Rafael José Bassi

Graduado em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizou estudos relacionados à área de História Medieval, com ênfase em historiografia bizantina, e também sobre as relações de poder e cultura nos séculos XI e XII, em Bizâncio, a partir d'A Alexíada, de Anna Comnena. Graduando em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Especialista em História Cultural pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), onde pesquisou sobre a concepção de Escrita da História medieval ocidental entre os séculos X e XI, a partir de Raoul Glaber e Richer de Reims. Também especialista em Filosofia Contemporânea pela Faculdade Meridional (IMED), com ensaio sobre literatura e engajamento em Jean Paul Sartre e Júlio Cortázar. Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde desenvolveu pesquisa sobre a Escrita da História na Idade Média e a construção da imagem do rei, no Reino dos Francos, séculos X e XI. Entre 2014 e 2019, realizou a pesquisa de doutoramento em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), trabalhando com a temática da Escrita da História na Idade Média e sua relação com o contexto político, também na obra de Richer de Reims, os Quatro Livros de História. Em 2019, iniciou os estudos do Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), desenvolvendo uma análise sobre as leituras de Ricardo Piglia acerca da obra de Jorge Luis Borges, além da composição de um livro de contos intitulado "Pequeno catálogo de ficções", concluindo ambos trabalhos em 2020. Em 2020, iniciou o Estágio de Pós-doutoramento em Filosofia, também pela PUCRS, trabalhando com os temas sobre a Ética do escrever e a construção de um pensamento idolátrico a partir da análise da obra O súdito, de Heinrich Mann. Criou o selo "Aleph", ligado ao CEFIH (Centro de Estados em Filosofia e Humanidades), que é um espaço para debates sobre literatura e suas disciplinas correlatas. Em 2021, iniciou novo doutoramento, com uma pesquisa sobre "O narrador ardiloso de Borges", ainda na PUCRS, concluído em 2024.

Informações coletadas do Lattes em 05/01/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Letras

2021 - 2024

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: O narrador ardiloso de Borges
Luiz Antonio de Assis Brasil.

Doutorado em História

2014 - 2019

Universidade Estadual de Campinas
Título: Sobre a história: uma análise da escrita, da produção autoral e da legitimação do poder nos Quatro Livros de História, de Richer de Reims
, Ano de obtenção: 2019. Néri de Barros Almeida. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Richer de Reims; Escrita da História.

Mestrado em Letras

2019 - 2020

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Pequeno catálogo de ficções. Seguido de "O Borges de Piglia e outros Borges ? um ensaio" e "As perguntas que eu mesmo me fiz ? um ensaio à maneira de Umberto Eco"., Ano de Obtenção: 2020
Altair Teixeira Martins.

Mestrado em História

2012 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: A escrita da História e o Rei. Um estudo sobre os Quatro Livros de História de Richer de Reims e os Cinco Livros de História de Raoul Glaber (séculos X-XI)
, Ano de Obtenção: 2014.Cybele Crossetti de Almeida.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Idade Média; Escrita da História; Richer de Reims; Raoul Glaber.

Especialização em Filosofia Contemporânea

2016 - 2018

Atitus Educação
Título: A inter-relação entre filosofia e literatura: a questão do engajamento literário em Jean Paul Sartre e Júlio Cortázar.
Orientador: Felipe Szyszka Karasek

Especialização em História Cultural

2011 - 2012

Universidade Tuiuti do Paraná
Título: Por fazer História. Historiografia medieval nos séculos X e XI no Reino dos Francos: Raoul Glaber e Richer de Reims.
Orientador: Profº. Dr. Erivan Karvat

Graduação em andamento em Letras

2022 - Atual

Universidade de Caxias do Sul

Graduação em História

2006 - 2009

Universidade Federal do Paraná
Título: Esquecer os favoritismos e os ódios. Anna Comnena e a historiografia bizantina (séculos Xi e XII)
Orientador: Profª Dra. Andréa Carla Doré

Pós-doutorado

2020 - 2022

Pós-Doutorado. , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética. , Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria da Literatura.

Formação complementar

2023 - 2023

De García Marquez a Cortázar: tradução do castelhano para o Português. (Carga horária: 8h). , A Capivara, AC, Brasil.

2022 - 2022

Extensão universitária em Dante tra poesia e scienza. , Universita degli Studi di Napoli Federico II, UNINA, Itália.

