ROBERTO MOREIRA CHAVES

Técnico de Laboratório em Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis da Universidade Federal do Ceará-UFC, lotado no Memorial da UFC, sendo Membro Efetivo do Comitê de Patrimônio Cultural-COMPAC da Universidade, responsável pelo Laboratório de Conservação e Restauro - LACOR do Memorial da UFC e coordenador dos projetos: Plano de Gerenciamento de Riscos e Preservação de Acervos da UFC - PlanGeRPA, Implantação do Sistema de Gerenciamento de Riscos e Preservação de Acervos da UFC - SiGeRPA/UFC e Práticas de Preservação no Laboratório de Conservação e Restauro-LACOR. Mestrando em Arqueologia e Patrimônio Cultural no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia e Patrimônio Cultural da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Especialista em Gestão Cultural pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Graduado em História pela Universidade Federal do Ceará, tendo uma linha de pesquisa voltada para Memória, Patrimônio e Museus, se destacando Projetos ligados ao Patrimônio Cultural, como: Registro do Patrimônio Cultural da Comunidade Quilombola de Alto Alegre(Horizonte-CE) e Projeto de Pesquisa e Registros do Patrimônio Cultural da Ribeira do Curu(em andamento). Integra o Grupo do Núcleo de Estudos sobre Memória e Conflitos Territoriais (COMTER)na função de técnico. Conservador-Restaurador pela Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho(Fortaleza-CE), tendo experiência na área de Conservação e Restauração de Bens Móveis, se destacando projetos Ligados aos seguintes acervos: Memorial da UFC (Fortaleza-CE), Museu de Arte da UFC - MAUC (Fortaleza-CE), Museu Casa de Quinca Moreira (São Gonçalo do Amarante-CE), Casa do Capitão-Mor José de Xerez Furna Uchoa (Sobral-CE), Reserva Técnica da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho(Fortaleza-CE), Museu do Ceará, Arquivo Público do Estado do Ceará, Acervo de Obras Sinhá D'Amora(Centro de Referência do Professor-SECULTFOR), Acervo do Museu Sacro de São José de Ribamar(Aquiraz-CE), Obras Sacras da Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes(Fortaleza-CE) etc; e Imóveis como: Cine São Luís(Fortaleza-CE) e Teatro José de Alencar(Fortaleza-CE) se destacando também os seguintes Projetos: Projeto de Conservação e Restauro Escultura de Gustavo Barroso(Fortaleza-CE), Projeto de Conservação e levantamento Iconográfico em Arte Tumular do Cemitério São João Batista. Fundador e mantenedor da Coleção Moreira Chaves, Acervo em diversos suportes(fotográfico, gráfico, numismático, iconográfico, têxtil, mobiliário etc) que faz referência aos municípios de São Gonçalo do Amarante-CE e São Luís do Curu-CE, sendo também o Fundador e Diretor do Museu Casa de Quinca Moreira(São Gonçalo do Amarante-CE).

Informações coletadas do Lattes em 16/10/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em ARQUEOLOGIA E PATRIMÔNIO CULTURAL

2021 - Atual

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Carlos Alberto Etchevarne.Coorientador: Antonio Gomes de Souza Filho.

Especialização em Gestão Cultural

2018 - 2019

Universidade Estadual Vale do Acaraú
Título: A concepção dos Museus Casa: Um estudo de caso da Implantação do Museu Casa de Quinca Moreira no Ceará.
Orientador: Alexandre Almeida Barbalho

Aperfeiçoamento em Conservação-Restauração de Bens Móveis

2012 - 2014

Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho
Título: Relatório Final dos Cursos. Ano de finalização: 2014

Graduação em História

2014 - 2017

Universidade Federal do Ceará
Título: O Uso de Fontes primárias em Sala de Aula

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2010

E. E. M. Sabino Nunes da Silva.

Formação complementar

2021 - 2021

Extensão universitária em SABERES MUSEOLÓGICOS: GESTÃO EM MUSEUS MUNICIPAIS E COMUNITÁRIOS DO RN. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2018 - 2018

Compreensão Leitora e Língua Inglesa. (Carga horária: 75h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2018 - 2018

Introdução a Gest~çao de Riscos em Segurança da Informação. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2017 - 2017

SEI-UFC: Sistema Eletrônico de Informações. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2017 - 2017

Formação de Multiplicadores em Treinamento de Brigada de Incêndio. (Carga horária: 20h). , JSR Ocupacional, JSR, Brasil.

2017 - 2017

Desenvolvimento de Sites Responsivos e Sistemas WEB.. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2017 - 2017

Criação de Aplicativos para dispositivos móveis. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2016 - 2016

Gestão da Informação e Documentação - Conceitos básicos em Gestão Documenta. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2016 - 2016

Desenvolvimento de Sites dinâmicos, principalmente com o framework: joomla. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Por uma história da política museológica brasileira. (Carga horária: 30h). , Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará, PREX, Brasil.

2015 - 2015

ICA-Atom: Desc., dig., acesso e dif. de documentos. (Carga horária: 16h). , Memorial da Universidade Federal do Ceará-UFC, MEMORIAL UFC, Brasil.

2015 - 2015

Projetos Culturais e Gestão do Patrimônio Cultural. (Carga horária: 6h). , Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza, SECULTFOR, Brasil.

2015 - 2015

Uso do soft. livre de desc. arquivistica ICA-AToM. (Carga horária: 40h). , Memorial da Universidade Federal do Ceará-UFC, MEMORIAL UFC, Brasil.

2015 - 2015

Webdesign: Aprenda a criar sites e disponibilizá-los na internet. (Carga horária: 40h). , Divisão de Formação Profissional - Coord. de Desenvolvimento e Capacitação, DIFOP/PROGEP/UFC, Brasil.

2015 - 2015

Oficina Memória do Mundo na Unesco/Brasil. (Carga horária: 8h). , Arquivo Público do Estado do Ceará, APEC, Brasil.

2014 - 2015

Capac. Gestão de Proj. e Empreendimentos Criativos. (Carga horária: 191h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - DF, SENAC/DF, Brasil.

2014 - 2014

Minicurso: Memória(s) na pesquisa Histórica.. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2014 - 2014

Inov. Nanotecnológicas para limp. e desac. livros. (Carga horária: 3h). , Escola de Belas Artes - Universidade Federal do Rio de Janeiro, EBA - UFRJ, Brasil.

2014 - 2014

Curso de Elaboração de Projetos Culturais. (Carga horária: 45h). , Porto Iracema das Artes - Escola de Formação e Criação do Ceará, P.I.A., Brasil.

2014 - 2014

Tratamento da Documentação de Arquivos Clínicos. (Carga horária: 8h). , Departamento de Ciências da Informação - UFC, DCI-UFC, Brasil.

2014 - 2014

Oficina - Apres. do Prog. Memória do Mundo -UNESCO. (Carga horária: 6h). , Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, UNESCO, Brasil.

