Joao Paulo Santos Neves Mendonça
Mestre em Ciências da Educação - Universidad Colúmbia del Paraguay - PY. Especialista no Ensino de Química. Especialista em Docência do Ensino Superior. Especialista em Docência na Educação Infantil e Séries iniciais. Graduação em Química (Licenciatura). Graduação em Pedagogia. Professor Pedagogo na Secretaria de Estado da Educação/SEDUC - MT (2018 - atual). Professor Titular de Química no Colégio Mãe da Divina Providência - Primavera do Leste/MT (2019 - atual). Professor de Química na Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (2014-2017). Professor na Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia-GO (2016-2017). Professor do Curso Superior em Pedagogia da Fundação Antares de Pesquisa e Pós Graduação (FAESPE) - Goiânia/GO (2015-2018). Colunista da Revista Gestão Universitária. Colunista da Revista Clique F5 - Primavera do Leste/MT. Avaliador da Revista Com Censo DF. Desenvolve pesquisa na área de Química, com ênfase no Ensino de Química e Educação Ambiental. Pesquisa sobre a Técnica da Hidroponia como tema motivador no Ensino de Química, que versam sobre educação para a complexidade, saberes complexos, políticas públicas educacionais e ensino interdisciplinar. E-mail: joaoppaulo1508@hotmail.com. ORCID: http://orcid.org/0000-0003-0774-2747.
Informações coletadas do Lattes em 29/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciências da Educação
2017 - 2020
Universidad Columbia del Paraguay
Título: A TÉCNICA DA HIDROPONIA, CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: aprendizagem de Ciências no Ensino Médio, Ano de Obtenção: 2020
Maria Aparecida Monteiro da Silva.Palavras-chave: Contextualização; Interdisciplinaridade; Hidroponia.Grande área: Ciências Humanas
Especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais
2017 - 2017
Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras
Título: A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Especialização em Ensino de Química
2015 - 2017
Universidade Cruzeiro do Sul
Título: Produção de vídeo aulas com alunos do ensino médio: uma abordagem contextualizada do ensino de Química
Orientador: Carmem Lúcia Costa Amaral
Especialização em Docência do Ensino Superior
2015 - 2016
Faculdade da Academia Brasileira de Educação e Cultura Ltda
Título: O ensino superior no Brasil: considerações acerca da história da educação propedêutica e tecnológica
Aperfeiçoamento em andamento em Curso Livre de Psicanálise Clínica
2023 - Atual
Graduação em Licenciatura em Química
2011 - 2014
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Título: A utilização de vídeos do YouTube no ensino de Química: uma abordagem conceitual, histórica e interdisciplinar
Orientador: Gilmar Aires da Silva
Formação complementar
2018 - 2018
Dislexia e o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. (Carga horária: 10h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.
2018 - 2018
Rede Nacional de Certificadores. (Carga horária: 30h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2018 - 2018
Jornada Pedagógica - A Escola dos meus Sonhos. (Carga horária: 8h). , Instituto Paulo Freire, IPF, Brasil.
2018 - 2018
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E O TRABALHO COLETIVO. (Carga horária: 20h). , Instituto Phorte, IPE, Brasil.
2018 - 2018
Curso de Atividades Lúdicas: Atividades Corporais. (Carga horária: 10h). , Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.
2017 - 2017
Rede Nacional de Certificadores. (Carga horária: 30h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2016 - 2016
Novas Tecnologias da Aprendizagem: Políticas Educacionais. (Carga horária: 12h). , Instituto Phorte, IPE, Brasil.
2016 - 2016
Técnicas de Ensino. (Carga horária: 40h). , Instituto Phorte, IPE, Brasil.
2016 - 2016
Cidadania Fiscal. (Carga horária: 20h). , ESAF-ESCOLA DE ADMINISTRACAO FAZENDARIA, EAF_FORN, Brasil.
2016 - 2016
Respostas cardiovasculares em atletas e sedentários. (Carga horária: 26h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.
