Nicole Teixeira Sehnem

Nicole Teixeira Sehnem possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul (2003), mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e doutorado em Biologia Celular e Molecular também pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013).Possui experiência na indústria na empresa Agri Haus do Brasil, em Santa Cruz do Sul, RS. Desenvolveu a dissertação de Mestrado entitulada "Avaliação da capacidade de biodegradação de tebuconazole por isolados microbianos de solos contaminados e de ambientes amazônicos", e tese de Doutorado entitulada "Obtenção e avaliação de linhagens de Saccharomyces cerevisiae e de Wickerhamomyces anomalus com potencial para aplicação na produção de etanol de segunda geração". Atualmente é docente da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), minsitrando disciplinas de Microbiologia de Alimentos e Tecnologia de Alimentos.Também possui experiência em processos fermentativos com ênfase em bioquímica e fisiologia microbiana, biodegradação de xenobióticos, microbiologia aplicada, biologia molecular e cromatografia líquida.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Biologia Celular e Molecular

2009 - 2013

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Obtenção e avaliação de linhagens de Saccharomyces cerevisiae e de Wickerhamomyces anomalus com potencial para aplicação na produção de etanol de segunda geração
Marco Antônio Záchia Ayub. Coorientador: Marcos Antônio de Morais Jr. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Saccharomyces cerevisiae; Wickerhamomyces anomalus; etanol; 5-hidroximetilfurfural; furfural.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Bioquímica dos Microorganismos. Setores de atividade: Atividades profissionais, científicas e técnicas.

Mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente

2007 - 2009

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE BIODEGRADAÇÃO DE TEBUCONAZOLE POR ISOLADOS MICROBIANOS DE SOLOS CONTAMINADOS E DE AMBIENTES AMAZÔNICOS,Ano de Obtenção: 2009
Marco Antônio Záchia Ayub.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: BIODEGRADAÇÃO; TEBUCONAZOLE; TRIAZOL.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.

Graduação em Ciências Biológicas

1999 - 2003

Universidade de Caxias do Sul
Título: Efeito da utilização de sorbitol e celulose e de diferentes fontes de nitrogênio na produção de celulases em Penicillium echinulatum
Orientador: Aldo Jose Pinheiro Dillon

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2013 - 2014

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil. , Grande área: Ciências Biológicas, Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica. , Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Introdução a qPCR: Princípios Básicos e Aplicações. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2011 - 2011

Genômica Voltada a Bioprocessos. (Carga horária: 6h). , Simpósio Nacional de Bioprocessos, SINAFERM, Brasil.

2011 - 2011

Operação do Sistema HPLC. (Carga horária: 16h). , Shimadzu do Brasil Comércio, SBC, Brasil.

2009 - 2009

How to write a good english language paper. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2006 - 2006

Produção Limpa na Indústria. (Carga horária: 11h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Biossergurança, Bioética e Biodireito. (Carga horária: 15h). , Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Biossegurança. (Carga horária: 20h). , Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SEHNEM, N. T. . I SIMPÓSIO DE MICROBIOLOGIA APLICADA. 2007. (Outro).

SEHNEM, N. T. . Viva o Planeta Terra. 1999. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

5º Fórum Docente da FSG. 2017. (Outra).

III Workshop de Biologia Molecular Aplicada à Tecnologia Ambiental- III Biomota. 2015. (Simpósio).

Simpósio Docente da FSG. 2015. (Simpósio).

XVIII Simpósio Nacional de Bioprocessos.Adaptação de Spathaspora arborariae a altas concentrações de compostos furânicos e seu perfil cinético para produção de etanol na presença de 5-hidroximetilfurfural. 2011. (Simpósio).

II Workshop Internacional sobre Microbiologia Ambiental.AVALIAÇÃO DA DIVERSIDADE DE FUNGOS DE SOLOS EXPOSTOS A FUNGICIDAS DO GRUPO DOS TRIAZÓIS E SELEÇÃO DE INDIVÍDUOS RESISTENTES A ESTES XENOB. 2008. (Outra).

VII Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática. 2006. (Seminário).

XIV Simpósio Nacional de fermentações.Produção de celulases por Penicillium echinulatum em meio de cultura contendo lactose. 2003. (Simpósio).

XXIII Reunião de Genética de Microrganismos.Celulase production by Penicillium echinulatum transformants.. 2002. (Outra).

45° Congresso Nacional de Genética. Fusão de protoplastos entre 2 mutantes de Penicillium echinulatum para a produção de celulases. 1999. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: PAULO ROBERTO DALLCORTIVO

SEHNEM, N. T.. Produção de etanol e xilitol por linhagens recombinantes de Saccharomyces cerevisiae e novos isolados de Spathaspora sp a partir de hidrolisados de casca de aveia e soja. 2017. Dissertação (Mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Bruna Favassa Chiot

BONATTO, D.; MARCILIO, N. R.;SEHNEM, N. T.. Desenvolvimento de protocolo para o cultivo de células-tronco em biorreatores de perfusão para a engenharia de tecidos. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Juliana Silva Lemões

BENTO, F. M.;SEHNEM, N. T.; PIZZOLATO, T. M.; SAMIOS, D.. Produção de etanol de segunda geração a partir de Arundo donax L. 2017. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fernanda da Cunha Pereira

RECH, R.; HERTZ, P. F.;SEHNEM, N. T.. Bioconversão de hexoses e pentoses provenientes de biomassas hidrolisadas a etanol por leveduras e utilização de líquidos iônicos no pré-tratamento de materiais lignocelulósicos.. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gisela Cristina Faris Canuto

ZANOTTI, J.;SEHNEM, N. T.. Perfil socioeconômico e de consumo de alimentos orgânicos em frequentadores de uma feira ecológica da cidade de Caxias do Sul. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade da Serra Gaúcha.

Aluno: Franciele Bortolozzo

SEHNEM, N. T.. Fatores associados à glicemia elevada em idosos em um município de pequeno porte no sul do Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade da Serra Gaúcha.

Aluno: Ediana Casagrande

SEHNEM, N. T.. Prevalência e fatores associados à obesidade abdominal em idosos residentes em uma cidade de pequeno porte da serra gaúcha. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade da Serra Gaúcha.

Aluno: Camila Bernart

SEHNEM, N. T.. Comportamento de risco para compulsão alimentar e fatores associados em estudantes universitários do Sul do Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade da Serra Gaúcha.

Aluno: Camila Fongaro

GREGOLETTO, M. L.;SEHNEM, N. T.. Avaliação dos parânetros físico-químicos de sucos de uva produzidos na Serra Gaúcha. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Faculdade da Serra Gaúcha.

Aluno: Nicole Luisa Rech da Silva

SEHNEM, N. T.. A levedura Saccharomyces cerevisiae e suas aplicações: uma revisão da literatura. 2016 - Faculdade da Serra Gaúcha.