2021 - 2021

Extensão universitária em Inventar o real: ficção e verdade na escrita criativa. (Carga horária: 3h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Sentenciando as sentenças ? como o poder judiciário trata a arte. (Carga horária: 14h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Criação Literária I. (Carga horária: 45h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Criação Literária II. (Carga horária: 45h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria da Literatura.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria do Conto.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Escrita Criativa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: História Medieval.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Historiografia e Teoria da História.

Organização de eventos

BASSI, R. . Categorias sociais na Idade Média - O Camponês. 2012. (Exposição).

BASSI, R. ; TEIXEIRA, I. S. . II Encontro Estadual de Estudos Medievais do Rio Grande do Sul: Práticas e Saberes no Medievo. 2012. (Congresso).

BASSI, R. . IV Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional.. 2009. (Outro).

BASSI, R. . Fontes, Saberes e Tradições. I Semana de Estudos Antigos e Medievais do NEMED.. 2008. (Outro).

Participação em eventos

28ª Feira do Livro do Colégio Leonardo da Vinci Alfa. Temas da Literatura Brasileira Contemporânea. 2022. (Feira).

I Jornada Literatura e Ditaduras. 2021. (Outra).

Festiva - Festa da Escrita Criativa: Literatura que toca. 2020. (Outra).

Jornadas Levinasianas - Pensamento totalitário em tempos de pandemia. 2020. (Congresso).

Novos caminhos para a publicação - LER Festival. 2019. (Outra).

Seminário dos Alunos e Egressos dos Programas de Pós-Graduação em Letras da PUCRS e da UFRGS.Análise da Teoria do Conto no livro "O dia em que vovó e eu enganamos a morte & outros contos". 2019. (Seminário).

Concurso Literário Abrace um Autor - 2018.Seríamos Bustos Domecq?. 2018. (Outra).

IV Colóquio Fantástico Brasileiro ? A literatura entre a teoria e a prática. 2018. (Outra).

Curso Jorge Luís Borges - Martin Kohan. 2017. (Outra).

Colóquio Internacional Epistolário Político IV: cartas e redes. 2014. (Outra).

O sorriso de Clio: Michel Foucault, História e Gênero. 2014. (Outra).

I Seminário Internacional de Hagiografia Medieval. 2013. (Seminário).

XI Encontro Estadual de História - História, memória e patrimônio. 2012. (Encontro).

300-800: Entre a Antiguidade Tardia e a Alta Idade Média. Novos caminhos da pesquisa histórica. 2011. (Congresso).

XV Semana de História - História e o Tempo Presente - UTP. 2011. (Outra).

Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional. 2009. (Encontro).

1958: Que Brasil é esse?. 2008. (Outra).

Arquitetura ao longo da História: Permanências e Rupturas. 2008. (Outra).

Fontes, Saberes e Tradições - I Semana de Estudos Antigos e Medievais do NEMED. 2008. (Outra).

III Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievais / X Ciclo de Estudos Antigos e Medievais. 2008. (Outra).

Subjetividade e Pluralidade: reflexão e sentimento na História. 2008. (Outra).

Transferências culturais ao longo da História - conceituação e estudo de casos. 2008. (Outra).

Diálogos do PET. 2007. (Outra).

Futebol e Globalização. 2007. (Outra).

I Cinema a História. 2007. (Encontro).

I Seminário Argentina-Brasil-Chile de História Antiga e Medieval: Instituições, Poderes e Jurisdições.. 2007. (Seminário).

Leituras da História. 2007. (Outra).

Congresso Internacional São Francisco e as fontes franciscanas. 2006. (Congresso).

História das Guerras. 2006. (Encontro).

Nos caminhos da rota da seda - o testemunho dos relatos de viajantes medievais. 2006. (Simpósio).

Seminário Facetas do Império. 2006. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Alexandre Fernandes Alves

BASSI, RAFAEL; SILVA, D. G. G.; BOY, R. V.. A construção da narrativa histórica na Chronica de Roger de Hoveden (1174-1201). 2023. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luiz Otávio Carneiro Fleck

BASSI, R.. "Justo preço" e Escolástica "mendicante": a análise do comércio segundo Tomás de Aquino e Pedro de João Olivi (século XIII). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Dionathas Moreno Boenavides

BASSI, R.. Bem-aventurado aquele que sofre perseguição em nome da justiça. Uma análise do martírio em escritos mendicantes do século XIII.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Wilson Arnhold Chagas Junior

BASSI, R.; TEIXEIRA, I. S.. De Hugo de São Vítor a Pedro Abelardo: a importância das virtudes morais para a vida de estudos no século XII. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Produções bibliográficas

  • BASSI, R. . Richer de Reims e suas Histórias: a construção narrativa - a estética como instrumento retórico (século X).. Veritas (Porto Alegre) , v. 65, p. 1-13, 2020.

