Lisiane Barcellos Calheiro
Possui graduação em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela mesma instituição, onde desenvolveu pesquisa voltada para a área de Ensino em Física Moderna e Contemporânea, com ênfase na Aprendizagem Significativa, doutorado em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora Adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Enisno de Ciências. Linha de Pesquisa: Construção do Conhecimento e Formação de Professores. Experiência na área de Ensino de Física/Ciências com ênfase em Teorias de Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Física Moderna e Contemporânea, Teoria dos Campos dos Conceituais, Aprendizagem Significativa,Aprendizagem Significativa Crítica, Teoria das Representações Sociais, Teorias Implícitas, Aprendizagem Baseada em Projetos, Cultura Maker e Educação STEAM.
Informações coletadas do Lattes em 26/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)
2014 - 2018
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: As Representações Sociais da Radiação no Contexto do Ensino Médio e a sua articulação com os Campos Conceituais de Vergnaud
, Ano de obtenção: 2018. José Claudio Del Pino. Palavras-chave: Representações Sociais; Radiação; Unidade de Ensino Potencialmente Significativa; Campos Conceituais.
Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
2012 - 2014
Universidade Federal de Santa Maria
Título: Inserção de Física de Partículas de forma integrada aos conteúdos tradicionalmente abordados no Ensino Médio, Ano de Obtenção: 2014
Isabel Krey Garcia.Bolsista do(a): FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, FAPERGS, Brasil.
Pós-doutorado
2024
Pós-Doutorado. , Universidad de Burgos, UBU, Espanha. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: ENSINO DE FÍSICA. , Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Formação complementar
2017 - 2017
Os Saberes Interpessoais dos Professores. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, SEDUC, Brasil.
2016 - 2016
Novos Saberes nas Relações Interpessoais do Ensino Médio. (Carga horária: 44h). , Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, SEDUC, Brasil.
2015 - 2015
RESSIGNIFICANDO SABERES NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS. (Carga horária: 40h). , Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi, EEEBAR, Brasil.
2014 - 2015
Extensão universitária em Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. (Carga horária: 200h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2014 - 2014
Interdisciplinaridade:interlocuções possíveis - PIBID. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2014 - 2014
Encontro de Formação Construindo Saberes: Teoria e Praticas III. (Carga horária: 40h). , Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, SSP/RS, Brasil.
2013 - 2013
Unidades de Ensino Potencialmente Significativas - UEPS. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2013 - 2013
Formação Pedagógica. (Carga horária: 60h). , Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, SSP/RS, Brasil.
2013 - 2013
Línguas no Campus (LINC). (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2012 - 2012
Encontro de Formação Construindo Saberes: Teoria e Praticas. (Carga horária: 66h). , Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, SSP/RS, Brasil.
2011 - 2011
Temas Instigantes em Física. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2011 - 2011
Formação Continuada: Construindo Saberes: Teoria e Práticas. (Carga horária: 40h). , Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, SSP/RS, Brasil.
2011 - 2011
I Workshop de Ensino de Ciências. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2011 - 2011
Implementando atividades de ensino-aprendizagem de Física Moderna no E M. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2010 - 2010
AÇÕES PEDAGÓGICAS. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2010 - 2010
Lições do Rio Grande. (Carga horária: 90h). , Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, SSP/RS, Brasil.
2010 - 2010
A ESCOLA E OS DESAFIOS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA -A MISSÃO DOS EDUCADORES. (Carga horária: 26h). , Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, SSP/RS, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Espanhol. (Carga horária: 45h). , Fisk University, FISK, Estados Unidos.
2001 - 2001
CURSO DE VERÃO - IFUSP. (Carga horária: 76h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1999 - 1999
Bolsa de Estágio Acadêmico PROLICEN/99. (Carga horária: 34h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: ENSINO DE FÍSICA.
Organização de eventos
CALHEIRO, L. B. . SeFis 2019 - III Semana da Física. 2019. (Outro).
CALHEIRO, L. B. . XVI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2013. .
CALHEIRO, L. B. . VII Mostra Brasileira de Foguetes. 2013. .
CALHEIRO, L. B. . XII Encontro sobre Investigação na Escola. 2013. (Outro).
CALHEIRO, L. B. . 27°Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. 2009. (Outro).
Participação em eventos
8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa. 2023. (Encontro).
II Escola de Inverno de Ensino de Física. 2023. (Outra).
INTEGRA.A FÍSICA DAS RADIAÇÕES APLICADA NA MEDICINA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA INSERÇÃO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2022. (Outra).
INTEGRA.O ESTUDO DOS MODELOS ATÔMICOS UTILIZANDO A PLATAFORMA ARDUINO E SIMULAÇÕES COMO FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2021. (Outra).
INTEGRA.SITUAÇÕES-PROBLEMA EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS VISANDO A COMPREENSÃO DOS CONCEITOS DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA. 2021. (Outra).
INTEGRA.A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA E A PLATAFORMA ARDUINO COMO ARTICULADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. 2021. (Outra).
XVI Simposio de Investigación en Educación en Física.A voz e a escolha do aluno para a construção de uma aprendizagem baseada em projetos. 2021. (Simpósio).
XXII Reunión Nacional de Educación en Física.Análise dos trabalhos sobre robótica educacional nos eventos de ensino de física. 2021. (Encontro).
XXII Reunión Nacional de Educación en Física.Mobilização e explicitação de invariantes operatórios sobre buraco negro. 2021. (Encontro).
XXII Reunión Nacional de Educación en Física.Conhecimentos prévios de estudantes do ensino médio sobre o uso da radiação na medicina. 2021. (Encontro).
XVIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.APRENDIZAGEM DE PRINCÍPIOS E PROCESSOS AUSUBELIANOS. 2020. (Encontro).
XVIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.SABERES DOCENTES MOBILIZADOS POR UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO. 2020. (Encontro).
XVI Simposio de Investigación en Educación en Física. 2020. (Simpósio).
XV Simposio de Investigación en Educación en Física.Saberes docentes de uma professora em formação mobilizados na construção de uma UEPS sobre as leis de Newton. 2020. (Simpósio).
XV Simposio de Investigación en Educación en Física.Representações sociais de alunos da educação básica sobre buracos negros. 2020. (Simpósio).
XXI Reunión Nacional de Educación en Física.A sustentabilidade e a prática interdisciplinar na educação básica a partir de uma unidade de ensino potencialmente significativa. 2019. (Encontro).
XXI Reunión Nacional de Educación en Física.A linguagem em quadrinho como ferramenta para integração de conceitos físicos numa representação interdisciplinar. 2019. (Encontro).
XXI Reunión Nacional de Educación en Física. 2019. (Encontro).
XXI Reunión Nacional de Educación en Física.Principios da Aprendizagem Significativa Crítica na Construção de Uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa Radiação implementada no Ensino Médio. 2019. (Encontro).
Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.O estudo da luz visível no ensino médio a partir do campo conceitual de Vergnaud. 2017. (Encontro).
Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências -ENPEC. 2017. (Encontro).
I ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS. 2017. (Encontro).
II Colóquio Internacional Sobre a Teoria dos Campos Conceituais. 2017. (Outra).
V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior.A Reestruturação Curricular da Educação Básica no Rio Grande do Sul - 2016 e as Potencialidades a partir de um Projeto Interdisciplinar. 2017. (Seminário).
X Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias. 2017. (Congresso).
III Simpósio em Ensino de Ciências e Matemática. 2016. (Simpósio).
XXV Seminário Internacional de Educação Popular. 2016. (Seminário).
Construindo Caminhos Possíveis na Educação de Qualidade. 2015. (Congresso).
VI Encontro Estadual de Ensino de Física - RS.Evolução Conceitual de Energia: um enfoque interdisciplinar considerando aprendizagem significativa em aulas de Ciências. 2015. (Encontro).
X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.O Estudo das Representações Sociais de Estudantes do Ensino Médio acerca do Tema Radiação. 2015. (Encontro).
29° Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria. "INVESTIGANDO OS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS ACERCA DO MOVIMENTO OSCILATÓRIO A PARTIR DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL. 2014. (Exposição).
IV SINECT - Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia.INSERÇÃO DE TÓPICOS DE FÍSICA DE PARTÍCULAS INTEGRADAS AOS CONTEÚDOS DE ELETRICIDADE ATRAVÉS DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA - UEPS. 2014. (Simpósio).
IV SINECT-Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia.ANÁLISE DE UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICA POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA A PARTIR DA TEMÁTICA ENERGIA NA EJA. 2014. (Simpósio).
Seminário Internacional de Educação em Ciências -SINTEC.Uma Proposta para o Estudo das Ondas Sonoras no Cotexto do PIBID. 2014. (Seminário).
VI Seminário Institucional PIBID - UFSM. 2014. (Seminário).
9 Congresi Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias. 2013. (Congresso).
II EDUCOM SUL -Educominicação e Direitos Humanos.UMA EXPERIÊNCIA DE INTERDISCIPLINARIDADE NA DISCIPLINA DE SEMINÁRIO INTEGRADO. 2013. (Encontro).
V Encontro de Ensino de Física. 2013. (Encontro).
27ªJornada Acadêmica Integrada -UFSM.Implementação de Atividades Experimentais como Recurso Didático no Processo de Ensino e Aprendizagem durante a Realização do Estagio Supervisionado em Física. 2012. (Outra).
2 Seminário Internacional de Educação em Ciências - SINTEC. 2012. (Seminário).. 2012. (Seminário).
2 Simpósio de Ensino de Física e de Matemática.Proposta de trabalho com problemas prático-profissionais nas disciplinas de estágio. 2012. (Simpósio). 2012. (Simpósio).
Encontro de Formação Construindo Saberes: Teoria e Práticas. 2012. (Encontro).
Implementando Atividades de Ensino-Aprendizagem de Física Moderna no Ensino Médio. 2011. (Outra).
IV Encontro Estadual de Ensino de Física.Física de Partículas no Ensino Médio. 2011. (Encontro).
I Workshop de Ensino de Ciências.Análises Gráficas e Numéricas no Ensino de Física. 2011. (Outra).
I Workshop de Ensino de Ciências -Análises Gráficas e Numéricas no Ensino. 2011. (Oficina).
Ações Pedagógicas - Questões do PEIES e Física Moderna no Ensino Médio. 2010. (Oficina).
A Escola e o Desafio da Sociedade Contemporânea - A Missão dos Educadores". 2010. (Seminário).
Fórum Mundial de Educação. 2008. (Congresso).
Tópicos de Física Moderna. 2008. (Oficina).
5ª Semana Acadêmica do Curso de Física. 1999. (Outra).
Feira das Profissões -2ªedição. 1999. (Outra).
Tópicos de Ensino de Física. 1999. (Outra).
3ªSemana Acadêmica da Física. 1997. (Outra).
Participação em bancas
SPOHR, C. B.;CALHEIRO, L. B.; RUPPENTHAL, R.. UEPS de hidrostática e hidrodinâmica: Avaliação da produção de aprendizagem significativa no contexto do ensino técnico integrado. 2024. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Educação em Ciência: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Pampa.
Correia, D;CALHEIRO, L. B.; MUNCHEN, S.. A Leitura de divulgação científica na formação inicial de professores de Química da UFMS. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
CALHEIRO, L. B.; Chitolina, M. R.; BARIN, S. C. A construção de uma sequência didática com o uso de um destilador artesanal para extração de óleos essenciais: contribuindo para o ensino e aprendizagem da disciplina de química na modalidade EJA. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria.
Correia, D;CALHEIRO, L. B.; DUARTE, A. P.. Horta escolar: uma UEPS para o ensino de ácidos, bases e Ph. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
CALHEIRO, L B; GARCIA, I. K.; SANTAROSA, M. C. P.. O estudo da acústica a partir de unidades de ensino potencialmente significativas: contribuições para uma aprendizagem significativa. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria.
CALHEIRO, L. B.; Correia, D; FILHO, L. I.. "EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: POSSIBILIDADE E DESAFIOS. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional,) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Leandro Londero da Silva;CALHEIRO, L. B.; NARDI, R.; LANGHI, R.; BATISTA, I. L.. . Uma proposta para o ensino do desenvolvimento da Física produzida no Brasil no ensino médioUma proposta para o ensino do desenvolvimento da Física produzida no Brasil no ensino médio. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
GARCIA, I. K.;CALHEIRO, L. B.; MUENCHEN, C.; LOBO, C. O.. Construção e Implementação de UEPS: contribuições para a aprendizagem significativa de conceitos de eletrodinâmica. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria.
ERROBIDART, N C G;CALHEIRO, L B; ARAUJO, C. B. Z. M. Construção de uma representação interdisciplinar para abordar conceitos de poluição. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
GOBARA, S. T.;CALHEIRO, L. B.; PEREIRA, P. S.; CAMILOTTI, D. C. C. C.; OLIVEIRA, E. A. G.. Formação permanente de professores de Ciências e Matemática no contexto sul-amazônico: um novo olhar para as práticas pedagógicas. 2024. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
GARCIA, I. K.; MOREIRA, M. A.;CALHEIRO, L. B.; Lemos, E.; MELLO, Elena Mª Billig. O Domínio do Campo Conceitual sobre Processos de Ensino e Aprendizagem na Formação Inicial Docente em Ciências da Natureza. 2018. Tese (Doutorado em Programa de pos-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria.
JARDIM, M. I. A.; ZUCCHINI, L. G. C.;CALHEIRO, L. B.; SONEGO, A. H. S.; LUIZ, L. S.. Mobile learning e a formação inicial de professores de ciências da natureza: análise das experiências da universidade do estado do Rio Grande do Norte em Mossoró. 2025.
FERREIRA, L. N. A.;CALHEIRO, L. B.; MARQUES, C. V. V. C. O.. O texto de divulgação científica em aulas de química: explorando a problematização de conceitos. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Química) - Universidade Federal do Piauí.
HILGER, T. R.; AGRANIONIH, N. T.;CALHEIRO, L. B.. Teoria dos Campos Conceituais e a construção de conceitos de relatividade restrita por futuros professores de física. 2024.
CALHEIRO, L. B.; GOBARA, S. T.; OLIVEIRA, E. A. G.; PEREIRIA, P. S.; RADFORD, L.. Formação permanente de professores de Ciências e Matemática no contexto sul-amazônico: um novo olhar para as práticas pedagógicas. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
SPOHR, C. B.; RUPPENTHAL, R.;CALHEIRO, L. B.. UEPS como material potencialmente significativo para ensino-aprendizagem de hidrostática e hidrodinâmica no contexto do ensino técnico integrado?. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Educação em Ciência: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Pampa.
