Cláudio Luiz Salvalaio
Doutorando em Ciências da Reabilitação (Neuroreabilitação) UFCSPA, bolsista CAPES (Programa DS), atua em PD como pesquisador no Núcleo de Estudos em Realidade Virtual (NERV/UFCSPA) à frente do projeto Tecnologias Auxiliares à Reabilitação Neurológica Pós-AVE: EEG, IA, RV e Robótica, com financiamento do CNPq. Integrou o projeto Lab Saúde SESI/BRF (Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria), voltado à inovação em saúde mental no trabalho. Mestre em Design UFRGS (Interfaces Tecnológicas), e bacharel em Design Feevale (Produto Ergonômico). Atuou na docência em Design com foco em soluções low-cost em saúde, bem-estar, educação, impacto social e tecnologia assistiva. Possui experiência em gestão e criação de projetos centrados nos seres vivos. Foi docente nos cursos de Design UFRGS e UniRitter (Porto Alegre, RS).
Informações coletadas do Lattes em 30/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Ciências da Reabilitação
2024 - Atual
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Título: Tecnologias Auxiliares à Neurorreabilitação de Disfunções Motoras da Mão pós-AVE: Realidade Virtual, Eletroencefalografia e Inteligência Artificial
Alcyr Alves de Oliveira. Coorientador: Isabel Cristina Siqueira da Silva.
Mestrado em Design
2010 - 2012
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Contribuição ao estudo da captura do movimento aplicado ao Design em Tecnologia Assistiva
, Ano de Obtenção: 2012.Wilson Kindlein Junior.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Tecnologia Assistiva; Acelerometria; Dispositivos de acionamento.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana; Pesquisa e desenvolvimento científico; Fabricação de produtos diversos.
Graduação em Design - Habilitação em Design de Produto
1999 - 2009
Universidade Feevale
Título: Sistema para acionamento do bumbo de bateria musical acústica
Orientador: Fábio Pinto da Silva
Formação complementar
2015 - 2015
Vacation English Immersion. (Carga horária: 100h). , Santa Fe Institute, SFI, Estados Unidos.
2014 - 2014
Arduino. (Carga horária: 40h). , SISNEMA Informática - Treinamentos e certificações, SISNEMA, Brasil.
2013 - 2013
Solidworks avançado. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.
2008 - 2008
Manutenção de Impressoras LaserJet. (Carga horária: 20h). , MV Printer LTDA, MV PRINTER, Brasil.
2008 - 2008
Treinamento de Segurança em Trabalho em Altura. (Carga horária: 16h). , Serelepe Outdoor Supply, SERELEPE, Brasil.
2008 - 2008
Excel básico. (Carga horária: 20h). , Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Solidworks básico. (Carga horária: 40h). , Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2007 - 2007
Manutenção em Nobreaks e Estabilizadores. (Carga horária: 15h). , NHS Sistemas Eletrônicos Ltda, NHS, Brasil.
2005 - 2005
Motivação e Criatividade. (Carga horária: 8h). , Grupo Defferrari, DEFFERRARI, Brasil.
2005 - 2005
Administração do Tempo. (Carga horária: 8h). , Grupo Defferrari, DEFFERRARI, Brasil.
2005 - 2005
Prevenção de Acidentes. (Carga horária: 20h). , Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2005 - 2005
Formatação de Projetos Culturais para Leis. (Carga horária: 16h). , Lahtu Sensu Administração Cultural, LAHTU SENSU, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em idioma Inglês - Nível V. (Carga horária: 60h). , Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em idioma Inglês - Nível IV. (Carga horária: 60h). , Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em idioma Inglês - Nível III. (Carga horária: 60h). , Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em idioma Inglês - Nível II. (Carga horária: 60h). , Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em HTML básico. (Carga horária: 40h). , Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
1998 - 1998
AutoCAD básico. (Carga horária: 40h). , QRS Treinamentos, QRS, Brasil.
1997 - 1997
Photoshop básico. (Carga horária: 40h). , Total Digital, TOTAL DIGITAL, Brasil.
1996 - 1996
CorelDraw. (Carga horária: 40h). , Future Informática, FUTURE, Brasil.
1991 - 1991
Eletrônica analógica básica. (Carga horária: 120h). , Sindicato dos Trabalhadores no Calçado de Novo Hamburgo, SINDICATO, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design Social.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Tecnologia Assistiva.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design de Produto.
Participação em eventos
XIV Reunião Anual do IBNeC & 3° Congresso da Associação Brasileira de Neuropsicologia (ABRANEP) & IV Seminário Catarinense de Avaliação Psicológica, e com o V Congresso Sul-Brasileiro de Cognição.. 2024. (Congresso).
Reimagine Education. DSA Applied Social Design. 2015. (Congresso).
Planejamento e avaliação. 2014. (Oficina).
9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Análise Comparativa de Processos de Digitalização 3D para Modelos de Partes Humanas. 2010. (Congresso).
9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Determinação de Parâmetros Projetuais para Acionamento do Bumbo de Bateria Acústica. 2010. (Congresso).
Feira de Iniciação Científica.Avaliação do esforço físico para o desenvolvimento de um sistema de acionamento para o bumbo de bateria musical acústica. 2009. (Outra).
XXI Salão de Iniciação Científica.Análise de processos de digitalização tridimensional para obtenção de modelos de partes humanas. 2009. (Outra).
Seminário Anglo-brasileiro de Design e Inovação. 2008. (Seminário).
I Seminário de Design, Meio Ambiente e Responsabilidade Social. 2007. (Seminário).
Participação em bancas
SALVALAIO, Cláudio L.. Kit glicosímetro para crianças de 8 a 12 anos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - UniRitter Laureate International Universities.
SALVALAIO, Cláudio L.. Redesenho de mobiliário escolar: uma estratégia para desenvolver aptidões e criatividade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - UniRitter Laureate International Universities.
SALVALAIO, Cláudio L.. Projeto de um jogo interativo para deficientes visuais voltado para o ensino da língua inglesa no período escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - UniRitter Laureate International Universities.
SALVALAIO, Cláudio L.. Mobiliário inclusivo: cadeira para crianças com deficiências múltiplas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - UniRitter Laureate International Universities.
SALVALAIO, Cláudio L.. Nutro: composteira para ambientes urbanos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SALVALAIO, Cláudio L.; TEIXEIRA, F. G.; CANDIDO, L. H. A.. Equipamento destinado à colheita de cana de açúcar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SALVALAIO, Cláudio L.; CANDIDO, L. H. A.;SILVA, F. P.. Utensílio para trabalho de campo em geologia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
MARTEL, M.;SALVALAIO, Cláudio L.. Recipiente de tinta para pintores prediais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - UniRitter.
MEURER, H.;SALVALAIO, Cláudio L.. Carrinho de malas para aeroporto. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - UniRitter.
MARTIN, M.;SALVALAIO, Cláudio L.. Mobiliário inclusivo: mesa escolar ajustável para crianças com deficiência múltipla. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - UniRitter.
MARTIN, M.;SALVALAIO, Cláudio L.. Redesenho de mesa adaptável à cadeira de rodas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - UniRitter.
MARTIN, M.;SALVALAIO, Cláudio L.. Garrafa térmica para portadores de necessidades especiais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - UniRitter.
MARTIN, M.;SALVALAIO, Cláudio L.. Desenho de equipamento para reprodução de discos analógicos de vinil (toca discos). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - UniRitter.
