Ana Paula Comin de Carvalho

Atua como Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRB e de Antropologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É líder do grupo de pesquisa "Memória, Processos Identitários e Territorialidades no Recôncavo da Bahia" (MITO) na UFRB. É membro do Comitê Quilombos da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), sendo sua coordenadora na gestão 2019/2020. Foi Bolsista Pós-Doutorado Sênior do CNPq vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) sob a supervisão da Professora Eliane Cantarino O'Dwyer entre os anos de 2018/2019. É Professora Associada de Antropologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Atualmente coordena o curso de Bacharelado em Ciências Sociais da UFRB. Também Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: identidade étnica; territorialidade; comunidades remanescentes de quilombos; patrimônio cultural; memória; relações entre Antropologia e Estado no reconhecimento de grupos e territórios etnicamente diferenciados.

Informações coletadas do Lattes em 07/04/2022

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Antropologia Social

2004 - 2008

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: O espaço da diferença no Brasil: etnografia de políticas públicas de reconhecimento territorial e cultural negro no sul do país.
Carlos Alberto Steil. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: reconhecimento social; diferença; políticas públicas; população negra.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.

Mestrado em Antropologia Social

2002 - 2004

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: O "Planeta" dos negros no mundo dos brancos: Estudo sobre a manutenção e atualização das fronteiras étnicas de uma comunidade negra na cidade de Canoas/RS.,Ano de Obtenção: 2004
Orientador: Daisy Macedo de Barcellos
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: fronteiras étnicas; comunidade negra.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.

Graduação em Ciências Sociais

1997 - 2001

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2018

Pós-Doutorado. , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito / Especialidade: Antropologia Jurídica. , Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Teoria Antropológica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2021 - 2021

Extensão universitária em PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA: COMUNICAÇÕES ACADÊMICAS E DEBATES - NÍVEL. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em COMPREENSÃO ESCRITA EM LÍNGUA INGLESA: ESTRATÉGIAS (NÍVEL INTERMEDIÁRIO - A. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em PRODUÇÃO ORAL: INTERAÇÕES ACADÊMICAS (NÍVEL INTERMEDIÁRIO - A2/B1),. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2021 - 2021

Educação Aberta e Digital: Modelo Pedagógico UFRB. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2021 - 2021

PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA: COMUNICAÇÕES ACADÊMICAS E DEBATES - NÍVEL. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Rural.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CARVALHO, A. P. C. ; MOMBELLI, R. . Grupo de Trabalho 41 - Quilombos, dinâmicas territoriais, modos de vida, resistências e desafios antropológicos. 2019. (Outro).

CARVALHO, A. P. C. ; ODWYER, E. C. . Apresentação e debate da palestra da professora Eliane Cantarino O'Dwyer. 2019. (Outro).

CARVALHO, A. P. C. . Coordenação do OP Identities, territorialities and collective rights of afro-diasporic populations.. 2018. (Outro).

MARTINS, H. T. ; CARVALHO, A. P. C. . VI Seminário da PPGCS- UFRB. 2016. (Outro).

CARVALHO, A. P. C. . A regulamentação da profissão e da pesquisa antropológica. 2016. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congresso Virtual UFBA 75 Anos. o INSURGÊNCIAS NEGRAS NO CONTEXTO DE ESFACELAMENTO DE DIREITOS E DA DEMOCRACIA. 2021. (Congresso).

32 Reunião Brasileira de Antropologia. Os antropólogos e a identificação de terras quilombolas no Brasil (1997-2015). 2020. (Congresso).

Congresso Virtual da UFBA 2020. Pesquisa interinstitucional em foco: comunidades quilombolas em risco. 2020. (Congresso).

VI Reunião Equatorial de Antropologia. Os antropólogos e a identificação de terras quilombolas no Brasil (1997-2015). 2019. (Congresso).

VI Reunião Equatorial de Antropologia. Violação de direitos, lutas e autoafrimação de comunidades remanescentes de quilombos. 2019. (Congresso).

XII Reunião de Antropologia do Mercosul. Os antropólogos e a identificação de terras quilombolas no Brasil (1997-2015). 2019. (Congresso).

18th IUAES Congress. Os antropólogos e a definição de territórios quilombolas no Brasil (1998-2016). 2018. (Congresso).

V Congresso da Associação Latino Americana de Antropologia. Os antropólogos e a definição de terras quilombolas no Brasil (1998-2016).. 2017. (Congresso).

30° Reunião Brasileira de Antropologia. Políticas de Desenvolvimento e seus impactos sobre os territórios quilombolas do Recôncavo da Bahia. 2016. (Congresso).

30° Reunião Brasileira de Antropologia. A atuação dos antropólogos na regularização dos territórios quilombolas. 2016. (Congresso).

IV Congresso Latinoamericano de Antropologia. Análise antropológica do processo de instalação do Estalaeiro Enseada do Paraguaçu. 2015. (Congresso).

29 Reunião da Associação Brasileira de Antropologia. Reconhecimento dos direitos quilombolas na Bahia - Balanço e perspectivas. 2014. (Congresso).

I Ciclo de Palestra do Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenasora.Revisitando a elaboração de laudos antropológicos. 2014. (Seminário).

IV Reunião Equatorial de Antropologia e XIII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste. Comunidades Remanescentes de Quilombos do Recôncavo da Bahia: conflitos territoriais e articulações identitárias.. 2013. (Congresso).

28 Reunião Brasileira de Antropologia. Representaçòes e formas de apropriação simbólica e econômica do patrimônio material da cidade de Cachoeira/BA. 2012. (Congresso).

O Pólo Naval no Recôncavo da Bahia.Mediação de mesa. 2011. (Seminário).

XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais. O espaço da diferença negra no Brasil. 2011. (Congresso).

27 Reunião Brasileira de Antropologia. Os desafios da atuação dos antropólogos nos processos de regularização dos territórios quilombolas. 2010. (Congresso).

I Encontro de História do CAHL - Domínios da História: Abordagens e perspectivas.Narradores de Javé. 2010. (Encontro).

Seminário Conhecer e Visitar.Museu de Arte do Rio Grande do Sul e Memorial de Porto Alegre. 2010. (Seminário).

VI Encontro de Estudos multidisciplinares em Cultura.O que um inventário de referências culturais poderá dizer? Os dilemas de atuação dos antropólogos nos processos de mapeamento, identificação e registro do patrimônio cultural das populações afro-brasileiras.. 2010. (Encontro).

O desafio da diversidade: práticas culturais e o patrimônio imaterial no Brasil.Inventário de Referências Culturais sobre o Massacre de Porongos. 2009. (Seminário).

VIII Reunião de Antropologia do Mercosul. O espaço da diferença no Brasil: etnografia de políticas públicas de reconhecimento territorial e cultural negro no sul do país. 2009. (Congresso).

26 Reunião Brasileira de Antropologia. O espaço da diferença no Brasil: etnografia de politicas públicas de reconhecimento territorial e cultural negro no sul do país. 2008. (Congresso).

Perícia Antropológica e a Defesa dos Direitos Socio-culturais. 2008. (Simpósio).

31 Encontro Anual da ANPOCS.Comunidades remanescentes de quilombos do RS: identidades, políticas públicas e territórios. 2007. (Encontro).

3 Edição Praticas de Justiça e Diversidade Cultural.A antropologia e os direitos das comunidades remanescentes de quilombos. 2007. (Seminário).

Antropologia e Direitos Humanos: entre poderes nativos e saberes ativos.Os direitos das comunidades remanescentes de quilombos. 2007. (Seminário).

VII Reunião de Antropologia do Mercosul. Massacre de Porongos: de polêmica histórica a patrimônio cultural. 2007. (Congresso).

25 Reunião Brasileira de Antropologia. Vozes de Ébano: narrativas sobre as experiências negras no sul do Brasil. 2006. (Congresso).

Praticas de Justiça e Diversidade Cultural.Política Agrária e Direitos Humanos - Os remanescentes das comunidades dos quilombos. 2006. (Seminário).

Mini Curso de Direitos Humanos - NACI/PPGAS.O quilombo da Família Silva. 2005. (Outra).

Oficina Quilombos Urbanos: Políticas Públicas de Inclusão Social em Territórios Negros nas cidades brasileiras.O Quilombo da Família Silva.. 2005. (Oficina).

VI Reunion de Antropologia do MERCOSUR. Família Silva: etnicização e politização de um conflito fundiário em Porto Alegre/RS.. 2005. (Congresso).

XXIV Reunião Brasileira de Antropologia. Dos territórios negros aos quilombos urbanos. 2004. (Congresso).

23 Reunião da Associação Brasileira de Antropologia. ?Planeta?: Família Negra, Invisibilidade, Territorialidade e Etnicidade na cidade de Canoas/RS.. 2002. (Congresso).

