Ricardo Fajardo
Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985) e doutorado em Matemática - University of Rochester, NY (1992). Atualmente é professor titular na Universidade Federal de Santa Maria. Tem interesse e trabalha na área de Ensino e Educação Matemática com ênfase nos aspectos conceituais e históricos do conteúdo matemático da Escola Básica e Ensino Superior, formação de professores, bem como métodos alternativos de ensino e aprendizagem. Atuou como Coordenador do Curso de Graduação em Matemática de 2007 a 2013. Atuou como Coordenador Institucional do Pibid-UFSM de setembro/2012 a Março/2018. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF) de 2016 a maio de 2021. Coordenador do PPGEMEF/UFSM a partir de maio de 2023.
Informações coletadas do Lattes em 29/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Matemática
1987 - 1992
University of Rochester
Título: A Limiting Shape Result for the Heat Equation with Noise
Orientador: Professor Doutor Carl Muller
Bolsista do(a): University of Rochester, UR, Estados Unidos. Palavras-chave: White Noise; Heat Equation.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Probabilidade.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Organização de eventos
FAJARDO, Ricardo . VIII Escola de Inverno de Educação Matemática. 2023. (Congresso).
FAJARDO, Ricardo . VI Escola de Inverno de Educação Matemática & XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática. 2018. (Congresso).
FAJARDO, Ricardo . V Escola de Inverno de Educação Matemática e III Encontro Nacional Pibid Matemática ISSN: 2316-7785. 2016. (Congresso).
FAJARDO, Ricardo . V Escola de Inverno de Educação Matemática e III Encontro Nacional Pibid Matemática. 2016. (Outro).
FAJARDO, Ricardo . IV Escola de Inverno de Educação Matemática / II Encontro Nacional Pibid Matemática. 2014. (Outro).
FAJARDO, Ricardo . IV Escola de Inverno de Educação Matemática e II Encontro Nacional Pibid Matemática. 2014. (Outro).
FAJARDO, Ricardo . XIX Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul. 2013. (Outro).
FAJARDO, Ricardo . 3a. Escola de Inverno de Educação Matemática e 1o. Encontro Nacional PIBID-Matemática. 2012. (Outro).
FAJARDO, Ricardo . Primeiro Colóquio de Matemática da Região Sul. 2010. (Outro).
FAJARDO, Ricardo . 8a. Semana Acadêmica Integrada do Centro de Ciências Naturais e Exatas: Curso de Matemática. 2009. (Outro).
FAJARDO, Ricardo . 1a. Escola de Inverno de Educação Matemática de Santa Maria. 2008. (Outro).
Participação em eventos
10a Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica (JVIPC). O DESCORTINAR DE NARRATIVAS DE PEDAGOGAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL NOS CONTEXTOS CURRICULARES DE MATEMÁTICA. 2024. (Congresso).
Interfaces Palermo 2020 - 8a Edición. O lúdico na sala de aula de Matemática: uma experiência. 2020. (Congresso).
Interfaces Palermo 2020 - 8a Edición. RELAÇÕES DE GÊNERO E MATEMÁTICA. 2020. (Congresso).
Interfaces Palermo 2020 - 8a Edición. Educação Escolar Quilombola: um olhar em materiais de Matemática. 2020. (Congresso).
II International Conference on Mathematics Textbooks Research and Development. The teaching of logarithm: methodology differences between brazilian and amarican textbooks. 2017. (Congresso).
II International Conference on Mathematics Textbooks Research and Development. On a timelina for the complete acceptance of the symbols N, Z, Q, R e C in textbooks. 2017. (Congresso).
Jornada Nacional de Educação Matemática. EXPANDINDO A COMPREENSÃO DOS AXIOMAS DA ÁLGEBRA ATRAVÉS DE DEMONSTRAÇÕES BÁSICAS. 2016. (Congresso).
3a. Escola de Inverno de Educação Matemática e 1o. Encontro Nacional PIBID-Matemática Na.Matemática Crítica: desvendando os porquês de algumas definições e regras. 2012. (Outra).
Congresso Nacional de Educação Matemática. Matemática na Sala de Aula. 2011. (Congresso).
I Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais.Matemágica nos anos iniciais: uma perspectiva pedagógica. 2011. (Encontro).
II Escola de Inverno de Educação Matemática.Da experiência sendorial em educação ao laboratório de ensino de matemática: alguns dos caminhos percorridos. 2010. (Outra).
II Escola de Inverno de Educação Matemática.Jogos e Materiais Didáticos em Educação: O que e por quê?. 2010. (Outra).
III Jornada Nacional de Educação Matemática. 2010. (Outra).
III Jornada Nacional de Educação Matemática.A Matemática na Sala de Aula. 2010. (Outra).
V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. 2010. (Congresso).
V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Matemágica na Sala de Aula: Um Relato de Experiência. 2010. (Congresso).
V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. A Educação Matemática através de Resolução de Problemas: Um Relato de Experiência. 2010. (Congresso).
V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Ensino de Trigonometria com o auxílio do software Geogebra. 2010. (Congresso).
X Encontro Nacional de Educação Matemática. 2010. (Encontro).
X Encontro Nacional de Educação Matemática.Laboratório de Ensino de Matemática como Estratégia de Aprendizagem para as Quatro Operações Aritméticas Básicas. 2010. (Encontro).
X Encontro Nacional de Educação Matemática.Matemágica na Sala de Aula. 2010. (Encontro).
24a. Jornada Acadêmica Intregada.Matemágica na Sala de Aula. 2009. (Outra).
24a. Jornada Acadêmica Intregada.Objetos de Aprendizagem para o Ensino de Frações Equivalentes. 2009. (Outra).
24a. Jornada Acadêmica Intregada.A Educação Matemática através da Resolução de Problemas. 2009. (Outra).
8a. Semana Acadêmica Integrada do Centro de Ciências Naturais e Exatas.Atividades Dinâmicas com o Geogebra. 2009. (Oficina).
VI Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. Modelagem na Educação Matemática de Jovens e Adultos: Iniciando uma atividade comercial. 2009. (Congresso).
1a. Escola de Inverno de Educação Matemática de Santa Maria.Obejtos de Aprendizagem: Usá-los ou Não? Eis a Questão!. 2008. (Encontro).
23a. Jornada Acadêmica Integrada.Desenvolvimento de um Applet para o Ensino de Frações Equivalentes. 2008. (Encontro).
I Congresso Nacional de Educação Matemática. Contextualizando a Matemática através da Pesquisa e da Interdisciplinaridade. 2008. (Congresso).
III Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática.Reações Químicas: Usando a Modelagem Matemática para Explorar Sistemas de Equações Lineares Homogêneas. 2008. (Encontro).
III Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática.Matemática, Modelagem e Formulação de Problemas no Ensino da Escola Básica. 2008. (Encontro).
III Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática.Previsão da Falta de Água. 2008. (Encontro).
XIV EREMatSul-Encontro Regional de Estudantes de Matemática da Região Sul.Uma Abordagem sobre os Diferentes Sistemas de Numeração e Algumas Aplicações. 2008. (Encontro).
IX Encontro Paranaense de Educação Matemática.Sobre Algumas Considerações Conceituais da Álgebra Ensinada na Escola Básica. 2007. (Encontro).
6ª Semana Acadêmica Integrada do CCNE-UFSM.Um método alternativo para se introduzir conceitos geométricos e algébricos aos alunos do Ensino Fundamental e Médio. 2006. (Seminário).
XI EREMAT SUL.Investigação prática de alguns conceitos algébricos e geométricos. Como introduzi-los aos alunos?. 2005. (Oficina).
Participação em bancas
FAJARDO, Ricardo; ROOS, L. T. W.; SANTOS, S. M. B.. A Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental: um estudo visando conhecer as principais dificuldades de ensino e aprendizagem em Cachoeira do Sul (RS). 2017. Dissertação (Mestrado em PG - Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria.
FAJARDO, Ricardo; BULEGON, A. M.; MATHIAS, C. V.. Uma análise das contribuição de applets do Geogebra como recurso interativo para o estudo de áreas e volumes. 2017. Dissertação (Mestrado em PG - Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria.
MATHIAS, C. V.; FIOREZE, L. A.;FAJARDO, Ricardo. As concepções de professores ao ensinar quadriláteros nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e as possibilidades de contribuições das TIC. 2015. Dissertação (Mestrado em PG - Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria.
MARTINS, J. C. G.; CARVALHO, J. B. P. F.;FAJARDO, Ricardo. Uma análise do tratamento dado à trigonometria em livros didáticos de ensino médio publicados no Brasil em diferentes décadas do século XX. 2015. Dissertação (Mestrado em PG - Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria.
SANTOS, L. M. A.;FAJARDO, Ricardo; BRANCHER, V. R.. Aprendizagem colaborativa na formação docente: o PIBID em foco. 2015. Dissertação (Mestrado em PG - Mestrado Profissional em Tecnologia Educacionais em Rede/CE/UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria.
FAJARDO, Ricardo; MATHIAS, C. V.; CHAVES, R.. A Matemática em livros didáticos escritos em língua Inglesa e Portuguesa publicados entre a década de 1960 e os dias atuais: uma abordagem metodológica sobre o ensino de logaritmos. 2015. Dissertação (Mestrado em PG - Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria.
FAJARDO, Ricardo; MATHIAS, C. V.; CUNHA, H. N.. Análise de erros no Ensino Fundamental: uma transição do quinto para o sexto ano. 2015. Dissertação (Mestrado em PG - Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria.
FAJARDO, Ricardo; MATHIAS, C. V.; LEIVAS, J. C. P.. Um olhar voltado ao desenvolvimento do pensamento geométrico em alunos do Ensino Fundamental através de atividades práticas. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática - Em Rede Naci) - Universidade Federal de Santa Maria.
PRETTO, V.;FAJARDO, Ricardo; ISAIA, S. M. A.. Formação em exercício de professores dos anos iniciais: habilidades visuais no ensino e aprendizagem de geometria. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Franciscana.
LOPES, A. R. L. V.;FAJARDO, Ricardo; NEHRING, C. M.. A Formação do professor no movimento de organização da atividade orientadora de ensino. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.
POZEBON, S.; LOPES, A. R. L. V.; CEDRO, W. L.; PANOSSIAN, M. L.; PEREIRA, P. S.;FAJARDO, Ricardo. Relações estabelecidas por futuros professores de Matemática no movimento de aprendizagem da docência em um espaço formativo para o ensino de medidas. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.
LOPES, A. R. L. V.; CEDRO, W. L.; BISOGNIN, E.; PANOSSIAN, M. L.; PEREIRA, P. S.;FAJARDO, Ricardo. Relações estabelecidas por futuros professores de Matemática no movimento de aprendizagem da docência em um espaço formativo para o ensino de medidas. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.
FAJARDO, Ricardo; MATHIAS, C. V.; BULEGON, A. M.. Livros Didáticos e Recursos Tecnológicos: as interações presentes em alguns livros do Ensino Fundamental. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PG - Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria.
FAJARDO, Ricardo; CUNHA, H. N.; MATHIAS, C. V.. ANÁLISE DE ERROS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA TRANSIÇÃO DO 5º PARA O 6º ANO. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e) - Universidade Federal de Santa Maria.
FAJARDO, Ricardo; CHAVES, R.; MATHIAS, C. V.; LOPES, A. R. L. V.. A MATEMÁTICA EM LIVROS ESCRITOS EM LINGUA INGLESA E LINGUA PORTUGUESA ENTRE A DÉCADA DE 1960 E OS DIAS ATUAIS: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA SOBRE O ENSINO DE LOGARITMOS. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e) - Universidade Federal de Santa Maria.
MARTINS, J. C. G.;FAJARDO, Ricardo; MARIANI, R. C. P.. UMA ANÁLISE DO TRATAMENTO DADO À TRIGONOMETRIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO PUBLICADOS NO BRASIL DO INÍCIO DO SÉCULO XX AOS DIAS ATUAIS. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e) - Universidade Federal de Santa Maria.