2013 - 2014

Cons., Rest. e Organização de Acervo Museologico. (Carga horária: 400h). , Escola de Artes e Oficios Thomaz Pompeu Sobrinho, EAOTPS, Brasil.

2013 - 2013

Fotografia Digital II - Avançada.. (Carga horária: 45h). , Porto Iracema das Artes - Escola de Formação e Criação do Ceará, P.I.A., Brasil.

2013 - 2013

Fotografia Digital I - Introdução. (Carga horária: 45h). , Porto Iracema das Artes - Escola de Formação e Criação do Ceará, P.I.A., Brasil.

2013 - 2013

Cons. e Restauração de Bens Patrimoniais Móveis. (Carga horária: 152h). , Escola de Artes e Oficios Thomaz Pompeu Sobrinho, EAOTPS, Brasil.

2011 - 2013

Qualificação tecnologica. (Carga horária: 192h). , Brasil.com- Cursos Profissionalizantes, BRASIL.COM, Brasil.

2012 - 2012

Oficina Adereço em Couro. (Carga horária: 20h). , Escola de Artes e Oficios Thomaz Pompeu Sobrinho, EAOTPS, Brasil.

2012 - 2012

Conservação de papéis e encadernação. (Carga horária: 104h). , Escola de Artes e Oficios Thomaz Pompeu Sobrinho, EAOTPS, Brasil.

2012 - 2012

Oficina-Gest. Doc. Arq. e Elab. Tab. Temporalidade. (Carga horária: 12h). , Arquivo Público do Estado do Ceará, APEC, Brasil.

2012 - 2012

Form. de Monitores do Proj. Patrimônio Para Todos. (Carga horária: 104h). , Escola de Artes e Oficios Thomaz Pompeu Sobrinho, EAOTPS, Brasil.

2012 - 2012

Oficina de Web Rádio. (Carga horária: 16h). , Escola de Artes e Oficios Thomaz Pompeu Sobrinho, EAOTPS, Brasil.

2012 - 2012

Aperfeiçoamento em Contexto de Trabalho. (Carga horária: 304h). , Escola de Artes e Oficios Thomaz Pompeu Sobrinho, EAOTPS, Brasil.

2010 - 2010

Auxiliar de Escritório. (Carga horária: 40h). , Colégio Avançar, C.A., Brasil.

2010 - 2010

Administração e Relações Humanas. (Carga horária: 40h). , CPAC - Consultoria e Treinamentos, CPAC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Patrimônio.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Museologia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: Conservação-Restauração.

Organização de eventos

HOLANDA, G. S. ; GUERRA, G. S. ; VIEIRA, M. J. . Exposição "Cadeiras: conexões afetivas entre design, tempo e história?. 2022. (Exposição).

III Seminário História e Patrimônio Cultural da Anpuh. 2021. (Outro).

VII Congresso Nacional de Arquivologia - CNA. 2016. (Congresso).

3° ARQUIFES - Fórum Regional de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior do Norte e Nordeste.. 2015. (Outro).

Participação em eventos

III Seminário História e Patrimônio Cultural. 2021. (Seminário).

II Seminário do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia e Patrimônio Cultural.Elaboração do Diagnóstico do Estado de Conservação das Cerâmicas Arqueológicas do Sítio Jericoacoara I.. 2021. (Seminário).

I Seminário Museus e Coleções da UFC - Reflexões Contemporâneas.. 2021. (Seminário).

IV Fórum de Acervos Arqueológicos: Políticas de Coleções. 2021. (Outra).

Encontros Universitários - 2016. 2017. (Encontro).

Encontros Universitários - 2017. 2017. (Encontro).

Palestra Conservação preservação de obras. 2017. (Outra).

XII Semana do Patrimônio de São Paulo. 2017. (Outra).

III Simpósio SENAI / ABER de Inovação, desenvolvimento e Tecnologia na Preservação de Acervos.CRIAÇÃO DE SISTEMA COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO DO PROJETO PLANO DE GERENCIAMENTO DE RISCO E PRESERVAÇÃO DE ACERVO DA UFC.. 2016. (Simpósio).

VII Congresso Nacional de Arquivologia - CNA. O USO DO ATOM EM ARQUIVOS PESSOAIS: em busca da preservação e difusão da memória coletiva. 2016. (Congresso).

3° ARQUIFES - Fórum Regional de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior do Norte e Nordeste.. 2015. (Outra).

III Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura.A Exposição Vaqueiros na Interface da Educação Patrimonial. 2015. (Encontro).

III Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura. 2015. (Encontro).

VI Seminário do Patrimônio Cultural. 2015. (Seminário).

"Semana dos 50 anos do Golpe - Ditadura Nunca Mais". 2014. (Seminário).

5° Seminário Patrimônio - Educar / Valorizar / Preservar. 2014. (Seminário).

III Colóquio Marx: Marx, Marxismo e Religião.. 2014. (Outra).

III Semana Carioca de Preservação e V Jornada de Conservação-Restauração: "Conservação e Tecnologia: Caminhos e Inovação".. 2014. (Congresso).

III Seminário Internacional de Informação para a Saúde.. 2014. (Seminário).

Palestra "Curadoria Digital: Redimensionando o papel das bibliotecas na era da informação". 2014. (Outra).

4° Seminário do Patrimônio - Fortaleza entre emblemas, signos e sinais. 2013. (Seminário).

Feira da Musica 2013 - Oficina História da Musica Popular Cearense.. 2013. (Oficina).

Minicurso: Ensino de História: Pesquisa, Fonte e Educação - XVII Semana de História UECE-Universidade Estadual do Ceará.. 2013. (Outra).

Minicurso - História Oral:Uma opção Metodológica Transdisciplinar - XVII Semana de História; UECE-Universidade Estadual do Ceará. 2013. (Outra).

PALEO 2013 NE - Reunião Anual Regional da Sociedade Brasileira de Paleontologia. 2013. (Encontro).

Semana de História UFC 2013 - América(s): Sociedade, cultura e conflitos.. 2013. (Outra).

I Seminário de Preservação de Bens Móveis e Integrados do Ceará. 2012. (Seminário).

