Jorgina Maria de Freitas

Possui graduação em Direito pela Universidade Cândido Mendes (1975). Tem experiência na área de Direito previdenciário ( curso de especialização na Organización Iberoamericana de Seguridad Social- OIS- Espanha 1985; Direito internacional Público ( extradição)1997; Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014); com pós graduação em em Educação Inclusiva, atuando principalmente na área de Direitos Humanos em educação popular como voluntária no PROJETO EMANCIPA junto mulheres presas e presos.

Informações coletadas do Lattes em 28/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Pedagogia

2010 - 2014

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: O BULLYING ESCOLAR CONTRA ALUNOS DEFICIENTES
Orientador: ROSANA GLAT

Graduação em Pedagogia

2010 - 2014

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: O BULLYING ESCOLAR CONTRA ALUNOS DEFICIENTES
Orientador: ROSANA GLAT

Graduação em Direito

1970 - 1975

Universidade Candido Mendes
Título: À época não havia exigência legal

Graduação interrompida em 1974 em Ciências Sociais

1973 - interrompida

Universidade do Estado da Guanabara
Ano de interrupção: 1974

Ensino Médio (2º grau)

1967 - 1969

Colégio Pedro II

Ensino Fundamental (1º grau)

1964 - 1967

Instituto de Educação de Nova Iguaçu

Formação complementar

2014 - 2014

COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA. , Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, FAETEC, Brasil.

1985 - 1985

Extensão universitária em Curso de Altos Estudios en Seguridad Social. (Carga horária: 360h). , Organizacion Iberoamericana de Seguridad Social, OISS, Espanha.

1974 - 1974

Extensão universitária em Direito Internacional Público. (Carga horária: 20h). , Faculdade de Direito Cândido Mendes, UCAM, Brasil.

1974 - 1974

Extensão universitária em Direito do Trabalho. (Carga horária: 20h). , Faculdade de Direito Cândido Mendes, UCAM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ciências humanas e educação.

Participação em eventos

A IMPORTÂNCIA DA CRIMINOLOGIA PARA O DIREITO E PROCESSO PENAL. 2014. (Outra).

BRICS NO SÉCULO XXI. 2014. (Simpósio).

IV CONGRESSO INTERNACIONAL DO NÚCLEO DE ESTUDOS DAS AMERICAS. 2014. (Congresso).

IV CONGRESSO INTERNACIONAL DO NÚCLEO DE ESTUDOS DAS AMERICAS. 2014. (Congresso).

IV CONGRESSO INTERNACIONAL DO NÚCLEO DE ESTUDOS DAS AMERICAS. 2014. (Congresso).

POLÍTICAS PÚBLICAS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL. 2014. (Seminário).

VIII SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM CONTEXTO.BULLYING ESCOLAR CONTRA ALUNOS DEFICIENTES. 2014. (Seminário).

VIII SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM CONTEXTO. 2014. (Seminário).

24ª UERJ SEM MUROS.VULNERABILIDADES SOCIOEDUCACIONAIS ENFRENTADAS PELAS MULHERES ENCARCERADAS E SEUS SILHOS/AS A PARTIR DE SUAS PRÓPRIAS PERSEPÇÕES. 2013. (Seminário).

O ESTADO DE CONHECIMENTO SOBRE GÊNERO NA BIBLIOGRAFIA INTERNACIONAL. 2013. (Outra).

REPETÊNCIA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE ALUNOS E ALUNAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO:UM ESTUDO E ABORDAGEM ETNOGRÁFICANM. 2013. (Outra).

VIII Colóquio Internacional Michel Foucault e os Saberes do Homem. 2013. (Congresso).

XIII Seminário de Psicopedagogia. 2013. (Seminário).

64ª Reunião Anual da SBPC. Exclusão Socioeducacional de filhos e filhas de mulheres presas no Estado do Rio de Janeiro. 2012. (Congresso).

6ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia. 2012. (Outra).

9º Fórum de Educação Ambiental do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente da UERJ da. 2012. (Seminário).

Frente Estadual de Drogas e Direitos Humanos do Rio de Janeiro. 2012. (Outra).

III Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas:. 2012. (Congresso).

Seminário "Pesquisa em Movimento" do Instituto de Medicina Social da UERJ. 2012. (Seminário).

Ciclo de Debates- Direitos Humanos, Justiça e Memória ( FLACSO Brasil). 2011. (Seminário).

MULHERES E JOVENS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE NO RIO DE JANEIRO E EM BRASILIA9. 2011. (Outra).

TORNAR-SE ALUNO : IDENTIDADE E PERTENCIMENTO UM ESTUDO ETNOGRÁFICO. 2011. (Outra).

VI Encontro Café com pesquisa- usando a etnografia para informar a política- NEtEdu / UERJ. 2011. (Encontro).

VIII Encontro Café com pesquisa- Conversa da socióloga Raewyn Connel com o grupo de pesquisa de etnografia e exclusão- NEtEdu / UERJ. 2011. (Encontro).