2016 - 2016
Formação de Tutores Para Especialização em Mídias Interativas. (Carga horária: 40h). , Centro Integrado de Aprendizagem em Rede, CIAR, Brasil.
2016 - 2016
Cosmetologia. (Carga horária: 100h). , Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.
2015 - 2016
Lei de Acesso à Informação. (Carga horária: 12h). , Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2015 - 2015
Microbiologia do Leite e Derivados. (Carga horária: 4h). , Buzzero Marketing Internacional, BUZZERO, Brasil.
2015 - 2015
Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2012 - 2012
A construção do conhecimento em Química. (Carga horária: 2h). , Universidade Positivo, POSITIVO, Brasil.
2012 - 2012
Sustentabilidade, uma valor para a nova geração. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2012 - 2012
A Química dos Remédios, Fármacos e Medicamentos. (Carga horária: 25h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.
2012 - 2012
As Práticas Na Educação Jovens e Adultos. (Carga horária: 180h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.
2012 - 2012
Educação Ambiental. (Carga horária: 14h). , Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial, FIEG/SENAI, Brasil.
2011 - 2011
O ano internacional da Química. (Carga horária: 4h). , Universidade Positivo, POSITIVO, Brasil.
2011 - 2011
Aproximando Comunidade e Escola. (Carga horária: 4h). , Universidade Positivo, POSITIVO, Brasil.
2011 - 2011
I Seminário de Iniciação Científica. (Carga horária: 3h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
2011 - 2011
II Semana da Construção Civil. (Carga horária: 12h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
2011 - 2011
Educação, Mídia e Movimento Estudantil. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Química.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química de produtos naturais.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
Organização de eventos
NEVES, João Paulo S. . Olimpíada Nacional de Ciências. 2016. .
Participação em eventos
13ª Mostra Brasileira de Foguetes.13ª Mostra Brasileira de Foguetes. 2019. (Outra).
22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2019. (Olimpíada).
Olimpíada Nacional de Ciencias. Olimpíada Nacional de Ciencias. 2019. (Olimpíada).
Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão do IFMT.Avaliação em Educação, subsídio à ação bem sucedida. 2018. (Outra).
Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão do IFMT.A contextualização da Ciência pela Hidroponia: uma proposta interdisciplinar para o ensino e aprendizagem. 2018. (Outra).
V Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2018. (Simpósio).
Feira de Ciências - Semana da Química 2016. Ano Internacional das Pulses (IYOP): Conhecimentos químicos, físicos e linguísticos aliados ao cultivo de hortaliças e leguminosas em hidroponia. 2016. (Feira).
4ª Semana de Educação Ciência e Tecnologia do IFG - SECITEC. Uma Abordagem conceitual e Interdisciplinar do Perfil dos Estudantes de Química numa Escola de Ensino Médio de Uruaçu-GO. 2014. (Exposição).
Encontro Nacional de Ensino de Química.O Ensino de Química Através de Resíduos de Laboratório de Química: Ensaios de Prática de Ensino. 2014. (Encontro).
2ª Semana de Educação Ciência e Tecnologia - SECITEC.Questões ambientais na implantação do Lago Serra da Mesa em Uruaçu. 2012. (Seminário).
5º Seminário de Iniciação Científica.Um Estudo Sobre Inclusão Digital de Professores de Química das Cidades de Uruaçu, Niquelândia, Campinorte, Mara Rosa, São Luis do Norte e Barro Alto. 2011. (Seminário).
I Semana de Educação, Ciência e Tecnologia do IFG.POLICOOL ( Produção de Álcool em Gel). 2010. (Outra).