Orientou

Manuele Fernanda Rocha de Castro

Conservação Preventiva de Coleções: o Registro, Organização e Acondicionamento como preservação da Memória; ; 2018; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Roberto Moreira Chaves;

Jarlison Silva do Vale

A ANÁLISE ESTATÍSTICA E PRESERVAÇÃO DE ACERVOS: A EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE DOCUMENTAÇÃO CULTURAL - NUDOC/UFC; 2017; Orientação de outra natureza; (Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Roberto Moreira Chaves;

Jose Danilo Martins Vieira

APLICAÇÃO DO 5S COMO SUBSÍDIO A PRESERVAÇÃO DE ACERVOS HISTÓRICOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Roberto Moreira Chaves;

Patrícia Souza Santos

CONSERVAÇÃO DE DOCUMENTOS HISTÓRICOS DA UFC: O PROCESSO DE CONSERVAÇÃO DOS BOLETINS E FOTOGRAFIAS DO MEMORIAL DA UFC COMO MEIO DE PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA UNIVERSITÁRIA; ; 2017; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Roberto Moreira Chaves;

Manuele Fernanda Rocha de Castro

CONSERVAÇÃO PREVENTIVA DE COLEÇÕES: O REGISTRO, ORGANIZAÇÃO E ACONDICIONAMENTO COMO PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA; ; 2017; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Roberto Moreira Chaves;

EDUARDO PEREIRA TOMAZ

REVISANDO INSTALAÇÕES ELÉTRICAS OBSOLETAS: A PROPOSTA DE ELABORAÇÃO SISTEMÁTICA E MANUTENÇÃO PREVENTIVA DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DO NUDOC/UFC; ; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Roberto Moreira Chaves;

Maria Lígia Farias Costa

UMA ANÁLISE DOS POLUENTES ALIADA AO PLANO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E PRESERVAÇÃO DE ACERVOS DA UFC; ; 2017; Orientação de outra natureza; (Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Roberto Moreira Chaves;

CLAUDIO VICTOR ARAGAO FELIX

CRIAÇÃO DE SISTEMA COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO DO PROJETO PLANO DE GERENCIAMENTO DE RISCO E PRESERVAÇÃO DE ACERVO DA UFC; ; 2016; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Roberto Moreira Chaves;

Cristiane Santos da Justa

PROCEDIMENTOS DE ORGANIZAÇÃO, HIGIENIZAÇÃO E CONSERVAÇÃO NO PROJETO: TRATAMENTO TÉCNICO E DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO DOCUMENTAL DA PASTORAL INDIGENISTA/CENTRO DE DEFESA E PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS/CDPDH DA ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA; ; 2016; Orientação de outra natureza; (Biblioteconomia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Roberto Moreira Chaves;

Emmanuel Rodrigues Andrade

PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DOS AGENTES DE RISCO DO NÚCLEO DE DOCUMENTAÇÃO CULTURAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - NUDOC/UFC; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Roberto Moreira Chaves;

Luciana Nascimento de Oliveira

PRÁTICAS DE CONSERVAÇÃO NO LABORATÓRIO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO - LACOR DO MEMORIAL DA UFC; 2016; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Roberto Moreira Chaves;

Produções bibliográficas

  • 2019 NOBRE, J. N. S. . Conservação de Acervos Arqueológicos: a modernização da reserva da Casa do Capitão-MOR José de Xerez Furna Uchoa. MOSAICO (GOIÂNIA) , v. 12, p. 195-209, 2019.

  • 2018 Restauração de uma memória: perspectiva de preservação da sede da Fazenda Salgado dos Moreiras. Revista Restauro , v. 1, p. 01-23, 2018.

  • Instâncias de preservação do patrimônio cultural da UFC.. In: Graciele Karine Siqueira; Karla Karoline Vieira Lopes; Larisse Macêdo de Almeida; Maria Josiane Vieira; Saulo Moreno Rocha.. (Org.). I Seminário Museus e Coleções da UFC ? Reflexões Contemporâneas. 1ed.Fortaleza: MAUC, 2021, v. 1, p. 94-105.

  • NASCIMENTO, V. L. C. ; MOURA, P. S. . A exposição vaqueiros na interface da educação patrimonial. In: III Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura, 2016, Crato-CE. III Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura. Juazeiro do Norte-CE: Universidade Federal do Cariri, 2016. v. 18. p. 88-98.

  • BEVILÁQUA, G. C. ; GUERRA, G. S. . O USO DO ATOM EM ARQUIVOS PESSOAIS: em busca da preservação e difusão da memória coletiva. In: VII Congresso Nacional de Arquivologia - CNA, 2016, Fortaleza. VII Congresso Nacional de Arquivologia - CNA. João Pessoa: Revista Analisando em Ciência da Informação - RACIn, 2016. v. 4. p. 965-967.

  • Restauração de uma memória: perspectiva de preservação da sede da Fazenda Salgado dos Moreiras. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Gerenciamento de Riscos e Preservação de Acervos da UFC. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Palestra Preservação e Conservação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Palestra Conservação Preventiva e Técnicas de Restauro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • O uso de fontes primárias em Sala de Aula. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Palestra Conservação de Acervos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BEVILÁQUA, G. C. . O Desenvolvimento de Ferramentas Tecnológicas e Informativas como Instrumento de Atuação do Planoo de Gerenciamento de Risco e Preservação de Acervos da UFC. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BEVILÁQUA, G. C. ; GUERRA, G. S. . O USO DO ATOM EM ARQUIVOS PESSOAIS: em busca da preservação e difusão da memória coletiva. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NASCIMENTO, V. L. C. ; MOURA, P. S. . A Exposição Vaqueiros na Interface da Educação Patrimonial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Palestra Coleções particulares em torno de uma memória coletiva: conhecendo a coleção Moreira Chaves.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Palestra Ação Educativa-Oficina das Memórias: Conhecendo a Coleção Moreira Chaves. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Oficinas das Memórias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • HOLANDA, G. S. . Cátalogo da Coleção Cadeiras do Memorial da UFC. Fortaleza: Imprensa Universitária da UFC, 2023 (Catálogo).

  • SANTOS, E. F. ; NOBRE, J. N. S. ; BEZERRA, A. P. G. ; ARAUJO, N. S. . Fragmentos da História de Sobral: Catálogo do Acervo Arqueológico da Casa do Capitão-Mor. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2017 (Catálogo).

Outras produções

Diagnóstico do Estado de Conservação das Obras de Artes do Gabinete do Banco do nordeste. 2016.

MACHADO, D. L. ; SANTOS, P. A. ; BEZERRA, A. P. G. ; FREIRES, B. A. ; SANTOS, G. A. X. J. ; FAGUNDES, M. ; VIEIRA, P. B. ; NASCIIMENTO, R. A. M. ; SOUZA, L. J. N. ; NASCIMENTO, M. R. F. G. ; GOMES, S. H. S. ; SILVA, T. R. V. ; CAVALCANTE NETO, J. M. ; SILVA, E. L. S. . Relatório Final do Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico na Área de Implantação dos canteiros de Obra do Conjunto Eólico Santo Agostinho, nos Municipios de Lages e Pedro Avelino, Rio Grande do Norte (Processo Iphan n° 01421.000005/2021-87). 2021.

MACHADO, D. L. ; MATOS, F. A. S. ; BEZERRA, A. P. G. ; FREIRES, B. A. ; SANTOS, G. A. X. J. ; FAGUNDES, M. ; VIEIRA, P. B. ; NASCIIMENTO, R. A. M. ; SILVA, E. L. S. ; SOUZA, L. J. N. ; NASCIMENTO, M. R. F. G. ; GOMES, S. H. S. ; SILVA, T. R. V. ; CAVALCANTE NETO, J. M. . Relatório Final do Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico na Área de Implantação do Acesso Externo ao Conjunto Eólico Santo Agostinho, no Município de Lages, Rio Grande do Norte (Processo Iphan n° 01421.000003/2021-98. 2021.

