Gabriel Afonso Marchesi Lopes
Possui Graduação em Ciências Atuariais (2007) pela Faculdade de Ciências Econômicas (FCE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Graduação em Estatística (2013) pelo Instituto de Matemática (IM) da UFRGS e Pós-Graduação em Perícia e Auditoria (2014) pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade (NECON) da UFRGS. Atualmente, é Acadêmico da Graduação em Bacharelado em Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada e Computacional, pelo IM/UFRGS. É Atuário MTb/MIBA nº 2.068 e Membro do Instituto Brasileiro de Atuária. É Estatístico CONRE/4ª Região nº 9.765 e Conselheiro no Conselho Regional de Estatística da 4ª Região (2015-2017). Possui experiência em estatística econômica, econometria, estatística geral, estatística demográfica e em assessoria em análise estatística para pesquisas qualitativas e quantitativas. Atuou como Monitor Acadêmico no Departamento de Estatística da UFRGS (DEST) nas disciplinas de Estatística Demográfica, Estatística Geral I, Estatística Geral II e Estatística Econômica, e no Departamento de Matemática Pura e Aplicada da UFRGS (DMPA) na disciplina de Matemática Financeira. Trabalhou Fundação de Economia e Estatística (FEE) como bolsista pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi Conselheiro por dois mandatos no Colegiado do Departamento de Estatística da UFRGS (2009-2010, 2010-2011), na Comissão de Graduação em Estatística da UFRGS (2010-2011), no Conselho do Instituto de Matemática da UFRGS (2010-2011) e no Núcleo de Avaliação da Unidade do Instituto de Matemática da UFRGS (2010-2011). Foi Professor na UFRGS ministrando aulas nas disciplinas de Probabilidade e Estatística e de Estatística Geral II.
Informações coletadas do Lattes em 28/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Perícia e Auditoria
2012 - 2014
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Análise Multivariada e Data Mining em perícia e auditoria contábil: Instrumental para detecção de fraudes econômico-financeiras
Orientador: Márcia Bianchi
Graduação em andamento em Matemática Aplicada e Computacional
2014 - Atual
Graduação em Estatística
2008 - 2013
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Análise metodológica de mortalidade através de componentes de Heligman & Pollard: Tábua de Vida de Múltiplos Decrementos e Estimativa de Anos de Vida Perdidos de Arriaga
Orientador: Marilene Dias Bandeira
Graduação em Ciências Atuariais
2003 - 2007
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Desenvolvimento de NTA de Seguros de Pessoas, Patrimoniais, Saúde, Capitalização e Sorteios. Avaliação de Reservas Atuariais: Matemáticas e Técnicas. Avaliação de Seguradoras, Entidades de Previdência e Operadoras de Saúde, com proposição de ajustamento.
Orientador: José Antônio Lumertz
Formação complementar
2012 - 2012
Software SAS - Tópicos Intermediários. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2012 - 2012
Workshop em Dinâmica Populacional. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2012 - 2012
Tópicos Avançados em Econometria. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2011 - 2011
Uso pedagógico do Moodle (nível avançado). (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2010 - 2010
Treinamento Técnico Operacional do Censo 2010. (Carga horária: 44h). , Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação de AVA NAVi. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação de AVA Moodle. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2010 - 2010
Mini-curso Software R. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2001 - 2002
Curso Profissionalizante de Língua Inglesa. (Carga horária: 200h). , Instituto Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.
2000 - 2000
Motivação. (Carga horária: 2h). , Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (PR), CEFET-PR, Brasil.
2000 - 2000
English Level I ? Distance Learning Program. (Carga horária: 100h). , The Language Solution, TLS, Estados Unidos.
1999 - 1999
Montagem, Configuração e Manut. de Microcomputador. (Carga horária: 40h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
1997 - 1997
Windows, Word, Excel, Power Point, Internet. (Carga horária: 50h). , Visão Informática, VI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Demografia.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Matemática Atuarial.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Matemática Financeira.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Epidemiologia.
Participação em eventos
XI Seminário Comemorativo do Dia do Estatístico: A qualidade na produção de estatísticas oficiais. 2013. (Seminário).
XXVI Fórum da Liberdade: O que se vê e o que não se vê. 2013. (Congresso).