Aluno: Sabrina Fochesatto

SEHNEM, N. T.. Mecanismos de resitência bactéria em espécies de Klebsiella spp. 2016.

Aluno: Diego Broch

RITTER, A. C.;SEHNEM, N. T.. Avaliação físico-química, microbiológica e perfil sensorial de cervejas do tipo Pilsen comercializadas na serra gaúcha. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade da Serra Gaúcha.

Aluno: Morgana Campos da Silva

SEHNEM, NICOLE T.; VARELA, Q. D.. Avaliação dos parâmetros físico-químicos dos vinhos tintos e brancos da Serra Gaúcha nas safras de 2014, 2015 e 2016. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade da Serra Gaúcha.

Aluno: Debora da Silva

CRIPPA, L. B.; VARELA, Q. D.;SEHNEM, N. T.. Influência de diferentes cepas de leveduras nas características sensoriais e físico-químicas de vinho Chardonnay. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Faculdade da Serra Gaúcha.

Aluno: Stela Teixeira Bernardi

CRIPPA, L. B.;SEHNEM, N. T.. Presença de vírus entéricos de veculação hídrica em rios e mananciais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Faculdade da Serra Gaúcha.

Aluno: Daiane Lume

CRIPPA, L. B.;SEHNEM, N. T.. Resíduos agropecuários gerados na atividade agrícola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Faculdade da Serra Gaúcha.

Aluno: Anairela Terres

SEHNEM, N. T.; GREGOLETTO, M. L.. Perfil Epidemiológico de Surtos Veiculados por Alimentos no estado do Rio Grande do Sul de 2000 a 2012. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade da Serra Gaúcha.

Aluno: Gabriela Feix Pereira

HERTZ, P. F.;SEHNEM, N. T.. Bioprocessos da produção de goma gelana por Sphingomonas paucimobilis CCT 1899 usando resíduos agro-industriais como substrato de cultivo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia Molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sândra Maria Petry da Silva

SILVA, S. M. P.; BOTELHO, S. S.;SEHNEM, N. T.. Produção de pectinases via cultivo fúngico de resíduo da industrialização de suco de cítrus orgânico.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Carolina Montagner Schmaedecke

SCHMAEDECKE, C. M.; BOTELHO, S. S.; AYUB, MARCO ANTONIO ZACHIA;SEHNEM, N. T.. Produção de ácido gama-poliglutâmico através do aproveitamento do soro de leite e de glicerol residual de biodiesel. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

SEHNEM, N. T.. V Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG. 2017. Faculdade da Serra Gaúcha.

SEHNEM, N. T.. IV Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG. 2016. Faculdade da Serra Gaúcha.

SEHNEM, N. T.. XXV Salão de Iniciação Científica. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

SEHNEM, N. T.. XXV Salão de Iniciação Científica. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

SEHNEM, N. T.. IX Salão de Ensino. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

GERTRUDES CORCAO

MACEDO, A. J.; Bento, F.M.; Ayub, M.A.Z.;CORCAO, G.. AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE BIODEGRADAÇÃO DA TEBUCONAZALE POR ISOLADOS MICROBIANOS DE SOLOS CONTAMINADOS E DOS AMBIENTES AMAZÔNICOS. 2009. Dissertação (Mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Alexandre José Macedo

MACEDO, A. J.; Corção, G.; Bento, F. M.. Biodegradação do fungicida tebuconazole. 2009. Dissertação (Mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Alexandre José Macedo

Macedo, A. J.. Validação de gênes referência em Saccharomyces cerevisiae. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Celular e Molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aldo José Pinheiro Dillon

Dillon, A.J.P. Obtenção e avaliação de linhagens de Saccharomyces cerevisiae e de Wickerhamomyces anomalus com potencial para aplicação na produção de etanol de segunda geração. 2013. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aldo José Pinheiro Dillon

DILLON, Aldo José Pinheiro. Efeito da utilização de sorbitol e celulose e de diferentes fontes de nitrogênio na produção de celulases em Penicillium echinulatum. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade de Caxias do Sul.

Fátima Menezes Bento

BENTO, Fatima Menezes; Corção, G.; Macedo,J.A.. Avaliação Da capacidade de Biodegradação de Tebuconazole por isolados microbianos de Solos Contaminados e de Ambientes Amazônicos. 2009. Dissertação (Mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Karina Vieira Gomes

?Estudos fisiológicos e Genéticos de linhagens de Saccharomyces cerevisiae resistentes a compostos tóxicos oriundos de hidrolisados lignocelulósicos; Início: 2014; Dissertação (Mestrado profissional em Microbiologia Agrícola e do Ambiente) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Patricia Batistel

Micotoxinas em Alimentos; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia Industrial e de Alimentos) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Nicole Teixeira Sehnem;

André Scandolara

Micro-organismos em alimentos embutidos fermentados; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia Industrial e de Alimentos) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Nicole Teixeira Sehnem;

Greizi Provenzi

Contaminações bacterianas em indústrias de aves; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia Industrial e de Alimentos) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Nicole Teixeira Sehnem;

Geruza Fabbris

Contaminação Microbiológica ao Longo do Curso do Arroio Tega em Caxias do Sul-RS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Faculdade da Serra Gaúcha; Orientador: Nicole Teixeira Sehnem;

Caroline Fich

Avaliação da qualidade microbiológica de alimentos em unidades de ensino do Município de Caxias do Sul e aplicação de atividade pedagógica relacionada a Doenças Transmitidas por Alimentos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Faculdade da Serra Gaúcha; Orientador: Nicole Teixeira Sehnem;

Francinne Borges Lodi

Avaliação da contaminação de Staphylococcus aureus em superfícies de bandejas de um shopping da cidade de Caxias do Sul; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Faculdade da Serra Gaúcha; Orientador: Nicole Teixeira Sehnem;

Angela da Silva Machado

Adaptação de Spathaspora arborariae a Altas Concentrações de Compostos Furânicos e seu Perfil Cinético para Produção de Etanol na Presença de 5-Hidroximetilfurfural e Furfural; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Nicole Teixeira Sehnem;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marcos Antonio de Morais Junior

Caracterização da resistência ao 5-hidrometil furfural em Saccharomyces cerevisiae; 2010; Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Marcos Antonio de Morais Junior;

Aldo José Pinheiro Dillon

Efeito da utilização de sorbitol e celulose e de diferentes fontes de nitrogênio na produção de celulases em Penicillium echinulatum; 2003; 33 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade de Caxias do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aldo José Pinheiro Dillon;

Aldo José Pinheiro Dillon

Melhoramento genético de fungos produtores de celulases para a indústria têxtil; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de Caxias do Sul, Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Aldo José Pinheiro Dillon;

Marli Camassola

Cellulase production by Penicillium echinulatum on lactose; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Marli Camassola;

Marco Antônio Záchia Ayub

Avaliação da Capacidade de Biodegradação de Tebuconazole por Isolados Microbianos de Solos Contaminados e de Ambientes Amazônicos; 2009; Dissertação (Mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marco Antonio Zachia Ayub;

Marco Antônio Záchia Ayub

Obtenção e avaliação de linhagens de Saccharomyces cerevisiae e de Wickerhamomyces anomalus com potencial para aplicação na produção de etanol de segunda geração; 2013; Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marco Antonio Zachia Ayub;

Marco Antônio Záchia Ayub

2013; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Marco Antonio Zachia Ayub;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SEHNEM, N. T. ; HICKERT, Lílian Raquel ; DA CUNHA-PEREIRA, FERNANDA ; DE MORAIS, MARCOS ANTONIO ; Ayub, Marco Antônio Záchia . Bioconversion of soybean and rice hull hydrolysates into ethanol and xylitol by furaldehyde-tolerant strains of Saccharomyces cerevisiae, Wickerhamomyces anomalus, and their cofermentations. BIOMASS CONVERSION AND BIOREFINERY , v. 7, p. 199-206, 2017.