MACHADO, D. L. ; COSTA, M. M. S. ; BEZERRA, A. P. G. ; FREIRES, B. A. ; SANTOS, G. A. X. J. ; SILVA, E. L. S. ; NOBRE, J. N. S. ; NASCIMENTO, M. R. F. G. ; FAGUNDES, M. ; VIEIRA, P. B. ; NASCIIMENTO, R. A. M. ; SILVA, T. R. V. . Relatório Final do Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico na Área de Implantação do Conjunto Eólico Santo Agostinho (Fase 1), nos municípios de Lajes e Pedro Avelino, Rio Grande do Norte (Processo Iphan n° 01421.002044/2015-71). 2021.

MACHADO, D. L. ; COSTA, M. M. S. ; BEZERRA, A. P. G. ; FREIRES, B. A. ; SANTOS, G. A. X. J. ; FAGUNDES, M. ; VIEIRA, P. B. ; NASCIIMENTO, R. A. M. ; SILVA, T. R. V. . Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico na Área de Implantação do Conjunto Eólico Santo Agostinho (Fase 1), nos municípios de Lages e Pedro Avelino, Rio Grande do Norte (Processo Iphan n° 01421.0020044/2015-71). 2021.

MACHADO, D. L. ; SANTOS, P. A. ; BEZERRA, A. P. G. ; FREIRES, B. A. ; SANTOS, G. A. X. J. ; FAGUNDES, M. ; VIEIRA, P. B. ; NASCIIMENTO, R. A. M. . Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico na Área de Implantação dos Canteiros de Obras do Conjunto Eólico Santo Agostinho, no municípios de Lajes e Pedro Avelino, Rio Grande do Norte (Processo Iphan n° 01421.000005/2021-87). 2021.

MACHADO, D. L. ; MATOS, F. A. S. ; BEZERRA, A. P. G. ; FREIRES, B. A. ; SANTOS, G. A. X. J. ; FAGUNDES, M. ; VIEIRA, P. B. ; VIEIRA, R. F. . Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico na Área de Implantação do Acesso Externo ao Conjunto Eólico Santo Agostinho, no município de Lajes, Rio Grande do Norte (Processo Iphan n° 01421.000003/2021-98). 2021.

Projeto de Conservação e Restauro da Sede da Fazendo Salgado dos Moreiras. 2015.

Diagnóstico do Estado de Conservação da Sede da Fazenda Salgado dos Moreiras. 2015.

Cearense constrói casa-museu que conta história do sertão a partir de objetos de família.. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

DUARTE JUNIOR, R. ; SANTOS, L. E. ; GONCALVES, F. J. M. ; OLIVEIRA, L. D. S. ; PINTO, V. B. ; SILVA, F. F. . Mesa 2: Instâncias de preservação do patrimônio cultural na UFC. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Laudo de Conservação das obras coletadas em Fortaleza-CE para a Exposição 'Chico da Silva e o ateliê do Pirambu' realizada na Pinacoteca de São Paulo.. 2023. (Conservação-Restauração).

Curso ?Inventário e Catalogação de Acervos? e ?Princípios básicos de conservação de acervos de indumentárias?,. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Laudo de conservação na Coleta das Obras em Fortaleza-CE para a Exposição 'Raio-que-o-parta: ficções do moderno no Brasil' que ocorreu no SESC 24 de maio (São Paulo-SP).. 2022. (Conservação-Restauração).

Laudo de conservação na Coleta das Obras em Fortaleza-CE para a Exposição 'Centelhas em Movimento' que ocorreu no Instituto Tomie Ohtake (São Paulo-SP)... 2022. (Conservação-Restauração).

Laudo de conservação na Coleta das Obras para a Exposição 'Cadeiras: conexões afetivas entre design, tempo e história' que ocorreu no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Fortaleza-CE).. 2022. (Conservação-Restauração).

Laudo de conservação na Coleta das Obras em Fortaleza-CE para a Exposição 'A Parábola do progresso' que ocorreu no SESC Pompéia (São Paulo-SP).. 2022. (Conservação-Restauração).

Laudo de conservação na Coleta das Obras para a exposição ?Tempo Presente em Nós: design, memória e inovação? que ocorreu no Centro de Design do Ceará (Fortaleza-CE).. 2022. (Conservação-Restauração).

Laudo de conservação na Coleta das Obras em Fortaleza-CE para a Exposição 'Moderno Onde? Moderno Quando?' que ocorreu no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP).. 2021. (Conservação-Restauração).

Laudo de conservação na Coleta das Obras em Fortaleza-CE para a exposição ?Agnaldo Manuel do Santos ? A Conquista da Modernidade? que ocorreu na Galeria Almeida & Dale (São Paulo-SP).. 2021. (Conservação-Restauração).

Laudo de conservação na Coleta das Obras em Fortaleza-CE para a Exposição 'Biblioteca Floresta' no SESC Belenzinho (São Paulo-SP). 2021. (Conservação-Restauração).

Laudo de conservação na Coleta das Obras em Fortaleza-CE para a Exposição 'Composições para tempos insurgentes' que ocorreu no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM RIO). 2021. (Conservação-Restauração).

Curso de Conservação de acervos gráficos. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Oficina de preservação de Acervos gráficos. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Curso de conservação e preservação de acervos gráficos.. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Laudo de conservação na Coleta das Obras em Fortaleza-CE para a Exposição 'À Nordeste' que ocorreu no SESC 24 de maio (São Paulo-SP).. 2019. (Conservação-Restauração).

Laudo de conservação, referente a devolução das Obras em Fortaleza-CE da Exposição 'Tarsila Popular' que ocorreu no Museu de Arte de São Paulo (MASP).. 2019. (Conservação-Restauração).

Laudo de conservação na Coleta das Obras em Fortaleza-CE para a Exposição 'Arte-Veículo' que ocorreu no SESC Santos (Santos-SP). 2019. (Conservação-Restauração).

Curso de Conservação de Acervos Gráficos. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Curso de Gerenciamento de Riscos em Acervos: o papel da conservação na prevenção dos agentes de riscos. 2018. .

Curso de Preservação de Acervos Gráficos. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VIEIRA, M. J. . Laudo de conservação na Chegada e Saída das Obras para a Exposição 'Mostra Santos-Dumont ? Coleção Brasiliana Itaú' promovida pelo Itaú Cultural, que ocorreu no Espaço Cultural Unifor (Fortaleza-CE).. 2018. (Conservação-Restauração).

Laudo de conservação na Coleta e devolução das Obras em Fortaleza-CE que integraram a Exposição 'Lasar Segall: ensaio sobre a cor' que ocorreu no SESC 24 de maio (São Paulo-SP). 2018. (Conservação-Restauração).