Orientou
Literatura Infantil: instrumento na aprendizagem da leitura e produção de textos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Fundação Antares de Ensino Superior, Pós Graduação, Pesquisa e Extensão; Orientador: Joao Paulo Santos Neves Mendonça;
Educadores e Aprendizes da Educação Infantil: um olhar humano e afetivo acerca do processo de ensino e aprendizagem; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Fundação Antares de Ensino Superior, Pós Graduação, Pesquisa e Extensão; Orientador: Joao Paulo Santos Neves Mendonça;
Desafios no Ensino de História: uma visão dos livros didáticos frente a um ensino para a autonomia; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Fundação Antares de Ensino Superior, Pós Graduação, Pesquisa e Extensão; Orientador: Joao Paulo Santos Neves Mendonça;
Uma proposta multidisciplinar para o Ensino de Química através dos alimentos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Programa Especial de Formação de Professores - PREFOP) - Fundação Antares de Ensino Superior, Pós Graduação, Pesquisa e Extensão; Orientador: Joao Paulo Santos Neves Mendonça;
Uma proposta multidisciplinar para o Ensino de Química através dos alimentos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Programa Especial de Formação de Professores - PREFOP) - Fundação Antares de Ensino Superior, Pós Graduação, Pesquisa e Extensão; Orientador: Joao Paulo Santos Neves Mendonça;
Uma proposta multidisciplinar para o Ensino de Química através dos alimentos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Programa Especial de Formação de Professores - PREFOP) - Fundação Antares de Ensino Superior, Pós Graduação, Pesquisa e Extensão; Orientador: Joao Paulo Santos Neves Mendonça;
Uma proposta multidisciplinar para o Ensino de Química através dos alimentos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Programa Especial de Formação de Professores - PREFOP) - Fundação Antares de Ensino Superior, Pós Graduação, Pesquisa e Extensão; Orientador: Joao Paulo Santos Neves Mendonça;
O profissional da educação infantil: saberes e habilidades de uma formação plural; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Fundação Antares de Ensino Superior, Pós Graduação, Pesquisa e Extensão; Orientador: Joao Paulo Santos Neves Mendonça;
A contribuição da literatura no desenvolvimento da criança; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Fundação Antares de Ensino Superior, Pós Graduação, Pesquisa e Extensão; Orientador: Joao Paulo Santos Neves Mendonça;
Benefícios da música infantil como elemento essencial no contexto escolar para motivação e interação de crianças; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Fundação Antares de Ensino Superior, Pós Graduação, Pesquisa e Extensão; Orientador: Joao Paulo Santos Neves Mendonça;
Contribuições do uso do geogebra no estudo da função quadrática: uma proposta para a sala de aula; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Fundação Antares de Ensino Superior, Pós Graduação, Pesquisa e Extensão; Orientador: Joao Paulo Santos Neves Mendonça;
Produções bibliográficas
-
NEVES, João Paulo S. ; SILVA, M. A. M. . A contextualização pela hidroponia: uma proposta interdisciplinar para o ensino de ciências. Revista Conexão Comciência , v. 3, p. 1-18, 2023.
-
NEVES, L. L. M. ; NEVES, João Paulo Santos . A inclusão na contemporaneidade: fios e desafios da formação e prática docente. GESTÃO UNIVERSITÁRIA , v. 1, p. 1-8, 2022.
-
NEVES, J. P. S. . Contextualização e interdisciplinaridade: ensinando ciências através da hidroponia. Revista Conexão ComCiência , v. 1, p. 1-20, 2021.
-
NEVES, J. P. S. . Contextualização e interdisciplinaridade: ensinando ciências através da hidroponia. Revista Científica Semana Acadêmica , v. 1, p. 1-16, 2020.
-
NEVES, J. P. S. . Neurociência e Educação: indagações e possíveis respostas acerca da aprendizagem. GESTÃO UNIVERSITÁRIA , v. 14, p. 1-17, 2020.
-
MENDONÇA, J. P. S. N. ; SILVA, M. A. M. . Cultura negra e a história identitária do Brasil. Revista Brasileira de Educação Básica , v. 4, p. 1-10, 2019.
-
NEVES, J. P. S. ; SILVA, M. A. M. . O mito da democracia racial: contexto histórico brasileiro e a construção do racismo no Brasil. Revista Educar Mais , v. 3, p. 158-166, 2019.
