Aluisio Gurgel do Amaral Júnior

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1986) e mestrado em Direito (Direito e Desenvolvimento) pela Universidade Federal do Ceará (2005). Juiz aposentado. Atualmente é professor colaborador da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará e professor da Faculdade de Ciência e Tecnologia do Nordeste. É membro da Academia Cearense de Direito e da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo. Integra a Comissão de Defesa e Assistência ao Advogado, da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará.Advogado.

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Direito (Direito e Desenvolvimento)

2004 - 2005

Universidade Federal do Ceará
Título: Constituição e relação jurídica, Ano de Obtenção: 2005
Prof Dr. Marcelo Lima Guerra.Palavras-chave: constituição; relação jurídica; vínculo jurídico; obrigações.

Especialização em Especialização em processo

1995 - 1996

Universidade Federal do Ceará
Título: Aspectos sistemáticos sobre os pontos controvertidos
Orientador: José de Albuquerque Rocha

Graduação em Direito

1981 - 1986

Universidade Federal do Ceará

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito Civil.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Penal.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito/Especialidade: Antropologia Jurídica.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito/Especialidade: Sociologia Jurídica.

Organização de eventos

AMARAL JÚNIOR, Aluisio Gurgel Do . IV CICLO DE PALESTRAS DO NOVO CODIGO DE PROCESSO CIVIL. 2016. (Outro).

AMARAL JÚNIOR, Aluisio Gurgel Do . I CICLO DE PALESTRAS DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL. 2015. (Outro).

AMARAL JÚNIOR, Aluisio Gurgel Do . II CICLO DE PALESTRAS DO NOVO CODIGO DE PROCESSO CIVIL. 2015. (Outro).

AMARAL JÚNIOR, Aluisio Gurgel Do . III CICLO DE PALESTRAS DO NOVO CODIGO DE PROCESSO CIVIL. 2015. (Outro).

Participação em eventos

SEMINÁRIO NA ACADEMIA CEARENSE DE MATEMÁTICA.JUSTIÇA ESPECIAL: OFÍCIOS. 2021. (Seminário).

DIREITO COM ARTE/JUSTIÇA FEDERAL NO CEARÁ.DIREITO NA MÚSICA. 2016. (Seminário).

XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA. AVALIADOR. 2016. (Feira).

DPVAT NORMATIVA E JURISPRUDENCIA.DPVAT NORMATYIVA E JURISPRUDENCIA. 2014. (Seminário).

XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA.O direito de interromper a gestação de feto anencéfalo como reconhecimento do princípio da dignidade humana.. 2014. (Encontro).

XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA.PRINCÍPIOS NAS RELAÇÕES CONTRATUAIS x PRINCÍPIO DA PRESERVAÇÃO DA ATIVIDADE EMPRESARIAL NAS CLÁUSULAS IPSO FACTO.. 2014. (Encontro).

XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA.Um breve estudo histórico acerca da família frente a religiosidade da Idade Média.. 2014. (Encontro).

XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA.A efetivação dos instrumentos estatais para combate aos crimes sexuais contra crianças e adolescentes e a omissão estatal na prevenção de crimes.. 2014. (Encontro).

XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA.A relação Estado-Igreja na história política do segmentos religiosos no âmbito do Poder Judiciário.. 2014. (Encontro).

XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA.ANALISE CRÍTICA SOBRE A TEORIA DA IMPUTAÇÃO OBJETIVA. 2014. (Encontro).

XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA.Contrabando e descaminho no Brasil. Aspectos jurídicos legais de prevenção e repressão.. 2014. (Encontro).

XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA.SOBRE A QUESTÃO JUDAICA: A CRÍTICA DE MARX A CIDADANIA MODERNA.. 2014. (Encontro).

XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA.A relação Estado-Igreja na história política do Brasil e atuação dos segmentos religiosos no âmbito do Poder Judiciário.. 2014. (Encontro).

XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA.A mitigação do princípio da obrigatoriedade nos crimes ambientais tendo em vista a aplicação do princípio da insignificância na fase pré-processual.. 2014. (Encontro).

II SEMINÁRIO DAS PROMOTORIAS DE JUSTIÇA DOS JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS E CRIMINAIS DO ESTADO DO CEARÁ.OS JUIZADOS E A VIRTUALIZAÇÃO DA JUSTIÇA. 2010. (Seminário).