XVI Semana da Educação da Faculdade de Educação da UERJ :" Os sentidos da Pedagogia Hoje". 2011. (Simpósio).

II Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas: Sistemas de Poder, Pluriculturalidade, Integração. 2010. (Congresso).

II Fórum de Criminologia Aplicada do Núcleo Interdisciplinar de Ações para a Cidadania NIAC/UFRJ. 2007. (Simpósio).

3º Reunión de la Comisíon técnica permanente de prestaciones económicas y pensiones de la Organización Iberoamericana de Seguridad Social. 1989. (Outra).

Seminário sobre Direito Previdenciário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)." Aspectos históricos da previdência social no Brasil e sua importância". 1989. (Seminário).

X Congresso Brasileiro das Entidades Fechadas de Previdência Privada. 1989. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Previdência Social. 1988. (Congresso).

I Seminário de Ensino do Direito Previdenciário. 1988. (Seminário).

Seminário sobre Direito Popular da Faculdade de Direito de Nova Iguaçu. 1988. (Seminário).

Seminário sobre Direito Previdenciário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)." A Previdência Social no Judiciário". 1988. (Seminário).

XIII Congresso Mundial da Federação Internacional das Mulheres de Carreira Jurídica. 1988. (Congresso).

1º Simpósio de prevenção de acidentes nas indústrias químicas e farmacêuticas do Rio de Janeiro - INPA. 1987. (Simpósio).

2º Encontro de Advogados e Juristas da Baixada Fluminense sobre Direitos Humanos - OAB RJ. 1987. (Encontro).

Ciclo de conferências sobre Previdencialismo e Segurança Nacional - Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário. 1987. (Outra).

I Congresso Brasileiro sobre Legislação Acidentária e Medicina Ocupacional - OAB/RJ. 1987. (Congresso).

III Congresso Nacional de Direito Previdenciário. 1987. (Congresso).

I Congresso Latino Americano de Direito Previdenciário. 1986. (Congresso).

II Congresso Nacional de Direito Previdenciário. 1985. (Congresso).

Ciclo de Conferências sobre Estudos Doutrinários de Direito Previdenciário. 1984. (Outra).

I Simpósio Nacional de Seguridade Social de Profissionais Liberais. 1984. (Simpósio).

I Congresso Nacional de Direito Previdenciário. 1983. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • FREITAS, J. M. ; FREITAS, J. M . . O BULLYING ESCOLAR CONTRA ALUNOS DEFICIENTES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Mattos, C.L.G ; Almeida, S.M. ; Castro, P. ; ARAUJO, A. M. ; FREITAS, J. M . . Exclusão Socioeducacional de filhos e filhas de mulheres presas no Estado do Rio de Janeiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Projetos de pesquisa

  • 2008 - Atual

    GÊNERO E POBREZA: A SITUAÇÃO EDUCACIONAL DOS FILHOS E FILHAS DE MULHERES PRESAS E DOS FILHOS E FILHAS DE JOVENS INFRATORAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, Descrição: Neste projeto propomos a realização de uma pesquisa etnográfica sobre a educação dos filhos de mulheres e jovens em privação de liberdade nas escolas públicas. Vamos privilegiar o uso do vídeo, da fotografia e da internet como principais recursos metodológicos de pesquisa etnográfica. Pretendemos olhar para a escola pública, especificamente, no que tange a educação dos filhos dessas mulheres e o seu percurso educacional. Os participantes primários serão os meninos, as meninas e os jovens filhos de jovens infratoras e mulheres que estejam em situação de privação de liberdade. A coleta de dados será realizada nas escolas públicas em que os filhos dessas mulheres e jovens estejam matriculados, assim como nos espaços educativos existentes nas prisões em que estejam as suas mães. O processo de análise de resultados será indutivo e de conteúdo (BARDIN, 2006). Acreditamos que a participação desses meninos e meninas, jovens e mulheres, como informantes primários da sua situação educacional será um facilitador para a promoção de políticas públicas que considerem efetivamente a realidade das crianças e jovens filhos de mulheres internas nessas instituições.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Jorgina Maria de Freitas - Integrante / Carmen Lúcia Guimarães de Mattos - Coordenador / Paula Almeida de Castro - Integrante / Sandra Maciel de Almeida - Integrante / Elianai Guimarães Figueira - Integrante / Daiane de Macedo Costa - Integrante / Eduardo Silva dos Santos - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - 2013

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Estágio Voluntário, Enquadramento Funcional: Estágio Voluntário, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Voluntária no projeto de pesquisa sobre EDUCAÇÃO DE FILHOS E FILHAS PRIVADAS DE LIBERDADE a cargo da orientadora Carmen Lúcia Guimarães -PROPED - UERJ - Inicialmente como bolsista e posteriormente como voluntário

1989 - Atual

Centro de Estudos de Seguridade Social

Vínculo: PROJETO DE PESQUISA INDIVIDUAL, Enquadramento Funcional: Membro Pesquisador, Carga horária: 20