MARTINS, J. C. G.;FAJARDO, Ricardo; LOPES, A. R. L. V.. SOBRE AS AÇÕES DO PIBID/MATEMÁTICA NA CONSTITUIÇÃO DE SABERES DOCENTES DOS EX-BOLSISTAS DESSE PROGRAMA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e) - Universidade Federal de Santa Maria.
MATHIAS, C. V.;FAJARDO, Ricardo. POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE A PARTIR DAS CONCEPÇÕES MATEMÁTICAS DE PROFESSORES AO ENSINAR QUADRILATEROS NOS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e) - Universidade Federal de Santa Maria.
FAJARDO, Ricardo. APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE - O PIBID/ UFSM EM FOCO. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACION) - Universidade Federal de Santa Maria.
MARIANI, R. C. P.;FAJARDO, Ricardo; FERREIRA, Inês Farias; MARTINS, J. C. G.. OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA MOBILIZADOS NO ENSINO DE SISTEMAS LINEARES NO 2º ANO DO COLÉGIO ESTADUAL SÃO SEPÉ. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e) - Universidade Federal de Santa Maria.
MATHIAS, C. V.; TONET, L. G.;FAJARDO, Ricardo. Uma alternativa didática para o estudo de prismas no Ensino Médio com applets construídos no Geogebra. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PG-E Ensino de Matemática no Ensino Médio/EAD/Santa Maria/RS/CCNE/UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria.
ASSUMPCAO, P. G. S.; FERREIRA, Inês Farias;FAJARDO, Ricardo; VIELMO, Sandra Eliza; MATHIAS, C. V.. Introdução ao Estudo de Derivada: uma sequ~encia didática com o uso do software Geogebra. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria.
MANFIO, C. G.; MARTINS, J. C. G.; BALD, A. A.; BRAMBILLA, P. M.;FAJARDO, Ricardo. Análise de Conteúdos de Matemática em Livros Didáticos Utilizados na Preparação para o Exame de Admissão ao Ginásio. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria.
MARTINS, J. C. G.;FAJARDO, Ricardo; BRAMBILLA, P. M.; MAGNAGO, K. F.. Sobre a Utilização da História da Matemática em Atividades Didáticas para o Nono Ano do Ensino Fundamental. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria.
MAGNAGO, K. F.; BALD, A. A.;FAJARDO, Ricardo; BRAMBILLA, P. M.. Modelagem e Etnomodelagem Matemática: desenolvendo um projeto em uma escola de ensino fundamental de Itaara. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria.
MATHIAS, C. V.;FAJARDO, Ricardo; SAUER, L. O.. Construção de Elementos da Geometria Fractal por meio do Software GeoGebra. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria.
OLIVEIRA, C. R. S.; MARTINS, J. C. G.; SANTAROSA, Maria Cecília Pereira;FAJARDO, Ricardo. A Proporção Áurea: história e aplicações. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria.
LOPES, A. R. L. V.;FAJARDO, Ricardo. O Clube de Matemática como Desencadeador da Aprendizagem Docente: uma experiência com os conceitos de volume e capacidade nos Anos Iniciais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Maria.
FAJARDO, Ricardo; MAGNAGO, K. F.; SANTAROSA, Maria Cecília Pereira. Matemática Financeira: uma visão do conteúdo na perspectiva de alguns professores de Matemaática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria.
FAJARDO, Ricardo; MATHIAS, C. V.; ROOS, L. T. W.. A busca por padrões e estratégias de generalização em livros didáticos do Ensino Médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria.
FAJARDO, Ricardo; MATHIAS, C. V.; VIELMO, Sandra Eliza. Dificuldades de aprendizagem em Matemática: um estudo em uma escola estadual de Santa Maria. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria.
ROOS, L. T. W.;FAJARDO, Ricardo; VIELMO, Sandra Eliza. O processo ensino e aprendizagem de Matemática na Educação de Jovens e Adultos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria.
MATHIAS, C. V.;FAJARDO, Ricardo; PANSONATO, C. C.. Alguns Teoremas sobre quadriláteros. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria.
LOPES, A. R. L. V.;FAJARDO, Ricardo; POZEBON, S.. Vivências e experiências em Educação Matemática: o que dizem os bolsistas de Iniciação à Docência do PIBID Interdisciplinar Educação Matemática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria.
FERREIRA, Inês Farias; MATHIAS, C. V.;FAJARDO, Ricardo. Uso do software Geogebra na resolução de problemas: uma abordagem no ensino de Matemática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria.
FAJARDO, Ricardo; MARTINS, J. C. G.; MARIANI, R. C. P.. O uso da história da Matemática enquanto recurso didático ao ensino da matemática: pareceres de educadores matemáticos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria.
FAJARDO, Ricardo; MATHIAS, C. V.; COELHO, F. B. O.. UMA ANÁLISE SOBRE A PREPARAÇÃO DOS LICENCIADOS EM MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DE SANTA MARIA/RS PARA O TRABALHO DE INCLUSÃO EM SALA DE AULA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria.
FAJARDO, Ricardo; MARTINS, J. C. G.; ROOS, L. T. W.. INVESTIGAR O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria.
VIELMO, Sandra Eliza;FAJARDO, Ricardo; ROOS, L. T. W.. Sistema de Equações Lineares: Análise de Livros Didáticos de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria.
VIELMO, Sandra Eliza;FAJARDO, Ricardo; ROOS, L. T. W.. O Uso do Software Poly para o Estudo de Sólidos Platônicos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria.
VIELMO, Sandra Eliza;FAJARDO, Ricardo; ROOS, L. T. W.. O Ensino de Cinemática e de Funções numa Perspectiva Interdisciplinar com a Utilização de Objetos de Aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria.
FAJARDO, Ricardo; VIELMO, Sandra Eliza; ROOS, L. T. W.. Um Olhar Impregnado de Experiência sobre os Símbolos Matemáticos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria.
FAJARDO, Ricardo; VIELMO, Sandra Eliza; ROOS, L. T. W.. A História dos Números (Um Relato). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria.
FAJARDO, Ricardo; VIELMO, Sandra Eliza; ROOS, L. T. W.. Sistemas Numéricos: Números Decimais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria.
ROOS, L. T. W.;FAJARDO, Ricardo; VIELMO, Sandra Eliza. Ensino e Aprendizagem de Frações: Do Cotidiano ao Uso de Materiais Manipuláveis. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria.
ROOS, L. T. W.;FAJARDO, Ricardo; VIELMO, Sandra Eliza. Atividades de Investigação Matemática com Alunos da Educação de Jovens e Adultos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria.
ROOS, L. T. W.;FAJARDO, Ricardo; VIELMO, Sandra Eliza. O Universo dos Números Inteiros. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria.
ROOS, L. T. W.;FAJARDO, Ricardo; VIELMO, Sandra Eliza. O Ensino de Matemática para Alunos Surdos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria.
SOUZA, A. M.; JACOBI, L. F.; CARGNELUTTI FILHO, A.;FAJARDO, Ricardo; RIGAO, M. H.. Concurso Público para Professor Adjunto do Departamento de Estatística. 2011. Universidade Federal de Santa Maria.
MULLER, I.; JACOBI, L. F.;FAJARDO, Ricardo. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto. 2010. Universidade Federal de Santa Maria.
ANSUJ, A. P.; JACOBI, L. F.;FAJARDO, Ricardo. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto. 2010. Universidade Federal de Santa Maria.
COPETTI, M. V. F.;FAJARDO, Ricardo; CARVALHO, J. B. P.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto. 2009. Universidade Federal de Santa Maria.
FAJARDO, Ricardo. Banca Examinadora do Concurso Público de Títulos e Provas de Professor Assistente da Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA-Uruguaiana/RS. 2006. Universidade Federal de Santa Maria.
FAJARDO, Ricardo. Banca Examinadora do Concurso Público de Títulos e Provas de Professor Assistente da Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA-Itaqui/RS. 2006. Universidade Federal de Santa Maria.
MAGNAGO, K. F.;FAJARDO, Ricardo; BONOTTO, D. L.. Modelagem Matemática no tratamento e na distribuição de água: propostas para o ensino de Matemática. 2013. Universidade Federal de Santa Maria.
FAJARDO, Ricardo; ROOS, L. T. W.; FIOREZE, L. A.; FERREIRA, Inês Farias. Matriz de Referência de Matemática: uma abordagem voltada ao quinto ano do Ensino Fundamental. 2013. Universidade Federal de Santa Maria.
LOPES, A. R. L. V.; BATHELT, R. E.;FAJARDO, Ricardo. Seleção Pública para Contratação de Professor Substituto. 2009. Universidade Federal de Santa Maria.
Orientou
O PNAIC na formação continuada de professores de Matemática: um estudo na região de São Borja; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em PG - Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria; (Orientador);
A Construção do Conceito de Ângulos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: reflexões sobre a formação de professores que ensinam Matemática; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em PG - Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria; (Orientador);
MATEMÁGICA NA SALA DE AULA: O ALUNO EM FOCO; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundo de Incentivo à Extensão; (Orientador);
A Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental: um estudo visando conhecer as principais dificuldades de ensino e aprendizagem em Cachoeira do Sul (RS); 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e) - Universidade Federal de Santa Maria, ; Orientador: Ricardo Fajardo;
Uma Análise da Contribuição de Applets do GeoGebra como Recurso Interativo para o Estudo de Áreas e Volumes de algumas Figuras Geométricas Aplicados a alguns Calouros da Matemática/UFSM 2016; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e) - Universidade Federal de Santa Maria, ; Orientador: Ricardo Fajardo;
A MATEMÁTICA EM LIVROS ESCRITOS EM LINGUA INGLESA E LINGUA PORTUGUESA ENTRE A DÉCADA DE 1960 E OS DIAS ATUAIS: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA SOBRE O ENSINO DE LOGARITMOS; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Fajardo;
EXPRESSÃO NUMÉRICA: A HIERARQUIA DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Fajardo;
O ASPECTO LÚDICO PRESENTE NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO RIO GRANDE DO SUL; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Fajardo;
UM OLHAR VOLTADO AO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE ATIVIDADES PRÁTICAS; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática - Em Rede Naci) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Fajardo;
Análise de Erros de alunos do sexto ano da disciplina de Matemática; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e) - Universidade Federal de Santa Maria, ; Orientador: Ricardo Fajardo;
Uma Proposta Didática para o 7o; Ano: a importância do desenho e da linguagem na construção de conceitos; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Ricardo Fajardo;
UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O 7º ANO: A IMPORTÂNCIA DO DESENHO E DA LINGUAGEM NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Ricardo Fajardo;
O ENSINO DA ESTATÍSTICA NO DESENVOLVIMENTO DA CRITICIDADE DE ALUNOS DE UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE MONTENEGRO, RS; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Ricardo Fajardo;
ANÁLISE COMPARATIVA DO PROCESSO AVALIATIVO DESENVOLVIDO NAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE JÚLIO DE CASTILHOS; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Ricardo Fajardo;
LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM PARA AS QUATRO OPERAÇÕES ARITMÉTICAS BÁSICAS; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Ricardo Fajardo;
A Busca de Padrão em Livros Didáticos do Ensino Médio; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Ricardo Fajardo;
UMA ANÁLISE SOBRE A PREPARAÇÃO DOS LICENCIADOS EM MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DE SANTA MARIA/RS PARA O TRABALHO DE INCLUSÃO EM SALA DE AULA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Ricardo Fajardo;
Um Olhar Impregnado de Experiência sobre os Símbolos Matemáticos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Ricardo Fajardo;
A História dos Números (Um Relato); 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Ricardo Fajardo;
Sistemas Numéricos: Números Decimais; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Ricardo Fajardo;
Um Estudo sobre o Ensino e a Aprendizagem da Probabilidade Matemática na Escola Básica; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Ricardo Fajardo;
Um Estudo sobre as Raízes Históricas da Matemática Elementar; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Ricardo Fajardo;
Matemágica na Sala de Aula; 2011; Orientação de outra natureza; (Curso de Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Ricardo Fajardo;
As Operações Aritméticas Básicas de Adição e Multiplicação: uma perspectiva pedagógica do concreto ao abstrato; 2011; Orientação de outra natureza; (Curso de Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Ricardo Fajardo;
Matemágica na Sala de Aula; 2010; Orientação de outra natureza; (Curso de Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Ricardo Fajardo;
A Educação Matemática através da Resolução de Problemas; 2010; Orientação de outra natureza; (Curso de Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Ricardo Fajardo;
Produções bibliográficas
-
SILVA, JÉSSICA GOULART DA ; FAJARDO, RICARDO . O pensamento algébrico de estudantes do 5º do ensino fundamental: uma análise a partir das camadas de generalidade de Luis Radford. Revista Insignare Scientia - RIS , v. 7, p. 177-197, 2024.
