Daniela Cristina de Oliveira

Daniela Cristina de Oliveira é doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestra em Educação em Ciências e Matemática pela UFG, 2014. Especialista em Matemática (2010) e Educação Matemática (2012) pela UFG. Graduada em Licenciatura em Matemática (2007). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). Atualmente é professora efetiva de matemática do ensino superior, Universidade Estadual de Goiás, e da educação básica ,Rede Municipal de Educação de Goiânia. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Matemática (GeMAT). Na Educação Matemática, os seus trabalhos e pesquisas enfatizam as atividades de ensino e aprendizagem de estudantes, tendo como base teórica a Teoria Histórico-Cultural.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação em Ciências e Matemática

2017 - Atual

Universidade Federal de Goiás
Título: Organização do ensino de geometria sustentado na Teoria Histórico-Cultural: indícios de apropriação teórica por estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental,
Wellington Lima Cedro.

Mestrado em Educação em Ciências e Matemática

2012 - 2014

Universidade Federal de Goiás
Título: Indícios de apropriação dos nexos conceituais da álgebra simbólica por estudantes do Clube de Matemática,Ano de Obtenção: 2014
Wellington Lima Cedro.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Educação Matemática

2010 - 2012

Universidade Federal de Goiás
Título: Jornada Ampliada: uma investigação do trabalho docente nas oficinas de matemática
Orientador: Wellington Lima Cedro

Especialização em Matematica

2009 - 2010

Universidade Federal de Goiás
Título: Viabilidade convexa em dimensão finita
Orientador: Geci José Pereita da Silva

Graduação em matemática

2004 - 2007

Universidade Federal de Goiás
Título: ENSINO DE FUNÇÕES EXPONENCIAS E LOGARÍTMICAS
Orientador: LUCIANA MARIA DIAS DE ÁVILA RODRIGUES

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Tipos de transtornos mais comuns no meio acadêmico. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.

2016 - 2016

A organização do ensino na perspectiva lógico-histórica. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2016 - 2016

Educação e Infância: concepções e desafios. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2015 - 2015

Política de formação Continuada Docente. (Carga horária: 20h). , Faculdade Araguaia, FARA, Brasil.

2014 - 2014

Análise Qualitativa com Apoio do Software webQDA. (Carga horária: 25h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2014 - 2014

Tutoria OnLine. (Carga horária: 50h). , Faculdade Araguaia, FARA, Brasil.

2014 - 2014

Discutindo as potencialidades do uso de Quadrinho. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2014 - 2014

Formação Continuada de Docentes e Tutores. (Carga horária: 50h). , Faculdade Araguaia, FARA, Brasil.

2014 - 2014

O uso de Softwares como apoio a análise qualitat.. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em História em quadrinho e educação. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2013 - 2013

Otimizando o Uso da Plataforma Moodle. (Carga horária: 50h). , Faculdade Araguaia, FARA, Brasil.

2012 - 2012

Concepção e Organização do Trabalho Pedagógico. (Carga horária: 40h). , Secretaria Municipal de Educação, SME, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XII Seminário de Integração do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM)mm.Indícios de apropriação teórica de conceitos geométricos por estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. 2019. (Seminário).

Colóquio GEPAPe 2018. 2018. (Outra).

IV Colóquio Internacional Ensino desenvolvimental: sistema Elkonin- Davidov.A apropriação teórica dos conceitos geométricos por estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental: um modo de organizar o ensino sustentado na teoria histórico-cultural. 2018. (Outra).

XI Seminário de integração do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM). 2018. (Seminário).

Colóquio GEPAPe 2017. Organização do ensino de geometria sustentado na Teoria Histórico-Cultural: indícios da apropriação teórica por estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2017. (Congresso).

Simpósio Internacional Ensino Desenvolvimental e Didáticas Específicas. 2017. (Simpósio).

VI Encontro Goiano de Educação Matemática.Brincar X Estudar: reflexões sobre o processo de aprendizagem de conceitos geométricos no Clube de Matemática. 2017. (Encontro).

VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (VIII CIBEM). Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: o lúdico como modo de organizar o ensino. 2017. (Congresso).

