Clarice Medeiros

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009); Mestrado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012); Especialista em Psicologia Clinica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RIO) (2013). Doutora em Psicologia Clinica Pontifícia Universidade Católica (PUC-RIO) (2019)

Informações coletadas do Lattes em 05/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Psicologia Clínica

2015 - 2019

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: A dor na clínica psicanalítica
Maria Isabel Fortes. Palavras-chave: dor; trauma; lesão; psicanálise.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica

2010 - 2012

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O lugar do analista: impasses e implicações a partir de Freud e Lacan,Ano de Obtenção: 2012
Fernanda Costa Moura.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Psicologia Clínica

2011 - 2013

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: O analista em presença
Orientador: Maria da Glória Schwab Sadala

Graduação em Psicologia

2004 - 2009

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Do discurso médico ao sujeito: o lugar da psicanálise
Orientador: Fernanda Costa Moura

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

A criança diante da morte: abordagem terapêutica e escuta clínica do luto. (Carga horária: 8h). , Pollen - Clínica e Centro de Estudos, POLLEN, Brasil.

2016 - 2016

Ampliando o olhar sobre os cuidados e necessidades da criança de 0 a 3 anos. (Carga horária: 32h). , Maternelle, MATERNELLE, Brasil.

2013 - 2014

Formação em Psicologia Esportiva. (Carga horária: 62h). , Associação Paulista de Psicologia do Esporte, APPEE/CEPPE, Brasil.

2013 - 2014

Formação em Psicologia do Esporte. (Carga horária: 36h). , Consultoria, Estudo e Pesquisa da Psicologia do Esporte, CEPPE, Brasil.

2013 - 2013

Psicanálise e reabilitação física. , Associação Fluminense de Reabilitação, AFR, Brasil.

2013 - 2013

Psicologia na Iniciação Esportiva. (Carga horária: 30h). , Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte, LEPESPE, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Impasse e estratégia: abordagem do abuso de drogas. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro/Instituto de Psiquiatria, UFRJ/IPUB, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Transtornos alimentares:obesidade,anorexia,bulimia. (Carga horária: 48h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

2008 - 2008

Atualização em temas de hospital geral. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanalise.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Esporte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MEDEIROS, C. . XVI JORNADA DO SPA E XVI ENCONTRO DE EX-ALUNOS. 2019. (Outro).

LACERDA, A. ; MEDEIROS, C. ; FILGUEIRAS, A. ; Wolff, A. ; GARCIA, R. P. ; ZAREMBA, R. S. . III ENCONTRO DE PSICÓLOGOS DO ESPORTE DO RIO DE JANEIRO. 2018. (Outro).

Sadala, G. ; Simões, C. ; MEDEIROS, C. . IV JORNADA SÓCIO E CLÍNICO INSTITUCIONAL, XIII ENCONTRO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM PSICANÁLISE, SAÚDE E SOCIEDADE E VI JORNADA DO DOUTORADO EM PSICANÁLISE, SAÚDE E SOCIEDADE. 2018. (Outro).

MEDEIROS, C. . XV JORNADA DO SPA e XV ENCONTRO DE EX-ALUNO. 2018. (Outro).

MEDEIROS, C. ; Simões, C. . XV Jornada do SPA e XV Encontro de ex-alunos. 2018. (Outro).

MEDEIROS, C. ; LACERDA, A. ; GARCIA, R. P. ; Muniz, D. ; Wolff, A. ; FILGUEIRAS, A. . II ENCONTRO DE PSICÓLOGOS DO ESPORTE DO RIO DE JANEIRO. 2017. (Outro).

MEDEIROS, C. ; LACERDA, A. ; GARCIA, R. P. ; FILGUEIRAS, A. ; Muniz, D. ; Wolff, A. . I Encontro de Psicólogos do Rio de Janeiro. 2016. (Outro).

MEDEIROS, C. . II JORNADA DO SPA. 2013. (Outro).

MARQUES, L. ; MEDEIROS, C. . IV JORNADA DE PSICANÁLISE. 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VII Jornada do CLINP: O corpo e suas declinações. 2015. (Outra).

II Semana de Integração Acadêmica do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ.Ordem Médica e Modernidade: práticas higienistas no Brasil Colônia. 2008. (Outra).

ABRAPSO.Visibilidade e Subjetividade: novas narrativas de si em blogs ?anas? e ?mias?. 2007. (Encontro).