-
FAJARDO, RICARDO ; LOPES, A. R. L. V. ; SANTOS, C. ; KLEIN, M. L. . A PROVA ESCRITA COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO: DISCUTINDO UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL EM MATEMÁTICA. REVISTA SERGIPANA DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA , v. 9, p. 369-390, 2024.
-
SANTOS, C. ; LOPES, A. R. L. V. ; FAJARDO, RICARDO . Aprendizagem matemática: explorando o conceito de função por meio de jogo Pega Varetas. ENSINO EM RE-VISTA , v. 31, p. 1-125, 2024.
-
OLIVEIRA, S. V. ; FAJARDO, Ricardo . Análise do índice de privação das escolas do ensino básico do Rio Grande do Sul. Estudos em Avaliação Educacional (Online) , v. 34, p. e09083, 2023.
-
KONZEN, TANIRA ELOISA ; LOPES, ANEMARI ROESLER LUERSEN VIEIRA ; FAJARDO, RICARDO . O papel das tutoras na formação inicial do professor que ensina Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um olhar para a Pedagogia a Distância, da Universidade Federal de Santa Maria. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa) , v. 14, p. 1-22, 2023.
-
AWILA, H. F. ; FAJARDO, RICARDO . Applets de Área no GeoGebra: colaborando para uma melhor compreensão de algumas fórmulas. REVISTA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ENSINO TECNOLÓGICO , v. 9, p. 1, 2023.
-
TOJA, A. P. U. ; FAJARDO, RICARDO . A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO MUNICÍPIO DE SÃO BORJA-RS: UM ESTUDO SOBRE O PNAIC - MATEMÁTICA. VIDYA (SANTA MARIA. ONLINE) , v. 40, p. 99-116, 2020.
-
SILVA, J. G. ; FAJARDO, RICARDO . O PENSAMENTO ALGÉBRICO SEGUNDO A TEORIA DA OBJETIVAÇÃO: ANÁLISE DE EPISÓDIOS DE TRABALHO CONJUNTO NO 5.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA-RS , v. 1, p. 23-34, 2020.
-
BARRETO, F. S. ; FAJARDO, Ricardo . Movimento e estaticidade: uma análise das tecnologias presentes em livros didáticos. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA , v. 13, p. 390-414, 2020.
-
FAJARDO, Ricardo ; ZIMMERMANN, S. S. . Uma análise de procedimentos metodológicos executados numa disciplina de Matemática na Pós- Graduaç ão durante a pandemia da COVID- 19. REVISTA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ENSINO TECNOLÓGICO , v. 6, p. 1-17, 2020.
-
OTTES, ALINE BRUM ; FAJARDO, RICARDO . Um olhar sobre a hierarquia das quatro operações aritméticas nas expressões numéricas. Educação Matemática Debate , v. 1, p. 197-219, 2017.
-
FAJARDO, Ricardo ; LOPES, A. R. L. V. . ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A AVALIAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA. Educação Matemática em Revista , v. 22, p. 289-303, 2017.
-
FAJARDO, RICARDO . Iniciação à Docência: entre projetos, experiências e vivências do Pibid História/UFSM. 1. ed. Santa Maria, RS: , 2018. v. 1.
-
MILITZ, M. L. ; SANTAROSA, Maria Cecília Pereira ; FAJARDO, Ricardo . Escolha de livros didáticos auxiliada por mapas conceituais: uma atividade no âmbito da formação inicial de professores de Matemática. 1. ed. , 2017. v. 1. 96p .
-
FAJARDO, Ricardo ; KEGLER, N. A. ; BECKER, A. J. . MATEMÁGICA NA SALA DE AULA: UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA. 1. ed. Santa Maria, RS: Editora Pró-Reitoria de Extensão UFSM, 2017. v. 1. 71p .
-
Santos, Caroline dos ; LOPES, ANEMARI ROESLER LUERSEN VIEIRA ; FAJARDO, RICARDO . Elementos essenciais para a aprendizagem de função afim por estudantes do ensino médio. In: Maria Célia da Silva Gonçalves; Mirian Raquel Nepomuceno de Oliveira. (Org.). Educação: reflexões e experiências - Volume 4. 1ed.Belo Horizonte: Editora Poisson, 2024, v. 4, p. 243-258.
-
DAMBROS, T. ; FAJARDO, Ricardo . ÁLGEBRA DO ENSINO SUPERIOR VERSUS DA ESCOLA BÁSICA: UMA VISÃO DOS ACADÊMICOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. In: Carmen Vieira Mathias; Dioni Paulo Pastorio; Luciana Bagolin Zambon; Rita de Cássia Pistóia Mariani. (Org.). ENSINO DE FÍSICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Socialização de produções do PPGEMEF/UFSM. 1ed.Curitiba: Bagai, 2024, v. 1, p. 37-62.
-
CRESTANI, M. M. ; FAJARDO, Ricardo . EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: SOBRE O QUE SE PESQUISA?. In: Carmen Vieira Mathias; Dioni Paulo Pastorio; Luciana Bagolin Zambon; Rita de Cássia Pistóia Mariani. (Org.). ENSINO DE FÍSICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Socialização de produções do PPGEMEF/UFSM. 1ed.Curitiba: Bagai, 2024, v. 1, p. 97-123.
-
PONCIANO, P. A. C. ; FAJARDO, RICARDO . O DESCORTINAR DE NARRATIVAS DE PEDAGOGAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL NOS CONTEXTOS CURRICULARES DE MATEMÁTICA. In: Maria Ferreira e Thiago de Souza dos Reis. (Org.). Actas Completas e Resumos da 10ª Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica: Educação, Ciência e Saberes. 10ed.Porto, Portugal: Editora Cravo, 2024, v. , p. 367-382.
-
FAJARDO, RICARDO . UM VIÉS DA HISTÓRIA DA ÁLGEBRA: EXEMPLOS E A EVOLUÇÃO DA TERMINOLOGIA. In: Josemar Alves, Ricardo Fajardo, Rita de Cássia Pistóia Mariani. (Org.). ENSINO DE FÍSICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Socialização de produções do PPGEMEF/UFSM. 1ed.Curitiba, PR: Editora Bagai, 2024, v. 2, p. 105-120.
-
KONZEN, T. E. ; DAMBROS, T. ; FAJARDO, RICARDO . DIFICULDADES EM MATEMÁTICA: uma realidade presente em diferentes níveis de ensino. In: Fabiane Cristina Höpner Noguti, Rita de Cássia Pistóia Mariani. (Org.). EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Mapeamentos com ênfase em processos de Ensino e Aprendizagem. 1ed.Curitiba: CRV, 2022, v. , p. 53-69.
-
DAMBROS, T. ; FAJARDO, RICARDO . Álgebra Abstrata na formação de professores de Matemática: um levantamento bibliográfico de dissertações e teses. In: Editora Científica Digital. (Org.). OPEN SCIENCE RESEARCH I. 1ed.São Paulo, SP: EDITORA CIENTÍFICA DIGITAL LTDA., 2022, v. 1, p. 1241-1252.
-
Chaves, Rodolfo ; FAJARDO, RICARDO . Algumas leituras no viés do modelo dos campos semânticos e etnomatemática. In: Editora Poisson. (Org.). Série Educar- Volume 19 ¿ Matemática. 1ed.Belo Horizonte, MG: Editora Poisson, 2020, v. 19, p. 143-156.
-
Amador, Ivonete Pereira ; FAJARDO, RICARDO . As séries finais do Ensino Fundamental e os desafios do ensino e aprendizagem em Matemática: um estudo de caso em Cachoeira do Sul/RS. In: Marilene Gabriel Dalla Corte; Dóris Pires Vargas Bolzan; Gabriela Barichello Mello. (Org.). Contextos emergentes: singularidades da formação e desenvolvimento profissional na Educação Básica e Superior. 1ed.São Paulo, SP: Pimenta Cultural, 2020, v. , p. 170-187.
-
Amador, Ivonete Pereira ; FAJARDO, RICARDO . A MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CACHOEIRA DO SUL (RS). Ensino de ciências e educação matemática. 1ed.: Antonella Carvalho de Oliveira, 2019, v. , p. 134-145.
-
Rosa, Crístiam Wallao ; FAJARDO, RICARDO . SEMELHANÇAS ENCONTRADAS NA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS ESTADUNIDENSES E BRASILEIROS: UMA ANÁLISE SOBRE LOGARITMOS. In: Felipe Antonio Machado Fagundes Gonçalves. (Org.). Matemática: Ciência e Aplicações 4. 1ed.: Atena Editora, 2019, v. 4, p. 192-203.
-
FAJARDO, Ricardo ; LOPES, A. R. L. V. ; FRAGA, L. P. . A Formação Inicial e a Aproximação entre Escola e Universidade: o Pibid UFSM. In: Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes; Ricardo Fajardo. (Org.). Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática no contexto de interação entre Escola da Educação Básica e Universidade. 1ed.Curitiba-PR: Editora CRV, 2019, v. , p. 31-47.
-
LOPES, A. R. L. V. ; FAJARDO, Ricardo . O Clube de Matemática do Pibid/Interdem. In: Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes. (Org.). Clube de Matemática: vivências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 1ed.Curitiba: EditoraCRV, 2018, v. 1, p. 15-27.
-
FAJARDO, Ricardo ; LOPES, A. R. L. V. . PIBID/UFSM: construindo caminhos para a formação de professores. In: Elisete M. Tomazetti; Anemari R. L. Vieira Lopes. (Org.). PIBID/UFSM Experiências e Aprendizagens. 1ed.São Leopoldo - RS: Editora Oikos Ltda., 2013, v. 2, p. 13-26.
-
DAMBROS, T. ; FAJARDO, RICARDO . Álgebra abstrata no curso de matemática. In: Reflexión Académica en Diseño & Comunicación N°LIII, 2023, Buenos Aires, Argentina. Reflexión Académica en Diseño & Comunicación. Buenos Aires, Argentina: UP Universidad de Palermo, 2023. v. 53. p. 148-157.
-
PREUSS, L. G. M. ; MATHIAS, C. V. ; FAJARDO, RICARDO . GEOMETRIA E ARTE: UMA ABORDAGEM DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS A PARTIR DO CONTEÚDO DE LADRILHAMENTOS INSPIRADOS NA OBRA DE MAX-BILL. In: VIII Escola de Inverno de Educação Matemática, 2023, Santa Maria, RS. Anais do VIII EIEMAT, 2023. v. 8. p. 1-9.
-
SANTOS, M. E. B. S. ; FAJARDO, RICARDO . EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO TEMA TRANSVERSAL: UM OLHAR SOBRE A BNCC. In: VIII Escola de Inverno de Educação Matemática, 2023, Santa Maria, RS. Anais do VIII EIEMAT, 2023. v. 8. p. 586-593.