XI Salão de Iniciação Científica da UFRGS.As representações sobre corpo e beleza entre mulheres negras de grupos populares da Chácara das Rosas na cidade Canoas/RS. 2000. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Gabriela dos Anjos de Jesus

CARVALHO, A. P. C.; FIGUEIREDO, A. L. S.; BARROS, Z. S.. "As Formas de Resistência na Trajetória Acadêmica de Mulheres Negras". 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Cristiano Celestino Dourado Borges

CARVALHO, A. P. C.; SILVA, Vera Regina Rodrigues da; MULLER, C. B.. A luta das comunidades ancestrais afroecuatorianas: um panorama da situação contemporânea no Equador.. 2020 - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Érica dos Santos Conceição

CARVALHO, A. P. C.; FERNANDES, F. B. M.; SOUZA, S. B.. Uma Etnografia do Arquivo sobre os processos de mudança do de nome do uso social na Defensoria Pública do Estado da Bahia. 2020. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Gilda Conceição Silva

MULLER, C. B.;CARVALHO, A. P. C.; SANTOS, Jocélio Teles. Direito à Terra e Conflito Fundiário Envolvendo Terreiros de Candomblés Tombados pelo IPAC. 2020. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ana Tereza Dutra Pena de Faria

MULLER, C. B.;CARVALHO, A. P. C.; SILVA, Vera Regina Rodrigues da. Um território libertado de quatro fazendas na Baia do Iguape, Cachoeira Bahia. 2019. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jaqueline Sousa Baretto

MULLER, C. B.;CARVALHO, A. P. C.; OLIVEIRA, Rosy de. Ganhadeiras de Itapuã: uma etnografia sobre samba, tradição e fé. 2019. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

PENTEADO JUNIOR, W. R.; MARQUES, F. H.;CARVALHO, A. P. C.. Representações e práticas sociais em relação a cultural material: etnografia do processo de produção e circulação da cerâmica de Coqueiros/BA.. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Maraisa Lisboa de Souza

MUNANGA, Kabengele; ALVES, Miriam;CARVALHO, A. P. C.. ?ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICA: ETNOGRAFIA SOBRE O PROCESSO DE CONVERSÃO RELIGIOSA DE CIGANOS EM CRUZ DAS ALMAS/BA.?. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Andre Coitinho das Neves

MacRae, Edward;CARVALHO, A. P. C.; MOREIRA, Paulo. O processo de patrimonialização da Ayauasca no Brasil: Conquistas, Disputas e Tensões. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: João Tavares Flores Campos

MULLER, C. B.;CARVALHO, A. P. C.; ROCHA, Julio. O brotar do filho da terra: análise etnográfica sobre o processo de construção de sujeitos de direitos Quilombo Salamina Putumuju, Maragogipe/BA. 2016. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Sandreana de Melo Silva

ANDRADE, U. M.; CONCEICAO, A. L.;CARVALHO, A. P. C.. "Saia do sol galego": o fenômeno do albinismo no quilombo Filú, em Alagoas.. 2015. Dissertação (Mestrado em ANTROPOLOGIA) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Emanuel Andrade

MARTINS, H. T.; GODINHO, Luis Flávio;CARVALHO, A. P. C.. Impasses e estratégias de reprodução agrícola na comunidade de Santo Antonio da Aldeia em Maragogipe BA. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Fábio Santana dos Reis

CARVALHO, A. P. C.; MARTINS, H. T.; BARBOSA, R. S.. Associativismo em Comunidades de Fundo de Pasto no município de Monte Santo (BA): mobilização social e dinâmica do poder. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Breno Trindade da Silva

CARVALHO, A. P. C.; SERRA, O. J.; PENTEADO JUNIOR, W. R.. Políticas Patrimoniais e Salvaguarda: conflitos e estratégias no reconhecimento do samba de roda do Recôncavo Baiano. 2014. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Elizângela Santana Pinto

CARVALHO, A. P. C.; WEISHEIMER,Nilson; ZIMERMANN, Clóvis.. Aqui eu fui guerreira: relações sociais de gênero e geração no processo de trabalho nas casas de farinha familiar / comunitária. Governador Mangabeira - Recôncavo Sul da Bahia. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Vanessa Costa Cançado da Silva

MULLER, C. B.;CARVALHO, A. P. C.; OLIVEIRA, Rosy de. Negros congadeiros e quilombolas: identidade e reconhecimento na comunidade de Arturos/MG.. 2014. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Marla Michelle Nascimento Portella do Prado

WEISHEIMER,Nilson; CERAVOLO, Suely Moraes;CARVALHO, A. P. C.. Reflexão Sociológica sobre a produção do patrimônio cultural brasileiro. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Marize Torres Magalhães

WEISHEIMER,Nilson;CARVALHO, A. P. C.; MONTENEGRO, Nelson Eugênio Pinheiro. Ponto de cultura e desenvolvimento humano: um estudo de caso na comunidade quiombola do Kaonge. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Laura Gomes do Nascimento

SILVA, Vera Regina Rodrigues da;CARVALHO, A. P. C.; MULLER, C. B.. Aqui é usos e frutos: análise antropológica sobre a comunidade do Alto do Tororó, Salvador/BA. 2013. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Antonio Marcos de Oliveira Passos

MULLER, C. B.; MELLO, M.; MAGNANI, J. G. C.; ECKERT, C.;CARVALHO, A. P. C.. BONJA: OS PROCESSOS DE PRODUÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL E A APROPRIAÇÃO DO LUGAR NA ILHA DE BOM JESUS DOS PASSOS, BA. 2020. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Flávio Luis Assiz dos Santos

CARVALHO, A. P. C.; MELLO, M.; TAVARES, F.; ODWYER, E. C.. Antropologia e Estado: Uma etnografia dos processos de reconhecimento territorial quilombola na Bahia (2003 -2018). 2019. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Laura Gomes

MULLER, C. B.; FERNANDES, M. B.; MARQUES, Carlos Eduardo; TAVARES, F.;CARVALHO, A. P. C.. Seguindo fluxos às margens do Paraguaçu: estudo comparativo entre agenciamentos do rio pelo Estado e por quilombolas do Vale do Iguape. 2018. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Mariana Balen Fernandes

ARRUTI, J. M. A.; MULLER, C. B.; MELLO, M.;CARVALHO, A. P. C.. Ilha de Cajaíba: lugar, pertencimento e territorialidade nas Comunidades Quilombolas de Acupe, São Braz e Porto Dom João/ Recôncavo Baiano. 2016. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Pedro Paulo Skinner

CARVALHO, A. P. C.; MULLER, C. B.; LUCIANO, F. F.. A Ponta dos Castelhanos no foco dos grandes empreendimentos: a construção de um conflito ambiental, os mecanismos de participação popular e a eficácia dos espaços de negociação. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Gardenia Mota Ayres

MULLER, C. B.;CARVALHO, A. P. C.; SOUZA, C. S.. Mulheres quilombolas, memória e territorialidades: encantos e (re)existências na Baixada Maranhense.. 2020.

Aluno: Flávio Luis Assiz dos Santos

CARVALHO, A. P. C.; CARDEL, L.; MULLER, C. B.; MELLO, M. M.. Uma Etnografia do Processo de Produção de Laudos Antropológicos de Regularização Fundiária dos Territórios Quilombolas na Bahia. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Laura Gomes Nascimento

CARVALHO, A. P. C.; MULLER, C. B.; MARQUES, Carlos Eduardo; PROST, Catherine. A contribuição da experiência etnográfica na análise das tecnologias de governo em contextos ?marginais?: Etnografia das perdas, prejuízos, danos e destruições causados pela Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo sobre a vida e morte da população ribeirinha do Baixo Paraguaçu (BA). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Mariana Balen Fernandes

SERRA, O. J.; ARRUTI, J. M. A.;CARVALHO, A. P. C.. Religiosidade, patrimônio e identidade étnica junto as comunidades remanescentes de quilombos de Morro Alto/RS e São Brás/BA. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Gabriela dos Anjos de Jesus

CARVALHO, A. P. C.; BARROS, Z. S.; FIGUEIREDO, A. L. S.. FORMAS DE RESISTÊNCIAS NA TRAJETÓRIA ACADÊMICA DE MULHERES NEGRAS: ?VOCÊ PODE SUBSTITUIR MULHERES NEGRAS COMO OBJETO DE ESTUDO POR MULHERES NEGRAS CONTANDO SUA PRÓPRIA HISTÓRIA".. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Sabrina Silva Morais

WEISHEIMER,Nilson;CARVALHO, A. P. C.; REDIN, E.. JOVENS AGRICULTORES FAMILIARES NO TERRITÓRIO DO SISAL: um estudo sobre socialização de gênero e projetos profissionais. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Felipe Ramos Conceição

CARVALHO, A. P. C.; PINHO,Osmundo; FONSECA, S. C.. Distopia e Afrofuturismo: As Experiências dos Estúdios Maloca Records e da Gang em Santo Antonio de Jesus no Contexto da Antinegritude. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Cristiano Celestino Dourado Borges

CARVALHO, A. P. C.; SILVA, Vera Regina Rodrigues da; MULLER, C. B.. A luta das comunidades ancestrais afroecuatorianas: um panorama da situação contemporânea no Equador. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ana Tereza Faria

MULLER, C. B.; SILVA, Vera Regina Rodrigues da;CARVALHO, A. P. C.. Tabuleiro da Vitória: uma territorialidade, três comunidades quilombolas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jaqueline Souza Barreto

MULLER, C. B.; OLIVEIRA, R.;CARVALHO, A. P. C.. Ganhadeiras de Itapuã: notas de uma análise etnográfica sobre identidade, memória e gênero. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Janaína Menezes Seixas

SERRA, O. J.; MARQUES, D. F.;CARVALHO, A. P. C.. Arte e Identidade social dos ceramistas de Maragogipinho/BA.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maiara Figueiredo da Solidade

PENTEADO JUNIOR, W. R.;CARVALHO, A. P. C.; MUNANGA, Kabengele. Socialização de Gênero e Construção das Identidades Sociais: um estudo comparativo entre as escolas Sistema e Magia, em Muritiba-BA. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Maraisa Lisboa

CARVALHO, A. P. C.; MUNANGA, Kabengele; ALVES, Miriam. ?ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICA: ETNOGRAFIA SOBRE O PROCESSO DE CONVERSÃO RELIGIOSA DE CIGANOS EM CRUZ DAS ALMAS/BA.?. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Roseane Araújo

CARVALHO, A. P. C.; PENTEADO JUNIOR, W. R.; NERY, Maria Salete de Souza. Representações e práticas sociais em relação a cultural material: etnografia do processo de produção e circulação da cerâmica de Coqueiros/BA.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Emanuel Andrade