X Seminário de Integração e Socialização de Projetos. 2017. (Seminário).

Contribuições da teoria da atividade para o ensino e a pesquisa sobre atividade pedagógica. 2016. (Encontro).

Encontro de Licenciaturas do Sudoeste Goiano 3° edição e Encontro de Pibid do Sudoeste Goiano 3° edição.Organização do ensino de matemática sustentado na teoria histórico-cultural. 2016. (Encontro).

XII Encontro Nacional de Educação Matemática.INDÍCIOS DE GENERALIZAÇÃO DA LINGUAGEM ALGÉBRICA SIMBÓLICA POR ESTUDANTES DO CLUBE DE MATEMÁTICA. 2016. (Encontro).

Seminário do Projeto de Pesquisa: "Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: princípios e práticas da organização do ensino - Observatório de Educação". 2015. (Seminário).

V Encontro Goiano de Educação Matemática (V ENGEM).O lúdico na organização do ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. (Encontro).

XXIII Seminário Didático-Pedagógico e XXVI Planejamento Acadêmico.Oficina pedagógica. 2015. (Seminário).

IV Fórum das Licenciaturas em Matemática do Estado de Goiás. 2014. (Outra).

IV Seminário Observatório da Educação - Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: princípios e práticas da organização do ensino. 2014. (Seminário).

XII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO CENTRO OESTE.Indícios de compreensão da necessidade de representação de uma linguagem algébrica simbólica por crianças participantes do Clube de Matemática. 2014. (Encontro).

Encontro Goiano de Educação Matemática - IV Engem.Clube de Matemática: o ensino de álgebra por meio de atividades lúdicas. 2013. (Encontro).

III Seminário Observatório de Educação - Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: princípios e práticas da organização do ensino.Clube de Matemática: Núcleo UFG. 2013. (Seminário).

X Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (X CONPEEX). O processo de apropriação dos conceitos algébricos das atividades de aprendizagem do Clube de Matemática. 2013. (Congresso).

XI Encontro Nacional de Educação Matemática (XI ENEM). Clube de Matemática: Atividades lúdicas para o ensino de álgebra. 2013. (Congresso).

Ensino, desenvolvimento humano e diversidade sociocultural: a abordagem radical-local. 2012. (Seminário).

II Seminário do Observatório da Educação - "Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Princípios e Práticas da Organização do ensino". 2012. (Seminário).

IX Congresso de pesquisa, ensino e extensão (CONPEEX) - III Seminário de Pesquisa da UFG.Jornada Ampliada: uma investigação do trabalho docente nas oficinas de matemática. 2012. (Seminário).

V Seminário de Integração e Socialização de Projetos de Dissertação. 2012. (Seminário).

III Fórum Goiano das Licenciaturas em Matemática. 2010. (Encontro).

27° Colóquio Brasileiro de Matemática. 2009. (Congresso).

XII Escola de Verão 2008. 2008. (Outra).

III Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática. 2006. (Congresso).

II Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão - II CONPEEX. 2005. (Congresso).

XX Semana do IME/UFG. 2005. (Congresso).

XIX Semana do IME/UFG. 2004. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Michele Miranda Rodrigues Perdigão

JESUS, A. C. G.; ARAÚJO, M. G.;OLIVEIRA, D. C.. Um panorama das publicações sobre o Laboratório de Educação Matemática no banco de dissertações e teses da CAPES da área de Educação Matemática.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás- Campus Goiânia.

Aluno: Eliciana Pereira Luz Conçalves

JESUS, A. C. G.; ARAÚJO, M. G.;OLIVEIRA, D. C.. A matemática e a Etnomatemática na Construção de Fossas Sépticas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás- Campus Goiânia.

Aluno: Ian Domingos dos Santos e Kamila Ribeiro Batista

CEDRO, W. L.; Moraes, M. G.;OLIVEIRA, D. C.. Desenvolvendo o trabalho colaborativo: o ensino da geometria nos anos iniciais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Andrea Stephanie Moreira e Wenderson Ferreira de Oliveira

CEDRO, W. L.; SILVA, G. M. V. L.;OLIVEIRA, D. C.. Discutindo as respostas dos estudantes: os sistemas de equações em foco. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Andrey Alves do Couto

JESUS, A. C. G.; ARAÚJO, M. G.;OLIVEIRA, D. C.. O ensino de geometria espacial por meio do uso de material concreto: reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás- Campus Goiânia.

