Vinícius De Paula
Especialista em arquitetura corporativa, integração de sistemas e infraestrutura, definição de arquitetura de sistemas e softwares de infraestrutura, desenvolvimento de softwares de infraestrutura, implantação de tecnologias para Midleware e soluções de infraestrutura, arquitetura para alta disponibilidade, contingência e recuperação, segurança e escalabilidade, arquitetura voltada a alto desempenho, desenvolvimento de softwares que envolvem mecanismos arquiteturais tais como
integração, comunicação, padrões de acesso a dados, definição de padrões de arquitetura de TI e de desenvolvimento de sistemas.
Informações coletadas do Lattes em 30/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado interrompido em 2009 em Ciência da Computação
2008 - interrompida
Universidade Federal de Uberlândia
Título: Laboratorio de Acesso Remoto para o Ensino de Rede de Computadores,Ano de Obtenção: 2011
Orientador: Luis Fernando Faina
Ano de interrupção: 2009Palavras-chave: Web Labs; Web Services; Redes de Computadores; SOA.Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação. Setores de atividade: Educação.
Especialização em Marketing Estratégico
2007 - 2008
Universidade Federal de Uberlândia
Título: Estratégias de Marketing aplicadas em TI
Orientador: André Carlos Martins Menck, Ph.D
Graduação em Sistemas de Informação
2002 - 2005
FACULDADE POLITECNICA DE UBERLÂNDIA
Título: A engenharia aplicada no desenvolvimento de sistemas
Orientador: Marcelo Rodrigues de Sousa
Formação complementar
2014 - 2014
Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes. (Carga horária: 20h). , Banco Triangulo, TRIBANCO, Brasil.
2011 - 2011
Inside Microsoft SharePoint 2010. (Carga horária: 24h). , Microsoft Corporation.
2010 - 2010
IP Service Activator Developer 5.2.4 PRV. (Carga horária: 40h). , Oracle University Training Centers.
2010 - 2010
Automatic Service Activation Program: Advanced 7.0. (Carga horária: 24h). , Oracle University Training Centers.
2009 - 2009
WebLogic Server 9/10 Advanced Administration. (Carga horária: 40h). , Oracle University Training Centers.
2009 - 2009
BEA WebLogic Server 9/10 Clustering. (Carga horária: 24h). , Oracle University Training Centers.
2008 - 2008
Oracle AS 10g R3: Build Web Services. (Carga horária: 16h). , Oracle University Training Centers.
2008 - 2008
Oracle SOA Suite 10g - SOA Essentials. (Carga horária: 16h). , Oracle University Training Centers.
2008 - 2008
Oracle SOA Suite 10g: Service Orchestration. (Carga horária: 40h). , Oracle University Training Centers.
2008 - 2008
Oracle BPEL Process Manager: Service Orchestration. (Carga horária: 24h). , Oracle University Training Centers.
2008 - 2008
Oracle SOA Suite - BAM. (Carga horária: 24h). , Oracle University Training Centers.
2008 - 2008
Oracle Application Server 10g. (Carga horária: 40h). , Oracle University Training Centers.
2008 - 2008
Oracle AS 10g - Enterprise Identity Mannager. (Carga horária: 24h). , Oracle University Training Centers.
2008 - 2008
IBM WebSphere Portal. (Carga horária: 40h). , IBM Education.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.
Participação em eventos
Red Hat Day - JBoss. 2009. (Outra).
Sun Tech Days. 2007. (Outra).
20º Simpósio Brasileiro de Banco de Dados. 2005. (Simpósio).
19º Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software. 2005. (Simpósio).
Participação em bancas
MELO, J. T.;PAULA, V.; COELHO, C. C.. Técnica para automação de entrada de dados manuais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Triângulo.
TAVARES, J. A.;PAULA, V.; LAFETA, T. F. Q.. Aplicação de Vistoria de Veículos no ambiente Delphi para Android. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Triângulo.
MELO, J. T.;PAULA, V.; BARCELOS, U. M.. Comparativo de performance entre AngularJS com Bootstrap e jQuery Mobile para dispositivos móveis. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Triângulo.
MELO, J. T.; BARCELOS, U. M.;PAULA, V.. Desenvolvimento de aplicativos para o Firefox OS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Triângulo.
LOPES, M. A.;PAULA, V.; BARCELOS, U. M.. Desenvolvimento de Aplicativos Multi-plataforma Com o PhoneGap. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Triângulo.