Orientou
CADEIRA INFANTIL AJUSTÁVEL; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - UniRitter Laureate International Universities; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
SISTEMA MODULAR AUTO IRRIGÁVEL PARA O CULTIVO DE PLANTAS EM PEQUENOS AMBIENTES; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - UniRitter Laureate International Universities; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
FRALDÁRIO GERIÁTRICO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - UniRitter Laureate International Universities; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
EMBALAGEM BIODEGRADÁVEL COM AUXÍLIO DA IMPRESSÃO 3D; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - UniRitter Laureate International Universities; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
PUXADORES DE MODELOS PERSONALIZADOS IMPRESSOS EM 3D PARA MÓVEIS RESIDENCIAIS E COMERCIAIS COM DESIGN FOCADO NA CULTURA GEEK; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - UniRitter Laureate International Universities; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
DISPOSITIVO DE RETENÇÃO VEICULAR INFANTIL VOLTADO PARA MOTORISTAS DE TRANSPORTE POR APP; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - UniRitter Laureate International Universities; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
MESA PORTÁTIL PARA O USO DE NOTEBOOKS NOS MEIOS DE TRANSPORTE COLETIVO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - UniRitter Laureate International Universities; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
SISTEMA DE ENCLAUSURAMENTO PARA IMPRESSORAS 3D ABERTAS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - UniRitter Laureate International Universities; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
DISPOSITIVO APONTADOR PARA CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL ESPÁSTICA QUADRIPLÉGICA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - UniRitter Laureate International Universities; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
CASA DE CACHORRO MONTÁVEL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - UniRitter Laureate International Universities; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
DISPOSITIVO APLICADOR DE SILICONE PARA MOTORES AUTOMOTIVOS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - UniRitter Laureate International Universities; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
REDESIGN DA INTERFACE DE ACIONAMENTO DE SEMÁFOROS PARA PEDESTRES; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - UniRitter Laureate International Universities; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
BRINQUEDO PARA A ABORDAGEM DAS EMOÇÕES NA SEGUNDA INFÂNCIA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - UniRitter Laureate International Universities; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
ACESSÓRIO DE PROTEÇÃO PARA O DORSO, DEDOS DOS PÉS E TORNOZELOS DE JOGADORES DE FUTEBOL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - UniRitter Laureate International Universities; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
WEARABLE ASSISTIVO À PRÁTICA DE DANÇA PARA CRIANÇAS COM SURDEZ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - UniRitter Laureate International Universities; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
ARTEFATO PARA TRANSPORTE SEGURO DE CÃES DE PEQUENO PORTE EM BICICLETAS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - UniRitter Laureate International Universities; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
UTENSÍLIO FISIOTERAPÊUTICO PARA O EXERCÍCIO DE MARCHA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - UniRitter Laureate International Universities; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
Dispositivo multissensorial como elemento compositivo na poética cotidiana a partir da interatividade: sobre as possibilidades da tecnologia Bare Conductive; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
Utensílio de apoio ao calce de sapatos para idosos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
Artefato móvel para o armazenamento das encilhas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
Sistema de cultivo indoor: alternativa para bem-estar, alimentação saudável e decoração; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
Dispositivo para auxiliar na massagem cardíaca em adultos realizada por socorristas leigos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
Conjunto escolar de produção sustentável e viável para escolas em áreas vulneráveis; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - UniRitter Laureate International Universities; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
Monopod articulado para câmera GoPro; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - UniRitter Laureate International Universities; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
Íris: identificador de cores e detector de luz wearable para pessoas com deficiência visual; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - UniRitter Laureate International Universities; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
Mapa Tátil da UniRitter para Pessoas com Deficiência Visual; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - UniRitter Laureate International Universities; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
Quiosques móveis para o comércio de rua; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - UniRitter Laureate International Universities; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
Espaço de convívio integrado na ala feminina da Penitenciária Modulada Estadual "Agente Penitenciário Jair Fiorin"; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Design de Produto) - UniRitter, UniRitter Laureate International Universities; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
Humanization design for a living space in the prisons of the Rio Grande Sul, Brazil; 2014; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - UniRitter Laureate International Universities, UniRitter Laureate International Universities; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
Cultura e resíduos: mudança de atitude e descarte; 2014; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
Energia sustentável: ozonização em águas poluídas através de energia cinética gerada em academia urbana; 2014; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
Sistema de banho público para moradores de rua; 2014; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - UniRitter Laureate International Universities; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
Jogo didático sobre sustentabilidade; 2014; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - UniRitter Laureate International Universities; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
Telha verde; 2014; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - UniRitter Laureate International Universities; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
Dispenser para óleo de cozinha; 2014; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - UniRitter Laureate International Universities; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
Lixeira educativa; 2014; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - UniRitter Laureate International Universities; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
Composteira robô; 2014; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - UniRitter Laureate International Universities; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
Íris - Dispositivo portátil identificador de cores e detector de luz ambiente para pessoas com deficiência visual; 2014; Orientação de outra natureza; (5º prêmio Bornancini) - Associação dos Profissionais em Design do RS; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
Geladeira ecológica; 2014; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
Lumix: Sistema de iluminação inteligente; 2013; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - UniRitter; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
Schenatto; Sistema de iluminação para fechaduras; 2013; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - UniRitter; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
Dispositivo de sinalização para conversão de ciclista; 2013; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - UniRitter; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
Sistema de iluminação para barracas; 2013; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - UniRitter; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
Lanterna adaptável para skate; 2013; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - UniRitter; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
Sistema inteligente para iluminação de roupeiros; 2013; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - UniRitter; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
Sistema de iluminação para locais de estudo; 2013; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - UniRitter; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
Instrumento para o diagnóstico precoce de transtornos do espectro autista; 2012; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
Aparelho de fisioterapia para crianças e adolescentes com deficiência física em membros inferiores; 2012; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
Dispositivo para interação social em ambiente familiar; 2012; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
Brinquedo interativo; 2012; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
Dispositivo de acesso ao computador para pessoas com tetraplegia; 2012; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
Tóin: Brinquedo multi-sensorial de uso em ambientes externos; 2012; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
; U; n; I: Eletrodomésticos para cozinhar com ênfase no Design Universal (microondas e cooktop); 2011; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
; Monitor pessoal de sinais vitais; 2011; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
; Dispositivo para higiene corporal; 2011; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
; Veículo utilitário esportivo Volvo; 2011; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
; Veículo utilitário esportivo Chevrolet; 2011; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
; Veículo utilitário esportivo Land Rover; 2011; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
; Joas, L; ; Produto de Tecnologia Assistiva para Mobilidade Infantil; 2011; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
; Oliveira D; ; Moovi: Exoesqueleto para crianças com paralisia cerebral espástica do tipo diplegia; 2011; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
G; ; E; Perondi; USee: Sistema de auxílio à orientação de pessoas com deficiência visual; 2011; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
Mesinha: Mesa infatil; 2011; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Cláudio Luiz Salvalaio;
Produções bibliográficas
-
ANEROSE, PERINI ; PAUPERIO, TITTON MARIA BEATRIZ ; LUIZ, SALVALAIO CLÁUDIO . Cariño Project: Sustainable Baby Clothes Year 1. JOURNAL OF BUSINESS AND ECONOMICS , v. 10, p. 1023-1026, 2019.
-
SALVALAIO, Cláudio L. ; SILVA, F. P. ; CARRION, F. S. ; KINDLEIN JUNIOR, W. . Design e Eletrônica no Projeto de Produtos Assistivos. Revista D.: Design, Educação, Sociedade e Sustentabilidade , v. 1, p. 10-15, 2014.
-
SALVALAIO, Cláudio L. ; SILVA, F. P. ; PINHO, A. S. ; POHLMANN, M. . Qualitative Evaluation of Physical Effort in Bass Drum Pedal Drive by Thermography. Science and Technology , v. 1, p. 1-6, 2011.