Aluno: Aline Christina Teixeira

RAMOS, A. M. M.; FERREIRA, J. L.;OLIVEIRA, D. C.. Evidenciação ambiental: Um estudo aplicado nas empresas do setor de mineração submetidas a BM&FBOVESPA.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Haylander Rodrigues de Queiroz

RAMOS, A. M. M.; FERREIRA, J. L.;OLIVEIRA, D. C.. Análise dos impactos da adequação das normas internacionais de contabilidade no faturamento de uma empresa farmacêutica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Lohaynne Michelle da Silva

RAMOS, A. M. M.; FERREIRA, J. L.;OLIVEIRA, D. C.. Estudo do CPC 27 (ativo imobilizado) em uma sociedade anônima de capital fechado. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Fernanda Oliveira Reis

FERREIRA, J. L.; OLIVEIRA, A. J.;OLIVEIRA, D. C.. O perfil do profissional contábil quanto ao ensino face a nova realidade do mercado. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Lucas Rodrigues Afonso

QUEIRÓS, W. P.;OLIVEIRA, D. C.. Uma análise histórica do conteúdo de equações do segundo grau em livros didáticos do nono ano do ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Alfredo Nasser.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Edméia Fernandes da Silva

SILVA, E. F.. banca da aluna Daniela Cristina de Oliveira. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Matematica) - Universidade Federal de Goiás.

Cleiton Rodrigues da Silva

OLIVEIRA, D. C.;SILVA, C. R.. Papel da enfermagem na prevenção de infecção pelo HPV. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paranaense.

Geci José Pereira da Silva

GOES, Rosely Maria Barbosa; Silva, Edméia Fernandes;SILVA, G. J. P.. Viabilidade Convexa em Dimensão Finita. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

Maria Aparecida Bovério

CORDEIRO, A. L.;BOVÉRIO, M. A.; AMANTEA, S. H.. Afetividade na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Monte Alto.

Antonio Henriques Lemos Leite Filho

LEMOS, Antonio Henriques. Assédio Sexual e a Definição do Quantum Indenizatório na Ótica do TRT 18ªRegião. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Educação e Ciências Humans de Anicuns.

Paulo Henrique Castanheira Vasconcelos

LEITE FILHO, A. H. L.;VASCONCELOS, P. H. C.. Assédio sexual e a definição do Quantum Indenizatório na ótica do TRT da 18ª Região. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Tatielle de Oliveira Gomes

Modalidade Monitoria; 2016; Orientação de outra natureza; (Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Daniela Cristina de Oliveira;

Tatielle de Oliveira Gomes

Modalidade Monitoria; 2015; Orientação de outra natureza; (Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Daniela Cristina de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carla Maria Lima Braga

Jogo da escrita: atendimento de adolescentes na clínica winnicottiana; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual de Londrina, Iniciação Científica - UEL; (Orientador);

Geci José Pereira da Silva

Viabilidade Convexa em Dimensão Finita; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Geci José Pereira da Silva;

Antonio Henriques Lemos Leite Filho

Assédio Sexual e a Definição do Quantum Indenizatório na Ótica do TRT 18ª Região; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Educação e Ciências Humans de Anicuns; Orientador: Antonio Henriques Lemos Leite Filho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, D. C. ; CEDRO, W. L. . Indícios da compreensão da necessidade de representação de uma linguagem algébrica simbólica nas crianças participantes do Clube de Matemática. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica , v. 2, p. 139-165, 2018.

  • OLIVEIRA, D. C. ; CEDRO, W. L. . O ensino de matemática nos anos iniciais: o brincar e a atividade de estudo no clube de matemática. Teoria e Prática da Educação , v. 18, p. 41-54, 2015.

  • OLIVEIRA, D. C. . Clube de Matemática: ações e reflexões coletivas no espaço de aprendizagem. Boletim Online de Educação Matemática , v. 1, p. 99-110, 2013.

