Bruno Pimentel da Piedade

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2020). Participações em eventos de ensino, ciências e afins, como ouvinte, palestrante, com apresentação e como organização. Residente no Programa Residência Pedagógica UFPA-Capes 2018-2020, com trabalhos como LABCEU, aulas de biologia para ensino médio, palestras sobre manguezais da costa norte do Brasil, oficinas ministradas, como, 'A Divulgação científica para ensino de ciências e biologia" e "Atividades Baseadas Em Problemas" durante o "I ciclo de formação de professores" (2019). Experiência de ensino no Ensino Médio na área de Biologia Geral, botânica, ecologia, morfologia e fisiologia animal, em ensino de ciências, em matemática, física e química e Biologia para o ensino médio EJA. Capacitação em libras nível básico- APAE, SEMED Bragança-PA e Moendy Akã (2020). Capacitação em tecnologias de ensino a distância-IBE(2020). Participação de coletivo de troca de saberes e práticas tradicionais envolvendo produção de materiais, remédios e alimentos, bio-construção, praticas comunitárias e vida em sociedade; conhecimentos da biologia, agroecologia, permacultura, e afins- (Coletivo BORA- porque a vida não pode parar). educação e consultoria ambiental, manejo e recuperação de solo e de áreas degradadas, para silvicultura, olericultura. Paisagismo verde em áreas urbanas, quintais produtivos, transformando espaços para conectar pessoas e o cuidar do meio ambiente, para um desenvolvimento sustentável.

Informações coletadas do Lattes em 06/07/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Ciências Biológicas

2015 - 2020

Universidade Federal do Pará
Título: LABORATÓRIO A CÉU ABERTO COMO AMBIENTE PARA O ENSINO DE BOTÂNICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BRAGANÇA PARÁ
Orientador: LILLIANE MIRANDA FREITAS
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação interrompida em 2013 em Bacharelado em meteorologia

2008 - Atual

Universidade Federal do Pará
Ano de interrupção: 2013

Curso técnico/profissionalizante interrompido em 2015 em Técnico em Radiologia

2014 - Atual

instituto técnico e profissional do pará
Ano de interrupção: 2015

Formação complementar

2022 -

Extensão universitária em Corredor Caipira- Conectando Paisagens e Pessoas. (Carga horária: 80h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2022 - 2022

Iniciação profissional em Educação Ambiental. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional do Pará, SENAI/DR/PA, Brasil.

2021 - 2021

Libras- minhas mãos minha voz. (Carga horária: 150h). , Associação de Pais e Amigos de Excepcionais- Bragança, APAE, Brasil.

2020 - 2020

CAPACITAÇÃO EM METODOLOGIA DE ENSINO APLICADA À DISTÂNCIA: AULAS DIGITAIS E. (Carga horária: 80h). , FACULDADE DE BRAGANÇA, FABRA, Brasil.

2020 - 2020

Formação Continuada de LIBRAS Minhas Mãos, Minha Voz. (Carga horária: 100h). , Associação de Pais e Amigos de Excepcionais- Bragança, APAE, Brasil.

2016 - 2016

Biologia Floral e Ecologia da Polinização. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2015 - 2015

Analise Sensorial de Pescado. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2014 - 2014

curso livre de posicionamento radiológico. (Carga horária: 20h). , Instituto Técnico e Profissional do Pará, ITEP, Brasil.

2010 - 2010

Contabilidade para não cobradores. (Carga horária: 17h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará, SEBRAE/PA, Brasil.

2009 - 2009

Secretariado, Recepcionista, Telefonista. (Carga horária: 30h). , Revoluction Centro de Qualificação Profissional, RCQP, Brasil.

2004 - 2005

Windows, Office, Internet, Secretariado, Contabilidade e Marketing pessoal.. (Carga horária: 96h). , CNI-Curso de computação, CNI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

Organização de eventos

PIEDADE, B. P. . Coordenação de Politicas -III EPEB Encontro Paraense de estudantes de Biologia.. 2015. (Outro).

Participação em eventos

EPALIC- I Encontro Paraense de Licenciaturas.PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE O ENSINO DE BOTÂNICA EM AMBIENTES NATURAIS. 2020. (Encontro).

I Seminário de Psicologia da Educação e a Formação doscente.Relatos de Experiências na educação e formação docente. 2019. (Seminário).

Palestra sobre Manguezais da Costa Norte Brasileira. Manguezais da Costa Norte Brasileira. 2019. (Exposição).

Conversa com quem gosta de educar.A construção da identidade profissinal e dos saberes docentes nos cursos de licenciatura. 2018. (Outra).

III Ciclo de Palestras do PET Engenharia de pesca. 2018. (Outra).

II Seminário sobre inclusão da pessoa com deficiência no ensino superior. 2018. (Seminário).

I Seminário sobre o uso de álcool e outras drogas entre estudantes universitários: promoção de saúde e redução de danos. 2018. (Seminário).

