Ana Márcia Góes Eustáquio

Última atualização do currículo em 19/06/2018 Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2013) e Pós graduação em Gestão Cultural - Uesc(2017). Oficineira em 2019 na segunda Feira Literária de Ilhéus (Uesc/Editus) , Mediadora palestrante no Planejamento Coletivo em Rede para Professores da rede pública. Professor temporário pré- enem - SESI/Fieb(2014/2015) , além de ministrar oficina motivacional na empresa Latoy (2015) e curso alternativo de capacitação para pessoas portadoras de necessidades especiais na empresa Trifil (2015) ,através do SESI. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música e sensibilização, atuando principalmente nos seguintes temas: cidadania, saúde emocional utilizando o gênero canção entre outros recursos, como instrumento multidisciplinar de aprendizagem e construção de valor . Desde 1998 é cantora profissional autônoma e atua no segmento Hoteleiro, com destaque para Txai Resorts e Companhia Transamérica de Hotéis NE LTDA, dentre outras empresas no segmento hoteleiro. É sócio- proprietário no projeto SOB MEDIDA MUSIC BA, voltado para músicas personalizadas em cerimônias de casamento , eventos sociais e prestação de serviços multidisciplinares utilizando a música como recurso.

Informações coletadas do Lattes em 29/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Gestão Cultural e Elaboração de Projetos

2015 - 2017

Universidade Estadual de Santa Cruz
Título: GONZAGUINHA, TOQUINHO, ÁLVARO LANCELOTTI E RENATO LUCIANO: afirmações, valores culturais e educativos em quatro atos da MPB
Orientador: Prof. Dr. Alfredo Dib Abdul Nour

Graduação em Letras - Língua Portuguesa

2009 - 2013

Universidade Estadual de Santa Cruz
Título: O Gênero Canção como ferramenta de desenvolvimento da leitura
Orientador: Eliuse Souza Silva

Graduação em Letras - Inglês

2009 - 2013

Universidade Estadual de Santa Cruz
Título: O GÊNERO CANÇÃO COMO FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIA COMUNICATIVA EM LÍNGUA INGLESA: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS
Orientador: Isaías Francisco de Carvalho

Ensino Médio (2º grau)

1988 - 1990

Instituto Nossa Senhora da Piedade

Ensino Fundamental (1º grau)

1980 - 1987

Instituto Nossa Senhora da Piedade

Formação complementar

2015 - 2017

Extensão universitária em Extensão em Elaboração de Projetos Culturais. , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Extensão em Elaboração de Projetos Culturais. (Carga horária: 100h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

1993 - 1999

Espanhol - Adelante - Libro 5. , CCAA Ilhéus, CCAA, Brasil.

1993 - 1999

Inglês - Livro 8. , CCAA Ilhéus, CCAA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Gestão e Elaboração de projetos culturais e sociais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Lingua Portuguesa.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Lingua Inglesa.

Organização de eventos

EUSTÁQUIO, A. M. G. . IV SEPEXLE - Participação em Organização. 2012. (Outro).

Participação em eventos

Mediadora em 2ª Feira literária de Ilhéus Uesc/Editus.Mediadora em Oficina de sensibilização com música. 2019. (Oficina).

Mediadora em Oficinas para adolescentes.Mediadora em Oficinas de sensibilização com música para adolescente na ONG Fé e Alegria, comunidade N S da Vitoria. 2019. (Oficina).

Planejamento Coletivo em Rede Para Professores(PCR).Moderador Palestrante e Formador - Oficina de sensibilização utilizando música. 2019. (Oficina).

Mediadora em Oficina de sensibilização melhor idade.Mediadora em Oficina de sensibilização para melhoridade no Abrigo São Francisco de Assis com música. 2018. (Oficina).

Mediadora música Ilhéus em flor 2018.Harmonizando o ambiente com música - Mediadora - Apresentação. 2018. (Outra).

PROJETO CRIANÇA PRECISA SER CRIANÇA.Mediadora em CRIANÇA PRECISA SER CRIANÇA. 2017. (Outra).

CANÇÕES NATALINAS NO PALACIO PARANAGUA.Canções natalinas no palácio Paranaguá. 2016. (Outra).

III Curso de Formação de Agentes e Gestores Culturais. 2015. (Outra).

Mediadora em PROJETO MÙSICA VIVA nos DISTRITOS- AGUIA DA CULTURA.Projeto Música Viva-Aguia da Cultura -Distritos de Ilhéus. 2015. (Outra).

Dia das Crianças em CENTRO Cultural de OLIVENÇA.Mediadora em Dia das CriançA NO CENTRO Cultural de OLIVENÇA. 2014. (Outra).