  • OLIVEIRA, D. C. ; CEDRO, W. L. . PROGRAMA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO: espaço de reflexões e de organização do ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. In: Elaine Sampaio Araújo; Manoel Oriosvaldo de Moura. (Org.). As contribuições da atividade orientadora de ensino para organização do processo de ensino e aprendizagem. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2016, v. 2, p. 73-98.

  • OLIVEIRA, D. C. ; CEDRO, W. L. . CLUBE DE MATEMÁTICA: a singularidade na organização do ensino pelos professores de Goiânia. In: Wellington Lima Cedro. (Org.). Clube de Matemática: vivências, experiências e reflexões. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. , p. 19-32.

  • OLIVEIRA, D. C. . CLUBE DE MATEMÁTICA: a valorização do trabalho colaborativo no espaço de aprendizagem. In: Wellington Lima Cedro. (Org.). CLUBE DE MATEMÁTICA: vivências, experiências e reflexões. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. , p. 33-42.

  • OLIVEIRA, D. C. ; CEDRO, W. L. . As concepções dos professores de matemática do Programa Jornada Ampliada. In: Rodrigo Bastos Daúde. (Org.). Educação matemática: perspectivas contemporâneas. 1ed.Goiânia: América, 2013, v. , p. 27-40.

  • OLIVEIRA, D. C. ; CEDRO, W. L. . A apropriação teórica dos conceitos geométricos por estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental: um modo de organizar o ensino sustentado na teoria histórico-cultural. In: IV Colóquio Internacional Ensino desenvolvimental: sistema Elkonin- Davidov, 2018, Uberlândia. IV Colóquio Internacional Ensino desenvolvimental: sistema Elkonin- Davidov. Uberlândia: EDUFU, 2018. v. 3.

  • OLIVEIRA, D. C. ; CEDRO, W. L. . Brincar X Estudar: Reflexões sobre o processo de aprendizagem de conceitos geométricos no Clube de Matemática. In: VI Encontro Goiano de Educação Matemática, 2017, Urutaí. Anais do 6° Encontro Goiano de Educação Matemática - VI EnGEM, 2017.

  • OLIVEIRA, D. C. ; SANTOS, W. P. O. V. . O processo de ensino e aprendizagem de matemática em uma organização de ensino respaldada na Teoria Histórico-Cultural. In: VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2017, Canoas/RS. Anais do VII CIEM, 2017.

  • OLIVEIRA, D. C. ; CEDRO, W. L. . EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O LÚDICO COMO MODO DE ORGANIZAR O ENSINO. In: Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2017, Madrid. LIBRO DE ACTAS: Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2017.

  • OLIVEIRA, D. C. ; JESUS, A. C. G. . Formação de professores que ensinam matemática. In: VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2017, Canoas/RS. Anais do VII CIEM, 2017.

  • OLIVEIRA, D. C. ; CEDRO, W. L. . INDÍCIOS DE GENERALIZAÇÃO DA LINGUAGEM ALGÉBRICA SIMBÓLICA POR ESTUDANTES DO CLUBE DE MATEMÁTICA. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016.

  • OLIVEIRA, D. C. . O lúdico na organização do ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. In: V Encontro Goiano de Educação Matemática (V ENGEM), 2015, Goiânia. Anais: V Encontro Goiano de Educação Matemática (V ENGEM), 2015.

  • OLIVEIRA, D. C. ; CEDRO, W. L. . Indícios de compreensão da necessidade de representação de uma linguagem algébrica simbólica por crianças participantes do Clube de Matemática. In: XII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO CENTRO-OESTE, 2014, Goiânia. XII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO/CENTRO-OESTE, 2014.

  • OLIVEIRA, D. C. . CLUBE DE MATEMÁTICA: INDÍCIOS DA PERCEPÇÃO SOBRE A NECESSIDADE DA LINGUAGEM SIMBÓLICA. In: VI Encontro Brasiliense de Educação Matemática (VI EBREM), 2014, Brasília. Anais do VI Encontro Brasiliense de Educação Matemática (VI EBREM), 2014.