DOMINONI NETO, E. Z.; BARCELOS, U. M.;PAULA, V.. Análise e comparação entre duas plataformas de desenvolvimento web na computação nas nuvens: Jelastic e Microsoft Azure. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Triângulo.
LOPES, M. A.;PAULA, V.; SANTANA, S. A.. Construção de uma ferramenta geradora de analisador sintático recursivo preditivo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário do Triângulo.
COELHO, C. C.; BARCELOS, U. M.;PAULA, V.. Análise e implementação de métodos criptográficos na transmissão de dados. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário do Triângulo.
LOPES, M. A.;PAULA, V.; DANTAS, C. E. C.. Desenvolvimento de Protótipos de Jogos Eletrônicos Utilizando a Ferramenta Alice 3.1. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário do Triângulo.
LOPES, M. A.; DANTAS, C. E. C.;PAULA, V.. Identificando as Melhores Práticas na Utilização das Técnicas de Desenvolvimento de SW TDD e BDD. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário do Triângulo.
LOPES, M. A.; PEREIRA, J. H. S.;PAULA, V.. Gerenciamento de Falhas de Rede de Telefonia Móvel. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Triângulo.
LOPES, M. A.;PAULA, V.; CAETANO, M. R.. Desenvolvimento de Jogos para Android usando AndEngine. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Triângulo.
LOPES, M. A.; TAVARES, J. A.;PAULA, V.. Ataques e Vulnerabilidades em Sistemas na Internet. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário do Triângulo.
MELO, J. T.; SILVA, T. A. M.;PAULA, V.. Como a API Fragments auxilia na migração de aplicativos de smartphones para tablets.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Triângulo.
MELO, J. T.; SILVA, T. A. M.;PAULA, V.. Portabilidade Numérica Importância e Recursos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Triângulo.
PAULA, V.; BRANDAO, S. M.. Uso de Gráficos Vetoriais SVG na Web com HTML5. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Triângulo.
PAULA, V.; FONSECA, G. T.. Estudo comparativo entre SOAP WebService e REST WebService. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Triângulo.
PAULA, V.; PEREIRA, J. H. S.. Desperdício de Recursos Computacionais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Triângulo.
PAULA, V.; Dias, Alex. Vulnerabilidades e soluções para segurança da informação em banco de dados. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Triângulo.
PAULA, V.; DANTAS, C. E. C.. Utilizando a Plataforma Oracle para Análise e Aplicabilidade do Modelo NoSQL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário do Triângulo.
PAULA, V.; BARCELOS, U. M.. Técnicas de Migração de Dados de Aplicações. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Triângulo.
LOPES, M. A.; BORGES, F. G.;PAULA, V.. Análise, Desenvolvimento e Implantação de Servidores Distribuídos para Jogos Massivos Multiplayer Multiplataforma. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário do Triângulo.
PAULA, V.. Implementação MPS-BR Nível "F" nas empresas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Triângulo.
PAULA, V.. Nova geração de ataques virtuais: Cyberbullying. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Triângulo.
PAULA, V.. Otimização de Consultas SQL para banco de dados relacionais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Triângulo.
PAULA, V.. Segurança de dados dos clientes das lan houses de Uberlândia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Triângulo.
Dias, Alex;PAULA, V.. Especificação Jain-Slee: Desenvolvendo Serviços usando a Plataforma Mobicents. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário do Triângulo.
PAULA, V.. Banco de Dados Orientado a Objetos utilizando Armazenamento de Dados com XML. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário do Triângulo.
PAULA, V.. Desenolvimento de Jogos 2D com Java Micro Edition usando a interface de Programação de Aplicativos de Jogos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário do Triângulo.
PAULA, V.. Rede Neural Artificial Aplicada a Bolsa de Valores. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário do Triângulo.
PAULA, V.. Comparação de Performance entre as Versões 9i e 10g do Banco de Dados Oracle. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário do Triângulo.
PAULA, V.. Análise de SWOT Aplicada ao Mapeamento de Habilidades de Liderança de Gerentes de Projetos de TI. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Triângulo.
PAULA, V.. Segurança de Dados dos Clientes das Lan Houses de Uberlândia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Triângulo.
PAULA, V.. SaaS - Software as a Service, proposta de um novo modelo de negócio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Triângulo.
PAULA, V.. Automação Industrial - Acionamento de Cargas a Distãncia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário do Triângulo.
PAULA, V.. Uso do Motor de Regras JBoss Drools para Aplicação de Técnicas Cognitivo-Comportamentais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário do Triângulo.