  • BÖTTCHER, DAIANA ELISABETH ; SEHNEM, NICOLE T. ; MONTAGNER, FRANCISCO ; FATTURI PAROLO, CLARISSA CAVALCANTI ; GRECCA, FABIANA SOARES . Evaluation of the Effect of Enterococcus faecalis Biofilm on the 2% Chlorhexidine Substantivity: An In Vitro Study. Journal of Endodontics , v. 41, p. 1364-1370, 2015.

  • Sehnem, Nicole Teixeira ; MACHADO, ANGELA DA SILVA ; LEITE, FERNANDA CRISTINA BEZERRA ; PITA, WILL DE BARROS ; MORAIS, MARCOS ANTONIO DE ; Ayub, Marco Antônio Záchia . 5-hydroxymethylfurfural induces ADH7 and ARI1 expression in tolerant industrial Saccharomyces cerevisiae strain P6H9 during bioethanol production. Bioresource Technology , v. 133, p. 190-196, 2013.

  • da Cunha-Pereira, Fernanda ; Hickert, Lilian Raquel ; SEHNEM, N. T. ; de Souza-Cruz, Priscila Brasil ; Rosa, Carlos Augusto ; Ayub, Marco Antônio Záchia . Conversion of sugars present in rice hull hydrolysates into ethanol by Spathaspora arborariae, Saccharomyces cerevisiae, and their co-fermentations. Bioresource Technology , v. 102, p. 4218-4225, 2011.

  • SEHNEM, N. T. ; SOUZA-CRUZ, PRISCILA BRASIL ; PERALBA, M. C. R. ; AYUB, MARCO ANTONIO ZACHIA . Biodegradation Of Tebuconazole By Bacteria Isolated From Contaminated Soils. Journal of Environmental Science and Health. Part B. Pesticides, Food Contaminants, and Agricultural Wastes , v. 45, p. 67-72, 2010.

  • SEHNEM, N. T. ; BITTENCOURT, L. R. ; CAMASSOLA, M. ; DILLON, A. J. P. . Cellulase production by Penicillium echinulatum on lactose.. Applied Microbiology and Biotechnology , v. 72, p. 163-167, 2006.

  • CAMASSOLA, M. ; BITTENCOURT, L. R. ; SEHNEM, N. T. ; ANDREAUS, Jürgen ; DILLON, A. J. P. . Characterization of the Cellulase Complex of Penicillium echinulatum.. Biocatalysis and Biotransformation , London, v. 22, p. 391-396, 2004.

  • Sehnem, Nicole Teixeira . Microbiologia e imunologia. 1. ed. São Paulo: Pearson, 2015.

  • da Cunha-Pereira, Fernanda ; SEHNEM, N. T. ; Hickert, Lilian Raquel . Uma abordagem sobre etanol de segunda geração. In: Tarcisio Dorn de Oliveira. (Org.). Coleção - Educação, Espaço construído e Tecnologias: Reflexões, Desafios e Perspectivas. 1ed.Curitiba - PR: Editora CRV, 2017, v. II, p. 379-394.

  • CHAGAS, M. R. ; FORTES, R. V. ; SEHNEM, N. T. . Avaliação do consumo de queijos e teste afetivo de análise sensorial em três queijos coloniais com diferentes fermentações, oriundos de um laticínio artesanal do distrito de Vila Seca, Caxias do Sul - RS. In: VI Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG, 2018, CAXIAS DO SUL. Anais do VI Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG, 2018.

  • SEHNEM, N. T. ; MACHADO, A. S. ; Rosa, Carlos Augusto ; AYUB, MARCO ANTONIO ZACHIA . Adaptação de Spathaspora Arborariae a altas concentrações de compostos furânicos e seu perfil cinético para produção de etanol na presença de 5-hidroximetilfurfural. In: XVIII Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2011, Caxias do Sul. Anais do XVIII Sinaferm 2011, 2011.

  • SEHNEM, N. T. ; PRICHULA, J. ; SOUZA-CRUZ, PRISCILA BRASIL ; AYUB, MARCO ANTONIO ZACHIA . AVALIAÇÃO DA DIVERSIDADE DE FUNGOS DE SOLOS EXPOSTOS A FUNGICIDAS DO GRUPO DOS TRIAZÓIS E SELEÇÃO DE INDIVÍDUOS RESISTENTES A ESTES XENOBIÓTICOS. In: II Workshop Internacional sobre Microbiologia Ambiental, 2008, Aracaju. Anais do II Workshop Internacional sobre Microbiologia Ambiental, 2008.

  • SEHNEM, N. T. ; PEREIRA, C. O. F. ; SILVEIRA, M. M. ; DILLON, A. J. P. . Produção de celulases em Penicillium echinulatum, utilização de sorbitol e de diferentes fontes de nitrogênio inorgânico. In: Simpósio Nacional de Bioprocessos - SINAFERM, 2005, Recife. CD-Rom do SINAFERM, 2005.

  • SEHNEM, N. T. ; BITTENCOURT, L. R. ; CAMASSOLA, M. ; DILLON, A. J. P. . Produção de celulases por Penicillium echinulatum em meio de cultura contendo lactose.. In: XIV Simpósio Nacional de Fermentações, 2003, Florianópolis. CD-Rom do SINAFERM 2003, 2003.

  • MOMI, A. ; ROSANELLI, A. ; CANONICA, G. ; PELLENZ, L. C. ; MACEDO, L. A. ; SEHNEM, N. T. . Métodos de conservação em ambiente doméstico de tomates. In: VI Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG, 2018, CAXIAS DO SUL. Anais do VI Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG, 2018.

  • ANDELIERI, B. ; BARROS, D. G. ; CATUSSO, F. ; SEHNEM, N. T. . Avaliação microbiológica das instalações de uma organização não governamental no município de Farroupilha RS. In: VI Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG, 2018, CAXIAS DO SUL. Anais do VI Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG, 2018.