Mediadora CORAL Natalino na Creche Dom Bosco.CORAL Natalino na Creche Dom Bosco. 2014. (Outra).

Curso de Elaboração de Projetos Culturais. 2013. (Oficina).

Curso de Financiamento Cultural. 2013. (Oficina).

Curso de Gestão Cultural. 2013. (Oficina).

Memorial de formação. 2013. (Outra).

Palestra Narrativa Pessoal e Nacional No Bildungsroman Negro do car Caribe Anglófono. 2013. (Outra).

Colóquio Internacional 100 anos de Jorge Amado :História,Literatura e Cultura. 2012. (Outra).

Equipe de correção/Concurso Lápis na Mão. Equipe de correção. 2012. (Olimpíada).

FGV-Nivelamento oficinas presenciais. 2012. (Outra).

ICT and Enclish teaching :NO WAY OUT!. 2012. (Outra).

Idea Factory:Uesc English Language Teaching Convention. 2012. (Seminário).

Idea Factory:Uesc English Language Teaching Convention.Apresentação/Songs in English. 2012. (Seminário).

IV SEPEXLE UESC. 2012. (Seminário).

IV SEPEXLE UESC.Comissão Organizadora. 2012. (Seminário).

OFICINAS DE IINGLÊS AVANÇADO -PROGRAMA DE ASSISTENTE DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA DO CONVÊNIO FULBRIGHT -BRASIL/CAPES/UESC. 2012. (Oficina).

Semiótica Peirceana:Signo, Percepção e Inferência. 2012. (Outra).

Uma abordagem não normativa do adjetivo em sala de aula. 2012. (Outra).

III Sepexle.Canções internacionais. 2011. (Outra).

III SEPEXLE -UESC. 2011. (Seminário).

3Congresso de Estudantes da UESC. Delegada em 3 Congresso. 2010. (Congresso).

30 anos brilhando na educação -APPI - Saude do trabalhador.Atuação em canto popular - Tema Saude do Trabalhador e Processo Escolar. 2009. (Seminário).

CURSO DE EXTENSÂO EM GESTÂO CULTURAL-UESC.III CURSO de Formação de Agentes e Gestores Culturais-UESC 40h. 2009. (Encontro).

I Oficina Preparatória de Dança para o balé da cidade.Balé da Cidade - Semana Jorge Amado. 2003. (Oficina).

Participação em bancas

EUSTÁQUIO, A. M. G.. Correção de Redações Concurso Lápis na Mão. 2012. Universidade Estadual de Santa Cruz.

EUSTÁQUIO, A. M. G.. Correção de Redações Concurso Lápis na Mão. 2011. Universidade Estadual de Santa Cruz.

Produções bibliográficas

  • CARVALHO, I. F. ; EUSTÁQUIO, A. M. G. ; ANDRADE, C. F. . O Gênero canção e a competência comunicativa em LE. NONADA , v. 2, p. 1-11, 2013.

  • EUSTÁQUIO, A. M. G. . Oficina de formação para professores Escola Sá pereira. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • EUSTÁQUIO, A. M. G. ; GOMES, M. G. . Oficina de sensibilização com música no Abrigo São Francisco de Assis. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

EUSTÁQUIO, A. M. G. ; GOMES, M. G. . SOB MEDIDA MUSIC BA. 2011; Tema: Música vocal e instrumental para casamentos e eventos sociais. (Rede social).

EUSTÁQUIO, A. M. G. ; GOMES, M. G. . Márcia Alencar Márcia Góes - Casamentos e Eventos Music Bahia. 2011; Tema: Página da cantora Márcia Alencar(Márcia Góes). (Rede social).

EUSTÁQUIO, A. M. G. . Curso de capacitação PCDs - Mediadora em oficina utilizando música. 2015. (OFICINA).

EUSTÁQUIO, A. M. G. . FAMÌLIA & TRABALHO (Saúde emocional do trabalhador). 2015. (OFICINA).

EUSTÁQUIO, A. M. G. . 3Ed Encontro de compositores litoral Sul Da Bahia. 2018. Composição (estréia).

EUSTÁQUIO, A. M. G. . Baile Infantil - Criança precisa ser criança. 2017. Interpretação.

EUSTÁQUIO, A. M. G. ; GOMES, M. G. . Dia das Crianças Clube Social de Ilhéus. 2017. Interpretação.

EUSTÁQUIO, A. M. G. . Projeto Seis e Meia 2016. 2016. Interpretação.

EUSTÁQUIO, A. M. G. ; GOMES, M. G. . Carnaval Infantil 2016. 2016. Interpretação.

EUSTÁQUIO, A. M. G. ; GOMES, M. G. . Carnaval Infantil 2015. 2015. Interpretação.