-
SALVALAIO, Cláudio L. ; SILVA, F. P. . Pedal do bumbo: avaliação qualitativa do esforço físico no acionamento e parâmetros projetuais. Técnicouro (Novo Hamburgo) , v. 3, p. 92-97, 2010.
-
SALVALAIO, Cláudio L. . Ano I do projeto Design Social Aplicado: UniRitter & FGBS. In: VI Colóquio de Extensão da X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação - SEPesq, 2014, Porto Alegre. Anais da X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do UniRitter, 2014.
-
SALVALAIO, Cláudio L. ; SILVA, F. P. ; FREITAS, G. . Determinação de Parâmetros Projetuais para Acionamento do Bumbo de Bateria Acústica. In: 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2010, São Paulo. 9º P&D Design 2010. São Paulo: Blücher e Universidade Anhembi Morumbi, 2010. v. 1. p. 4985-4995.
-
SILVA, F. P. ; SALVALAIO, Cláudio L. ; KINDLEIN JUNIOR, W. . Análise Comparativa de Processos de Digitalização 3D para Modelos de Partes Humanas. In: 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2010, São Paulo. 9º P&D Design 2010. São Paulo: Blücher e Universidade Anhembi Morumbi, 2010. v. 1. p. 4922-4933.
-
SILVA, F. P. ; KINDLEIN JUNIOR, W. ; SALVALAIO, Cláudio L. ; VALINS, A. . Avaliação de um sistema de baixo custo para a digitalização tridimensional de partes do corpo humano. In: 5º Workshop Design & Materiais: Seleção de Materiais e Processos de Fabricação, 2010, Lorena. 5º Workshop Design & Materiais: Seleção de Materiais e Processos de Fabricação. Lorena: FATEA, 2010. v. 1. p. 236-249.
-
SALVALAIO, Cláudio L. ; MENEZES, L. A. . Design Social Aplicado: UniRitter & Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais. In: 15 SALÃO DE EXTENSÃO do SALÃO UFRGS 2014, 2014, Porto Alegre. Anais do SALÃO UFRGS 2014, 2014.
-
CUNHA, R. E. ; SALVALAIO, Cláudio L. ; KUNZLER, L. S. Q. . Dispositivo portátil identificador de cores e detector de luz ambiente para pessoas com deficiência. In: XII Mostra de Ensino e Pesquisa na X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do UniRitter, 2014, Porto Alegre. Anais da X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do UniRitter, 2014.
-
PEREIRA, R. V. ; MONTENEGRO, D. C. ; SALVALAIO, Cláudio L. . Análise da interação homem-superfícies baseada em conceitos da Gestalt. In: XII Mostra de Ensino e Pesquisa na X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do UniRitter, 2014, Porto Alegre. Anais da X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do UniRitter, 2014.
-
SILVA, V. M. ; SALVALAIO, Cláudio L. . Continuação do projeto Biomocap: autonomia à mobilidade de pessoas com deficiência severa. In: X Salão de Extensão Universitária na X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do UniRitter, 2014, Porto Alegre. Anais da X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do UniRitter, 2014.
-
VASCONCELOS, A. ; BERLEZE, B. G. ; SALVALAIO, Cláudio L. . Despoluição de águas por ozonização gerada com energia cinética de academias urbanas. In: XII Mostra de Ensino e Pesquisa na X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do UniRitter, 2014, Porto Alegre. Anais da X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do UniRitter, 2014.
-
PILECCO, C. A. ; BARROS, C. A. ; ZANATTA, T. ; LIMA, J. C. ; SILVA, J. C. ; DOYLE, L. G. ; SALVALAIO, Cláudio L. . Análise biomecânica de usuário com AME para o projeto Biomocap. In: XII Mostra de Ensino e Pesquisa na X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do UniRitter, 2014, Porto Alegre. Anais da X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do UniRitter, 2014.
-
BARROS, R. L. ; SEVERGNINI, E. B. ; SALVALAIO, Cláudio L. . Design de ambiente sócio-cultural de convivência infanto-juvenil na OSICOM. In: X Salão de Extensão Universitária na X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do UniRitter, 2014, Porto Alegre. Anais da X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do UniRitter, 2014.
-
PETTER NETO, E. A. ; SALVALAIO, Cláudio L. . Manual de Saúde e Nutrição para Berçários. In: X Salão de Extensão Universitária na X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do UniRitter, 2014, Porto Alegre. Anais da X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do UniRitter, 2014.
-
SEVERGNINI, E. B. ; BARROS, R. L. ; SALVALAIO, Cláudio L. . Humanização de espaços na penitenciária de Arroio dos Ratos. In: X Salão de Extensão Universitária na X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do UniRitter, 2014, Porto Alegre. Anais da X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do UniRitter, 2014.
-
FOGLIATTO, A. C. ; SALVALAIO, Cláudio L. . Lanterna de leitura para crianças que vivem em regiões sem energia elétrica. In: XII Mostra de Ensino e Pesquisa na X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do UniRitter, 2014, Porto Alegre. Anais da X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do UniRitter, 2014.
-
SALVALAIO, Cláudio L. ; RIELLA, E. M. . Projeto Delinea. In: X Salão de Extensão Universitária da X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do UniRitter, 2014, Porto Alegre. Anais da X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do UniRitter, 2014.
-
SALVALAIO, Cláudio L. ; SILVA, F. P. ; KINDLEIN JUNIOR, W. . Análise de processos de digitalização tridimensional para obtenção de modelos de partes humanas. In: XXI Salão de Iniciação Científica, 2009, Porto Alegre. Livro de Resumos do XXI SIC e da XVIII FIC. Porto Alegre: UFRGS, 2009. v. 1.
-
SALVALAIO, Cláudio L. ; SILVA, F. P. . Avaliação do esforço físico para o desenvolvimento de um sistema de acionamento para o bumbo de bateria musical acústica. In: Feira de Iniciação Científica, 2009, Novo Hamburgo. Feira de Iniciação Científica. 2009: Feevale, 2009. v. 1. p. 366.
-
SALVALAIO, Claudio ; Daniela Pohren ; Eduarda Tessari ; Felipe Bitencourt ; Isadora Nascimento ; Isabel Siqueira ; Alcyr Alves de Oliveira . Eletroencefalografia, Realidade Virtual e Inteligência Artificial na reabilitação neurológica dedicada à mão pós-Acidente Vascular Encefálico. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Eduarda Tessari Pereira, ; Felipe Correa Bitencourt ; SALVALAIO, Claudio ; Alcyr Alves de Oliveira . Mapeamento de Métodos de Classificação de Dados EEG de Imageamento Motor. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Isadora Fernandes Nascimento ; Daniela Crogite Phoren ; Felipe Correa Bitencourt ; Eduarda Tessari Pereira ; SALVALAIO, Claudio ; Alcyr Alves de Oliveira . Ativação Cerebral no Imageamento Motor e na Intenção Motora: Uma Revisão para Pesquisa em Neurorreabilitação pós-AVE. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SALVALAIO, Cláudio L. . DSA UniRitter & FGBS Ano III. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SALVALAIO, Cláudio L. . DSA Tecnologia Assistiva. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SALVALAIO, Cláudio L. . DSA UniRitter & FGBS Anos I e II. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SALVALAIO, Cláudio L. . Pesquisa, Design e Tecnologia Assistiva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALVALAIO, Cláudio L. . Pesquisa, Design e Tecnologia Assistiva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALVALAIO, Cláudio L. ; SILVA, F. P. . Avaliação do Esforço Físico para o Desenvolvimento de um Sistema de Acionamento para o Bumbo de Bateria Musical Acústica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SALVALAIO, Cláudio L. ; SILVA, F. P. ; KINDLEIN JUNIOR, W. . Análise de Processos de Digitalização Tridimensional para Obtenção de Modelos de Partes Humanas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
SALVALAIO, Cláudio L. . Joystick de cadeiras motorizadas para pessoas com deficiência motora severa. 2020.