Projeto de formação inicial dos programas Residencia Pedagógica e PIBID.BNCC e a formação de professores. 2018. (Outra).

Base Nacional Comum Curricular e Os Movimentos de Resistência. 2016. (Outra).

I Forum de comportamento de peixes do IECOS. 2015. (Outra).

III-EPEB.Oficina de Capoeira- a Natureza no Movimento.. 2015. (Oficina).

III-EPEB.Coordenação de Politicas- III EPEB Encontro Paraense de estudantes de Biologia.. 2015. (Encontro).

III-EPEB.Ocupação de Espaços Públicos e Reforma Urbana. 2015. (Encontro).

I Seminário de Agroecologia.Integração agroecologia e Bragança, disseminando ideias.. 2015. (Seminário).

Amazônia +20. 2012. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • PIEDADE, B. P. ; FREITAS, L. M. . PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE O ENSINO DE BOTÂNICA EM AMBIENTES NATURAIS. In: Encontro Paraense de Licenciaturas - EPALIC, 2020, Bragança. Anais do Encontro Paraense de Licenciaturas - EPALIC, 2020.

  • PIEDADE, B. P. ; FREITAS, L. M. . PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE O ENSINO DE BOTÂNICA EM AMBIENTES NATURAIS. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, D. S. ; PIEDADE, B. P. ; SANTOS, N. W. P. ; SANTOS, R. R. F. ; COSTA, C. M. . O ENSINO EM TEMPO INTEGRAL: RELATOS DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO BRAGANTINA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PIEDADE, B. P. ; SILVA, D.S. ; VIRGULINO, A. R. C ; FREITAS, L. M. . LABORATÓRIO A CÉU ABERTO: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE BIOLOGIA NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

PIEDADE, B. P. ; SILVA, G. N. F. . conectando paisagens e pessoas. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - extensão- educação ambiental).

PIEDADE, B. P. . A divulgação cientifífica para o ensino de ciências e Biologia. 2019. .

PIEDADE, B. P. . Aprendizagem baseada em problemas_como metodologia para o ensino de ciências e biologia. 2019. .

PIEDADE, B. P. . Ocupação de espaços públicos e reforma urbana. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2014

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bosista adimin.Pró Reitoria de Administração., Carga horária: 20

Outras informações:
Desempenho de atividades administrativas ( preparação e recebimento de documentos oficiais e encaminhamento, atendimento ao público, compartilhamento e publicação de dados e informativos no site do IG, atualização da página do Instituto e de informações das faculdades através de programas JOONLA e Filezila, Corel, e Pacote Microsoft Office ) integrando por rede: direção, setor financeiro, divisão administrativa, setor de pessoal, divisão de informática (solicitação de materiais e equipamentos, e suporte técnico de informática, manutenção de computadores e rede, para todas as secretarias e faculdades do Instituto de geociências, inventário e layout da planta de cabeamento de rede e de computadores do prédio principal).

2021 - 2021

Instituto Bragantino de Educação

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de ciências biológicas, Carga horária: 5

2019 - 2020

Instituto Bragantino de Educação

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor de Ciência e Biologia, Carga horária: 4

Outras informações:
ensino médio EJA.

2022 - 2022

Kza Cabana

Vínculo: prestação de serviço, Enquadramento Funcional: consultor ambiental, biólogo, Carga horária: 20

Outras informações:
trabalho com paisagismo verde, saúde de solo de vasos, saúde vegetal, organização de plantas em estratos, manutenção de corredor verde.

2015 - Atual

B.p soluções ambientais

Vínculo: Empreendedor, Enquadramento Funcional: consultor ambiental, biólogo, professor, téc., Carga horária: 2

Outras informações:
Biólogo, autônomo, como consultor ambiental e técnico, nas praxs de manejo e saúde de solo e vegetação, olericultura, irrigação, compostagem, produção de mudas para silvicultura, recuperação de áreas degradas em ambiente rural e paisagismos urbano em quintais e pátios de propriedades comerciais, com conexão agroecológica e permacultura, na relações humanas com meio ambiente, promovendo o desenvolvimento sustentável.

2018 - 2020

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Residente, Carga horária: 30

Outras informações:
Auxiliar, substituir e colaborar com professores de biologia, em turmas de 6ª- 9ª séries e. fundamental e turmas de 1 ao 3 ano do e. médio, planejamento pedagógico, participar de projetos, elaborar e ministrar aulas, oficinas e palestras, estruturação e consolidação do espaço denominado LABCEU- Laboratório a céu aberto). no projeto instigou os alunos a terem cuidado e mais atenção pelo espaço escolar, sensibilizando para a natureza presente nas áreas abertas e livres, resgatando o gosto e melhorando o desempenho nos estudos, através de aulas práticas, aulas passeio, aulas de campo no interior da escola estadual Bolívar Bordallo, em Bragança- Pa.