  • OLIVEIRA, D. C. ; SILVA, D. A. . Clube de Matemática: Atividades lúdicas para o ensino de álgebra. In: Encontro Nacional de Educação Matemática (XIENEM), 2013, Curitiba. Educação Matemática - Retrospectivas e Perspectivas. Curitiba: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2013.

  • OLIVEIRA, D. C. ; CEDRO, W. L. . Jornada Ampliada: uma investigação do trabalho docente nas oficinas de matemática. In: IX Congresso de pesquisa, ensino e extensão (CONPEEX) - III Seminário de Pesquisa da UFG, 2012, Goiânia. Economia verde, Sustentabilidade e Desenvolvimento social, 2012.

  • OLIVEIRA, D. C. ; Silva, M. R. . Geometria nos anos iniciais do ensino Fundamental: Como organizar o ensino?. In: VI Encontro Goiano de Educação Matemática (VI EnGEM), 2017, Urutaí. Anais do 6° Encontro Goiano de Educação Matemática - VI EnGEM, 2017.

  • OLIVEIRA, D. C. ; Santos, G. S. C. . O ensino lúdico de geometria nos anos iniciais do ensino fundamental. In: V Encontro Goiano de Educação Matemática (V ENGEM), 2015, Goiânia. Anais: V Encontro Goiano de Educação Matemática (V ENGEM), 2015.

  • OLIVEIRA, D. C. ; OLIVEIRA, C. C. N. ; QUEIROZ, L. . CLUBE DE MATEMÁTICA: O ENSINO DE GEOMETRIA POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS. In: LUDENS: Jogos e Brincadeiras, 2014, Goiânia. Anais da 6ºedição, 2014.

  • OLIVEIRA, D. C. ; SILVA, D. A. ; ACHEGAUA, G. A. ; Mortari, E. . Clube de Matemática: o ensino de álgebra por meio de atividades lúdicas. In: Encontro Goiano de Educação Matemática (IV EnGEM), 2013, Quirinópolis. IV Encontro Goiano de Educação Matemática, 2013.

  • OLIVEIRA, D. C. ; CEDRO, W. L. . Indícios de apropriação teórica de conceitos geométricos por estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, D. C. ; CEDRO, W. L. . A apropriação teórica dos conceitos geométricos por estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental: um modo de organizar o ensino sustentado na teoria histórico-cultural. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, D. C. ; CEDRO, W. L. . Brincar X estudar: reflexões sobre o processo de aprendizagem de conceitos geométricos no Clube de Matemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, D. C. ; CEDRO, W. L. . Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: o lúdico como modo de organizar o ensino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, D. C. ; CEDRO, W. L. . Organização do ensino de geometria sustentado na Teoria Histórico-Cultural: indícios da apropriação teórica por estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, D. C. ; SANTOS, W. P. O. V. . O processo de ensino e aprendizagem de matemática em uma organização de ensino respaldada na Teoria Histórico-Cultural. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, D. C. ; JESUS, A. C. G. . Uma prática profissional no curso de licenciatura em matemática: contribuindo para a formação de professores de matemática para as séries iniciais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, D. C. . Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: como organizar o ensino?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, D. C. ; CEDRO, W. L. . INDÍCIOS DE GENERALIZAÇÃO DA LINGUAGEM ALGÉBRICA SIMBÓLICA POR ESTUDANTES DO CLUBE DE MATEMÁTICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, D. C. . O lúdico na organização do ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, D. C. . Programa Observatório da Educação: espaço de reflexões e de organização do ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, D. C. ; CEDRO, W. L. . Indícios de compreensão da necessidade de representação de uma linguagem algébrica simbólica por crianças participantes do Clube de Matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, D. C. ; CEDRO, W. L. . O processo de apropriação dos conceitos algébricos das atividades de aprendizagem do Clube de Matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, D. C. . Clube de Matemática: Núcleo UFG. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, D. C. . Clube de Matemática: O ensino de álgebra por meio de atividades lúdicas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, D. C. ; SILVA, D. A. . Clube de Matemática: atividades lúdicas para o ensino de álgebra. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, D. C. . JORNADA AMPLIADA: UMA INVESTIGAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NAS OFICINAS DE MATEMÁTICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, D. C. . Indícios de apropriação dos nexos conceituais da álgebra simbólica por estudantes do Clube de Matemática 2014 (Dissertação de mestrado).

