Humberto de Castro Brito
Bacharel e Licenciado Pleno em História pela Universidade Federal do Pará (1993). Especialista em História da Amazônia (UFPA/1993) e em Educação - modalidade Educação Profissional/PROEJA (CEFET-PA/2006). Atualmente cursa o Mestrado em História na UFPA e é professor da disciplina História no IFPA/Campus Belém, atuando nos cursos técnicos integrados, no curso subsequente de Guia de Turismo e na Licenciatura em História. Tem experiência de pesquisa nas áreas de História da Amazônia e da Educação Profissional, tendo interesse nos estudos dos seguintes temas: ensino de História; história do livro didático; história da educação básica e da educação profissional; história do trabalho e dos trabalhadores.
Informações coletadas do Lattes em 23/05/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em História Social da Amazônia
2022 - Atual
Universidade Federal do Pará
Título: A historiografia da Cabanagem e o livro didático de História do Pará (1898-1938)
Orientador: MAURO CEZAR COELHO
Palavras-chave: Livro didático; Cabanagem; História da Amazônia.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História da Amazônia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Especialização em Educação Técnica de Nível Médio Integrada ao EJA
2006 - 2007
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Título: O ENSINO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA: itinerários e questões atuais
Orientador: Sônia Bertolo
Especialização em História da Amazônia
1993 - 1995
Universidade Federal do Pará
Título: Os Cabanos e a Cabanagem: uma análise do perfil social dos cabanos da Vigia
Orientador: Flávio dos Santos Gomes
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Graduação em História
1988 - 1993
Universidade Federal do Pará
Título: Imprensa e Greve: um estudo da greve dos rodoviários através do Jornal O Liberal (1989-1992)
Orientador: Edilza Joana de Oliveira Fontes
Idiomas
Inglês
, Lê Razoavelmente.
Espanhol
, Lê Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História da Amazônia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea/Especialidade: História do Trabalho na Amazônia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Metodologia do Ensino da História.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Educação Profissional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Livro Didático.
Participação em eventos
XI Encontro Regional de História da ANPUH-PA.Apontamentos para uma história do livro didático de história do Pará. 2018. (Encontro).
7ª Semana de Ciências Humanas do IFPA/Campus Belém.Estética, cidade e contemporaneidade (mesa redonda). 2016. (Outra).
Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte-Nordeste de Educação Tecnológica - CONNEPI. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PARÁ: PERSPECTIVA DE UM PROJETO DE PESQUISA. 2009. (Congresso).
Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte-Nordeste de Educação Tecnológica - CONNEPI. ENTRE AS MASSAS E OS GOVERNOS CABANOS: NOTAS PARA UM ESTUDO SOBRE LIDERANÇAS POLÍTICAS NA CABANAGEM. 2009. (Congresso).
Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte-Nordeste de Educação Tecnológica - CONNEPI. O CURRÍCULO INTEGRADO E A DISCIPLINA HISTÓRIA NOS CURSOS DE PROEJA. 2009. (Congresso).
Participação em bancas
BRITO, H. C.. da Costa Tavares.Memorizando Belém dos velhos tempos: os prédios históricos de Belém como rugosidades na paisagem urbano-cultural. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
BRITO, H. C.. Presidente da banca examinadora do concurso público para Professor Substituto da matéria História, do CEFET-PA.. 2006. Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará.
BRITO, H. C.. Membro da banca examinadora do concurso público para Professor de História do Quadro Efetivo da Unidade Descentralizada de Tucuruí/CEFET.. 2006. Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará.
BRITO, H. C.. Banca elaboradora das provas do processo seletivo para os cursos técnicos-concomitantes e pós-médios.. 2003. Unidade Descentralizada de Tucuruí.
BRITO, H. C.. Banca Examinadora para Professor Substituto na matéria História. 2002. Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará.
BRITO, H. C.. Banca Examinadora para Professor Substituto na matéria História. 2002. Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará.
BRITO, H. C.. Banca Examinadora para professor substituto na matéria História. 2002. Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará.
BRITO, H. C.. Banca elaboradora das provas do processo seletivo dos cursos técnicos pós-médios. 2002. Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará.
Orientou
O estudo da África no livro didático de Geografia da 8ª série do ensino fundamental do ano de 2004; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Relações Étnico-Raciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Humberto de Castro Brito;
REGIONALIZAÇÃO DO CURRÍCULO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DA MÚSICA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Pará; Orientador: Humberto de Castro Brito;
Educação Profissional na Primeira República: a Escola de Aprendizes de Artífices do Pará; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Humberto de Castro Brito;
Produções bibliográficas
-
BRITO, H. C. . O currículo integrado e a disciplina História nos cursos de PROEJA. In: Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte-Nordeste de Educação Tecnológica - CONNEPI, 2009, Belém/PA. Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte-Nordeste de Educação Tecnológica, 2009.
