Olivia Rochadel

Doutoranda em Educação na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Mestra em Educação e Graduada em Pedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tem experiência na: docência de Educação Infantil, editoração de periódicos eletrônicos (SEER), docência no Ensino Superior, docência em cursos de Educação Continuada e Projetos de Formação de professores.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação

2018 - Atual

Universidade do Vale do Itajaí
Título: Redes de Políticas Globais para o ensino superior,
Regina Célia Linhares Hostins.

Mestrado em Educação

2014 - 2015

Universidade do Sul de Santa Catarina
Título: Curso Prático de Pedagogia de Jean Baptiste Daligault: reflexões sobre o papel do Professor de primeiras letras no século XIX,Ano de Obtenção: 2016
Leonete Luzia Schmidt.Palavras-chave: Jean Baptiste Daligault; Curso Prático de Pedagogia; Papel do Professor; Manual de Pedagogia; História da Educação de Santa Catarina.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Graduação em Pedagogia

2009 - 2013

Universidade do Sul de Santa Catarina
Título: Os métodos de ensino para as escolas de primeiras letras em Santa Catarina no século XIX: Uma reflexão a partir do livro Curso Prático de Pedagogia, de Jean Baptiste Daligualt.
Orientador: Leonete Luzia Schmidt

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Metodologia lúdica para o desenvolvimento infantil. (Carga horária: 240h). , Agência de Capacitação Educacional, ACAPED, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Pré-Escolar.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

39ª Reunião Nacional da Anped. Educação Pública e Pesquisa: ataques, lutas e resistências. 2019. (Congresso).

XVII Simpósio Integrado de Pesquisa.O Conceito de crise de aprendizagem no discurso dos organismos internacionais. 2019. (Simpósio).

Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIVALI. 2018. (Outra).

Policies and practices in Special Education: exchange Brazil and USA. 2018. (Outra).

VI Seminário Rede Grupos De Pesquisa Em Identidade E Imagem Das Universidades Comunitárias. 2018. (Seminário).

Workshop: questões éticas para a construção do TCLE para pesquisas com seres humanos. 2018. (Outra).

XII ANPEd Sul. Linguagem e formação de conceitos na perspectiva histórico-cultural. 2018. (Congresso).

IV Seminário Rede Grupos de Pesquisa em Identidade e Imagem das Universidades Comunitárias. 2017. (Seminário).

Educar Transforma Blumenau. 2016. (Outra).

VII SIMFOP - Simpósio de formação de professores. 2015. (Simpósio).

VII SIMFOP - Simpósio de formação de professores.PESQUISA HISTÓRICA E A RELAÇÃO COM A FONTE: A EXPERIÊNCIA EM PESQUISAS DE MESTRADO QUE FAZEM USO DE LIVROS. 2015. (Simpósio).

Seminário Especial "O trabalho como todo modelo de práxis social".. 2014. (Seminário).

VI SIMFOP - Simpósio de Formação de Professores: educação, currículo e escola. 2014. (Simpósio).

I Roda de Debates. 2013. (Outra).

V SIMFOP - SIMPÓSIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES.Proposições para o ensino de frações com base na proposta de Davydov e seus colaboradores para o ensino de Matemática.. 2013. (Simpósio).

V SIMFOP - SIMPÓSIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES.O conceito de fração na ótica de estudantes dos diferentes níveis de ensino.. 2013. (Simpósio).

II Seminário Internacional "Literaturas africanas, gênero e cidadania". 2012. (Seminário).

IV SIMFOP - Simpósio Nacional sobre a formação de professores..A África está em nós: conhecendo nossas raízes.. 2012. (Simpósio).

V Seminário de Educação Cultura e Sociedade (V EDUCS) II. 2012. (Seminário).

VI Jornada Unisul de Iniciação Científica JUNIC e VI Seminário de Pesquisa 2011..A escola e os modelos pedagógicos instituídos em Santa Catarina de 1860 a 1889.. 2011. (Seminário).

2ª Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão ACAFE. 2010. (Outra).

I Congresso Internacional - Desenvolvimento da Criança - Uma visão multidisciplinar. 2009. (Congresso).