-
NEVES, J. P. S. ; SILVA, M. A. M. . n. 34 - AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E APRENDIZAGEM ESCOLAR. JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS , v. 13, p. 1-19, 2019.
-
NEVES, J. P. S. ; SILVA, M. A. M. . A inserção das mídias na educação como uma via de acesso ao ensino significativo. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal , v. 6, p. 71-77, 2019.
-
NEVES, J. P. S. ; FERNANDES, F. S. ; COSTA, B. A. . A educação especial brasileira: avanços e retrocessos na educação de alunos com necessidades educacionais especiais à luz da legislação brasileira. Revista Com censo , v. 5, p. 196-201, 2018.
-
NEVES, J. P. S. ; ASSIS, M. R. S. . Educadores e aprendizes da educação infantil: um olhar humano e afetivo acerca do processo de ensino e aprendizagem. REVISTA PEDAGOGIA - UFMT , v. 5, p. 134-145, 2018.
-
NEVES, João Paulo S. . Desafios e possibilidades do ensino contextualizado na Educação de Jovens e Adultos. REVISTA COM CENSO ESTUDOS EDUCACIONAIS DO DISTRITO FEDERAL , v. 4, p. 158-164, 2017.
-
NEVES, João Paulo S. . Educação profissional: evolução e transformações do ensino técnico entre os anos 2003 e 2011. Revista Com Censo DF , v. 6, p. 51-56, 2016.
-
NEVES, J. P. S. ; SILVA, Y. F. A. . O profissional da educação infantil: saberes e habilidades de uma formação plural. REVISTA PEDAGOGIA - UFMT , v. 5, p. 34-44, 2016.
-
SILVA, G. A. ; SILVA, L. A. ; NEVES, J. P. S. . Gerenciamento de resíduos nos laboratórios de ensino de Química. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO) , v. 1, p. 1-6, 2016.
-
SILVA, M. A. M. (Org.) ; NEVES, João Paulo S. (Org.) . Práticas pedagógicas: abordagens e metodologias inovadoras. 1. ed. Camo Grande: Editora Inovar, 2024. v. 1.
-
NEVES, João Paulo S. ; SILVA, M. A. M. (Org.) . PERSPECTIVAS E REALIDADES DA EDUCAÇÃO. 1. ed. Campo Grande: Editora Inovar, 2023. v. 1. 165p .
-
SILVA, M. A. M. (Org.) ; NEVES, João Paulo S. (Org.) . Educação 2030: onde estamos? para onde iremos?. 1. ed. Campo Grande: Editora Inovar, 2023. v. 1.
-
NEVES, J. P. S. . EDUCAÇÃO EM MOVIMENTO: diferentes propostas, novas perspectivas. 1. ed. Campo Grande: Editora Inovar, 2021. v. 1. 300p .
-
NEVES, João Paulo S. ; NEVES, L. L. M. ; SILVA, M. A. M. . PRÁTICAS DE ENSINO: REFLEXÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. In: JOAO PAULO SANTOS NEVES MENDONCA; MARIA APARECIDA MONTEIRO DA SILVA. (Org.). Práticas pedagógicas: abordagens e metodologias inovadoras. 1ed.Campo Grande: Editora Inovar, 2024, v. , p. 321-327.
-
NEVES, João Paulo S. ; SILVA, M. A. M. ; NEVES, L. L. M. . ENTRE OS FRAGMENTOS E A COMPLEXIDADE - Ponde anda a educação brasileira?. In: JOAO PAULO SANTOS NEVES MENDONCA; MARIA APARECIDA MONTEIRO DA SILVA. (Org.). Perspectivas e Realidades da Educação. 1ed.Campo Grande: Editora Inovar, 2023, v. 1, p. 80-99.