MARTINS, H. T.; GODINHO, Luis Flávio;CARVALHO, A. P. C.. Impasses e estratégias de reprodução agrícola na comunidade de Santo Antonio de Aldeia em Maragogipe BA. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Delânia Santos Azevedo

CARVALHO, A. P. C.. Políticas Habitacionais e seus impactos na espacialidade quilombola: o caso do quilombo Laranjeira.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Rogério Ferrari de Souza

CARVALHO, A. P. C.; CARVALHO, M. R. G.; MARQUES, D. F.. Ciganos: identidade, estigma e resistência. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: João Tavares Flores Campos

CARVALHO, A. P. C.; MULLER, C. B.. O brotar do filho da terra: análise etnográfica sobre o processo de construção de sujeitos de direitos Quilombo Salamina Putumuju, Maragogipe/BA. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Fábio Santana Reis

MARTINS, H. T.; BARBOSA, R. S.;CARVALHO, A. P. C.. Associativismo em Comunidades de Fundo de Pasto no município de Monte Santo (BA): mobilização social e dinâmica de poder. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Laura Gomes do Nascimento

MULLER, C. B.; ARRUTI, J. M. A.;CARVALHO, A. P. C.. Quilombolas do Alto do Tororó: Memória e Permanência de quilombolas no subúrbio de Salvador. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Elizângela Santana Pinto

CARVALHO, A. P. C.; ZIMERMANN, Clóvis.; GODINHO, Luis Flávio. Aqui eu fui guerreira: relações sociais de gênero e geração no processo de trabalho nas casas de farinha familiar / comunitária. Governador Mangabeira - Recôncavo Sul da Bahia. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Breno Trindade da Silva

CARVALHO, A. P. C.; SANTOS, Jocélio Teles; URIARTE, Urpi Montoya. Políticas Patrimoniais de Salvaguarda: conflitos e estratégias no reconhecimento do samba de roda do Recôncavo Baiano. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Marla Michele Nascimento Portela do Prado

CARVALHO, A. P. C.; WEISHEIMER,Nilson; CERAVOLO, Suely Moraes. O campo patrimonial: a posição brasileira. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Marize Torres Magalhães

WEISHEIMER,Nilson;CARVALHO, A. P. C.; SANTOS, A.. Ponto de Cultura: ponto para o desenvolvimento? Um estudo de caso no Quilombo Kaonge. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Brazão Catopola

PINHO,Osmundo; MULLER, C. B.;CARVALHO, A. P. C.. Diálogo de Identidades: Estratégias de Construção de Identidades entre Makonde e Yao do Norte de Moçambique. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ana Paula Pereira Cruz

OLIVEIRA, Rosy;CARVALHO, A. P. C.; FILHO, Antonio Liberac Simões. Comunidade Remanescente de Quilombo de Santiago do Iguape. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Métodos e técnicas em História) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

CARVALHO, A. P. C.; FRAGA, W.; MARQUES, F. H.. NAS TRILHAS DA HISTÓRIA ORAL: MEMÓRIA E PRÁTICAS CULTURAIS NO DISTRITO DE COQUEIROS/BA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Érica dos Santos Conceição

CARVALHO, A. P. C.; ALVES, A. E.; MELLO, M. M.. Representações e práticas sociais em torno da mendicância e da loucura em contexto urbano: etnografia na Rua Pereira, em Cachoeira/BA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Daniel Pereira Rocha

NERY, Maria Salete de Souza; PENTEADO JUNIOR, W. R.;CARVALHO, A. P. C.. Reflexividade Pública: estudo ritual do cineclube Mário Gusmão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Jéssica da Silva Saraiva

OLIVEIRA, Rosy de;CARVALHO, A. P. C.. Cadeia Agroecológica do Capim Dandá (Cyperus rotundus L.) na Comunidade Negra Rural do Quilombo de São Félix - BA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

FRANZEN, Marcela; VIEIRA, EWERTHON;CARVALHO, A. P. C.. Banca da Prova de Desempenho Didático do Concurso para o Cargo de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

RATTS, ALECSANDRO; BRICE, HIPPOLYTE;CARVALHO, A. P. C.. Concurso Público de Provas e Títulos para o provimento efetivo de vagas da carreira de magistério superior, na classe de professor adjunto do edital 01/2013 UNILAB. 2013. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

CARVALHO, A. P. C.. II Concurso Nacional de Pesquisa sobre Cultura Afro-Brasileira ? Prêmio Palmares 2012. 2012. Fundação Cultural Palmares.

CARVALHO, A. P. C.; SANTOS, J. R. J.; SANTANA, A. F. S.. Banca Examinadora do processo seletivo para vaga de professor substituto da Área de Conhecimento/Matéria - Sociedade, Cultura e Ensino em Ciências Sociais / Psicologia: GCAH489/GCAH694/GCAH499. 2021. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

CARVALHO, A. P. C.; SANABRIA, G. V.; PARES, L. N.. Banca examinadora de processo seletivo para vaga de professor substituto do Departamento de Antropologia da UFBA. 2021.Universidade Federal da Bahia. 2021. Universidade Federal da Bahia.

MULLER, C. B.;DE CARVALHO, ANA PAULA COMIN; RAMOS, D. P.. Seleção Doutorado PPGA UFBA 2020. 2019. Universidade Federal da Bahia.

CARVALHO, A. P. C.; MARTINS, H. T.; ALVES, A. E.; PINHO,Osmundo. Seleção de Mestrado PPGCS UFRB. 2016. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

MULLER, C. B.;CARVALHO, A. P. C.; VIEIRA, M. G.. Seleção de Doutorado PPGA/UFBA. 2015. Universidade Federal da Bahia.

MAIA,Suzana Moura;CARVALHO, A. P. C.; FILHO, Antonio Liberac Simões; SILVA, M. F.. Seleção de Mestrado PPGCS/UFRB. 2015. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

VIEIRA, M. G.; SERRA, O. J.;CARVALHO, A. P. C.. Seleção de mestrado do Programa de Pós Graduação em Antropologia da UFBA. 2014. Universidade Federal da Bahia.

CARVALHO, A. P. C.; KUNRATH, Marcelo. Comissão Julgadora da Sessão Sociedade e o tema da Violência do XXI Salão de Iniciação Científica da UFRGS. 2009. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

CARVALHO, A. P. C.; Godoy, E.P.; Trecanni, G.; Trindade, J.. Prêmio Territórios Quilombolas - edição 2006. 2006. Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carlos Alberto Steil

STEIL, C. A.; Arruti, José Maurício; Rosa, Rogério Réus G.; Silva, Sergio Baptista da; JARDIM, Denise Fagundes. O espaço da diferença no Brasil: uma etnografia de políticas púbicas de reconhecimento territorial e cultural negro no Sul do país. 2008. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Carlos Alberto Steil

STEIL, C. A.; FONSECA, Cláudia; JARDIM, D.. Planeta: família negra, invisibilidade, territorialidade e etnicidade na cidade de Canoas/RS. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

José Maurício Paiva Andion Arruti

Jardim, Denise;ARRUTI, José Maurício. O espaço da diferença no Brasil: etnografia de políticas públicas de reconhecimento territorial e cultural negro no sul do país. 2008. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Regina Weber

BARCELLOS, D. M.; CARVALHO, A. P. C.;WEBER, R.; MACIEL, M. E.; SILVA, S. B.. O Planeta dos Negros no Mundo dos Brancos: estudo sobre a manutenção e atualização das fronteiras étnicas de uma comunidade negra na cidade de Canoas/RS. 2004. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Rogério Reus Gonçalves da Rosa

ROSA, R. R. G.; ARRUTI, J. M.; SILVA, S. B.; JARDIM, D. F.. O espaço da diferença no Brasil: etnografia de políticas públicas de reconhecimento territorial e cultural negro no sul do país. 2008. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Denise Fagundes Jardim

ARRUTI, J. M.; BAPTISTA, S.;JARDIM, D. F.; STEIL, C.; Rosa, Rogério R G da. O espaço da diferença no Brasil: etnografia de políticas públicas de reconhecimento territorial e cultural negro no sul do país. 2008. Tese (Doutorado em PPGAS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Denise Fagundes Jardim

JARDIM, D. F.; STEIL, C.; BARCELLOS, D.; BAPTISTA, S.. A etnicização da política no sul do Brasil: etnografia de processos de focalização e transvaloração de conflitos sociais que envolvem segmentos da população negra gaúcha.. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Antropologia) - PPGAS/UFRGS.

