Frâncio dos Santos Teixeira

Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - DE - UNEB - Campus XII. É Graduado em História pela Universidade do Estado da Bahia - DCH - UNEB - Campus VI. Participou na condição de professor estagiário pelo Instituto Euvaldo Lodi - IEL, nas disciplinas de História e Sociologia no Ensino Médio no Colégio Estadual José Rocha em Matina/BA. É pós-Graduado em Alfabetização e Letramento pela UFBA/UAB. Tem pós graduação em Ensino de História - FAC. Foi professor de História do Ensino Fundamental II e Médio no Colégio Qui-Mimo situado em Guanambi/BA. Participou na condição de bolsista do Programa Residência Pedagógica pelo CAPS, no Colégio Estadual Tereza Borges de Cerqueira - Caetité/BA. Tem experiência em organização de eventos pedagógicos, com ênfase em formação de professores e Jornada pedagógica. Atualmente é professor do município de Guanambi/Ba. Foi professor de História no Programa Universidade Para Todos - UPT/UNEB. Atualmente ocupa o cargo de professor na Escola Municipal Doutor Laert Ribeiro e Escola Escola Municipal Prof Ivone Fernandes Ribeiro Dos Santos em Guanambi/Ba.

Informações coletadas do Lattes em 03/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Alfabetização e Letramento

2018 - 2020

Universidade Federal da Bahia
Título: A UTILIZAÇÃO DA CANÇÃO ?UNI-DUNI-TÊ? DO TREM DA ALEGRIA COMO POSSIBILIDADE DE ALFABETIZAÇÃO
Orientador: Giovane Santos Brito

Especialização em Especialização Metodologia Do Ensino de História

2017 - 2018

Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias
Título: A importância do Ensino de História através de filmes
Orientador: Sidnei Carvalho de Oliveira

Graduação em História

2014 - 2019

Universidade do Estado da Bahia
Título: RAUL SEIXAS E MUSICALIDADE POLÍTICA: RITMOS, ARRANJOS E PROTESTOS (1973-1975)
Orientador: Genilson Ferreira da Silva

Graduação em Pedagogia

2009 - 2013

Universidade do Estado da Bahia
Título: O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA REDE MUNICIPAL DE GUANAMBI
Orientador: Sandra Alves

Ensino Médio (2º grau)

2002 - 2004

COLÉGIO ESTADUAL GOVERNADOR LUIZ VIANA FILHO

Formação complementar

2013 - 2013

Filosofia. (Carga horária: 30h). , Educação a Distância FGV ONLINE, EDFGV, Brasil.

2013 - 2013

Sustentabilidade no dia a dia: orientações para o cidadão. (Carga horária: 12h). , Educação a Distância FGV ONLINE, EDFGV, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Pedagogia. (Carga horária: 110h). , Universidade do Estado da Bahia UNEB Campus XII, UNEB, Brasil.

2012 - 2012

Curso de Libras Básico. (Carga horária: 35h). , PRIME CURSOS DO BRASIL, PCB, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Pedagogia. (Carga horária: 100h). , Universidade do Estado da Bahia UNEB Campus XII, UNEB, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Pedagogia. (Carga horária: 108h). , Universidade do Estado da Bahia UNEB Campus XII, UNEB, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em História/Sociologia. (Carga horária: 110h). , Instituto Euvaldo Lodi - BA, IEL/BA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Organização de eventos

TEIXEIRA, F. S. . Estudo e pesquisa: foco inteligência emocional, do município de Jacarací/BA. 2019. (Outro).

TEIXEIRA, F. S. . IDENTIDADE, BNCC E DIREITOS DE APRENDIZAGEM: Preparando os seres humanos para os desafios que o mundo apresenta.. 2019. (Outro).

Participação em eventos

III Emped Formação Docente Acadêmica e Politica: Saberes necessários ao profissional da educação. 2017. (Encontro).

Sustentabilidade, um valor para a nova geração: orientação para o professor do ensino fundamental. 2017. (Outra).

ARQUIVOS ESCOLARES: FONTES E POSSIBILIDADES DE PESQUISA. 2016. (Oficina).

IV Leituras de África & I Leiturinhas: Educação e Diversidades Étnico-Racial.IV Leituras de África. 2016. (Encontro).

IV Leituras de África & I Leiturinhas: Educação e Diversidades Étnico-Racial.IV Leituras de África. 2016. (Encontro).

O USO DE IMAGENS E JORNAIS COMO FONTES HISTÓRICAS EM SALA DE AULA. 2016. (Oficina).

VII ENCONTRO DE HISTÓRIA "NARRATIVAS, FONTES E TERRITÓRIOS: ABORDAGENS E TENDÊNCIAS ATUAIS DA HISTÓRIA" S A.MONITORIA. 2016. (Encontro).

VII ENCONTRO DE HISTÓRIA "NARRATIVAS, FONTES E TERRITÓRIOS: ABORDAGENS E TENDÊNCIAS ATUAIS DA HISTÓRIA" S A. 2016. (Encontro).