  • SEHNEM, N. T. . Isolamento de micro-organismos com potencial para produção de lipases. In: 2º Congresso de Responsabilidade Socioambiental, 2017, Caxias do Sul. Anais do 2º Congresso de Responsabilidade Socioambiental, 2017.

  • DELLOSBEL, R. S. ; DAMIN, B. R. S. ; MOGNON, G. ; GOMES, L. C. ; MARTINOTTO, P. ; SEHNEM, N. T. . Desenvolvimento de produto para intolerantes a lactose: produção de sorvete de goiaba. In: V Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG, 2017, Caxias do Sul. Anais do V Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG, 2017.

  • LAZZARI, G. Z. ; SEHNEM, N. T. . Implantação de um sistema de compostagem doméstica. In: V Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG, 2017, Caxias do Sul. Anais do V Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG, 2017.

  • TRETTO, M. B. ; SANTOS, P. A. ; SEHNEM, N. T. . Centrigo: uma criação para celíacos. In: V Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG, 2017, Caxias do Sul. Anais do V Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG, 2017.

  • MACHADO, L. C. ; FORTES, R. V. ; SEHNEM, N. T. . Análise do índice de acidez e acidez em ácido oleico em três produtos a base de azeite comercializados no Brasil: dois azeites de oliva extra virgem e um óleo misto. In: V Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG, 2017, Caxias do Sul. Anais do V Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG, 2017.

  • SANTOS, G. L. S. ; SEHNEM, N. T. . DESENVOLVIMENTO DE UM SALGADINHO DE GRÃO DE BICO. In: V Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG, 2017, Caxias do Sul. Anais do V Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG, 2017.

  • GREGOL, L. Z. ; PECANHA, J. C. ; TARTARI, L. ; SEHNEM, N. T. . ANALISE DA QUALIDADE DA AGUA DE UM CORREGO DO INTERIOR DA CIDADE DE FARROUPILHA - RS. In: V Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG, 2017, Caxias do Sul. Anais do V Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG, 2017.

  • SEHNEM, N. T. . Análise microbiológica de esponja de limpeza utilizadas em locais de manipulação de alimentos. In: IV Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG, 2016, Caxias do Sul. Anais do IV Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG, 2016.

  • SEHNEM, N. T. . Análise microbiológica de micro-ondas utilizado em locais de manipulação de alimentos. In: IV Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG, 2016, Caxias do Sul. Anais do IV Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG, 2016.

  • SEHNEM, N. T. . Avaliação microbiológica das mãos com manipuladores de alimentos em Caxias do Sul - RS. In: IV Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG, 2016, Caxias do Sul. Anais do IV Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG, 2016.

  • SEHNEM, N. T. . Potencial biotecnológico do Kefir. In: IV Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG, 2016, Caxias do Sul. Anais do IV Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG, 2016.

  • SEHNEM, N. T. . Análise microbiológica da merenda escolar disponibilizada pela rede municipal de Caxias do Sul/RS. In: IV Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG, 2016, Caxias do Sul. Anais do IV Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG, 2016.

  • SEHNEM, N. T. . Salmonella sp - o perigo veiculado a alimentos. In: IV Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG, 2016, Caxias do Sul. Anais do IV Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG, 2016.

  • SEHNEM, N. T. . Avaliação da umidade, cinzas e proteínas em folhas e caule de Ora-pro-nóbis (Pereksia grandifolia Haworth). In: IV Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG, 2016, Caxias do Sul. Anais do IV Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG, 2016.

  • SEHNEM, N. T. . Doenças transmitidas por alimentos: agente causador Staphylococcus aureus. In: IV Congresso de Pesquisa e Extensão FSG, 2016, Caxias do Sul. Anais do IV Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG, 2016.

  • CORDEIRO, P. S. ; SEHNEM, N. T. . Análise de Produtos Dietéticos. In: 3º Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG, 2015, Caxias do Sul. Congresso de Pesquisa e Extensão, 2015.

  • PRICHULA, J. ; Sehnem, Nicole Teixeira ; SOUZA-CRUZ, PRISCILA BRASIL ; AYUB, MARCO ANTONIO ZACHIA . Avaliação da capacidade de biodegradação de tebuconazole por consórcios bacterianos isolados de solos contaminados por triazóis.. In: XXI Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2009, Porto Alegre. XXI Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2009.

  • PRICHULA, J. ; Sehnem, Nicole Teixeira ; SOUZA-CRUZ, PRISCILA BRASIL ; AYUB, MARCO ANTONIO ZACHIA . DIVERSIDADE E RESISTÊNCIA DE FUNGOS ISOLADOS DE SOLOS EXOSTOS A FUNGICIDAS DO GRUPO DOS TRIAZÓIS. In: XX Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2008, Porto Alegre. XX Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2008.

  • MARTINBIANCO, F. ; SEHNEM, N. T. ; AYUB, MARCO ANTONIO ZACHIA . Utilização de Lactobacillus lactis e Hanseniaspora uvarum na panificação. In: XX Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2008, Porto Alegre. XX Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2008.

  • PRICHULA, J. ; SEHNEM, N. T. ; SOUZA-CRUZ, PRISCILA BRASIL ; AYUB, MARCO ANTONIO ZACHIA . Avaliação de Diferentes Técnicas de Extração de Microrganismos de Solos Expostos a Fungicidas do Grupo dos Triazóis. In: IXX Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2007, Porto Alegre. IXX Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2007.

  • DILLON, A. J. P. ; SILVEIRA, M. M. ; SOUZA, B. L. P. ; TRENTIN, F. ; CAMASSOLA, M. ; Sehnem, Nicole Teixeira ; BITTENCOURT, L. R. . Manipulação de Penicillium echinulatum visando a indústria têxtil. In: V Simpósio de Ciência e Tecnologia, 2004, Caxias do Sul. V Simpósio de Ciência e Tecnologia, 2004.

  • SEHNEM, N. T. ; VELHO, T. A. F. ; AZEVEDO, M. O. ; DILLON, A. J. P. . Celulase production by Penicillium echinulatum transformants.. In: XXIII Reunião de Genética de Microrganismos, 2002, Pirenópolis - GO. Programas e Resumos da XXIII Reunião de Genética de Microrganismos, 2002. p. 89-89.

  • SEHNEM, N. T. ; DILLON, A. J. P. . Obtenção de mutantes parcialmente desreprimidos para a produção de celulases em Penicillium echinulatum destinados à indústria têxtil. In: X Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS, 2002, Caxias do Sul. X Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS, 2002.

  • VERDI, M. E. R. ; PASINATO, G. A. ; FONTANELLA, A. C. ; Ceconello, D. ; BOLDO, J. T. ; PEREIRA, R. ; TONETT, B. ; RUSHEL, D. B. ; SILVA, L. R. V. ; SEHNEM, N. T. ; RIBEIRO, T. S. ; DALFOVO, V. ; BERNARDI, L. ; SANTOS, L. . Organização e aplicação de CD-Rom de temas específicos na área de ciências biológicas do ensino médio e análise de aprendizagens,. In: X Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS, 2002. X Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS, 2002.