Chitolina, M. R.;CALHEIRO, L. B.; Adame, B. M.. A construção de um destilador artesanal para extração de óleos essenciais: contribuindo para o ensino e aprendizagem da disciplina de química na modalidade EJA. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria.
GARCIA, I. K.;CALHEIRO, L. B.; LOBO, C. O.; SANTAROSA, M. C. P.. O estudo da Acústica a partir de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas: contribuições para uma aprendizagem significativa. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria.
ERROBIDART, N C G;CALHEIRO, L B; Correia, D. O uso de agroquímicos como problemática para construção de uma representação interdisciplina. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
FLORINDO, C. C. F.; CONCEICAO., R. C.;CALHEIRO, L. B.. Discutindo a sexualidade para alunos do 8º ano do ensino fundamental, como requisito curricular indispensável para a integralização do Curso de Especialização em Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental, Ciência é dez!. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fun) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
FLORINDO, C. C. F.;CALHEIRO, L. B.; CONCEICAO., R. C.. Níveis de organização ecológica por meio de uma sequência didática investigativa no processo de ensino remoto para turmas do 6º ano do ensino fundamental. 2022.
FLORINDO, C. C. F.;CALHEIRO, L. B.; RAMOS, E. S. M.. Uso do ensino por investigação para aulas de educação ambiental nas escolas do município de Carauari-AM. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fun) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
FLORINDO, C. C. F.;CALHEIRO, L. B.; RAMOS, E. S. M.. Identificação e conscientização dos hábitos alimentares de alunos do 7º ano da Escola Belarmino Gomes de Albuquerque. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fun) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
CORREA, H. P. S.;CALHEIRO, L. B.; SIMOES, B. S.. Lugar de fala dos licenciandos em Física da UFMS sobre aulas remotas em tempos de pandemia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Orientou
?Doces Descobertas?: a abordagem STEAM e o ensino de química através do campo conceitual carboidrato; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; (Orientador);
UNIDADE DE ENSINO DE ELETROMAGNETISMO UTILIZANDO A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO MÉDIO; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ensino de Ciência) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; (Orientador);
UMA UNIDADE DE ENSINO À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS PARA O ESTUDO DA RADIOATIVIDADE NO ENSINO MÉDIO; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ensino de Ciência) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
As Transformações da Matéria e a cultura Maker, uma abordagem a luz da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud; Início: 2024; Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; (Orientador);
Despertando para a sustentabilidade: como as representações sociais dos estudantes do ensino médio influenciam projetos práticos sustentáveis; Início: 2024; Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; (Orientador);
Cultura Maker no ensino de Física: uma estação meteorológica como proposta para o estudo da Física da Atmosfera; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Física Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Astrofísica: Integrando a Cultura Maker no Ensino de Física; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Física Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS; (Orientador);
TEORIA IMPLÍCITAS DE ENSINO APRENDIZAGEM: O ENSINAR E O APRENDER NA FORMAÇÃO INICIAL; 2025; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ensino de Ciência) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lisiane Barcellos Calheiro;
SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL: O PLANEJAR E O FAZER NO CONTEXTO DE UMA OFICINA DE FÍSICA; 2025; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ensino de Ciência) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lisiane Barcellos Calheiro;
Concepções implícitas dos pibidianos do curso de Ciências da Natureza sobre os desafios da prática docente; 2023; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Educação em Ciência: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Pampa, ; Coorientador: Lisiane Barcellos Calheiro;
O GPS a partir da Aprendizagem Baseada em Projetos na explicitação dos Invariantes Operatórios relacionados ao Campo Conceitual da Relatividade; 2022; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ensino de Ciência) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, ; Orientador: Lisiane Barcellos Calheiro;
O Campo Conceitual da Água a partir de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade; 2021; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, ; Orientador: Lisiane Barcellos Calheiro;
Unidade de Ensino Potencialmente Significativa como Metodologia de Explicitação dos Invariantes Operatórios do Campo Conceitual do Buraco Negro; 2021; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lisiane Barcellos Calheiro;
Elétrica Residencial: uma proposta a partir de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Lisiane Barcellos Calheiro;
Baralho de Radiações: Uma Proposta de Material Potencialmente Significativo; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Lisiane Barcellos Calheiro;
A Radiação do Corpo Negro e a Plataforma Arduino como Articuladora do Processo de Ensino-Aprendizagem; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Lisiane Barcellos Calheiro;
A Física das Radiações Aplicada à Medicina: uma Proposta de Itinerário Formativo para inserção de Física Moderna e Contemporânea na Educação Básica; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Lisiane Barcellos Calheiro;
Uma proposta para o Ensino de Física Moderna e Contemporânea sob a Perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Lisiane Barcellos Calheiro;
Representações Sociais do Fracasso escolar compartilhadas por professores de Física do Ensino Médio; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Lisiane Barcellos Calheiro;
Implementação de uma Atividade Interdisciplinar com a Plataforma Arduino para o estudo de Gráficos no Ensino Médio; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Lisiane Barcellos Calheiro;
Representações Sociais de estudantes da educação básica sobre Buraco Negro; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Lisiane Barcellos Calheiro;
A Física das Radiações aplicada na Medicina: uma proposta didática para inserção de Física Moderna e Contemporânea na Educação Básica; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Física Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lisiane Barcellos Calheiro;
A Física moderna e contemporânea e a plataforma arduino como arculadora do processo de ensino-aprendizagem; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Física) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Lisiane Barcellos Calheiro;
Situações-problema experimentais investigativas visando a compreensão dos conceitos de Física Moderna e Contemporânea; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Física) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lisiane Barcellos Calheiro;
Situações-problema experimentais investigativas visando a compreensão dos Modelos Atômicos; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Física) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lisiane Barcellos Calheiro;
"IMPLEMENTAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DURANTE A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA"; 2012; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Lisiane Barcellos Calheiro;
Produções bibliográficas
-
Goncalves, A M B ; CALHEIRO, L B . Digital fabrication for inexpensive physics experiments: the linear air track. Physics Education , v. 60, p. 013003, 2025.
-
LADEIRA, V. B. ; CALHEIRO, L. B. ; Goncalves, A M B . Poliedros como Produto Educacional para o estudo dos conceitos de meia-vida e decaimento radioativo. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico , v. 11, p. 1, 2025.
-
Delgado, L.G.P ; CALHEIRO, L B ; Goncalves, A M B . O Arduino como recurso tecnológico para explicitação de invariantes operatórios relacionados à Teoria da Relatividade. REVISTA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ENSINO TECNOLÓGICO , v. 10, p. e231624, 2024.
-
NAUJORKS, AMANDA CRISTINA ; CALHEIRO, LISIANE BARCELLOS . Saberes docentes no contexto da formação inicial para o ensino de ciências: um estudo de caso. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO , v. 16, p. e6100, 2024.
-
WALTER, VINÍCIUS GALVAN ; CALHEIRO, LISIANE BARCELLOS . Motivação no aprendizado: análise das crenças de acadêmicos de física licenciatura. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO , v. 16, p. e6785, 2024.
