ARTEMIO ERMESSON TEIXEIRA LEITE

Artemio Ermesson é professor de língua inglesa, com especialização em Linguagens, Tecnologias e Mundo do Trabalho e Docência no Ensino de Língua-Inglesa, além de atuar como designer gráfico, produtor cultural e tradutor audiovisual. Ele tem experiência com edição de vídeo, roteiro e fotografia digital. Durante a graduação, Artemio participou de projetos de extensão como voluntário e bolsista, destacando-se sua atuação no Cine Alicerce, onde era responsável pelo design dos cartazes e sessões, além de roteirista. Também integrou a equipe de consultoria em redes sociais do espetáculo Neci, da Cia Ortaet de Teatro, sendo editor de vídeos e produtor de conteúdo.No Cine Alicerce, iniciou como colaborador voluntário em 2017, envolvendo-se em estudos sobre cinema, administração das redes sociais, organização de debates, montagem e exibição de filmes. Foi debatedor do filme Capitães da Areia e trabalhou na sessão de estreia de Marco. Também colaborou no grupo LETRAA, iniciando estudo de tradução e legendagem. Em 2018, continuou seus trabalhos no Cine Alicerce e começou a editar vídeos profissionalmente. Em 2019, organizou o I Sarau Literário, o que abriu portas para a interpretação cênica.Desde então, Artemio ampliou sua produção artística, atuando e produzindo o curta Drama e editando um microcurta. Fez a adaptação do microconto Confissão para roteiro, sendo selecionado para o Laboratório de Roteiro do Cine Alicerce. Também produziu uma resenha acadêmica sobre adaptação fílmica, aceita para publicação.Participou ainda da 29. edição do Cine Ceará e da 7. Mostra de Cinema de Iguatu, atuando em funções de produção e ministrante de minicurso.

Informações coletadas do Lattes em 06/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Docência no Ensino de Letras-Inglês

2022 - 2023

Instituto Facuminas Ead Ltda
Título: O estrangeirismo como forma de ensino de língua inglesa na escola e.e.m.t.i Josefa Alves Bezerra em São Pedro do Norte, Jucás, Ceará

Especialização em Linguagens, suas tecnologias e o mundo do trabalho

2022 - 2023

Universidade Federal do Piauí
Título: Educação

Graduação em Letras inglês

2017 - 2021

Universidade Estadual do Ceará
Título: Como o ensino de escrita em língua inglesa é abordado no 2 semestre do curso de língua inglesa na Uece/Fecli de Iguatu
Orientador: Isabela David de Lima Damasceno

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2014

EEMTI Liceu Dr. Jose Gondim

Formação complementar

2022 - 2022

Formação ao Mundo do Trabalho. (Carga horária: 180h). , Ministério da Educação, AVAMEC, Brasil.

2022 - 2022

Formação em Linguagens e suas Tecnologias. (Carga horária: 180h). , Ministério da Educação, AVAMEC, Brasil.

2018 - 2021

Extensão universitária em Cine Alicerce. (Carga horária: 15h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Aperfeiçoamento em Português. (Carga horária: 60h). , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

2020 - 2020

Basic English 1: Elementary. (Carga horária: 4h). , Future Learn, FL, Inglaterra.

2020 - 2020

Semanas de Letras - Encontros Virtuais. (Carga horária: 10h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2020 - 2020

Libras. (Carga horária: 60h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2020 - 2020

Educação Midiática e a Base Nacional Comum Curricular. (Carga horária: 30h). , Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.

2020 - 2020

Libras. (Carga horária: 60h). , Secretaria de Educação, Ciência e Ensino Superior, SECES, Brasil.

2019 - 2019

Formação de Mediadores de Leitura. (Carga horária: 160h). , Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Transtornos psicológicos (Ansiedade). (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2018 - 2018

INGLÊS CONVERSAÇÃO INTERMEDIÁRIO/AVANÇADO. (Carga horária: 200h). , G5 CURSOS, G5, Brasil.

2017 - 2018

INGLÊS CONVERSAÇÃO. (Carga horária: 50h). , G5 CURSOS, G5, Brasil.

2017 - 2017

II Encontro Iguatuense de Formação Sobre a África (II Eifá). (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.

Outras produções

Artemio Ermesson . ARTES VISUAIS. 2020. WebArt.

Prêmios

2021

Auxílio financeiro para os profissionais do Setor de Eventos, Governo do Estado do Ceará.

2020

LEI ALDIC BLANC, Prefeitura Municipal de Iguatu.

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - Atual

EEMTI JOSEFA ALVES BEZERRA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor desde o ano de fevereiro de 2022

2021 - Atual

João Batista Campos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - 2019

EEF João Paulino de Araújo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Monitoria de Inclusão Social, Carga horária: 20