PAULA, V.; LOPES, M. A.. 13º Concurso Nacional 512 Bytes. 2012. Centro Universitário do Triângulo.
Orientou
Gestão de Serviços de Tecnologia da Informação: Proposta de um novo framework baseado no padrão ISO 20; 000; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário do Triângulo; Orientador: Vinicius de Paula;
Avaliação e Medição do Processo de testes aplicando Métricas de Software; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário do Triângulo; Orientador: Vinicius de Paula;
Estudo sobre utilização de Mashups; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário do Triângulo; Orientador: Vinicius de Paula;
Reconhecimento da Fala como Tecnologia Assistiva para Pessoas com Deficiência Auditiva; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário do Triângulo; Orientador: Vinicius de Paula;
Os conceitos de Mashup no desenvolvimento de aplicações Web; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário do Triângulo; Orientador: Vinicius de Paula;
TI Verde: Alternativa para Sustentabilidade; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Triângulo; Orientador: Vinicius de Paula;
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Banco Triangulo. , Avenida Cesário Alvim, 2209, Brasil, 38400696 - Uberlandia, MG - Brasil, URL da Homepage:
Experiência profissional
2012 - Atual
Faculdade PitágorasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante
Outras informações:
Curso: Pós Graduação em Engenharia de Telecomunicações e Rede de Computadores
Atividades
-
11/2013 - 03/2014
Ensino, Eng. de Telecomunicações e Rede de Computadores, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento de Aplicações para Celular
-
09/2013 - 10/2013
Ensino, Eng. de Telecomunicações e Rede de Computadores, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento Web
-
08/2012 - 11/2012
Ensino, Eng. de Telecomunicações e Rede de Computadores, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento de Aplicações para Celular
-
04/2012 - 06/2012
Ensino, Eng. de Telecomunicações e Rede de Computadores, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento Web
2009 - Atual
Centro Universitário do TriânguloVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular
Atividades
-
02/2014 - 07/2014
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento de Sistemas Multimídia, Programação de Sistemas Distribuídos e Concorrência
-
02/2014 - 07/2014
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução aos Sistemas de Informação
-
02/2014 - 07/2014
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciência da Computação I, Ciência da Computação II
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento de Sistemas Multimídia
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução aos Sistemas de Informação
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciência da Computação II
-
02/2013 - 07/2013
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento de Sistemas Multimídia
-
02/2013 - 07/2013
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemas de Informação
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento de Sistemas Multimídia
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Sistema de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemas de Informação
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciência da Computação II
-
02/2012 - 08/2012
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento de Sistemas Multimídia
-
02/2012 - 07/2012
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemas de Informação
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão da Informação e TI, Linguagens de Programação
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento de Sistemas Multimídia, Laboratório de Programação
-
02/2011 - 07/2011
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento de Sistemas Multimídia, Tecnologia e Fundamentos de Computação
-
02/2011 - 07/2011
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão da Informação e TI, Linguagens de Programação
-
02/2011 - 07/2011
Ensino, Redes de Computadores, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Servidores de Aplicação para a Internet
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão da Informação e TI, Linguagens de Programação, Tópicos em Computação II
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento de Sistemas Multimídia, Tecnologia e Fundamentos de Computação
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Redes de Computadores, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Servidores de Aplicação para a Internet
-
02/2010 - 07/2010
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento de Sistemas Multimídia, Estágio Supervisionado, Tópicos em Computação II, Tecnologia e Fundamentos de Computação
-
02/2010 - 07/2010
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura de Dados, Gestão da Informação e TI
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento de Sistemas Multimídia, Estágio Supervisionado, Estrutura de Dados em Java
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Computação, Gestão da Informação e TI, Tópicos em Computação II
-
02/2009 - 07/2009
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento de Sistemas Multimídia, Tópicos em Computação II (Modelagem Orientada a Objetos), Projeto de Graduação I
-
02/2009 - 07/2009
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão da Informação e TI
2011 - Atual
Banco TriânguloVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 40
2004 - 2011
Companhia de Telecomunicações do Brasil CentralVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arquiteto de Sistemas / Gerente de Projetos, Carga horária: 40
2007 - 2009
Bit CompanyVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16
Outras informações:
Professor titular do curso técnico em informática, ministrando as seguintes disciplinas: Desenvolvimento de aplicações Web (PHP/MySQL - ASP/SqlServer), Linux e Redes de Computadores.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Vinícius De Paula e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?