  • SEHNEM, N. T. ; DILLON, A. J. P. . Estudos de produção de celulases em linhagens de Penicillium echinulatum transformadas com o gene BGL1 de Trichoderma reesei. In: IX Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS, 2001, Caxias do Sul. IX Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS, 2001.

  • DILLON, A. J. P. ; HENRIQUES, J. A. P. ; ZORGI, C. ; ROCHA, R. S. ; SEHNEM, N. T. . Fusão de protoplastos tentre 2 mutantes de Penicillium echinulatum para a produção de celulases. In: 45° Congresso Nacional de Genética, 1999, Gramado - RS. Genetics and Molecular Biology, 1999. v. 22. p. 402-402.

  • Sehnem, Nicole Teixeira . Microbiologia de Alimentos - Aspectos Introdutórios. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Sehnem, Nicole Teixeira . Áreas de aplicação da microbiologia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Sehnem, Nicole Teixeira . Anatomia funcional de células procarióticas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Sehnem, Nicole Teixeira . Segurança em laboratório de microbiologia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Sehnem, Nicole Teixeira . Práticas em Microbiologia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Sehnem, Nicole Teixeira . Crescimento Microbiano. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Sehnem, Nicole Teixeira . Introdução à Bioquímica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Sehnem, Nicole Teixeira . Genética Microbiana. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Sehnem, Nicole Teixeira . Bioenergética em Bioquímica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Sehnem, Nicole Teixeira . Importância da Água em Sistemas Biológicos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Sehnem, Nicole Teixeira . Aminoácidos em Bioquímica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Sehnem, Nicole Teixeira . Proteínas em Bioquímica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Sehnem, Nicole Teixeira . Alimentos orgÂnicos: impactos do uso de agrotóxicos tradicionais na qualidade de alimentos e a aplicação de substâncias alternativas na agricultura. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Sehnem, Nicole Teixeira . Fungos aplicados na indústira de alimentos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Sehnem, Nicole Teixeira . Produção de Bioetanol: Primeira, Segunda e Terceira Geração.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Sehnem, Nicole Teixeira . Alimentos Orgânicos: Impactos no Uso de Agrotóxicos Tradicionais na Qualidade de Alimentos e a Aplicação de Substâncias Alternativas na Agricultura.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Sehnem, Nicole Teixeira . Genética Microbiana.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Sehnem, Nicole Teixeira . Organismos Geneticamente Modificados. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Sehnem, Nicole Teixeira . Fungos em alimentos: Aplicações, Propriedades e Riscos.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Sehnem, Nicole Teixeira . Microrganismos como agentes em processos de biotransformação de matérias-primas.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Sehnem, Nicole Teixeira . Reino Fungi: caracterização, classificação, presença em alimentos e suas aplicações.,. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Sehnem, Nicole Teixeira ; CERQUEIRA, V. ; PASSOS, C. . Biorremediação e Biodegradação de Resíduos Industriais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SEHNEM, N. T. . Elaboração de questões de Ciências da Natureza para processo seletivo em 2/05/2017. 2017. (Elaboração de questões para vertibular).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2015 - 2016