  • BASSI, R. . A inter-relação entre filosofia e literatura: a questão do engajamento literário em Júlio Cortázar. A PALO SECO: ESCRITOS DE FILOSOFIA E LITERATURA , v. 12, p. 24-30, 2019.

  • BASSI, R. . Resenha de TEIXEIRA, Igor S. Como se constrói um santo. A canonização de Tomás de Aquino. Signum , v. 15, p. 145-149, 2014.

  • BASSI, R. . Como me inspiro em tua poesia! Anna Comnena e a utilização da poesia clássica em seus relatos históricos. Uma análise da cultura bizantina a partir d'A Alexíada (século XII).. Revista Medievalis , v. 2, p. 98-108, 2013.

  • BASSI, R. . Eu, nascido na púrpura. Porfirogenia bizantina no panoramo cultural dos séculos X a XII: algumas considerações sobre Constantino VII Porfirogênito e Anna Comnena.. Tiempo Y Espacio , v. 30, p. 185-200, 2013.

  • BASSI, R. . Entrevista a James N. Green. Aedos: Revista do Corpo Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS (Online) , v. 5, p. 95-97, 2013.

  • BASSI, RAFAEL . O homem que gostava dos russos & outros contos. 2. ed. Porto Alegre: Editora Zouk, 2024. 140p .

  • BASSI, R. . O Borges de Piglia & outros Borges ? um ensaio. 1. ed. Porto Alegre: Editora Taverna, 2022. 130p .

  • BASSI, RAFAEL . O dia em que enganamos a morte & outros contos. 1. ed. Porto Alegre: Editora Zouk, 2022. v. 1. 176p .

  • BASSI, R. ; SOUZA, R. T. ; FREITAS, I. H. ; PONTEL, E. ; BOMFIM, L. ; SCHAEDLER, M. S. . A escrita como ato ético: a interface entre filosofia e literatura. 1. ed. Porto Alegre: Editora Fundação Fênix, 2022. v. 1. 232p .

  • BASSI, R. ; SOUZA, R. T. ; PONTEL, E. ; PRIMO, G. B. ; FREITAS, I. H. . Anti-idolatria, linguagem e potência: Ensaios de filosofia e de literatura. 1. ed. Porto Alegre: Editora Fundação Fênix, 2021. 472p .

  • BASSI, R. . Sobre a escrita da História. Política e narrativa em Os quatro livros de História de Richer de Reims. 1. ed. Porto Alegre: Bestiário, 2021. 170p .

  • BASSI, R. . O homem que gostava dos russos & outros contos. 1. ed. Lisboa: Gato Bravo, 2020. 110p .

  • BASSI, R. ; DUARTE, V. . Fundamentos teóricos e metodológicos em História. 1. ed. Canoas: Editora Unilassale - Universidade La Salle, 2020. v. 1. 120p .

  • BASSI, R. . O homem que gostava dos russos & outros contos. 1. ed. Lisboa: Editora Gato Bravo, 2019. 108p .

  • BASSI, R. . O homem que gostava dos russos & outros contos. 1. ed. São Paulo: Editora Patuá, 2018. 127p .

  • BASSI, R. ; TEIXEIRA, I. S. . A Escrita da História na Idade Média. 1ª. ed. São Leopoldo: Editora Oikos, 2015. 183p .

  • BASSI, R. . A escrita da História e o Rei. 1ª. ed. São Leopoldo: Editora Oikos, 2014. 143p .

  • BASSI, R. ; TELLO, A. B. . Dístico elegíaco e a escrita do conto "O imbróglio". In: Patrícia Gonçalves Tenório. (Org.). Estudos em Escrita Criativa no Brasil. 1ed.Recife: Raio de Sol, 2023, v. 1, p. 52-61.

  • BASSI, R. ; TELLO, A. B. . Elegiac couplet and the writing of the tale "O imbrólio" ["The inbróglio"]. In: Patrícia Gonçalves Tenório. (Org.). Studies in creative writing in Brazil. 1ed.Recife: Raio de Sol, 2023, v. 1, p. 346-355.