AS NOVAS REGRAS PARA OS SACs: A APLICAÇÃO DO DECRETO 6.523/2008.DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO DE REGULAMENTAÇÃO DOS SACs. 2009. (Simpósio).

I SEMINARIO DAS PROMOTORIAS DE JUSTIÇA DOS JUIZADOS ESPECIAIS CIVEIS E CRIMINAIS DO ESTADO DO CEARA.O Ministério Público como agente de transformação social. 2008. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Denys Karol Martins Santana

Simeão, Alisson do Vale; Almeida, Jessica Teles de;AMARAL JÚNIOR, Aluisio Gurgel Do. A licitude do objeto como requisito das convenções processuais atípicas. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Processual Civil e Gestão do Processo) - Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará.

Aluno: Clarice Acioli Menezes Perucchi Carneiro

AMARAL JÚNIOR, Aluisio Gurgel Do. Direitos Humanos para Refugiados no Brasil. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito e Processo Constitucional) - Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará.

Aluno: Matheus Cintra Bezerra

AMARAL JÚNIOR, Aluisio Gurgel Do. A nulidade da decisão judicial proferida com base em precedentes não vinculante. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Processual Civil e Gestão do Processo) - Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará.

Aluno: Fabiano Damasceno Maia

AMARAL JÚNIOR, Aluisio Gurgel Do. Justiça Penal Negociada. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Processo Penal - Turma III) - Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará.

Aluno: Marcelo Walraven Coelho Filho

AMARAL JÚNIOR, Aluisio Gurgel Do. Principio da Soberania dos Vereditos: A (in)constitucionalidade do Art. 593, III, do CPC e outras controvérsias. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Processo Penal - Turma III) - Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará.

Aluno: Francisca Nadine Pinho Gonçalves

AMARAL JÚNIOR, Aluisio Gurgel Do. A aplicação do direito ao esquecimento e os maus antecedentes criminais. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Processo Penal - Turma III) - Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará.

Aluno: Rafaela de Oliveira Rebouças

AMARAL JÚNIOR, Aluisio Gurgel Do. A falibilidade do sistema prisional brasileiro e o método APAC na ressocialização do preso. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Processo Penal - Turma III) - Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará.

Aluno: Anna Martha Schimmelpfeng de Moura

AMARAL JÚNIOR, Aluisio Gurgel Do. Viabilidade jurídica da progressão de regime de pena no âmbito da Justiça Militar. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Processo Penal - Turma III) - Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará.

Aluno: Cláudio Henrique Ferreira de Miranda

AMARAL JÚNIOR, Aluisio Gurgel Do. Mediação nos Conflitos Coletivos Trabalhistas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: HYAGO CALIXTO PEREIRA

AMARAL JÚNIOR, Aluisio Gurgel Do. SINDROME DA ALIENAÇÃO PARENTAL NAS SEPARAÇÕES JUDICIAIS E A DOUTRINA DA PROTEÇÃO INTEGRAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: ROCHELLE CABRAL MOTA

AMARAL JÚNIOR, Aluisio Gurgel Do. A IMPORTANCIA DA AUDIENCIA DE CONCILIAÇÃO JUDICIAL NOS PROCESSOS CÍVEIS NO AMBITO DOS JUIZADOS ESPECIAIS ESTADUAIS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: PATRICIA DE ABREU VIANA

AMARAL JÚNIOR, Aluisio Gurgel Do. O TELETRABALHO W AS NOVAS PERSPECTIVAS DO CONCEITO DE SUBORDINAÇÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: JULIANE ROCHA CRISPINO LEITE

AMARAL JÚNIOR, Aluisio Gurgel Do. A PROFISSÃO DE MODELO DE PASSARELA NO BRASIL E A VIOLAÇÃO DOS SEUS DIREITOS TRABALHISTAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Matheus Teodoro Ramsey Santos

Menezes, Lino Edmar de.;AMARAL JÚNIOR, Aluisio Gurgel Do; FORTE, C. A. M.. O INQUÉRITO POLICIAL À LUZ DAS GARANTIAS CONSTITUCIONAIS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: GLAUCIA FORTE MOTA

AMARAL JÚNIOR, Aluisio Gurgel Do. O Acesso à Justiça nas Unidades dos Juizados Especiais da Comarca de Fortaleza. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Maria Isabel Saldanha dos Martins Coelho

AMARAL JÚNIOR, Aluisio Gurgel Do. Em Nome do Filho - O Lugar da Criança nas Disputas Judiciais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Ana Abigail Costa Vasconcelos Alves

AMARAL JÚNIOR, Aluisio Gurgel Do. A Repercussão da Síndrome de BurnOut no Ordenamento Jurídico. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Adilía Sarica Melo Silva Bastos

AMARAL JÚNIOR, Aluisio Gurgel Do. A Eficácia da Lei N 10.259/2001 nas Ações Previdenciárias. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Damiana Santos Macedo

AMARAL JÚNIOR, Aluisio Gurgel Do. O JUs Postulandi nos Juizados Especiais Federais Cíveis. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.