-
OLIVEIRA, K. N. ; CALHEIRO, L. B. ; SPOHR, C. B. . Invariantes operatórios do campo conceitual da água mobilizados por estudantes da educação de jovens e adultos. ACTIO: DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS , v. 9, p. 1, 2024.
-
FREITAS, W P S ; CARVALHO JR, P S ; CALHEIRO, L B ; Goncalves, A M B . Demonstration of bonding interaction by attraction and repulsion forces measurement using disc magnets. PHYSICS EDUCATION (BRISTOL. PRINT) , v. 59, p. 035013, 2024.
-
FREITAS, WELICA P. S. ; CALHEIRO, L B ; GONCALVES, ALEM-MAR B. . Radioactive Decay Chain Board Game. PHYSICS TEACHER , v. 62, p. 736-737, 2024.
-
ARAUJO, M. E. M. ; ERROBIDART, N. ; CALHEIRO, L. B. . As pesquisas sobre a Carta da Terra em teses e dissertações da Área de Ensino da CAPES. REVISTA COCAR (ONLINE) , v. 23, p. 1-18, 2024.
-
GARCIA, E M ; Goncalves, A M B ; CALHEIRO, L B . Leslie’s `can’ using Arduino. Physics Education , v. 58, p. 033004, 2023.
-
Goncalves, A M B ; FREITAS, W P S ; CALHEIRO, L B . Resources on physics education using Arduino. Physics Education , v. 58, p. 033002, 2023.
-
BARBOSA, P. G. ; CALHEIRO, L. B. . Mapas mentais como instrumento de análise do possível domínio no campo conceitual de buraco negro. Revista Insignare Scientia , v. 6, p. 296-320, 2023.
-
OLIVEIRA, K. N. ; CALHEIRO, L. B. . A água como proposta interdisciplinar discutir a educação ambiental a partir das representações sociais de estudantes da EJA. GEOFRONTER , v. 9, p. 1, 2023.
-
Delgado, L.G.P ; CALHEIRO, L. B. . A plataforma Arduino e seu potencial como ferramenta de explicitação de invariantes operatórios relacionados aos conceitos de velocidade e aceleração. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino , v. 7, p. 246, 2023.
-
Delgado, L.G.P ; CALHEIRO, L. B. . Uma Atividade Investigativa sobre o Princípio da Trilateração no Contexto de uma Aprendizagem Baseada em Projetos. LATIN - AMERICAN JOURNAL OF PHYSICS EDUCATION , v. 17, p. 2309-1, 2023.
-
BARBOSA, P. G. ; CALHEIRO, L. B. . Panorama das pesquisas sobre buraco negro nos periódicos do ensino de Física e Ciência. LATIN - AMERICAN JOURNAL OF PHYSICS EDUCATION , v. 16, p. 4302-1, 2022.
-
CALHEIRO, L B ; FREITAS, W P S ; MARTINS, C A ; Goncalves, A M B . A 3D-printed model coupled to an Arduino emulates the Rutherford scattering experiment. Physics Education , v. 56, p. 055003, 2021.
-
OLIVEIRA, K. N. ; NAUJORKS, A. C. ; FREITAS, W P S ; Goncalves, A M B ; CALHEIRO, L. B. . A 3D-Printed Model That Simulates a Geiger-Müller Counter and the Radioactive Decay Experiment. JOURNAL OF CHEMICAL EDUCATION , v. x, p. acs.jchemed.1c0, 2021.
-
Barbosa,G. P. ; CALHEIRO, L. B. . Mobilização e explicitação de invariantes operatórios sobre buraco negro. REVISTA DE ENSEÑANZA DE LA FÍSICA , v. 33, p. 309-316,-3016, 2021.
-
GARCIA, E. M. ; ROA, L. H. C. ; CALHEIRO, L. B. . Análise dos trabalhos sobre robótica educacional nos eventos de Ensino de Física. Revista Enseñaza de la Física , v. 33, p. 455-462, 2021.
-
NAUJORKS, A. C. ; CALHEIRO, L. B. ; PALANDI, J. . Conhecimentos prévios de estudantes do ensino médio sobre o uso da radiação na medicina. REVISTA DE ENSEÑANZA DE LA FÍSICA , v. 33, p. 479, 2021.
-
CALHEIRO, L B ; MOREIRA, M. A. ; ERROBIDART, N C G . A relação teoria e prática na formação inicial de professores: um olhar sobre a utilização da Teoria da Aprendizagem Significativa no planejamento de ensino.. INTERFACES DA EDUCAÇÃO , v. 12, p. 375, 2021.
-
PAIXÃO, P A ; REMONATTO, V M C ; CALHEIRO, L B ; DOS REIS, D D ; Goncalves, A M B . Interference and diffraction experiment using 3D printing and Arduino. Physics Education , v. 57, p. 025011, 2021.
-
CALHEIRO, LISIANE BARCELLOS ; DEL PINO, JOSÉ CLAUDIO ; PALANDI, JOECIR . APRENDIZAGEM SIGINIFICATIVA: ANÁLISE DE MAPAS CONCEITUAIS A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA RADIAÇÃO / MEANINGFUL LEARNING: ANALYSIS OF CONCEPTUAL MAPS FROM THE SOCIAL REPRESENTATIONS OF RADIATION. DYNAMIS (FURB. ONLINE) , v. 26, p. 39, 2020.
-
BARBOSA, P. G. ; AQUINO, A. M. ; CALHEIRO, L B . Representações Sociais de estudantes da educação básica sobre Buraco Negro. REVISTA DE ENSEÑANZA DE LA FÍSICA , v. 32, p. 135, 2020.
-
CALHEIRO, L B ; DEL PINO, J. C. . Análise do domínio do campo conceitual da radiação de micro-ondas a partir dos invariantes operatórios. LATIN - AMERICAN JOURNAL OF PHYSICS EDUCATION , v. 14, p. 3317-1, 2020.
-
RAMOS, L M ; REIS, C R N ; CALHEIRO, L B ; Goncalves, A M B . Use of Arduino to observe the chaotic movement of a magnetic pendulum. Physics Education , v. 56, p. 015013, 2020.
-
OLIVEIRA, F S ; CALHEIRO, L B ; BOZANO, D F ; ERROBIDART, N C G ; JARDIM, M I A ; REIS, D D ; Goncalves, A M B . Looking for absolute zero using an Arduino. Physics Education , v. 54, p. 065012, 2019.
-
CALHEIRO, L B ; ERROBIDART, N C G ; ARAUJO, M. E. M. . A sustentabilidade e a prática interdisciplinar na educação básica a partir de uma unidade de ensino potencialmente significativa. REVISTA DE ENSEÑANZA DE LA FÍSICA , v. 31, p. 141, 2019.
-
ERROBIDART, N C G ; CALHEIRO, L B . A linguagem em quadrinho como ferramenta para integração de conceitos físicos numa representação interdisciplinar. REVISTA DE ENSEÑANZA DE LA FÍSICA , v. 31, p. 303, 2019.
-
PALANDI, J. ; CALHEIRO, L B ; DEL PINO, J. C. . Princípios da aprendizagem significativa crítica na construção de uma unidade de ensino potencialmente significativa de radiação implementada no Ensino Médio. Revista de Enseñanza de la Física, , v. 31, p. 579, 2019.
-
CALHEIRO, L. B. ; DEL PINO, J. C. . A compreensão dos conceitos de Radiação Eletromagnética no Ensino Médio à luz dos Campos Conceituais de Vergnaud. Ensenanza de Las Ciencias , v. Extra, p. 4395-4400, 2017.