Curso Preservação de Acervos: técnicas de conservação aplicadas à fotografia e ao papel.. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Preservação de Acervos: Técnicas de Conservação aplicadas à fotografia e ao papel. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VIEIRA, M. J. . Curso de Conservação Preventiva e Conservação Expositiva. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Curso de Introdução a Conservação e Encadernação de Livros. 2017. .

Ação de Capacitação: Preservação de Acervos: Técnicas de Conservação Aplicadas a Bens Gráficos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Oficina de Conservação Preventiva e Curativa de Acervos Gráficos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Curso de Higienização e Conservação de Acervos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Introdução à Conservação de Bens Gráficos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Introdução a Conservação e Preservação de Acervos Bibliográficos.. 2016. .

Oficina de Conservação Preventiva e Curativa de Papéis. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Técnicas de Conservação e Preservação de Bens Gráficos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Introdução à Conservação de bens gráficos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Oficina de Educação Patrimônial. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Oficina Aquisição e Preservação de Acervos para a Implantação do Museu de Amontada. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Oficina 'Da bolinha de meia á cafusa'. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Oficina 'Caretas Contemporâneos'. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Relatório do Projeto de conservação-Restauração da escultura em madeira policromada de São Miguel Arcanjo.. 2014. (Conservação-Restauração).

Relatório do Processo de Conservação-Restauração da Obra artística do 'Boticário Ferreira'.. 2014. (Conservação-Restauração).

Relatório da Conservação Preventiva do Acervo Bibliográfico do Museu do Ceará (Fortaleza-CE). 2014. (Conservação-Restauração).

CAMPOS, F. D. B. ; SILVA FILHO, A. V. . Relatório de Restauro da Escultura que Representa Santa Maria Goretti, referente ao Acervo da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, Fortaleza-CE.. 2013. (Conservação-Restauração).

Relatório do Levantamento Iconográfico do Tumulo 'Símbolo de Gloria e nobreza da Família Cunha'.. 2013. (Conservação-Restauração).

LEITE NETO, J. A. . Oficina Patrimônio Para Todos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Projeto de Registro do Patrimônio Cultural da Ribeira do Curu, Descrição: Com os acervos Maria Oneide de Oliveira Chaves - MOOC e Maria Augusta da Silva Moreira ? MASM há a percepção que para além de só coletar era necessário criar um projeto de registro da imaterialidade por trás dos objetos nascendo assim em 2013 o projeto de registro do Patrimônio Cultural da Ribeira do Curu que foi sendo desenvolvido inicialmente na comunidade de Salgado dos Moreiras. Este projeto deu origem a Exposição Salgado dos Moreiras contendo relatos dos primeiros moradores da comunidade. Com o projeto de registro do patrimônio Cultural da Comunidade percebe-se que muita das histórias e do patrimônio da comunidade estava sendo esquecido a medida que iam morrendo os mais antigos, pois não existia registro dessas histórias. Assim, o Projeto de do Patrimônio Cultural da Ribeira do Curu tem como desdobramento a constituição de um acervo material formado por materiais elaborados pelos moradores ou até mesmo por um acervo digital que se encontra sob salvaguarda do Museu Casa de Quinca Moreira. Em 2021 o Museu foi contemplado com a Lei Aldir Blanc da Secretaria de Cultura do Estado com a Fase 1 do projeto de Registro do Patrimônio Cultural da Ribeira do Curu, na qual desenvolveu as ações de registro nos municípios de São Gonçalo do Amarante-CE e São Luís Do Curu-CE, tendo um total de 40 comunidades visitadas e 214 entrevistas realizadas, associadas a 303 bens registrados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roberto Moreira Chaves - Coordenador.

Projetos de desenvolvimento

  • 2016 - Atual

    Plano de Gerenciamento de Riscos e Preservação de Acervos da UFC, Descrição: O Plano de Gerenciamento de Riscos e Preservação de Acervos da UFC tem como objetivo o mapeamento dos agentes de riscos dos acervos da instituição para propor ações que proporcionem a estabilização ou eliminação desses agentes nos acervos da UFC a partir do desenvolvimento de ferramentas tecnológicas e informativas, visando a elaboração de canais de comunicação com a comunidade da Universidade, sobretudo aqueles que atuam diretamente com estes acervos, para qualquer situação de risco nos bens culturais gráficos da UFC.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberto Moreira Chaves - Coordenador / Gregory Campos Beviláqua - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2016 - Atual

    Plano de Gerenciamento de Riscos e Preservação de Acervos da UFC, Descrição: O Plano de Gerenciamento de Riscos e Preservação de Acervos da UFC tem como objetivo o mapeamento dos agentes de riscos dos acervos da instituição para propor ações que proporcionem a estabilização ou eliminação desses agentes nos acervos da UFC a partir do desenvolvimento de ferramentas tecnológicas e informativas, visando a elaboração de canais de comunicação com a comunidade da Universidade, sobretudo aqueles que atuam diretamente com estes acervos, para qualquer situação de risco nos bens culturais gráficos da UFC.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberto Moreira Chaves - Coordenador / Gregory Campos Beviláqua - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2016 - Atual

    Plano de Gerenciamento de Riscos e Preservação de Acervos da UFC, Descrição: O Plano de Gerenciamento de Riscos e Preservação de Acervos da UFC tem como objetivo o mapeamento dos agentes de riscos dos acervos da instituição para propor ações que proporcionem a estabilização ou eliminação desses agentes nos acervos da UFC a partir do desenvolvimento de ferramentas tecnológicas e informativas, visando a elaboração de canais de comunicação com a comunidade da Universidade, sobretudo aqueles que atuam diretamente com estes acervos, para qualquer situação de risco nos bens culturais gráficos da UFC.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberto Moreira Chaves - Coordenador / Gregory Campos Beviláqua - Integrante / Eduardo Pereira Tomaz - Integrante / Maria Ligia Farias Costa - Integrante / Jarlison Silva do Vale - Integrante / José Danilo Martins Vieira - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2

  • 2016 - Atual

    Plano de Gerenciamento de Riscos e Preservação de Acervos da UFC, Descrição: O Plano de Gerenciamento de Riscos e Preservação de Acervos da UFC tem como objetivo o mapeamento dos agentes de riscos dos acervos da instituição para propor ações que proporcionem a estabilização ou eliminação desses agentes nos acervos da UFC a partir do desenvolvimento de ferramentas tecnológicas e informativas, visando a elaboração de canais de comunicação com a comunidade da Universidade, sobretudo aqueles que atuam diretamente com estes acervos, para qualquer situação de risco nos bens culturais gráficos da UFC.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberto Moreira Chaves - Coordenador / Gregory Campos Beviláqua - Integrante / Eduardo Pereira Tomaz - Integrante / Maria Ligia Farias Costa - Integrante / Jarlison Silva do Vale - Integrante / José Danilo Martins Vieira - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 6

  • 2018 - Atual

    Implantação do Sistema de Gerenciamento de Riscos e Preservação de Acervos da UFC - SiGeRPA, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2017 - Atual