1ª Semanística. 2012. (Encontro).
Semana Acadêmica da Estatística. 2012. (Encontro).
XXV Fórum da Liberdade. 2012. (Congresso).
2º Seminário de Capacitação de Monitores. 2011. (Seminário).
II Semana Cultural da Fac. de Direito da UFRGS: Intersecções entre Direito e Arterte. 2011. (Encontro).
IX Seminário Comemorativo do Dia do Estatístico: A Ética na Estatística. 2011. (Seminário).
Seminário Introdução à Educação a Distância. 2011. (Seminário).
XXIV Fórum da Liberdade. 2011. (Congresso).
II Semana da Associação Brasileira de Estatística. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2010. (Seminário).
Jornada de Estatística. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2010. (Encontro).
Seminário Liberdade e Democracia no Século XXI. DCE/UFRGS. 2010. (Seminário).
VIII Seminário Comemorativo do Dia do Estatístico. Conselho Regional de Estatística da 4ª Região. 2010. (Seminário).
VI Salão de Ensino - UFRGS.Monitoria Acadêmica Presencial em Estatística Demográfica I. 2010. (Seminário).
Cinqüentenário do Instituto de Matemática da UFRGS. Instituto de Matemática. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. UFRGS. 2009. (Congresso).
II Semana da Associação Brasileira de Estatística. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. UFRGS. 2009. (Congresso).
IX Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde. Escore de Segurança em Cores - Um modelo para avaliar a qualidade assistencial e aumentar a segurança dos pacientes. 2009. (Congresso).
VII Seminário Comemorativo do Dia do Estatístico. Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuse. FEE. 2009. (Seminário).
XX Encontro Nacional de Estudantes de Estatística. Universidade Estadual de Maringá. UEM. 2009. (Encontro).
3º Seminário para Multiplicadores Liberais. Instituto Friedrich Naumann. 2008. (Seminário).
Conferência ?O Fenômeno da Consolidação na Área da Saúde: Riscos e Potenciais Benefícios para o Usuário e Prestadores? - V Seminário Nacional de Saúde, Previdência e Assistência Social - Universidade Corporativa Mãe de Deus e FGV-RJ. 2008. (Seminário).
Jornada de Estatística 2008. Instituto de Matemática. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. UFRGS.. 2008. (Seminário).
VI Seminário do Dia do Estatístico. Instituto de Matemática. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. UFRGS.. 2008. (Seminário).
XIX Encontro Nacional de Estudantes de Estatística. Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. UNESP..Delegado pela UFRGS. 2008. (Encontro).
XXI Fórum da Liberdade. Instituto de Estudos Empresariais. 2008. (Congresso).
VI EXPOTEC. Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná. CEFET-PR..Fundação do Clube de Ciências de Biologia e Química. 2001. (Seminário).
VI EXPOTEC. Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná. CEFET-PR..Funcionamento e evolução das Máquinas Fotográficas. 2001. (Seminário).
I Semana do Ensino Médio. Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná. CEFET-PR.. 2000. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
MARCHESI, G. A. ; ZIMMER, P. M. ; RIBAS, E. O. ; BERQUÓ, L. S. . A Avaliação da Cultura de Segurança do Paciente: Uma Análise Comparativa com os Hospitais Norte-Americanos. In: IX Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde, 2009, São Paulo. Anais Qualihosp, 2009.
-
MARCHESI, G. A. ; RIBAS, E. O. ; MALTA, M. S. ; HOFFMANN, J. F. . Resultado da Implantação de notificação voluntária eletrônica. In: IX Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde, 2009, São Paulo. Anais Qualihosp, 2009.
-
MARCHESI, G. A. ; ZIMMER, P. M. ; BERQUÓ, L. S. ; HOFFMANN, J. F. . Segurança em Cores - Um modelo para avaliar a qualidade assistencial e aumentar a segurança dos pacientes. In: IX Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde, 2009, São Paulo. Anais Qualihosp, 2009.
-
MARCHESI, G. A. ; RIBAS, E. O. ; BECK, A. D. ; MALTA, M. S. . Quem está Caindo?. In: IX Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde, 2009, São Paulo. Anais Qualihosp, 2009.