SALVALAIO, Cláudio L. ; AVILA, J. ; FONTOURA, J. . Almofada de posicionamento de baixo custo. 2019.
SALVALAIO, Cláudio L. ; NESI, L. C. ; SPERHACKE, V. C. . Botoeira sensível a pressão para nova categoria de Arcades com foco em UX. 2018.
SALVALAIO, Cláudio L. ; NESI, L. C. ; SILVA, I. C. S. ; HENKIN, J. . Arcade slim. 2018.
SALVALAIO, Cláudio L. ; FERRAO, J. ; ZANINI, F. . Colete de retificação postural personalizado. 2016.
SALVALAIO, Cláudio L. ; ZANINI, F. ; RIELLA, E. M. . Máquina para a fabricação de assentos/encostos personalizados para adequação postural e conforto. 2015.
SALVALAIO, Cláudio L. ; CUNHA, V. . Dispositivo para controle de equipamentos para pessoas com deficiência severa. 2012.
SALVALAIO, Cláudio L. ; SILVA, F. P. ; CARRION, F. S. . Dispositivo para mapeamento das pressões de contato. 2011.
SALVALAIO, Cláudio L. ; CARRION, F. S. ; SILVA, F. P. ; KINDLEIN JUNIOR, W. . Sistema de mapeamento de pressão. 2011.
SALVALAIO, Cláudio L. ; CARRION, F. S. ; SILVA, F. P. ; KINDLEIN JUNIOR, W. . Dispositivo para a medição de ângulos em modelos 3D. 2011.
SALVALAIO, Cláudio L. ; NESI, L. C. ; HENKIN, J. . 3D Printer + Arduino. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SALVALAIO, Cláudio L. . Workshop: Design & Sustentabilidade. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SALVALAIO, Cláudio L. ; CUNHA, V. . Eletrônica aplicada ao Design para o projeto de produtos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SALVALAIO, Cláudio L. . Dispositivos eletrônicos aplicados ao Design de Produto. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SALVALAIO, Cláudio L. . Pesquisa e Desenvolvimento em Design. 2011. (Palestra).
SALVALAIO, Cláudio L. . Eco & Design. 2011. (Palestra).
SALVALAIO, Cláudio L. . Digitalização 3D, Usinagem CNC, Modelos e Protótipos. 2011. (Palestra).
SALVALAIO, Cláudio L. . Modelos e protótipos como ferramenta no Design. 2010. .
SALVALAIO, Cláudio L. . Prototipagem rápida com o uso de fresa CNC. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SALVALAIO, Cláudio L. . Pesquisa aplicada ao Design. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SALVALAIO, Cláudio L. . Metodologia aplicada ao Design. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SALVALAIO, Cláudio L. . Projeto integrado de produtos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SALVALAIO, Cláudio L. . Editoração Gráfica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, F. P. ; SALVALAIO, Cláudio L. . Digitalização Tridimensional: obtenção de modelos de partes humanas para o Design de Produtos. 2010. (Palestra).
SALVALAIO, Cláudio L. ; SILVA, F. P. . Digitalização 3D - Fotogrametria e Triangulação Laser. 2010. (Palestra).
SALVALAIO, Cláudio L. . Pesquisa em Design. 2010. (Palestra).
SALVALAIO, Cláudio L. . Experiência em Design. 2010. (Palestra).
SALVALAIO, Cláudio L. . Metodologia para o projeto de produtos. 2010. (Palestra).
SALVALAIO, Cláudio L. . Modelos de produtos em massa de modelar. 2010. (Palestra).
SALVALAIO, Cláudio L. . Prototipagem rápida com o uso de fresa CNC. 2010. (Palestra).
SALVALAIO, Cláudio L. . Photoshop - Edição digital de imagens. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SALVALAIO, Cláudio L. . CorelDraw - Criação de peça gráfica. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SALVALAIO, Cláudio L. . Animação em Flash. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
KOMOSINSKI, J. L. ; ANNA, D. S. ; METZ, Cris ; SALVALAIO, Cláudio L. . Movimento Coral Feevale do Brasil - CD musical. 2003. (Editoração/Outra).
KOMOSINSKI, J. L. ; SALVALAIO, Cláudio L. . Site do Movimento Coral Feevale. 2003. (Site da Internet).
Projetos de pesquisa
-
2024 - 2025
Lab Saúde: Espaço Sensorial de Bem-Estar BRF S.A., Descrição: EDITAL GAÚCHO DE INOVAÇÃO PARA A INDÚSTRIASESI/RS: Inovação em Saúde Mental no Ambiente de Trabalho. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cláudio Luiz Salvalaio - Coordenador / Graziela Alberici - Integrante.
-
2024 - Atual
Grupo de Pesquisas em Psicologia e Processos de Saúde (GPS), Descrição: DGP - Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cláudio Luiz Salvalaio - Integrante / Alcyr Alves de Oliveira - Coordenador.
-
2014 - 2015
DSA Tecnologia Assistiva, Descrição: A deficiência motora pode decorrer de lesões, acidentes de trânsito e de trabalho, de erros médicos, de problemas durante o parto, de violência, de desnutrição, ou ainda de má formação de membros durante a gestação. Pessoas nas condições citadas, muitas vezes possuem movimentos bastante limitados e dificuldades para controlar cadeiras de rodas motorizadas utilizando joysticks padrão do mercado. A tecnologia pode propiciar maior independência ao ser humano nas suas atividades diárias através do Design de dispositivos que ampliem sua capacidade física. Recentemente foi identificada pelo proponente deste projeto uma tecnologia que apresenta enorme potencial para o controle de cadeiras motorizadas, além de ser técnica e economicamente viável. O objetivo do presente projeto é concluir o design do Biomocap, do Minisoft Joystick, da Delinea e da MouldBag. É prevista grande abrangência e impacto social ao se promover a qualificação em Design Social dos professores e estudantes dos cursos de Design, Engenharia e Fisioterapia da UniRitter e, ainda, poderá ser ampliada com a capacitação de professores em toda a rede Laureate.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Cláudio Luiz Salvalaio - Coordenador.