-
ROGERY, E. V. ; FAJARDO, Ricardo ; DIOGENES, R. J. P. . A CRIPTOGRAFIA E A MATEMÁTICA: DE UM INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO À UM MÉTODO DE INCENTIVO DE APRENDIZAGEM. In: VIII Escola de Inverno de Educação Matemática, 2023, Santa Maria, RS. Anais do VIII EIEMAT, 2023. v. 8. p. 795-804.
-
ROGERY, E. V. ; FAJARDO, RICARDO . O PAPEL DA FAMÍLIA FACE A CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA DE ENSINO EFICIENTE. In: VIII Escola de Inverno de Educação Matemática, 2023, Santa Maria, RS. Anais do VIII EIEMAT, 2023. v. 8. p. 805-813.
-
KEGLER, N. A. ; FAJARDO, Ricardo . O lúdico na sala de aula de Matemática: uma experiência. In: Reflexión Académica en Diseño y Comunicación, 2022, Buenos Aires, Argentina. Reflexión Académica en Diseño y Comunicación, 2022. v. 50. p. 168-171.
-
KONZEN, T. E. ; FAJARDO, Ricardo . Relações de gênero e matemática. In: Reflexión Académica en Diseño y Comunicación, 2022, Buenos Aires, Argentina. Reflexión Académica en Diseño y Comunicación, 2022. v. 50. p. 171-174.
-
CRESTANI, M. M. ; FAJARDO, Ricardo . Educação escolar quilombola: um olhar em materiais de matemática. In: Reflexión Académica en Diseño y Comunicación, 2022, Buenos Aires, Argentina. Reflexión Académica en Diseño y Comunicación, 2022. v. 50. p. 174-180.
-
LARA, J. L. ; SANTOS, C. ; FAJARDO, Ricardo . INICIANDO A PROFISSÃO DOCENTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 2022, Brasília, DF. Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática, 2022.
-
LARA, J. L. ; SANTOS, C. ; FAJARDO, Ricardo . O USO DE JOGOS NA REVISÃO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: UMA BUSCA PELA PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ESTUDANTES. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 2022, Brasília, DF. Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática, 2022.
-
Amador, Ivonete Pereira ; DIAS, C. F. ; FAJARDO, Ricardo . PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NACIONAL NO ESTADO DO RS, NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA 24º CRE - CACHOEIRA DO SUL. In: VII Escola de Inverno de Educação Matemática (EIEMAT) e I Escola de Inverno de Ensino de Física (EIEF), 2021, Santa Maria, RS. Anais VII Escola de Inverno de Educação Matemática (EIEMAT) e I Escola de Inverno de Ensino de Física (EIEF), 2021. v. 5. p. 435-447.
-
LARA, J. L. ; FAJARDO, Ricardo ; SILVEIRA, R. B. . RELAÇÃO DA MATEMÁTICA COM A AFETIVIDADE NO ENSINO SUPERIOR. In: VII Escola de Inverno de Educação Matemática (EIEMAT) e I Escola de Inverno de Ensino de Física (EIEF), 2021, Santa Maria, RS. Anais VII Escola de Inverno de Educação Matemática (EIEMAT) e I Escola de Inverno de Ensino de Física (EIEF), 2021. v. 5. p. 448-458.
-
DAMBROS, T. ; FAJARDO, Ricardo . O ENSINO DE MATEMÁTICA: DOS PRIMÓRDIOS A ATUALIDADE. In: VII Escola de Inverno de Educação Matemática (EIEMAT) e I Escola de Inverno de Ensino de Física (EIEF), 2021, Santa Maria, RS. Anais VII Escola de Inverno de Educação Matemática (EIEMAT) e I Escola de Inverno de Ensino de Física (EIEF), 2021. v. 5. p. 805-813.
-
DAMBROS, T. ; FAJARDO, Ricardo . UMA ANÁLISE DAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS QUE ENVOLVEM O CONTEÚDO DE ANÉIS E GRUPOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. In: VIII Jornada Nacional de Educação Matemática, 2020, Passo Fundo, RS. Anais, 2020. v. 8.
-
LARA, J. L. ; FAJARDO, Ricardo . AFETIVIDADE E MATEMÁTICA: UM TEMA CENTRADO NO ENSINO SUPERIOR. In: VIII Jornada Nacional de Educação Matemática, 2020, Passo Fundo, RS. Anais, 2020. v. 8.
-
LAZZARETTI, R. ; FAJARDO, Ricardo ; MATHIAS, C. V. . TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA AO LONGO DA HISTÓRIA DO BRASIL (1549-2001). In: VIII Jornada Nacional de Educação Matemática, 2020, Passo Fundo, RS. Anais, 2020. v. 8.
-
DAMBROS, T. ; FAJARDO, RICARDO . ÁLGEBRA ABSTRATA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE DISSERTAÇÕES E TESES. In: XXIV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2020, Cascavel, PR. XXIV EBRAPEM - Anais, 2020. v. XXIV.
-
CRESTANI, M. M. ; FAJARDO, RICARDO . EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: UMA ANÁLISE DA MATEMÁTICA NOS MATERIAIS PUBLICADOS DISPONÍVEIS NO SITE DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. In: XXIV EBRAPEM - ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2020, Cascavel, PR. XXIV EBRAPEM - Anais, 2020.
-
CRESTANI, M. M. ; FAJARDO, Ricardo . EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: UMA ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. In: XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2019, São Paulo, SP. Anais do XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2019. p. 1.
-
CHAVES, R. ; FAJARDO, Ricardo . ALGUMAS LEITURAS POSITIVAS NA INTERFACE DO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS E ETNOMATEMÁTICA. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Cuiabá-MT. Anais, 2019.
-
CHAVES, R. ; FAJARDO, Ricardo . COMPARTILHAMENTO DE ESPAÇOS COMUNICATIVOS ENTRE MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS E ETNOMATEMÁTICA. In: Escola de Inverno de Educação Matemática/ Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2018, Santa Maria, RS. Anais da Escola de Inverno de Educação Matemática/Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2018. v. 4. p. 257-269.
-
ROSA, C. W. ; FAJARDO, Ricardo . SEMELHANÇAS ENCONTRADAS NA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS ESTADUNIDENSES E BRASILEIROS: UMA ANÁLISE SOBRE LOGARITMOS. In: Escola de Inverno de Educação Matemática/Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2018, Santa Maria, RS. Anais da Escola de Inverno de Educação Matemática/Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2018. v. 4. p. 270-286.
-
KONZEN, T. E. ; FAJARDO, Ricardo . MULHERES NA MATEMÁTICA: UM ESTUDO ACERCA DA PARTICIPAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DESTA CIÊNCIA EXATA. In: Escola de Inverno de Educação Matemática/Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2018, Santa Maria, RS. Anais da Escola de Inverno de Educação Matemática/Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2018. v. 4. p. 547-553.
-
SILVA, J. G. ; FAJARDO, RICARDO . ALGUMAS COMPREENSÕES ACERCA DO MOVIMENTO HISTÓRICO E CULTURAL DO PENSAMENTO ALGÉBRICO. In: Escola de Inverno de Educação Matemática/Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2018, Santa Maria, RS. Anais da Escola de Inverno de Educação Matemática/Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2018. v. 4. p. 978-985.
-
LARA, J. L. ; FAJARDO, RICARDO . UMA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE OFICINAS DE MATEMÁGICA EM ESCOLAS BÁSICAS DO MUNÍCIPIO DE SANTA MARIA, RS. In: Escola de Inverno de Educação Matemática/Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2018, Santa Maria, RS. Anais da Escola de Inverno de Educação Matemática/Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2018. v. 4. p. 567-576.
-
TOJA, A. P. U. ; FAJARDO, RICARDO . O PNAIC - MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO MUNICÍPIO DE SÃO BORJA-RS. In: Jornada Nacional de Educação Matemática, 2018, Passo Fundo, RS. Anais da Jornada Nacional de Educação Matemática, 2018. v. 7.
-
ZIMMERMANN, S. S. ; FAJARDO, RICARDO . PROJETO A MATEMÁTICA DA NATUREZA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE METODLOGIA ATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA. In: Jornada Nacional de Educação Matemática, 2018, Passo Fundo, RS. Anais da Jornada Nacional de Educação Matemática, 2018. v. 7.
-
LARA, J. L. ; FAJARDO, Ricardo . O USO DE TRUQUES ?MATEMÁGICOS? NO ENSINO DE MATEMÁTICA. In: Jornada Nacional de Educação Matemática, 2018, Passo Fundo, RS. Anais da Jornada Nacional de Educação Matemática, 2018. v. 7.
-
SILVA, J. G. ; FAJARDO, Ricardo . Estado do Conhecimento acerca do Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um olhar sobre as dissertações e teses brasileiras. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (21. : 2017 : Pelotas, RS), 2017, Pelotas, RS. Anais do 21º Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2017.
-
CARVALHO, V. E. ; FAJARDO, Ricardo ; LOPES, A. R. L. V. . A construção do conceito de ângulos nos anos iniciais do Ensino Fundamental: reflexões sobre formação de professores que ensinam matemática. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (21. : 2017 : Pelotas, RS), 2017, Pelotas, RS. Anais do 21º Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2017.
-
FAJARDO, Ricardo . EXPANDINDO A COMPREENSÃO DOS AXIOMAS DA ÁLGEBRA ATRAVÉS DE DEMONSTRAÇÕES BÁSICAS. In: VI Jornada Nacional de Educação Matemática, 2016, Passo Fundo, RS. Jornada Nacional de Educação Matemática, 2016. v. 6.
-
AMADOR, I. P. ; FAJARDO, Ricardo . A PRÁTICA DOCENTE COM MATEMÁTICA E AS DIFICULDADES RELATADAS POR ALUNO/PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINAR. In: V Escola de Inverno de Educação Matemática e III Encontro Nacional Pibid Matemática, 2016, Santa Maria, RS. Escola de Inverno de Educação Matemática / Encontro Nacional Pibid Matemática, 2016. v. 3. p. 146-155.
-
RITTER, D. ; FAJARDO, Ricardo . O ENSINO DE PROBABILIDADE GEOMÉTRICA COM O AUXÍLIO DE JOGOS: UMA EXPERIÊNCIA PARA O ENSINO MÉDIO. In: V Escola de Inverno de Educação Matemática e III Encontro Nacional Pibid Matemática, 2016, Santa Maria, RS. Escola de Inverno de Educação Matemática / Encontro Nacional Pibid Matemática, 2016. v. 3. p. 856-867.
-
AMADOR, I. P. ; FAJARDO, Ricardo . A Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental: um estudo sobre problemas epistemológicos de ensino-aprendizagem em Cachoeira do Sul (RS). In: XX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática - EBRAPEM, 2016, Curitiba, PR. ANAIS XX EBRAPEM ? ISSN: 2237-8448, 2016.
-
FROZZA, I. C. ; FAJARDO, Ricardo . O GEOGEBRA E A MATEMÁGICA: SUGESTÕES DE APLICAÇÃO EM SALA DE AULA. In: I Congresso Brasileiro do Geogebra, 2016, Natal, Rio Grande do Norte. I Congresso Brasileiro do Geogebra: múltiplos olhares para o ensino e a aprendizagem de conceitos, 2016. v. 1. p. 240-244.
-
FAJARDO, Ricardo ; FELTRIN, S. B. . MOTIVANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM SALA DE AULA COM ALUNOS INCLUÍDOS. In: IV Escola de Inverno de Educação Matemática e II Encontro Nacional Pibid Matemática, 2014, Santa Maria, RS. Escola de Inverno de Educação Matemática / Encontro Nacional Pibid Matemática, 2014. v. V. 2.
-
FAJARDO, Ricardo ; CASTANHO, S. B. . TRABALHANDO COM GRANDEZAS E MEDIDAS. In: IV Escola de Inverno de Educação Matemática e II Encontro Nacional Pibid Matemática, 2014, Santa Maria, RS. Escola de Inverno de Educação Matemática / Encontro Nacional Pibid Matemática, 2014. v. V. 2. p. 1-1.