-
MARCHESI, G. A. . Monitoria Acadêmica Presencial em Estatística Demográfica I. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
OLIVEIRA, Lívio Luiz Soares de ; MARCHESI, G. A. . Idese: Uma análise sobre o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico do Rio Grande Do Sul. Social Science Research Network, 2013 (Artigo).
Projetos de pesquisa
-
2009 - 2010
Rentabilidade por unidade de área e potencial multiplicativo das atividades da agropecuária familiar na região sul do Brasil entre 1996 e 2006, Descrição: O objetivo da pesquisa é demonstrar que as regiões rurais com predominância da agricultura familiar nos três estados do sul do Brasil - Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná - que se especializaram em produtos intensivos em mão-de-obra (em particular, produção leiteira, suínocultura, avicultura e fruticultura) apresentaram um desempenho socioeconômico superior ao daquelas regiões também caracterizadas pela agricultura familiar que se especializaram em produtos/culturas relativamente mais exigentes em terra e capital (como soja, trigo, arroz, etc.). As medidas de desempenho socioeconômico adotados para comparar a performance das distintas regiões são, fundamentalmente, três: 1) taxas de variação do patrimônio e da renda média da família de produtores rurais; 2) taxas de variação da população total e rural das regiões; 3) taxas de variação da renda disponível e do PIB total e per capita das regiões. A versão completa do projeto se encontra disponível em www.territoriopaiva.com.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Gabriel Afonso Marchesi Lopes - Integrante / Carlos Aguedo Nagel Paiva - Coordenador / Cristiano José Sehn - Integrante / Janete Stoffel - Integrante / Pâmela Bergonci - Integrante.
Prêmios
2013
Orador da Turma de Formandos de Estatística, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
2007
Orador da Turma de Formandos de Ciências Atuariais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Histórico profissional
Experiência profissional
2017 - Atual
Planalto Transportes Ltda.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Estatística, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Responsável pelo gerenciamento dos estudos e trabalhos de levantamentos e projeções estatísticas, pesquisas de diagnósticos e de mercado, administração da política de qualificação do conjunto de informações qualitativas e quantitativas dentre as diversas áreas da companhia por meio do fomento à integração de sistemas de inteligência e de estatísticas, construindo indicadores para prospecção e avaliação de oportunidades de melhorias, atuando no desenvolvimento de KPIs e Dashboards, e demais mecanismos de monitoramento e avaliação com foco na dinamização e otimização do processo de tomada de decisões como suporte para o planejamento estratégico.
2016 - 2016
Drogaria Mais Econômica S.A.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Dados, Carga horária: 40
Outras informações:
Atividades: Criação de relatórios e estruturação de análises em Big Data através da aplicação de técnicas de Data Mining para otimizar a resolução de problemas complexos com alto volume de dados no menor tempo de execução, a fim de obter conclusões significativas que transformem as informações disponíveis em balizadores de decisões a serem tomadas para se obter ganho de vantagem empresarial competitiva, buscando novos caminhos de negócio, fazendo projeções por meio de tendências, elaborando e estruturando estratégias de projetos e estudos de movimentações estratégicas e de desenvolvimento de táticas de posicionamento por meio do acompanhamento da empresa e da concorrência, e do mapeamento potencial de mercado.
2009 - 2010
Fundação de Economia e EstatísticaVínculo: Bolsa de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Bolsista do IPEA, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bolsista pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) na pesquisa sobre Rentabilidade por unidade de área e potencial multiplicativo das atividades da agropecuária familiar na região sul do Brasil entre 1996 e 2006.
2010 - 2010
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e EstatísticaVínculo: Servidor por tempo determinado, Enquadramento Funcional: Recenseador, Carga horária: 40
Outras informações:
Servidor por tempo determinado (Lei nº 8.745/93) com treinamento e domínio dos conceitos e procedimentos definidos para a utilização dos instrumentos de coleta de dados do Censo Demográfico 2010 e funções de reconhecimento de limites e área de setores censitários; coleta de informações do Censo Demográfico 2010 e Registro de dados em meios eletrônicos, de acordo com as instruções do Censo Demográfico 2010.