-
NEVES, João Paulo S. ; SILVA, M. A. M. . AS ENTRELINHAS DA CIÊNCIA AO LONGO DA HISTÓRIA. In: JOAO PAULO SANTOS NEVES MENDONCA; MARIA APARECIDA MONTEIRO DA SILVA. (Org.). Educação 2030: onde estamos? para onde iremos?. 1ed.Campo Grande: Editora Inovar, 2023, v. 1, p. 13-31.
-
NEVES, J. P. S. . ENTRE OS FRAGMENTOS E A COMPLEXIDADE: a sociedade contemporânea em busca do significado existencial. In: João Paulo Santos Neves Mendonça. (Org.). Educação em movimento: diferentes propostas, novas perspectivas. 1ed.Campo Grande: Editora Inovar, 2021, v. 1, p. 85-102.
-
NEVES, J. P. S. . CONTEXTUALIZAÇÃO E O ENSINO DE QUÍMICA: desafios e possibilidades educativas na contemporaneidade. In: Felipe da Costa Negrão; Priscila Eduarda Dessimoni Morhy. (Org.). Saberes e práticas no ensino de ciências e matemática. 1ed.Campo Grande: Inovar, 2020, v. 1, p. 1-81.
-
MENDONÇA, J. P. S. N. ; MEDEIROS, L. A. M. ; SANTOS, B. R. H. . Um Estudo Sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica ? Um Assunto Persistente E Importante. Revista Gestão Universitária, Revista Gestão Universitária, 15 nov. 2022.
-
MENDONÇA, J. P. S. N. ; LIMA, M. C. S. . O uso do minoxidil no tratamento da alopecia androgenética. Revista Gestão Universitária, Revista Gestão Universitária, 19 out. 2022.
-
MENDONÇA, J. P. S. N. ; MOURA, M. S. ; RODRIGUES, S. S. F. . Superbactérias ? Uma Revisão de Literatura. Revista Gestão Universitária, Revista Gestão Universitária, 19 out. 2022.
-
MENDONÇA, J. P. S. N. ; ANDRADE, A. F. ; GIOTTI, E. . PEerda da Melanina no Fio de Cabelo Por Fatores Genéticos. Revista Gestão Universitária, Revista Gestão Universitária, 19 out. 2022.
-
MENDONÇA, J. P. S. N. ; GIORDANI, A. L. . O uso de células-tronco no processo de regeneração capilar. Revista Gestão Universitária, Revista Gestão Universitária, 19 out. 2022.
-
MENDONÇA, J. P. S. N. ; PEREIRA, A. N. ; ROSA, V. P. . Cuidados com a pele negra e o envelhecimento celular. Revista Gestão Universitária, Revista Gestão Universitária, 18 out. 2022.
-
MENDONÇA, J. P. S. N. ; VALE, F. F. ; SANTANA, L. R. . O vitiligo em questão - uma revisão bibliográfica frente aos desafios da patologia. Revista Gestão Universitária, Revista Gestão Universitária, 18 out. 2022.
-
MENDONÇA, J. P. S. N. ; KINTOPP, R. ; SILVA, G. H. A. . Toxicologia em questão: um estudo bibliográfico sobre as dioxinas. Revista Gestão Universitária, Revista Gestão Universitária, 18 out. 2022.
-
MENDONÇA, J. P. S. N. ; AVILA, K. P. G. . Detecção de Streptococcus agalactiae em gestantes: uma revisão bibliográfica. Revista Gestão Universitária, Revista Gestão Universitária, 12 out. 2022.
-
MENDONÇA, J. P. S. N. ; ARRUDA, E. F. . Biologia molecular e a aplicabilidade no estudo da enfermagem. Revista Gestão Universitária, Revista Gestão Universitária, 12 out. 2022.
-
MENDONÇA, J. P. S. N. ; ESCOBAR, E. F. B. . Degeneração celular ? aplicação de células tronco em pacientes com lesão na medula espinhal. Revista Gestão Universitária, Revista Gestão Universitária, 12 out. 2022.