    Práticas alternativas de Conservação no LAboratório de Conservação e Restauro-LACOR, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2016 - Atual

    Plano de Gerenciamento de Riscos e Preservação de Acervos da UFC - PlanGeRPA/UFC, Descrição: O Plano de Gerenciamento de Riscos e Preservação de Acervos da UFC tem como objetivo o mapeamento dos agentes de riscos dos acervos da instituição para propor ações que proporcionem a estabilização ou eliminação desses agentes nos acervos da UFC a partir do desenvolvimento de ferramentas tecnológicas e informativas, visando a elaboração de canais de comunicação com a comunidade da Universidade, sobretudo aqueles que atuam diretamente com estes acervos, para qualquer situação de risco nos bens culturais gráficos da UFC.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2018 - Atual

    Implantação do Sistema de Gerenciamento de Riscos e Preservação de Acervos da UFC - SiGeRPA, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberto Moreira Chaves - Integrante / Gregory Campos Beviláqua - Coordenador / Samuel da Silveira - Integrante / Gabriel de Melo Bastos - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Práticas alternativas de Conservação no LAboratório de Conservação e Restauro-LACOR, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberto Moreira Chaves - Coordenador / Senara de Sousa Marcelino - Integrante / Alexsandro Damásio de Oliveira Pereira - Integrante / Andreza Hanna Mesquita de Almeida - Integrante., Número de orientações: 3

  • 2016 - Atual

    Plano de Gerenciamento de Riscos e Preservação de Acervos da UFC - PlanGeRPA/UFC, Descrição: O Plano de Gerenciamento de Riscos e Preservação de Acervos da UFC tem como objetivo o mapeamento dos agentes de riscos dos acervos da instituição para propor ações que proporcionem a estabilização ou eliminação desses agentes nos acervos da UFC a partir do desenvolvimento de ferramentas tecnológicas e informativas, visando a elaboração de canais de comunicação com a comunidade da Universidade, sobretudo aqueles que atuam diretamente com estes acervos, para qualquer situação de risco nos bens culturais gráficos da UFC.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberto Moreira Chaves - Coordenador / Gregory Campos Beviláqua - Integrante / Eduardo Pereira Tomaz - Integrante / Maria Ligia Farias Costa - Integrante / Jarlison Silva do Vale - Integrante / José Danilo Martins Vieira - Integrante / Samuel da Silveira - Integrante / Gabriel de Melo Bastos - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 6

  • 2018 - Atual

    Implantação do Sistema de Gerenciamento de Riscos e Preservação de Acervos da UFC - SiGeRPA, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberto Moreira Chaves - Integrante / Gregory Campos Beviláqua - Coordenador / Samuel da Silveira - Integrante / Gabriel de Melo Bastos - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Práticas alternativas de Conservação no LAboratório de Conservação e Restauro-LACOR, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberto Moreira Chaves - Coordenador / Senara de Sousa Marcelino - Integrante / Alexsandro Damásio de Oliveira Pereira - Integrante / Andreza Hanna Mesquita de Almeida - Integrante., Número de orientações: 3

  • 2016 - Atual

    Plano de Gerenciamento de Riscos e Preservação de Acervos da UFC - PlanGeRPA/UFC, Descrição: O Plano de Gerenciamento de Riscos e Preservação de Acervos da UFC tem como objetivo o mapeamento dos agentes de riscos dos acervos da instituição para propor ações que proporcionem a estabilização ou eliminação desses agentes nos acervos da UFC a partir do desenvolvimento de ferramentas tecnológicas e informativas, visando a elaboração de canais de comunicação com a comunidade da Universidade, sobretudo aqueles que atuam diretamente com estes acervos, para qualquer situação de risco nos bens culturais gráficos da UFC.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberto Moreira Chaves - Coordenador / Gregory Campos Beviláqua - Integrante / Eduardo Pereira Tomaz - Integrante / Maria Ligia Farias Costa - Integrante / Jarlison Silva do Vale - Integrante / José Danilo Martins Vieira - Integrante / Samuel da Silveira - Integrante / Gabriel de Melo Bastos - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 6

  • 2018 - Atual

    Implantação do Sistema de Gerenciamento de Riscos e Preservação de Acervos da UFC - SiGeRPA, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberto Moreira Chaves - Integrante / Gregory Campos Beviláqua - Coordenador / Samuel da Silveira - Integrante / Gabriel de Melo Bastos - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Práticas alternativas de Conservação no LAboratório de Conservação e Restauro-LACOR, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberto Moreira Chaves - Coordenador / Senara de Sousa Marcelino - Integrante / Alexsandro Damásio de Oliveira Pereira - Integrante / Andreza Hanna Mesquita de Almeida - Integrante., Número de orientações: 3

  • 2016 - Atual

    Plano de Gerenciamento de Riscos e Preservação de Acervos da UFC - PlanGeRPA/UFC, Descrição: O Plano de Gerenciamento de Riscos e Preservação de Acervos da UFC tem como objetivo o mapeamento dos agentes de riscos dos acervos da instituição para propor ações que proporcionem a estabilização ou eliminação desses agentes nos acervos da UFC a partir do desenvolvimento de ferramentas tecnológicas e informativas, visando a elaboração de canais de comunicação com a comunidade da Universidade, sobretudo aqueles que atuam diretamente com estes acervos, para qualquer situação de risco nos bens culturais gráficos da UFC.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberto Moreira Chaves - Coordenador / Gregory Campos Beviláqua - Integrante / Eduardo Pereira Tomaz - Integrante / Maria Ligia Farias Costa - Integrante / Jarlison Silva do Vale - Integrante / José Danilo Martins Vieira - Integrante / Samuel da Silveira - Integrante / Gabriel de Melo Bastos - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 6

  • 2018 - Atual

    Implantação do Sistema de Gerenciamento de Riscos e Preservação de Acervos da UFC - SiGeRPA, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberto Moreira Chaves - Integrante / Gregory Campos Beviláqua - Coordenador / Samuel da Silveira - Integrante / Gabriel de Melo Bastos - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Práticas alternativas de Conservação no LAboratório de Conservação e Restauro-LACOR, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberto Moreira Chaves - Coordenador / Senara de Sousa Marcelino - Integrante / Alexsandro Damásio de Oliveira Pereira - Integrante / Andreza Hanna Mesquita de Almeida - Integrante., Número de orientações: 3

  • 2016 - Atual

    Plano de Gerenciamento de Riscos e Preservação de Acervos da UFC - PlanGeRPA/UFC, Descrição: O Plano de Gerenciamento de Riscos e Preservação de Acervos da UFC tem como objetivo o mapeamento dos agentes de riscos dos acervos da instituição para propor ações que proporcionem a estabilização ou eliminação desses agentes nos acervos da UFC a partir do desenvolvimento de ferramentas tecnológicas e informativas, visando a elaboração de canais de comunicação com a comunidade da Universidade, sobretudo aqueles que atuam diretamente com estes acervos, para qualquer situação de risco nos bens culturais gráficos da UFC.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberto Moreira Chaves - Coordenador / Gregory Campos Beviláqua - Integrante / Eduardo Pereira Tomaz - Integrante / Maria Ligia Farias Costa - Integrante / Jarlison Silva do Vale - Integrante / José Danilo Martins Vieira - Integrante / Samuel da Silveira - Integrante / Gabriel de Melo Bastos - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 6