-
FAJARDO, Ricardo ; SCHMIDT, L. F. T. . INCENTIVANDO A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DA ?MATEMÁGICA?. In: XX Encontro Regional de Estudantes de Matemática da Região Sul, 2014, Bagé, RS. XX Erematsul, 2014.
-
FAJARDO, Ricardo . DESVENDANDO OS POR QUÊS DE ALGUMAS DEFINIÇÕES E REGRAS: UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA PARA A SALA DE AULA DA ESCOLA BÁSICA. In: V Jornada Nacional de Educação Matemática, 2014, Passo Fundo, RS. V Jornada Nacional de Educação Matemática, 2014.
-
LOPES, A. R. L. V. ; ROOS, L. T. W. ; FAJARDO, Ricardo ; BATHELT, R. E. ; PERLIN, P. ; POZEBON, S. . Investigações e ações em Educação Matemática: a constituição de um grupo de estudos e pesquisas. In: VII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática (CIBEM), 2013, Montevidéu (Uruguai). VII CIBEM Actas, 2013. p. 5245-5252.
-
FAJARDO, Ricardo ; MACHADO, S. B. . Matemática Crítica: o por que de algumas definições e regras. In: VII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013, Montevidéu (Uruguai). Actas del VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013. p. 404-411.
-
KEGLER, N. A. ; FAJARDO, Ricardo ; PUNTEL, E. ; SILVA, J. C. ; SCHMIDT, L. F. T. ; FELTRIN, S. B. ; VENDRUSCOLO, T. . Matemágica: uma perspectiva pedagógica no ensino de Matemática. In: XIX Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul, 2013, Santa Maria, RS. Anais do XIX ErematSul, 2013. v. 1. p. 1-7.
-
FELTRIN, S. B. ; FAJARDO, Ricardo ; ANVERSA, A. C. ; WEBER, A. P. L. ; SERAFIN, M. B. ; LONDERO, N. . O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM SALA DE AULA COM ALUNOS INCLUÍDOS. In: XIX Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul, 2013, Santa Maria, RS. Anais do XIX ErematSul, 2013. v. 1. p. 1-6.
-
MONTAGNER, K. P. ; FAJARDO, Ricardo . QUIZ: ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO DOS NÚMEROS INTEIROS NO ENSINO FUNDAMENTAL. In: XIX Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul, 2013, Santa Maria, RS. Anais do XIX ErematSul, 2013. v. 1. p. 1-6.
-
FELTRIN, S. B. ; FAJARDO, Ricardo . A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS BÁSICOS ATRAVÉS DA APRESENTAÇÃO DE TRUQUES LÓGICOS E MATEMÁTICOS. In: VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2013, Canoas - RS - Brasil. Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2013.
-
MONTAGNER, K. P. ; FAJARDO, Ricardo . UM ESTUDO SOBRE ÂNGULOS: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA ATRAVÉS DE ATIVIDADES. In: VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2013, Canoas - RS - Brasil. Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2013.
-
MANFIO, C. G. ; HAHN, C. ; FAJARDO, Ricardo . Planos de internet 3G sob a ótica da Modelagem Matemática. In: 3a. Escola de Inverno de Educação Matemática e 1o. Encontro Nacional PIBID-Matemática, 2012, Santa Maria, RS. Escola de Inverno de Educação Matemática Encontro Nacional PIBID-MATEMÁTICA, 2012. v. 1.
-
MONTEIRO, F. L. ; FAJARDO, Ricardo . Avaliação em Matemática: análise comparativa desse processo em escolas de educação básica do município de Júlio de Castilhos. In: 3a. Escola de Inverno de Educação Matemática e 1o. Encontro Nacional PIBID-Matemática, 2012, Santa Maria, RS. Escola de Inverno de Educação Matemática Encontro Nacional PIBID-MATEMÁTICA, 2012. v. 1.
-
FELTRIN, S. B. ; TREVISAN, M. C. ; FAJARDO, Ricardo . OPERAÇÕES ARITMÉTICAS BÁSICAS DE ADIÇÃO E MULTIPLICAÇÃO: UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA DO CONCRETO AO ABSTRATO. In: XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2012, Lajeado, RS. Anais do XI EGEM. Lajeado, RS: Editora Univates, 2012.
-
OTTES, A. B. ; MACHADO, S. B. ; FAJARDO, Ricardo . SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO. In: XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2012, Lajeado, RS. Anais do XI EGEM. Lajeado, RS: Editora Univates, 2012.
-
CORREIA, K. C. S. ; FAJARDO, Ricardo . UMA REFLEXÃO SOBRE ALGUMAS PROPRIEDADES DA OPERAÇÃO DE ADIÇÃO NO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2012, Lajeado, RS. Anais do XI EGEM. Lajeado, RS: Editora Univates, 2012.
-
KEGLER, N. A. ; FELTRIN, S. B. ; FAJARDO, Ricardo . Um relato sobre o uso do lúdico no ensino de Matemática: matemágica na sala de aula. In: XVII Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão; XV Mostra de Iniciação Científica e X Mostre de Extensão 'Ciência, Reflexividade e (In)Certezas'., 2012, Cruz Alta, RS. anaisAnais XIII Mostra de iniciaçao Cientifica e VIII Mostra de Estensão -UNICRUZ, 2012.
-
KEGLER, N. A. ; BECKER, A. J. ; FAJARDO, Ricardo ; FELTRIN, S. B. ; OTTES, A. B. ; SILVA, J. C. . UM RELATO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: MATEMÁGICA NA SALA DE AULA. In: SEPE - Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Santa Maria, RS. Anais do Evento - SEPE, 2012.
-
KEGLER, N. A. ; FAJARDO, Ricardo . Matemágica: uma perspectiva pedagógica em sala de aula. In: Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011, Pernambuco. CIAEM - 2011, 2011.
-
FAJARDO, Ricardo ; KEGLER, N. A. ; BECKER, A. J. ; OTTES, A. B. ; CAVALHEIRO, J. W. . Matemática na Sala de Aula. In: Congresso Nacional de Educação Matemática, 2011, Ijuí, RS. Revista CNEM. Ijuí: Unijuí, 2011.
-
LIMA, R. L. ; FAJARDO, Ricardo . A Educação Matemática Através da Resolução de Problemas. In: Congresso Nacional de Educação Matemática, 2011, Ijuí, RS. Revista CNEM. Ijuí: Unijuí, 2011.
-
OTTES, A. B. ; FAJARDO, Ricardo ; ZIMMERMANN, S. S. . A Lógica do Raciocínio Matemático. In: Congresso Nacional de Educação Matemática, 2011, Ijuí, RS. Revista CNEM. Ijuí: Unijuí, 2011.
-
MONTEIRO, F. L. ; FAJARDO, Ricardo . Análise Comparativa do Processo Avaliativo Desenvolvido nas Disciplinas de Matemática em Escolas do Município de Júlio de Castilhos. In: Congresso Nacional de Educação Matemática, 2011, Ijuí, RS. Revista CNEM. Ijuí: Unijuí, 2011.
-
PES, R. B. ; FAJARDO, Ricardo ; GABERT, R. F. . Sobre um Estudo Comparativo da Subtração e Divisão entre a Matemática Egípcia Antiga e Alguns Livros Didáticos. In: Congresso Nacional de Educação Matemática, 2011, Ijuí, RS. Revista CNEM. Ijuí: Unijuí, 2011.
-
COSTA, J. M. ; MARAFIGA, A. W. ; SILVA, D. S. G. ; VAZ, H. G. B. ; HUNDERTMARCK, J. ; FRAGA, L. P. ; POZEBON, S. ; LOPES, A. R. L. V. ; ROOS, L. T. W. ; FAJARDO, Ricardo . Formação de Professores que Ensinam Matemática na Perspectiva da Atividade Oreintada de Ensino: diálogos entre diferentes sujeitos. In: Congresso Nacional de Educação Matemática, 2011, Ijuí, RS. Revista CNEM. Ijuí: Unijuí, 2011.
-
KEGLER, N. A. ; FAJARDO, Ricardo ; BECKER, A. J. ; OTTES, A. B. ; CAVALHEIRO, J. W. . Matemágica nos anos iniciais: uma perspectiva pedagógica. In: I Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais, 2011, São Carlos. I Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais, 2011.
-
FAJARDO, Ricardo ; SEIBEL, Aline Brum ; FOLETTO, T. . A Educação Matemática através de Resolução de Problemas: Um Relato de Experiência. In: V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010, Canoas, RS. Anais do V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas, RS: ULBRA, 2010.
-
FAJARDO, Ricardo ; BECKER, A. J. ; KEGLER, N. A. ; SANTOS, A. D. ; RUVIARO, L. ; SILVA, D. M. I. . Matemágica na Sala de Aula: Um Relato de Experiência. In: V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010, Canoas, RS. Anais do V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas, RS: ULBRA, 2010.
-
FAJARDO, Ricardo ; KEGLER, N. A. ; BECKER, A. J. ; SILVA, D. M. I. ; SANTOS, A. D. ; RUVIARO, L. . A Matemágica na Sala de Aula. In: III Jornada Nacional de Educação Matemática, 2010, Passo Fundo, RS. III Jornada Nacional de Educação Matemática. Passo Fundo, RS: UPF, 2010.
-
FAJARDO, Ricardo ; KEGLER, N. A. ; BECKER, A. J. ; SANTOS, A. D. ; SILVA, D. M. I. . Matemágica na Sala de Aula. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador, Bahia. X Encontro Nacional de Educação Matemática. Salvador, Bahia: SBEM, 2010.
-
BARAZZUTI, M. ; FAJARDO, Ricardo . LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM PARA AS QUATRO OPERAÇÕES ARITMÉTICAS BÁSICAS. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador, Bahia. X Encontro Nacional de Educação Matemática. Salvador, Bahia: SBEM, 2010.
-
BARAZZUTI, M. ; FAJARDO, Ricardo . Da Experiência Sensorial em Educação ao Laboratório de ensino de Matemática: alguns dos caminhos percorridos. In: II Escola de Inverno de Educação Matemática de Santa Maria, 2010, Santa Maria, RS. II Escola de Inverno de Educação Matemática de Santa Maria, 2010.
-
BARAZZUTI, M. ; FAJARDO, Ricardo . Jogos e Materiais Didáticos em Educação: o que e por quê?. In: II Escola de Inverno de Educação Matemática de Santa Maria, 2010, Santa Maria, RS. II Escola de Inverno de Educação Matemática de Santa Maria, 2010.
-
FAJARDO, Ricardo ; KEGLER, N. A. . Matemágica na Sala de Aula. In: XIV Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão (SEPE), 2010, Santa Maria. Responsabilidade Socioambiental - XIV Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão (SEPE). Santa Maria: UNIFRA, 2010.
-
MAGNAGO, K. F. ; Martins, Kátia Fogaça ; FAJARDO, Ricardo . Modelagem na Educação Matemática de Jovens e Adultos: Iniciando uma atividade comercial. In: VI Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2009, Londrina-PR. Anais da VI CNMEM, 2009.
-
FAJARDO, Ricardo ; MAGNAGO, K. F. . Matemática, Modelagem e Formulação de Problemas no Ensino da Escola Básica. In: III Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática, 2008, Guarapuava. III Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática, 2008.
-
NICHELE, L. ; FAJARDO, Ricardo . Previsão da Falta de Água. In: III Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática, 2008, Guarapuava. III Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática, 2008.
-
MAGNAGO, K. F. ; MARTINS, M. M. ; FAJARDO, Ricardo . Reações Químicas: Usando a Modelagem Matemática para Explorar Sistemas de Equações Lineares Homogêneas. In: III Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática, 2008, Guarapuava. III Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática, 2008.