-
CARMO, Y. V. ; MENDONÇA, J. P. S. N. ; SOUZA, M. F. M. . Fibras musculares e suas adaptações em esporte e impacto. Revista Gestão Universitária, Revista Gestão Universitária, 09 out. 2022.
-
CAMPOS, L. R. ; MENDONÇA, J. P. S. N. ; SILVA, M. B. D. . O comportamento celular em procedimentos estéticos: massagem modeladora. Revista Gestão Universitária, Revista Gestão Universitária, 09 out. 2022.
-
HEMERLY, M. M. ; MENDONÇA, J. P. S. N. . Estética e biologia celular: o uso do laser e suas implicações mitocondriais. Revista Gestão Universitária, Revista Gestão Universitária, 09 out. 2022.
-
MENDONÇA, J. P. S. N. ; DICHETE, U. K. E. ; SOUZA, E. G. C. . Queda capilar pós covid-19: eflúvio telógeno. Revista Gestão Universitária, Revista Gestão Universitária, 06 out. 2022.
-
MENDONÇA, J. P. S. N. ; RUZIN, G. ; LUTKE, T. . Tratamento por células-tronco na regeneração da medula óssea. Revista Gestão Universitária, Revista Gestão Universitária, 06 out. 2022.
-
MENDONÇA, J. P. S. N. ; OLIVEIRA, I. F. ; TOBIAS, B. M. . A biomedicina estética trazendo a confiança e autoestima de volta para mulheres afetadas pelo câncer de mama. Revista Gestão Universitária, Revista Gestão Universitária, 29 set. 2022.
-
FARIA, E. A. ; FONSECA, L. G. P. ; MENDONÇA, J. P. S. N. . Disco intervertebral - uma revisão de literatura acerca da degeneração. Revista Gestão Universitária, Revista Gestão Universitária, 28 set. 2022.
-
NEVES, João Paulo Santos ; NEVES, L. L. M. . Esgotamento profissional frente aos desafios constantes ? ser professor. Revista Gestão Universitária, Revista Gestão Universitária, 16 set. 2022.
-
NEVES, L. L. M. ; NEVES, João Paulo Santos . Da liberdade à libertinagem infantil. Revista Gestão Universitária, Revista Gestão Universitária, 21 jul. 2022.
-
NEVES, L. L. M. ; NEVES, João Paulo Santos . Trabalho docente e esgotamento mental. Revista Gestão Universitária, Revista Gestão Universitária, 29 jun. 2022.
-
NEVES, J. P. S. ; NEVES, L. L. M. . A Lei 11.645/08 e a educação brasileira na contemporaneidade. Revista Gestão Universitária, Revista Gestão Universitária, 06 jun. 2022.
-
NEVES, J. P. S. . Comemorativo ao centenário de Paulo Reglus Freire. CLIQUE F5, Primavera do Leste - MT, 01 fev. 2021.
-
NEVES, J. P. S. . O Ensino de Ciências e a Contextualização No Ensino Fundamental. Revista Gestão Universitária, Revista Digital, 11 jan. 2021.
-
NEVES, João Paulo S. . Racismo e preconceito racial no ambiente escolar. Revista Gestão Universitária, Meio Digital, 13 jul. 2020.
-
NEVES, J. P. S. . Educação comparada: fios e desafios das fronteiras e limites da comparação. Revista Gestão Universitária, 08 jun. 2020.
-
NEVES, J. P. S. . Marginalidade, muito mais do que uma palavra. Revista Gestão Universitária, 08 jun. 2020.
-
NEVES, J. P. S. . Como lidar com a indisciplina?. Revista Educar Mais SAS, p. 28 - 29, 13 ago. 2019.
-
NEVES, J. P. S. ; SILVA, M. A. M. . PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA DO ENSINO DE QUÍMICA. In: Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2019, Primavera do leste. Anais da Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2019.