-
2011 - 2011
Métodos e processos para desenvolvimento de assentos personalizados com ênfase na reabilitação postural de pessoas com deficiência, Descrição: Contribuir para a inclusão social e melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência de mobilidade, divulgando e aplicando resultados de pesquisas da Universidade. O projeto de extensão prevê a ação coordenada e multidisciplinar de docentes, alunos de graduação e pós-graduação da Universidade, profissionais de saúde de Organizações Não-Governamentais em benefício de pessoas com deficiências. Os resultados de pesquisa de técnicas inovadoras de diagnóstico e tratamento de deformidades posturais previamente realizada pela Universidade é disponibilizada à sociedade através desta ação de extensão realizada por profissionais de saúde, alunos e docentes da Universidade, que farão uso desta técnica. Com isso, promove-se um contato dos alunos com situações concretas, interação da Universidade com outras instituições e profissionais e a melhoria da qualidade de vida dos deficientes físicos da comunidade pela divulgação e avanço de novas técnicas de diagnóstico e tratamento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cláudio Luiz Salvalaio - Integrante / Fábio Pinto da Silva - Coordenador / Wilson Kindlein Júnior - Integrante / Vilson João Batista - Integrante / Elisa Marangon Beretta - Integrante / Rafael Cavalli Prestes - Integrante / Lara Elena Sobreira Gomes - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2011
O Uso da Fotogrametria para Captura Tridimensional de Formas Humanas, Descrição: Os modelos 3D gerados por Fotogrametria são utilizados nas mais diversas atividades, tais como na pesquisa e desenvolvimento de produtos personalizados, produtos de Tecnologia Assistiva, investigação em processos de fabricação, formas e estruturas, biônica, ergonomia, simulações virtuais. A Fotogrametria é uma técnica que permite aliar altas velocidades de aquisição (importante para evitar que o usuário se mova durante a digitalização de partes do corpo), boa precisão dimensional para a aplicação, baixíssimo custo de operação e baixo custo de investimento, quando comparada aos sistemas existentes. A Digitalização Tridimensional Baseada em Fotografia tem seu princípio de funcionamento na Fotogrametria Digital. Através de fotos deslocadas, um modelo do objeto fotografado é gerado em 3D com uso de software específico. Para modelos humanos (objetos animados) são necessárias câmeras sincronizadas a fim de congelar o momento em quatro ângulos, necessários para gerar a malha tridimensional com precisão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cláudio Luiz Salvalaio - Coordenador / Fábio Pinto da Silva - Integrante / Wilson Kindlein Júnior - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2011
Design para Tecnologia Assistiva: Metodologia baseada em Digitalização Tridimensional e Usinagem CNC, Descrição: O uso de assentos personalizados para cadeiras de rodas é recomendado para a prevenção de deformidades posturais, lesões cutâneas e limitação funcional de seus usuários. Esses assentos buscam aumentar a área de contato, diminuindo os picos de pressão sobre a pele e a deformação de tecidos profundos, mas a maneira mais adequada de obter o contorno ideal para cada usuário ainda não está determinada. Dado que cada paciente/usuário possui uma estrutura óssea particular, existe a necessidade de se desenvolver uma metodologia confiável para a produção de produtos personalizados voltados para a Tecnologia Assistiva. Acredita-se que o método mais indicado para a manufatura de assentos personalizados seja através de Digitalização Tridimensional, utilização de sistemas de CAD/CAM para a reconstrução digital da peça e posterior programação de um processo de Usinagem CNC. Neste sentido, é necessária a realização de pesquisa e desenvolvimento de metodologias visando à digitalização do paciente ou de moldes e posterior usinagem de um assento ou de um molde, considerando também as geometrias necessárias para sua aplicação nas cadeiras de rodas. É necessário também validar um método acessível tecnologicamente e economicamente. Assim, o objetivo deste projeto é disponibilizar uma alternativa tecnológica e economicamente viável para a fabricação de produtos (assentos) personalizados com foco na Tecnologia Assistiva. Visa-se à criação de uma metodologia para a fabricação de assentos personalizados, identificando os parâmetros, materiais e o ferramental necessários para o seu projeto. Por fim, a validação da metodologia proposta será realizada através de estudos de caso. Espera-se que o projeto oportunize o tratamento de alto nível para pessoas de renda mais baixa e que os assentos personalizados obtidos viabilizem a adequação postural, bem como o aumento do conforto e da qualidade de vida do usuário.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cláudio Luiz Salvalaio - Integrante / Fábio Pinto da Silva - Coordenador.
-
2009 - 2009
Metodologia de Digitalização Tridimensional, Seleção de Materiais e Usinagem CNC com foco na Tecnologia Assistiva, Descrição: Estudo e seleção de materiais para assentos personalizados com propriedades ortopédicas, conjuntamente com o estudo da influência dos parâmetros da digitalização a laser e da posterior usinagem com tecnologia CNC no resultado final dos assentos, visando à criação de uma metodologia para a fabricação de assentos personalizados, identificando os parâmetros, materiais e o ferramental necessários para o seu projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cláudio Luiz Salvalaio - Integrante / Wilson Kindlein Júnior - Coordenador.
Projetos de desenvolvimento
-
2018 - 2019
Projeto de Jogos Digitais e Dispositivos de Interação como Tecnologia Assistiva voltada a Crianças e Adolescentes com Deficiências Física e Cognitiva em Situação de Vulnerabilidade e Risco Social, Descrição: Atividades da Vida Diária (AVD) são as tarefas pessoais e outras habilidades pertinentes ao cotidiano das pessoas. As AVD compreendem um conjunto de atividades que visam o desenvolvimento pessoal e social nos múltiplos afazeres do cotidiano, tendo em vista a independência, a autonomia e a convivência social de pessoas com algum tipo de deficiência. São consideradas AVD: (i) autocuidados, tais como escovar os dentes, pentear os cabelos, vestir-se, tomar banho, calçar sapatos, alimentar-se, beber água, fazer uso do vaso sanitário, entre outros; e tarefas diárias, como cozinhar, lavar louça, lavar roupa, arrumar a cama, varrer a casa, passar roupas, usar o telefone, escrever, manipular livros, sentar-se na cama, transferir-se de um lugar ao outro, entre outras. Neste contexto, o terapeuta ocupacional (TO) é o profissional da Saúde que favorece o desenvolvimento de pessoas com algum tipo de deficiência através da realização de atividades de vida diária. O processo de terapia ocupacional pode se beneficiar da disposição e da familiaridade da atual geração de pacientes com jogos, não somente analógicos, mas também os jogos digitais, além de uma extrema demanda pela experiência concreta que estes têm. A utilização de jogos digitais lúdicos tornam o aprendizado mais atrativo, divertido e desafiador. Estes constituem os chamados jogos sérios (da expressão serious games), onde o termo "sério" refere-se a produtos e situações ligados às áreas como Educação, Ciências em geral, treinamentos, entre outros. Esta oportunidade de aprendizado avança em relação às metodologias tradicionais à medida em que integra inteligências distintas e amplifica as oportunidades de utilização das mesmas. Jogos digitais e analógicos voltados à trabalho do TO podem ser considerados como recursos de tecnologia assistiva (TA), contribuindo, assim, para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e auxiliar na promoção de uma vida independente e inclusiva. Considerando o exposto, propõe-se o desenvolvimento de jogos digitais e dispositivos de interação, envolvendo inovação e tecnologia voltados à reabilitação de crianças e adolescentes com deficiências físicas e/ou cognitivas a partir da imersão, da interação e do envolvimento. A imersão está ligada com o sentimento de se estar dentro de ambientes; já a interação é a capacidade do computador em detectar as entradas do usuário e modificar instantaneamente o mundo virtual e as ações sobre ele; o envolvimento está ligado com o grau de motivação para o engajamento de uma pessoa com determinada atividade considerando a experiência gerada por desafios e recompensas.. Situação: Concluído; Natureza: Extensão. Integrantes: Luan Carlos Nesi - Integrante / Isabel Cristina Siqueira da Silva - Coordenador / Claudio Salvalaio - Integrante.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudio Luiz Salvalaio - Coordenador / Isabel Cristina Siqueira da Silva - Integrante / Luan Carlos Nesi - Integrante.