  • BASSI, R. . A novelinha. In: BASSI, R; SOUZA, Ricardo Timm de;. (Org.). A escrita como ato ético: a interface entre filosofia e literatura. 1ed.Porto Alegre: Editora Fundação Fênix, 2022, v. 1, p. 188-196.

  • BASSI, R. . Escrever em tempos sombrios: a ascensão da idolatria nazistas nos Diários de Viktor Klemperer. In: SOUZA, Ricardo Timm de; BASSI, Rafael.. (Org.). Anti-idolatria, linguagem e potência: Ensaios de filosofia e de literatura.. 1ed.Porto Alegre: Editora Fundação Fênix, 2021, v. , p. 421-436.

  • BASSI, R. . Um café e duas medialunas. In: ASSIS BRASIL, Luis Antonio de. (Org.). O resto é tempo. 1ed.Porto Alegre: Editora Taverna, 2021, v. 1, p. 105-109.

  • BASSI, R. . Quem fará o que só eu posso fazer?. In: ASSIS BRASIL, Luis Antonio de. (Org.). O resto é tempo. 1ed.Porto Alegre: Editora Taverna, 2021, v. 1, p. 111-123.

  • BASSI, R. . Soluços. In: DANTAS, Julia; ROSP, Rodrigo.. (Org.). Fake Fiction - contos sobre um Brasil onde tudo pode ser verdade. 2ed.Porto Alegre: Não Editora, 2021, v. 1, p. 43-49.

  • BASSI, R. . Soluços. Fake Fiction: contos sobre um Brasil onde tudo pode ser verdade. 1ed.Porto Alegre: Não Editora, 2020, v. 1, p. 43-49.

  • BASSI, R. . Copa do Mundo de 1994. In: CAJATY, Paula. (Org.). Viagem à volta da minha casa. `ed.Rio de Janeiro: Jaguatirica, 2020, v. , p. 81-83.

  • BASSI, R. . Dedicação a Sófocles. In: SILVEIRA, Julio. (Org.). Ler Novos Autores - contos escolhidos. 1ed.Rio de Janeiro: Jaguatirica, 2019, v. , p. 69-71.

  • BASSI, R. . Com a vontade tão forte quanto um capacete. In: RIZZO, Ana Luiza; BARRIOS, Irka. (Org.). Não culpe o narrador. 1ed.Porto Alegre: Class, 2018, v. , p. 167-175.

  • BASSI, R. . Anna Comnena, historiadora. Um estudo sobre a escrita da História no Império Bizantino: o caso d'A Alexíada (séculos XI-XII). In: BASSI, Rafael; TEIXEIRA, Igor S.. (Org.). A Escrita da História na Idade Média. 1ªed.São Leopoldo: Editora Oikos, 2015, v. , p. 36-58.

  • BASSI, R. . Por um estudo da política no Reino dos Francos (século X). Notas sobre a historiografia, a história política e uma proposta de estudo. In: TEIXEIRA, Igor Salomão; ALMEIDA, Cybele Crossetti de.. (Org.). Reflexões sobre o medievo III. Práticas e Saberes no Ocidente Medieval.. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2013, v. , p. 305-325.

  • BASSI, R. . Viagem à Lua. In: OLIVEIRA, Dennison de.. (Org.). Túnel do Tempo - Um Estudo de História e Audiovisual. 1ed.Curitiba: Juruá, 2010, v. I, p. 33-37.

  • BASSI, R. . O que você sabe sobre os conflitos na América Latina. Terra Notícias, 28 jul. 2012.

  • BASSI, R. . Pátria nem sempre tão amada assim. Gazeta do Povo, Curitiba, 07 set. 2010.

  • BASSI, R. . Entre uma possível teoria e prática? O aristotelismo na obra histórica de Anna Comnena (séculos XI e XII).. In: XI Encontro Estadual de História. História, Memória e Patrimônio, 2012, Rio Grande. Anais Eletrônicos do XI Encontro Estadual de História - Anpuh-RS, 2012.

  • BASSI, R. . As relações entre romaioi e venezianos quando do ataque normando ao Império Bizantino (século XI), a partir d'A Alexíada, de Anna Comnena. In: XIX Encontro Regional de História: Poder, Violência e Exclusão. Anpuh-SP/USP, 2008, São Paulo. Anais do XIX Encontro Regional de História: Poder, Violência e Exclusão. ANPUH/SP-USP., 2008.