Denise Fagundes Jardim

JARDIM, D. F.; STEIL, C.;FONSECA, C. L.. Planeta: Família Negra, Invisibilidade, Territorialidade e Etnicidade na cidade de Canoas/RS. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Sergio Baptista da Silva

SILVA, Sergio Baptista da; BARCELLOS, Daisy;MACIEL, M. E.; WEBER, R.. O "Planeta" dos negros no mundo dos brancos: estudo sobre a manutenção e atualização das fronteiras étnicas de uma comunidade negra na cidade de Canoas/RS. 2004 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Sergio Baptista da Silva

SILVA, Sergio Baptista da; STEIL, C. A.; ARRUTI, J. M.; JARDIM, Denise Fagundes;ROSA, R. R. G.. O espaço da diferença no Brasil: etnografia de políticas públicas de reconhecimento territorial e cultural negro no sul do país. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós- graduação em Antropologia Social- PPGAS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Sergio Baptista da Silva

SILVA, Sergio Baptista da; BARCELLOS, Daisy; JARDIM, Denise Fagundes; STEIL, C. A.. A etnicização da política no sul do Brasil: etnografia de processos de focalização e transvaloração de conflitos sociais que envolvem segmentos da população negra gaúcha. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Naiane Jesus Pinto

NA ENCRUZILHADA DO TERRITÓRIO PESQUEIRO: UMA ETNOGRAFIA DOS CONFLITOS E RACISMO AMBIENTAL, NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE DOM JOÃO E MONTE RECÔNCAVO EM SÃO FRANCISCO DO CONDE - BA; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; (Orientador);

ELENA DE MEDEIROS BATISTA

O sertão vai virar mar: conflitos e injustiças ambientais na comunidade do Quati/Ba; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Felipe Ramos Conceição

"Distopia e Afrofuturismo: As Experiências dos Estúdios Maloca Records e da Gang em Santo Antonio de Jesus no Contexto da Antinegritude"; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; (Orientador);

Mona Lisa da Silva

Mulheres negras resistem: afetividade, aquilombamento e mobilização política no Ceará; Início: 2020; Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Pedro Paulo Skinner

A Ponta dos Castelhanos no foco dos grandes empreendimentos: a construção de um conflito ambiental, os mecanismos de participação popular e a eficácia dos espaços de negociação; Início: 2018; Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Gabriela dos Anjos de Jesus

As Formas de Resistência na Trajetória Acadêmica de Mulheres Negras; 2021; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia,; Orientador: Ana Paula Comin de Carvalho;

Erica Santos Conceição

Uma Etnografia do Arquivo sobre os processos de mudança do de nome do uso social na Defensoria Pública do Estado da Bahia; 2020; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Ana Paula Comin de Carvalho;

Cristiano Dourado Borges Amorim

A luta das comunidades ancestrais afroecuatorianas: um panorama da situação contemporânea no Equador; 2020; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Ana Paula Comin de Carvalho;

Azamor Guedes

O racismo e seu enfrentamento na escola e no trabalho: processos de escolarização e profissionalização de jovens quilombolas na Chapada Diamantina/BA; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia,; Orientador: Ana Paula Comin de Carvalho;

Maraisa Lisboa

Atualização e manutenção da identidade étnica: etnografia sobre o processo de conversão religiosa de ciganos em Cruz das Almas Bahia; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia,; Orientador: Ana Paula Comin de Carvalho;

Roseane Araújo

Representações e práticas sociais em relação a cultura material: etnografia do processo social de produção e circulação da cerâmica de maragojipe Bahia; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia,; Orientador: Ana Paula Comin de Carvalho;

Renato Aquino Neri

Parentesco em uma comunidade negra rural do agreste; 2016; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Paula Comin de Carvalho;

Elane Anias

Gênero, Raça e participação política: trajetória de mulheres negras no campo político do Recôncavo da Bahia; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Paula Comin de Carvalho;

Emanuel Silva Andrade

Impasses e estratégias de reprodução agrícola na comunidade de Santo Antonio de Aldeia em Maragogipe-BA; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia,; Orientador: Ana Paula Comin de Carvalho;

Elizângela Santana Pinto

"Aqui eu fui guerreira!" Relações sociais de gênero e geração no processo de trabalho nas cass de farinha familiar/comunitária; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia,; Orientador: Ana Paula Comin de Carvalho;

Breno Trindade da Silva

Políticas Patrimoniais e Salvaguarda: conflitos e estratégias no reconhecimento do samba de roda do Recôncavo Baiano; 2014; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Paula Comin de Carvalho;

Vanessa Costa Cançado da Silva

Negros congadeiros e quilombolas: identidade e reconhecimento na comunidade de Arturos/MG; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Ana Paula Comin de Carvalho;

Marla Michelle Nascimento Portella do Prado

Reflexão Sociológica sobre a produção do patrimônio cultural brasileiro; 2013; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Paula Comin de Carvalho;

Flávio Luis Assiz dos Santos

Antropologia e Estado: Uma etnografia dos processos de reconhecimento territorial quilombola na Bahia (2003 -2018); 2019; Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Ana Paula Comin de Carvalho;

Laura Gomes

Seguindo fluxos às margens do Paraguaçu: estudo comparativo entre agenciamentos do rio pelo Estado e por quilombolas do Vale do Iguape; 2018; Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo a Pesquisa da Bahia; Orientador: Ana Paula Comin de Carvalho;

Mariana Balen Fernandes

Ilha de Cajaíba: lugar, pertencimento e territorialidade nas Comunidades Quilombolas de Acupe, São Braz e Porto Dom João/ Recôncavo Baiano; 2016; Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Paula Comin de Carvalho;

[Nome removido após solicitação do usuário]

NAS TRILHAS DA HISTÓRIA ORAL: MEMÓRIA E PRÁTICAS CULTURAIS NO DISTRITO DE COQUEIROS/BA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ana Paula Comin de Carvalho;

Erica Santos Conceição

Representações e práticas sociais em torno da mendicância e da loucura em contexto urbano: etnografia na Rua Pereira, em Cachoeira/BA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ana Paula Comin de Carvalho;

Daniel Rocha

Estudo de caso do projeto de extensão Cine Clube Mário Gusmão; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ana Paula Comin de Carvalho;

Roseni Santana de Jesus

Etnogênese e identidade étnica enquanto modo de vida na Comunidade Quilombola de São Braz em Santo Amaro/BA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ana Paula Comin de Carvalho;

Carlene Santana dos Santos

Mapeamento dos relatórios de identificação de territórios quilombolas (1998- 2016); 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo a Pesquisa da Bahia; Orientador: Ana Paula Comin de Carvalho;

Rute Morais Sousa

Levantamento bibliográfico de relatórios de identificação de territórios quilombolas; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ana Paula Comin de Carvalho;

Roseni Santana de Jesus

Identidade, trabalho e território na Comunidade Remanescente de Quilombo d São Bráz, Santo Amaro/BA; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Paula Comin de Carvalho;

Ana Claudia Santos de Jesus

A emergência da identidade quilombola entre pescadores e marisqueiras do Recôncavo da Bahia; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Museologia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo a Pesquisa da Bahia; Orientador: Ana Paula Comin de Carvalho;

Janaina Riber Correa

Cotidiano e cultura entre pescadores e marisqueiras quilombolas do Recôncavo da Bahia; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Paula Comin de Carvalho;

Elilian Gonçalves Aragão

O tombamento de Cachoeira e os discursos sobre o patrimônio; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Museologia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo a Pesquisa da Bahia; Orientador: Ana Paula Comin de Carvalho;

Margarida Batista da Silva

Os métodos de preservação e conservação da arquitetura histórica cachoeirana; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Museologia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ana Paula Comin de Carvalho;

Meire Livia dos Santos de França

Patrimônio histórico: sentidos e formas de apropriação em Cachoeira/BA; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Museologia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ana Paula Comin de Carvalho;

CARINE DA CONCEIÇÃO DOS SANTOS

O patrimônio de Cahoeira sob a perspectiva de seus moradores; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Museologia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ana Paula Comin de Carvalho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Daisy Macedo de Barcellos

; ; Início: 2003; Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Carlos Alberto Steil

O espaço da diferença no Brasil: etnografia de políticas públicas de reconhecimento territorial e cultural negro no sul do país; 2008; 0 f; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Carlos Alberto Steil;

Eliane Cantarino O'Dwyer

2018; Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Eliane Cantarino O'Dwyer;

Denise Fagundes Jardim

"Planeta": Família Negra, Invisibilidade, Territorialidade e Etnicidade na Cidade de Canoas/RS; ; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Denise Fagundes Jardim;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • COMIN DE CARVALHO, ANA PAULA ; BALEN FERNANDES, MARIANA . O negro no Recôncavo da Bahia: reflexões sobre construções identitárias, retóricas de etnicidade, raça e cultura.. ILHA. REVISTA DE ANTROPOLOGIA (FLORIANÓPOLIS) , v. 21, p. 007-034, 2020.

  • DE CARVALHO, ANA PAULA COMIN . Reflexões sobre experiências de racismo institucional e ambiental de comunidades remanescentes de quilombos do Recôncavo da Bahia.. CADERNOS DO LEPAARQ (UFPEL) , v. 16, p. 67-79, 2019.

  • DE CARVALHO, ANA PAULA COMIN . Os antropólogos e a identificação de terras quilombolas no Brasil (1997-2015). ANTROPOLÍTICA (UFF) , v. 47, p. 221, 2019.

  • CARVALHO, A. P. C. . Resenha do livro: Etnografia, o espírito da Antropologia. Tecendo Linhagens. Homenagem a Claudia Fonseca. BRITES, Jurema e MOTTA, Flávia de Mattos (orgs.) Publicações ABA, 2017.. ANUÁRIO ANTROPOLÓGICO , v. 43, p. 377-381, 2018.

  • CARVALHO, A. P. C. . Tecnologias de governo, regularização de territórios quilombolas, conflitos e respostas estatais.. HORIZONTES ANTROPOLÓGICOS (UFRGS. IMPRESSO) , v. 22, p. 131-157, 2016.

  • HEIMER, M. ; CARVALHO, A. P. C. . A utilidade do emprego das geotecnologias na pesquisa antropológica dos impactos do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, Maragojipe, Bahia, sobre populações quilombolas. Bahia Análise & Dados , v. 25, p. 803-819, 2015.

  • CARVALHO, A. P. C. . Comunidades Remanescentes de Quilombos no RS: Histórico e Situação atual. Revista Olhares Sociais , v. 1, p. 1-14, 2012.

  • SALAINI, Cristian Jobi ; CARVALHO, A. P. C. . Memória, mídia e imaginário social: o caso Porongos.. ILHA. REVISTA DE ANTROPOLOGIA (FLORIANÓPOLIS) , v. 11, p. 30, 2010.

  • CARVALHO, A. P. C. . O que um inventário de referências culturais poderá dizer? Os desafios da atuação dos antropólogos nos processos de mapeamento, identificação e registro do patrimônio cultural das populações afro-brasileiras.. CAMPOS (UFPR) , v. 11, p. 1, 2010.