    : Insumo biológico para agricultura Elaboração de um produto composto por células do microrganismo Paecilomyces sp. para o controle da cochonilha pérola-da-terra, Eurhizococcus brasiliensis (Hempel, 1922) e de fitonematoide do gênero Meloidogyne sp, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Aldo José Pinheiro Dillon em 05/02/2016., Descrição: A cadeia da uva de mesa e do vinho, entre outros fatores, é dependente da produção de uvas sadias e de vinhedos produtivos, sendo o controle de doenças e pragas um dos desafios para o êxito desta atividade comercial, que correspondeu no Brasil, em 2012, a uma produção de 1.455.809 toneladas. Atualmente, entre as principais pragas da videira está a cochonilha conhecida como pérola-da-terra, Eurhizococcus brasiliensis, que apresenta hábito subterrâneo, exercendo sucção contínua da seiva e injeção de toxinas nas raízes, levando a lesões radiculares. Estas são também portas para desenvolvimento de doenças causadas por fungos, terminando por provocar definhamento progressivo da videira, com redução da produção e morte das plantas. No presente, mesmo utilizando agroquímicos considerados como venenos, não é possível o controle da doença. Alternativamente, pesquisas em laboratório tem mostrado que isolados do fungo Paecilomyces tem capacidade de inibir o desenvolvimento deste inseto, sendo que este mesmo fungo já tem reconhecimento para a sua utilização em controle biológico do fitonematoides Melodoygine sp. Entretanto, para que se obter um produto comercial a base de Paecilomyces sp as faz necessário de que unidades de propagação deste fungo sejam produzidas a custos que possam ser absorvidos pelo produtor e que apresentem eficiência a campo. Neste contexto, a Dillon Biotecnologia Ltda, uma empresa com propósito de desenvolver tecnologias de baixo impacto e atender as comunidades locais, incubada na ITEC-Caxias do Sul, encaminhou e aprovou um projeto para os mesmos objetivos junto ao TECNOVA. Quando dá implementação deste projeto, prevista para setembro, estará sendo contratada uma mestre em Biotecnologia. No presente edital do RHAE a empresa está encaminhando parte do projeto para obter fundos visando a contratação de mais uma pesquisadora, especificamente uma mestre em Biotecnologia, além de 2 estudantes de graduação em área afins para apoio técnico. O projeto tem o objetivo de desenvolver e comercializar um produto a base de Paecylomyces sp, para o controle de pérola-da-terra da videira, que adicionalmente, possui o potencial de ser direcionado para o controle de fitonematóide, tratando-se de um insumo orgânico para sistemas de produção agroecológica e de manejo integrado.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Nicole Teixeira Sehnem - Integrante / Aldo José Pinheiro Dillon - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    : Insumo biológico para agricultura Elaboração de um produto composto por células do microrganismo Paecilomyces sp. para o controle da cochonilha pérola-da-terra, Eurhizococcus brasiliensis (Hempel, 1922) e de fitonematoide do gênero Meloidogyne sp, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Aldo José Pinheiro Dillon em 05/02/2016., Descrição: A cadeia da uva de mesa e do vinho, entre outros fatores, é dependente da produção de uvas sadias e de vinhedos produtivos, sendo o controle de doenças e pragas um dos desafios para o êxito desta atividade comercial, que correspondeu no Brasil, em 2012, a uma produção de 1.455.809 toneladas. Atualmente, entre as principais pragas da videira está a cochonilha conhecida como pérola-da-terra, Eurhizococcus brasiliensis, que apresenta hábito subterrâneo, exercendo sucção contínua da seiva e injeção de toxinas nas raízes, levando a lesões radiculares. Estas são também portas para desenvolvimento de doenças causadas por fungos, terminando por provocar definhamento progressivo da videira, com redução da produção e morte das plantas. No presente, mesmo utilizando agroquímicos considerados como venenos, não é possível o controle da doença. Alternativamente, pesquisas em laboratório tem mostrado que isolados do fungo Paecilomyces tem capacidade de inibir o desenvolvimento deste inseto, sendo que este mesmo fungo já tem reconhecimento para a sua utilização em controle biológico do fitonematoides Melodoygine sp. Entretanto, para que se obter um produto comercial a base de Paecilomyces sp as faz necessário de que unidades de propagação deste fungo sejam produzidas a custos que possam ser absorvidos pelo produtor e que apresentem eficiência a campo. Neste contexto, a Dillon Biotecnologia Ltda, uma empresa com propósito de desenvolver tecnologias de baixo impacto e atender as comunidades locais, incubada na ITEC-Caxias do Sul, encaminhou e aprovou um projeto para os mesmos objetivos junto ao TECNOVA. Quando dá implementação deste projeto, prevista para setembro, estará sendo contratada uma mestre em Biotecnologia. No presente edital do RHAE a empresa está encaminhando parte do projeto para obter fundos visando a contratação de mais uma pesquisadora, especificamente uma mestre em Biotecnologia, além de 2 estudantes de graduação em área afins para apoio técnico. O projeto tem o objetivo de desenvolver e comercializar um produto a base de Paecylomyces sp, para o controle de pérola-da-terra da videira, que adicionalmente, possui o potencial de ser direcionado para o controle de fitonematóide, tratando-se de um insumo orgânico para sistemas de produção agroecológica e de manejo integrado.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Nicole Teixeira Sehnem - Integrante / Aldo José Pinheiro Dillon - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    : Insumo biológico para agricultura Elaboração de um produto composto por células do microrganismo Paecilomyces sp. para o controle da cochonilha pérola-da-terra, Eurhizococcus brasiliensis (Hempel, 1922) e de fitonematoide do gênero Meloidogyne sp, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Aldo José Pinheiro Dillon em 05/02/2016., Descrição: A cadeia da uva de mesa e do vinho, entre outros fatores, é dependente da produção de uvas sadias e de vinhedos produtivos, sendo o controle de doenças e pragas um dos desafios para o êxito desta atividade comercial, que correspondeu no Brasil, em 2012, a uma produção de 1.455.809 toneladas. Atualmente, entre as principais pragas da videira está a cochonilha conhecida como pérola-da-terra, Eurhizococcus brasiliensis, que apresenta hábito subterrâneo, exercendo sucção contínua da seiva e injeção de toxinas nas raízes, levando a lesões radiculares. Estas são também portas para desenvolvimento de doenças causadas por fungos, terminando por provocar definhamento progressivo da videira, com redução da produção e morte das plantas. No presente, mesmo utilizando agroquímicos considerados como venenos, não é possível o controle da doença. Alternativamente, pesquisas em laboratório tem mostrado que isolados do fungo Paecilomyces tem capacidade de inibir o desenvolvimento deste inseto, sendo que este mesmo fungo já tem reconhecimento para a sua utilização em controle biológico do fitonematoides Melodoygine sp. Entretanto, para que se obter um produto comercial a base de Paecilomyces sp as faz necessário de que unidades de propagação deste fungo sejam produzidas a custos que possam ser absorvidos pelo produtor e que apresentem eficiência a campo. Neste contexto, a Dillon Biotecnologia Ltda, uma empresa com propósito de desenvolver tecnologias de baixo impacto e atender as comunidades locais, incubada na ITEC-Caxias do Sul, encaminhou e aprovou um projeto para os mesmos objetivos junto ao TECNOVA. Quando dá implementação deste projeto, prevista para setembro, estará sendo contratada uma mestre em Biotecnologia. No presente edital do RHAE a empresa está encaminhando parte do projeto para obter fundos visando a contratação de mais uma pesquisadora, especificamente uma mestre em Biotecnologia, além de 2 estudantes de graduação em área afins para apoio técnico. O projeto tem o objetivo de desenvolver e comercializar um produto a base de Paecylomyces sp, para o controle de pérola-da-terra da videira, que adicionalmente, possui o potencial de ser direcionado para o controle de fitonematóide, tratando-se de um insumo orgânico para sistemas de produção agroecológica e de manejo integrado.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Nicole Teixeira Sehnem - Integrante / Aldo José Pinheiro Dillon - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    : Insumo biológico para agricultura Elaboração de um produto composto por células do microrganismo Paecilomyces sp. para o controle da cochonilha pérola-da-terra, Eurhizococcus brasiliensis (Hempel, 1922) e de fitonematoide do gênero Meloidogyne sp, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Aldo José Pinheiro Dillon em 05/02/2016., Descrição: A cadeia da uva de mesa e do vinho, entre outros fatores, é dependente da produção de uvas sadias e de vinhedos produtivos, sendo o controle de doenças e pragas um dos desafios para o êxito desta atividade comercial, que correspondeu no Brasil, em 2012, a uma produção de 1.455.809 toneladas. Atualmente, entre as principais pragas da videira está a cochonilha conhecida como pérola-da-terra, Eurhizococcus brasiliensis, que apresenta hábito subterrâneo, exercendo sucção contínua da seiva e injeção de toxinas nas raízes, levando a lesões radiculares. Estas são também portas para desenvolvimento de doenças causadas por fungos, terminando por provocar definhamento progressivo da videira, com redução da produção e morte das plantas. No presente, mesmo utilizando agroquímicos considerados como venenos, não é possível o controle da doença. Alternativamente, pesquisas em laboratório tem mostrado que isolados do fungo Paecilomyces tem capacidade de inibir o desenvolvimento deste inseto, sendo que este mesmo fungo já tem reconhecimento para a sua utilização em controle biológico do fitonematoides Melodoygine sp. Entretanto, para que se obter um produto comercial a base de Paecilomyces sp as faz necessário de que unidades de propagação deste fungo sejam produzidas a custos que possam ser absorvidos pelo produtor e que apresentem eficiência a campo. Neste contexto, a Dillon Biotecnologia Ltda, uma empresa com propósito de desenvolver tecnologias de baixo impacto e atender as comunidades locais, incubada na ITEC-Caxias do Sul, encaminhou e aprovou um projeto para os mesmos objetivos junto ao TECNOVA. Quando dá implementação deste projeto, prevista para setembro, estará sendo contratada uma mestre em Biotecnologia. No presente edital do RHAE a empresa está encaminhando parte do projeto para obter fundos visando a contratação de mais uma pesquisadora, especificamente uma mestre em Biotecnologia, além de 2 estudantes de graduação em área afins para apoio técnico. O projeto tem o objetivo de desenvolver e comercializar um produto a base de Paecylomyces sp, para o controle de pérola-da-terra da videira, que adicionalmente, possui o potencial de ser direcionado para o controle de fitonematóide, tratando-se de um insumo orgânico para sistemas de produção agroecológica e de manejo integrado.