Mayara Reis Lopes
Mestranda em Educação pela UNESP - Campus de Marília. Licenciada em História pelo Centro Universitário do Sagrado Coração (UNISAGRADO) - Bauru, em Geografia pela Universidade Estácio de Sá e cursando Pedagogia pela Faculdade Cruzeiro do Sul Educacional. Professora de Educação básica de História e Geografia para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Pesquisa temas relacionados a História da Educação e vem atuando principalmente com Grupos Escolares e a História Cultural/Material da Educação.
Informações coletadas do Lattes em 13/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
2024 - Atual
Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho?
Orientador: Angélica Pall Oriani
Graduação em Geografia
2023 - 2024
FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: PLATAFORMIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A PRECARIZAÇÃO DO SABER ESCOLAR EM UMA PERSPECTIVA DO ENSINO DE GEOGRAFIA
Graduação em História
2019 - 2022
Centro Universitário Sagrado Coração
Título: A ESCOLARIZAÇÃO PRIMÁRIA NA IMPRENSA DE BAURU (1913)
Bolsista do(a): PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS, PROUNI, Brasil.
Formação complementar
2021 -
Extensão universitária em Monitoria. (Carga horária: 25h). , Centro Universitário Sagrado Coração, UNISAGRADO, Brasil.
2024 - 2024
Negritude, educação e resistência. (Carga horária: 32h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Projeto de Extensão: OBSERVATÓRIO DO LEGISLATIVO DE BAURU (LEGIS-BAURU). (Carga horária: 40h). , Centro Universitário Sagrado Coração, UNISAGRADO, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Monitoria. (Carga horária: 25h). , Centro Universitário Sagrado Coração, UNISAGRADO, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em PROGRAMA DE APRIMORAMENTO. (Carga horária: 30h). , Centro Universitário Sagrado Coração, UNISAGRADO, Brasil.
2019 - 2019
Minicurso: História e Historiografia da Turquia I e II. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário Sagrado Coração, UNISAGRADO, Brasil.
2019 - 2019
Japão no período Edo Bakufu: historiografia, cinema e cultura pop I e II. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário Sagrado Coração, UNISAGRADO, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Participação em eventos
VIII Congresso Brasileiro de Educação. PLATAFORMIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO SOBRE A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E O REBAIXAMENTO DO SABER ESCOLAR. 2024. (Congresso).
10° ENCONTRO DE PESQUISA EM HISTÓRIA: 200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA, HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA.O PRIMEIRO GRUPO ESCOLAR DE BAURU E SUA PERSPECTIVA REPUBLICANA NO PERIÓDICO O BAURÚ (1913). 2022. (Simpósio).
10° ENCONTRO DE PESQUISA EM HISTÓRIA: 200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA, HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA. 2022. (Encontro).
9° ENCONTRO DE HISTÓRIA.A ESCOLA PRIMÁRIA E A REPÚBLICA - HISTÓRIA DO PRIMEIRO E SEGUNDO GRUPO ESCOLAR DE BAURU. 2021. (Encontro).
9° ENCONTRO DE HISTÓRIA. 2021. (Encontro).
V JORNADA DE PEDAGOGIA.HISTÓRIA DA ESCOLA PRIMÁRIA DE BAURU - PRIMEIRO E SEGUNDO GRUPO ESCOLAR. 2021. (Outra).
V JORNADA DE PEDAGOGIA. 2021. (Outra).
Ascensão da 'Nova Direita' na América Latina. 2020. (Outra).
VISITA TÉCNICA À FAZENDA SÃO BENEDITO. 2020. (Outra).
VISITA TÉCNICA - SEMINÁRIO SANTO ANTONIO. 2020. (Outra).
7º Encontro de Pesquisa em História: (Re)pensar o lugar do Historiador.. 2019. (Encontro).
Artes Marciais orientais: o Kendo como expressão da cultura japonesa. 2019. (Oficina).
Imprensa, Ciências e Contemporaneidade. 2019. (Simpósio).
Iniciação Científica e PIBID: Pesquisa e Docência. 2019. (Simpósio).
VI JORNADA DE HISTÓRIA: ORIENTE, CULTURA E HISTORIOGRAFIA. 2019. (Outra).