II SIMFOP - Simpósio Nacional sobre a formação de professores. 2009. (Simpósio).

II Simpósio Nacional sobre formação de professores: Universidade, escola e profissionalização docente. 2009. (Simpósio).

VIII Fórum do Projeto "Quem não lê, não escreve". 2009. (Outra).

X Encontro da Sociedade Internacional para estudos da Criança. 2009. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

ROCHADEL, O.. Prêmio Mérito Educacional. 2019. Secretaria de Educação do Município de Itajaí.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Letícia Carneiro Aguiar

SCHMIDT, L. L.;AGUIAR, L. C.; SILVA, V. L. G.. Curso Prático de Pedagogia de Jean Baptiste Daligault: reflexões sobre o papel do professor de primeiras letras no século XIX. 2015. Dissertação (Mestrado em PPGE/Mestrado em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Letícia Carneiro Aguiar

SCHMIDT, L. L.;AGUIAR, L. C.; SILVA, V. L. G.. O papel do professor de primeiras letras no século XIX em Santa Catarina: uma análise a partir do livro O Curso Prático de Pedagogia, de Jean Baptiste Daligault. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em PPGE/Mestrado em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Vera Lúcia Gaspar da Silva

SCHMIDT, Leonete Luzia;GASPAR da SILVA, Vera Lucia; AGUIAR, Letícia Carneiro. Curso Prático de Pedagogia de Jean Baptiste Daligault: Reflexões sobre sua compreensão do papel do professor de primeiras letras nno século XIX. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Vera Lúcia Gaspar da Silva

SCHMIDT, Leonete Luiza;GASPAR da SILVA, Vera Lucia. O Papel do professor de Primeiras Letras no século XIX em Santa Catarina: Uma análise a partir do livro. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Leonete Luzia Schmidt

SCHMIDT, L. L.; SILVA, V. L. G.; AGUIAR, L. C.. Curso prático de pedagogia de Jean Batista Daligualt: reflexões sobre a compreensão do papel do professor de primeiras letras no século XIX. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Leonete Luzia Schmidt

SCHMIDT, L. L.; SILVA, V. L. G.; AGUIAR, L. C.. O papel do professor de primeiras letras no século XIX em Santa Catarina: uma análise a partir do livro o Curso Prático de Pedagogia de Jean Baptiste Daligualt. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Tania Mara Cruz

CRUZ, T. M.; SCHMIDT, L. L.; AGUIAR, L. C.. OS MÉTODOS DE ENSINO PARA AS ESCOLAS DE PRIMEIRAS EM SANTA CATARINA NO SÉCULO XIX: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO LIVRO, CURSO PRÁTICO DE PEDAGOGIA DE JEAN BAPTISTE DALIGUALT. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Fabiana Rosa da Silva Tolardo

A MEDICALIZAÇÃO E A PSIQUIATRIZAÇÃO NA VIDA ESCOLAR DAS CRIANÇAS DAS SÉRIES INICIAIS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE LUIZ ALVES- SC: Uma reflexão sobre este dispositivo regulador de comportamentos; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropscicopedagogia) - Faculdade do Grupo UNIASSELVI; Orientador: Olivia Rochadel;

Haiko Bruno Zimmerman

ASPECTOS FISIOLÓGICOS E NEUROMUSCULARES INTERVENIENTES NA PERFORMANCE EM PROVAS DE VELOCIDADE; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Treinamento desportivo) - Faculdade do Grupo UNIASSELVI; Orientador: Olivia Rochadel;

Sandra Ellen de Almeida Lucas

A IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E DO ESPAÇO ESCOLAR NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade do Grupo UNIASSELVI; Orientador: Olivia Rochadel;

Cintia Graciela Marculino Galland

A IMPORTÂNCIA DA INTERVENSÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO INDIVÍDUO COM PARALISIA CEREBRAL (PC); 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicopedagogia) - Faculdade do Grupo UNIASSELVI; Orientador: Olivia Rochadel;

Rogéria Ruth Ramos da Silva

SONORIZANDO HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Reflexões e práticas; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte e Educação) - Faculdade do Grupo UNIASSELVI; Orientador: Olivia Rochadel;