  • BASSI, R. . De vossas fontes bebi: a presença do pensamento de Heródoto, Tucídides e Políbio na concepção de história d'A Alexíada de Anna Comnena (séculos XI e XII). In: VII Semana de Estudos Medievais PEM/UFRJ, 2007, Rio de Janeiro. Atas da VII Semana de Estudos Medievais, 2007.

  • BASSI, R. . O Borges de Piglia e Calvino. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASSI, R. . Uma história do Direito no período medieval. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BASSI, R. . Análise da Teoria do Conto no livro 'O dia em que vovó e eu enganamos a morte & outros contos'. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASSI, R. . Uma história do Direito no período medieval. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BASSI, R. . Por que devemos falar da Revolução Russa?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BASSI, R. . Narrar a história na Idade Média: problemas e perspectivas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BASSI, R. . O espaço monacal e a escrita da história na Idade Média: algumas considerações sobre os casos de Reims e Cluny (séculos X e XI). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASSI, R. . A história enquanto conhecimento na Idade Média: considerações sobre a produção histórica e sua historiografia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASSI, R. . Espaços de Produção da História na Idade Média Central: os casos de Reims e Cluny. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASSI, R. . Richer de Reims y Raoul Glaber - historiadores medievales. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASSI, R. . Como me inspiro em Tua Poesia! Anna Comnena e a utilização da poesia clássica em seus relatos históricos. Uma análise da cultura bizantina a partir d?A Alexíada (século XII).. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASSI, R. . Por um estudo da política no Reino dos Francos (século X). Notas sobre a historiografia, a retomada política e uma proposta de estudo.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BASSI, R. . Anna Comnena e a historiografia clássica: sobre História, tempo e influências.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASSI, R. . Ano Mil. Considerações primeiras sobre um debate acadêmico.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASSI, R. . Grupo de Estudos 'Ensino de História'. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASSI, R. . Porfirogenia Bizantina: algumas considerações (séculos X a XII). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASSI, R. . Eu, filho da Púrpura. Porfirogenia bizantina no panorama cultural dos séculos X a XII: algumas considerações sobre Constantino VII Porfirogênito e Anna Comnena.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASSI, R. . Algumas considerações sobre a utilização dos textos sagrados na Antiguidade Tardia e Idade Média: os exemplos de Hidácio de Chaves e Anna Comnena.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASSI, R. . O estudo dos filmes como fontes históricas: uma análise das categorias de documetnos cinematográficos segundo Marc Ferro.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASSI, R. . As relações entre romaioi e venezianos quando do ataque normando ao Império Bizantino (século XI), a partir d'A Alexíada, de Anna Comnena. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASSI, R. . Eles vêm depois dos gafanhotos: uma visão bizantina dos primeiros cruzados.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASSI, R. . E agora, Mrs. Robinson? - A análise da sociedade americana da década de sessenta através de filmes. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASSI, R. . De vossas fontes bebi: a presença do pensamento de Heródoto, Tucídides e Políbio na concepção de história d'Alexíada de Anna Comnena (séculos XI e XII). 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASSI, R. . Análise das características bizantinas e da concepção de História no proêmio d A Alexíada.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASSI, RAFAEL . Revisão de A solidão do estilo. Escrituras, biografemas; fragmentos, notas, de Felipe Szyszka Karasek.. Porto Alegre: Class, 2021 (Revisão).

  • BASSI, R. . Apresentação. RODRIGUES, Maria Ottilia. Por causa de você, menina. Porto Alegre, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • BASSI, R. . Hagiografia e identidade religiosa no Oriente Próximo na Antiguidade Tardia: o cristianismo siríaco entre Bizâncio e a Pérsia. São Leopoldo: Oikos, 2017. (Tradução/Artigo).

Outras produções

BASSI, R. . Parecer de Artigo Científico - 50796. Revista Antítses.. 2024.

BASSI, R. . Parecer de Artigo Científico - 46065 - Revista Letrônica. 2024.

BASSI, R. . Parecer de Artigo Científico - 46149 - Revista Letrônica. 2024.

BASSI, R. . Parecer de Artigo Científico. Revista Veritas.. 2021.

BASSI, R. . Parecer de Artigo Científico. Revista Veritas.. 2021.