  • 2018 - Atual

    Implantação do Sistema de Gerenciamento de Riscos e Preservação de Acervos da UFC - SiGeRPA, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberto Moreira Chaves - Integrante / Gregory Campos Beviláqua - Coordenador / Samuel da Silveira - Integrante / Gabriel de Melo Bastos - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Práticas alternativas de Conservação no LAboratório de Conservação e Restauro-LACOR, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberto Moreira Chaves - Coordenador / Senara de Sousa Marcelino - Integrante / Alexsandro Damásio de Oliveira Pereira - Integrante / Andreza Hanna Mesquita de Almeida - Integrante., Número de produções C, T & A: 3

  • 2016 - Atual

    Plano de Gerenciamento de Riscos e Preservação de Acervos da UFC - PlanGeRPA/UFC, Descrição: O Plano de Gerenciamento de Riscos e Preservação de Acervos da UFC tem como objetivo o mapeamento dos agentes de riscos dos acervos da instituição para propor ações que proporcionem a estabilização ou eliminação desses agentes nos acervos da UFC a partir do desenvolvimento de ferramentas tecnológicas e informativas, visando a elaboração de canais de comunicação com a comunidade da Universidade, sobretudo aqueles que atuam diretamente com estes acervos, para qualquer situação de risco nos bens culturais gráficos da UFC.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberto Moreira Chaves - Coordenador / Gregory Campos Beviláqua - Integrante / Eduardo Pereira Tomaz - Integrante / Maria Ligia Farias Costa - Integrante / Jarlison Silva do Vale - Integrante / José Danilo Martins Vieira - Integrante / Samuel da Silveira - Integrante / Gabriel de Melo Bastos - Integrante., Número de produções C, T & A: 7

  • 2018 - Atual

    Implantação do Sistema de Gerenciamento de Riscos e Preservação de Acervos da UFC - SiGeRPA, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberto Moreira Chaves - Coordenador / Gregory Campos Beviláqua - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Práticas alternativas de Conservação no LAboratório de Conservação e Restauro-LACOR, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberto Moreira Chaves - Coordenador., Número de produções C, T & A: 3

  • 2016 - Atual

    Plano de Gerenciamento de Riscos e Preservação de Acervos da UFC - PlanGeRPA/UFC, Descrição: O Plano de Gerenciamento de Riscos e Preservação de Acervos da UFC tem como objetivo o mapeamento dos agentes de riscos dos acervos da instituição para propor ações que proporcionem a estabilização ou eliminação desses agentes nos acervos da UFC a partir do desenvolvimento de ferramentas tecnológicas e informativas, visando a elaboração de canais de comunicação com a comunidade da Universidade, sobretudo aqueles que atuam diretamente com estes acervos, para qualquer situação de risco nos bens culturais gráficos da UFC.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Roberto Moreira Chaves - Coordenador / Gregory Campos Beviláqua - Integrante., Número de produções C, T & A: 7

Prêmios

2020

Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Ceará, Memorial UFC. , Avenida da Universidade - de 2801/2802 ao fim, Benfica, 60020181 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (085) 33667300, Ramal: 7930

Experiência profissional

2014 - Atual

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico de Lab. de Cons.e Rest.Bens C. Móveis, Carga horária: 40

Outras informações:
Exercendo o Cargo no Memorial da Universidade Federal do Ceará.

Atividades

  • 08/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Gabinete do Reitor.,Cargo ou função, Membro do Comitê de Patrimônio Cultural - COMPAC/UFC.

  • 01/2015

    Direção e administração, Laboratório de Conservação e Restauro - LACOR do Memorial da UFC.,Cargo ou função, Responsável pelo Laboratório de Conservação e Restauro - LACOR do Memorial da UFC..

  • 01/2022

    Serviços técnicos especializados , Memorial UFC.,Serviço realizado, Conservação preventiva e curativa do acervo para a exposição ?Cadeiras: conexões afetivas entre design, tempo e história?.

  • 10/2021 - 10/2021

    Serviços técnicos especializados , Memorial UFC.,Serviço realizado, Diagnóstico do Estado de conservação do acervo do Memorial da UFC.

  • 07/2021 - 07/2021

    Serviços técnicos especializados , Gabinete do Reitor.,Serviço realizado, Diagnóstico do Estado de conservação de telas da galeria dos ex-reitores da Universidade Federal do Ceará.

  • 01/2015 - 03/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Administração.,Cargo ou função, Membro Efetivo da Comissão Permanente de Avaliação de Documentação - CPAD.

  • 02/2021 - 02/2021

    Serviços técnicos especializados , Memorial UFC, Laboratório de Conservação e Restauro - LACOR.,Serviço realizado, Elaboração do Diagnóstico do Estado de conservação da obra Casa de Jangadeiro do artista Raimundo Cela.

  • 02/2021 - 02/2021

    Serviços técnicos especializados , Museu de Artes da UFC - MAUC.,Serviço realizado, Diagnóstico do Estado de conservação da obra Sem título do artista Mário Barata.

  • 12/2019 - 12/2019

    Serviços técnicos especializados , Centro de Humanidades, Departamento de Letras Vernáculas.,Serviço realizado, Diagnóstico de conservação do Acervo do Departamento de Letras Vernáculas Centro de Humanidades da UFC.

  • 11/2019 - 11/2019

    Serviços técnicos especializados , Memorial UFC, Laboratório de Conservação e Restauro - LACOR.,Serviço realizado, Elaboração do Diagnóstico Instrução do Processo de conservação e intervenção de restauração do Salão Dourado da Reitoria da UFC.

  • 04/2019 - 04/2019

    Serviços técnicos especializados , Instituto de Cultura e Arte.,Serviço realizado, Diagnóstico do estado de conservação e plano de melhorias dos espaços de guarda da Materioteca do Instituto de Cultura e Arte - ICA da Universidade Federal do Ceará - UFC.

  • 07/2018 - 07/2018

    Serviços técnicos especializados , Pró-Reitoria de Planejamento e Administração - PROPLAD.,Serviço realizado, Diagnóstico do estado de conservação do Arquivo Geral - Anexo da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração - PROPLAD/UFC.

  • 01/2018

    Serviços técnicos especializados , Memorial da Escola de Agronomia do Ceará.,Serviço realizado, Conservação e Restauro das Obras referente ao Memorial da Escola de Agronomia do Ceará para Reinauguração do Memorial em Comemoração aos 100 anos da Escola de Agronomia do Ceará.

  • 01/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Humanidades, Departamento de História.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Reestruturação do Núcleo de Documentação Cultural-NUDOC.

