José Wilson da Silva Costa

Bacharel e Licenciado em Filosofia; Licenciado em Letras - Espanhol. Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior. Pós-graduado em Metodologia da Língua Portuguesa e Literatura. Pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Cursou disciplinas de Mestrado em Educação pela UFPE. Possui experiência na área de docência em Ciências Humanas e Linguagens. Trabalhou como coordenador pedagógico em Consultoria Educacional para Formação Continuada e Atualização de Professores, desenvolvendo encontros de formação, organização e relatórios de conclusão de atividades pedagógicas.

Informações coletadas do Lattes em 31/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em MESTRADO EM ANDAMENTO

2020 - Atual

Universidade Federal de Pernambuco
Orientador: ANTONIO SALVIA

Especialização em andamento em Em Ensino De Língua E Literaturas Hispânicas

2024 - Atual

Universidade Federal de Pernambuco

Especialização em NEUROPSICOPEDAGOGIA CLINICA E INSTITUCIONAL

2024 - 2025

Instituto Brasil de Ensino
Título: A NEUROPSICOPEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DA PESSOA

Especialização em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA

2023 - 2024

Instituto Brasil de Ensino
Título: A FORMAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO E AS COMPETÊNCIAS REQUERIDAS PARA A ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Especialização em METODOLOGIA DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

2022 - 2023

Instituto Brasil de Ensino
Título: OS DIFERENTES FALARES DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA A PROMOÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS E DA CIDADANIA
Orientador: CINTHIA ROCHA DA SILVA

Especialização em Metodologia do Ensino na Educação Superior

2012 - 2013

Centro Universitário Internacional
Título: Experiência do Aluno: Implicação Relevante para a Construção do Conhecimento na Educação Superior
Orientador: Adriano Antonio Faria

Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS - ESPANHOL

2019 - 2021

Instituto Brasil de Ensino
Título: O ESTUDO DA LINGUAGEM PARA COMPREENSÃO DE MUNDO

Graduação em LICENCIATURA PLENA EM FILOSOFIA

2004 - 2007

Faculdade Pan Americana
Título: O conceito Sartreano de Liberdade na Conferência: O existencialismo é um humanismo
Orientador: Kleber Vinicius Feio

Graduação em Bacharelado em Filosofia

2001 - 2003

Instituto Regional para Formação Presbiteral

Formação complementar

2021 - 2021

METODOLOGIAS ATIVAS E APRENDIZAGEM. (Carga horária: 120h). , INSTITUTO BRASIL DE ENSINO, IBRA, Brasil.

2018 - 2019

Curso de Promoção dos Direitos Humanos. (Carga horária: 200h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.

2014 - 2014

Identidade e Profissionalização Docente. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2014 - 2014

Curso Filosofia. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2013 - 2013

Didática do Ensino Superior. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2010 - 2012

Informática Fase Iniciante. (Carga horária: 40h). , Be-a-byte Projeto Educacional, BE-A-BYTE, Brasil.

2011 - 2011

Neuropsicologia. (Carga horária: 60h). , FBV CURSOS, FBV, Brasil.

2010 - 2010

Conhecimento, Saber e Ciência. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2010 - 2010

Curso Filosofia. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2010 - 2010

Espaço da Universidade na Sociedade. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2009 - 2009

Curso de Teologia e Filosofia da Religião Afro-BR. , Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnicorracial, CEPIR, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Participação em eventos

19 SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÃNCIA.EDUCAÇÃO A DISTÃNCIA. 2024. (Seminário).

X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio. 2024. (Congresso).

UEAP DIGITAL 2020 - Congresso online da Universidade Estadual do Amapá. UEAP DIGITAL. 2020. (Congresso).

21 Seminário Nacional Escola? Presente..Escola? Presente.. 2019. (Seminário).

18 Seminário Nacional Escola? Presente.18 Seminário Nacional Escola? Presente. 2018. (Seminário).

3º SEMINÁRIO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA.O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA E A ATUALIDADE EDUCACIONAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2016. (Seminário).

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. 2016. (Congresso).

Fórum Municipal de Educação de Itaquitinga.Metas e estratégias do Ensino Médio e Financiamento da Educação. 2015. (Outra).

Fórum Municipal de Educação de São Caetano - PE.Metas e estratégias do Ensino Médio e Financiamento da Educação. 2015. (Seminário).

Fórum Municipal de Educação de Xexéu -PE.Metas e estratégias do Ensino Médio e Financiamento da Educação. 2015. (Seminário).

Conferência Municipal de Educação de Cortês -PE.?O PNE na articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração?,. 2013. (Seminário).

Conferência Municipal de Educação de Riacho das Almas -PE.?O PNE na articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. 2013. (Seminário).

Conferência Municipal de Educação - PE. CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - PE. 2013. (Congresso).

Jornada Pedagógica da Educação Infantil.Inteligência emocional e a compreensão dos sentimentos na infância. 2010. (Outra).

Programa de Formação e Atualização Docente.Formação humana: um percurso para apropriar-se da interioridade e o enfrentamento de forma madura das emoções. 2010. (Encontro).

SIMPÓSIO DE ATUALIZAÇÃO CURRICULAR - PE.Estudos Pedagógicos enfocando a Lei n° 10.639/2013 e Lei Federal n° 11.645/2008, que inclui no curriculo oficial das Redes de Ensino a Obrigatoriedade da Temática "História e Cultura Afro Brasileira".. 2010. (Simpósio).

Programa de Atualização Pedagógica do Ensino Fundamental.Relações interpessoais. 2009. (Oficina).

Atualização Pedagógica.Atualização Pedagógica. 2007. (Encontro).

III SEMANA PEDAGÓGICA.PROFESSOR. 2007. (Encontro).

II SEMANA PEDAGÓGICA.PROFESSOR. 2006. (Encontro).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Avante Assessoria e Consultoria Educacional. , Rua do Sossego, 253, sala 06, Boa Vista, 50050080 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 32316488

Experiência profissional

2010 - 2015

Interativa: Consultoria Educacional

Vínculo: Carteira assinada, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 40

2010 - 2011

Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento Educacional

Vínculo: Professor Secundário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

2007 - 2009

Grupo Perspectivas Construtivas

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuação como professor de Sociologia, Filosofia e Psicologia.

2016 - 2020

AVANTE Consultória Educacional

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2021 - Atual

Avante Assessoria e Consultoria Educacional

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desempenha ofício de coordenação pedagógica par formação e atualização docente.

2023 - Atual

Sala de Orientação Pedagógica

Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico

Outras informações:
Desempenha ofício de elaboração e correção de relatórios psicopedagógicos.