-
GONÇALVES JR., A. ; BRITO, H. C. . História da educação profissional no Pará: perspectiva de um projeto de pesquisa. In: Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte-Nordeste de Educação Tecnológica - CONNEPI, 2009, Belém/PA. Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte-Nordeste de Educação Tecnológica, 2009.
-
BRITO, H. C. . Entre as massas e os governos cabanos: notas para um estudo sobre lideranças políticas na Cabanagem. In: Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte-Nordeste de Educação Tecnológica - CONNEPI, 2009, Belém/PA. Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte-Nordeste de Educação Tecnológica, 2009.
-
BRITO, H. C. . Apontamentos para uma história do livro didático de história do Pará. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRITO, H. C. . Os cabanos e a Cabanagem: um estudo sobre o perfil social dos cabanos da Vigia 1995 (Monografia de especialização).
-
BRITO, H. C. . Greve e Imprensa: uma análise do discurso de O Liberal sobre as greves dos rodoviários (1989-1993) 1993 (Monografia de conclusão de curso).
Outras produções
BRITO, H. C. . O ensino da História e a lei 10639/03. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BRITO, H. C. . Projeto Uniafro. 2006. .
BRITO, H. C. . Projeto Uniafro. 2006. .
BRITO, H. C. . Antropologia Educacional. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
Projetos de pesquisa
-
2015 - Atual
História da Educação Profissional no Pará oitocentista: organizando fontes para o estudo da Casa dos Educandos Artífices do Pará, Descrição: Pesquisa que pretende localizar, coletar dados e organizar fontes históricas, em particular jornais digitalizados disponíveis na internet, para o estudo da Casa dos Educandos Artífices do Pará. Essa instituição de aprendizado profissional foi criada em 1838 pelo Presidente Soares de Andréa, no contexto de repressão à Cabanagem, e existiu até 1852, constituindo-se numa experiência pioneira no Brasil Império.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Humberto de Castro Brito - Coordenador.
-
2008 - 2009
Outros líderes cabanos: breves itinerários biográficos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Humberto de Castro Brito - Coordenador.
-
2008 - 2008
História da Educação Profissional no Pará (séculos XIX-XX), Descrição: Projeto dirigido à localização, coleta de dados e organização de fontes históricas para o estudo da educação profissional no Pará, em particular aquelas digitalizadas e disponíveis na internet.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Humberto de Castro Brito - Coordenador / GONÇALVES JR., Admarino - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Belém. , Av. Almirante Barroso, 1155, Marco, 66033660 - Belém, PA - Brasil, Telefone: (91) 32011782, URL da Homepage:
Experiência profissional
1994 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor da Educação Básica, Técnica e Tecnológica, atuando nas modalidades de ensino médio integrado à educação profissional, educação de jovens e adultos (EJA) integrada à educação profissional - PROEJA e superior
1994 - Atual
Centro Federal de Educação Tecnológica do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuação nas modalidades ensino médio integrado ao ensino profissional e educação de jovens e adultos integrada à educação profissional (PROEJA)
Atividades
-
05/1994
Ensino,,Disciplinas ministradas, História Aplicada ao Turismo, História da Amazônia, História do Brasil, História Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea
-
09/2002 - 03/2006
Direção e administração, Gerência do Ensino Médio, Coordenação de Ciências Humanas e Suas Tecnologias.,Cargo ou função, Coordenador da Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
1992 - 1993
Universidade Federal do ParáVínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações:
Monitor da disciplina Antropologia Cultural
Atividades
-
01/1992 - 09/1993
Extensão universitária , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Antropologia.,Atividade de extensão realizada, Monitor.
1993 - 1994
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPqVínculo: Bolsista de Aperfeiçoamento, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.
1990 - 1991
Instituto de Desenvolvimento Econômico Social do ParáVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações:
Atividades de seleção e arquivamento de matérias jornalísticas sobre a economia local e exercidas na Coordenação de Documentação e Informação - CDI.
Atividades
-
01/1990 - 02/1991
Estágios , Biblioteca da Instituição, Coordenação de Documentação e Informação.,Estágio realizado, Atividade de documentação e arquivamento.
1994 - Atual
Escola Técnica Federal do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de 1 e 2 graus, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1994 - Atual
Escola Técnica Federal do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de 1 e 2 graus, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Humberto de Castro Brito e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?