Leila Carla Flohr

CONSTRUIR COMPETÊNCIAS LEITORAS: TAREFA DE TODOS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Admnistração Escolar, Supervisão e Orientação) - Faculdade do Grupo UNIASSELVI; Orientador: Olivia Rochadel;

Dalton Rodrigues

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR SOBRE ALUNOS PRIVADOS DE LIBERDADE; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos) - Centro Universitário Leonardo da Vinci; Orientador: Olivia Rochadel;

Liliane Vieira Vega Garrao

A INTERAÇÃO DA CRIANÇA SURDA NO CONTEXTO EDUCACIONAL; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ludopedagogia) - Faculdade do Grupo UNIASSELVI; Orientador: Olivia Rochadel;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

REGINA CÉLIA LINHARES HOSTINS

Redes de Políticas Globais para o ensino superior; Início: 2018; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí; (Orientador);

Leonete Luzia Schmidt

Reflexões sobre o papel do professor no século XIX em Santa Catarina; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina,; Orientador: Leonete Luzia Schmidt;

Leonete Luzia Schmidt

OS MÉTODOS DE ENSINO PARA AS ESCOLAS DE PRIMEIRAS EM SANTA CATARINA NO SÉCULO XIX: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO LIVRO, CURSO PRÁTICO DE PEDAGOGIA DE JEAN BAPTISTE DALIGUALT; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Leonete Luzia Schmidt;

Leonete Luzia Schmidt

A escola e os modelos pedagógicos instituídos em Santa Catarina de 1860 a 1889; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Unisul; Orientador: Leonete Luzia Schmidt;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ROCHADEL, OLÍVIA ; HOSTINS, REGINA CÉLIA LINHARES ; MELO, ALESSANDRA GIACOMETT . O CONCEITO DE TRABALHO EM LUKÁCS: IMPLICAÇÕES NO CAMPO DA POLÍTICA EDUCACIONAL. CONJECTURA: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO (UCS) , v. 24, p. 174-190, 2019.

  • HOSTINS, R. C. L. ; ROCHADEL, O. . CONTRIBUIÇÕES DE STEPHEN BALL PARA O CAMPO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS. POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL (ONLINE) , v. 23, p. 61-84, 2019.

  • ROCHADEL, O. ; SCHMIDT, L. L. . O papel do professor de primeiras letras no manual de pedagogia de Jean Baptiste Daligault: reflexões sobre a formação de virtudes e valores. Revista HISTEDBR On-line , v. 17, p. 139, 2017.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SCHMIDT, L. L. ; ROCHADEL, O. . A escola e os modelos pedagógicos instituídos em Santa Catarina de 1860 a 1889.. 2011.

ROCHADEL, O. . Relatório de Avaliação do Município de Tijucas. 2019. (Relatório de Avaliação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2012

    A instrução pública elementar em Santa Catarina no século XIX: análise do processo de organização das escolas e dos modelos pedagógicos instituídos, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Leonete Luzia Schmidt em 08/09/2014., Descrição: O projeto tem por objetivo conhecer a escola e os modelos pedagógicos instituídos em Santa Catarina entre 1860 a 1889. Trata-se da continuação de uma pesquisa que venho desenvolvendo há alguns anos sobre a educação escolar de primeiras letras em Santa Catarina no século XIX. O recorte temporal de 1860 a 1889 permite a conclusão de uma leitura da história da educação/instrução elementar catarinense entre 1822 a 1889, haja vista que a mesma temática, referente ao período anterior, foi objeto de outras pesquisas. Com a pesquisa pretende-se recuperar aspectos da memória sobre a educação escolar catarinense e contribuir para a escrita da história da educação do país. Enquanto outros Estados brasileiros reavivaram a memória da escola com pesquisas e publicações, Santa Catarina muito pouco fez ainda, principalmente referente a educação escolar do século XIX. .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Olivia Rochadel - Integrante / Leonete Luzia Schmidt - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    A escola e os modelos pedagógicos instituídos em Santa Catarina de 1860 a 1889., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Olivia Rochadel - Integrante / Leonete Luzia Schmidt - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional