Cristian Jobi Salaini

Pós-doutorado em Ciências Sociais (2023). Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Em 2008 teve passagem pela Universidade de Montreal (Quebéc), participando de atividades específicas do CETUM (Groupe de recherche Diversité urbaine).Tem experiência no campo das políticas públivas, atuando em assessorias para o Instituto do Patrimônio Artístico Histórico Nacional (IPHAN) e para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) na aplicação de políticas públicas que vem sendo dirigidas por estas instituições a temas que envolvem a participação da disciplina antropológica.Além disso, tem trabalhado junto a instituições de ensino como professor assim como na produção de materiais instrucionais. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, atuando em temas como: identidade étnica, patrimônio imaterial, arte, territorialidade, identidade regional, propriedade intelectual de grupos tradicionais e comunidades remanescentes de quilombo. Atualmente tem se debruçado no estudo de processos e estratégias de reconhecimento político no âmbito da América Latina, com ênfase na Filosofia da Libertação.

Informações coletadas do Lattes em 26/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Antropologia Social

2008 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: A "JANELA" DO RELATÓRIO TÉCNICO: variabilidade, criatividade e reconhecimento social em contextos de perícia antropológica
, Ano de obtenção: 2012. Denise Fagundes Jardim. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: identidade; etnicidade; reconhecimento social; memória; territorialidade.

Mestrado em Antropologia Social

2004 - 2006

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: "NOSSOS HERÓIS NÃO MORRERAM": um estudo antropológico sobre formas de "ser negro" e de "ser gaúcho" no estado do Rio Grande do Sul, Ano de Obtenção: 2006
Maria Eunice Maciel.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: identidade; etnicidade; memória; imaginário.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Nutrição

2020 - 2024

Universidade Estácio de Sá
Título: Estratégias de produção de alimentos em Cuba: o Plano de Soberania Alimentar e Educação Nutricional de 2020

Graduação em Ciências Sociais

2000 - 2003

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Entre a Arte e a Etnicidade: um estudo antropológico sobre artistas plásticos negros de Porto alegre.
Orientador: Daisy Macedo de Barcellos
Bolsista do(a): Pró Reitoria de Pesquisa Universidade Federal do Rio Grande do Sul, PROPESQ/UFRGS, Brasil.

Pós-doutorado

2018 - 2023

Pós-Doutorado. , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas. , Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Formação complementar

2008 - 2008

Groupe de recherche Diversité urbaine (CETUM). , Université de Montreal, UdeM, Canadá.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia da Arte.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia do Esporte.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia do Estado.

Participação em eventos

I Congreso Internacional "Posglobalizacion, descolonizacion e transmodernidad[. Da descolonização epistemo-política: reflexões desde os casos brasileiro e boliviano para uma agenda política intercultural.. 2017. (Congresso).

Simpósio Filosofia de la Liberacíon.Conocimientos tradicionales y la liberación latina: Reflexiones para una agenda intercultural. 2016. (Simpósio).

Left Forum. Brazilian Dilemma and Afro-American Links: An Afro-Centred Mass Culture Submitted to Structural Racism. 2015. (Exposição).

33 Encontro Nacional da ANPOCS.Mídia, Identidade étnicas e o debate sobre o autêntico e inautêntico cultural. 2009. (Encontro).

26 Reunião Brasileira de Antropologia. "Atlas das Comunida des Negras" - campo de possibilidades de construção de identidades e trajetórias negras no RS.. 2008. (Congresso).

III Seminário Internacional Organizações e Sociedade.A propriedade intelectual dos conhecimentos tradicionais e as políticas de proteção ao patrimônio imaterial. 2008. (Seminário).

Colóquio Relatos e Relatórios de pesquisa 2007..Os resultados dos relatórios de quilombos INCRA/2007. 2007. (Outra).

Projeto de valorização da cultura Mbya-guarani. 2007. (Outra).

VII Reunião de Antropologia do Mercosul. 2007. (Congresso).

"XI Semana Acadêmica de História da Unisinos - História do Rio Grande do Sul: Outras Abordagens"."Massacre de Porongos, Patrimônio e Identidade negra no Rio Grande do Sul". 2006. (Encontro).

Curso de Formação Continuada em Folclore e Tradicionalismo na Educação..Identidade Cultural e os Lanceiros Negros. 2006. (Encontro).

I Oficina 2006 do Programa de Especialização em Patrimônio IPHAN/UNESCO..Patrimônio e Diversidade Cultural - Estudo de Caso. 2006. (Oficina).

Práticas de Justiça e Diversidade Cultural."Imagens da Alteridade". 2006. (Seminário).

Práticas de Justiça e Diversidade Cultural (2. edição)."Imagens da Alteridade". 2006. (Seminário).

Práticas de Justiça e diversidade cultural - Minicurso e intercâmbios de pesquisas."Políticas públicas. Direitos Humanos e a Constituição de 1988". 2006. (Oficina).

14 RAM - Reunião de Antropologia do Mercosul. 2003. (Congresso).

Colóquio do NACI - Núcleo de Antropologia e Cidadania. 2003. (Seminário).

Curso Itinerante Direitos Humanos.Antropologia Diversidade e Direitos Humanos. 2003. (Outra).

II Seminário em Defesa das Religiões Afro-brasileiras.II Seminário em Defesa das Religiões Afro brasileiras. 2003. (Seminário).

23ª Reunião Brasileira de Antropologia. 2002. (Congresso).

II Seminário de Capacitação das Famílias Indígenas da Terra da Borboleta/RS. 2001. (Seminário).

XVIII Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Sociais (ENECS)..Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Sociais.. 2001. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Rafael Montenegro

SALAINI, Cristian Jobi; BARCELLOS, D. M.; JARDIM, D. F.; MACIEL, M. E. S.. Nas trilhas do Cantão das Lombas. Estudo etnográfico sobre racismos e hierarquias cotidianas no contexto rural de Viamão (RS). 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós- graduação em Antropologia Social- PPGAS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Natashe Carolina Kich

SALAINI, Cristian Jobi; WEBER, R.; MARONEZE, L. A. G.. Prosit, Salute! O Sentido da Festa da Colônia de Gramado para as comunidades do interior.. 2016. Dissertação (Mestrado em PROCESSOS E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS) - Universidade Feevale.

Aluno: Alexandre Peres de Lima

SALAINI, Cristian Jobi; MAGNI, C. T.; SILVA, S. B.; JARDIM, D. F.. As lutas, os bailes, as retomadas. Reconhecimento, identidade e cultura na patrimonialização do clube socia negro 24 de agosto (Jaguarão-RS). 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós- graduação em Antropologia Social- PPGAS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mégui Fernanda Del Ré

SALAINI, Cristian Jobi; COELHO-DE-SOUZA, G.; SPOLLE, V.; ANJOS, J. C. G.. Comunidades Remanescentes de Quilombos. Bem viver e a Política de Desenvolvimento Territorial na Zona Sul do Rio Grande do Sul. 2014. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Laís Góis Soares

SALAINI, Cristian Jobi; JARDIM, D.F.; BRUM, C. K.; STEIL, C. A.. Turismo de Galpão: Uma etnografia sobre o acolhimento do fenômeno do turismo nos festejos e festivais tradicionalistas em Porto Alegre e Santa Cruz do Sul. 2014. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Elisabeth Mazeron Machado

SANTOS, J. V. T.; TEIXEIRA, A. N.; PIMENTA, M.; PICCININI, C.; BECKER, F.;SALAINI, Cristian Jobi. Monstrinhos e Monstros: o castigo do corpo infantil na sociedade contemporânea. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Nicole Monteiro Vieira

SALAINI, Cristian Jobi. Zuzu Angel: moda, comunicação e tropicalismo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS).

Aluno: Guilherme Borges Almeida

SALAINI, Cristian Jobi. Said e o Estado Islâmico: uma análise da política estadonidense sob a visão de Edward Said. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS).

Aluno: Maíne Borsatto Rolante

SALAINI, Cristian Jobi. It´s The Real Thing: A coca-Cola como recurso de poder brando na política externa dos Estados Unidos para o Brasil durante a década de 1940. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS).

Aluno: Lais Bender de Oliveira

SALAINI, Cristian Jobi. Educação para a morte: o cinema estadunidense e seu uso como meio de demonizar Hitler e os nazistas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS).

Aluno: Bruna Emely Hohensee

SALAINI, Cristian Jobi. Imigração e Multiculturalismo no Quebec: discurso oficial e percepção dos imigrantes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS).

Aluno: Jerônimo de Bento Azambuja

SALAINI, Cristian Jobi. Boa Esperança: análise do videoclipe do rapper Emicida. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS).

Aluno: Henrique Brenner Gasperin

SALAINI, Cristian Jobi. O discurso como ação de Estado: as construções narrativas estadunidenses e russas sobre armas químicas no conflito Sírio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS).

Aluno: Ana Estrázulas de Araújo

SALAINI, Cristian Jobi. A roupa que sai do armário: o papel da roupa na construção de identidades de generos não binárias. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS).

Aluno: Ana Paula Barcellos Poppi

SALAINI, Cristian Jobi. A importância do Guaxi na sociedade chinesa: uma análise da forma chinesa de fazer negócios. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS).

Aluno: Camila Roussos Mariú Lodeyro

SALAINI, Cristian Jobi. Fantasia e representação e pertencimento: o cosplay e a sociabilidade juvenil na hipermodernidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS).

Aluno: Daniela Helena Marschner

SALAINI, Cristian Jobi. Natureza e Cultura: um estudo antropológico sobre publicidade, homens e animais domésticos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS).

Aluno: Francine Ramos

SALAINI, Cristian Jobi. A prática de yoga por homens de segmentos médios como traço marcante de um estilo de vida. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS).

Aluno: Natália dos Santos

SALAINI, Cristian Jobi. O papel da anistia internacional nos Direitos Humanos no Brasil: um estudo de caso referente ao fracasso da segurança pública. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS).

Aluno: RODRIGO SEVERO DE MATOS

SALAINI, Cristian Jobi. O trabalho e a busca da felicidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS).

Aluno: Victoria Moreira Kern

SALAINI, Cristian Jobi. O valor de um Living Lab. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS).

Aluno: Caroline Maldaner Jacob

SALAINI, Cristian Jobi. Quem tem medo do aquecimento global? Um estudo sobre a influência da comunicação visual na mudança de atitude em relação às mudanças climáticas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS).

Aluno: Daniel Mester

SALAINI, Cristian Jobi. O humor na internet: uma análise dos discursos humorísticos do canal "Porta dos Fundos". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS).

Aluno: Thais Mello Medeiros

SALAINI, Cristian Jobi. A condição da mulher no Irã do século XXI: um estudo acerca do diálogo entre oriente médio e o ocidente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS).

Aluno: Guilherme Stock Benezra

SALAINI, Cristian Jobi. A teoria austríaca dos ciclos aplicada no setor construtivo habitacional do Rio Grande do Sul. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de empresas) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS).

Aluno: Vinícius Zanus

SALAINI, Cristian Jobi. Percepção dos jovens universitários de Porto Alegre acerca das posições ideológicas de direita e esquerda. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS).

Aluno: Miguel Corrêa Eschiletti

SALAINI, Cristian Jobi. Uma análise da consequências da expansão do agronegócio em Moçambique e a participação brasileira no seu desenvolvimento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS).

Aluno: Francisco Escosteguy Augsburger

SALAINI, Cristian Jobi. O papel da organizações não governamentais no desenvolvimento internacional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS).

Aluno: Mirélly Pes Hackmann

SALAINI, Cristian Jobi. Conservadorismo político no século XXI: o papel dos movimentos conservadores na política americana e brasileira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS).

Aluno: Desirre de Barros Ferreira

SALAINI, Cristian Jobi. O real fotogrpafico aplicado às manifestações de junho de 2013 de Porto Alegre. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS).

Aluno: Marcelle Moreira Pujol

SALAINI, Cristian Jobi. A política externa estadonidense e o conflito Israel-Palestina: uma análise dos governos de George W. Bush e Barack Obama. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS).

Aluno: Nicole Kuhn

SALAINI, Cristian Jobi. Globalização, desigualdade e justiça social: considerações sobre a construção de um mundo mais justo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS).

Aluno: Gunther barisch

SALAINI, Cristian Jobi. O avanço da extrema direita na Europa a partir do protencionismo local. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS).

Aluno: Rafaela Paula Giacomin

SALAINI, Cristian Jobi. As dinâmicas migratórias peruanas em Santiago do Chile. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS).

Aluno: Júlia Visnievski Zacouteguy

SALAINI, Cristian Jobi. A atuação das agências internacionais de proteção à criança nos processos de desarmamento, demobilização e reintegração. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS).

Aluno: Bernardo Menezes Fanganito

SALAINI, Cristian Jobi. A orientação política nacionalista do presidente Nicolas Sarkozy frente à crise econômica européia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS).

Aluno: Stephanie Lindemayer Handel

SALAINI, Cristian Jobi. O combate ao tráfico de mulheres para fins de escravidão sexual. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS).

Aluno: Desirée Brandão da Silva

SALAINI, Cristian Jobi. As influências histórica, identitária e econômica na política externa multivetorial da Ucrânia. 2013.

Aluno: Bruna Volkart Koff

SALAINI, Cristian Jobi. A cooperação euro mediterrânea frente aos fluxos migratórios sul-norte no contexto das revoluções árabes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS).

Aluno: Maria Fernanda Braccini de Gonzalez

SALAINI, Cristian Jobi. As fronteiras da identidade: o caso dos Sapeurs Congoleses. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS).

Aluno: Isadora Turatti Ribeiro

SALAINI, Cristian Jobi. O impacto das políticas de transferência condicionada de renda no Brasil e no México: análise do Bolsa Família e o Oportunidades. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS).

Aluno: Rafaela Esswein

SALAINI, Cristian Jobi. Bolsa de Diamantes: o processo da comercialização de diamantes no cenário internacional. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS).

Aluno: Daniel Romanenco

SALAINI, Cristian Jobi. Mr. Natural e a Contracultura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS).

Aluno: Leonardo Magalhães

SALAINI, Cristian Jobi. Plano Monográfico: Negociação na Rússia. Principais aspectos e fatores histórico-culturais que influenciam o comportamento dos negociadores russos.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS).

Aluno: Camila Vieira Teixeira

SALAINI, Cristian Jobi. Plano Monográfico: a influência do processo globalizatório na indústria da moda.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS).

Aluno: Marcus Scalco Bagorro

SALAINI, Cristian Jobi. O consumo cultural da classe D de porto Alegre em atividades de lazer e entretenimento. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS).

Aluno: Flora Schmidt Guerreiro

SALAINI, Cristian Jobi. Camiseta, idéia que veste. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS).

Aluno: Bruno Mury Scalco

SALAINI, Cristian Jobi. Segurança Pública emMegaeventos: reflexão acerca do mundo de 2014 no Brasil através do estudo de caso da África do Sul 2010. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS).

SALAINI, Cristian JobiGRAEFF, Lucas. Banca examinadora dos trabalhos finais dos alunos de Antropologia IV - Antropologia Simbólica, ministrada pela Profa. Dra. Cornelia Eckert.. 2005. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Orientou

Enrique Polto Taborda

Constituição e pós-colonialismo na América Latina; Tensões cosmopolíticas no coração do continente; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS); (Orientador);

Laura Marquesan Eschberger

O feminismo no Chiapas; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS); (Orientador);

Yann Dieggo Souza Timotheo de Almeida

TRIBUNAL DO JÚRI INDÍGENA E (IN)JUSTIÇA PENAL NA REGIÃO DO ARAGUAIA, MATO GROSSO; 2023; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, ; Coorientador: Cristian Jobi Salaini;

Aline Araújo

COSMOPOLÍTICAS DA PACHAMAMA EM PESSOA: A Constitucionalização dos Direitos de outros-que-humanos no Equador; 2022; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, ; Coorientador: Cristian Jobi Salaini;

Clarissa Botega

A JUDICIALIZAÇÃO REVERSA COMO ESTRATÉGIA DE DOMINAÇÃO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE TERRAS QUILOMBOLAS; 2022; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, ; Coorientador: Cristian Jobi Salaini;

Georgia Borges de Souza

Redes de apoio sociotécnico e a construção de saberes locais na comunidade do Morro da Cruz; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS); Orientador: Cristian Jobi Salaini;

Talles Coelho Santos

O racismo institucional: a disjunção entre o Estado brasileiro e o campo da educação racial frente às agências internacionais; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS); Orientador: Cristian Jobi Salaini;

Laura Aldana Schoellkopf

Memórias reveladas: a construção da identidade quilombola através da fotografia; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS); Orientador: Cristian Jobi Salaini;

Guilherme Baldi Ely

A construção de uma gauchidade no Grêmio foot-ball Porto Alegrense; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS); Orientador: Cristian Jobi Salaini;

Thiago Machado de Albuquerque

A rebeldia juvenil no cinema: De "Juventude Transviada" a "Spring Breakers"; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS); Orientador: Cristian Jobi Salaini;

Bárbara Quadros Milani

A percepção dos jovens referente ao funk carioca em propagandas veiculadas na televisão; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS); Orientador: Cristian Jobi Salaini;

Lisandra Masotti Lages

Com que roupa eu vou? A moda como formador identitário do publicitário; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS); Orientador: Cristian Jobi Salaini;

Emilie Steffen de Morais

Políticas Públicas e o status da muher no Afeganistão; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS); Orientador: Cristian Jobi Salaini;

Luisa Dalla Valle Geisler

Vadias, Sluts, Maracas e Putas: o caso da marcha das vadias e a identidade do feminismo em um contexto de transnacionalização de movimentos sociais; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS); Orientador: Cristian Jobi Salaini;

Luisa Brandelli

Análise da criação contemporânea de moda na China como processo de reconstrução cultural; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS); Orientador: Cristian Jobi Salaini;

Erik Stromgren Cavol

O festival da cores no Cairo globalizado: uma análise etnogrpafica sobre o consumo dos festivais de música eletrônica por parte de jovens egípcios da classe alta; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS); Orientador: Cristian Jobi Salaini;

Mariana Mussoi Messias

A identidade latino americana e o aparato midiático no contexto multuculturalista norteamericano: uma análise das emissoras UNIVISION e HBOlatino nos EUA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS); Orientador: Cristian Jobi Salaini;

Felipe Rafael Linden

Sob o signo da devoração; Estudo das tensões políticas em Osvald de Andrade e Sergio Vaz; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS); Orientador: Cristian Jobi Salaini;

Gabriela Teló Bertolazzi

A construção de identidade e gêneros juvenis em espaços de sociabilidades alternativas de Porto Alegre; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS); Orientador: Cristian Jobi Salaini;

HENRIQUE BRAUNSTEIN RASKIN

A Política das Culturas: A conexão do global com o local na questão afro-brasileira em tratados interncionais; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS); Orientador: Cristian Jobi Salaini;

Natalia Laurent

O consumo do Yoga como articulador de valores nas camadas médias portoalegrenses; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS); Orientador: Cristian Jobi Salaini;

João Francisco Gonçalves Hein

Rebeldia, fuga e o sentido da vida: o mito e a metáfora social do filme "Na Natureza Selvagem"; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS); Orientador: Cristian Jobi Salaini;

Produções bibliográficas

  • SALAINI, Cristian Jobi ; TABORDA, E. P. . Da Descolonização epistemo-política: uma agenda política intercultural a partir dos casos boliviano e brasileiro. IDENTIDADE! , v. 23, p. 97-116, 2021.

  • SILVA, R. P. ; GRACIO, H. R. ; SALAINI, Cristian Jobi . ECONOMIC DEVELOPMENT AND INDIGENOUS ILLNESS IN TOCANTINS. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento , v. 09, p. 36-47, 2020.

  • SALAINI, Cristian Jobi ; FERNANDES, M. B. . Dilemas do reconhecimento: ?desconfianças? e colonialidade em territórios quilombolas no Brasil. VISIONI LATINOAMERICANE , v. 21, p. 123-140, 2019.

  • SALAINI, Cristian Jobi ; ESCHBERGER, L. M. . Projeto decolonial e arranjos transmodernos. A ação das mulheres indígenas no movimento zapatista.. ESPIRALES , v. 2, p. 53-73, 2019.

  • SALAINI, Cristian Jobi ; TABORDA, E. P. . Epistemo-Political Decolonization: Reflections from the Brazilian and Bolivian Cases towards an Intercultural Politics. Journal of Historical Archaeology & Anthropological Sciences , v. 3, p. 79-85, 2018.

  • SALAINI, Cristian Jobi . O ofício do antropólogo. Etnografia em contexto de perícia.. TESSITURAS: REVISTA DE ANTROPOLOGIA E ARQUEOLOGIA , v. 4, p. 214-229, 2017.

  • SALAINI, Cristian Jobi ; TURRA-MAGNI, Claudia ; BRUSCHI, Mauro . La mémoire des lanciers noirs, esclaves-soldats du Rio Grande do Sul (Brésil). Etudes Rurales , v. 1, p. 25-42, 2016.

  • SALAINI, Cristian Jobi . Desafios da etnografia: tensões do fazer antropológico na construção de relatórios técnicos em comunidades quilombolas. Identidade , v. 20, p. 98-110, 2015.

  • SALAINI, Cristian Jobi ; JARDIM, D. F. . Batalha dos papéis: Notas sobre as tensões entre procedimentos escritos e memória na regularização fundiária de terras de quilombos no Brasil. Universitas Humanistica , v. 80, p. 189-212, 2015.

  • SALAINI, Cristian Jobi ; TOLEDO, U. . Demonstrations and the Quilombola Cause: New Protests for Old Claims. Cultural Anthropology , v. 1, p. 1-1, 2013.

  • SALAINI, Cristian Jobi ; GRAEFF, Lucas . A respeito da materialidade do patrimônio imaterial: o caso do INRC Porongos. Horizontes Antropológicos (UFRGS. Impresso) , v. 1, p. 171-195, 2011.

  • SALAINI, Cristian Jobi ; GRAEFF, Lucas . A respeito da materialidade do patrimônio imaterial: o caso INRC Poprongos. Horizontes Antropológicos (Online) , v. 1, p. 171-195, 2011.

  • SALAINI, Cristian Jobi ; COMIN, Ana Paula . Memória, mídia e imaginário social: o caso Porongos.. Ilha. Revista de Antropologia (Florianópolis) , v. 10, p. 155-173, 2010.

  • SALAINI, Cristian Jobi ; Mello, Marcelo de Moura . Seguindo as pegadas dos quilombos pelos caminhos da memória, da identidade e da etnicidade. Identidade. Revista Identidde , v. 15, p. 33-50, 2010.

  • SALAINI, Cristian Jobi ; OLIVEIRA, Vinicius P . Guerreiros Descartáveis. Revista de História (Rio de Janeiro) , v. 58, p. 46-49, 2010.

  • SALAINI, Cristian Jobi ; OLIVEIRA, Vinicius P (Org.) ; BARCELLOS, Daisy Macedo de (Org.) ; COMIN, Ana Paula (Org.) ; TURRA, C. M. (Org.) . Lanceiros negros: histórias, memórias e identidades no sul do Brasil. Porto Alegre: IPHAN/RS, 2007. v. 1. 50p .

  • OLIVEIRA, Vinicuis P ; SALAINI, Cristian Jobi . Lanceiros Negros Farroupilhas: história, memória e identidade sul-riograndense revistas. In: Alessandra Gasparotto; Lisiane Sias Manke; Lori Altmann. (Org.). Ações Afirmativas e Educação Antirrascista: reflexões propostas e ferramentas didáticas. 1ed.Francisco Beltrão - PR: Calgan, 2018, v. 1, p. 44-47.

  • SALAINI, Cristian Jobi . Comunidades Tradicionais em Contextos de Perícia Antropológica: limites e desafios da construção etnográfica (no prelo).. In: Marcelo Antônio Conterato; Guilherme Waterloo Radomsky; Sergio Scheneider. (Org.). Pesquisas em Desenvolvimento Rural: técnicas, bases de dados e estatística. 1ed.Porto Alegre: UFRGS - Série Estudos Rurais, 2015, v. 2, p. 75-88.

  • OLIVEIRA, Vinicius P ; SALAINI, Cristian Jobi . Escravos Farrapos. In: Patricia Braick. (Org.). Estudar história: das origens do homem à era digital. .ed.: Moderna, 2013, v. , p. 0-.

  • OLIVEIRA, Vinicius P ; SALAINI, Cristian Jobi . Escravos Farrapos: documento que revela massacre de soldados negros por líderes farroupilhas gera polêmica até hoje (no prelo).. Coleção história. 0ed.: Leya, 2013, v. 8, p. 0-.

  • OLIVEIRA, Vinicius P ; SALAINI, Cristian Jobi . A participação negra na Revolução Farroupilha. In: Alfredo Boulos Júnior. (Org.). História sociedade & cidadania: 2º ano. 1ed.São Paulo: FTD, 2013, v. , p. 231-.

  • SALAINI, Cristian Jobi . Entrevista em Profundidade: para além do esquema pergunta-resposta. In: Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). (Org.). Pesquisa Social. 1ed.Curitiba: IBPEX, 2011, v. 1, p. 55-66.

  • SALAINI, Cristian Jobi ; Arnt, Mônica de Andrade . Propriedade Intelectual e conhecimentos tradicionais no contexto das políticas públicas patrimoniais. In: SOUZA, Rebeca Henneman Vergara de.; LEAL, Ondina Fachel. (Org.). Estudos de Propriedade Intelectual. Porto Alegre. 1ed.Porto Alegre: Tomo Editorial Ltda., 2010, v. , p. 223-241.

  • SALAINI, Cristian Jobi . "O negro no campo artístico: uma possibilidade analítica de espaços de solidariedade étnica em Porto Alegre/RS.. In: Gilberto Ferreira da Silva; José Antônio dos Santos; Luiz Carlos Cunha Carneiro. (Org.). RS NEGRO. Cartografias sobre a produção do conhecimento.. 2ed.Porto Alegre: EdiPUCRS, 2010, v. , p. 148-162.

  • SALAINI, Cristian Jobi ; COMIN, Ana Paula . Teorias da Etnicidade. In: Universidade Luterana do Brasil. (Org.). Desigualdades de gênero, raça e etnia.. Curitiba: IBPEX, 2009, v. , p. 115-128.

  • SALAINI, Cristian Jobi . Desigualdades étnico-raciais no Brasil. In: Universidade Luterana do Brasil. (Org.). Desigualdades de gênero, raça e etnia.. Curitiba: IBPEX, 2009, v. , p. 129-142.

  • SALAINI, Cristian Jobi . Sobre as teorias Raciais. In: Universidade Luterana do Brasil. (Org.). Desigualdades de gênero, raça e etnia.. Curitiba: IBPEX, 2009, v. , p. 99-114.

  • SALAINI, Cristian Jobi . Globalização, Cultura e Identidade. In: Universidade Luterana do Brasil. (Org.). Globalização, Cultura e Identidade. Curitiba: Editora IBPEX, 2009, v. , p. 15-29.

  • SALAINI, Cristian Jobi . Globalização e Tradição: o caso do Tradicionalismo gaúcho.. In: Universidade Luterana do Brasil. (Org.). Globalização, Identidade e Cultura.. Curitiba: Editora IBPEX, 2009, v. , p. 31-46.

  • SALAINI, Cristian Jobi . Nossos heróis não morreram: "ser negro" e "ser gaúcho" no estado do Rio Grande do Sul. In: Caleb Faria Alves; Maria Eunice Maciel. (Org.). O Lugar Comum da Diferença. Porto Alegre: UFRGS, 2009, v. , p. 87-126.

  • SALAINI, Cristian Jobi . "O negro no campo artístico: uma possibilidade analítica de espaços de solidariedade étnica em Porto Alegre/RS. In: Gilberto Ferreira da Silva; José Antônio dos Santos; Luiz Carlos da Cunha Carneiro. (Org.). RS NEGRO: cartografias sobre a produção do conhecimento.. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008, v. 1, p. 148-162.

  • SALAINI, Cristian Jobi . Patrimônio e Diversidade Cultural - Porongos/RS. In: Coordenação-Geral de Pesquisa, Documentação e referência do IPHAN (COPEDOC). (Org.). Caderno de Estudos do Programa de Especialização em Patrimônio. 1ed.Rio de Janeiro: IPHAN, 2007, v. 1, p. -.

  • SALAINI, Cristian Jobi ; BEAKLINI, B. L. R. . O legado vivo da arte marcial afro-americana: corporalidade, política e a luta por reconhecimento social - 2. Afropress, São Paulo, p. 1, 01 jul. 2014.

  • SALAINI, Cristian Jobi ; OLIVEIRA, Vinicius P . Concluído inventário do Massacre de Porongos.. Extra Classe - SINPRO/RS - Ano 13, nº 124.

  • SALAINI, Cristian Jobi ; LOPEZ, L. C. ; ATHAIDE, L. G. . Dilemas do Reconhecimento: Desconfianças e Colonialidade em Territórios Indígenas e Quilombolas no Brasil. In: XIII RAM - Reunião de Antropologia do Mercosul, 2019, Porto Alegre. XIII RAM - Reunião de Antropologia do Mercosul, 2019.

  • SALAINI, Cristian Jobi . Dilemas do reconhecimento. Desconfianças e colonialidade em territórios indígenas e quilombolas no Brasil.. In: ALAS PERU 2019, 2019, Lima. Dilemas do reconhecimento. Desconfianças e colonialidade em territórios indígenas e quilombolas no Brasil., 2019.

  • SALAINI, Cristian Jobi . Projeto político decolonial e arranjos transmodernos. Gênero e etnicidade no Movimento Zapatista.. In: ALAS PERU 2019, 2019, Lima. ALAS PERU 2019, 2019.

  • SALAINI, Cristian Jobi ; TABORDA, E. P. . Da descolonização epistemo-política: reflexões desde os casos brasileiro e boliviano para uma agenda política intercultural.. In: I Congreso Internacional ?Posglobalización, descolonización y transmodernidad, 2017, Ciudad Juarez. I Congreso Internacional ?Posglobalización, descolonización y transmodernidad, 2017.

  • SALAINI, Cristian Jobi ; Arnt, Mônica de Andrade . Conhecimentos tradicionais: tensões entre a propriedade intelectual e o campo da cultura.. In: IX Reunião de Antropologia do Mercosul, 2011, Curitiba - PR. Anais RAM 2011, 2011.

  • SALAINI, Cristian Jobi ; Arnt, Mônica de Andrade . Conhecimentos tradicionais: tensões entre a propriedade intelectual e o campo da cultura.. In: IX Reunião de Antropologia do Mercosul, 2011, Paraná - PR. Anais RAM 2011, 2011.

  • SALAINI, Cristian Jobi ; Mello, Marcelo de Moura . Seguindo as pegadas do quilombo pelos caminhos da memória, da identidade e da etnicidade.. In: VII Reunião de Antropologia do Mercosul, 2009, Buenos Aires. Anais da VII Reunião de Antropologia do Mercosul, 2009.

  • SALAINI, Cristian Jobi . Mídia, Identidades étnicas e os debates sobre o autêntico e inautêntico cultural.. In: 33 Encontro Anual da Anpocsw, 2009, Caxambu/MG. Anais do 33 Encontro Nacional da ANPOCS, 2009.

  • SALAINI, Cristian Jobi . A propriedade intelectual dos conhecimentos tradicionais e as políticas de proteção ao patrimônio imaterial. In: III Seminário Internacional Organizações e Sociedade, 2008, Porto Alegre. Anais do III Sios, 2008.

  • SALAINI, Cristian Jobi ; RODRIGUES, V. R. . "Atlas das Comunidades Negras" - Campo de possibilidades de construção de identidades e trajetórias negras no RS.. In: 26 Reunião Brasileira de Antropologia. Desigualdade na Diversidade, 2008, Porto Seguro - BA. Anais da 26 Reunião Brasileira de Antropologia. Desigualdade na Diversidade, 2008.

  • SALAINI, Cristian Jobi ; LOPEZ, L. C. ; ATHAIDE, L. G. . Dilemas do Reconhecimento: Desconfianças e Colonialidade em Territórios Indígenas e Quilombolas no Brasil. In: XIII RAM - Reunião de Antropologia do Mercosul, 2019, Porto Alegre. XIII RAM - Reunião de Antropologia do Mercosul, 2019.

  • SALAINI, Cristian Jobi ; Mello, Marcelo de Moura . Seguindo as pegadas do quilombo pelos caminhos da memória, da identidade e da etnicidade.. In: VIII Encontro de Antropologia do Mercosul, 2009, Buenos Aires. Anais do VIII Encontro de Antropologia do Mercosul, 2009.

  • SALAINI, Cristian Jobi . Mídia, Identidades étnicas e o debate sobre o autêntico e inautêntico cultural.. In: 33 Enconjtro Nacional da ANPOCS, 2009, Caxambu/MG. Anais do 33 Encontro Nacional da ANPOCS, 2009.

  • SALAINI, Cristian Jobi ; RODRIGUES, V. R. . "Atlas das Comunidades Negras" - Campo de possibilidades de construção de identidades e trajetórias negras no RS.. In: 26 Reunião Brasileira de Antropologia, 2008, Porto Seguro/BA. 26 RBA: desigualdade na diversidade., 2008.

  • SALAINI, Cristian Jobi ; Arnt, Mônica de Andrade . A propriedade intelectual dos conhecimentos tradicionais e as políticas de proteção ao patrimônio imaterial. In: III Seminário Internacional Organizações e Sociedade, 2008, Porto Alegre. Anais do III Sios, 2008.

  • SALAINI, Cristian Jobi ; SILVEIRA, Raquel da ; BAYER, Etiene Molina . Sociabilidade no Grupo Soeral: Alguns Elementos para a Discussão no Campo do Lazer. In: XIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2003, Caxambu, 2003.

  • SALAINI, Cristian Jobi . Frente Negra de Arte: entre a arte e a etnicidade.. In: XV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2003, Porto Alegre. Livro de Resumos, 2003.

  • SALAINI, Cristian Jobi . Negros de Porto Alegre. Memória e Trajetórias.. In: XIV Salão de Iniciação Científica, 2002, Porto Alegre. XIV Salão de Iniciação Científica. Livro de Resumos. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002.

  • SALAINI, Cristian Jobi ; SCHOELLKOPF, L. A. . Defesa Pessoal para mulheres. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SALAINI, Cristian Jobi . Antropólogos e Profissionalização: Relatos e Experiências. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SALAINI, Cristian Jobi . Imprensa, campo artístico e intelectuais afro-gaúchos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SALAINI, Cristian Jobi . Quilombos e quilombolas no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SALAINI, Cristian Jobi . Quilombos e quilombolas no Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SALAINI, Cristian Jobi . Políticas de Reconhecimento Étnico: desafios da perícia antropológica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SALAINI, Cristian Jobi . Cultura, raça e identidade.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SALAINI, Cristian Jobi . Quilombos, patrimônio cultural e identidade étnica.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SALAINI, Cristian Jobi . O patrimônio cultural e as políticas públicas de reparação: a participação dos lanceiros negros na revolução farroupilha.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SALAINI, Cristian Jobi . Lanceiros Negros: Herança de Porongos.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SALAINI, Cristian Jobi . Políticas de reconhecimento: Documentários sobre pleitos e regularizaçoes fundiárias quilombolas e debates.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SALAINI, Cristian Jobi . Mídia, Identidades étnicas e o debate sobre o autêntico e inautêntico cultural.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SALAINI, Cristian Jobi ; OLIVEIRA, Vinicius P . Quilombos de Viamão - Resgatando a Nossa História. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SALAINI, Cristian Jobi . Trabalhando com o Patrimônio Imaterial: O caso de Porongos-RS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SALAINI, Cristian Jobi . "Atlas das Comunidades Negras" - campo de possibilidades de construção de identidades e trajetórias negras no RS.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SALAINI, Cristian Jobi . Identidades étnicas e questões raciais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SALAINI, Cristian Jobi . Palestra sobre comunidades negras e quilombolas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SALAINI, Cristian Jobi . Palestra sobre comunidades negras e quilombolas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SALAINI, Cristian Jobi . Patrimônio Imaterial e conservação da sócio-diversidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SALAINI, Cristian Jobi ; Colling, Ana Maria ; UEQUED, Feres Jorge . Vinte Anos da Constituição Brasileira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SALAINI, Cristian Jobi . "Políticas públicas, Direitos Humanos e a Constituição de 1988". 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SALAINI, Cristian Jobi . Identidade Cultural e os Lanceiros Negros. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SALAINI, Cristian Jobi . Patrimônio e Diversidade Cultural - Estudo de Caso. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SALAINI, Cristian Jobi . Imagens da Alteridade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SALAINI, Cristian Jobi . "Massacre de Porongos, Patrimônio e Identidade negra no Rio Grande do Sul". 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SALAINI, Cristian Jobi . Negro - "A Formação dos Quilombos". 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SALAINI, Cristian Jobi . ´Nossos Heróis não Morreram´: um estudo antropológico sobre formas de ´ser negro´e de ´ser gaúcho´no estado do Rio Grande do Sul. 2006 (Dissertação de Mestrado).

  • SALAINI, Cristian Jobi . Entre a Arte e a Etnicidade: um estudo antropológico sobre artistas plásticos negros de Porto Alegre. 2004 (Trabalho de conclusão).

Outras produções

SALAINI, Cristian Jobi . Reconhecimento cultural da capoeira e dos clubes sociais negros no Rio Grande do Sul. 2014.

SALAINI, Cristian Jobi ; OLIVEIRA, Vinicuis P . Relatório Sócio, Histórico e Antropológico da comunidade quilombola "Rincão dos Caixões". 2008.

SALAINI, Cristian Jobi ; OLIVEIRA, Vinicius P ; GRAEFF, Lucas ; COMIN, Ana Paula ; BARCELLOS, Daisy Macedo de . Inventário Nacional de Referências Culturais "Massacre de Porongos" - Fase de documentação. 2007.

SALAINI, Cristian Jobi ; GRAEFF, Lucas ; COMIN, Ana Paula ; BARCELLOS, Daisy Macedo de ; OLIVEIRA, Vinicius P . Aplicação do Inventário Nacional de Referências Culturais "Massacre de Porongos" - Fase Identificação. 2005.

SALAINI, Cristian Jobi ; COMIN, Ana Paula ; OLIVEIRA, Vinicuis P ; BARCELLOS, Daisy Macedo de . Inventário "Massacre de Porongos": aplicação dos instrumentos do Inventário Nacional de Referências Culturais - Fase de levantamento preliminar. 2004.

SALAINI, Cristian Jobi ; OLIVEIRA, Vinicius P . Relatório sócio econômico comunidade quilombola Maloca. 2014.

SALAINI, Cristian Jobi . Relatório patrimônio cultural da capoeira e dos clubes sociais negros no Rio Grande do Sul. 2014.

SALAINI, Cristian Jobi ; OLIVEIRA, Vinicius P . Relatório preliminar da comunidade Quilombola de Júlio Borges (Salto do Jacuí). 2010.

SALAINI, Cristian Jobi ; OLIVEIRA, Vinicius P ; FERNANDES, M. B. . Relatório Sócio-Histórico-Antropológico da Comunidade Quilombola de Pontal da Barra. 2010.

SALAINI, Cristian Jobi ; OLIVEIRA, Vinicius P ; FERNANDES, M. B. . Relatório sócio-histórico-antropológico da Comunidade Quilombola de Ladeiras.. 2010.

SALAINI, Cristian Jobi ; OLIVEIRA, Vinicius P ; FERNANDES, M. B. . Relatório sócio-histórico-antropológico da Comunidade Quilombola de Caraíbas. 2010.

SALAINI, Cristian Jobi ; OLIVEIRA, Vinicius P ; FERNANDES, M. B. . Relatório sócio-histórico-antropológico da comunidade quilombola de Catuabo. 2010.

SALAINI, Cristian Jobi ; OLIVEIRA, Vinicius P ; FERNANDES, M. B. . Relatório sócio-histórico-antropológico da comunidade quilombola de Desterro. 2010.

SALAINI, Cristian Jobi ; OLIVEIRA, Vinicius P ; FERNANDES, M. B. . Relatório sócio-histórico-antropológico da comunidade quilombola do Forte. 2010.

SALAINI, Cristian Jobi ; SANTOS, Sherol dos ; Leitão, S. R. Leonardo ; VIEIRA, S. F. Lucimar ; ALVES, Carla . Relatório Sócio, Histórico e Antropológico da Comunidade Quilombola dos Alpes - Porto Alegre/RS. 2007.

SALAINI, Cristian Jobi ; FERNANDES, M. B. ; GIMENO, F. J. Alejandro ; VIEIRA, S. F. Lucimar . Relatório Sócio, Histórico e Antropológico da Comunidade Quilombola "Rincão dos Negros"/RS.. 2007.

SALAINI, Cristian Jobi ; MÜLLER, Cintia Beatriz ; SANTOS, Sherol dos . Comunidade Remanescente de Quilombo da Mormaça: História, Cotidiano e Territorialidade. 2007. 2006.

SALAINI, Cristian Jobi ; COMIN, Ana Paula ; WEIMER, Rodrigo . Relatório técnico remanescentes de quilombo - Família Silva, Porto Alegre.. 2004.

SALAINI, Cristian Jobi . Uso de acessório afro provoca polêmica sobre apropriação cultural. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SALAINI, Cristian Jobi ; TOLEDO, U. ; NUNES, A. L. S. . Programa 'Palavra Final' - o batuque no Rio Grande do Sul. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SALAINI, Cristian Jobi . Solidariedade e desenvolvimento através do boxe. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SALAINI, Cristian Jobi ; MÜLLER, Cintia Beatriz ; JARDIM, D.F. ; SCHUCH, P. . Práticas de Justiça e Diversidade Cultural. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PINHEIRO-MACHADO, R. ; SALAINI, Cristian Jobi . Coleção L&PM Pocket: desafios do mercado editorial brasileiro. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

SALAINI, Cristian Jobi . Cultura, Globalização e Identidade. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

SALAINI, Cristian Jobi . Cultura, Globalização e Identidade. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo-aulas).

SALAINI, Cristian Jobi ; COMIN, Ana Paula ; OLIVEIRA, Vinicius P ; BARCELLOS, Daisy Macedo de ; TURRA, C. M. . Exposição sobre Lanceiros Negros: História e Memória. 2007. Gravura.

SALAINI, Cristian Jobi ; OLIVEIRA, Vinicius P ; COMIN, Ana Paula ; BARCELLOS, Daisy Macedo de ; TURRA, C. M. . Lanceiros Negros: herança de Porongos (DVD). 2007. Vídeo.

SALAINI, Cristian Jobi . Atividade de pesquisa etnográfica (de campo) integrante de pesquisa que visa dar maior visibilidade à luta que a comunidade do território da Borboleta/Salto do Jacuí-RS trava pelo reconhecimento oficial de seus direitos junto à FUNAI.. 2001 (Trabalho etnográfico.) .

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2012

    Cidadania, Migrações temporárias, Racializações e Juventude:o impacto do Programa PEC-G na formação de lideranças e desenvolvimento de países africanos, Descrição: A pesquisa tem por objetivo analisar os percursos migratórios entre Brasil/Moçambique, Brasil/Cabo Verde e Brasil/Guiné-Bissau, realizados por jovens no âmbito do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). O objetivo é conhecer o impacto ocasionado pela inserção no Programa para esses jovens, seus novos desafios no período de retorno e os modos como a experiência imigratória temporária reorganiza a trajetória desses diplomados. De outro lado, essa pesquisa pauta-se por um acesso ampliado ao universo das escolhas profissionais e laborais disponíveis aos jovens nos países de língua portuguesa na África.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cristian Jobi Salaini - Integrante / Nara Emanuelli Magalhães - Coordenador / Denise Fagunde Jardim - Integrante / Andréa dos Santos Benites - Integrante / Daniel Etcheverry - Integrante / Pilar Uriarte - Integrante.

  • 2007 - 2011

    Recriação de Tradições e Performances da Identidade de Origem, Descrição: O projeto é um desdobramento da discussão sobre recriação de tradições entre imigrantes palestinos desenvolvida como projeto de pesquisa junto ao PPGAS/depto de antropologia. A partir desse debate sobre trabalhos etnográficos, essa linha de investigação busca realçar performances e expressões públicas das tradições que envolvem o tema da identidade de origem no sul do Brasil. Em especial, a linha de investigação privilegia os aspectos performáticos e coletivos da identidade étnica relacionada a dança e representações cênicas da etnicidade. O projeto prevê a interlocuçao com outras áreas de conhecimento, entre elas, a dança.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cristian Jobi Salaini - Integrante / Denise Fagundes Jardim - Coordenador / Marcele Lagreca Pedroso - Integrante / Monica Fagundes Dantas - Integrante / Luiza Dias Flores - Integrante.

  • 2007 - 2009

    Projeto "Atlas das comunidades negras", Descrição: Este projeto tem como objetivo realizar mapeamento de comunidades negras que não são alvo de políticas públicas de instituições brasileiras.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Cristian Jobi Salaini - Coordenador / Vera Regina Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa no Rio Grande do Sul. - Auxílio financeiro.

  • 2007 - Atual

    Antropologia da Propriedade Intelectual, Descrição: Foco uma antropologia política do conhecimento global em sua intensificação de formas de propriedades sobre recursos intangíveis tais como conhecimento, símbolos, procedimentos, modos de vida, idéias, conhecimento tradicional, enfim, cultura. Este foco de estudo relaciona-se com o anterior, na medida o trabalho, a produção e o mercado obedecem a um regime jurídico transnacional único regulador das relações sociais de produção no mundo globalizado. Esta temática inclui o estudo de novos atores, instituições e movimentos sociais que se inserem neste embate/debate entre inovações tecnológicas, controle político, emergência de movimentos pelo domínio público da informação e do conhecimento, espaços virtuais, espaços sociais transnacionais, redes sociais, novas identidades culturais. A abrangência do regime de propriedade intelectual global compreende definição de inovação tecnológica, a produção industrial, as novas tecnologias da informação, a produção científica e a criação de marcas e produtos a partir de conhecimentos das chamadas sociedades tradicionais. O foco dos estudos é o da gestão do conhecimento enquanto valor fundamental de uma economia global da informação. Ver www.ufrgs.br/antropi. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cristian Jobi Salaini - Integrante / Ondina Fachel Leal - Coordenador / Guilherme Radomsky - Integrante / Rebeca Hennemann Vergara de Souza - Integrante / Fabrício Solagna - Integrante / Marc Antoni Deitos - Integrante / Leonardo Targa Vieira - Integrante.

  • 2004 - 2008

    Remanescentes de Quilombos no Rio Grande do Sul, Descrição: Este projeto de pesquisa teve início com a elaboração do relatório sobre o reconhecimento da Comunidade Negra de Morro Alto, no Rio Grande do Sul. Atualmente, ele tem continuidade com a análise das transformações sociais que levaram essa comunidade à reivindicar uma identidade étnica como mote de interação com o campo jurídico e de que forma a comunidades buscou estabelecer interlocução com órgãos de governo estadual e federal. Estamos iniciando um sub-projeto, mais amplo, que dará continuidade a esse eixo temático de pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cristian Jobi Salaini - Integrante / Ana Paula Comin - Integrante / Cintia Beatriz Müller - Integrante / Denise Fagundes Jardim - Coordenador.

  • 2003 - 2003

    Narrativas Hegemônicas, Descrição: Este projeto tem como finalidade entender novas possibilidades de inserção de crianças sem lar em famílias substitutas. O estudo pretende contribuir no debate sobre o tema, dialogando com os modelos de políticas públicas existentes nesta área.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Cristian Jobi Salaini - Integrante / Claudia Lee Williams Fonseca - Coordenador., Financiador(es): Bolsa de Iniciação Científica - Bolsa.

  • 2002 - 2003

    Negros de Porto Alegre: Memória e Trajetórias. O Negro no Campo Intelectual e Artístico., Descrição: O objetivo deste projeto é abordar a inserção do negro no campo artístico e intelectual (Bourdieu, 1989) com vistas a obter novos elementos que possibilitem ampliar o tratamento comparativo de processos de ascensão social.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Cristian Jobi Salaini - Integrante / Daisy Macedo de Barcellos - Coordenador., Financiador(es): Iniciação Científica - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

Prêmios

2002

Destaque do GT: Estudos Raciais, Cultura e Religião. O título do trabalho premiado é ´Negros de Porto Alegre: Memória e Trajetórias., PIBIC-UFRGS.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2023

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 09/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Humanas, Área de Conhecimento e Aplicação de Sociologia, Ciência Política e Antropol.,Linhas de pesquisa

  • 08/2022 - 12/2022

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Disciplina Especial III: Tronco Metodológico - Técnicas de Análise de Dados

  • 01/2022 - 01/2022

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Disciplina Especial III: Tronco Metodológico - Técnicas de Análise de Dados (disciplina ministrada fora da sede)

  • 08/2021 - 12/2021

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Disciplina Especial III: Tronco Metodológico - Técnicas de Análise de Dados

  • 03/2021 - 07/2021

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Disciplina Seminário de Tese

  • 08/2020 - 12/2020

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Disciplina: Técnicas de Análise de Dados (disciplina ministrada na sede)

  • 07/2020 - 08/2020

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Disciplina Especial III: Tronco Metodológico - Técnicas de Análise de Dados (disciplina ministrada fora da sede)

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Disciplina Especial III: Tronco Metodológico - Técnicas de Análise de Dados

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Antropologia

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia política

  • 10/2018 - 12/2018

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Identidades e Sociabilidades

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Disciplina Saúde na América Latina na formação humanista

2013 - 2016

Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor

Outras informações:
A atuação como consultor UNESCO/IPHAN apresenta como objetivo central a construção de ações de salvaguarda de patrimônio cultural para os clubes sociais negros e para a capoeira no Rio Grande do Sul.

2011 - 2017

Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS)

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Atividades

  • 03/2011 - 12/2017

    Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Ciência

  • 03/2011 - 12/2017

    Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos e Técnicas de Pesquisa

  • 03/2011 - 12/2017

    Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Monografia

  • 03/2011 - 12/2017

    Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Monográfico

  • 03/2011 - 12/2017

    Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia II

  • 03/2011 - 12/2017

    Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia

  • 03/2011 - 12/2017

    Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Monográfico

  • 03/2011 - 12/2017

    Ensino, Administração de empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia

  • 03/2011 - 12/2017

    Ensino, Administração de empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Ciência

  • 03/2011 - 12/2017

    Ensino, Administração de empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia

  • 03/2011 - 12/2017

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia

  • 03/2011 - 12/2017

    Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia

2007 - 2007

Faculdade Montserrat

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5

Atividades

  • 11/2007 - 12/2007

    Ensino, Design de interiores, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural

  • 09/2007 - 09/2007

    Ensino, Design de interiores, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia

2001 - 2002

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa

Outras informações:
Construção de laudo antropológico de indentificação da comunidade remanescente de quilombo de "Morro Alto"/RS.

Atividades

  • 08/2001 - 10/2002

    Serviços técnicos especializados , Secretaria de Justiça Trabalho e Cidadania do Estado do Rio Grande do Sul.,Serviço realizado, Trabalho de campo, transcrição de entrevistas e participação em reuniões técnicas com a equipe responsável pela produção do laudo.

2006 - 2007

Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Antropólogo

Outras informações:
Etapa de documentação dos bens culturais relacionados ao "Massacre de Porongos"

2005 - 2006

Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Antropólogo

Outras informações:
Realização de etapa de identificação de referencias culturais sobre o Massacre de Porongos.

2004 - 2004

Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Antropólogo

Outras informações:
Realização da etapa de levantamento preliminar das referencias culturais do Massacre de Porongos

Atividades

  • 12/2006 - 07/2007

    Serviços técnicos especializados , 12 Superintendência Regional do IPHAN.,Serviço realizado, vice-coordenação das atividades de gestão de recursos de projeto que visa produzir documentação visual e escrita sobre o.

  • 07/2005 - 03/2006

    Serviços técnicos especializados , 12 Superintendência Regional do IPHAN.,Serviço realizado, Assessoria Antropológica para a realização da etapa de identificação das referências culturais sobre o Massacre de Porongos.

  • 08/2004 - 12/2004

    Serviços técnicos especializados , 12 Superintendência Regional do IPHAN.,Serviço realizado, Assessoria Antropológica para a execução de Levantamento Preliminar de Referências Culturais sobre o Massacre de Porongos.

2008 - 2008

Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária

Vínculo: Consultoria (contratado), Enquadramento Funcional: Consultoria em Pesquisa

Outras informações:
Contratado para a realização de pesquisa antropolõgica relativa a realização do relatório sócio-histórico-antropológico da comunidade quilombola Rincão dos Caixões (Jacuizinho/RS), segundo convênio firmado entre o Laboratório de Observação Social (LABORS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e INCRA/RS.

2007 - 2007

Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Antropólogo

Outras informações:
Realização de relatório antropológico, histórico e geográfico do quilombo urbano dos "Alpes" (Porto Alegre/RS) e da comunidade quilombola "Rincão dos Negros" (Rio Pardo/RS) através de convênio firmado entre a UFRGS/LABORS e a 11 Superintendência Regional do INCRA.

2006 - 2007

Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Antropólogo

Outras informações:
Realização de laudo antropológico, histórico e geográfico sobre a comunidade negra "Vila Mormaça"/RS através de convênio firmado entre a UFRGS/NACI e a 11 Superintendência Regional do INCRA.

Atividades

  • 04/2007

    Serviços técnicos especializados , 11 Superitentendência Regional do INCRA.,Serviço realizado, Realização de relatório antropológico, histórico e geográfico do quilombo urbano dos "Alpes" (Porto Alegre/RS) e da comunidade quilombola "Rincão dos Negros"/Rio Pardo/RS.

  • 07/2010 - 09/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, 11 Superitentendência Regional do INCRA.,Cargo ou função, Consultoria para a realização de um relatório preliminar sobre o Quilombo Júlio Borges, localizado no Salto do Jacuí/RS. Esta peça servirá como elemento de um TAC (Termo de AJuste de Conduta) pelo MPF (Ministério Público Federal)..

  • 03/2006 - 03/2007

    Serviços técnicos especializados , 11 Superitentendência Regional do INCRA.,Serviço realizado, Coordenação de atividades de planejamento referente ao convênio NACI/UFRGS e realização de laudo antropológico, histórico e geográfico da comunidade remanescente de quilombo "Vila Mormaça"/Sertão/RS.

2004 - 2004

Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de pesquisa antropológica

Outras informações:
Elaboração de Laudo Antropológico de reconhecimento da comunidade remanescente de quilombo "Família Silva".

Atividades

  • 05/2004 - 09/2004

    Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana.,Serviço realizado, Entrevistas com os membros da comunidade, observação participante das atividades do grupo e transcrição de entrevistas.

2009 - 2015

Proagi Projetos Agroindustriais Ltda.

Vínculo: Consultoria de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Consultor de Pesquisa

Outras informações:
Consultoria que envolveu a construção de 6 relatórios sócio-histórico-antropológicos de comunidades quilombolas do Estado do Sergipe. Os estudos são resultado de parceria firmada entre INCRA (Sergipe) e PRONESE (Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Sergipe) e a contratada PROAGI Projetos Industriais, tendo como objetivo compor os processos de delimitação e demarcação fundiária de tais comunidades. As comunidades estudadas foram: Comunidade Quilombola Pontal da Barra (Barra dos Coqueiros), Comunidade Quilombola de Ladeiras (Japoatã), Comunidade Quilombola de Caraíbas (Canhoba), Comunidade Quilombola de Catuabo (Frei Paulo), Comunidade Quilombola de Desterro (Indiaroba) e Comunidade Quilombola do Forte (Cumbe).

2008 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Doutorado, Enquadramento Funcional: Doutorando do Programa em Antropologia Social

2006 - 2008

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Pesquisador Associado, Enquadramento Funcional: Antropólogo

Outras informações:
Pesquisador Associado do Núcleo de Antropologia e Cidadania(NACI)/Instituto de Filosofia e Ciências Humanas(IFCH)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS).

2003 - 2003

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista BIC/UFRGS, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista do projeto de pesquisa "Narrativas Hegemônicas" sob a orientação da Profa. Dra. Claudia Lee Williams Fonseca.

2002 - 2003

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista PIBIC/UFRGS, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista do projeto de pesquisa "Negros de Porto Alegre: memória e trajetórias. O negro no campo intelectual e artístico" sob a orientação da Profa. Dra. Daisy Macedo de Barcellos.

Atividades

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio docência na disciplina HUM05007 (Antropologia I - Teoria Antropológica) sob a orientação da Profa. Denise Fagundes Jardim.

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Docência na disciplina HUM05006 (Introdução à Antropologia) sob a orientação da Profa. Denise Fagundes Jardim.

  • 03/2005 - 08/2005

    Estágios , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Antropologia.,Estágio realizado, Estágio docente em disciplina ministrada pelo prof. Dr. Caleb Faria Alves (HUM 05856 - Seminário II de Antropologia: Indústria Cultural e Cultura Popular).

2009 - 2009

Universidade Luterana do Brasil

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Conferencista

Outras informações:
Conferência Olhares das Ciências Sociais. Temas: Gênero, etnia, geração e trabalho.

2008 - 2009

Universidade Luterana do Brasil

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Conferencista

Outras informações:
Aulas ministradas para o curso de Ciências Sociais à distância (EAD) da ULBRA Disciplina Cultura, Globalização e Identidade.

2015 - Atual

Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional do Rio Grande do Sul

Vínculo: Membro convidado, Enquadramento Funcional: Subcomissão da Verdade da Escravidao Negra

Outras informações:
Membro da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto da OAB-RS para atuar junto à Subcomissão da Verdade sobre a Escravidão Negra.