  • CARVALHO, A. P. C. . A atuação dos antropólogos na regularização dos territórios quilombolas. Cadernos do LEPAARQ (UFPEL) , v. 4, p. 1, 2009.

  • CARVALHO, A. P. C. . O memorial dos lanceiros negros: disputas simbólicas, configurações de identidades e relações interétnicas no sul do Brasil. SOCIEDADE E CULTURA (IMPRESSO) , Universidade Federal de Goías, v. 8, n.2, p. 143-152, 2005.

  • CARVALHO, A. P. C. . Dos territórios negros aos quilombos urbanos. Ensaios da página do Observatório Quilombola, 2005.

  • CARVALHO, A. P. C. . O 'Planeta': apontamentos sobre a invisibilidade dos negros no RS e seus reflexos no campo da cidadania. Humanas (UFRGS) , v. 26/27, p. 179-191, 2005.

  • CARVALHO, A. P. C. . Brasil Afro-Brasileiro. HORIZONTES ANTROPOLÓGICOS (UFRGS. IMPRESSO) , Porto Alegre/UFRGS, v. 19, p. 309-315, 2003.

  • CARVALHO, A. P. C. ; MULLER, C. B. ; OLIVEIRA, R. . Territorialidades negras em questão. 1. ed. Rio de Janeiro: Fino Traço, 2016.

  • GUEDES, A. C. ; CARVALHO, A. P. C. . Juventude Quilombola: racismo, escolarização e trabalho. In: Maria Inês Caetano Ferreira; Suzana Moura Maia; Nilson Weisheimer. (Org.). Estudos em identidades, desigualdades e desenvolvimento. 1ed.Cruz das Almas: UFRB, 2020, v. , p. 95-118.

  • CARVALHO, A. P. C. . Representações e formas de apropriação simbólica e econômica do patrimônio material da cidade de Cachoeira/BA.. In: Cintia Beatriz Muller; Patrice Schuch. (Org.). Cidadania e Direitos Humanos: pontos de vistas antropológicos. 1ed.Salvador: UFBA, 2019, v. , p. 30-43.

  • ANIAS, Elane Conceição ; CARVALHO, A. P. C. . ?A quebra do contrato social?: mulheres negras na política do Recôncavo da Bahia ..... In: Maria Helena Santana Cruz, Soraya Barreto Januário, Maria Eulina Pessoa de Carvalho. (Org.). Entre reflexões e práticas feministas. 23ed.Recife: Editora UFPE : UFRPE, 2016, v. , p. 129-146.

  • CARVALHO, A. P. C. . As comunidades remanescentes de quilombos urbanas. In: OLIVEIRA, Osvaldo Martins de. (Org.). Direitos quilombolas e dever de Estado em 25 anos da Constituição Federal de 1988. 1ed.Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Antropologia, 2016, v. 1, p. 219-222.

  • CARVALHO, A. P. C. . COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOS DO RECÔNCAVO DA BAHIA: CONFLITOS TERRITORIAIS EARTICULAÇÕES IDENTITÁRIAS. In: MULLER, C.B; OLIVEIRA, R.; CARVALHO, A.P.C. (Org.). Territorialidades negras em questão. 1ed.Rio de Janeiro: Fino Traço, 2016, v. , p. 15-.

  • CARVALHO, A. P. C. . Emergência de etnicidade: dos territórios negros aos quilombos urbanos. In: Chagas, Miriam de Fátima; Muller, Cintia Beatriz. (Org.). Dinamicas de Cidadania: abordagens etnográficas sobre a diversidade. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010, v. , p. 1-300.

  • CARVALHO, A. P. C. . Chácara das Rosas: de um território negro a um quilombo urbano. In: ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. [et al]. (Org.). Territórios Quilombolas e conflitos. Manaus: UEA Edições, 2010, v. , p. 1-350.

  • CARVALHO, A. P. C. . Comunidades Remanescentes de Quilombo no RS: Identidades, Políticas Públicas e Territórios.. In: Oliveira, Rosy de; Pires, Antonio Liberac Cardoso Simões. (Org.). Olhares Sobre o Mundo Negro. Trabalho, Cultura e Política.. Curitiba: Progressiva, 2010, v. , p. 1-250.

  • CARVALHO, A. P. C. . Reflexões sobre as consequencias culturais da globalização sob o ponto de vista do patrimônio cultural. In: Universidade Luterana do Brasil. (Org.). Globalização, Cultura e Identidade. 1ed.Curitiba: DEL/IBPEX, 2009, v. 1, p. 1-207.

  • CARVALHO, A. P. C. . Multiculturalismo e Interculturalidade. In: Universidade Luterana do Brasil. (Org.). Globalização, Cultura e Identidade. 1ed.Curitiba: DEL/IPBEX, 2009, v. 1, p. 90-120.

  • CARVALHO, A. P. C. . Os direitos territoriais dos remanescentes das comunidades dos quilombos. In: Ceres Karam Brum, Guilherme José da Silva e Sá. (Org.). Entre poderes nativos e saberes ativos. 01ed.Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2009, v. , p. 01-214.

  • CARVALHO, A. P. C. . Do. In: Gilberto Ferreira da Silva; José Antonio dos Santos; Luiz Carlos da Cunha Carneiro. (Org.). RS Negro: Cartografias sobre a produção do conhecimento. 1ed.Porto Alegre: EdiPucRS, 2008, v. 1, p. 1-352.

  • CARVALHO, A. P. C. . Desigualdade e diferenciação social. In: Universidade Luterana do Brasil. (Org.). Desigualdades de gênero, raça e etnia. 1ed.Curitiba: DEL/IBPEX, 2008, v. 1, p. 1-30.

  • CARVALHO, A. P. C. ; SALAINI, Cristian Jobi . Teorias da etnicidade. In: Universidade Luterana do Brasil. (Org.). Desigualdades de gênero, raça e etnia. 1ed.Curitiba: DEL/IPBEX, 2008, v. 1, p. 45-90.

  • CARVALHO, A. P. C. . Preconceito e discriminação, estereótipo e estigma. In: Universidade Luterana do Brasil. (Org.). Desigualdades de gênero, raça e etnia. 1ed.Curitiba: DEL/IBPEX, 2008, v. 1, p. 130-179.

  • CARVALHO, A. P. C. . Combatendo as desigualdades. In: Universidade Luterana do Brasil. (Org.). Desigualdades de gênero, raça e etnia. 1ed.Curitiba: DEL/IBPEX, 2008, v. 1, p. 20-60.

  • CARVALHO, A. P. C. . Vozes de ébano: narrativas sobre experiências negras no sul do Brasil. In: Maria Catarina Chitolina Zanini. (Org.). Por que. 1ed.Santa Maria: editoraufsm, 2007, v. , p. 1-275.

  • CARVALHO, A. P. C. . O Quilombo da Família Silva: etnicização e politização de um conflito territorial na cidade de Porto Alegre/RS.. In: Associação Brasileira de Antropologia. (Org.). Prêmio ABA/MDA Territórios Quilombolas. Brasília: Versal Design, 2006, v. , p. 1-118.

  • CARVALHO, A. P. C. ; WEIMER, R. A. . Remanescentes de Quilombos. Zero Hora, Opinião, 30 jun. 2005.

  • CARVALHO, A. P. C. ; HEIMER, M. . Análise antropológica do processo de instalação do Estalaeiro Enseada do Paraguaçu. In: IV Congresso LatinoAmericano de Antropologia, 2015, México. Anais IV Congresso LatinoAmericano de Antropologia, 2015.

  • CARVALHO, A. P. C. . O espaço da diferença negra no Brasil. In: XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais, 2011, Salvador. Anais XI CONLAB, 2011.

  • CARVALHO, A. P. C. . O que um inventário de referências culturais poderá dizer? Os dilemas da atuação dos antropólogos nos processos de mapeamento, identificação e registro do patrimônio cultural das populações afro-brasileiras.. In: VI Encontro de estudos multidisciplinares em cultura, 2010, Salavdor. Anais do VI ENECULT, 2010.

  • CARVALHO, A. P. C. . Representações e formas de apropriação simbólica e econômica do patrimônio material da cidade de Cachoeira/BA. In: 28 Reunião Brasileira de Antropologia, 2012, São Paulo. Anais 28 RBA, 2012.

  • CARVALHO, A. P. C. . Comunidades remanescentes de quilombos no Rio Grande do Sul: identidades, políticas públicas e territórios. In: 31 Encontro Anual da ANPOCS, 2007, Caxambu. Programa e Resumos 31 Encontro Anual da ANPOCS, 2007.

  • CARVALHO, A. P. C. . Massacre de Porongos: de polêmica histórica a patrimônio cultural. In: VII Reunião de Antropologia do Mercosul, 2007, Porto Alegre. VII RAM - Desafios Antropológicos, 2007.

  • CARVALHO, A. P. C. . Vozes de ébano: narrativas sobre as experiências negras no sul do Brasil.. In: 25° Reunião Brasileira de Antropologia, 2006, Goiânia. Livro de Resumos dos trabalhos apresentados na 25° Reunião Brasileira de Antropologia. Goiânia: ABA, 2006. v. 01.

  • CARVALHO, A. P. C. . Família Silva: Etnicização e Politização de um conflito fundiário na cidade de Porto Alegre/RS. In: VI Reunião de Antropologia do Mercosul, 2005, Montevideo. Anais da VI Reunion de Antropologia do Mercosur, 2005.

  • CARVALHO, A. P. C. . Dos territórios negros aos quilombos urbanos.. In: XXIV Reunião Brasileira de Antropologia, 2004, Recife. Programa e Resumos XXIV Reunião Brasileira de Antropologia. Recife: ABA, 2004. v. 01. p. 01-596.