Seminário Nacional de Mídia e Psicologia: produção de subjetividade e coletividade.Visibilidade e Subjetividade: novas narrativas de si em blogs ?anas? e ?mias?. 2007. (Seminário).

XXIX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Cientifica, Artistica e Cultural da UFRJ.Visibilidade e Subjetividade: novas narrativas de si em blogs ?anas? e ?mias?. 2007. (Outra).

XXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica Artistica e Cultural da UFRJ.A superexposição dos jovens por meio de sites como orkut, blog e fotolog. 2006. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Isabela de Souza Chagas

MEDEIROS, C.. Avanços e retrocessos da questão das drogas no Brasil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Maria Eliane Costa Sousa Borge

MEDEIROS, C.. Depressão pós parto. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: MARIA LUIZA O

MEDEIROS, C.. Ribeiro.Adoção no Brasil. 2019.

Aluno: Mikaely Couto Mariano

MEDEIROS, C.. Crianças e adolecentes vítimas de violencia intra-familiar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Renata Renovato

MEDEIROS, C.. O desejo de nada em Sócrates e Freud. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Cristina Oliveira

MEDEIROS, C.. A relação mãe e filha e sua diz-menção incapacitante. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Rômulo Soares Silva

MEDEIROS, C.. Considerações sobre o processo de decisão em três abordagens da psicologia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Michel Oberstern

MEDEIROS, C.. A abordagem cognitiva comportamental voltada ao esporte. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Giselle Moura

RIBEIRO, P.;MEDEIROS, C.. Como a ansiedade afeta o atleta de alto rendimento. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Luana Carrilho

MEDEIROS, C.. Saúde Mental e atenção psicossocial: pressupostos e impasses. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Larissa Carlos da Silva

RIBEIRO, P.;MEDEIROS, C.. O papel do psicólogo do esporte nos casos de doping de atletas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Mayara Cristine Dias

LAMARCA, D.;MEDEIROS, C.. O corpo e a arte na psicanálise. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Camila Pereira

MEDEIROS, C.. A clínica com crianças. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Gabriela Bastos

MEDEIROS, C.. O que a psicanálise tem a dizer sobre a deficiência mental?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Ronald Fernandes

MEDEIROS, C.. A constituição subjetiva e as relações objetais em Freud. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Gabriela Fernandes de Souza

MEDEIROS, C.; FERNANDES, J.; SOUZA, L. C.. Treinamento de habilidades sociais para pais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Thais Silva Rueda

MEDEIROS, C.; LACERDA, A.. A importancia do trabalho interdisciplinar no esporte. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Beatriz Janiques de Silva

MEDEIROS, C.; MARQUES, L.; LAMARCA, D.. O consumo numa visão psicanalitica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Juliana Sabatini

MEDEIROS, C.. A influência da iniciação esportiva para o desenvolvimento da criança. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Manuela Lira

MEDEIROS, C.. Uma análise de gênero no futebol feminino. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Caroline Machado

MEDEIROS, C.. A influência do técnico na formação da personalidade do jovem atleta. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Jéssica Torrentes

MEDEIROS, C.. A importância da motivação em atletas de alto rendimento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Patricia Cordeiro

MEDEIROS, C.. O corpo que dança. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Paula Menezes

MEDEIROS, C.. Pensando autonomia a partir da ética da Reforma Psiquiatrica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Rachel Bandeira

MEDEIROS, C.. O lugar da loucura a partir da política de Reforma Psiquiátrica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: André da Silva

MEDEIROS, C.; Santos, O.; Martinho, MH. Que relação entre o supereu e o masoquismo moral?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Elise Dobbin

SILVA, E. A. V. M.;MEDEIROS, C.. A função do desejo na constituição do sujeito autista. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Tatiana C

BUSCACIO, R. C. Z.;MEDEIROS, C.. Teixeira.Autoconceito, autoconfiança e autoeficacia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Vanessa Xavier

MEDEIROS, C.; LACERDA, A.. A influencia da ansiedade em atletas de alto rendimento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Pedro Breves Costa

FERNANDES, R. M.;MEDEIROS, C.. Alimentação saudável: questão para a educação física na escola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Wanderlúcio dos Reis

SILVA, E. A. V. M.; LESSA, L. H.;MEDEIROS, C.. Depressão: conceito, sintomas e direção de tratamento em psiquiatria e psicanálise. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Fernanda Theophilo da Costa-Moura