-
NEVES, J. P. S. ; SILVA, M. A. M. . A CONTEXTUALIZAÇÃO PELA HIDROPONIA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO MEDIO. In: Congresso Nacional Online de Química, 2019, Online. Anais do Congresso Online Nacional de Química, 2019.
-
NEVES, J. P. S. ; PEREIRA, M.L. ; OLIVEIRA, R. M. G. . O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DE RESÍDUOS DE LABORATÓRIO DE QUÍMICA: ENSAIOS DE PRÁTICA DE ENSINO. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. Pôster, 2014.
-
NEVES, J. P. S. ; SILVA, M. A. M. . Ensino e Aprendizagem de Ciências através da Contextualização e Interdisciplinaridade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NEVES, J. P. S. ; SILVA, M. A. M. ; PARIZOTTO, Giovanna Moreno ; SILVA, Paula de Almeida . A contextualização da Ciência pela Hidroponia: uma proposta interdisciplinar para o ensino e aprendizagem. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NEVES, J. P. S. ; SILVA, M. A. M. . Pesquisa, Contextualização e Interdisciplinaridade em Educação como Princípio de Formação Educativa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NEVES, J. P. S. . A BNCC na Prática: Desafios e Possibilidades para o Ensino Fundamental. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NEVES, João Paulo S. ; PARIZOTTO, Giovanna Moreno ; SILVA, Paula de Almeida ; SANTOS, Rayane Alves dos ; OLIVEIRA, Mariana Stanislaw ; PERILLO, Liliane da Silva . Ano Internacional das Pulses (IYOP): Conhecimentos químicos, físicos e linguísticos aliados ao cultivo de hortaliças e leguminosas em hidroponia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NEVES, J. P. S. ; SILVA, G. A. ; SILVA, L. A. . Uma Abordagem Conceitual e Interdisciplinar do Perfil dos Estudantes de Química numa Escola de Ensino Médio de Uruaçu-Go. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NEVES, J. P. S. ; DEUS, T. C. . Um Estudo Sobre Inclusão Digital de Professores de Química das Cidades de Uruaçu, Niquelândia, Campinorte, Mara Rosa, São Luis do Norte e Barro Alto. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
NEVES, J. P. S. . A contextualização pela hidroponia: uma proposta interdisciplinar para o ensino médio 2019 (Resumo).
Projetos de pesquisa
-
2019 - 2021
Hidroponia no Ensino de Química: uma proposta interdisciplinar e contextualizada, Descrição: Propor o desenvolvimento curricular do Ensino de Ciências (Química, Física e Biologia) no Ensino Médio através da utilização da técnica da hidroponia, buscando o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes por meio da abordagem contextualizada e interdisciplinar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Joao Paulo Santos Neves Mendonça - Coordenador / Maria Aparecida Monteiro da Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 3
-
2016 - 2018
Ano Internacional das Pulses (IYOP): uma abordagem transdisciplinar com o tema hidroponia, Descrição: A intensa fragmentação do saber tem provocado um distanciamento do sentido de unidade do conhecimento. Em se tratando de conhecimento científico, as reflexões se intensificam, uma vez que muitos alunos não percebem mais a relação cotidiana com aquilo que é estudado dentro da escola, fazendo com que o acesso ao saber se torne cada vez mais abstrato. A transdisciplinaridade, conceito novo que ainda não é compreendido em sua totalidade pelos educadores, surge como uma metodologia educacional que busca formar o sujeito em sua integralidade. Todavia, não é tarefa fácil, pois entender e abstrair aquilo que existe antes, entre e além das disciplinas escolares, ainda não está explícito, tampouco desmistificado no âmbito educacional. Para tanto, o projeto busca utilizar a técnica de hidroponia como tema gerador no ensino médio, construindo e estudando o sistema hidropônico, bem como as relações estabelecidas entre os estudantes e seus saberes a fim de ressaltar a importância da metodologia transdisciplinar, frente ao combate à fragmentação, buscando contribuir com a popularização e incentivo às atividades científicas, bem como apresentar elementos que demonstrem o que pode estar antes, entre e além das disciplinas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Joao Paulo Santos Neves Mendonça - Coordenador / Paula de Almeida Silva - Integrante / Giovanna Moreno Parizotto - Integrante / Liliane da Silva Perillo - Integrante / Mariana Stanislaw Oliveira - Integrante / Rayane Alves dos Santos - Integrante / Gabriel Macedo Alves - Integrante.