BASSI, R. . Entrevista a James N. Green. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BASSI, R. . Porfirogenia Bizantina: algumas considerações. Séculos X a XII.. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BASSI, R. . Uma nuvem de gafanhotos: uma história da Primeira Cruzada. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Site didático).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    A Escrita Criativa na Academia, Descrição: A pesquisa a ser desenvolvida sob o título de Escrita Criativa na Academia: a formação do escritor, intentará identificar e discutir criticamente, com base em referenciais pertinentes, as motivações que levam o aluno a procurar o ME e DO em Escrita Criativa, bem como sua trajetória no Programa, sua avaliação sobre os métodos pedagógicos e os resultados de sua aprendizagem perceptíveis em sua prática literária. Tem como objetivos: identificar padrões motivacionais para a busca do PPGL-EC; acompanhar a trajetória dos alunos do PPGL-EC, no que tange a sua percepção dos métodos pedagógicos utilizados; acompanhar os egressos do PPGL-EC, na busca de uma avaliação de como entendem seu ganho como aluno, e como este se reflete em sua carreira.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rafael José Bassi - Coordenador / Luiz Antonio de Assis Brasil - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Teoria da Escrita Criativa, Descrição: Dando continuidade a trabalhos de pesquisa na área de Escrita Criativa dentro do programa de pós-graduação em Letras da PUCRS, entendemos que há uma demanda por uma interface operacional entre Escrita Criativa e Teoria Literária. Nossa hipótese, amparada pelas dissertações e teses dessa área de concentração do PPGL, assim como os trabalhos de conclusão de curso da graduação em Escrita Criativa, é de que há um corpus teórico diferenciado, como consequência do desenvolvimento da área no Brasil e no exterior, voltado para as questões da criação literária e situado entre a prática da escrita e a Teoria Literária. Entendemos que agora é o momento de identificar e definir um corpus de trabalho que dê conta da criação, do planejamento, do bloqueio criador, das técnicas de construção de personagens, cenários e diálogos, e que estabeleça o contato entre esses aspectos e a Teoria Literária.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rafael José Bassi - Coordenador / Luiz Antonio de Assis Brasil - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Cartografias narrativas em língua portuguesa: redes e enredos de subjetividade, Descrição: É objetivo principal deste grupo promover a discussão, a produção teórica e literária e a divulgação de textos e autores em língua portuguesa. O grupo vincula-se ao PPGL/PUCRS. Possui dois grandes braços de atuação, com grupos de estudos ativos e quinzenais, desde 2012, programados em encontros regulares: a teoria da literatura (Narrativas portuguesas e africanas de expressão portuguesa do século XXI) e a escrita criativa (Leitura e Criação Literária). Em comum, o estudo de textos em língua portuguesa. Dentro da teoria da literatura, é dedicada atenção aos elementos da narrativa, especialmente ao narrador e suas implicações no texto. Neste sentido, já foram trabalhados no grupo mais de 100 obras, que renderam um sem número de artigos, comunicações e palestras. Tendo em vista que as obras trabalhadas são da hipercontemporaneidade, ou seja, obras muito recentes e sem uma fortuna crítica ainda formada, percebe-se a importância desse grupo na divulgação desses novos textos e novos autores portugueses e africanos de expressão portuguesa. Na escrita criativa, são estudados e analisados mecanismos de criação em textos literários que servem como motivadores para a produção dos textos dos alunos nas mais variadas perspectivas. Igualmente, salienta-se que o formato de oficina de criação literária permite a troca de ideias a partir da produção dos alunos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rafael José Bassi - Coordenador / Paulo Ricardo Kralik Angelini - Integrante.