-
2016 - 2017
Tecnologia Assistiva e Gamificação para Terapia Ocupacional em Atividades de Vida Diária voltadas a Crianças com Comprometimento Neuropsicomotor, Descrição: Atividades da Vida Diária (AVD) são as tarefas pessoais e outras habilidades pertinentes ao cotidiano das pessoas. Segundo SABERES (2006), as AVD compreendem um conjunto de atividades que visam o desenvolvimento pessoal e social nos múltiplos afazeres do cotidiano, tendo em vista a independência, a autonomia e a convivência social de pessoas com algum tipo de deficiência. São consideradas AVD: (i) autocuidados, tais como escovar os dentes, pentear os cabelos, vestir-se, tomar banho, calçar sapatos, alimentar-se, beber água, fazer uso do vaso sanitário, entre outros; e tarefas diárias, como cozinhar, lavar louça, lavar roupa, arrumar a cama, varrer a casa, passar roupas, usar o telefone, escrever, manipular livros, sentar-se na cama, transferir-se de um lugar ao outro, entre outras. Neste contexto, o terapeuta ocupacional (TO) é o profissional da Saúde que favorece o desenvolvimento de pessoas com algum tipo de deficiência através da realização de atividades de vida diária. O processo de terapia ocupacional pode se beneficiar da disposição e da familiaridade da atual geração de pacientes com jogos, não somente analógicos, mas também os jogos digitais, além de uma extrema demanda pela experiência concreta que estes têm. A utilização de jogos digitais lúdicos tornam o aprendizado mais atrativo, divertido e desafiador (SOUZA et al., 2011) (NASCIMENTO et al., 2009). Estes constituem os chamados jogos sérios (da expressão serious games), onde o termo "sério" refere-se a produtos e situações ligados às áreas como Educação, Ciências em geral, treinamentos, entre outros (SILVA & BITTENCOURT, 2017). Esta oportunidade de aprendizado avança em relação às metodologias tradicionais à medida em que integra inteligências distintas e amplifica as oportunidades de utilização das mesmas. Jogos digitais e analógicos voltados à trabalho do TO podem ser considerados como recursos de tecnologia assistiva (TA), contribuindo, assim, para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e auxiliar na promoção de uma vida independente e inclusiva (BRASIL, 2006). Considerando o exposto, propõe-se o desenvolvimento ambientes virtuais tridimensional (3D) e gamificados, cujo cenário que retrata, de maneira fiel, uma sala real de treinamento de AVD pertencente à Instituição Kinder, voltada à reabilitação de crianças especiais. Além do jogo digital, dispositivos de interação serão desenvolvidos e/ou aprimorados em termos de design e ergonomia, os quais serão desenvolvidos especificamente para os pacientes realizarem atividades no ambiente 3D... , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudio Luiz Salvalaio - Coordenador / Isabel Cristina Siqueira da Silva - Integrante / Luan Carlos Nesi - Integrante.
-
2018 - 2019
Projeto de Jogos Digitais e Dispositivos de Interação como Tecnologia Assistiva voltada a Crianças e Adolescentes com Deficiências Física e Cognitiva em Situação de Vulnerabilidade e Risco Social, Descrição: Atividades da Vida Diária (AVD) são as tarefas pessoais e outras habilidades pertinentes ao cotidiano das pessoas. As AVD compreendem um conjunto de atividades que visam o desenvolvimento pessoal e social nos múltiplos afazeres do cotidiano, tendo em vista a independência, a autonomia e a convivência social de pessoas com algum tipo de deficiência. São consideradas AVD: (i) autocuidados, tais como escovar os dentes, pentear os cabelos, vestir-se, tomar banho, calçar sapatos, alimentar-se, beber água, fazer uso do vaso sanitário, entre outros; e tarefas diárias, como cozinhar, lavar louça, lavar roupa, arrumar a cama, varrer a casa, passar roupas, usar o telefone, escrever, manipular livros, sentar-se na cama, transferir-se de um lugar ao outro, entre outras. Neste contexto, o terapeuta ocupacional (TO) é o profissional da Saúde que favorece o desenvolvimento de pessoas com algum tipo de deficiência através da realização de atividades de vida diária. O processo de terapia ocupacional pode se beneficiar da disposição e da familiaridade da atual geração de pacientes com jogos, não somente analógicos, mas também os jogos digitais, além de uma extrema demanda pela experiência concreta que estes têm. A utilização de jogos digitais lúdicos tornam o aprendizado mais atrativo, divertido e desafiador. Estes constituem os chamados jogos sérios (da expressão serious games), onde o termo "sério" refere-se a produtos e situações ligados às áreas como Educação, Ciências em geral, treinamentos, entre outros. Esta oportunidade de aprendizado avança em relação às metodologias tradicionais à medida em que integra inteligências distintas e amplifica as oportunidades de utilização das mesmas. Jogos digitais e analógicos voltados à trabalho do TO podem ser considerados como recursos de tecnologia assistiva (TA), contribuindo, assim, para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e auxiliar na promoção de uma vida independente e inclusiva. Considerando o exposto, propõe-se o desenvolvimento de jogos digitais e dispositivos de interação, envolvendo inovação e tecnologia voltados à reabilitação de crianças e adolescentes com deficiências físicas e/ou cognitivas a partir da imersão, da interação e do envolvimento. A imersão está ligada com o sentimento de se estar dentro de ambientes; já a interação é a capacidade do computador em detectar as entradas do usuário e modificar instantaneamente o mundo virtual e as ações sobre ele; o envolvimento está ligado com o grau de motivação para o engajamento de uma pessoa com determinada atividade considerando a experiência gerada por desafios e recompensas.. Situação: Concluído; Natureza: Extensão. Integrantes: Luan Carlos Nesi - Integrante / Isabel Cristina Siqueira da Silva - Coordenador / Claudio Salvalaio - Integrante.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudio Luiz Salvalaio - Coordenador / Isabel Cristina Siqueira da Silva - Integrante / Luan Carlos Nesi - Integrante.
-
2016 - 2017
Tecnologia Assistiva e Gamificação para Terapia Ocupacional em Atividades de Vida Diária voltadas a Crianças com Comprometimento Neuropsicomotor, Descrição: Atividades da Vida Diária (AVD) são as tarefas pessoais e outras habilidades pertinentes ao cotidiano das pessoas. Segundo SABERES (2006), as AVD compreendem um conjunto de atividades que visam o desenvolvimento pessoal e social nos múltiplos afazeres do cotidiano, tendo em vista a independência, a autonomia e a convivência social de pessoas com algum tipo de deficiência. São consideradas AVD: (i) autocuidados, tais como escovar os dentes, pentear os cabelos, vestir-se, tomar banho, calçar sapatos, alimentar-se, beber água, fazer uso do vaso sanitário, entre outros; e tarefas diárias, como cozinhar, lavar louça, lavar roupa, arrumar a cama, varrer a casa, passar roupas, usar o telefone, escrever, manipular livros, sentar-se na cama, transferir-se de um lugar ao outro, entre outras. Neste contexto, o terapeuta ocupacional (TO) é o profissional da Saúde que favorece o desenvolvimento de pessoas com algum tipo de deficiência através da realização de atividades de vida diária. O processo de terapia ocupacional pode se beneficiar da disposição e da familiaridade da atual geração de pacientes com jogos, não somente analógicos, mas também os jogos digitais, além de uma extrema demanda pela experiência concreta que estes têm. A utilização de jogos digitais lúdicos tornam o aprendizado mais atrativo, divertido e desafiador (SOUZA et al., 2011) (NASCIMENTO et al., 2009). Estes constituem os chamados jogos sérios (da expressão serious games), onde o termo "sério" refere-se a produtos e situações ligados às áreas como Educação, Ciências em geral, treinamentos, entre outros (SILVA & BITTENCOURT, 2017). Esta oportunidade de aprendizado avança em relação às metodologias tradicionais à medida em que integra inteligências distintas e amplifica as oportunidades de utilização das mesmas. Jogos digitais e analógicos voltados à trabalho do TO podem ser considerados como recursos de tecnologia assistiva (TA), contribuindo, assim, para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e auxiliar na promoção de uma vida independente e inclusiva (BRASIL, 2006). Considerando o exposto, propõe-se o desenvolvimento ambientes virtuais tridimensional (3D) e gamificados, cujo cenário que retrata, de maneira fiel, uma sala real de treinamento de AVD pertencente à Instituição Kinder, voltada à reabilitação de crianças especiais. Além do jogo digital, dispositivos de interação serão desenvolvidos e/ou aprimorados em termos de design e ergonomia, os quais serão desenvolvidos especificamente para os pacientes realizarem atividades no ambiente 3D... , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudio Luiz Salvalaio - Coordenador / Isabel Cristina Siqueira da Silva - Integrante / Luan Carlos Nesi - Integrante.