XIII COLÓQUI EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA BAHIA E III COLÓQUIO DO NHIPE: PATRIMÔNIO E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃ. 2016. (Encontro).

XIII Edição Temática de Cinema: "Tópicos especiais em História. 2016. (Exposição).

I CURSO DE FORMAÇÃO EM TEORIA DE MARX. 2014. (Encontro).

III Leituras de África: Patrimônios, Diversidades e Ações Afirmativas e V Encontro das Comunidades Quilombolas de Caetité.. 2014. (Encontro).

A história política e o tempo presente: história, historiografia e interdisciplinaridade.. 2013. (Oficina).

A narrativa de si nas cartas de Graciliano Ramos. I Seminário Acadêmico Interdisciplinar e II Seminário Interdisciplinar de Extensão e Pesquisa. 2013. (Oficina).

II Semana do Calouro - Juventude e Universidade: da formação política à acadadêmicae. 2013. (Outra).

I Seminário Acadêmico Interdisciplinar e II Seminário Interdisciplinar de Extensão e Pesquisa. 2013. (Seminário).

I Seminário De Educação E II Encontro Da Rede De Gestão Interdepartamental A & B: pesquisa, extensão e formação docente no alto sertão da Bahia - múltiplos olhares. 2013. (Encontro).

I Seminário de Educação E II Encontro da Rede de Gestão Interdepartamental A & B: pesquisa, extensão e formação docente no alto sertão da Bahia - multiplos olhares.. 2013. (Oficina).

24º Encontro Baiano de Estudantes de Pedagogia - EBEpe. 2012. (Encontro).

II Encontro Municipal de Pedagogia - EMPED. 2012. (Encontro).

II Encontro Municipal de Pedagogia - EMPED - Sexualidade na sala de Aul. 2012. (Oficina).

II Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Entensão - II SIEPEX.EJA: Uma Educação e Possibilidades e Desafios no Processo de Ensino e Aprendizagem. 2012. (Seminário).

I Mesa redonda de Relatos de Experiência do 24º Encontro Baiano de Estudantes de Pedagogia (EBEPe).I Mesa redonda de Relatos de Experiência do 24º Encontro Baiano de Estudantes de Pedagogia (EBEPe). 2012. (Encontro).

A incidência do direito constitucional nos concursos públicos. 2011. (Oficina).

Alfabetização na Perspectiva do Letramento. 2011. (Outra).

I Seminário de Gestão Escolar: Relatos de Experiências.I Seminário de Gestão Escolar. 2011. (Seminário).

XVI Semana Acadêmica de Ensino, Pesquisa e Extensão Universidade e Sustentabilidade: educação, saúde e gestão como espaços de intervenção. 2011. (Encontro).

Campanha 16 dias de ativismo na Uneb pelo fim da violência contra a mulher. 2010. (Encontro).

Ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e Educação de Surdos. 2010. (Oficina).

XV Semana Acadêmica de Ensino, Pesquisa e Extensão - A Universidade e suas Práticas no Contexto Regional: construindo diálogos. 2010. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • TEIXEIRA, F. S. ; SILVA, D. ; LOPES, J. . DIALOGANDO E REFLETINDO SOBRE FAMÍLIA, IDENTIDADE E SEXUALIDADE EM SALA DE AULA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • TEIXEIRA, F. S. . EJA: Possibilidades e desafios no Processo de Ensino e Aprendizagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TEIXEIRA, F. S. ; SIMOES, J. A. T. S. M. ; SIMOES, I. T. S. M. . EJA: Uma Educação e Possibilidades e Desafios no Processo de Ensino e Aprendizagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

TEIXEIRA, F. S. . I Mesaredonda de Relatos de Experiência do 24º Encontro Baiano de Estudantes de Pedagogia. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    Dialogando e refletindo sobre família, identidade e sexualidade em sala de aula: desafios e possibilidades na construção do conhecimento, Descrição: Projeto desenvolvido durante as oficinas do programa Residência Pedagógica com os alunos do 2° ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Tereza Borges de Cerqueira. Caetité/BA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) . , Integrantes: Frâncio dos Santos Teixeira - Coordenador / Danitielia Silva - Integrante / Josimara Lopes - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2019

Universidade do Estado da Bahia UNEB Campus VI

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2013 - 2015

Distribuidora Atacadista SA

Vínculo: , Enquadramento Funcional: REPRESENTANTE COMERCIAL, Carga horária: 40

2010 - 2012

CORRENTE DISTRIBUIDORA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: VENDEDOR, Carga horária: 40

2007 - 2009

MIX DISTRIBUIDORA LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROMOTOR DE VENDAS, Carga horária: 44

2016 - 2019

Colégio Qui-mimo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2022 - 2022

Programa Universidade Para Todos

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

2022 - Atual

Escola Municipal Dr. Laert Ribeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2023 - Atual

St Servicos Empresariais Ltda

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Assistente