  • CARVALHO, A. P. C. . Planeta: Família Negra, Invisibilidade, Territorialidade e Etnicidade na cidade de Canoas. In: 23 Reunião da Associação Brasileira de Antropologia, 2002, Gramado/RS. Anais da 23 Reunião da Associação Brasileira de Antropologia, 2002.

  • CARVALHO, A. P. C. . As representações sobre corpo e beleza entre mulheres negras da Chácara das Rosas na cidade de Canoas/RS.. In: XI Salão de Iniciação Científica, 2000, Porto Alegre. Livro de resumos. Porto Alegre: Gráfica UFRGS, 2000.

  • CARVALHO, A. P. C. . INSURGÊNCIAS NEGRAS NO CONTEXTO DE ESFACELAMENTO DE DIREITOS E DA DEMOCRACIA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, A. P. C. . Os antropólogos e a identificação de terras quilombolas no Brasil (1997-2015). 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MULLER, C. B. ; SILVA, Vera Regina Rodrigues da ; FERNANDES, M. B. ; CARVALHO, A. P. C. ; OLIVEIRA, N. . Pesquisa interinstitucional em foco: comunidades quilombolas em risco. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, A. P. C. . Os antropólogos e a identificação de terras quilombolas no Brasil (1997-2015). 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, A. P. C. . Os antropólogos e a identificação de terras quilombolas no Brasil (1997-2015). 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, A. P. C. . Violação de direitos, lutas e autoafirmação de comunidades remanescentes de quilombos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, A. P. C. ; SANTOS, C. S. . Os antropólogos e a definição de territórios quilombolas no Brasil (1998-2016). 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, A. P. C. . Os antropólogos e o reconhecimento de terras quilombolas no Brasil (1997-2015). 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, A. P. C. . Os antropólogos e a definição de terras quilombolas no Brasil (1998-2016).. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, A. P. C. . Políticas desenvolvimentistas e seus impactos sobre os territórios quilombolas no Recôncavo da Bahia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, A. P. C. . A atuação dos antropólogos na regularização de territórios quilombolas e no reconhecimento do patrimônio cultural. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, A. P. C. ; HEIMER, M. . Análise antropológica do processo de instalação do Estalaeiro Enseada do Paraguaçu. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, A. P. C. ; FERNANDES, M. B. . O negro no Recôncavo da Bahia: Reflexões sobre construções identitárias, retóricas de etnicidade, raça e cultura.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, A. P. C. . Reconhecimento dos direitos quilombolas na Bahia - Balanço e perspectivas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, A. P. C. . Comunidades Remanescentes de Quilombos do Recôncavo da Bahia: conflitos territoriais e articulações identitárias.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, A. P. C. . Representações a formas de apropriação do patrimônio material de Cachoeira/BA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, A. P. C. . O espaço da diferença negra no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, A. P. C. . O que um inventário de referências culturais poderá dizer? Os dilemas da atuação dos antropólogos nos processos de mapeamento, identificação e registro do patrimônio cultural das populações afro-brasileiras.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, A. P. C. . Os desafios da atuação dos antropólogos nos processos de regularização dos territórios quilombolas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, A. P. C. . O espaço da diferença no Brasil: etnografia de políticas públicas de reconhecimento territorial e cultural negro no sul do país.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, A. P. C. . O espaço da diferença no Brasil: etnografia de políticas públicas de reconhecimento negro no sul do país.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, A. P. C. . Comunidades remanescentes de quilombos do Rio Grande do Sul: identidades, políticas públicas e territórios. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, A. P. C. . Massacre de Porongos: de polêmica histórica a patrimônio cultural. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, A. P. C. . Os direitos das comunidades remanescentes de quilombos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CARVALHO, A. P. C. . Vozes de Ébano: narrativas sobre as experiências negras no sul do Brasil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, A. P. C. . Dos territórios negros aos quilombos urbanos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, A. P. C. ; MULLER, C. B. ; OLIVEIRA, R. . Introdução Territorialidade Negras em Questão. Cruz das Almas, Belo Horizonte, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

  • CARVALHO, A. P. C. . Entrevista com José Augusto Laranjeiras Sampaio 2012 (Entrevista com autor).

  • CARVALHO, A. P. C. . Dossiê Quilombos. Cachoeira, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CARVALHO, A. P. C. . Parecer avaliativo do artigo com código de submissão 114349 para a revista Horizontes Antropológicos. 2021.

CARVALHO, A. P. C. . Parecer ad hoc na Topoi. Revista de História (Rio de Janeiro). 2020.

CARVALHO, A. P. C. . Parecer ad hoc, para a Contemporânea ? Revista de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos. 2020.

CARVALHO, A. P. C. . Parecer sobre artigo submetido a Revista Estudos de Sociologia da UNESP. 2018.

CARVALHO, A. P. C. . Parecer sobre artigo submetido a Revista Antropolítica da UFF. 2018.

CARVALHO, A. P. C. . Parecer sobre o livro para a EdUSP: Tecer amizade, habitar o deserto: política e território no quilombo Família Magalhães. 2018.

CARVALHO, A. P. C. . Parecer sobre artigo submetido a Revista Altera da UFPB. 2017.

CARVALHO, A. P. C. ; OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; FUJIMOTO, Nina Simone Viladerde Moura ; SILVA, Vera Regina Rodrigues da . A resistência através da permanência: relatório antropológico, histórico e geográfico sobre a comunidade negra de Manoel Barbosa. 2006.

CARVALHO, A. P. C. ; OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; SALAINI, Cristian Jobi ; BARCELLOS, Daisy de Macedo . Inventário de Referências Culturais sobre o Massacre de Porongos. 2006.

CARVALHO, A. P. C. ; WEIMER, R. A. . Família Silva: resistência negra no bairro Três Figueiras. 2004.

CARVALHO, A. P. C. ; ODWYER, E. C. . CURSO ABA: QUESTÕES FUNDAMENTAIS NOS LAUDOS ANTROPOLÓGICOS. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, A. P. C. . Relatório bolsa pós-doutorado sênior CNPq. 2019. (Relatório de pesquisa).

CARVALHO, A. P. C. ; SALAINI, Cristian Jobi ; MEINERZ, Nadia Elisa ; ALLEBRANDT, D. ; WEISHEIMER,Nilson . Desigualdades de gênero, raça e etnia. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro para a disciplina Desigualdades de gênero, raça e etnia).

CARVALHO, A. P. C. . Desigualdades de gênero, raça e etnia. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video-aulas para a disciplina Desigualdades de gênero, raça e etnia).

CARVALHO, A. P. C. ; BARCELLOS, Daisy de Macedo ; SALAINI, Cristian Jobi . Massacre de Porongos. 2008. (Livreto sobre o Massacre de Porongos).

CARVALHO, A. P. C. ; SALAINI, Cristian Jobi . Lanceiros Negros: histórias, memórias e identidades no sul do Brasil. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Publicação sobre o Inventário de Referências Culturais sobre o Massacre de Porongos).

CARVALHO, A. P. C. ; OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; SALAINI, Cristian Jobi . Lanceiros Negros: Guia de Referências Históricas. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de Referências Históricas).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    Práticas de Estado, processos de reconhecimento territorial e desregulação ambiental em contextos latinoamericanos, Descrição: Este projeto propõe uma reflexão sobre o Estado e suas margens a partir dos processos de construção moderna de Estados-Nação em contextos latino-americanos, com ênfase no caso brasileiro; isto é, os processos do chamado ?nation building?, nos quais ?empreendimentos capitalistas e estados-nação modernizantes são os dois mais importantes poderes que organizam o espaço hoje? (Asad, 1993, p 8). O projeto de construção dos Estados-Nação brasileiro e latino-americanos é modernizador e, ?não se refere apenas a governantes que tentam implementá-lo, mas também aqueles que lutam contra ele? (Idem) em espaços políticos legais estabelecidos. Para compreender tais processos, recorreremos às experiências etnográficas dos pesquisadores em situações de conflitos socioambientais, reivindicação de direitos territoriais e práticas de governança no âmbito da implementação dos grandes projetos de desenvolvimento, incluindo aqueles que se apresentam sob a designação de desenvolvimento sustentável ? dentre eles, a construção de barragens, portos e estradas de ferro, a exploração de reservas minerais, a produção de biocombustíveis, o agronegócio, projetos de ecoturismo, projetos de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+). A análise do material etnográfico, documental e arquivístico produzido no âmbito dessa pesquisa será desenvolvida em eixos temáticos tendo como denominador comum uma reflexão crítica sobre as interfaces entre as práticas estatais, o reconhecimento de direitos, as estratégias regulatórias e jurídicas na gestão tutelar de povos e territórios tradicionais e a configuração de conflitos socioambientais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Paula Comin de Carvalho - Coordenador / Eliane Cantarino O'Dwyer - Integrante / Deborah Bronz - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2018 - 2019