  • 05/2015 - 03/2016

    Serviços técnicos especializados , Núcleo de Documentação Cultural - NUDOC / Departamento de História.,Serviço realizado, Realização do Diagnóstico do Estado de Conservação do Núcleo de Documentação Cultural da Universidade Federal do Ceará (NUDOC/UFC).

  • 01/2016

    Serviços técnicos especializados , Casa de José de Alencar.,Serviço realizado, Conservação Preventiva e Curativa do Acervo para a Exposição "Casa de José de Alencar: há 50 anos patrimônio brasileiro" em cartaz na Casa de José de Alencar.

  • 01/2015

    Serviços técnicos especializados , Museu de Artes da UFC - MAUC.,Serviço realizado, Diagnóstico e Instrução para Projeto de Restauração da Obra "Cidade em festa" de Antônio Bandeira(1961).

  • 01/2015 - 12/2015

    Serviços técnicos especializados , Memorial UFC.,Serviço realizado, Conservação preventiva e curativa do acervo para a exposição "UFC 60 anos" realizada no segundo semestre de 2015.

2019 - Atual

Museu Casa de Quinca Moreira

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Fundador e Diretor, Carga horária: 6

Atividades

  • 01/2012

    Outras atividades técnico-científicas , Museu Casa de Quinca Moreira, Museu Casa de Quinca Moreira.,Atividade realizada, Projeto de Registro do Patrimônio Cultural da Ribeira do Curu..

2018 - Atual

Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor da disciplina de Teoria da Conservação e Restauração.

Atividades

  • 11/2022 - 11/2022

    Ensino, Curso de Conservação e Restauração de Acervos, Móveis e Imóveis Integrados, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Teoria da Conservação e Restauração - 4h/a

  • 10/2022 - 10/2022

    Ensino, Curso de Iniciação de Cons. e Restauração de Bens Patrimoniais Móveis-TELA, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Teoria da Conservação e Restauração - 4h/a

  • 11/2018 - 11/2018

    Ensino, Aperf. Cons. e Rest. de Bens Patrimoniais Móveis e Integrados-ENCADERNAÇÃO, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Teoria da Conservação e Restauração - 8h/a

  • 11/2018 - 11/2018

    Ensino, Aperf. Cons. e Restauração de Bens Patrimoniais Móveis e Integrados-TELA, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Teoria da Conservação e Restauração - 8h/a

  • 10/2018 - 10/2018

    Ensino, Aperf. Cons. e Restauração Bens Patrimoniais Móveis e Integrados-ESCULTURA, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Teoria da Conservação e Restauração - 8h/a

  • 07/2018 - 07/2018

    Ensino, Aperf. em Cons. e Restauração de B. Patrimoniais Móveis e Integrados-Telas, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Teoria da Conservação e Restauração - 16h/a

  • 07/2018 - 07/2018

    Ensino, Aperf. Cons. e Restauração de Bens Patrimoniais Móveis e Integrados-TELA, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Teoria da Conservação e Restauração - 8h/a

2016 - Atual

Instituto Cobra Azul de Arqueologia e Patrimônio

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Técnico em Conservação e Restauro, Carga horária: 4

Atividades

  • 01/2016

    Serviços técnicos especializados , Instituto Cobra Azul de Arqueologia e Patrimônio - ICA.,Serviço realizado, Projeto de Catalogação e pesquisa do material Arqueológico da Casa do Capitão-Mor José de Xerez Furnas Uchoa em Sobral-CE.

  • 01/2013

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto Cobra Azul de Arqueologia e Patrimônio - ICA, Instituto Cobra Azul de Arqueologia e Patrimônio - ICA.,Atividade realizada, Diagnóstico Arqueológico na Área de Implantação da Usina Fotovoltaica em Campos Sales, Ceará(Fase I).

  • 01/2013

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto Cobra Azul de Arqueologia e Patrimônio - ICA, Instituto Cobra Azul de Arqueologia e Patrimônio - ICA.,Atividade realizada, Diagnóstico Arqueológico na Área de Implantação da Usina Fotovoltaica, em Independência, Ceará (Fase I).

2016 - 2016

Ateliê de Conservação-Restauração de Bens Cultural Móveis

Vínculo: Estagio Profissional, Enquadramento Funcional: Estágio em Conservação de Bens Móveis

Outras informações:
O Estágio profissional teve a duração de 10 meses, com encontros de dois dias mensais no Ateliê de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis - ATECOR, ligado a Fundação Catarinense de Cultura - FCC (Florianópolis-SC). Possuiu os seguintes módulos: Patrimônio Cultural, Teoria da Conservação, Conservação Preventiva de Acervos, Química aplicada à conservação, Introdução ao gerenciamento de risco e Práticas de Conservação.

2016 - 2016

Ministério Público Federal - Procuradoria da República no Estado do Ceará

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Ministrante de Capacitação

Outras informações:
Capacitação: Preservação de Acervos: Técnicas de Conservação Aplicadas a Bens Gráficos, totalizando 8h/a.

2015 - 2015

Banco do Nordeste do Brasil

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Técnico em Conservação e Restauro

Outras informações:
Elaboração de Diagnóstico, Laudo e Proposta de Restauro das Obras do Gabinete da Superintendência do Banco do Nordeste no Ceará.

2014 - 2014

4T Arte e Restauro

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Conservação e Restauro, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Auxiliar de Conservação e Restauro, atuando nos Projetos de Restauração do Teatro José de Alencar e Cine São Luís na cidade de Fortaleza-CE.

Atividades

  • 01/2014

    Serviços técnicos especializados , 4T Arte e Restauro.,Serviço realizado, Processo de Restauro do Teatro José de Alencar e do Cine Teatro São Luíz(Fortaleza-CE).

2012 - 2012

Arquivo Público do Estado do Ceará

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Conservador-Restaurador do Laboratório., Carga horária: 15, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuando no processo de Conservação Preventiva dos processos referentes as Câmaras Municipais do Período que vai do Séc. XIX ao XX, desenvolvendo atividades de higienização, conservação, identificação, catalogação e acondicionamento.

2012 - 2012

Instituto de Arte e Cultura do Ceará - IACC

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor do Projeto Patrimônio Para todos, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projeto com finalidade de aplicação de oficinas de Educação Patrimonial e Registro do Patrimônio Cultural da Comunidades Quilombola de Alto Alegre(Horizonte-CE). Neste ano o projeto abrangeu as comunidades Indígenas e Quilombolas do Estado do Ceará.

2014 - 2014

Museu da Cultura Cearense

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Educador, Carga horária: 25, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Educador, realizando atividades de mediação, oficina e formação.

2013 - 2014

Museu do Ceará

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Conservador, Rest e Org. Acervo Museológico, Carga horária: 25

Outras informações:
Atuou no Processo de Conservação Preventiva do Acervo referente a Reserva Técnica do Museu, destacando trabalhos em Placas de Bronze e Acervo Bibliográfico referentes a Biblioteca Interna do Museu.