EUSTÁQUIO, A. M. G. ; GOMES, M. G. . Projeto Música Viva - Águia da Cultura. 2015. Interpretação.

EUSTÁQUIO, A. M. G. . II Feira das tradições culturais -Rede de Museus e Pontos de Memoria do Sul da Bahia. 2015. Interpretação.

EUSTÁQUIO, A. M. G. . Projeto Seis e Meia 2015 - Hernani Sá. 2015. Interpretação.

EUSTÁQUIO, A. M. G. ; GOMES, M. G. . Semana Jorge Amado. 2015. Interpretação.

EUSTÁQUIO, A. M. G. ; GOMES, M. G. . Dia das Crianças Centro Cultural de Olivença. 2014. Interpretação.

EUSTÁQUIO, A. M. G. ; GOMES, M. G. . Aleluia Ilheus. 2014. Interpretação.

EUSTÁQUIO, A. M. G. ; GOMES, M. G. . Ilhéus Suba Nesse Palco - TVE. 2012. Interpretação.

EUSTÁQUIO, A. M. G. . Projeto Seis e Meia 2002. 2002. Interpretação.

EUSTÁQUIO, A. M. G. . Toque Brasileiro TV Santa Cruz. 2001. Interpretação.

EUSTÁQUIO, A. M. G. . Projeto Seis e Meia 2001. 2001. Interpretação.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - 2019

FE e ALEGRIA ONG

Vínculo: Professor Visitante Crianças, Enquadramento Funcional: Facilitador Crianças e Adolescentes, Carga horária: 3

Outras informações:
Facilitador em Oficinas de Sensibilização e Cidadania, utilizando a música e outros recursos artísticos e educativos como instrumento de auto conhecimento ,percepção de realidades e colaboração no processo de saúde emocional

2014 - Atual

SOB MEDIDA MUSIC BA

Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Cantora Profissional

Outras informações:
Cantora Profissional em SOB MEDIDA MUSIC BA, grupo cerimonial , direcionado a música personalizada para Casamentos e Eventos sociais.

2015 - Atual

Txai Resorts

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Cantora Profissional, Carga horária: 3

2015 - 2015

LATOY

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Palestra Saúde Mental, Carga horária: 2

2015 - 2015

TRIFIL

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: OFICINA DE CAPACITAÇÂO De PCDs, Carga horária: 20

Outras informações:
Oficina com carga horario total 20h

2014 - 2014

FIEB/SESI

Vínculo: Professor Pré Enem, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 4

Outras informações:
Aulas de Português e Redação preparatórias para Enem

2015 - 2015

SESI/FIEB

Vínculo: Professor Pré Enem, Enquadramento Funcional: Professor Temporário

Outras informações:
Aulas de Português preparatórias para o Enem nas Unidades do IME CENTRO e Colegio CPM .

1998 - Atual

Companhia Transamérica de Hotéis NE LTDA

Vínculo: Prestador Autônomo S.Musicais, Enquadramento Funcional: Cantora Profissional

Outras informações:
Cantora Profissional de Musica Popular Brasileira, Salsa, Samba, Bossa Nova, Ritmos Latinos,Lounge, Jazz,Pop Nacional e Internacional Contração contínua até Janeiro de 2016. Após essa data, solicitações eventuais em casamentos e eventos sociais.

2013 - 2013

Colégio da Polícia Militar Rômulo Galvão

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Lingua Portuguesa e Inglês, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor substituto de Lingua Portguesa e Lingua Inglesa 8Ano

2012 - 2012

Colégio da Polícia Militar Rômulo Galvão

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Lingua Portuguesa e Inglês, Carga horária: 20

2013 - 2013

Instituto Nossa Senhora da Piedade

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Português Substituto, Carga horária: 55

Outras informações:
Professor substituto de Português para 6ano, Ensino Fundamental II

2014 - 2014

Avatim

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Redação/ Gramática (SESI), Carga horária: 3

Outras informações:
Aulas de pré enem de Lingua Portuguesa (Gramática e Redação) para funcionários da empresa Avatim

1996 - 1997

Cosmétic Shop

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: COSMETIC SHOP, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Gerente admnistrativo CONTROLE FINANCEIRO, DE ESTOQUE SOBRE TODOS OS PRODUTOS COMERCIALIZADOS NO ESTABELECIMENTO E O QUADRO DE PESSOAL.

1998 - 2001

CCAA Ilhéus

Vínculo: Gerente, Enquadramento Funcional: Gerente Admnistrativo

2021 - 2021

Colégio Galileu Itabuna

Vínculo: outros, Enquadramento Funcional: Monitor temporário

Outras informações:
Monitora em proposta de Acolhimento do Colégio Galileu com Oficina de Música para alunos do ensino médio com carga horária de 2h