2008 - 2009
Hospital Mãe de DeusVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
SEGER - Serviço de Epidemiologia e Gestão de Riscos. Atividades desenvolvidas: Auxilio na análise de projetos de pesquisa bioestatística; Auxílio na construção de índices epidemiológicos; Coleta de dados no Sistema e em prontuários de pacientes; Elaboração e gerenciamento de planilhas eletrônicas para diversas áreas médicas; Criação e supervisão de bancos de dados de informações clínico-assistenciais (assistenciais e administrativos); Análise de dados provenientes de planilhas eletrônicas de informações médicas; Geração de relatórios e gráficos de informações clinico-assistenciais; Assessoria estatística para trabalhos científicos desenvolvidos na instituição; Análise e geração de relatórios do SAC Núcleo de Relacionamento com o Cliente do Hospital Mãe de Deus e do Hospital de Campo Bom Dr. Lauro Réus.
2008 - 2008
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoVínculo: Delegado pela UFRGS, Enquadramento Funcional: Representante Discente, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/2008
Extensão universitária , Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Matemática, Estatística e Computação.,Atividade de extensão realizada, Delegado no XIX Encontro Nacional de Estudantes de Estatística pela UFRGS.
2003 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Estudante de Graduação, Enquadramento Funcional: Acadêmico, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - 2018
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Monitoria Acadêmica, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Monitor acadêmico na disciplina de Matemática Financeira, responsável pelas aulas presenciais na disciplina e por estudos dirigidos com foco em juros simples. juros compostos, taxas de juros, descontos, anuidades, equivalência de capitais, sistemas de amortização de empréstimos, análise de investimentos, engenharia econômica e correção monetária.
2014 - 2014
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplinas ministradas: MAT02219 - Probabilidade e Estatística MAT02215 - Estatística Geral II
2009 - 2013
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Monitoria Acadêmica, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Monitoria de Estatística Demográfica I (MAT02262) - Auxílio ao professor em tarefas didáticas, na realização de trabalhos teóricos e práticos e em estudos teóricos e dirigidos com foco em Problemas demográficos da atualidade; Variáveis demográficas; Estudos das correntes migratórias; Modelos de análise demográfica; Processos markovianos; Matrizes de transferência; Projeções demográficas; Aspectos qualitativos das populações.
2012 - 2012
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Monitoria Acadêmica, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Monitoria acadêmica na Disciplina de Estatística Econômica (MAT02207) desenvolvendo trabalhos em regressão simples e múltipla abordando o modelo linear simples, o modelo linear geral e problemas em modelos de equação única (erros nas variáveis, multicolinearidade, heterocedasticidade e autocorrelação serial)
2011 - 2011
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Monitoria Acadêmica, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Monitoria de Estatística Geral II (MAT02215) - Auxílio ao professor em tarefas didáticas, na realização de trabalhos teóricos e práticos e em estudos teóricos e dirigidos com foco em Teoria da Amostragem, principais esquemas. Inferência Estatística: Processos de decisão, Teoria da Estimação, Testes de Hipóteses e Análise de Variância.
2010 - 2010
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Monitoria Acadêmica, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Monitoria de Estatística Geral I (MAT02214) - Auxílio ao professor em tarefas didáticas, na realização de trabalhos teóricos e práticos e em estudos teóricos e dirigidos com foco em Conceito, axiomas e teoremas fundamentais; Variáveis aleatórias; Estatística descritiva; Números Índices; Fundamento da Teoria de Probabilidades; Variáveis aleatórias unidimensionais discretas; Variáveis aleatórias unidimensionais contínuas
Atividades
-
10/2010 - 10/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Matemática, Comissão de Graduação em Estatística.,Cargo ou função, Representante Discente Titular na Comissão de Graduação em Estatística.
-
10/2010 - 10/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Matemática, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo de Avaliação da Unidade.
-
10/2010 - 10/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Matemática, .,Cargo ou função, Representante Discente Titular no Conselho da Unidade do Instituto de Matemática.
-
05/2009 - 10/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Matemática, Departamento de Estatística.,Cargo ou função, Representante Discente Titular no Colegiado do Departamento de Estatística.
-
01/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Econômicas, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Formatura de Ciências Atuariais.
-
01/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Econômicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuárias.,Cargo ou função, Orador da Turma de Formandos de Ciências Atuariais.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gabriel Afonso Marchesi Lopes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?