Orientou

Raquel de França Silva

A Repercussão do Novo Código de Processo Civil nos Juizados Especiais Estaduais: Uma análise sob a ótica da celeridade processual; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Processual Civil e Gestão do Processo) - Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará; Orientador: Aluisio Gurgel do Amaral Júnior;

Kátia Cilene Teixeira

A mediação como forma eficaz de solucionar conflito; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Processo Penal - Turma III) - Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará; Orientador: Aluisio Gurgel do Amaral Júnior;

Thiago Albuquerque de Menezes

A Atuação Monocrática do Relatos nos Recursos Cíveis; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Processual Civil e Gestão do Processo) - Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará; Orientador: Aluisio Gurgel do Amaral Júnior;

Cinthia Andreia Mesquita Silva

O princípio da celeridade processual nos juizados especiais cíveis no Estado do Ceará a partir das novas disposições do CPC de 2015; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Processual Civil e Gestão do Processo) - Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará; Orientador: Aluisio Gurgel do Amaral Júnior;

DIANA MARIA PEREIRA MACEDO CAVALCANTE

A AÇÃO RESCISÓRIA NOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito Processual Civil) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Aluisio Gurgel do Amaral Júnior;

ALZIRA MARIA DE PAIVA

O AGRAVO DE INSTRUMENTO O NOVO PROJETO DE CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PROCESSO CIVIL E GESTÃO) - ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARA; Orientador: Aluisio Gurgel do Amaral Júnior;

ANA CLARA DE AQUINO XIMENES

ASPECTOS SISTEMÁTICOS DO INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PROCESSO CIVIL E GESTÃO) - ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARA; Orientador: Aluisio Gurgel do Amaral Júnior;

Munique Santos Carvalho

A AMPLITUDE DOS REQUISITOS DE ADMISSIBILIDADE NO JULGAMENTO DE DEMANDAS REPETITIVAS; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PROCESSO CIVIL E GESTÃO) - ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARA; Orientador: Aluisio Gurgel do Amaral Júnior;

BARBARA VIEIRA NUNES

ENSAIO SOBRE A REPERCUSSÃO GERAL; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PROCESSO CIVIL E GESTÃO) - ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARA; Orientador: Aluisio Gurgel do Amaral Júnior;

CESAR DE BARROS LIMA

DO PROCESSAMENTO E JULGAMENTO DOS RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS REPETITIVOS; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PROCESSO CIVIL E GESTÃO) - ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARA; Orientador: Aluisio Gurgel do Amaral Júnior;

CLARICE BARRETO ALENCAR DANTAS

QUESTÕES RELEVANTES TRAZIDAS PELO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL NA ESFERA RECURSAL; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PROCESSO CIVIL E GESTÃO) - ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARA; Orientador: Aluisio Gurgel do Amaral Júnior;

HADLER GONDIM FERNANDES

SÚMULA IMPEDITIVA DE RECURSO; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PROCESSO CIVIL E GESTÃO) - ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARA; Orientador: Aluisio Gurgel do Amaral Júnior;

Janaína Siebra Bezerra

AGRAVO DE ADMISSÃO; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PROCESSO CIVIL E GESTÃO) - ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARA; Orientador: Aluisio Gurgel do Amaral Júnior;

Joyce Mara de Santana Teles

O INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL BRASILEIRO; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PROCESSO CIVIL E GESTÃO) - ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARA; Orientador: Aluisio Gurgel do Amaral Júnior;

Juliana Ferreira Osterne

A VINCULAÇÃO DAS DECISÕES JUDICIAIS E A UNIFORMIZAÇÃO DA JURISPRUDENCIA NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL BRASILEIRO; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PROCESSO CIVIL E GESTÃO) - ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARA; Orientador: Aluisio Gurgel do Amaral Júnior;