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Nicole Teixeira Sehnem - Integrante / Aldo José Pinheiro Dillon - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    : Insumo biológico para agricultura Elaboração de um produto composto por células do microrganismo Paecilomyces sp. para o controle da cochonilha pérola-da-terra, Eurhizococcus brasiliensis (Hempel, 1922) e de fitonematoide do gênero Meloidogyne sp, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Aldo José Pinheiro Dillon em 05/02/2016., Descrição: A cadeia da uva de mesa e do vinho, entre outros fatores, é dependente da produção de uvas sadias e de vinhedos produtivos, sendo o controle de doenças e pragas um dos desafios para o êxito desta atividade comercial, que correspondeu no Brasil, em 2012, a uma produção de 1.455.809 toneladas. Atualmente, entre as principais pragas da videira está a cochonilha conhecida como pérola-da-terra, Eurhizococcus brasiliensis, que apresenta hábito subterrâneo, exercendo sucção contínua da seiva e injeção de toxinas nas raízes, levando a lesões radiculares. Estas são também portas para desenvolvimento de doenças causadas por fungos, terminando por provocar definhamento progressivo da videira, com redução da produção e morte das plantas. No presente, mesmo utilizando agroquímicos considerados como venenos, não é possível o controle da doença. Alternativamente, pesquisas em laboratório tem mostrado que isolados do fungo Paecilomyces tem capacidade de inibir o desenvolvimento deste inseto, sendo que este mesmo fungo já tem reconhecimento para a sua utilização em controle biológico do fitonematoides Melodoygine sp. Entretanto, para que se obter um produto comercial a base de Paecilomyces sp as faz necessário de que unidades de propagação deste fungo sejam produzidas a custos que possam ser absorvidos pelo produtor e que apresentem eficiência a campo. Neste contexto, a Dillon Biotecnologia Ltda, uma empresa com propósito de desenvolver tecnologias de baixo impacto e atender as comunidades locais, incubada na ITEC-Caxias do Sul, encaminhou e aprovou um projeto para os mesmos objetivos junto ao TECNOVA. Quando dá implementação deste projeto, prevista para setembro, estará sendo contratada uma mestre em Biotecnologia. No presente edital do RHAE a empresa está encaminhando parte do projeto para obter fundos visando a contratação de mais uma pesquisadora, especificamente uma mestre em Biotecnologia, além de 2 estudantes de graduação em área afins para apoio técnico. O projeto tem o objetivo de desenvolver e comercializar um produto a base de Paecylomyces sp, para o controle de pérola-da-terra da videira, que adicionalmente, possui o potencial de ser direcionado para o controle de fitonematóide, tratando-se de um insumo orgânico para sistemas de produção agroecológica e de manejo integrado.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Nicole Teixeira Sehnem - Integrante / Aldo José Pinheiro Dillon - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    : Insumo biológico para agricultura Elaboração de um produto composto por células do microrganismo Paecilomyces sp. para o controle da cochonilha pérola-da-terra, Eurhizococcus brasiliensis (Hempel, 1922) e de fitonematoide do gênero Meloidogyne sp, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Aldo José Pinheiro Dillon em 05/02/2016., Descrição: A cadeia da uva de mesa e do vinho, entre outros fatores, é dependente da produção de uvas sadias e de vinhedos produtivos, sendo o controle de doenças e pragas um dos desafios para o êxito desta atividade comercial, que correspondeu no Brasil, em 2012, a uma produção de 1.455.809 toneladas. Atualmente, entre as principais pragas da videira está a cochonilha conhecida como pérola-da-terra, Eurhizococcus brasiliensis, que apresenta hábito subterrâneo, exercendo sucção contínua da seiva e injeção de toxinas nas raízes, levando a lesões radiculares. Estas são também portas para desenvolvimento de doenças causadas por fungos, terminando por provocar definhamento progressivo da videira, com redução da produção e morte das plantas. No presente, mesmo utilizando agroquímicos considerados como venenos, não é possível o controle da doença. Alternativamente, pesquisas em laboratório tem mostrado que isolados do fungo Paecilomyces tem capacidade de inibir o desenvolvimento deste inseto, sendo que este mesmo fungo já tem reconhecimento para a sua utilização em controle biológico do fitonematoides Melodoygine sp. Entretanto, para que se obter um produto comercial a base de Paecilomyces sp as faz necessário de que unidades de propagação deste fungo sejam produzidas a custos que possam ser absorvidos pelo produtor e que apresentem eficiência a campo. Neste contexto, a Dillon Biotecnologia Ltda, uma empresa com propósito de desenvolver tecnologias de baixo impacto e atender as comunidades locais, incubada na ITEC-Caxias do Sul, encaminhou e aprovou um projeto para os mesmos objetivos junto ao TECNOVA. Quando dá implementação deste projeto, prevista para setembro, estará sendo contratada uma mestre em Biotecnologia. No presente edital do RHAE a empresa está encaminhando parte do projeto para obter fundos visando a contratação de mais uma pesquisadora, especificamente uma mestre em Biotecnologia, além de 2 estudantes de graduação em área afins para apoio técnico. O projeto tem o objetivo de desenvolver e comercializar um produto a base de Paecylomyces sp, para o controle de pérola-da-terra da videira, que adicionalmente, possui o potencial de ser direcionado para o controle de fitonematóide, tratando-se de um insumo orgânico para sistemas de produção agroecológica e de manejo integrado.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Nicole Teixeira Sehnem - Integrante / Aldo José Pinheiro Dillon - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    : Insumo biológico para agricultura Elaboração de um produto composto por células do microrganismo Paecilomyces sp. para o controle da cochonilha pérola-da-terra, Eurhizococcus brasiliensis (Hempel, 1922) e de fitonematoide do gênero Meloidogyne sp, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Aldo José Pinheiro Dillon em 05/02/2016., Descrição: A cadeia da uva de mesa e do vinho, entre outros fatores, é dependente da produção de uvas sadias e de vinhedos produtivos, sendo o controle de doenças e pragas um dos desafios para o êxito desta atividade comercial, que correspondeu no Brasil, em 2012, a uma produção de 1.455.809 toneladas. Atualmente, entre as principais pragas da videira está a cochonilha conhecida como pérola-da-terra, Eurhizococcus brasiliensis, que apresenta hábito subterrâneo, exercendo sucção contínua da seiva e injeção de toxinas nas raízes, levando a lesões radiculares. Estas são também portas para desenvolvimento de doenças causadas por fungos, terminando por provocar definhamento progressivo da videira, com redução da produção e morte das plantas. No presente, mesmo utilizando agroquímicos considerados como venenos, não é possível o controle da doença. Alternativamente, pesquisas em laboratório tem mostrado que isolados do fungo Paecilomyces tem capacidade de inibir o desenvolvimento deste inseto, sendo que este mesmo fungo já tem reconhecimento para a sua utilização em controle biológico do fitonematoides Melodoygine sp. Entretanto, para que se obter um produto comercial a base de Paecilomyces sp as faz necessário de que unidades de propagação deste fungo sejam produzidas a custos que possam ser absorvidos pelo produtor e que apresentem eficiência a campo. Neste contexto, a Dillon Biotecnologia Ltda, uma empresa com propósito de desenvolver tecnologias de baixo impacto e atender as comunidades locais, incubada na ITEC-Caxias do Sul, encaminhou e aprovou um projeto para os mesmos objetivos junto ao TECNOVA. Quando dá implementação deste projeto, prevista para setembro, estará sendo contratada uma mestre em Biotecnologia. No presente edital do RHAE a empresa está encaminhando parte do projeto para obter fundos visando a contratação de mais uma pesquisadora, especificamente uma mestre em Biotecnologia, além de 2 estudantes de graduação em área afins para apoio técnico. O projeto tem o objetivo de desenvolver e comercializar um produto a base de Paecylomyces sp, para o controle de pérola-da-terra da videira, que adicionalmente, possui o potencial de ser direcionado para o controle de fitonematóide, tratando-se de um insumo orgânico para sistemas de produção agroecológica e de manejo integrado.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Nicole Teixeira Sehnem - Integrante / Aldo José Pinheiro Dillon - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    : Insumo biológico para agricultura Elaboração de um produto composto por células do microrganismo Paecilomyces sp. para o controle da cochonilha pérola-da-terra, Eurhizococcus brasiliensis (Hempel, 1922) e de fitonematoide do gênero Meloidogyne sp, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Aldo José Pinheiro Dillon em 05/02/2016., Descrição: A cadeia da uva de mesa e do vinho, entre outros fatores, é dependente da produção de uvas sadias e de vinhedos produtivos, sendo o controle de doenças e pragas um dos desafios para o êxito desta atividade comercial, que correspondeu no Brasil, em 2012, a uma produção de 1.455.809 toneladas. Atualmente, entre as principais pragas da videira está a cochonilha conhecida como pérola-da-terra, Eurhizococcus brasiliensis, que apresenta hábito subterrâneo, exercendo sucção contínua da seiva e injeção de toxinas nas raízes, levando a lesões radiculares. Estas são também portas para desenvolvimento de doenças causadas por fungos, terminando por provocar definhamento progressivo da videira, com redução da produção e morte das plantas. No presente, mesmo utilizando agroquímicos considerados como venenos, não é possível o controle da doença. Alternativamente, pesquisas em laboratório tem mostrado que isolados do fungo Paecilomyces tem capacidade de inibir o desenvolvimento deste inseto, sendo que este mesmo fungo já tem reconhecimento para a sua utilização em controle biológico do fitonematoides Melodoygine sp. Entretanto, para que se obter um produto comercial a base de Paecilomyces sp as faz necessário de que unidades de propagação deste fungo sejam produzidas a custos que possam ser absorvidos pelo produtor e que apresentem eficiência a campo. Neste contexto, a Dillon Biotecnologia Ltda, uma empresa com propósito de desenvolver tecnologias de baixo impacto e atender as comunidades locais, incubada na ITEC-Caxias do Sul, encaminhou e aprovou um projeto para os mesmos objetivos junto ao TECNOVA. Quando dá implementação deste projeto, prevista para setembro, estará sendo contratada uma mestre em Biotecnologia. No presente edital do RHAE a empresa está encaminhando parte do projeto para obter fundos visando a contratação de mais uma pesquisadora, especificamente uma mestre em Biotecnologia, além de 2 estudantes de graduação em área afins para apoio técnico. O projeto tem o objetivo de desenvolver e comercializar um produto a base de Paecylomyces sp, para o controle de pérola-da-terra da videira, que adicionalmente, possui o potencial de ser direcionado para o controle de fitonematóide, tratando-se de um insumo orgânico para sistemas de produção agroecológica e de manejo integrado.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Nicole Teixeira Sehnem - Integrante / Aldo José Pinheiro Dillon - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Faculdade da Serra Gaúcha. , Rua Os Dezoito do Forte - 2366, Centro, 95020472 - Caxias do Sul, RS - Brasil, Telefone: (54) 21016000