COSTA-MOURA, F.; SADALA, M. G. S.; FORTES, M. I. A.. O lugar do analista: impasses e implicações a partir de Freud e Lacan. 2012. Dissertação (Mestrado em Teoria Psicanalítica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ana Maria de Toledo Piza Rudge

FORTES, M.I.A.; VIEIRA, M. A.; BESSET, V. L. S. L.;RUDGE, A. M.. A dor na clínica psicanalítica. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Psicologia Clínica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Maria Isabel de Andrade Fortes

Costa-Moura, F.;Fortes, Isabel. O lugar do analista: impasses e implicações a partir de Freud e Lacan. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Maria Isabel de Andrade Fortes

FORTES, ISABEL; Birman, J.; Vieira, M. A.; Besset, Vera; Rudge, A. M.. A dor na clínica psicanalítica. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Maria Isabel de Andrade Fortes

FORTES, ISABEL; Birman, J.; Vieira, M. A.. Lesão corporal e dor: entre o soma e o psíquico. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Vera Lucia Silva Lopes Besset

FORTES, M. I. A.;BESSET, V. L.; BIRMAN, J.; RUDGE, A. M.; VIEIRA, M. A.. A dor na clínica psicanalítica. 2019. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Liliane de Oliveira Pereira Cruz

Freud e a perversão; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em Teoria Psicanalítica e Prática Clínico-Institucional) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Clarice Medeiros;

Leandro Santos

A exigência de performance em atletas de alto rendimento: a voz do supereu; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Clarice Medeiros;

Daiane Marques

O analista paga com as suas palavras; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Clarice Medeiros;

Elizabete Merces

O tabu do incesto em psicanálise; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Clarice Medeiros;

Augusto Paiva

O luto da criança; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Clarice Medeiros;

Ingrid Jordão

Sinto nada: um caso de melancolia; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Clarice Medeiros;

Fabiano Oliveira

A psicologia social do esporte no rugby, analisando competências de vida: relato de uma experiência; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Clarice Medeiros;

Ana Letícia Malta

Psicologia do esporte e autoconfiança: um estudo de caso; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Clarice Medeiros;

Dayene Sirino

Manejo da ansiedade e estresse em atletas do alto rendimento; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Clarice Medeiros;

Isabela Ribeiro

Lesões em atletas e seu impacto psicológico; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Clarice Medeiros;

Bianca Almeida

O obsssessivo, o pai e a morte; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Clarice Medeiros;

Karini Domingos

A constituição do sujeito; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Clarice Medeiros;

Mauricio Lasevitch

Criança e esporte: iniciação esportiva ou especialização precoce?; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Clarice Medeiros;

Aline Siqueira Coelho de Freitas

Autismo e esporte: um estudo de caso através da natação; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Clarice Medeiros;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Dirce de Sá Freire Alves Silveira Costa

As minhas amigas Ana e Mia; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Transtornos alimentares) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Dirce de Sá Freire Alves Silveira Costa;

Luana Santos de Souza

Psicologia do Esporte; 2015; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Luana Santos de Souza;

Fernanda Theophilo da Costa-Moura

O lugar do analista: impasses e implicações a partir de Freud e Lacan; 2012; Dissertação (Mestrado em Teoria Psicanalítica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernanda Theophilo da Costa-Moura;

Fernanda Theophilo da Costa-Moura

Do discurso médico ao sujeito: o lugar da psicanálise; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Fernanda Theophilo da Costa-Moura;

Fernanda Theophilo da Costa-Moura

As noções de transferência e resistência na clínica psicanalítica; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Fernanda Theophilo da Costa-Moura;

Maria Isabel de Andrade Fortes

A dor na clínica psicanalítica; 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria Isabel de Andrade Fortes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MEDEIROS, C. . A cronicidade da dor: narrativas clínicas e teóricas. Psicologia Clinica (PUCRJ I mpresso) , v. 30, p. 385, 2018.

  • MEDEIROS, C. . Considerações psicanalíticas sobre o atleta de alto rendimento. Aquila (Rio de Janeiro) , v. 16, p. 121, 2017.

  • MEDEIROS, C. . Lesão e dor no atleta de alto rendimento: o desafio do trabalho da psicologia do esporte. PSICOLOGIA REVISTA , v. 25, p. 355, 2016.

  • FORTES, I. ; WINOGRAD, M. ; MEDEIROS, C. . A dor crônica entre o silêncio e o grito. Tempo Psicanalítico , v. 47, p. 9-28, 2015.