    Os antropólogos e a definição de terras quilombolas no Brasil (1997-2015), Descrição: Essa pesquisa tem como tema a relação entre a antropologia brasileira e a identificação de grupos etnicamente diferenciados, especialmente as comunidades remanescentes de quilombos. O direito coletivo a terra para as comunidades negras rurais e urbanas brasileiras não foi precedido por um acúmulo de estudos antropológicos sobre essa população, como no caso colombiano. Foi o imaginário sobre o que teriam sido os quilombos - que primeiro ganhou força no campo do movimento social negro do país - que alcançou o estatuto de tema constitucional em 1988. Desse modo, o problema de identificação desses grupos acabou por configurar-se num campo esepcífico de atuação que envolve uma gama diversificada de mediadores. Dentre eles, os antropólogos que vem trabalhando ativamente para ocupar o lugar de interlocutores com legitimidade técnica e acadêmica requeridas para o dialogo com os campos administrativos, político e jurídico (CARVALHO, 2008). Entre os anos de 1998 e 2016 foram produzidos 196 relatórios de identificação de territórios quilombolas. A maior parte deles foi elaborada por antropólogos que são professores, doutorandos ou mestrandos de universidades federais ou estaduais. Seja por meio de convênios, termos de cooperação técnica, destaque orçamentário, licitação e contratos celebrados pela Fundação Cultural Palmares (FCP), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Instituto de Terras de São Paulo (ITESP) e Ministério Público Federal, seja por doações ou outras modalidades. Os relatórios restantes foram escritos por antropólogos pertencentes ao quadro de servidores do INCRA. Diante da inexistência de análises mais abrangentes sobre esses trabalhos, buscamos preencher essa lacuna.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Paula Comin de Carvalho - Coordenador / Carlene Santana dos Santos - Integrante / Rute Morais Sousa - Integrante / Flavio Assiz - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

  • 2017 - 2018

    A Antropologia e a Identificação de territórios quilombolas no Brasil (1998-2016), Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como tema a relação entre Antropologia e Identificação de grupos e territórios etnicamente diferenciados. Como apontam Lima (2005) e L?Estoile et al (2002), geralmente a participação de antropólogos na elaboração e na implementação de políticas públicas voltadas a tais segmentos tem sido objeto de considerações morais e políticas, mas negligenciado do ponto de vista da análise sociológica. Situações e processos socais que tradicionalmente foram vistos através das lentes da denúncia e/ou do engajamento no âmbito das antropologias britânica, francesa e norte-americana, recentemente têm sido examinados de um ponto de vista histórico e comparativo, a luz da história social das ciências sociais, da sociologia do conhecimento científico e da etnografia do estado numa perspectiva compreensiva das relações entre os saberes antropológicos e a construção dos estados nacionais (L?ESTOILE et al, 2002). No caso brasileiro, tal debate já foi sistematizado no que concerne as populações indígenas no livro: Antropologia e Identificação ? os antropólogos e a definição de terras indígenas no Brasil, 1977-2002; servindo como inspiração para este trabalho que se volta para a população negra quilombola. Segundo dados governamentais, foram escritos 196 relatórios de identificação de territórios quilombolas no período de 1998 a 2016. A partir da análise de uma amostra desses estudos, a questão mais geral que buscamos responder é se é possível identificar um padrão de relatórios marcado por um conjunto de articulações discursivas comuns. Em outras palavras, se haveria um gênero de documento com um padrão discursivo característico, isto é, com um apanhado de conceitos e de estratégias retóricas e textuais reiteradamente utilizados. Essa pergunta mais ampla se desdobra em duas mais específicas. A primeira se refere as formas e dispositivos de construção de autoridade etnográfica e produção de convencimento empregadas, inspirando-se nas contribuições de Vicent Crapanzano (1991) e Bruno Latour (2000). Enquanto a segunda diz respeito ao subtexto que informa e conduz a elaboração do texto. Nesse sentido, interessa-nos saber se essas etnografias são guiadas por uma estrutura narrativa implícita, ou seja, por uma estória nos termos de Bruner (1986), e quais os termos-chaves, conceitos, que a caracterizariam.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Paula Comin de Carvalho - Coordenador / Carlene Santana dos Santos - Integrante / Rute Morais Sousa - Integrante / Flavio Assiz - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4

  • 2015 - 2017

    Manutenção e atualização da identidade étnica cigana e negra no Recôncavo da Bahia., Descrição: O presente projeto de pesquisa se situa no campo de estudos das Ciências Sociais sobre grupos étnicos e suas fronteiras. Sendo assim, nosso tema de estudo é a manutenção e atualização das identidades étnicas. Nosso problema de investigação consiste em saber como se mantem e atualizam as fronteiras étnicas das populações ciganas e negras no Recôncavo da Bahia. Essas populações têm passado por dois processos de cunho global que lhe impõem inúmeros desafios. O primeiro se refere a expansão e interiorização das religiões pentecostais e neopentecostais, fenômeno observado no continente africano e na América Latina como um todo, que tem provocado no Brasil a conversão religiosa tanto de católicos, quanto de adeptos das religiões de matriz africana em números expressivos. A conversão não implica apenas no abandono da religião de origem, um possível elemento da identidade étnica do convertido, mas na progressiva incorporação de um modo de vida que nega, minimiza ou atenua qualquer distintividade de cunho étnico, tais como vestimenta e uso de adornos. O segundo diz respeito a intensificação do turismo de cunho histórico e cultural, dinâmica que tem afetado não apenas os grandes centros urbanos e industrializados, mas principalmente as zonas rurais e agrícolas em todo o mundo, e que proporciona contatos mais frequentes com ideais, valores e práticas sociais diversas sobre identidade e cultura, e impulsiona a padronização e mercantilização de objetos artesanais típicos, como a cerâmica, referência identitária dos segmentos negros locais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Ana Paula Comin de Carvalho - Coordenador / Roseane Araujo - Integrante / Maraisa Lisboa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

  • 2010 - 2013

    Relações de gênero entre pescadores e marisqueiras quilombolas no Recôncavo da Bahia, Descrição: Essa pesquisa tem como foco principal entender as relações de gênero que se configuram a partir das habilidades produtivas em grupos étnicos que vivenciam transformações ecológico-sociais. Nosso estudo se desenvolverá junto à população da Comunidade Remanescente de Quilombo de São Brás, localizado no município de Santo Amaro, Recôncavo da Bahia. Este grupo está situado na localidade de São Brás, distando aproximadamente 80 km de Salvador, banhada pelos rios Subaé e Traripe e pelo mar da Baia de Todos os Santos. Esta coletividade recebeu a certidão de auto-identificação como remanescente das comunidades dos quilombos da Fundação Cultural Palmares em 2009, solicitando ao INCRA a regularização de suas terras nesse mesmo ano. Ela é composta por 446 famílias que vivem da pesca1, mariscagem2 e agricultura de subsistência. Em São Brás existem diversas manifestações culturais relacionadas com a ancestralidade negra, tais como: samba chula, bumba meu boi, capoeira e maculelê. Seus integrantes dependem do território em que vivem para plantar suas roças, do mar e dos mangues para a pesca e mariscagem e das ilhas adjacentes onde se reproduzem os peixes, camarões e mariscos e nas quais os pescadores se abrigam durante as chuvas, e onde mulheres e crianças realizam coleta de frutas para comercialização. Dentre essas ilhas, destaca-se a de Cajaíba, localizada entre os municípios de Santo Amaro e São Francisco do Conde, que será sede de um grande empreendimento internacional de construção de um Eco-Resort pela empresa espanhola Property Logic. Além de ser um espaço para sua subsistência e pequeno comércio, a Ilha de Cajaíba também representa um símbolo de resistência étnica para o grupo. Aí se situa um conjunto histórico e arquitetônico datado de 1712, que se constitui na casagrande assim como a senzala e os marcos da época de escravidão, símbolos nos quais as comunidades quilombolas da região atestam o poder de sua resistência. Assim, nosso projeto busca. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ana Paula Comin de Carvalho - Integrante / Jurema Machado de Andrade Souza - Integrante / Suzana Moura Maia - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

  • 2010 - 2011

    Concepções e formas de apropriação simbólica e econômica do patrimônio material da cidade de Cachoeira/BA, Descrição: A cidade de Cachoeira, no recôncavo da Bahia, foi considerada Monumento Nacional e teve seu sítio urbano tombado pelo IPHAN em 1971 por reunir um dos mais importantes acervos arquitetônicos no estilo barroco. As casas, igrejas e prédios históricos deste município remontam ao Brasil Império e estão situadas numa área de vale com a presença de elevações íngremes que dificultam o crescimento urbano horizontal. As áreas já ocupadas não podem ser alteradas em virtude do tombamento. Desde 2002, parte significativa destas edificações começaram a ser restauradas através do Programa Monumenta, do Ministério da Cultura. Neste contexto, o acionamento da categoria patrimônio pode trazer uma série de benefícios (como a ligação entre as várias gerações, os vínculos entre os cidadãos por fazer referência aos símbolos que são representativos da coletividade e o desenvolvimento econômico através da atração do turismo cultural), mas também danos a alguns grupos sociais (desencadeando processos de gentrification onde a restauração dos objetos vem acompanhada de uma desapropriação dos sujeitos). Em geral, quase nunca os valores atribuídos pelos grupos portadores aos bens culturais correspondem aos valores atribuídos pelas instituições oficiais de preservação. Não trata-se de uma disputa sobre os objetos, mas sobre o que eles significam. Deste modo, o conflito é constitutivo das políticas de preservação dos patrimônios culturais. Sendo assim, interessa-nos investigar a pluralidade de valores e significados atribuídos pela população local, especialistas, autoridades, turistas, dentre outros, aos imóveis que constituem o sítio urbano tombado de Cachoeira, os processos através dos quais foram e são selecionados os sentidos tidos como mais importantes e legítimos e as formas de apropriação simbólica e econômica destas edificações.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Ana Paula Comin de Carvalho - Coordenador., Número de produções C, T & A: 7

  • 2005 - 2008

    Direitos Humanos, novas frentes discursivas e usos do judiciário-análise antropológica de alguns desafios contemporâneos., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . , Integrantes: Ana Paula Comin de Carvalho - Integrante / Daisy de Macedo Barcellos. - Integrante / Patrice Schuch - Integrante / Cintia Beatriz Muller - Integrante / Claudia Lee Fonseca - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2006