  • OLIVEIRA, D. C. . Jornada Ampliada: uma investigação do trabalho docente nas oficinas de matemática. 2012 (Monografia).

  • OLIVEIRA, D. C. . Viabilidade convexa em dimensão finita 2010 (Monografia).

  • OLIVEIRA, D. C. ; BARBOSA, A. G. . Ensino de funções exponenciais e logarítmicas 2007 (Trabalho de conclusão de curso (TCC)).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

OLIVEIRA, D. C. . PARECERISTA AD HOC na 6° ESCOLA DE INVERNO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2018.

OLIVEIRA, D. C. . Moderador(a) e Avaliador(a) de Apresentações Científicas (Comunicações Orais e Painéis) no III Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação, Ensino e Extensão (III SEPE). 2017.

OLIVEIRA, D. C. . Parecerista de trabalhos científicos no VI Encontro Goiano de Educação Matemática. 2017.

OLIVEIRA, D. C. . Parecerista de trabalhos para o VI Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática. 2017.

OLIVEIRA, D. C. . Comissão científica, durante o Encontro de Licenciaturas do Sudoeste Goiano 3° edição e Encontro de Pibid do Sudoeste Goiano 3° edição. 2016.

OLIVEIRA, D. C. . Comitê científico da VII Semana da Licenciatura em Matemática do IFG - Campus Goiânia. 2016.

OLIVEIRA, D. C. . Comissão avaliadora de trabalhos científicos do V Encontro Goiano de Educação Matemática (V EnGEM). 2015.

OLIVEIRA, D. C. . Clube de Matemática: a organização do ensino do sistema numeração decimal respaldado na teoria histórico cultural. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, D. C. . Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Como organizar o ensino?. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, D. C. . Clube de Matemática: Geometria nos anos iniciais. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, D. C. . Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: o ensino lúdico de geometria. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, D. C. . Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: como organizar o ensino?. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, D. C. . Clube de Matemática. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, D. C. ; ACHEGAUA, G. A. . Teoria Histórico-Cultural: O ensino de Álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, D. C. . Organização do ensino de matemática sustentado na teoria histórico-cultural. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, D. C. . Clube de Matemática: geometria. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, D. C. . Oficina pedagógica. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, D. C. . Organização do Ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, D. C. . O ensino lúdico de geometria nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, D. C. ; QUEIROZ, L. ; OLIVEIRA, C. C. N. . Clube de Matemática: O ensino por meio de atividades lúdicas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, D. C. . Desenvolvimento do Material Pedagógico no Ambiente Virtual: conteudista das disciplinas Estudos Suplementares II - Matemática básica e Estatística Aplicada. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material pedagógico no ambiente virtual - Educação a distância).

OLIVEIRA, D. C. . A álgebra e o lúdico: uma proposta de ensino para as séries iniciais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    A pesquisa acadêmica no Estado de Goiás sobre o processo de ensino e aprendizagem de matemática de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, Descrição: Nesta pesquisa é proposto, inicialmente, o levantamento bibliográfico das pesquisas acadêmicas, dissertações e teses, realizadas nos últimos dez anos, período de 2007 a 2016, nos programas de Pós-Graduação das áreas de Educação e de Ensino de Goiás, sobre o processo de ensino e aprendizagem de matemática de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por conseguinte, os trabalhos selecionados serão descritos, mediante a leitura na íntegra das pesquisas elencadas, apresentando, por meio de uma ficha-resumo, o problema de pesquisa, o referencial teórico, a metodologia utilizada e os principais resultados, como modo de ter uma visão da totalidade do nosso objeto de estudo. Por fim, será realizada a análise crítica das pesquisas levantadas, tomando como referencial teórico para este momento a Teoria Histórico-Cultural.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniela Cristina de Oliveira - Coordenador / Wellington Lima Cedro - Integrante.