  • MEDEIROS, C. . Fatores psicológicos influenciadores do paraquedismo militar. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 200, p. 1, 2014.

  • GARCIA, R. P. ; MEDEIROS, C. ; ZAREMBA, R. S. . Desenvolvendo competências de vida através do esporte: relato de uma experiência. REVISTA BRASILEIRA DE PSICOLOGIA DO ESPORTE , v. 4, p. 002-014, 2011.

  • MEDEIROS, C. ; LACERDA, A. (Org.) . Psicologia e esporte na atualidade: reflexões necessárias. 1. ed. São paulo: Pasavento, 2017. v. 1. 200p .

  • MEDEIROS, C. . O lugar do analista: impasses e implicações a partir de Freud e Lacan. 1. ed. Novas Edições Academicas, 2014. 108p .

  • FORTES, I. ; MEDEIROS, C. . Dor crônica: signo do excesso pulsional. In: Besset, V.L; Zanotti, S.V.. (Org.). A face crônica da dor. 1ed.Maceió: EDUFAL, 2017, v. , p. 293-.

  • MEDEIROS, C. . Corpo e performance: reflexões sobre a dor em atletas de alto rendimento. In: Clarice Medeiros; Adriana Lacerda. (Org.). Psicologia e esporte na atualidade: reflexões necessárias. 1ed.São Paulo: Pasavento, 2017, v. 1, p. 125-140.

  • Carneiro, G. F. F. M. ; JORDAO, I. ; MOREIRA, J. ; Carrilho, L.C. ; MEDEIROS, C. . Instituições possíveis e psicanálise: uma inserção possível?. In: 12a MOSTRA REGIONAL DE PRÁTICAS EM PSICOLOGIA, 2019, RIO DE JANEIRO. ANAIS 12a MOSTRA REGIONAL DE PRÁTICAS EM PSICOLOGIA, 2019.

  • JORDAO, I. ; VILAR, M. ; MEDEIROS, C. . A questão da nomeação trans: da política à singularidade. In: 13a Mostra Reginal de Práticas em Psicologia, 2019, Rio de Janeiro. Anais 13a Mostra Regional de Práticas em Psicologia, 2019.

  • MACEDO, M. ; JORDAO, I. ; MEDEIROS, C. . O Serviço de Psicologia Aplicada: um lugar de urgência. In: 13a Mostra Regional de Práticas em Psicologia, 2019, Rio de Janeiro. Anais 13a Mostra Regional de Práticas em Psicologia, 2019.

  • MOREIRA, J. ; MEDEIROS, C. . O mal estar frente as leis. In: 13a Mostra Regional de Práticas em Psicologia, 2019, Rio de janeiro. Anais 13a Mostra Regional de Práticas em Psicologia, 2019.

  • CAMBEIRO, R. M. M. ; MEDEIROS, C. . Relacionamento abusivo na adolescência: uma demanda contemporânea. In: 13a Mostra Regional de Práticas em Psicologia, 2019, Rio de Janeiro. Anais 13a Mostra Regional de Práticas em Psicologia, 2019.

  • JORDAO, I. ; MEDEIROS, C. ; Carneiro, G. F. F. M. ; MOREIRA, J. ; Gomes, L.S. . A ética na psicologia e na psicanálise. In: 12a Mostra Regional de Práticas em Psicologia, 2018, Rio de janeiro. Anais 12a Mostra Regional de Práticas em Psicologia, 2018.