-
2025 - Atual
Aplicação Integrada de Realidade Virtual, Inteligência Artificial e EEG na Reabilitação Pós-AVE, Descrição: Este projeto propõe investigar o uso combinado de realidade virtual (RV), inteligência artificial (IA) e eletroencefalografia (EEG) para otimizar a reabilitação neurológica e melhorar a qualidade de vida de pacientes após um acidente vascular encefálico (AVE). Projeto em colaboração internacional com o Institut de la Recherche Scientifique (INRS), no Canadá, com especialistas em reabilitação neuropsicológica e informática biomédica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Cláudio Luiz Salvalaio - Integrante / Alcyr Alves de Oliveira - Coordenador / Tiago Henrique Falk - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2018 - 2019
Projeto de Jogos Digitais e Dispositivos de Interação como Tecnologia Assistiva voltada a Crianças e Adolescentes com Deficiências Física e Cognitiva em Situação de Vulnerabilidade e Risco Social, Descrição: Atividades da Vida Diária (AVD) são as tarefas pessoais e outras habilidades pertinentes ao cotidiano das pessoas. As AVD compreendem um conjunto de atividades que visam o desenvolvimento pessoal e social nos múltiplos afazeres do cotidiano, tendo em vista a independência, a autonomia e a convivência social de pessoas com algum tipo de deficiência. São consideradas AVD: (i) autocuidados, tais como escovar os dentes, pentear os cabelos, vestir-se, tomar banho, calçar sapatos, alimentar-se, beber água, fazer uso do vaso sanitário, entre outros; e tarefas diárias, como cozinhar, lavar louça, lavar roupa, arrumar a cama, varrer a casa, passar roupas, usar o telefone, escrever, manipular livros, sentar-se na cama, transferir-se de um lugar ao outro, entre outras. Neste contexto, o terapeuta ocupacional (TO) é o profissional da Saúde que favorece o desenvolvimento de pessoas com algum tipo de deficiência através da realização de atividades de vida diária. O processo de terapia ocupacional pode se beneficiar da disposição e da familiaridade da atual geração de pacientes com jogos, não somente analógicos, mas também os jogos digitais, além de uma extrema demanda pela experiência concreta que estes têm. A utilização de jogos digitais lúdicos tornam o aprendizado mais atrativo, divertido e desafiador. Estes constituem os chamados jogos sérios (da expressão serious games), onde o termo "sério" refere-se a produtos e situações ligados às áreas como Educação, Ciências em geral, treinamentos, entre outros. Esta oportunidade de aprendizado avança em relação às metodologias tradicionais à medida em que integra inteligências distintas e amplifica as oportunidades de utilização das mesmas. Jogos digitais e analógicos voltados à trabalho do TO podem ser considerados como recursos de tecnologia assistiva (TA), contribuindo, assim, para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e auxiliar na promoção de uma vida independente e inclusiva. Considerando o exposto, propõe-se o desenvolvimento de jogos digitais e dispositivos de interação, envolvendo inovação e tecnologia voltados à reabilitação de crianças e adolescentes com deficiências físicas e/ou cognitivas a partir da imersão, da interação e do envolvimento. A imersão está ligada com o sentimento de se estar dentro de ambientes; já a interação é a capacidade do computador em detectar as entradas do usuário e modificar instantaneamente o mundo virtual e as ações sobre ele; o envolvimento está ligado com o grau de motivação para o engajamento de uma pessoa com determinada atividade considerando a experiência gerada por desafios e recompensas.. Situação: Concluído; Natureza: Extensão. Integrantes: Luan Carlos Nesi - Integrante / Isabel Cristina Siqueira da Silva - Coordenador / Claudio Salvalaio - Integrante.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudio Luiz Salvalaio - Coordenador / Isabel Cristina Siqueira da Silva - Integrante / Luan Carlos Nesi - Integrante.
-
2016 - 2017
Tecnologia Assistiva e Gamificação para Terapia Ocupacional em Atividades de Vida Diária voltadas a Crianças com Comprometimento Neuropsicomotor, Descrição: Atividades da Vida Diária (AVD) são as tarefas pessoais e outras habilidades pertinentes ao cotidiano das pessoas. Segundo SABERES (2006), as AVD compreendem um conjunto de atividades que visam o desenvolvimento pessoal e social nos múltiplos afazeres do cotidiano, tendo em vista a independência, a autonomia e a convivência social de pessoas com algum tipo de deficiência. São consideradas AVD: (i) autocuidados, tais como escovar os dentes, pentear os cabelos, vestir-se, tomar banho, calçar sapatos, alimentar-se, beber água, fazer uso do vaso sanitário, entre outros; e tarefas diárias, como cozinhar, lavar louça, lavar roupa, arrumar a cama, varrer a casa, passar roupas, usar o telefone, escrever, manipular livros, sentar-se na cama, transferir-se de um lugar ao outro, entre outras. Neste contexto, o terapeuta ocupacional (TO) é o profissional da Saúde que favorece o desenvolvimento de pessoas com algum tipo de deficiência através da realização de atividades de vida diária. O processo de terapia ocupacional pode se beneficiar da disposição e da familiaridade da atual geração de pacientes com jogos, não somente analógicos, mas também os jogos digitais, além de uma extrema demanda pela experiência concreta que estes têm. A utilização de jogos digitais lúdicos tornam o aprendizado mais atrativo, divertido e desafiador (SOUZA et al., 2011) (NASCIMENTO et al., 2009). Estes constituem os chamados jogos sérios (da expressão serious games), onde o termo "sério" refere-se a produtos e situações ligados às áreas como Educação, Ciências em geral, treinamentos, entre outros (SILVA & BITTENCOURT, 2017). Esta oportunidade de aprendizado avança em relação às metodologias tradicionais à medida em que integra inteligências distintas e amplifica as oportunidades de utilização das mesmas. Jogos digitais e analógicos voltados à trabalho do TO podem ser considerados como recursos de tecnologia assistiva (TA), contribuindo, assim, para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e auxiliar na promoção de uma vida independente e inclusiva (BRASIL, 2006). Considerando o exposto, propõe-se o desenvolvimento ambientes virtuais tridimensional (3D) e gamificados, cujo cenário que retrata, de maneira fiel, uma sala real de treinamento de AVD pertencente à Instituição Kinder, voltada à reabilitação de crianças especiais. Além do jogo digital, dispositivos de interação serão desenvolvidos e/ou aprimorados em termos de design e ergonomia, os quais serão desenvolvidos especificamente para os pacientes realizarem atividades no ambiente 3D... , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudio Luiz Salvalaio - Coordenador / Isabel Cristina Siqueira da Silva - Integrante / Luan Carlos Nesi - Integrante.
Prêmios
2018
Prêmio Petzold de Inovação para o TCC de Gustavo José Balbela de Azambuja, aluno UniRitter - projeto orientado: Redesign da Interface de Acionamento de Semáforos para Pedestres, Apdesign - Associação dos Profissionais em Design do RS.
2017
Laureate Recognition Program - Mosaico: Hub de Inovação, Laureate International Universities - UniRitter.