-
CALHEIRO, L. B. ; DEL PINO, J. C. ; GOMES, A. T. ; GARCIA, I. K. . Um estudo sobre a inserção de tópicos de Física de Partículas aos conteúdos clássicos de Ensino Médio. Ensenanza de Las Ciencias , v. Extra, p. 5097-5103, 2017.
-
GOMES, A. T. ; GARCIA, I. K. ; CALHEIRO, L. B. . Atividades baseadas na Aprendizagem Significativa(AS): avanço na Educação de Jovens e Adultos a partir da Interdisciplinaridade como atitude do professor. Ciência e Natura , v. 37, p. 821, 2015.
-
CALHEIRO, L. B. ; GARCIA, I. K. . Proposta de inserção de tópicos de Física de Partículas integradas ao conceito de Carga Elétrica por meio de unidade de ensino potencialmente significativa. Investigações em Ensino de Ciências (Online) , v. 19, p. 177, 2014.
-
CALHEIRO, L. B. ; PALANDI, J. . Uma Experiência de Interdisciplinaridade com base na Construção de uma Foguete. Enseñanza de las Ciencias , v. 1, p. 574-578, 2013.
-
GARCIA, I. K. ; CALHEIRO, L. B. ; GOMES, A. T. . Concepções acerca da Experimentação no Ensino de Física no contexto da Formação Inicial. Enseñanza de las Ciencias , v. 1, p. 1445-1449, 2013.
-
OLIVEIRA, K. N. ; CALHEIRO, L. B. . Análise dos invariantes operatórios mobilizados na fase ida à prática de uma ilha interdisciplinar de racionalidade sobre água. In: Luiz Henrique Ortelhado Valverde; Rogério Rodrigues Faria; Suzete Rosana de Castro Wiziack; Marcos Vinicius Campelo Junior; Nádia Cristina Guimarães Errobidart; Maria Helena da Silva Andrade; Gilcelany Alves da Silva; Wélica Patrícia Souza de Freitas.. (Org.). I Encontro de Ensino de Ciências e Educação Ambiental. 1ed.Campo Grande - MS: Gaia Poran, 2024, v. , p. 142-151.
-
CALHEIRO, L B ; GARCIA, I. K. . UEPS - Integração entre as Interações Fundamentais e o Eletomagneistmo. UEPS: Contribuições em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática. 1ed.São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2023, v. , p. 87-.
-
CALHEIRO, L B ; GARCIA, I. K. . UEPS - Integração entre Eletricidade e Partículas Elementares. In: Isabel Krey Garcia; Felipe Mendes. (Org.). UEPS: Contribuições em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática. 1ed.São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2023, v. , p. 73-.
-
PAVAO, A. G. S. ; CALHEIRO, L B . Panorama dos trabalhos sobre Astrofísica no SNEF. In: Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2025, Niterói. XXVI Snef -Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2025.
-
OLIVEIRA, G. C. S. C. S. ; CALHEIRO, L. B. . Investigação dos Conhecimentos Prévios sobre Eletromagnetismo através de Atividades Experimentais. In: II Congresso de Ensino de Ciências, Educação Ambiental e Saúde (II CONECEAS)., 2024, Dourados. II Congresso de Ensino de Ciências, Educação Ambiental e Saúde, 2024.
-
HAUSMANN, K. K. P. ; CALHEIRO, L. B. . RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA DA ELETRICIDADE NO COTIDIANO: UMA REVISÃO DA LITERATURA DOS TRABALHOS DO EPEF. In: Encontro de Pesquisa em de Física, 2024, Recife. XX Encontro de Pesquisa em de Física, 2024.
-
SILVA, G. S. C. E. ; CALHEIRO, L. B. . Dos jogos à Gamificação: uma análise dos trabalhos nos eventos da área de Ensino de Física. In: Encontro de Pesquisa em de Física, 2024, Recife. XX Encontro de Pesquisa em de Física.
-
ARAUJO, M. E. M. ; CALHEIRO, L B . Reciclagem: Processo sustentável a partir do ?Documentário Lixo Extraordinário?. In: Congresso de Ensino de Ciências, Educação Ambiental e Saúde, 2024, Dourados. II Congresso de Ensino de Ciências, Educação Ambiental e Saúde, 2024.
-
NAUJORKS, A. C. ; CALHEIRO, LISIANE BARCELLOS . PRINCÍPIOS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA NA FORMAÇÃO INICIAL COMO APORTE TEÓRICO PARA O PLANEJAMENTO DE UMA UEPS.. In: 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, 2023, Caruaru -PE. Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, 2023.
-
WALTER, V. G. ; CALHEIRO, LISIANE BARCELLOS ; SPOHR, C. B. . EXPLORANDO CONCEPÇÕES IMPLÍCITAS SOBRE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE POR MEIO DA ABORDAGEM DE UEPS. In: 8°Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, 2023, Caruaru -PE. Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, 2023.
-
SPOHR, C. B. ; CALHEIRO, L B ; THOMAZ, J. R. . O USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO ESTRATÉGIA PARA EVIDENCIAR APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE COMO SE ENSINA E COMO SE APRENDE. In: 8°Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, 2023, Caruaru -PE. Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, 2023.
-
LADEIRA, V. B. ; CALHEIRO, LISIANE BARCELLOS . INVESTIGANDO OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE RADIOATIVIDADE. In: 8°Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, 2023, Caruaru -PE. Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, 2023.
-
MELLO, E.A. ; ERROBIDART, N. ; CALHEIRO, L. B. . APRENDIZAGEM DE PRINCÍPIOS E PROCESSOS AUSUBELIANOS. In: XVIII ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 2020, fLORIANÓPOLIS - SC. A Pesquisa em Ensino de Física e as Tensões Político-Democráticas da Atualidade: Para onde vamos?, 2020.
-
NAUJORKS, A. C. ; CALHEIRO, L. B. ; ERROBIDART, N. . SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL: O PLANEJAR E O FAZER NO CONTEXTO DE UMA OFICINA DE FÍSICA. In: XVIII ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 2020, FLORIANÓPOLIS - SC. A Pesquisa em Ensino de Física e as Tensões Político-Democráticas da Atualidade: Para onde vamos?, 2020.
-
CALHEIRO, L. B. ; DEL PINO, J. C. . O estudo da luz visível no ensino médio a partir do campo conceitual de Vergnaud. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. ENPEC, 2017.
-
CLAVE, G. H. ; CALHEIRO, L. B. ; BOLFE, M. ; DENCIAN, E. ; Correia, D ; Inés . INVESTIGANDO O PÊNDULO SIMPLES ATRAVÉS DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL INTEGRADA À SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL. In: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF, 2015, Uberlandia. Anais SNEF, 2015.
-
CALHEIRO, L. B. ; DEL PINO, J. C. . O ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ACERCA DO TEMA RADIAÇÃO. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2015, Águas de Lindóia. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2015.
-
CALHEIRO, L. B. ; GARCIA, I. K. ; GOMES, A. T. . Inserção de tópicos de física de partículas integradas aos conteúdos de eletricidade através de uma unidade de ensino potencialmente significativa - UEPS. In: Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. In: Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia - IV SINECT, 2014, Ponta Grossa - PR. anais do III SINECT, 2014.