    IFCH/INCRA-RS 2640/2004, Descrição: Elabora;ão de relatórios antropológicos sobre as comunidades de Cambará, em Cachoeira do Sul, Manoel Barbosa, em Gravataí, e levantamentos socio-economicos das comunidades remanescentes de quilombos de Morro Alto, São Miguel e Rincão dos Martimianos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Ana Paula Comin de Carvalho - Integrante / Vinicius Pereira de Oliveira - Integrante / Nina Simone Vilaverde Moura Fujimoto - Integrante / Vera Regina Rodrigues da Silva - Integrante / José Carlos Gomes dos Anjos - Coordenador / Ieda Ramos - Integrante / Marcelo Moura Mello - Integrante., Financiador(es): INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2006

    INRC Porongos, Descrição: Rea;ização do Inventário de Referências Culturais sobre o Massacre de Porongos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Paula Comin de Carvalho - Integrante / Cristian Jobi Salaini - Integrante / Vinicius Pereira de Oliveira - Integrante / Daisy de Macedo Barcellos. - Coordenador., Financiador(es): Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 11

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2005

Prêmio ABA/MDA Territórios Quilombolas, ABA/MDA.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Artes Humanidades e Letras - CAHL. , Rua da Feira, CENTRO, 44300000 - Cachoeira, BA - Brasil, Telefone: (71) 93181639, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - 2019

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós Doutor Sênior

Atividades

  • 09/2018 - 12/2018

    Ensino, Antropologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Política: Antropologia e Estado

  • 03/2018 - 12/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Antropologia.,Linhas de pesquisa

2013 - Atual

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Vínculo: Professora Permanente do PPGA, Enquadramento Funcional: Professor Permanente

Outras informações:
Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Antropologia da UFBA

2010 - Atual

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora Adjunta de Antropologia do Bacharelado em Ciências Sociais do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB, em Cachoeira/BA.

Atividades

  • 09/2021

    Direção e administração, Centro de Artes, Humanidades e Letras.,Cargo ou função, COORDENADORA DO BACHARELADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS.

  • 05/2016

    Direção e administração, Centro de Artes, Humanidades e Letras.,Cargo ou função, membro do colegiado do Programa de Pós- graduação em Ciências Sociais.

  • 01/2010

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Artes Humanidades e Letras - CAHL.,Linhas de pesquisa

  • 01/2010

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Artes Humanidades e Letras - CAHL, Centro de Artes Humanidades e Letras - CAHL.,Atividade realizada, Líder do Grupo de Pesquisa Memória, Processo Identitários e Territorialidades no Recôncavo da Bahia.

  • 08/2021 - 10/2021

    Ensino, Música Popular Brasileira, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DIVERSIDADES, CULTURA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

  • 06/2021 - 10/2021

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia III

  • 06/2021 - 10/2021

    Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SOCIOLOGIA GERAL

  • 06/2021 - 10/2021

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TCC - ANT, C.POL.SOC

  • 07/2021 - 09/2021

    Direção e administração, Centro de Artes, Humanidades e Letras.,Cargo ou função, Coordenadora da Area de Conhecimento Sociedade, Cultura e Ensino em Ciências Sociais.

  • 04/2021 - 08/2021

    Ensino, Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, SOCIOLOGIA DAS DESIGUALDADES NO BRASIL

  • 02/2021 - 05/2021

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, IIntrodução aos estudos acadêmicos

  • 02/2021 - 05/2021

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PESQUISA SOCIAL QUALITATIVA

  • 02/2021 - 05/2021

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TCC - ANT, C.POLÍTICA, SOC

  • 09/2020 - 12/2020

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução aos Estudos Acadêmicos

  • 03/2020 - 07/2020

    Ensino, Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, TEORIA I - LEITURAS CRÍTICAS DE TEMAS CLÁSSICOS

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia I

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Brasileira

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Museologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Geral

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia II

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa

  • 10/2017 - 03/2018

    Ensino, Museologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia nos Museus

  • 10/2017 - 03/2018

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Brasileira

  • 05/2017 - 09/2017

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia II

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Antropológica

  • 05/2016 - 02/2017

    Direção e administração, Centro de Artes Humanidades e Letras - CAHL.,Cargo ou função, Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.

  • 08/2016 - 01/2017

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia III

  • 08/2016 - 01/2017

    Ensino, Museologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Geral

  • 03/2016 - 07/2016

    Ensino, Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia das Desigualdades no Brasil

  • 02/2016 - 06/2016

    Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Brasileira

  • 07/2015 - 11/2015

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia III

  • 07/2015 - 11/2015

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Antropologia

  • 03/2015 - 06/2015

    Ensino, Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Antropológica

  • 01/2015 - 06/2015

    Ensino, Museologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Visual

  • 01/2015 - 06/2015

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Antropologia I

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia

  • 08/2014 - 11/2014

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia I

  • 03/2014 - 07/2014

    Ensino, Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia das Desigualdades no Brasil

  • 02/2014 - 06/2014

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Social II

  • 02/2014 - 06/2014

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Social II- Métodos Qualitativos

  • 02/2014 - 06/2014

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leituras Etnográficas

  • 07/2013 - 12/2013

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia

  • 07/2013 - 12/2013

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópico Especial em Antropologia III

  • 07/2013 - 12/2013

    Ensino, Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia das Desigualdades no Brasil

  • 07/2013 - 12/2013

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso

  • 03/2013 - 07/2013

    Ensino, Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia das Desigualdades no Brasil

  • 02/2013 - 05/2013

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa social qualitativa

  • 04/2012 - 09/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes Humanidades e Letras - CAHL.,Cargo ou função, Membro do colegiado do Mestrado em Ciências Sociais.

  • 01/2010 - 09/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes Humanidades e Letras - CAHL.,Cargo ou função, Membro do Colegiado em Ciências Sociais.

  • 01/2010 - 09/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes Humanidades e Letras - CAHL.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Ciências Sociais.

  • 04/2012 - 08/2012

    Ensino, Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Antropológica

  • 04/2012 - 08/2012

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Antropologia II - Teorias da Etnicidade

  • 06/2011 - 06/2012

    Extensão universitária , Centro de Artes Humanidades e Letras - CAHL.,Atividade de extensão realizada, Cartografia social de Comunidades Remanescentes do Recôncavo da Bahia.

  • 03/2011 - 07/2011

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia III

  • 03/2011 - 07/2011

    Ensino, Museologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia nos Museus

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais de Antropologia II

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Social I

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Geral

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Museologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia nos Museus

2013 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Professor permanente do PPGA, Enquadramento Funcional: Professor Permanente, Carga horária: 3

Atividades

  • 05/2013

    Pesquisa e desenvolvimento, Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação, Programa de Pós-Graduação em Antropologia.,Linhas de pesquisa

  • 03/2021 - 07/2021

    Ensino, Antropologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PROJETO DE PESQUISA PARA TESE EM ANTROPOLOGIA

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Antropologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia e metodologia antropológicas

  • 10/2017 - 02/2018

    Ensino, Antropologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia no e do Brasil

  • 02/2016 - 06/2016

    Ensino, Antropologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia e Estado

  • 03/2014 - 07/2014

    Ensino, Antropologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Antropológica

  • 05/2013 - 12/2013

    Ensino, Antropologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Patrimônio e memória social

2019 - 2019

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor formador

2016 - 2017

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2019 - 06/2019

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Currículo

  • 01/2016 - 12/2017

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia e Educação, Educação, Ludicidade e Corporeidade, Fundamentos da Educação Infantil, Seminário Integrador I

2007 - 2010

INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA/RS

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/2007 - 01/2010

    Serviços técnicos especializados , Superintendência Regional do INCRA no RS.,Serviço realizado, acompanhamento de procedimentos de regularização fundiária de territórios quilombolas.

2005 - 2005

Universidade da Região da Campanha

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Outras informações:
Responsável pelas disciplinas de Fundamentos Sociais (60 horas aula), Antropologia I, Antropologia II e Antropologia IV (com 60 horas aula cada uma delas).

Atividades

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia II, Fundamentos Sociais

  • 03/2005 - 07/2005

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia I, Antropologia IV

2005 - 2006

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Antropóloga

Outras informações:
Realização de etapa de identificação de referencias culturais sobre o Massacre de Porongos.

2004 - 2004

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Antropóloga

Outras informações:
Realização da etapa de levantamento preliminar das referencias culturais do Massacre de Porongos

Atividades

  • 08/2005 - 03/2006

    Serviços técnicos especializados , 12 Superitendência Regional do IPHAN.,Serviço realizado, Assessoria Antropológica para a realização da etapa de identificação das referências culturais sobre o Massacre de Porongos.

  • 08/2004 - 12/2004

    Serviços técnicos especializados , 12 Superitendência Regional do IPHAN.,Serviço realizado, Assessoria Antropológica para a execução de Levantamento Preliminar de Referências Culturais sobre o Massacre de Porongos.

2005 - 2006

INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Antropóloga

Outras informações:
Realização de laudo antropológico, histórico e geográfico sobre a comunidade negra de Manoel Barbosa/RS.

Atividades

  • 05/2005 - 03/2006

    Serviços técnicos especializados , SR 11.,Serviço realizado, Realização de laudo antropológico, histórico e geográfico da comunidade remanescente de quilombo Manoel Barbosa, em Gravataí/RS.

2004 - 2004

Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Antropóloga

Outras informações:
Elaboração de Laudo Antropológico de reconhecimento da comunidade remanescente de quilombo "Família Silva"

Atividades

  • 05/2004 - 09/2004

    Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana.,Serviço realizado, Laudo Antropológico de reconhecimento da comunidade remanescente de quilombo.

2004 - 2004

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 8

Outras informações:
Aulas de Antropologia no Curso de Especialização em Projetos Sociais e Culturais da UFRGS.

Atividades

  • 06/2004 - 07/2004

    Ensino, Projetos Sociais e Culturais, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Questões Culturais