JULLIANA NOGUEIRA ANDRADE LIMA

PANORAMA RECURSAL ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO NO PROJETO DE CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PROCESSO CIVIL E GESTÃO) - ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARA; Orientador: Aluisio Gurgel do Amaral Júnior;

Magno Rodrigues Amoreira

DIREITO SUMULAR: CHOQUE ENTRE PRINCIPIOS? O SOPESAMENTO DOS PRINCIPIOS E A ESTABILIDADE JURISPRUDENCIAL; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PROCESSO CIVIL E GESTÃO) - ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARA; Orientador: Aluisio Gurgel do Amaral Júnior;

MARIA ILMA DE CASTRO PERICLES FERREIRA

PODERES DO RELATOR NOS RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINARIO NO PROJETO DO CODIGO DE PROCESSO CIVIL; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PROCESSO CIVIL E GESTÃO) - ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARA; Orientador: Aluisio Gurgel do Amaral Júnior;

José Ronaldo Linhares

RECURSOS ESPECIAIS REPETITIVOS SEGUNDO O PROJETO DO NOVO CPC; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PROCESSO CIVIL E GESTÃO) - ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARA; Orientador: Aluisio Gurgel do Amaral Júnior;

THABITA MARIA RODRIGUES COLARES

UNIFORMIZAÇÃO DE JURISPRUDENCIA NOS TRIBUNAIS BRASILEIROS FACE AO ANTEPROJETO NO NOVO CODIGO DE PROCESSO CIVIL; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PROCESSO CIVIL E GESTÃO) - ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARA; Orientador: Aluisio Gurgel do Amaral Júnior;

Victor Guilherme Sales Cavalcante

NATUREZA JURIDICA DO AMICUS CURIAE; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PROCESSO CIVIL E GESTÃO) - ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARA; Orientador: Aluisio Gurgel do Amaral Júnior;

Antonio Padua Silva Filho

TEORIA DA REPERCUSSÃO GERAL; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL) - ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATRURA DO ESTADO DO CEARA; Orientador: Aluisio Gurgel do Amaral Júnior;

ALINE AMARO GUIMARÃES

UNIÃO ESTAVEL E RESPONSABILIDADE CIVIL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Aluisio Gurgel do Amaral Júnior;

JANINA TAINÃ DA SILVA MARTINS

AUSENCIA E MORTE PRESUMIDA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Aluisio Gurgel do Amaral Júnior;

BRUNO BAYMA MARQUES

ASPECTOS JURiIDICOS DA INTERNAÇÃO DO DROGADICTO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Aluisio Gurgel do Amaral Júnior;

Bárbara Nepomuceno Rocha dos Santos

ASPECTOS JURÍDICOS DO TRABALHO DOMÉSTICO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Aluisio Gurgel do Amaral Júnior;

ISABEL VIRGINIA SILVINO MORAES

A PRESCRIÇÃO E A DECADÊNCIA NO CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Aluisio Gurgel do Amaral Júnior;

ANDRÉA ROCHA MAIA

O INSTINTO COMO FONTE DO DIREITO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Aluisio Gurgel do Amaral Júnior;

ANDREA CARLA CARNEIRO PIMENTEL

A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES E O PAPEL DO PODER PUBLICO E DA SOCIEDADE NO COMBATE A ESSE CRIME; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Aluisio Gurgel do Amaral Júnior;

ADELAIDE TELES DE CODES

AUTORIDADE EM KELSEN; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Aluisio Gurgel do Amaral Júnior;

CARLOS HENRIQUE DE SOUSA CAMURÇA

A PUBLICIDADE NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR: SEUS OBJETIVOS E REFLEXOS NA RELAÇÃO DE CONSUMO; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Aluisio Gurgel do Amaral Júnior;

Otávio Pereira da Silva Neto

RESPONSABILIDADE CIVIL DOS PROFISSIONAIS LIBERAIS: OBRIGATORIEDADE DA COBERTURA DO RISCO; 2004; 90 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Aluisio Gurgel do Amaral Júnior;

Produções bibliográficas

  • AMARAL JÚNIOR, Aluisio Gurgel Do . TEORIA CONSTITUCIONAL DO VÍNCULO JURÍDICO. 1. ed. FORTALEZA: PREMIUS EDITORA, 2014. v. 750. 113p .

