Barbara Alves Verde

Biotecnologista, atualmente Analista de Desenvolvimento na União Química Farmacêutica Nacional. Fui responsável pelo laboratório de Controle de Qualidade Microbiológico, trabalhando em conjunto com a Garantia da Qualidade na ACG Capsules (ACG do Brasil), estágio no Cristália - Produtos Químicos e Farmacêuticos LTDA, no setor de biotecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento, na área de bioprospecção, microbiologia e fermentação. Iniciação Científica na área de biolubrificantes e novos fármacos, gerente financeira em uma Empresa Júnior, colaboradora no Centro Acadêmico e monitora de Microbiologia. Inglês avançado, espanhol básico e conhecimento do pacote Office. Tenho interesse em participar da área acadêmica.

Informações coletadas do Lattes em 28/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Biotecnologia

2013 - 2017

Universidade Federal de Alfenas
Título: OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE ÉSTER DE CERA (DECANOATO DE CETILA) POR REAÇÃO DE ESTERIFICAÇÃO CATALISADA POR LIPASE IMOBILIZADA EM SUPORTE HIDROFÓBICO
Orientador: Adriano Aguiar Mendes

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2012

Colégio Marista de Varginha

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Bioprocessos.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Biotecnologia.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Ciências exatas.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Novas Drogas Terapêuticas.

Participação em eventos

Cultura Empreendedora - Prof. José Alberto Aranha (Endeavor). 2015. (Outra).

V Ciclo de Palestras em Biotecnologia. 2015. (Outra).

VI Four Biotec - Quatro dias pela Biotecnologia. 2015. (Congresso).

Desenvolvimento de Pesquisas Cientificas no Instituto Alto Montana. 2014. (Outra).

Imobilização de Enzimas como ferramenta na produção de Biocatalisadores. 2014. (Outra).

IV Ciclo de palestras em Biotecnologia. 2013. (Outra).

Semana Global do Empreendedorismo. 2013. (Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2017

    Otimização da produção de éster de cera (decanoato de cetila) por reação de esterificação catalisada por lipase imobilizada em suporte hidrofóbico, Descrição: O projeto consiste na produção de ésteres com propriedades lubrificantes como decanoato de cetila por esterificação de ácido decanoico e álcool cetílico em meio de solvente catalisada por lipase imobilizada. Lipase microbiana de Mucor javanicus (MJL) será imobilizada por adsorção física em partículas de poli(estireno-divinilbenzeno) (PEDB).Neste estudo, será determinada a influência do tipo de solvente, temperatura de reação, concentração de biocatalisador e concentração de substrato na reação de esterificação. Além disso, a determinação de parâmetros cinéticos (constantes de velocidade da reação) e termodinâmicos (energia de ativação, entropia, entalpia e energia livre de Gibbs) também será realizada. Nas condições ótimas de reação, serão também realizados estudos de reutilização do biocatalisador após 10 ciclos de reação em sistemas de bateladas sequenciais. Ao final, o produto obtido será purificado e caracterizado por ressonância magnética de próton (1H RMN) e carbono (13C RMN).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Barbara Alves Verde - Coordenador / Adriano Aguiar Mendes - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Obtenção de novos inibidores de acetilcolinesterase usando docking de fragmentos, Descrição: De maneira geral, o tema proposto consiste na realização de cálculos teóricos que nos permitam simular e avaliar a interação de fragmentos moleculares com um determinado sítio. Uma vez mesuradas as interações (via funções de avaliação), os fragmentos serão organizados por afinidade e então serão ?ligados? para formar novas moléculas com alto grau de interação com os sítios em questão.A partir da biblioteca de moléculas geradas, foi feito então um estudo das suas propriedades de adsorção, distribuição, metabolismo e excreção (ADME) afim de verificar se as suas propriedades farmaco-cinéticas estão em conformidade com as propriedades desejadas numa molécula candidata a fármaco.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Barbara Alves Verde - Integrante / Ana Luiza Fonseca Areas - Integrante / Ihosvany Camps - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • União Química Farmacêutica Nacional. , Avenida Prefeito Olavo Gomes de Oliveira, Aeroporto, 37560100 - Pouso Alegre, MG - Brasil, Telefone: (35) 34497606

Experiência profissional

2014 - 2015

Universidade Federal de Alfenas

Vínculo: Estudante e pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisa e desenvolvimento

2016 - 2017

Cristalia Produtos Quimicos E Farmaceuticos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Nesse período atuei no setor de Biotecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento, na área laboratorial em análise microbiológica, bioprospecção, processos fermentativos e análise de resultados buscando novos fármacos.

2017 - 2019

ACG Worldwide

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica de Laboratório, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável pelo laboratório de Controle de Qualidade microbiológico. Com atividades na área de validação de processos e metodologia analítica, validação de limpeza, qualificação de equipamentos e sistemas, vinculado a Garantia da Qualidade.

2019 - Atual

União Química Farmacêutica Nacional, União Química

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Desenvolvimento, Carga horária: 44

Outras informações:
Responsável pelo desenvolvimento de Análises de risco, Mudanças pós registro, Métodos de Análise, Especificações de Materiais de Embalagem de medicamentos.