Rebeca Werneck Soares de Souza

Graduada em licenciatura em Letras Espanhol pela Universidade Federal de Pernambuco. Minha trajetória acadêmica tem sido marcada pelo comprometimento com a educação e a língua espanhola. Tive a honra de ser bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e também bolsista no Programa de Residência Pedagógica, o que me proporcionou uma valiosa experiência prática na docência e no desenvolvimento pedagógico. Além disso, tive a satisfação de atuar como professora de espanhol no Núcleo de Línguas e Culturas (NLC) da Universidade Federal de Pernambuco. Essa oportunidade me permitiu colocar em prática todo o conhecimento adquirido ao longo de meus estudos e contribuir para o ensino de línguas modernas estrangeiras. Meus interesses acadêmicos abrangem diversas áreas, com destaque para a didática, educação, tradução e literatura. Acredito que esses conhecimentos são fundamentais para aprimorar minhas habilidades como educadora e proporcionar aos alunos uma experiência enriquecedora e significativa no aprendizado do espanhol.

Informações coletadas do Lattes em 06/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Letras - Espanhol

2019 - 2024

Universidade Federal de Pernambuco
Título: El uso de canciones como recursos para aumentar la Disposición a Comunicarse en el aula de ELE
Orientador: Dayane Mónica Cordeiro

Ensino Médio (2º grau)

2014 - 2016

EREM Professor Jordão Emerenciano

Formação complementar

2020 - 2022

Extensão universitária em Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. (Carga horária: 544h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2021 - 2021

Francês - módulo A1.2. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2020 - 2020

Inglês 4. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2020 - 2020

Inglês 6. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2020 - 2020

Literatura. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2020 - 2020

Norma culta brasileira. (Carga horária: 2h). , Parábola Editorial, PE, Brasil.

2020 - 2020

Francês A1. , France Université Numérique, FUN, França.

2020 - 2020

Língua Inglesa - Basic Review. (Carga horária: 3h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2020 - 2020

Língua Portuguesa Sem Complicações. (Carga horária: 20h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2020 - 2020

Francês. (Carga horária: 44h). , KULTIVI, KULTIVI, Brasil.

2020 - 2020

Língua Portuguesa - Variedades linguísticas. (Carga horária: 3h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2020 - 2020

Basic English 1: Elementary. (Carga horária: 16h). , King's College London, KCL, Inglaterra.

2020 - 2020

Português. (Carga horária: 60h). , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

2019 - 2019

Conversações em Espanol. (Carga horária: 25h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2017 - 2017

Espanhol. (Carga horária: 360h). , Escola profissionalizante Maria de Sampaio Lucena, EPMSL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

Participação em eventos

IV Mostra das ações dos Programas PIBID e PRP. IV Mostra das ações dos Programas PIBID e PRP. 2023. (Feira).

Minicurso: Herramientas dramáticas para la interacción oral en la enseanza de Espaol como Lengua Extranjera. 2023. (Oficina).

Socialização de Experiências PIBID e RP UFPE 2020-2022. o LINGUAGEM E CINEMA: O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DE PERNAMBUCO NO CONTEXTO DA COVID-19. 2022. (Congresso).

I Ciclo de Palestras do Grupo de Estudos em Língua Portuguesa (GELP-UFCG). 2021. (Outra).

IV Encontro de Professores de Linguagens e Códigos do Instituto Federal de Alagoas (IV ELIC):. 2021. (Outra).

Produções bibliográficas

  • SOUZA, R. W. S. ; FERREIRA, S. G. ; QUEIROZ, T. G. A. . LINGUAGEM E CINEMA: O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DE PERNAMBUCO NO CONTEXTO DA COVID-19. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - 2022

EREM Santos Dumont

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 5

Outras informações:
Estágio obrigatório em Letras - Espanhol no EREM Santos Dumont

2022 - 2022

Instituto Federal de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 10

Outras informações:
Estágio obrigatório em Letras - Espanhol pelo Instituto Federal de Pernambuco

2023 - 2024

NUCLEO DE LINGUAS E CULTURAS

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 210

2023 - 2023

Núcleo de Estudos de Linguas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10