-
FAJARDO, Ricardo . Algumas considerações práticas e conceituais sobre a raiz quadrada de dois. In: 14a. Jornada Nacional da Educação - UNIFRA, 2008, Santa Maria. 14a. Jornada Nacional da Educação - UNIFRA. Santa Maria: UNIFRA, 2008.
-
FAJARDO, Ricardo . Sobre Algumas Considerações Conceituais da Álgebra Ensinada na Escola Básica. In: IX Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2007, Assis Chateaubriand. IX EPREM, 2007.
-
SANTOS, C. ; LOPES, A. R. L. V. ; FAJARDO, RICARDO . OS NEXOS CONCEITUAIS NO ENSINO DA FUNÇÃO AFIM. In: VII Colóquio do GEPAPe, 2023, Vitória, ES. Anais 2023 - VII Colóquio do GEPAPe, 2023. p. 146-148.
-
CAVALHEIRO, J. W. ; FAJARDO, Ricardo . UM ESTUDO SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA PROBABILIDADE MATEMÁTICA NA ESCOLA BÁSICA. In: 26a. Jornada Acadêmica Integrada - IC-REUNI / UFSM, 2011, Santa Maria, RS. ANAIS 26a. JAI, 2011.
-
FELTRIN, S. B. ; FAJARDO, Ricardo ; TREVISAN, M. C. ; COCCO, P. M. . As Operações Aritméticas Básicas de Adição e Multiplicação: uma perspectiva pedagógica do concreto ao abstrato. In: 26a. Jornada Acadêmica Integrada - PROLICEN/UFSM, 2011, Santa Maria, RS. ANAIS 26a. JAI, 2011.
-
PES, R. B. ; FAJARDO, Ricardo ; GABERT, R. F. . Um Estudo sobre as Raízes Históricas da Matemática Elementar. In: 26a. Jornada Acadêmica Integrada - UFSM, 2011, Santa Maria, RS. ANAIS 26a. JAI, 2011.
-
KEGLER, N. A. ; FAJARDO, Ricardo ; BECKER, A. J. ; OTTES, A. B. ; CAVALHEIRO, J. W. . Matemágica na Sala de Aula. In: 26a. Jornada Acadêmica Integrada - FIEX/UFSM, 2011, Santa Maria, RS. ANAIS 26a. JAI, 2011.
-
MONTEIRO, F. L. ; FAJARDO, Ricardo . Concepções de alguns Professores de Matemática da Rede Pública de Júlio de Castilhos sobre o Processo Avaliativo. In: Seminário Interinstitucional de Ensino Pesquisa e Extensão, 2010, Cruz Alta. Seminário Interinstitucional de Ensino Pesquisa e Extensão: XIII Mostra de Iniciação Científica, VIII Mostra de Extensão. Cruz Alta: UNICRUZ, 2010.
-
LIMA, R. L. ; FAJARDO, Ricardo . A Educação Matemática através da Resolução de Problemas. In: 25a. Jornada Acadêmica Integrada - UFSM, 2010, Santa Maria. 25a. Jornada Acadêmica Integrada - UFSM. Santa Maria: UFSM, 2010.
-
OTTES, A. B. ; FAJARDO, Ricardo ; LUNKES, A. L. Z. ; BEMME, L. S. B. ; MACHADO, S. B. ; ZIMMERMANN, S. S. . A Lógica do Raciocínio Matemático. In: 25a. Jornada Acadêmica Integrada - UFSM, 2010, Santa Maria. 25a. Jornada Acadêmica Integrada - UFSM. Santa Maria: UFSM, 2010.
-
KEGLER, N. A. ; FAJARDO, Ricardo ; RUVIARO, L. ; BECKER, A. J. ; SANTOS, A. D. ; SILVA, D. M. I. . Matemágica na Sala de Aula. In: 25a. Jornada Acadêmica Integrada - UFSM, 2010, Santa Maria. 25a. Jornada Acadêmica Integrada - UFSM. Santa Maria: UFSM, 2010.
-
PES, R. B. ; FAJARDO, Ricardo ; GABERT, R. F. . Um Estudo sobre as Raízes Históricas da Matemática Elementar. In: 25a. Jornada Acadêmica Integrada: IC-REUNI/UFSM, 2010, Santa Maria. 25a. Jornada Acadêmica Integrada - UFSM. Santa Maria: UFSM, 2010.
-
LARA, J. L. ; FAJARDO, Ricardo ; LOPES, A. R. L. V. . AFETIVIDADE NO ENSINO SUPERIOR: UMA PROPOSTA DE VÍNCULOS AFETIVOS NA MATEMÁTICA. In: 36ª Jornada Acadêmica Integrada, 2021, Santa Maria, RS. Anais da 36a. JAI, 2021.
-
PONCIANO, P. A. C. ; FAJARDO, Ricardo . ANÁLISE INVESTIGATIVA CURRICULAR DA MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS(AS) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. In: 36ª Jornada Acadêmica Integrada, 2021, Santa Maria, RS. Anais da 36a. JAI, 2021.
-
CRESTANI, M. M. ; FAJARDO, RICARDO . EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: UM OLHAR PARA ASPECTOS HISTÓRICOS. In: 35ª Jornada Acadêmica Integrada, 2020, Santa Maria. Anais 35ª Jornada Acadêmica Integrada, 2020. v. 35.
-
DAMBROS, T. ; FAJARDO, RICARDO . AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS DE ÁLGEBRA NO CURSO DE MATEMÁTICA DA UFSM. In: 35ª Jornada Acadêmica Integrada, 2020, Santa Maria, RS. Anais 35ª Jornada Acadêmica Integrada, 2020. v. 35.
-
LAZZARETTI, R. ; FAJARDO, RICARDO ; MATHIAS, C. V. . TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO BRASIL. In: 35ª Jornada Acadêmica Integrada, 2020, Santa Maria, RS. Anais 35ª Jornada Acadêmica Integrada, 2020. v. 35.
-
OLIVEIRA, S. V. ; FAJARDO, RICARDO . ANÁLISE DO DESEMPENHO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO RIO GRANDE DO SUL. In: 35ª Jornada Acadêmica Integrada, 2020, Santa Maria, RS. Anais 35ª Jornada Acadêmica Integrada, 2020. v. 35.
-
KONZEN, T. E. ; FAJARDO, Ricardo . Relações de gênero e Matemática. In: Interfaces 8 - 2020, 2020, Palermo, Argentina. Reflexión Académica en Diseño & Comunicación, 2020. v. 48. p. 56-56.
-
KEGLER, N. A. ; FAJARDO, Ricardo . O lúdico na sala de aula de Matemática: uma experiência. In: Interfaces 8 - 2020, 2020, Palermo, Argentina. Reflexión Académica en Diseño & Comunicación, 2020. v. 48. p. 50-50.
-
CRESTANI, M. M. ; FAJARDO, Ricardo . Educação Escolar Quilombola: um olhar em materiais de Matemática. In: Interfaces 8 - 2020, 2020, Palermo, Argentina. Reflexión Académica en Diseño & Comunicación, 2020. v. 48. p. 53-53.
-
CRESTANI, M. M. ; FAJARDO, Ricardo . MAPEAMENTO SOBRE PESQUISAS RELACIONADAS À EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA. In: 34a Jornada Acadêmica Integrada - JAI/UFSM, 2019, Santa Maria-RS. Anais da 34a Jornada Acadêmico Integrada, 2019.
-
DINIZ, R. I. ; FAJARDO, Ricardo . MATEMÁGICA NA SALA DE AULA: O ALUNO EM FOCO. In: 34a Jornada Acadêmica Integrada JAI/UFSM, 2019, Santa Maria-RS. Anais da 34a Jornada Acadêmica Integrada, 2019.
-
LARA, J. L. ; FAJARDO, RICARDO . O USO DE MATEMÁGICAS NO ENSINO DA GEOMETRIA. In: 33a Jornada Acadêmica Integrada (JAI), 2018, Santa Maria, RS. Anais 33a Jornada Acadêmica Integrada, 2018. v. 33.
-
KONZEN, T. E. ; FAJARDO, RICARDO . UM ESTUDO ACERCA DO MENOR NÚMERO DE PESQUISADORAS NA MATEMÁTICA. In: 33a. Jornada Acadêmica Integrada (JAI), 2018, Santa Maria, RS. Anais 33a. Jornada Acadêmica Integrada, 2018. v. 33.
-
FROZZA, I. C. ; FAJARDO, Ricardo . Em busca de uma representação geométrica que diferencie os números racionais e irracionais. In: 32a. Jornada Acadêmica Integrada - JAI/UFSM, 2017, Santa Maria, RS. Anais 32a. Jornada Acadêmica Integrada - JAI/UFSM, 2017.
-
LARA, J. L. ; FAJARDO, Ricardo . A INFLUÊNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA. In: 32a. Jornada Acadêmica Integrada - JAI/UFSM, 2017, Santa Maria, RS. Anais 32a. Jornada Acadêmica Integrada - JAI/UFSM, 2017.
-
RUTKOSKI, M. ; FAJARDO, Ricardo . UM ESTUDO SOBRE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS E SUAS APLICAÇÕES. In: 32a. Jornada Acadêmica Integrada - JAI/UFSM, 2017, Santa Maria, RS. Anais 32a. Jornada Acadêmica Integrada - JAI/UFSM, 2017.
-
CARVALHO, V. E. ; FAJARDO, Ricardo . A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ÂNGULOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. In: 32a. Jornada Acadêmica Integrada - JAI/UFSM, 2017, Santa Maria, RS. Anais 32a. Jornada Acadêmica Integrada - JAI/UFSM, 2017.
-
AMADOR, I. P. ; FAJARDO, Ricardo . O ENSINO DE MATEMÁTICA: O CAMINHO DA MODERNIZAÇÃO. In: VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017, 2017, Canoas, RS. Anais VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017, 2017.
-
LARA, J. L. ; FAJARDO, Ricardo . MATEMÁGICA EM SALA DE AULA: O ALUNO EM FOCO. In: VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, 2017, Canoas, RS. Anais VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, 2017.
-
OTTES, A. B. ; FAJARDO, Ricardo . EXPRESSÃO NUMÉRICA: A HIERARQUIA DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS. In: XXXI Jornada Acadêmica Integrada (UFSM), 2016, Santa Maria, RS. Jornada Acadêmica Integrada, 2016. v. 31.
-
KEGLER, N. A. ; FAJARDO, Ricardo . O ASPECTO LÚDICO E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. In: XXXI Jornada Acadêmica Integrada (UFSM), 2016, Santa Maria, RS. Jornada Acadêmica Integrada, 2016. v. 31.
-
ROSA, C. W. ; FAJARDO, Ricardo . A MATEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS ESTADUNIDENSES E BRASILEIROS ESCRITOS ENTRE A DÉCADA DE 1960 E OS DIAS ATUAIS: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA SOBRE O ENSINO DE LOGARITMOS. In: 30a Jornada Acadêmica Integrada (UFSM), 2015, Santa Maria, RS. Anais 30a Jornada Acadêmica Integrada, 2015. v. 30.
-
MACHADO, S. B. ; OTTES, A. B. ; FAJARDO, Ricardo . Matemática Crítica: desvendando os porquês de algumas definições e regras. In: 27a. Jornada Acadêmica Integrada, 2012, Santa Maria, RS. Anais 27ª Jornada Acadêmica Integrada. SANTA MARIA: UFSM, 2012.
-
FELTRIN, S. B. ; FAJARDO, Ricardo ; KEGLER, N. A. . A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS BÁSICOS ATRAVÉS DA APRESENTAÇÃO DE TRUQUES LÓGICOS E MATEMÁTICOS. In: 27a. Jornada Acadêmica Integrada, 2012, Santa Maria, RS. Anais 27ª Jornada Acadêmica Integrada. SANTA MARIA: UFSM, 2012.