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Faculdade da Serra Gaúcha

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Professor das Disciplinas de Microbiologia de Alimentos e Parasitologia e Tecnologia de Alimentos para o curso de Nutrição. Professora de Microbiologia e Toxicologia Ambiental para Engenharia Ambiental. Professora de Bioquímica Geral para Fisioterapia.

    Atividades

    • 08/2016

      Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia, Ecologia e Evolução

    • 03/2015

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia e Toxicologia Ambiental

    • 03/2015

      Ensino, EAD, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Multidisciplinar

    • 08/2014

      Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia, Tecnologia de Alimentos

  • 2013 - 2013

    Universidade do Oeste de Santa Catarina

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

    Atividades

    • 08/2013 - 09/2013

      Ensino, Microbiologia Industrial e de Alimentos, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Processos Fermentativos

  • 2013 - 2014

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Bolsa para Desenvolvimento Tecnológico e Industrial entitulado "Laboratório Analítico e de Desenvolvimento Multiusuário do Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos" Este projeto visa o aprimoramento da capacidade analítica que permita a evolução das pesquisas realizadas no âmbito do Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos no sentido de aprofundar os conhecimentos atualmente desenvolvidos. O objetivo é desenvolver metodologias analíticas em pesquisas em alimentos que envolvam cromatografia líquida, cromatografia gasosa e espectrometria de massas.

  • 2009 - 2013

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Estudante de doutorado, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2007 - 2009

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Estudante de mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 10/2013 - 03/2014

      Extensão universitária , Instituto de Ciência e Tecnologia dos Alimentos, .,Atividade de extensão realizada, Pesquisa em produção de biomassa por microrganismos..

    • 06/2013 - 08/2013

      Extensão universitária , Instituto de Ciência e Tecnologia dos Alimentos, .,Atividade de extensão realizada, Desenvolvimento de pesquisa pra avaliação de leveduras quanto à resistência a etanol..

    • 01/2012

      Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Microbiologia de Alimentos

    • 01/2012 - 03/2012

      Extensão universitária , Instituto de Ciência e Tecnologia dos Alimentos, .,Atividade de extensão realizada, Desenvolvimento de pesquisa para a produção de Etanol.

  • 2005 - 2007

    Agri Haus do Brasil

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bióloga, Carga horária: 44

    Outras informações:
    Pesquisa e controle de qualidade do produto Agrotrich.

  • 2015 - 2016

    DILLON BIOTECNOLOGIA LTDA ME

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista

    Outras informações:
    Projeto Insumo para agricultura ? Desenvolvimento de um produto para o controle de pérola-da-terra a base de microrganismo Paecilomyces sp. BOLSISTA SET-F PROGRAMA ESPECIAL RHAE-INOVACAO