VISITA TÉCNICA À ALDEIA EM AVAÍ. 2019. (Outra).
VISITA TÉCNICA - TRILHA ECO-HISTÓRICA. 2019. (Outra).
Produções bibliográficas
-
LOPES, M. R. . Você conhece a História da Educação de Bauru?. Jornal da Cidade, Bauru, 26 set. 2020.
-
LOPES, M. R. . O PRIMEIRO GRUPO ESCOLAR DE BAURU E SUA PERSPECTIVA REPUBLICANA NO PERIÓDICO O BAURÚ (1913). In: 10° ENCONTRO DE PESQUISA EM HISTÓRIA: 200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA, HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 2022, Bauru. 10° ENCONTRO DE PESQUISA EM HISTÓRIA: 200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA, HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 2022. v. 9.2022.
-
KICK, J. S. ; LOPES, M. R. ; SILVA, M. A. . PLATAFORMIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: Um estudo sobre a precarização do trabalho docente e o rebaixamento do saber escolar. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOPES, M. R. . O Primeiro Grupo Escolar e sua perspectiva republicana. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LOPES, M. R. ; OLIVEIRA, M. B. . HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA DE BAURU. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LOPES, M. R. ; ORIANI, A. P. . HISTÓRIA DA ESCOLA PRIMÁRIA DE BAURU - PRIMEIRO E SEGUNDO GRUPO ESCOLAR. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LOPES, M. R. ; ORIANI, A. P. . A ESCOLA PRIMÁRIA E A REPÚBLICA - HISTÓRIA DO PRIMEIRO E SEGUNDO GRUPO ESCOLAR DE BAURU. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ORIANI, A. P. ; LOPES, M. R. . HISTÓRIA DA ESCOLA PRIMÁRIA DE BAURU - PRIMEIRO E SEGUNDO GRUPO ESCOLAR. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2019 - 2020
HISTÓRIA DA ESCOLA PRIMÁRIA DE BAURU-SP: O PRIMEIRO E O SEGUNDO GRUPO ESCOLAR (1912-1925), Descrição: Projeto de pesquisa de iniciação científica do curso de História à Área de Ciências Humanas da Universidade do Sagrado Coração, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Angélica Pall Oriani. Neste projeto apresentam-se as etapas para o desenvolvimento de pesquisa de iniciação científica na qual se enfoca a história da educação em Bauru-SP. Dialogando com o crescente investimento no âmbito da história regional na pesquisa em educação, tem-se como objetivo geral compreender a história da escola primária nesta cidade; especificamente, pretende-se mapear a documentação existente sobre o tema, para o que se analisará o processo de criação dos dois primeiros grupos escolares da cidade, visando identificar a população atendida por ambos. Como recorte cronológico, definiu-se o período entre 1912 e 1936, que se refere ao período em que apenas esses dois estabelecimentos de ensino funcionaram oficialmente na cidade oferecendo escolarização primária. Para o desenvolvimento da pesquisa, realizar-se-á um mapeamento de fontes mediante a utilização de procedimentos de localização, reunião, recuperação e seleção de documentos referentes ao tema. Após as fontes terem sido localizadas, as referências bibliográficas desses documentos serão organizadas, classificadas e ordenadas a partir de categorias e servirão de base para a elaboração de um instrumento de pesquisa que funcionará como um guia de pesquisas acerca da história da educação primária em Bauru. Ademais, assim que forem reunidas e ordenadas, as referências e os documentos escolhidos como corpus da pesquisa serão analisados a fim de trazer ao debate aspectos não explorados acerca do tema em questão. Com o desenvolvimento da pesquisa, espera-se analisar as características do processo de criação dos dois grupos, buscando identificar a população atendida por ambos. Pretende-se, desse modo, contribuir para a escrita da história da escola primária neste município e para a constituição de um acervo de pesquisa em história da educação de Bauru, por meio da catalogação e da reunião de documentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Mayara Reis Lopes - Integrante / Angélica Pall Oriani - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2022 - Atual
secretaria da educação do estado de spVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEB II, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuante no PEI IRMÃ ARMINDA SBRISSIA
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Mayara Reis Lopes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?