-
2010 - 2011
Um Estudo Sobre Inclusão Digital de Professores de Química das Cidades de Uruaçu, Niquelândia, Campinorte, Mara Rosa, São Luis do Norte e Barro Alto, Descrição: Trata-se de um estudo sobre o uso das tecnologias em sala de aula, especialemente o computador, quais as visões de inclusão digital dos professores de Química e os Níveis de Inclusão desses Professores. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Joao Paulo Santos Neves Mendonça - Coordenador / Thiago Cardoso de Deus - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Prêmios
2021
Moção de Aplausos, Câmara Municipal de Primavera do Leste.
2019
22ª edição do Prêmio Educador Nota 10, Fundação Victor Civita.
2017
MÉRITO EDUCACIONAL, Fundação Antares de Ensino Superior, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão - FAESPE.
2016
MELHOR APRESENTAÇÃO, Instituto Federal de Brasília - Campus Gama.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Escola Estadual Cremilda de Oliveira Viana. , Rua Antonio Salomão, 35, São Cristóvão, 78850000 - Primavera do Leste, MT - Brasil, Telefone: (66) 34986752
Experiência profissional
2019 - Atual
Colegio Mãe da Divina ProvidênciaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 25
Atividades
-
01/2019
Pesquisa e desenvolvimento, Colégio Mãe da Divina Providência.,Linhas de pesquisa
2018 - Atual
ESCOLA ESTADUAL CREMILDA DE OLIVEIRA VIANAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Pedagogo, Carga horária: 30
2016 - 2017
CPMG Waldemar MundimVínculo: Estatutário, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 30
Outras informações:
Ministrar aulas de Química para alunos de nível médio. Elaborar, executar e acompanhar projetos de pesquisa na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Atividades
-
05/2016
Pesquisa e desenvolvimento, Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte.,Linhas de pesquisa
2015 - 2018
Fundação Antares de Ensino Superior, Pós graduação, Pesquisa e ExtensãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor na área de Educação, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministrar aulas no curso de Complementação Pedagógica, no curso de Pedagogia.
Orientador de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Atividades
-
03/2015
Ensino, Licenciatura Plena em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação Educacional, Educação e Afetividade, Fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos da educação, Fundamentos Legais e Estruturais da Educação Brasileira, História da Educação, Política e Planejamento Educacional, Escola e Inclusão Social
2015 - 2015
Cargill Agricola - MatrizVínculo: Efetivo, Enquadramento Funcional: Técnico de Qualidade, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Analisar e acompanhar a produção de atomatados
Atividades
-
06/2015
Serviços técnicos especializados , Cargill Agricola - Filial GO.,Serviço realizado, Realizar testes e acompanhar amostras de atomatados.
2015 - 2016
Colégio Estadual Albert SabinVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2014
Colégio Estadual Alfredo NasserVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Nível Médio (Contrato), Carga horária: 30
2011 - 2014
Colégio Nossa Senhora AparecidaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuação como professor regente da disciplina de Química na 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio
2010 - 2011
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de GoiásVínculo: Bolsista IC CNPq, Enquadramento Funcional: Aluno de Graduação
2020 - 2021
ROCA EDUCACIONALVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Revisor de Conteúdo
Outras informações:
Revisor de Conteúdo Educacional - Apostilas para cursos de graduação
2022 - Atual
Universidade de CuiabáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações:
Ministrar aula de Química Geral - Curso de Agronomia
Ministrar aula de Microbiologia - Curso de Biomedicina
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Joao Paulo Santos Neves Mendonça e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?