  • MACEDO, M. ; JORDAO, I. ; MEDEIROS, C. . O Serviço de Psicologia Aplicada: um local de urgência?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • JORDAO, I. ; Carneiro, G. F. F. M. ; MEDEIROS, C. . Masoquismo originário: a dor e a constituição subjetiva. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VILAR, M. ; MEDEIROS, C. ; JORDAO, I. . A questão da nomeação trans: da política à singularidade. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Barboza, I.S. ; Santos, R. O. ; Nascimento, M. B. ; MEDEIROS, C. . Motivação de atletas de final de carreira: considerações preliminares a partir de um caso. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Lima, T.A. ; Tavares, E. ; Ventura, C. M.C. ; MEDEIROS, C. . Fatores que influenciam negativamente na competição de atletas de futebol de base. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Silva, F.O.V ; MEDEIROS, C. . Analisando competências de vida através do rugby: relato de uma experiência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Silva, L.M.C ; Lima, P.A.S. ; Nascimento, M. B. ; MEDEIROS, C. . A ética na psicologia do esporte: um estudo de caso. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MOREIRA, J. ; MEDEIROS, C. ; Carneiro, G. F. F. M. ; JORDAO, I. S. . A importância do trabalho de luto. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • JORDAO, I. S. ; MEDEIROS, C. ; Carneiro, G. F. F. M. ; MOREIRA, J. ; Gomes, L.S. . A ética na psicologia e na psicanálise. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Carneiro, G. F. F. M. ; MEDEIROS, C. ; JORDAO, I. S. ; MOREIRA, J. ; Carrilho, L.C. . Instituições totais e psicanálise: uma inserção possível?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEDEIROS, C. . Lesão e trauma na clínica psicanalítica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JORDAO, I. S. ; MEDEIROS, C. . (Des) encontros entre teoria e prática em psicanálise: a experiência de estagiária em universidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARQUES, D. A. S. D. ; JORDAO, I. S. ; MOREIRA, J. ; LA-CAVA, G. D. C. ; MEDEIROS, C. . A importância do trabalho de luto. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEDEIROS, C. . Pesquisa em psicologia: caminhos possiveis. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEDEIROS, C. ; Carvalho, A. C. ; Castanho, F. ; Carneiro, G. F. F. M. ; Andrade, M. C. F. . Do que sofre o sujeito hoje? Considerações sobre a angustia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Frid, Solange ; MEDEIROS, C. . Psicologia Perinatal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Castanho, F. ; MEDEIROS, C. . Da violência: o que se escuta. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Silva, C.M.F.C ; MEDEIROS, C. . A rede social como atual ferramenta de espetacularização: efeitos no sujeito. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEDEIROS, C. ; FORTES, I. . Dor: da clínica a teoria. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEDEIROS, C. . Dor: sintoma e fenômeno. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEDEIROS, C. . Esse sujeito atleta. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MEDEIROS, C. . O corpo do atleta de alto rendimento: ideal e performance no esporte e na cultura contemporânea. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEDEIROS, C. . O pagamento em análise. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MEDEIROS, C. . O exercício no caminho dos transtornos alimentares: algumas contribuições da psicologia do esporte. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MEDEIROS, C. ; SALUM, E. . O praticante de luta e sua agressividade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GARCIA, R. P. ; MEDEIROS, C. ; ZAREMBA, R. S. . Desenvolvendo competências de vida através do esporte: relato de uma experiência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEDEIROS, C. . A dor entre o físico e o psiquico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEDEIROS, C. . ?Da transferência à resistência do analista: uma discussão sobre a prática psicanalítica?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEDEIROS, C. . ?Que técnica psicanalítica??. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEDEIROS, C. . ?Do discurso médico ao sujeito: o lugar da psicanálise?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEDEIROS, C. . ?Do discurso médico ao sujeito: o lugar da psicanálise?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEDEIROS, C. . ?As noções de transferência e resistência na clinica psicanalítica?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEDEIROS, C. ; FREMDER, J. . ?Ordem Médica e Modernidade: práticas higienistas no Brasil Colônia?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEDEIROS, C. . ?Visibilidade e Subjetividade: novas narrativas de si em blogs ?anas? e ?mias??. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MEDEIROS, C. . Revista Psicologia Clínica. 2019.

MEDEIROS, C. . Revista Psicologia Clínica. 2019.

MEDEIROS, C. . Revista Psicologia Clínica. 2018.

MEDEIROS, C. . Fractal: Revista de Psicologia. 2018.

MEDEIROS, C. . Revista Psicologia Clínica. 2017.

MEDEIROS, C. . Revista Psicologia Teoria e Pesquisa. 2017.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2019