-
GOMES, A. T. ; GARCIA, I. K. ; CALHEIRO, L. B. . O Uso do V Epistemológico de Gowin como estratégia para avaliar e sistematizar investigações educativas. In: Seminário Internacional de Educação em Ciências - III SINTEC, 2014, Rio Grande - RS. Anais do III SINECT, 2014.
-
GOMES, A. T. ; KREY,I ; CALHEIRO, L. B. . Ánálise de uma intervenção didática potencialmente significativa a partir da temática energia na EJA. In: Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia - IV SINECT, 2014, Ponta Grossa. Anais IV SINECT, 2014.
-
CALHEIRO, L. B. ; CALLEGARO, R. P. . UMA EXPERIÊNCIA DE INTERDISCIPLINARIDADE NA DISCIPLINA DE SEMINÁRIO INTEGRADO. In: II Encontro de Educomunicações da Região Sul, 2013, Ijui. Trabalho Completo Publicado em Anais do Evento, 2013.
-
GOMES, A. T. ; CALHEIRO, L. B. ; GARCIA, I. K. . Uma proposta de oficina como estratégia potencialmente significativa no ensino de física: uma abordagem ausbeliana.. In: Seminário Internacional de Educação em Ciências - III SINTEC, 2014, Rio Grande - RS. Anais III SINTEC, 2014.
-
CLAVE, G. H. ; CALHEIRO, L. B. ; Inés ; BOLFE, M. ; DENCIAN, E. . INVESTIGANDO OS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS ACERCA DO MOVIMENTO OSCILATÓRIO A PARTIR DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL. In: 29 Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2014, Santa Maria. anais, 2014.
-
CLAVE, G. H. ; DENCIAN, E. ; CALHEIRO, L. B. ; BOLFE, M. ; VIDMAR, M. P. . UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DAS ONDAS SONORAS NO CONTEXTO DO PIBID.. In: III Simpósio Internacional de Educação em Ciências, 2014, Rio Grande. Anais SINTEC, 2014.
-
CLAVE, G. H. ; CALHEIRO, L. B. ; GARCIA, I. K. . Implementação de atividades experimentais como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem durante a realização do estágio supervisionado em física. In: 27ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, JAI, 2012, Santa Maria. 27ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2012- Anais da 27ªJAI, 2012.
-
NAUJORKS, A. C. ; CALHEIRO, L. B. . A FÍSICA DAS RADIAÇÕES APLICADA NA MEDICINA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA INSERÇÃO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: INTEGRA, 2022, Campo Grande - MS. INTEGRA UFMS, 2022.
-
SARTURI, R. C. ; ARAUJO, M. E. M. ; CALHEIRO, L. B. . A Reestruturação Curricular da Educação Básica no Rio Grande do Sul - 2016 e as Potencialidades a partir de um Projeto Interdisciplinar. In: V seminário internacional de políticas públicas da educação básica e superior, 2017, Santa Maria. V seminário internacional de políticas públicas da educação básica e superior, 2017.
-
CALHEIRO, L. B. ; GARCIA, I. K. . Unidades de Ensino Potencialmente Significativas de Tópicos de Física de Partículas Integradas aos conteúdos de Eletrostáticas. In: V Encontro Estadual de Ensino de Física, 2013, Porto Alegre. Atas do V EEEFis-RS, 2013.
-
CALHEIRO, L. B. ; SANTOS, I.C.F ; J.Palandi . Física de Partículas no Ensino Médio. In: IV Encontro Estadual de Ensino de Física, 2011, Porto Alegre. Atas do IV EEEFis-RS, 2011.
-
SARTURI, R. C. ; ARAUJO, M. E. M. ; CALHEIRO, L. B. . . A Reestruturação Curricular da Educação Básica no Rio Grande do Sul - 2016 e as Potencialidades a partir de um Projeto Interdisciplinar.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CALHEIRO, L. B. ; DEL PINO, J. C. . O estudo da luz visível no ensino médio a partir do campo conceitual de Vergnaud. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CALHEIRO, L. B. ; GOMES, A. T. ; GARCIA, I. K. ; DEL PINO, J. C. . Um estudo sobre a inserção de tópicos de Física de Partículas aos conteúdos clássicos de Ensino Médio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CALHEIRO, L. B. ; DEL PINO, J. C. . A compreensão dos conceitos de Radiação Eletromagnética no Ensino Médio à luz dos Campos Conceituais de Vergnaud.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES, A. T. ; CALHEIRO, L. B. ; GARCIA, I. K. . Evolução Conceitual de Energia: um enfoque interdisciplinar considerando a aprendizagem significativa em aulas de Ciências.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CALHEIRO, L. B. ; DEL PINO, J. C. . O estudo das Representações Sociais de estudantes de ensino médio acerca do tema Radiação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CALHEIRO, L. B. ; GARCIA, I. K. . Unidades de Ensino Potencialmente Significativas de Tópicos de Partículas Integradas aos Conteúdos de Eletrostática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CALHEIRO, L. B. ; GARCIA, I. K. ; GOMES, A. T. . Concepções acerca da experimentação no ensino de Física no contexto da formação inicia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CALHEIRO, L. B. ; PALANDI, J. . Uma experiência de interdisciplinaridade com base na construção de um foguete. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, I.C.F ; CALHEIRO, L. B. ; J.Palandi . Física de Partículas no Ensino Médio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CALHEIRO, L. B. ; MAGNAGO, Paulo Roberto ; Dartanhan . Ótica Geométrica. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
Proposição teórica para integração da Cultura Maker e a educação STEAM no contexto da Educação Básica, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lisiane Barcellos Calheiro - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2024 - Atual
Formação acadêmico-profissional no âmbito das ciências naturais e exatas: reflexões sobre ensino-aprendizagem significativa, Descrição: Trata-se de um projeto amplo, o qual contempla vários trabalhos de pesquisa que vão ao encontro da formação docente a partir de investigações no âmbito dos processos de ensino e aprendizagem nos três níveis de ensino (fundamental, médio e superior). As investigações propostas fundamentam-se teoricamente na Teoria da Aprendizagem Significativa proposta por David Ausubel. A partir de estudos teóricosfeitos no Grupo Mega potencializador de ensino-aprendizagem significativa (G-Mega) da UNIPAMPA campus Uruguaiana, os acadêmicos decursos de graduação e de Pós-Graduação, bem como profissionais da rede de educação básica estarão aptos a desenvolverem suaspesquisas. As pesquisas buscarão alcançar o objetivo geral deste projeto, que consiste em investigar processos de ensino na formação acadêmico profissional em ciências naturais e exatas que possibilitam evidenciar indícios de aprendizagem significativa. Espera-se que os diversos ensaios relacionados a este projeto possam evidenciar indícios de que as estratégias utilizadas fortaleçam a formação acadêmico profissional, bem como os processos de ensino e aprendizagem em ciências naturais e exatas na educação básica. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lisiane Barcellos Calheiro - Integrante / Carla Beatriz Spohr - Coordenador / Fernanda de Lima Pinheiro - Integrante / Sam Felipo Garcez Folgearin - Integrante.