-
KEGLER, N. A. ; BECKER, A. J. ; OTTES, A. B. ; FAJARDO, Ricardo ; SILVA, J. C. ; FELTRIN, S. B. . MATEMÁGICA: UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA. In: 27a. Jornada Acadêmica Integrada, 2012, Santa Maria, RS. Anais 27ª Jornada Acadêmica Integrada. SANTA MARIA: UFSM, 2012.
-
DESCOVI, L. M. M. ; TONET, L. G. ; FAJARDO, Ricardo ; ALMEIDA, M. V. R. . Formação continuada de professores via OBMEP. In: 27a. Jornada Acadêmica Integrada, 2012, Santa Maria, RS. Anais 27ª Jornada Acadêmica Integrada. SANTA MARIA: UFSM, 2012.
-
FAJARDO, Ricardo ; PAULI, L. B. ; BORDIGNON, T. ; FIOREZE, L. A. . Ensino de Trigonometria com o auxílio do software Geogebra. In: V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010, Canoas, RS. Anais do V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas, RS: ULBRA, 2010.
-
FERREIRA, Inês Farias ; FAJARDO, Ricardo . Objetos de Aprendizagem: Usá-los ou Não? Eis a Questão!. In: 1a. Escola de Inverno de Educação Matemática de Santa Maria, 2008, Santa Maria-RS. 1a. Escola de Inverno de Educação Matemática de Santa Maria, 2008.
-
KONZEN, T. E. ; FAJARDO, RICARDO ; LOPES, A. R. L. V. . O papel das tutoras na formação inicial do professor que ensina Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um olhar para a Pedagogia a Distância, da Universidade Federal de Santa Maria. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa) , 2022.
-
FAJARDO, Ricardo . EXPANDINDO A COMPREENSÃO DOS AXIOMAS DA ÁLGEBRA ATRAVÉS DE DEMONSTRAÇÕES BÁSICAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FAJARDO, Ricardo . Algumas reflexões de como usar o erro como uma ferramenta didática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FAJARDO, Ricardo . Ideias de como usar a tabuada para trabalhar as propriedades aritméticas básicas com os alunos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FAJARDO, Ricardo . Trabalhando conceitos de geometria básica com os alunos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FAJARDO, Ricardo . DESVENDANDO OS POR QUÊS DE ALGUMAS DEFINIÇÕES E REGRAS: UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA PARA A SALA DE AULA DA ESCOLA BÁSICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FAJARDO, Ricardo . DESVENDANDO OS POR QUÊS DE ALGUMAS DEFINIÇÕES E REGRAS: UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA PARA A SALA DE AULA DA ESCOLA BÁSICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FAJARDO, Ricardo . Experiência do PIBID nas licenciaturas, arquitetando saberes e fazeres da/na docência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FAJARDO, Ricardo . DESVENDANDO OS POR QUÊS DE ALGUMAS DEFINIÇÕES E REGRAS: UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA PARA A SALA DE AULA DA ESCOLA BÁSICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FAJARDO, Ricardo . EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Mapeamentos com ênfase em processos de Ensino e Aprendizagem. Curitiba, 2022. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.
-
MATHIAS, C. V. ; GOMES, D. ; BULIGON, L. ; TONET, L. G. ; FAJARDO, Ricardo . Matemática: caderno técnico. SANTA MARIA, RS: UFSM, CCNE, Departamento de Matemática, 2012 (Série de Ciências Naturais e Exatas - Universidade Federal de Santa Maria).
-
PARRIS, R. ; FAJARDO, Ricardo ; FERREIRA, Inês Farias . Winstats - software, 2010. (Tradução/Outra).
Outras produções
FAJARDO, Ricardo . XIV Encontro Gaúcho de Educação Matemática ? EGEM. 2021.
FAJARDO, Ricardo . 36a. JAI - Jornada Acadêmica Integrada UFSM. 2021.
FAJARDO, Ricardo . VII Escola de Inverno de Educação Matemática (EIEMAT) e I Escola de Inverno de Ensino de Física (EIEF). 2021.
FAJARDO, Ricardo . Parecerista ad hoc da VI Escola de Inverno de Educação Matemática & XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática ISSN 2316-7785. 2018.
FAJARDO, Ricardo . Parecerista ad hoc Revista Thema - e-ISSN 2177-2894 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. 2018.
FAJARDO, Ricardo . Parecerista ad hoc - The Mathematics Teacher - ISSN 0025-5769. 2018.
FAJARDO, Ricardo . Parecerista ad hoc - Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) - e-ISSN 2176-6681; p-ISSN 0034-7183. 2018.
FAJARDO, RICARDO . Avaliador de trabalhos da 33a. Jornada Acadêmica Integrada da UFSM. 2018.
FAJARDO, RICARDO . COORDENADOR SESSÃO DE DIÁLOGOS EDUCACIONAIS NA VI JNEM E XX JREM. 2018.
FAJARDO, RICARDO . Membro do Comitê Científico da VI Escola de Inverno de Educação Matemática & XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática. 2018.
FAJARDO, RICARDO . Parecerista ad hoc da Revista Mathematics Teacher: Learning and Teaching PreK-12 (MTLT). 2018.
FAJARDO, Ricardo . II ENALICSUL, II PIBID/SUL, II Seminário Institucional Pibid/Unisinos. 2017.
FAJARDO, Ricardo . VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017 - ISSN 2318-7271. 2017.
FAJARDO, Ricardo . 32ª Jornada Acadêmica Integrada. 2017.
FAJARDO, Ricardo . Parecerista ad hoc - The Mathematics Teacher - ISSN 0025-5769. 2016.
FAJARDO, Ricardo . Parecerista ad hoc - Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (online) - ISSN 0034-7183. 2016.
FAJARDO, Ricardo . Parecerista ad hoc - VI Jornada Nacional de Educação Matemática - ISSN: 2316-3429. 2016.
FAJARDO, Ricardo . Parecerista ad hoc - Revista Thema - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. 2016.
FAJARDO, Ricardo . Parecerista ad hoc - XII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2016.
FAJARDO, Ricardo . Parecerista ad hoc - VI Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e V Seminário Nacional do Pibid. 2016.
FAJARDO, Ricardo . Parecerista ad hoc - V Escola de Inverno de Educação Matemática e III Encontro Nacional Pibid Matemática ISSN: 2316-7785. 2016.
FAJARDO, Ricardo . Parecerista ad hoc - The Mathematics Teacher - ISSN 0025-5769. 2015.
FAJARDO, Ricardo . Parecerista ad hoc - Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (online) - ISSN 0034-7183.. 2015.
FAJARDO, Ricardo . Avaliador de trabalho - XXX Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria - JAI/UFSM. 2015.
FAJARDO, Ricardo . O Ensino da Matemática Atualmente. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FAJARDO, Ricardo . Mathconnection. 2016; Tema: Propor problemas de Matemática em geral para estimular o interesse / as publicações são em Português e Inglês. (Rede social).
FAJARDO, Ricardo . Humanização da Matemática. 2016; Tema: Propor idéias para humanizar a matemática. (Rede social).
FAJARDO, Ricardo . Mathconnection. 2015; Tema: Propor problemas de Matemática em geral para estimular o interesse / as publicações são em Português e Inglês. (Rede social).
FAJARDO, Ricardo . Uma História de Matemática. 2014; Tema: História da Matemática. (Rede social).
FAJARDO, Ricardo . Mathconnection. 2014; Tema: Sobre as conexões existentes na Matemática. (Rede social).
FAJARDO, Ricardo . Humanização da Matemática. 2012; Tema: Humanização da Matemática. (Rede social).
FAJARDO, Ricardo . Anais da VIII Escola de Inverno de Educação Matemática. 2023. (Editoração/Anais).
FAJARDO, Ricardo ; KEGLER, N. A. ; BECKER, A. J. . MATEMÁGICA NA SALA DE AULA: UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).
FAJARDO, Ricardo . V Escola de Inverno de Educação Matemática e III Encontro Nacional Pibid Matemática. 2016. (Editoração/Anais).
FAJARDO, Ricardo . Anais da 30a. Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria. 2015. (Editoração/Anais).
FAJARDO, Ricardo . IV Escola de Inverno de Educação Matemática / II Encontro Nacional Pibid Matemática. 2014. (Editoração/Anais).
FAJARDO, Ricardo ; LOPES, A. R. L. V. ; MATHIAS, C. V. ; MIOTTO, T. J. . XIX Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul. 2013. (Editoração/Anais).
FAJARDO, Ricardo . Escola de Inverno de Educação Matemática - Encontro Nacional PIBID -Matemática. 2012. (Editoração/Anais).
FAJARDO, Ricardo . ANAIS 27a. JAI - UFSM. 2012. (Editoração/Anais).
FAJARDO, Ricardo . ANAIS 26a. JAI - UFSM. 2011. (Editoração/Anais).
FAJARDO, Ricardo ; BECKER, A. J. ; SANTOS, A. D. ; SILVA, D. M. I. ; KEGLER, N. A. . Matemágica na Sala de Aula. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FAJARDO, Ricardo ; BECKER, A. J. ; SANTOS, A. D. ; SILVA, D. M. I. ; KEGLER, N. A. ; RUVIARO, L. . Matemágica na Sala de Aula. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FAJARDO, Ricardo ; FERREIRA, Inês Farias ; RITTER, C. S. ; SILVA NETO, F. S. . Tradução do Aplicativo Winstats ao Português. 2009. (Tradução de software).
FAJARDO, Ricardo . Resolução e Criação de Situações Problema. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FAJARDO, Ricardo . Um Método Alternativo para Introduzir Conceitos Geométricos e Algébricos no Ensino Fundamental e Médio. 2005. .