    Afetos no corpo: dor e angústia, Descrição: Hoje, na clínica, o psicanalista se defronta com sintomas que não existiam antes, ou não eram endereçados aos psicanalistas, ou mudaram de importância na cultura (Zucchi, 2015). Para Birman (2003), o mal-estar contemporâneo se manifesta de maneira diferente dos pacientes modernos. No lugar das antigas modalidades de sofrimento centradas no conflito psíquico, nas quais se opunham sempre os imperativos dos impulsos e as interdições morais, como descreveu Freud, para Birman (2003) o mal-estar contemporâneo se evidencia agora nos registros do corpo e da ação. A queixa clínica presente nos consultórios está centrada em um mal-estar corpóreo. São queixas difusas localizadas sempre no corpo, que vão desde dores, até sensações de completo esgotamento; ou ainda são quadros de síndrome de pânico em que a angustia se faz presente. (Besset, 2000; Birman, 2003). Se as dores se apresentam como diversas e inespecíficas, de modo que o paciente pouco ou até mesmo nada tem a dizer sobre esse corpo que dói, de modo semelhante, a angústia e as denominadas ?crises de pânico? não anunciam sentido, é uma angustia reduzida a sua forma mais ?simples?, que nada sinaliza. Angustia e dor são, portanto, afetos no corpo, forma privilegiada que o mal-estar contemporâneo encontra para se expressar. Berlinck (1999) afirma que a dor é um afeto que incide na carne e para Nasio (2007) a dor é um afeto que resulta da ruptura brutal do laço que liga o sujeito ao objeto amado. Para Lacan (1963), a angústia é o afeto de base, o afeto por excelência, afeto este que não engana. A angústia será entendida como o sinal real que invade a ordem imaginária do eu. Aí está a face disruptiva da angústia no corpo, como um não-senso radical, como algo que invade o eu em sua harmonia e é sentida pelo eu em uma série de afetos corporais. Dessa forma, a clínica psicanalítica depara-se hoje com novas modalidades e configurações do mal-estar que se expressam de modo direto no corpo e que carece de uma mediação simbólica. Para escutar o que está em jogo nessas queixas, é necessário que a psicanálise e os psicanalistas se debrucem mais sobre essas manifestações corporais. A elaboração teórica de tais acometimentos, dor e angústia, constitui, portanto, uma direção clínica de tratamento de suma importância. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Clarice Medeiros - Coordenador / giovanna fernandes felix menescal carneiro - Integrante / Daiane A. S. D. Marques - Integrante / Ingrid de Souza Jordão - Integrante / Jéssica Moreira - Integrante., Número de produções C, T & A: 5

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - Atual

    Universidade Veiga de Almeida

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 18

    Outras informações:
    Coordenadora do Serviço de Psicologia Aplicada Supervisora da Equipe de Psicologia e Esporte

  • 2017 - 2018

    Comitê Olímpico do Brasil

    Vínculo: Autonomo, Enquadramento Funcional: Psicólogo do esporte

    Outras informações:
    Atendimento em psicologia do esporte a uma dupla feminina de volei de praia

  • 2014 - 2015

    Comitê Olímpico do Brasil

    Vínculo: Autonomo, Enquadramento Funcional: Psicólogo do esporte

    Outras informações:
    ATENDIMENTO A ATLETAS DE ALTO RENDIMENTO NAS MODALIDADES DE VELA E ATLETISMO.

  • 2014 - 2016

    VOLEI DE PRAIA BRASIL

    Vínculo: Autonomo, Enquadramento Funcional: Psicologa

    Outras informações:
    ATENDIMENTO A ATLETAS DE ALTO RENDIMENTO DE VOLEI DE PRAIA

  • 2011 - 2013

    Federação de Vôlei do Rio de Janeiro

    Vínculo: Autonomo, Enquadramento Funcional: Psicóloga

    Outras informações:
    Trabalho em Psicologia do Esporte na Seleção Carioca de volêi feminino categoria juvenil (2012, 2013) Trabalho em Psicologia do Esporte na Seleção Carioca de volêi feminino categoria infanto-juvenil (2011, 2012)

  • 2007 - 2008

    Fundação Oswaldo Cruz/Instituto Fernandes Figueira

    Vínculo: estágio voluntário, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 12

  • 2006 - 2006

    ONG VemSer Esporte e Psicologia

    Vínculo: estágio voluntário, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 16

  • 2008 - 2010

    Universidade Federal do Rio de Janeiro/Instituto de Psicologia

    Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Divisão de Psicologia Aplicada (DPA) do Instituto de Psicologia da UFRJ ? bolsista da Divisão de Assistência ao Estudante (DAE)- atendimento clínico psicanalítico

  • 2007 - 2007

    Universidade Federal do Rio de Janeiro/Instituto de Psicologia

    Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Bolsista Pibic/Cnpq ? pesquisa ?Visibilidade, vigilância e subjetividade nas novas tecnologias de informação e de comunicação? ? coordenação prof. Fernanda Bruno (IP/ECO/UFRJ)