-
2023 - Atual
Formação de Professores e os Desafios das Novas Tecnologias na Educação Básica: a Ciência Contemporânea a partir da Cultura Maker, Descrição: O projeto visa introduzir abordagens inovadoras no ensino de Ciências, utilizando oficinas Maker e metodologias ativas. Pretende-se que essas práticas promovam transformações significativas na formação de professores, impactando positivamente nos processos de ensino e aprendizagem. Os educadores serão preparados para enfrentar os desafios contemporâneos, adquirindo habilidades e conhecimentos para integrar efetivamente as novas tecnologias em sua prática pedagógica. Além de explorar a Cultura Maker, o projeto também busca gerar resultados tangíveis, como o desenvolvimento de projetos e materiais didáticos inovadores. Esses recursos não só enriquecerão o ambiente de aprendizagem, mas também proporcionarão aos alunos experiências práticas e engajadoras no estudo das ciências. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Lisiane Barcellos Calheiro - Coordenador / Joecir Palandi - Integrante / Alem Mar Bernardes Gonçalves - Integrante / KAROL NUNES OLIVEIRA - Integrante / AMANDA CRISTINA NAUJORKS - Integrante / Carla Beatriz Spohr - Integrante / Vitor Bezerra Ladeira - Integrante / Vinicius Galvan Walter - Integrante / Letícia Escobar Dionízio - Integrante / Gustavo Costa Silva COSTA SILVA de Oliveira - Integrante / Kethlyn Kamily Pereira Hausmann - Integrante / Ana Gabrielly da Silva Pavão - Integrante / Pedro Mendes dos Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2022 - Atual
CONCEPÇÕES IMPLÍCITAS DE PIBIDIANOS DO CURSO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA SOBRE OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE, Descrição: Esta pesquisa propõe investigar as concepções implícitas dos Pibidianos do curso de Ciências da Natureza acerca da prática docente e seus desafios frente ao processo de ensino-aprendizagem concebidos a partir de sua participação no programa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Lisiane Barcellos Calheiro - Integrante / Carla Beatriz Spohr - Coordenador / Cristiane Costa Gobbi - Integrante.
-
2019 - 2021
Obstáculos à aprendizagem de conceitos de Física Moderna e Contemporânea na formação inicial de professores de Física a partir de atividades experimentais e simulações computacionais, Descrição: O presente projeto tem por objetivo o estudo dos diferentes conceitos de Física Moderna e Contemporânea - FMC a partir de situações-problema fundamentadas na Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, no intuito de minimizar as dificuldades encontradas pelos acadêmicos frente aos conteúdos específicos de FMC, o que geralmente se dá de forma lenta e transcende o período de escolarização formal. Com esse projeto pretendemos também investigar os obstáculos epistemológicos na aprendizagem a partir dos conhecimentos-em-ação (invariantes operatórios) construídos pelos estudantes de licenciatura em Física ao resolver as situações-problema com atividades experimentais e computacionais, que serão implementadas nas disciplinas de prática de ensino, contribuindo para a aprendizagem dos conteúdos de Física Moderna e Contemporânea.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lisiane Barcellos Calheiro - Coordenador.
-
2019 - Atual
LIMITES E POTENCIAliDADES DO MÉTODO DE ILHAS DE RACIONALIDADE INTERDISCIPLINAR NA ESTRUTURAÇÃO DE MEIOS E RECURSOS MATERIAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, Descrição: O projeto está pautado nos seguintes questionamentos: Uma ação interdisciplinar, estruturada na metodologia de Ilhas de Racionalidade Interdisciplinar, pode promover uma formação para a interdisciplinaridade pela interdisciplinaridade, a partir da vivência de práticas pedagógicas que resultem na construção de representações interdisciplinares? Essa formação para interdisciplinaridade pela interdisciplinaridade pode ser potencializada no contexto de um grupo colaborativo? Para avaliar a eficácia dessa metodologia, na construção de representações interdisciplinares e na promoção de saberes necessários para o desenvolvimento de práticas pedagógicas interdisciplinares no ensino de ciências, no contexto de um grupo colaborativo, desenvolveremos uma pesquisa-ação-formação colaborativa. Esse tipo de pesquisa de intervenção propicia melhorias nos processos de aprendizagem dos sujeitos que participam da pesquisa e permitem aos pesquisadores avaliação dos efeitos das interferências realizadas. A originalidade da proposta está associada a possibilidade de promover uma formação para a interdisciplinaridade vinculada a produção de representações interdisciplinares no formato de objetos pedagógicos paradidáticos, contribuindo assim, duplamente com o ensino de ciências no contexto do Mato Grosso do Sul. Além disso possibilitará um mapeamento quanto ao entendimento dos sujeitos quanto ao significado de interdisciplinaridade no âmbito escolar, como compreendem a prática interdisciplinar e que saberes, competências e habilidades julgam necessários para se desenvolver uma interdisciplinar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Lisiane Barcellos Calheiro - Integrante / Nadia Errobidart - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2019 - Atual
Uso do Arduino no Desenvolvimento de Dispositivos em Física, Descrição: C om a popularização dos microcontroladores, em especial a plataforma Arduino, e baixo custo do mesmo e dos mais variados tipos de sensores, se torna cada vez mais fácil o uso dos mesmo no desenvolvimento de equipamento para aplicações em Física. Muitos laboratórios de Física estão defasados com relação as novas tecnologias e o custo de aquisição de equipamentos baseados em sensores é alto. Com este projeto queremos desenvolver dispositivos com o uso de sensores e a plataforma Arduíno.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lisiane Barcellos Calheiro - Integrante / Alem Mar Bernardes Gonçalves - Coordenador / Doroteia de Fatima Bozano - Integrante / Diogo Duarte dos Reis - Integrante / Cicero R Cena - Integrante / Diego Carvalho Barbosa ALves - Integrante / Tiago Gomes da Silva - Integrante.
-
2019 - Atual
Potencialidades de oficinas didáticas no ensino de ciências na formação continuada de professores: a Física moderna e contemporânea como articuladora do processo de ensino-aprendizagem, Descrição: Este projeto tem como objetivo contribuir na formação de professores da área das Ciências da Natureza da Educação Básica, auxiliando na implementação da Base Nacional Curricular Comum ? BNCC em consonância com a proposta curricular do Estado do Mato Grosso do Sul, desenvolvendo atividades didáticas experimentais investigativas e simulações computacionais envolvendo os conceitos de Física Moderna e Contemporânea - FMC. A pesquisa será desenvolvida em duas fases. A primeira será composta por oficinas ministradas pela coordenadora e pesquisadores colaboradores, na modalidade semipresencial, com carga horária de 80 horas, distribuídas em atividades teóricas e práticas, durante o ano de 2020. Na segunda fase, a ser desenvolvida durante o ano de 2021, os professores participantes implementarão, em diferentes turmas da educação básica, as unidades didáticas construídas durante uma das etapas das oficinas. Os encontros presenciais da primeira fase terão duração de aproximadamente duas horas e meia, totalizando 50 horas, quando serão realizadas oficinas integrando atividades teóricas e experimentais além de debates incentivando trocas de experiências entre os educadores. Estes encontros terão como objetivos o diálogo sobre a temática estudada e a construção e execução coletiva de estratégias didáticas a serem desenvolvidas no contexto escolar. Para a etapa à distância há a previsão de 30 horas de atividades teóricas e práticas, com a utilização do AVA (ambiente virtual de aprendizagem) como forma de proporcionar um espaço de aprendizagem e diálogo, além dos encontros presenciais. Como perspectivas de resultados esperamos contribuir na formação de professores, redirecionando suas práticas pedagógicas a partir da integração teoria e prática dos conceitos de FMC utilizados na elaboração de estratégias didáticas, com base em atividades experimentais e simulações computacionais alicerçadas nas competências da BNCC. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lisiane Barcellos Calheiro - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2015 - 2017
Os Discursos e a Gestão das Disciplinas e seus Conteúdos, Descrição: Identificar os discursos que atuam na produção do conhecimento e, nesse movimento, gerenciam as disciplinas e as inserções ou ausências dos conteúdos nos currículos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lisiane Barcellos Calheiro - Integrante / José Claudio Del Pino - Coordenador / Karen Cavalcanti Tauceda - Integrante / Mauro Melo Costa - Integrante.