  • 2015 - Atual

    ÉTICA, CONTEMPORANEIDADE E DESCONSTRUÇÃO III, Descrição: O Grupo deriva do Grupo Ética, Contemporaneidade e Desconstrução - críticas filosóficas da violência, já encerrado. Estabelece-se a partir de quatro linhas de pesquisa: a) ÉTICA, ALTERIDADE E DESCONSTRUÇÃO - com enfoque especialmente na pesquisa em torno ás obras de Franz Rosenzweig, Emmanuel Levinas e Jacques Derrida, no que tange ao estudo e desenvolvimento do potencial de suas obras; b) CRÍTICAS FILOSÓFICAS DA VIOLÊNCIA BIOPOLÍTICA, com enfoque principal nas obras de S. Freud, E. Bloch, W. Benjamin, T. W. Adorno, G. Agamben e V. Flusser e sua relevância para a contemporaneidade da Filosofia Política, da Ética e da Estética; c) ÉTICA, ESTÉTICA E LITERATURA: QUESTÕES E INTERFACES, com enfoque principal em autores da Literatura de língua alemã, como Elias Canetti, Franz Kafka e Thomas Mann, especialmente no que tange à ética e a questões de criação estética e literária; e d) CRÍTICA FILOSÓFICA DO CAPITALISMO, com enfoque especialmente nas obras de B. Spinoza, G. W. F. Hegel e K. Marx... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rafael José Bassi - Coordenador / Ricardo Timm de Souza - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Cronistas medievais: um estudo de política, cultura e história., Descrição: Crônicas são, muitas vezes, as únicas fontes disponíveis para o estudo da Idade Média. Mesmo para períodos em que outros tipos de fontes estão disponíveis, o estudo das crônicas possibilita um tipo de abordagem que outras fontes - normativas, seriais etc - muitas vezes não permitem, devido ao seu caráter lacunar ou lacônico. Embora bastante diferentes entre si - nos gêneros, pretensões, e âmbitos (local, regional ou universal, por exemplo) - este grupo de fontes narrativas tem em comum algumas características como a pretensão de veracidade (mesmo quando alguns relatos nos parecem bastante fantasiosos) e uma visão linear de história que, independente do ponto de partida (a criação, como no livro do Gênesis, a fundação de uma cidade ou de uma dinastia) geralmente chega até o presente, o momento do relato contemporâneo propriamente dito. Também os cronistas compõe um grupo bastante heterogêneo, incluindo clérigos e leigos, nobres e habitantes das cidades. O objetivo deste projeto é, por meio da análise das obras de alguns destes cronistas, avançar na compreensão do medievo na intersecção de questões como a visão de política, cultura e história. Para isso serão analisadas obras de autores de diferentes épocas e procedências, como Richer de Reims e Raul Glaber (França, século X), passando por Saxo Grammaticus (Dinamarca, século XII), além dos cronistas Armagnacs e Borguinhões no contexto da guerra civil na França do século XV. Fio condutor desta pesquisa é a comparação de questões como a representação do rei (e seus oponentes), da guerra (uma constante do mundo medieval) e a compreensão do papel do próprio cronista, tal como percebida pelos seus respectivos autores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rafael José Bassi - Coordenador / Cybele Crossetti de Almeida - Integrante.

Prêmios

2024

Finalista do Prêmio Açorianos de Literatura na categoria Conto, com o livro ?O dia em que enganamos a morte & outros contos?, SMC de Porto Alegre.

2023

Prêmio Mozart Pereira Soares - finalista na categoria contos com o livro "O dia em que enganamos a morte & outros contos", BPE RS.

2023

Prêmio Mozart Pereira Soares - vencedor na categoria Ensaios com o livro "Sobre a escrita da História", BPE RS.

2019

Prémio Autor 2018 - Portugal, Editora Gato Bravo.

2019

Prêmio Minuano de Literatura - 2019 - Finalista na categoria "Conto", IEL/UFRGS.

2019

Prêmio Ler Novos Autores - conto: "Dedicação a Sófocles", Imã Editorial / Editora Jaguatirica.

2013

Professor Homenageado. Formandos do 3º Ano do Ensino Médio., Curso e Colégio Unificado.

2011

Professor Paraninfo. Formando 8a série do Ensino Fundamental, Curso e Colégio Acesso.

2010

Professor Homenageado. Formandos da 8a série do Ensino Fundamental, Curso e Colégio Acesso.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2024

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: Aluno de Pós-graduação, Enquadramento Funcional: Discente

2013 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Aluno de Pós-graduação, Enquadramento Funcional: Discente

2012 - 2022

Colégio UNIFICADO

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 8

Atividades

  • 02/2012

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História

2010 - 2012

Curso e Colégio Acesso

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2012 - 04/2012

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História, Filosofia

2007 - 2007

Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

  • 09/2007 - 12/2007

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Geopolítica

  • 09/2007 - 12/2007

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Geopolítica

2019 - 2023

Colégio Leonardo da Vinci

Vínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Professor de Sociologia, Carga horária: 8

2021 - 2024

Colégio Fleming

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Literatura, Carga horária: 18

2014 - 2019

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Aluno de Pós-graduação, Enquadramento Funcional: Discente

2012 - Atual

COLÉGIO GABARITO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Historia e Literatura, Carga horária: 22