2015
Laureate Recognition Program - Projeto social - DSA: UniRitter & FGBS, Laureate International Universities - UniRitter.
2015
Top Cidadania - DSA: Fundação dos Bancos Sociais e UniRitter, ABRH RS.
2015
QS Stars - Reimagine Education Awards: Shortlisted, QS Stars - Wharton University of Pennsylvania.
2014
Laureate Recognition Program - Projeto Social - Design Social Aplicado: UniRitter & FGBS, Laureate International Universities - UniRitter.
2012
4º Prêmio Bornancini - MENÇÃO HONROSA Mobiliário - Projeto orientado: Mesa Mesinha Autor: Martino Piccinini (UFRGS), APDesign.
2012
4º Prêmio Bornancini - FINALISTA Equipamentos Médico-Hospitalares - Projeto orientado: MOPS Autores: Augusto Rückert, Thandra Rodrigues, Henrique Lohmann (UFRGS), APDesign.
2012
4º Prêmio Bornancini - VENCEDOR Tecnologia Assistiva - Projeto orientado: USEE - Sistema de Auxílio à Orientação de Pessoas com Deficiência Visual - Autores: Evandro Perondi, Lucas Cargnin (UFRGS), APDesign.
2012
4º Prêmio Bornancini - MENÇÃO HONROSA Tecnologia Assistiva - Projeto orientado: Moovi - Autores: Guilherme Cardoso, Daniela Oliveira (UFRGS), APDesign.
2012
4º Prêmio Bornancini - MENÇÃO HONROSA Design for All - Projeto orientado: Tóin - Autores: Alice Meditsch, Martino Piccinini, Natália Blauth (UFRGS), APDesign.
2012
4º Prêmio Bornancini - VENCEDOR Design for All - Projeto orientado: U.N.I. Micro-ondas e Cooktop - Autores: Guilherme Webster, Gabriel Altenhofen, Moisés Hansen, Stefan von der Heyde (UFRGS), APDesign.
2012
6º IDEA/Brasil - PARTICIPAÇÃO - Projeto Orientado: U.N.I. Micro-ondas e Cooktop Design Universal - Autores: Gabriel Altenhofen, Guilherme Webster, Moisés Hansen, Stefan Von Der Heyde (UFRGS), Objeto Brasil, APEX-Brasil, IDSA - Industrial Designers Society of America.
2012
6º IDEA/Brasil - PARTICIPAÇÃO - Projeto Orientado: Moovi: exoesqueleto p/ auxílio locomoção pessoa com paralisia cerebral - Autores: Guilherme Cardoso, Daniela Oliveira (UFRGS), Objeto Brasil, APEX-Brasil, IDSA - Industrial Designers Society of America.
2008
Menção honrosa - Salão Jovem Designer - Projeto: Mesa Inclusiva, Centro Universitário Feevale.
2008
Concurso criação do logotipo do II Fórum Pró-Patrimônio Cultural de Novo Hamburgo - 1º lugar, ASAEC/Feevale.
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - 2019
UNIRITTERVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de graduação, Carga horária: 20
Outras informações:
Áreas das disciplinas ministradas: Tecnologia Assistiva, Design Social, Sustentabilidade, Biomimética, Integrado (Produto, Moda, Gráfico), Ergonomia, Prototipagem, Desenho CAD, Impressão 3D, Tecnologia, Metodologia.
2013 - 2019
UNIRITTERVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador em Design, Carga horária: 6
Atividades
-
08/2013 - 12/2019
Pesquisa e desenvolvimento, Núcleo de Extensão em Design e Sociedade / Faculdade de Design.,Linhas de pesquisa
2012 - 2013
PersonaLab Soluções em Tecnologia AssistivaVínculo: Diretor, Enquadramento Funcional: Pesquisador em Design, Carga horária: 20
2011 - 2012
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor (bolsa REUNI), Carga horária: 6
Outras informações:
Faculdade de Arquitetura - Departamento de Design e Expressão Gráfica (DEG)
Atuação nas disciplinas: Oficina de Modelos e Protótipos II e Projeto III.
2010 - 2012
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação na pesquisa junto ao Laboratório de Design e Seleção de Materiais (LdSM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em processos de digitalização tridimensional, fotogrametria, usinagem CNC, Tecnologia Assistiva, dispositivos elétricos e eletrônicos para o Design.
2011 - 2011
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Faculdade de Arquitetura - Departamento de Design e Expressão Gráfica (DEG)
Atuação nas disciplinas: Oficina de Modelos e Protótipos I, Oficina de Modelos e Protótipos II, Projeto III e Projeto IV.
2010 - 2010
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de desenvolvimento técnico nível 1, Carga horária: 20
Outras informações:
Assessoria geral ao projeto de pesquisa intitulado ?Metodologia de Digitalização Tridimensional, Seleção de Materiais e Usinagem CNC com foco na Tecnologia Assistiva?, em desenvolvimento pelo Laboratório de Design e Seleção de Materiais, cujos os principais objetivos são: 1) Estudar as técnicas de digitalização tridimensional disponíveis para a captura de imagens humanas, identificando os dispositivos e softwares adequados para digitalização (engenharia reversa); 2) Realizar procedimentos para a digitalização de partes humanas, determinando quais os principais parâmetros a serem considerados em casos clínicos e avaliando as possíveis aplicações para cada técnica.
2009 - 2010
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista voluntário, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista no Laboratório de Design e Seleção de Materiais (LdSM).
Pesquisa e desenvolvimento de aplicações personalizadas para o ser humano com ênfase em ergonomia; Tecnologia Assistiva; meios de digitalização tridimensional de baixo custo.
2006 - 2010
Colegio Luterano Arthur KonrathVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações:
Turmas: 1º ano do Ensino Técnico
Curso: Técnico em Informática.
Disciplina: Computação Gráfica (CorelDraw, Photoshop, Flash).
2009 - 2009
Escola Técnica OlimpioVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Turma: módulo III do Ensino Técnico
Curso: Técnico em Informática
Disciplina: Computação Gráfica (CorelDraw, Photoshop, Flash).
Contratação emergencial.
2002 - 2010
Grupo DefferrariVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico em eletrônica Jr, Carga horária: 44
Outras informações:
Atuação em áreas da informática em geral (Design gráfico, hardware, instalação, eletrônica).
De julho de 2009 a abril de 2010 a carga horário foi reduzida para atuação no Laboratório de Design da Ufrgs.
1999 - 2001
Color Systems - Imagem GrafiaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Artefinalista, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Artefinal, desenvolvimento de anúncios para os jornais ZH, NH e Pioneiro, anúncios para revistas, folders, catálogos, cartazes, capas de Cd, trabalhos para agências publicitárias, atendimento personalizado a clientes e gerenciamento da área técnica.
1998 - 1999
Arte Factory - Letra 7Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Artefinalista, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Criação de peças gráficas (banners, faixas, luminosos, placas), layouts, produção gráfica (texto das peças gráficas), tratamento de imagens e plotagens (recorte em vinil).
1996 - 1998
Artesul Gravações em MetalVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Artefinalista, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Artefinal e fotolito.
1991 - 1996
Eletromotor ASVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar técnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Montagem e desmontagem de equipamentos elétricos, enrolamento de bobinas, conserto de eletrodomésticos, instalações elétricas, manutenção em máquinas industriais e verificação de circuitos eletrônicos.
2023 - Atual
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto AlegreVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações:
Pesquisador no laboratório de Reabilitação Neurológica - Nerv
Atividades
-
12/2023
Pesquisa e desenvolvimento, Ciências da Reabilitação.,Linhas de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Cláudio Luiz Salvalaio e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?