-
2012 - 2013
INSERÇÃO DE TÓPICOS DE FÍSICA PARTÍCULAS DE FORMA INTEGRADA AOS CONTEÚDOS TRADICIONALMENTE ABORDADOS NO ENSINO MÉDIO, Descrição: Esta pesquisa que trata da inserção de tópicos de Física de Partículas integradas aos conteúdos tradicionalmente estudados no Ensino Médio. Também uma proposta de como esses conteúdos podem ser trabalhados, e sobre a contribuição dessa prática na ocorrência de uma aprendizagem significativa. A pesquisa consiste na elaboração, aplicação e avaliação de duas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas UEPS, que são sequências didáticas fundamentadas em teorias de aprendizagens que favorecem a aprendizagem significativa dos alunos. A pesquisa foi implementada em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Santa Maria, RS. Na primeira UEPS, desenvolvida no segundo trimestre de 2013, abordaram conceitos de partícula elementar e eletricidade. Foram aplicadas sequências didáticas que iniciaram com o estudo dos modelos atômicos integrando os tópicos de partículas elementares, carga elétrica, quantização e processos de eletrização. Na segunda UEPS, aplicada no terceiro trimestre de 2013, o enfoque abordado teve como premissa estudar as interações fundamentais a partir da ideia de campo, integrado-as aos conteúdos de campo elétrico e campo magnético. Tal inserção objetivou estimular o interesse sobre temas referentes à Física Moderna e Contemporânea, que têm relação com o cotidiano dos alunos. Desenvolvemos, através das UEPS, atividades visando promover a aprendizagem significativa e a construção do conhecimento em sala de aula, pois os conteúdos envolvidos são complexos, o que torna sua inserção um desafio para o professor do Ensino Médio, implicando em mudanças nas suas práticas pedagógicas. A pesquisa evidenciou que a inclusão dos tópicos de Física de Partículas integradas aos conteúdos de eletricidade e magnetismo, através de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas, trouxe resultados satisfatórios na aprendizagem dos estudantes, estes verificados através da avaliação qualitativa das atividades desenvolvidas durante o ano. A análise feita dos resultados obtidos com os mapas conceituais e os questionários respondidos na primeira UEPS demonstrou indícios de aprendizagem significativa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Lisiane Barcellos Calheiro - Integrante / Krey Isabel - Coordenador.
-
2011 - 2012
Investigando os Modelos Didáticos de alunos do curso de licenciatura em Física através de Problemas Práticos Profissionais, Descrição: Investigar como introduzir atividades de integraçãoentre teoria e prática nas disciplinas de estágio supervisionado dos cursos de licenciatura em Física da UFSM.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lisiane Barcellos Calheiro - Integrante / J.Palandi - Integrante / Krey Isabel - Coordenador / SCHMIDT, I. P. ou SAUERWEIN, I. P. S. - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS - Instituto de Física. , Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universitário, 79070900 - Campo Grande, MS - Brasil, Telefone: (67) 334445
Experiência profissional
2018 - Atual
Universidade Federal de Mato Grosso do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplinas MinistradasFísica ILaboratório de Física ILaboratório de Física IIInstrumentação e Prática para o Ensino de Física IInstrumentação e Prática para o Ensino de Física IIPrática de Ensino de Física IIIPrática de Ensino de Física VPrática de Ensino em CiênciasEstágio Obrigatório de Física IEstágio Obrigatório de Física IIEstágio Obrigatório de Física III
Atividades
-
02/2020 - 01/2024
Direção e administração, UFMS - Instituto de Física.,Cargo ou função, Coordenadora do curso Física Licenciatura.
-
02/2020 - 01/2024
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFMS - Instituto de Física.,Cargo ou função, Membro do colegiado dos cursos de Física Licenciatura e Física Bacharelado.
-
02/2021 - 07/2021
Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumentação e Prática para o Ensino de Física I, Instrumentação e Prática para o Ensino de Física II, Laboratório de Física 1, Laboratório de Física 2, Pratica de Ensino de Física III, Teorias de Aprendizagem, Leitura e Produção de Textos
2012 - 2018
Escola Estadual de Educação Básica Augusto RuschiVínculo: Convocação, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações:
Disciplina ministrada:
Física - Ensino Médio Regular 1º, 2º e 3º ano
Física - Modalidade Educação de Jovens e Adultos Etapas 7, 8 e 9
Matemática - Ensino Fundamental 6° e 7° ano
2008 - 2018
Escola Estadual de Educação Básica Augusto RuschiVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora nomeada, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas ministradas
Física - Ensino Médio Regular 1º, 2º e 3º ano
Física - Modalidade Educação de Jovens e Adultos Etapas 7, 8 e 9
Atividades
-
02/2012
Ensino,,Disciplinas ministradas, Física
-
01/2008
Ensino,,Disciplinas ministradas, Física
2014 - 2018
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Aluno de pós- graduação, Enquadramento Funcional: Aluno
2014 - 2015
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisora PIBID, Carga horária: 20
2012 - 2014
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa Mestrado - CAPES/FAPERGS, Carga horária: 40
Outras informações:
Bolsista de Mestrado
2012 - 2014
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 60
Outras informações:
Ministrou (Docência orientada) na disciplina do Curso de Física Licenciatura Plena
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA
UNIDADES DE ENSINO
2013 - 2013
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Estagiário, Carga horária: 90
Outras informações:
Ministrou (Docência orientada) na disciplina do Curso de Física Licenciatura Plena C CCF1002 -
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE FÍSICA III
2008 - 2012
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Tutor EAD, Enquadramento Funcional: Bolsista UAB, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2008
Ensino, Física Licenciatura à Distância, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Carga e Corrente Elétrica, Didática, Física do Calor, Instrumentação Para o Ensino de Física C, Mecânica Newtoniana, Princípios de Conservação
2007 - 2008
Colégio Estadual Getúlio VargasVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora nomeada, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas ministradas:
Física
Matemática
2003 - 2006
Escola Estadual Padre Francisco GarciaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Contratada, Carga horária: 33
Outras informações:
Disciplinas ministradas:
Física
Matemática
Ciências
2003 - 2003
Colégio Sagrado Coração de JesusVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
2001 - 2001
Escola Estadual de Ensino Méido Cilon RosaVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 3
Outras informações:
Disciplina ministrada
Física
1999 - 1999
Colégio Estadual Manuel RibasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora
Outras informações:
Professora colaboradora na discplina de Física, 3ªsérie do ensino médio.
Projeto " Ótica Geométrica" - 32horas/aula
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lisiane Barcellos Calheiro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?