  • AMARAL JÚNIOR, Aluisio Gurgel Do . RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL. 1. ed. FORTALEZA-CE: EDITORA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO CEARÁ, 2013. v. 1000. 320p .

  • AMARAL JÚNIOR, Aluisio Gurgel Do . JURISDIÇÃO E TERMODINAMICA SOCIAL. REVISTA DA ASSOCIAÇÃO CEARENSE DE MAGISTRADOS, FORTALEZA CEARA, 01 jan. 1997.

  • AMARAL JÚNIOR, Aluisio Gurgel Do . Proposta estabelece cotas raciais para vagas de deputados estaduais e federais. Jornal O Estado.

  • AMARAL JÚNIOR, Aluisio Gurgel Do . JUSTIÇA ESPECIAL: OFICIOS. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • AMARAL JÚNIOR, Aluisio Gurgel Do . A eficácia dos contratos e obrigações por meio eletrônico e os smartcontracts. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AMARAL JÚNIOR, Aluisio Gurgel Do . Dreito na Música. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • AMARAL JÚNIOR, Aluisio Gurgel Do . DPVAT NORMATIVA E JURISPRUDENCIA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AMARAL JÚNIOR, Aluisio Gurgel Do . CELERIDADE E SEGURANÇA NO PROCESSO CIVIL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINHO RODRIGUES, RUI ; MARTINS RODRIGUES, CARLOS ROBERTO ; SILVA, MARIA JOSEFINA DA ; BITTENCOURT DE ALBUQUERQUE, CANDIDO ; AMARAL JÚNIOR, Aluisio Gurgel Do . A (I)LEGITIMIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. SÃO PAULO, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • AMARAL JÚNIOR, Aluisio Gurgel Do . UMA ESTORIA DE NADA. SÃO PAULO: SCORTECCI EDITORA, 2002 (POESIA).

  • AMARAL JÚNIOR, Aluisio Gurgel Do . MICROCOSMO. FORTALEZA: SINTESE EDITORIAL, 2000 (POESIA).

Outras produções

AMARAL JÚNIOR, Aluisio Gurgel Do . Emec inicia curso para magistrados a partir desta segunda-feira. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

AMARAL JÚNIOR, Aluisio Gurgel Do . Mais producente. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

AMARAL JÚNIOR, Aluisio Gurgel Do . Conselho Editorial do TJCE realiza exposição e lançamento de obras no próximo dia 17.. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

AMARAL JÚNIOR, Aluisio Gurgel Do . Proposta estabelece cotas raciais para vagas de deputados estaduais e federais. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Prêmios

2014

MENÇÃO HONROSA, Diretoria do Fórum Clóvis Bevilácqua/Fortaleza, Ceará.

2014

COMENDA MEDALHA DO MÉRITO JURISDICIONAL, CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ.

2013

CIDADÃO DE BREJO SANTO, CAMARA MUNICIPAL DE BREJO SANTO.

2012

HOMENAGEM EM RAZÃO DA ATUAÇÃO JURISDICIONAL NA ÁREA DE SAÚDE, MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ.

2010

MEMBRO OCUPANTE DA CADEIRA N 14, ACADEMIA CEARENSE DE LITERATURA E JORNALISMO.

1998

CIDADÃO DE MARANGUAPE-CE, CAMARA MUNICIPAL DE MARANGUAPE-CEARÁ.

1996

CIDADÃO DE PALMÁCIA-CE, CAMARA MUNICIPAL DE PALMACIA-CEARÁ.

1993

CIDADÃO DE JATI-CE, CAMARA MUNICIPAL DE JATI-CEARÁ.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • GURGEL DO AMARAL ADVOCACIA E CONSULTORIA. , Avenida Dom Manuel nº 1051, Centro, 60060091 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 999133604

Experiência profissional

2021 - Atual

Faculdade de Ciência e Tecnologia do Nordeste

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 4

2021 - Atual

GURGEL DO AMARAL ADVOCACIA E CONSULTORIA

Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Sócio

2010 - Atual

Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador

2015 - 2016

Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Geral, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1993 - 2021

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Juiz de Direito, Carga horária: 0

Atividades

  • 04/1993 - 04/2021

    Serviços técnicos especializados , Juiz de Direito, 20 Juizado Especial de Fortaleza.,Serviço realizado, Juiz de Direito.

1995 - 2023

Universidade de Fortaleza

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar N5