Projetos de pesquisa
-
2016 - Atual
MATEMÁGICA NA SALA DE AULA: O ALUNO EM FOCO, Descrição: O projeto tem por objetivo geral incentivar a aprendizagem da Matemática através da "Matemágica", que é uma forma lúdica de se ensinar. Os objetivos específicos são: agregar acadêmicos do Curso de Licenciatura Matemática e introduzir-lhes um viés lúdico de ensinar alguns conteúdos matemáticos; proporcionar uma formação continuada aos professores de Matemática da Escola Básica do município de Santa Maria; oferecer alternativas de ensino da matemática aos professores da Escola Básica do município de Santa Maria; estimular a aprendizagem do conteúdo matemático pelos alunos da Escola Básica através de um viés lúdico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ricardo Fajardo - Coordenador / JENIFER LAIS DE LARA - Integrante., Número de orientações: 1
-
2015 - Atual
DIFICULDADES NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS: A MUDANÇA EPISTEMOLÓGICA NECESSÁRIA, Descrição: O presente projeto surgiu de um olhar constante sobre os alunos e colegas de matemática do ensino fundamental anos finais e ensino médio ao longo de 20 anos de experiência docente vividas em escolas municipais, estaduais em Cachoeira do Sul, na perspectiva de construir compreensões sobre o processo de ensino aprendizagem, o motivo de tanta dificuldade de ensinar matemática, a falta de motivação por parte dos alunos o porquê de apresentarem dificuldade em desenvolver raciocínios matemáticos, onde estamos falhando como educadores, existem culpados? Relatos ouvidos por professores em encontros de formação ou até mesmo durante os intervalos de aulas nas escolas dizem que o desafio de ensinar matemática e as dificuldades encontradas, muitas vezes é a falta de qualificação, de apoio pedagógico pela equipe da escola fazem com que o processo ensino-aprendizagem, muitas vezes, se torne inadequado e deficiente. Esta realidade é comprovada nas avaliações externas realizadas pelos governos como Prova Brasil, SAEB. Diante desta problemática, o objetivo deste projeto é realizar uma pesquisa de campo nas escolas municipais rurais e urbanas de Cachoeira do Sul realizando uma investigação aplicando o levantamento de Survey com o objetivo de investigar e identificar caso existam as dificuldades de ensinar e de aprender matemática e apresentar os dados obtidos a Secretaria Municipal de Educação para realizar uma possível intervenção.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ricardo Fajardo - Coordenador / IVONETE PEREIRA AMADOR - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2015 - Atual
Uma Análise da Contribuição de Applets do GeoGebra como Recurso Interativo para o Estudo de Áreas e Volumes de algumas Figuras Geométricas Aplicados a alguns Calouros da Matemática/UFSM 2016, Descrição: Neste projeto, universitários calouros em 2016 do curso de Matemática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) serão convidados para participar de reuniões com a finalidade de, através de applets construídos pelo autor com o software GeoGebra, discutir e buscar justificativas para "fórmulas" de algumas áreas e volumes estudadas durante a Educação Básica. Ao fim do projeto, será analisada a relevância da utilização do recurso tecnológico adotado e quais benefícios trouxe aos participantes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ricardo Fajardo - Coordenador / HAKEL FERNANDES DE AWILA - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2014 - 2016
O ASPECTO LÚDICO PRESENTE NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO RIO GRANDE DO SUL, Descrição: Dissertação de Mestrado. Análise sobre as razões do abandono do lúdico nos anos finais do ensino fundamental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ricardo Fajardo - Coordenador / Natália Alessandra Kegler - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2014 - 2016
EXPRESSÃO NUMÉRICA: A HIERARQUIA DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS, Descrição: Dissertação de Mestrado. Pesquisa histórica sobre a hierarquia das quatro operações.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ricardo Fajardo - Coordenador / Aline Brum Ottes - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2014 - 2016
A Busca de Padrão em Livros Didáticos do Ensino Médio, Descrição: Trabalho de Conclusão de Graduação. Análise de livros didáticos do Ensino Médio avaliando a busca de padrão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ricardo Fajardo - Coordenador / Alceu Vinícius Medeiros de Barros - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2014 - 2015
A MATEMÁTICA EM LIVROS ESCRITOS EM LINGUA INGLESA E LINGUA PORTUGUESA ENTRE A DÉCADA DE 1960 E OS DIAS ATUAIS: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA SOBRE O ENSINO DE LOGARITMOS, Descrição: Dissertação de Mestrado. Análise comparativa usando a Hermenêutica de Profundidade para abordar as intersecções e diferenças entre livros didáticos brasileiros e da língua inglesa referente ao conteúdo de logaritmos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ricardo Fajardo - Coordenador / Crístiam Wallao Rosa - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2014 - 2015
UM OLHAR VOLTADO AO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE ATIVIDADES PRÁTICAS, Descrição: Dissertação de Mestrado Profissional. Proposta didática para ensinar os conceitos iniciais de geometria no Ensino Fundamental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Ricardo Fajardo - Coordenador / Carine Girardi Manfio - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2014 - 2014
UMA ANÁLISE SOBRE A PREPARAÇÃO DOS LICENCIADOS EM MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DE SANTA MARIA/RS PARA O TRABALHO DE INCLUSÃO EM SALA DE AULA, Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação. Análise sobre a preparação dos professores para trabalhar com alunos incluídos na sua sala de aula no município de Santa Maria.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ricardo Fajardo - Coordenador / Sabrina Brandão Feltrin - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2013 - 2015
ANÁLISE DE ERROS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA TRANSIÇÃO DO 5º PARA O 6º ANO, Descrição: Dissertação de Mestrado. Está sendo efetuada uma análise de erros em duas turmas do sexto ano de uma escola pública com o intuito de analisar os erros que podem ocorrer proveniente dos conteúdos apresentados nos anos iniciais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ricardo Fajardo - Coordenador / Simone Braga Castanho - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2012 - 2012
Matemática Crítica: desvendando conceitos matemáticos, Descrição: Procura-se explicar o por que de definições e regras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ricardo Fajardo - Coordenador / SILVIA BARCELOS MACHADO - Integrante.
-
2010 - 2012
Atividade Orientadora de Ensino: Contribuições para a Educação Matemática no Ensino Fundamental, Descrição: Motivados pela necessidade de ampliarmos os estudos relacionados ao ensino e a aprendizagem da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, do ponto de vista teórico e metodológico, pretendemos desenvolver uma pesquisa que toma como objeto a Atividade Orientadora de Ensino, proposta por Moura (1996, 2001) a partir da Teoria da Atividade de Leontiev (sd). Nossas preocupações nessa investigação, embora também estejam relacionadas ao professor e sua ação docente, terão o foco direcionado à organização do ensino, visando a aprendizagem do aluno. A mesma será desenvolvida no contexto do Clube de Matemática, que é um projeto desenvolvido pelo Grupo de Pesquisas em Educação Matemática GEPEMat/ UFSM, na Escola Estadual de Ensino Fundamental General Edson Figueiredo, na cidade de Santa Maria (RS), com alunos dos anos iniciais. Terá como principal objetivo investigar as possíveis contribuições da Atividade Orientadora de Ensino na organização de atividades pedagógicas em Educação Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Estará pautada em quatro etapas principais: (1) estudos teóricos visando aprofundar os conhecimentos sobre a Teoria da Atividade; (2) identificação de pesquisas e grupos de pesquisas buscando localizar estudos sobre a teoria da atividade voltados ao ensino e aprendizagem da matemática; (3) planejamento de Atividades Orientadoras de Ensino para poder identificar em que aspectos a mesma contribui para a organização do ensino da Matemática; (4) desenvolvimento de Atividade Orientadoras de Ensino no âmbito do Clube de Matemática para identificar o potencial de dupla formação, do professor e do aluno; (5) reuniões de avaliação das atividades desenvolvidas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) . , Integrantes: Ricardo Fajardo - Integrante / Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes - Coordenador / Patricía Perlin - Integrante / Liane Teresinha Wendling Roos - Integrante / Amanda de Cassia Borges Ribeiro - Integrante / Laura Pippi Fraga - Integrante / Halana Garcez Borowsky - Integrante / Diaiane Susara Garcez da - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa.
-
2005 - 2010
Tradução do Aplicativo Livre winstats do Inglês para o Português, Descrição: Devido a informatização da sociedade, a informática na Educação Matemática tem adquirido um papel muito importante. Para que o acadêmico de Licenciatura em Matemática esteja bem qualificado, ele deverá ter acesso a programas computacionais de cunho matemático e saber como implementá-los na sala de aula. Desta forma, tem-se mais uma ferramenta de aprendizagem da Matemática, podendo ser um fator motivador para o aluno. Devido ao alto custo de programas computacionais especializados, os aplicativos livres (freewares) são uma alternativa viável de acesso a essa tecnologia sem qualquer restrição técnica ou monetária. O programa winstats simula e calcula uma grande gama de situações tanto de estatística, quanto de probabilidade. Portanto, a tradução desse aplicativo livre torna-se essencial, uma vez que poderá ser utilizado, sem restrições, na sala de aula.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo Fajardo - Coordenador / Inês Farias Ferreira - Integrante.
-
2005 - 2009
Resolução e Demonstração de Problemas Matemáticos, Descrição: Este projeto surgiu devido ao interesse dos acadêmicos. Eles demonstraram um desejo de desenvolver, em si mesmos, a arte de resolver e demonstrar problemas matemáticos. A resolução de problemas de matemática é um fator essencial, tanto para o acadêmico que seguirá o caminho da pesquisa, quanto do licenciado que lecionará a disciplina de matemática a uma população predominantemente jovem e cada vez mais interessada em saber o por quê das coisas. Desta forma, o desenvolvimento do raciocínio lógico-dedutivo torna-se uma ferramente, não somente necessária, mas também essencial desses educadores. Para tanto, eles devem tornar-se mestres no uso de tais métodos antes de poderem ensiná-los aos demais. Os objetivos deste projeto são: auxiliar os acadêmicos interessados a aprimorar a sua formação acadêmica, incentivar a invetigação matemática através da resolução de problemas e desenvolver o formalismo matemático.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo Fajardo - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Departamento de Matemática. , Faixa de Camobi, Km 9, Campus Universitário, 97105-900 - Santa Maria, RS - Brasil, Telefone: (55) 32209436, Fax: (55) 32208732, URL da Homepage:
Experiência profissional
2021 - Atual
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2016
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Matemática I, Trabalho de Conclusão de Curso II
-
03/2015
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estruturas Algébricas
-
08/2005
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumentação para o Ensino da Matemática II
-
08/2005
Ensino, Bacharelado Em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de Topologia Geral
-
04/2005
Extensão universitária , Centro de Ciências Naturais e Exatas, Departamento de Matemática.,Atividade de extensão realizada, Primeira Olimpíada Santamariense de Matemática.
-
03/2005
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MTM 173-Introdução à Matemática Superior, MTM177-Cálculo I-A
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Lógica, Matemática Elementar
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Docência Orientada, Metodologia da Pesquisa, Elaboração de Dissertação
-
03/2015 - 07/2015
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estruturas Algébricas
-
03/2015 - 07/2015
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo I
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Matemática I, Introdução à Lógica
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa
-
04/2014 - 12/2014
Extensão universitária , Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE).,Atividade de extensão realizada, INCENTIVANDO A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DA ?MATEMÁGICA? II.
-
03/2014 - 07/2014
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estruturas Algébricas
-
03/2014 - 07/2014
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Lógica
-
09/2013 - 12/2013
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumentação para o Ensino de Matemática I (MTM 187)
-
09/2013 - 12/2013
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Elementar (MTM 1044)
-
04/2013 - 08/2013
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo I-A (MTM 177)
-
04/2013 - 08/2013
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Lógica (MTM 1045)
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Básica (MTM 174)
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Especialização em Educação Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Conteúdos e Metodologias do Ensino Fundamental e Médio (MTM 734)
-
09/2012 - 11/2012
Ensino, Licenciatura em Matemática (EAD), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de Análise (EAD 1229)
-
03/2012 - 07/2012
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Matemática "A" (MTM 185)
-
03/2012 - 07/2012
Ensino, Especialização em Educação Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa (MTM 735)
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumentação para o Ensino de Matemática I (MTM 187)
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Especialização em Educação Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos em Educação Matemática II (MTM 738)
2004 - 2005
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
1980 - 1985
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (Monitor), Carga horária: 4
Atividades
-
04/2004 - 01/2005
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo e Geometria Analítica I-A, Matemática Aplicada II
-
03/1980 - 07/1985
Ensino, Bacharel Em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monitor em Cálculo
2004 - 2004
Universidade de Santa Cruz do SulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Carga horária: 16
Atividades
-
08/2004 - 12/2004
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo I, Cálculo Numérico
-
02/2004 - 12/2004
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Aplicada à Farmácia
-
02/2004 - 07/2004
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Geométrico e Geometria Descritiva
2001 - 2002
Freeport Central School DistrictVínculo: Professor de Ensino Médio, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 35
Atividades
-
02/2001 - 06/2002
Ensino,,Disciplinas ministradas, Algebra Superior, Algebra e Geometria Básica, Introdução à Estatística
1998 - 2001
New York City Board Of EducationVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (Professor de Ensino Médio), Carga horária: 30
Atividades
-
02/1998 - 01/2001
Ensino,,Disciplinas ministradas, Algebra e Geometria Básica
1992 - 1997
The BridgeVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Palestrante, Carga horária: 40
Atividades
-
10/1992 - 08/1997
Treinamentos ministrados , Nenhum, Nenhuma.,Treinamentos ministrados, Desenhar e Apresentar Seminários referente à organização filosófica e não lucrativa da entidade.
1987 - 1992
University of RochesterVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (Instrutor Assistente), Carga horária: 6
Atividades
-
08/1987 - 09/1992
Ensino, Cálculo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo I, Cálculo II
2002 - 2002
Washingtonville Central School DistrictVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (Professor de Ensino Médio), Carga horária: 35, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
09/2002 - 12/2002
Ensino,,Disciplinas ministradas, Algebra Superior, Algebra e Geometria Básica
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ricardo Fajardo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?