátia Aline Veiverberg - Integrante / João Radünz Neto - Coordenador / Alexandra Pretto - Integrante / Suzete Rossato - Integrante / Marco Aurélio Della Flora - Integrante / Leila Picolli da Silva - Integrante / Suziane Ghedini Martinelli - Integrante / Rafael Lazzari - Integrante / Daniel Maschio - Integrante / Bruna Tomazetti Michelotti - Integrante / Tatiana Emanuelli - Integrante.

  • 2009 - Atual

    INATIVAÇÃO DE ANTINUTRIENTES DE FONTES PROTÉICAS DE ORIGEM VEGETAL PARA ALIMENTAÇÃO DO JUNDIÁ (Rhamdia quelen), Descrição: O objetivo deste trabalho será avaliar diferentes métodos de inativação de compostos antinutricionais sobre a disponibilidade de nutrientes de fontes protéicas de origem vegetal para o jundiá.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciana Valentim Siqueira - Integrante / João Radünz Neto - Coordenador / Alexandra Pretto - Integrante / Lucas Mesquita da Costa Nunes - Integrante / Giovani Taffarel Bergamin - Integrante / Suzete Rossato - Integrante / Marco Aurélio Della Flora - Integrante / Leila Picolli da Silva - Integrante / Suziane Ghedini Martinelli - Integrante / Rafael Lazzari - Integrante / Daniel Maschio - Integrante / Bruna Tomazetti Michelotti - Integrante / Tatiana Emanuelli - Integrante / Ana Betine Bender - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

Classificação entre os 40 melhores trabalhos da 27ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, UFSM.

2012

Aluna oradora da 47ª Turma do curso de Zootecnia da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2016

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2015 - 2015

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à distância, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Tutora à distância da disciplina Etnodesenvolvimento e Mediações Político-culturais do Mundo Rural (DERAD 106) do curso Bacharelado em Desenvolvimento Rural (PLAGEDER) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

  • 2014 - 2015

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à distância, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Tutora à distância da disciplina Agricultura e Sustentabilidade A (DERAD 105) do curso Bacharelado em Desenvolvimento Rural (PLAGEDER) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

  • 2012 - 2012

    Prefeitura Municipal de Santa Maria

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário voluntário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estágio Curricular Obrigatório junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

  • 2011 - 2012

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: Membro de colegiado, Enquadramento Funcional: Representante discente

    Outras informações:
    Membro do Colegiado do Curso de Zootecnia - UFSM, conforme Portaria Nº 146/2010, de 08 de novembro de 2010. Representante Discente.

  • 2011 - 2012

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: Membro de Diretório Acadêmico, Enquadramento Funcional: Representante.

    Outras informações:
    Membro do Diretório Acadêmico de Zootecnia Octávio Domingues - DAZOD.

  • 2010 - 2012

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: Aluno de graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista PROBIC/FAPERGS, Carga horária: 20

  • 2009 - 2010

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: Aluno de graduação, Enquadramento Funcional: Estagiário voluntário, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Estagiário no Laboratório de Piscicultura

  • 2009 - 2009

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: Aluno de graduação, Enquadramento Funcional: Estagiário voluntário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estagiário no Laboratório de microbiologia

  • 2008 - 2008

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: Aluno de graduação, Enquadramento Funcional: Estagiário voluntário, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Estagiário no Laboratório de Bovinocultura de Corte

  • 2018 - 2018

    Universidade de Santa Cruz do Sul

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

    Outras informações:
    Professora do curso de Medicina Veterinária, atuando nas disciplinas de Introdução à Medicina Veterinária, Bioética e Bem-estar Animal e Bioclimatologia Animal.

  • 2017 - 2017

    Universidade de Santa Cruz do Sul

    Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Membro de Comissão Organizadora, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Membro da comissão organizadora do curso de Medicina Veterinária da UNISC.

  • 2017 - Atual

    TopWay English School

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutor de idiomas, Carga horária: 20