  • 2016 - 2018

    Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: o lúdico como modo de organizar o ensino, Descrição: A escola é o local historicamente organizado para que ocorra o processo de ensino e aprendizagem, de modo a permitir que os sujeitos estejam em atividade, para o professor de ensino e para o estudante de aprendizagem. Para tanto, há a necessidade da organização da educação institucionalizada, da escolha dos conteúdos a serem contemplados e do planejamento de atividades de ensino. O Clube de Matemática surge, nesse contexto, como um espaço de aprendizagem, organizado de forma intencional para proporcionar a aprendizagem das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O lúdico é tomado como modo de organizar o ensino, com o intuito de envolver as crianças com o estudo. Para tanto, analisamos em que medida o lúdico mobiliza os estudantes ao estudo, sendo as ações desenvolvidas no Clube de Matemática.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniela Cristina de Oliveira - Coordenador / Wellington Lima Cedro - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Educação matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Princípios e práticas da organização do ensino, Descrição: Os resultados publicados pelo INEP, de modo geral, nos mostram que o Brasil não tem problemas em relação ao acesso à escola, uma vez que a maior parte das crianças em idade escolar estão matriculadas, o problema reside na questão da aprendizagem. Embora os resultados do IDEB indiquem a melhoria, em alguns municipios, dos índices de desempenho escolar, ainda há um longo caminho a ser percorrido para que o Brasil atinja metas que revelem níveis de apropriação do conhecimento matemático considerados satisfatórios. Assim, poderíamos nos perguntar: o que há por trás dos números que indicam o baixo desempenho dos estudantes brasileiros em matemática? Vamos mal em matemática por que? O que ocorre no ensino de matemática nessas escolas? E, talvez o mais importante: esses números podem subsidiar encaminhamentos para uma proposta curricular de matemática que tenha a participação dos professores? Razão pela qual consideramos relevante investigar as relações entre o desempenho escolar dos alunos, representado pelos dados do INEP e a organização curricular de matemática nos Anos Iniciais de Ensino Fundamental, objetivo deste projeto. A presente proposta apresenta-se como núcleo em rede. Nesse sentido, contará com quatro núcleos: USP (São Paulo); USP (Ribeirão Preto), UFG e UFSM. Serão utilizados os bancos de dados do INEP (IDEB, Censo Escolar, SAEB e Prova Brasil) e cada Núcleo terá a participação de professores da Educação Superior, estudantes da graduação, professores, supervisores e/ou coordenadores da Educação Básica, conformando um grupo colaborativo, na dimensão de uma pesquisa formativa. Com o desenvolvimento deste projeto objetivamos ampliar a produção de conhecimentos no campo educacional que possam subsidiar tanto a elaboração de políticas públicas em educação bem como a organização e desenvolvimento de ações escolares voltadas a Educação matemática, particularmente espera-se produzir, coletivamente, uma proposta curricular de alfabetização m.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Daniela Cristina de Oliveira - Integrante / Wellington Lima Cedro - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas de Anápolis. , Avenida Juscelino Kubitschek, Jundiaí, 75110390 - Anápolis, GO - Brasil - Caixa-postal: 459, Telefone: (62) 33281128, Fax: (62) 33281100, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Universidade Estadual de Goiás

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente do ensino superior, Carga horária: 30

  • 2015 - 2015

    Universidade Estadual de Goiás

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente do ensino superior, Carga horária: 20

    Atividades

    • 08/2016

      Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Estatística

    • 08/2016

      Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo III

    • 02/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Unidade Universitária de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas de Anápolis, .,Linhas de pesquisa

    • 02/2016

      Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo II

    • 02/2016

      Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo II

    • 08/2015

      Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo 1

    • 02/2015

      Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Matemática

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Matemática

    • 02/2015 - 12/2015

      Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística Aplicada, Matemática

  • 2014 - 2015

    Faculdade Araguaia

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

    Atividades

    • 04/2014 - 01/2015

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística Aplicada a Educação, Estudos Suplementares II

  • 2012 - 2014

    Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista OBEDUC/Capes, Carga horária: 20

  • 2011 - Atual

    Secretaria Municipal de Educação

    Vínculo: Servidora pública, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Profissional de Educação II-Matemática, modalidade: Ciclo II.

  • 2017 - Atual

    Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista FAPEG em nível de doutorado, Carga horária: 20